• Nenhum resultado encontrado

O QUE FAZER EM CASO DE ANOMALIA. Assistência em Viagem. Todas as reparações deverão ser efectuadas: Antes de qualquer reparação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O QUE FAZER EM CASO DE ANOMALIA. Assistência em Viagem. Todas as reparações deverão ser efectuadas: Antes de qualquer reparação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A gestão do presente contrato é da responsabilidade de:

NSA PORTUGAL, SA

R. Fernão Teles de Menezes, nº 30 1º e 2º - Ap.510

2001 – 906 Santarém

O QUE FAZER EM CASO DE ANOMALIA

I

I

m

m

o

o

b

b

i

i

l

l

i

i

z

z

e

e

a

a

v

v

i

i

a

a

t

t

u

u

r

r

a

a

Qualquer agravamento da avaria será da sua responsabilidade

Assistência em Viagem

Se necessitar de desempanagem no local ou de reboque ligue: Em Portugal: No estrangeiro: 800 20 13 36 00 351 213 816 790

Todas as reparações deverão ser efectuadas:

Na oficina da Entidade Vendedora, Agente ou Concessionário da Marca

Antes de qualquer reparação

Faça a participação da avaria contactando a GRAS SAVOYE NSA por telefone: 243 30 57 37

por telefax: 243 30 57 31

Elementos necessários para análise:

Número do contrato de garantia e identificação do proprietário do veículo Quilometragem actual da viatura e matrícula da viatura

Orçamento completo da reparação Cópia dos cupões de revisão Cópia do Registo de propriedade

Estas informações deverão ser enviadas no prazo de 8 dias seguintes á avaria. Qualquer esclarecimento ligue 243 30 57 37

Autorização de reparação:

O departamento técnico após recepção de todos os elementos procede á análise do processo e enviará directamente para a oficina o n.º de autorização de reparação com todas as instruções para a elaboração da

(2)

CONDIÇÕES GERAIS

Âmbito, Duração e Objecto da Garantia

1. O presente contrato tem por objecto as eventuais reparações (peças e mão de obra) necessárias à reposição do veículo no estado em que foi vendido, sem prejuízo do desgaste inerente à sua utilização e que sejam provocadas por uma avaria mecânica ou eléctrica de origem fortuita, com os limites e condições previstas pelo presente contrato de garantia.

Entende-se por avaria mecânica ou eléctrica, a incapacidade de uma peça garantida de funcionar conforme as especificações do construtor, resultante de uma falha mecânica ou eléctrica. Não é considerada avaria a redução gradual do rendimento de uma peça devido à idade, uso e quilometragem do veículo.

O presente contrato não cobre quaisquer danos e prejuízos directos ou indirectos, mesmo que sejam causados por uma avaria coberta pela garantia.

2. As disposições do presente contrato envolvem transferência parcial de responsabilidade da entidade vendedora do veículo garantido, após o seu início, nos termos descritos na cláusula 3ª, obrigando-se a NSA, nos precisos termos aqui previstos, a reparar ou mandar reparar o mesmo veículo, não afectando a garantia legal prevista, observando-se as disposições legais vigentes e nomeadamente o disposto nos artigos 913º. a 916º . e 921º. do Código Civil, na legislação aplicável à defesa dos consumidores, designadamente o artigo 4º. da Lei 24/96 de 31 de Julho e o regime do Decreto-Lei nº 67/2003, de 8 de Abril.

3. O presente contrato tem início no dia da venda e entrega efectiva do veículo pela entidade vendedora ao comprador ; as viaturas que beneficiem à data da venda de garantia da marca, o presente contrato de garantia tem início às 0 horas do dia seguinte do termo da garantia concedida pela marca.

3.1 O Cupão de Registo tem de ser enviado à NSA nos cinco dias imediatos após a data da venda e entrega efectiva do veículo pela Entidade Vendedora ao Comprador.

3.2 A duração do presente contrato está identificado no cupãode registo, que faz parte integrante da presente garantia.

4. A presente garantia é aplicável a todos os veículos ligeiros com matrícula portuguesa até 10 anos de idade e menos de 200.000 Kms na data da venda(com excepção dos veículos de escolas de condução, de aluguer, de taxis, de transporte de passageiros, assim como todos os veículos de competição, auto-caravanas, assim como os veículos das marcas ALPINE, ASTON-MARTIN, BENTLEY, BUGATI, BUICK, CADILLAC, CHEVROLET, CORVETTE, DODGE, EXCALIBUR, FERRARI, JAGUAR, LAMBORGHINI, LINCOLN, LOTUS, MASERATI, MERCURY, M.G., M.V.S.-VENTURI, PORSCHE, ROLLS-ROYCE, bem como todas as marcas com menos de 300 exemplares em PORTUGAL).

Peças garantidas por GRAS SAVOYE NSA

5. Estão cobertas pela presente garantia as peças dos seguintes órgãos do veículo: 5.1.Viaturas até 5 anos e menos de 100.000 na data da avaria

Mão de Obra:

Tempos do construtor aplicados unicamente sobre a substituição das peças garantidas pelo presente contrato em conformidade com as exclusões abaixo identificadas.

Peças:

Peças garantidas e autorizadas através do presente contrato de garantia em conformidade com as exclusões abaixo identificadas:

Exclusões:

• A carroçaria, os pára-choques, os adornos, resguardos, conjunto de guarnições como guarnições das portas, tecto e piso (alcatifas), os cintos de segurança, pré-tensores, os air-bag, as borrachas, volante, conjunto de manípulos, muletas, “tablier” e comandos manuais, a capota (manual ou eléctrica) e seus comandos, os assentos e tecto de abrir (excepto os motores eléctricos),

(3)

• Corrosão e pintura, os pneus, as jantes, acessórios( macaco e triângulo de sinalização)

• Os vidros, os desembaciadores, as escovas de limpa vidros, os braços, os espelhos retrovisores (excepto o motor eléctrico ,quando fornecidos em separado),as ópticas, faróis e piscas.

• Os discos , os tambores, as pastilhas e calços de travão, disco de embraiagem. • Sistema de escape (catalisador, panelas, tubos, silenciadores e fixações). • Os amortecedores FR e TR (excepto por rotura).

• As velas e as velas de pré-aquecimento.

• Todos os tubos flexíveis de borracha , as correias de acessórios , a correia de distribuição, canalizações, cabos eléctricos, terminais e fichas de ligação.

• Todos os filtros ( ar, óleo, combustível, partículas). • Os reservatórios e tampas.

• Os pedais, a alavanca da caixa de velocidades e o sistema de travão de mão (cabos, tirantes, punhos).

• A bateria , os fusíveis , as lâmpadas.

• Auto-rádio, os comandos satélites, a instalação audio-fónica, a antena e motores, sistema auxiliar de estacionamento, o isqueiro, o telemóvel e as anomalias originadas pelo uso de telemóvel sem instalação adequada.

• Os sistemas de alarme e sua instalação (excepto se instalado de origem no veículo), o sistema de bloqueio da direcção, as fechaduras mecânicas, chaves e todos os comandos manuais.

• O óleo, o combustível, os produtos auxiliares de reparação, os consumíveis, os fluídos, o líquido de arrefecimento , as recargas de gás do ar condicionado (incluídos nos casos em que a reparação seja autorizada).

• Instalação de GPS e instalação informática não necessária ao funcionamento normal do veículo. • Instalação de GPL.

Serviços Não Garantidos:

• As operações de manutenção e revisão periódicas, • A equilibragem das rodas e alinhamentos.

• As afinações não originadas por uma avaria mecânica.

Limites da Garantia

5.2.- Viaturas de 100 000 a 150 000 Kms ou com mais de 5 anos e menos de 7 anos na data da avaria. • MOTOR: Componentes internos em ligação com o Circuito de Óleo: Veio de Excêntricos, Cilindros,

Êmbolos e Cavilhas, Segmentos, Bielas, Chumaceiras (Bronzes), Cambota, Bomba de Óleo, Válvulas , Guias e “Touches”, Cabeço do Motor, Corrente de Distribuição e Carretos (Excepto carter e juntas).

• TURBO COMPRESSOR. (excepto juntas e vedantes).

• CAIXA DE VELOCIDADES: Veios, Rolamentos, Carretos, Anilhas e Sincronizadores , Forquilhas de selecção interna (excepto Carter , Juntas , Caixa de transferências e “ Over Drive” ).

• CAIXA AUTOMÁTICA: Conversor Binário-Motor, Veio de Turbina, Veio de Bomba de Óleo(excepto Carter , Juntas e Unidade Central de gestão electrónica).

• DIFERENCIAL (PONTE):Todas as peças lubrificadas no interior da ponte,(excepto Semi-Eixos e Engrenagens Redutoras)

• TRANSMISSÃO: Veio de Transmissão, Cardan, Foles de Cardan.

• ALIMENTAÇÃO / CARBURAÇÃO : Corpo Mono-Ponto, Motor Passo-Passo, Pontenciómetro, Bomba de Injecção, Bomba de Combustivel, Bomba Eléctrica de Alimentação, Unidade Central de Gestão Electrónica.

• SISTEMA DE ARREFECIMENTO: Radiadores de Água e Óleo, Termóstato, Ventoinhas de Arrefecimento, Bomba de Água, Junta de Cabeça (excepto tubos de borracha)

• CIRCUITO ELÉCTRICO: Alternador, Motor de Arranque Regulador de Tensão e Escovas , Motor Limpa Pára-Brisas, Motor Vidros Eléctricos, Motor Tecto de Abrir, Motor de Fecho Central ( pistolas) , Ventoinhas , Unidade Electrónica de Ignição, Bobina, Unidade Pré-aquecimento.

• SISTEMA DE TRAVAGEM: Bomba Central, Repartidor, Sistema Servo, Bomba de Assistência, A.B.S./, A.B.R., Grupo Electro-Bomba e Unidade Electrónica (excepto esferas , amortecedores, Juntas e vedantes).

• ORGÃOS DE DIRECÇÃO: Cremalheira, Bomba de Assistência Hidráulica ou Eléctrica (excepto juntas e vedantes).

• MÃO DE OBRA: Segundo tabela do construtor, unicamente para a substituição das peças acima citadas.

(4)

5.3.- Viaturas de 150 000 a 200 000 Kms ou com mais de 7 anos e menos de 10 anos na data

da avaria.

• MOTOR: Componentes internos em ligação com o Circuito de Óleo: Veio de Excêntricos, Cilindros, Êmbolos e Cavilhas, Segmentos, Bielas, Chumaceiras (Bronzes), Cambota, Bomba de Óleo, Válvulas , Guias e “Touches”, Cabeço do Motor, Corrente de Distribuição e Carretos (Excepto carter e juntas).

• CAIXA DE VELOCIDADES: Veios, Rolamentos, Carretos, Anilhas e Sincronizadores , Forquilhas de selecção interna (excepto Carter , Juntas , Caixa de Transferências e “ Over Drive”

• CAIXA AUTOMÁTICA: Conversor Binário-Motor, Veio de Turbina, Veio de Bomba de Óleo(excepto Carter , Juntas e Unidade Central de Gestão Electrónica).

• DIFERENCIAL (PONTE):Todas as peças lubrificadas no interior da ponte,(excepto Semi-Eixos e Engrenagens Redutoras)

• ALIMENTAÇÃO / CARBURAÇÃO : Bomba de Injecção, Bomba de Combustivel, Bomba Eléctrica de Alimentação.

• SISTEMA DE ARREFECIMENTO: Radiadores de Água e Óleo ( excepto o radiador de aquecimento), Ventoinhas de Arrefecimento, Bomba de Água, Junta de Cabeça (excepto tubos de borracha).

• CIRCUITO ELÉCTRICO: Alternador, Motor de Arranque, Bobina. • SISTEMA DE TRAVAGEM: Bomba Central, Repartidor, Sistema Servo.

• ORGÃOS DE DIRECÇÃO: Bomba de Assistência Hidráulica (excepto juntas e vedantes).

• MÃO DE OBRA: Segundo tabela do construtor, unicamente para a substituição das peças acima citadas.

5.4 A garantia não cobre os pequenos fornecimentos, bem como todos os elementos inerentes à manutenção/revisão da viatura..

6-Cada reparação/intervenção está sujeita aos seguintes limites: 6.1- Viaturas até 5 anos com menos de 100.000 kms na data da avaria A) Até ao limite do valor venal do veículo, (IVA incluído), na data da avaria.

6.2- Viaturas de 100 000 a 150 000 Kms ou com mais de 5 anos e menos de 7 anos na data da avaria. A) Até ao limite de 2.250 Euros (IVA incluído) por intervenção.

6.3- Viaturas de 150 000 a 200 000 Kms ou com mais de 7 anos e menos de 10 anos na data da avaria.

A) Até ao limite de 1.500 Euros (IVA incluído) por intervenção.

O total das reparações pagas não poderá ultrapassar o limite do valor venal da viatura na data da última avaria.

7. A GRAS SAVOYE NSA reserva-se o direito de aplicar sobre as peças garantidas (peças novas ou reconstruídas), os seguintes coeficientes de desvalorização:

-Veículos de 80.000 a 100.000 Kms : 20% -Veículos de 100.001 a 120.000 Kms: 30% -Veículos de 120.001 a 150.000 Kms: 40%

-Veículos com mais de 150.001 Kms: 50% (quilómetros reais à data da avaria)

8. A GRAS SAVOYE NSA reserva-se o direito de reclamar à entidade reparadora a factura de compra das peças substituídas no veículo, assim como solicitar o envio das peças defeituosas. a falta de obtenção destes elementos, o número de acordo concedido será considerado nulo.

9. Procedimentos para as autorizações de reparação.

A garantia é aplicável cada vez que surja uma anomalia durante o período de validade do contrato, e sempre que se justifique a intervenção da NSA, nos limites e condições previstas no presente contrato. O montante das reparações será estimado através de um orçamento elaborado pelo reparador, que será analisado pelo Departamento Técnico da NSA, incluindo os casos que requeiram Relatório da peritagem requerido pela NSA sendo formulada uma resposta dirigida ao reparador.

Em caso de discordância, o proprietário poderá designar por sua conta e risco um perito, cujo parecer será comunicado ao Departamento Técnico da NSA, para efeitos de prova, pelo proprietário, da diversa reparação a efectuar.

(5)

A garantia cobre os custos de operações de desmontagem necessários para determinar a origem e dimensão dos danos, bem como os custos das reparações abrangidas pelo presente contrato de garantia segundo o barème do construtor. No caso de uma reparação excluída do contrato de garantia será o proprietário que assumirá estes custos.

Este montante não inclui os custos de desmontagem no caso de erro de diagnóstico por parte do reparador.

Âmbito Territorial

10. A presente garantia é válida em todos os países membros da U.E. e Confederação

Helvética.

Intransmissibilidade, Caducidade e Inaplicabilidade da Garantia

11. A presente garantia deixa de ser aplicável e não produz quaisquer efeitos, nos

seguintes casos:

A) Em caso do não envio do cupão de registo nos 5 (cinco) dias seguintes à compra do

veículo.

B) Em caso de falsa declaração, omissão ou inexactidão nas declarações feitas na

subscrição e no decurso do contrato.

C) Em caso de alienação do veículo e do falecimento ou extinção do titular da garantia.

D) Se o veículo não cumprir com qualquer legislação aplicável, nomeadamente sobre

inspecções periódicas alterações das suas características tal como definidas pelo

fabricante.

E) Em caso de não respeito das condições de manutenção, assistência e revisão prevista

pelo construtor, bem como aquelas previstas no presente contrato.

F) Os veículos cujo conta-quilómetros tenha sido desligado, alterado ou mexido, sem que

se tenha notificado a NSA, a manipulação do conta-quilómetros é motivo da rescisão da

garantia.

G) No caso do não pagamento do presente contrato nos termos acordados.

11. A anulação do presente contrato de garantia no seguimento dos casos pré-citados,

terá efeito na data do acontecimento que a motiva. A NSA não procederá nestes casos a

qualquer reembolso

12. Todas as reparações que não tenham sido previamente autorizadas pela NSA, não

estão abrangidas pela presente garantia.

Causas de não execução do contrato

13. A NSA compromete-se a mobilizar todos os meios de acção que dispõe para efectuar

o conjunto das prestações previstas no presente contrato. Contudo, a NSA não poderá

ser responsável pela não execução do contrato, nem os atrasos provocados por :

- Catástrofes naturais,

- Guerra Civil ou com o estrangeiro,

- Mobilização Geral,

- A requisição civil de homens e de material pelas autoridades,

- Actos de sabotagem ou terrorismo cometidos num quadro de acções concertadas,

- Conflitos sociais, tais como greves, lock-out, motins, movimentos populares, etc.

- Efeitos da radioactividade,

- Casos de força maior,

(6)

Avarias e Prestações Excluídas

14. Encontram-se, formalmente, excluídas da garantia todas as reparações de avarias

causadas por:

A)Desgaste normal (que é caracterizado pela comparação entre o estado constatado das

peças danificadas, sua quilometragem, seu tempo de uso determinado e o potencial

médio de funcionamento que lhe é conferido; esta apreciação será feita pelo perito

nomeado pela NSA).

B)Não ter sido respeitada a manutenção periódica do veículo.

C)Dolo ou negligência do beneficiário.

D)Uma utilização anormal/abusiva do veículo ou não conforme com as recomendações

feitas pelo construtor.

E)Terceiros, enquanto fornecedores de peças e mão-de-obra, e/ou outro tipo de

intervenção que não respeite as regras mecânicas.

F) Condições climatéricas (frio/calor), imobilização prolongada do veículo e catástrofes

naturais.

G)Acidentes, furto ou roubo, incêndio interno ou externo, transporte ou remoção por

autoridade pública, requisição ou outro acontecimento que tenha ocorrido no momento em

que o veículo não esteja à guarda ou posse jurídica do proprietário.

H)Utilização de combustíveis ou lubrificantes não adequados conforme indicados pelo

construtor.

I)Participação do veículo em qualquer tipo de prova ou competição desportiva mesmo não

oficial.

J)Qualquer peça que não figure na relação de "PEÇAS GARANTIDAS" identificadas na

cláusula 5ª.

L)Por defeitos de série e/ou defeitos de concepção ou de fabrico da viatura, quer o

construtor reconheça a sua responsabilidade, quer não.

M)Quando tenham sido montadas peças ou realizadas modificações e transformações no

veículo sem a autorização do construtor.

15. Encontram-se, ainda, excluídas da garantia:

A) Todas as intervenções necessárias à manutenção periódica do veículo ou todas as

substituições e peças programadas pelo construtor para o programa de manutenção

normal do veículo.

B) Todas as avarias originadas por um órgão ou peça não garantida.

C) Todas as avarias ocorridas antes da validação e autenticação do contrato de garantia

pela NSA.

D) Todas as avarias que surjam depois do veículo circular com os indicadores de pressão

de óleo ou temperatura a indicarem qualquer falha no funcionamento destes sistemas.

E) Todos os danos causados a terceiros, resultantes ou não de acidente de viação e que

seja consequência directa ou indirecta de uma avaria ou disfunção abrangida pela

garantia.

F) As consequências indirectas de uma avaria, nomeadamente danos morais ou

patrimoniais (danos emergentes ou lucros cessantes).

Assistência em Viagem

Para desempanagem no local ou reboque para a oficina contacte:

(7)

16. A assistência em viagem cobre, até aos seguintes limites, as seguintes situações:

A) Assistência no local da imobilização: Até ao limite de 100 Euros.

B) Reboque (até à oficina, agente ou concessionário da marca mais próximo): Até ao

limite de 100 Euros.

C) Transporte de passageiros / Recuperação de veículo reparado: Caso a viatura fique

imobilizada por mais de 48 horas, tem os ocupantes da viatura a faculdade de prosseguir

viagem ou regressar ao seu domicílio, através do meio de transporte mais adequado,

limite: Avião classe turística. O transporte de bagagem não está incluído, sendo da

responsabilidade dos passageiros.

Para recuperar o veículo imobilizado à mais de 48 horas e que tenha sido reparado no

local em consequência de uma avaria garantida a NSA Assistência faculta o meio de

transporte mais adequado, limite: Avião classe turística, ou, um motorista para conduzir o

veículo até ao domicílio constante no cupão de registo.

D) A NSA Assistência providenciará um veículo de substituição, quando tenha autorizado

a reparação e desde que a mesma exija, cumulativamente, a imobilização do veículo por

um período superior a 24 horas e o tempo útil da reparação seja igual ou superior a 5

horas (segundo dados do construtor). O veículo de substituição é de categoria A ou B e é

concedido até ao limite total de 150 Euros.

17. Não se encontram abrangidos pelo presente contrato e assistência em viagem,

qualquer reboque ou aluguer de veículo não seja fornecido pela NSA Assistência.

18. Encontram-se, excluídos da presente cobertura todos os gastos com combustível,

portagens, alojamento, refeições, táxi, multas, furto ou roubo do veículo, seus acessórios,

bagagens e objectos pessoais.

Seguro Perda Total

19. Em caso de perda total ou roubo do veículo garantido, e se o cliente efectuar a

compra de uma nova viatura na mesma entidade vendedora, receberá 500 €. Este valor

será pago à entidade vendedora que por sua vez irá deduzir no preço do novo veiculo.

Manutenção da Viatura

20. Para beneficiar desta garantia deverá o proprietário da viatura respeitar

obrigatoriamente o plano de manutenção indicado e previsto pelo construtor,

nomeadamente efectuar, por sua conta e responsabilidade, todas as operações de

manutenção e revisão da viatura, na oficina da entidade vendedora, agente ou

concessionário da marca.

Sempre que efectuar uma operação de manutenção deverá guardar as facturas e solicitar

o preenchimento dos seguintes cupões de revisão, sob pena de perder os direitos da

presente garantia.

(8)

Disposições complementares

21. Em qualquer avaria, a NSA reserva-se o direito de:

A)Examinar o veículo por um perito automóvel (cujo relatório será final), devendo o

veículo ser colocado à disposição do perito, assim como o presente contrato de garantia,

a factura de aquisição da viatura, os justificativos de revisões e os documentos do veículo.

O beneficiário aceita admitir como prova o conteúdo do relatório de peritagem ao veículo,

cabendo-lhe a ele inverter o ónus da prova em caso de discordância.

B)Mandar reparar o veículo numa oficina à sua escolha.

C)Efectuar todas as diligências judiciais para aferir da existência de fraude ou falsas

declarações e, bem assim, reclamar o reembolso de todas as reparações que haja pago

indevidamente.

23. Caso qualquer das cláusulas do presente contrato venha a ser julgada inválida ou não

oponível à parte ou partes obrigadas ao seu cumprimento, seja por que razão for, o

presente contrato manter-se-á válido e em vigor relativamente às demais cláusulas que

foram acordadas, substituindo-se a cláusula ou cláusulas julgadas inválidas ou

inoponiveis pela cláusula ou cláusulas que mais adequadamente reflictam a vontade das

partes, os fundamentos essenciais da vontade de contratar, a economia geral do presente

contrato e que melhor e mais equitativamente permitam cumprir as suas disposições

essenciais.

21. Em caso de litígio emergente do presente contrato, bem como qualquer dificuldade de

interpretação ou execução do mesmo, elegem as partes o foro da comarca de Santarém,

com expressa renúncia a qualquer outro que não seja legalmente imposto.

O não respeito das cláusulas deste contrato retira à NSA, a responsabilidade no

cumprimento das obrigações inerentes à presente garantia.

Referências

Documentos relacionados

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Nesses anos (anos letivos 1984/85 e 1985/86) houve várias atividades que envolveram o CRPD e filarmónicas da ilha (entr. No ano letivo seguinte o professor Francisco Paquete apenas

nuestra especialidad por su especial proyección en el ámbito del procedimiento administrativo y el proceso contencioso administrativo, especialmente los alcances de la garantía

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo