• Nenhum resultado encontrado

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA, PROFESSORES ORIENTADORES, TITULAÇÃO E TEMAS DE INVESTIGAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA, PROFESSORES ORIENTADORES, TITULAÇÃO E TEMAS DE INVESTIGAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESTRUTURA DO PROGRAMA A PARTIR DE 2013

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA, PROFESSORES ORIENTADORES, TITULAÇÃO E TEMAS DE INVESTIGAÇÃO

ÁREA 1: PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO

Congrega estudos sobre processos psicológicos e sociais nos contextos de trabalho e das organizações.

Linhas de pesquisa

Linha 1: Processos psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações Definição: Interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, com foco nas relações de trabalho, na cultura, nos processos de mudanças, na gestão de pessoas, nos sentidos e significados do trabalho, nas psicopatologias ocupacionais, na qualidade de vida e no bem estar do trabalhador.

Docentes permanentes:

Narbal Silva (Doutor em Engenharia de Produção/UFSC). Cultura e aprendizagem nas organizações. Qualidade de vida e felicidade no trabalho. Gestão de pessoas por competências. Orientação para construção de projetos no pós-carreira.

Roberto Moraes Cruz (Doutor em Engenharia de Produção/UFSC; Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico/UB). Psicologia do Trabalho. Ergonomia. Aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde do trabalhador. Diagnóstico e avaliação do trabalho e dos processos de gestão.

Suzana R. Tolfo (Doutora em Administração/ UFRGS). Sentidos e significados do trabalho. Gestão de pessoas. Assédio moral. Trabalho e subjetividade na contemporaneidade. Processos psicossociais nas organizações e no trabalho. Qualidade de vida do trabalhador.

Docentes Colaboradores:

José Carlos Zanelli (Doutor em Educação – UNICAMP) - Interações humanas e constituição de processos de trabalho; relacionamento interpessoal, cultura e aprendizagem em organizações; formação, atuação profissional e constituição de profissões; análise, planejamento, gestão e avaliação de sistemas organizacionais. Olga M. Kubo (Doutora em psicologia Experimental-USP)- Condições de ensino e aprendizagem em organizações; formação, atuação profissional e constituição das profissões; análise, planejamento, gestão e avaliação de sistemas organizacionais; interações humanas e constituição de processos de trabalho.

Silvio P. Botomé (Doutor em Psicologia Experimental-USP) - Análise, planejamento, gestão e avaliação de sistemas organizacionais; condições de ensino e aprendizagem em organizações; formação, atuação profissional e constituição das profissões; relacionamento interpessoal, cultura e aprendizagem em organizações; interações humanas e constituição de processos de trabalho.

(2)

Linha 2: Formação profissional, desenvolvimento de carreira e inserção no tra balho

Definição: Processos de orientação, identidade e formação profissional; planejamento e desenvolvimento de carreiras; inserção, trajetórias profissionais e aposentadoria.

Docentes permanentes:

Dulce Helena P. Soares: (Doutora em Psicologia Clínica/Universidade de Strasbourg). Trajetórias socioprofissionais, tempo livre e projetos de futuro na aposentadoria.

Edite Krawulski (Doutora em Engenharia da Produção). Processos de trabalho na contemporaneidade. Escolha, formação, inserção e exercício profissional. Trabalho e identidade. Políticas, práticas e processos de gestão de pessoas nas organizações. Processos psicossociais nas organizações e no trabalho.

ÁREA 2: PRÁTICAS CULTURAIS E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO

Definição: Congrega estudos sobre práticas culturais e processos de subjetivação e m diferentes contextos e condições, a partir de diversificadas matrizes teóricas e pers pectivas interdisciplinares.

Linha 1: Relações éticas, estéticas e processos de criação

Processo de constituição do sujeito, produção da diferença e as práticas de resistên cia e criação a partir de perspectivas históricas.

Docentes permanentes:

Andréa Vieira Zanella (Doutora em Psicologia da Educação, PUC-SP): Relações es téticas e processos de criação em diferentes contextos e práticas sociais; dialogia e resistências inventivas.

Adriano Henrique Nuernberg (Doutor em Ciências Humanas, UFSC): Deficiência, psicologia histórico-cultural e formação e atuação do psicólogo em contextos educa cionais.

Kátia Maheirie (Doutora em Psicologia Social, PUC-SP): Relações estéticas e pro cessos de criação que envolvem a música e outras objetivações artísticas; reinven ção do ético-estético em movimentos sociais e outras formações coletivas.

Linha 2: Processos de Subjetivação, gênero e diversidades

Produção de subjetividades no mundo contemporâneo e suas relações com os cam pos, histórico, político e cultural, considerando os processos de singularização, diver sificação e diferenciação.

Docentes permanentes:

(3)

Sujeitos nos processos de urbanização; diferenças de gênero, gerações, classe, etni a, modos de vida. Intersecções entre psicologia, antropologia e psicanálise. Interdisci plinaridade; teorias feministas e de gênero.

Maria Chalfin Coutinho (Doutora em Ciências Sociais, UNICAMP): Dimensão subje tiva do trabalho contemporâneo (processos identitários, produção de sentidos e práti cas cotidianas) em suas articulações com: gênero; juventudes; emprego e desempre go; participação e autogestão.

Maria Juracy Filgueiras Toneli (Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, USP): Processos de subjetivação na interseccionalidade de sexo/gênero, classe social, raça/etnia e geração. (Hetero)norma, seus efeitos e articulações. Políti cas do corpo e das sexualidades.

Mériti de Souza (Doutora em Psicologia Clínica, PUC/SP): Constituição subjetiva e processos históricos, políticos e culturais. Diferença e igualdade: relações com a lógi ca identitária. Sexualidades e corpo: dinâmica consciente-inconsciente e produção do sofrimento psíquico. Desconstrução, singularidade, conhecimento.

Docente colaborador:

Kleber Prado Filho (Doutor em Sociologia, USP): Relações de Poder: pesquisa arq ueológica, genealógica e epistemológica em psicologia.

Linha 3: Inconsciente, Sexualidade e Cultura

Psicanálise. Inconsciente. Articulações entre sujeito, sexualidade, cultura e lingua gem.

Docentes permanentes:

Fernando Aguiar Brito de Sousa (Doutor em Filosofia, Universidade Católica de Louvain, Bélgica): A prática universitária da psicanálise (ensino, pesquisa, clínica-escola, interfaces); a situação atual da psicanálise (formação; ensino; extensão); a metodologia de pesquisa em psicanálise.

Mara Coelho de Souza Lago (Doutora em Psicologia da Educação, UNICAMP/SP): Partindo da hipótese psicanalítica do inconsciente e tendo como tema de interesse as interseccionalidades que marcam o estudo das relações entre sujeito, cultura e práticas sociais que o constituem, reflete sobre as tensões e encontros epistemológi cos que se produzem nos diálogos das teorias feministas e de gênero, com a psica nálise.

Docentes colaboradores:

Louise Amaral Lhullier (Doutora em Psicologia, PUC/SP): Investiga as articulações entre sujeito e cultura, fundamentada teoricamente na psicanálise de orientação la caniana, visando uma clínica psicanalítica que possa fazer face aos desafios da com

(4)

temporaneidade.

Sérgio Scotti (Doutor em Psicologia Clínica/USP): Clínica psicanalítica e literatura. Carlos Augusto Monguilhott Remor (Doutor em Engenharia de Produção, UFSC): Pesquisa em clínica psicanalítica e topologia lacaniana.

ÁREA 3 - Saúde e desenvolvimento psicológico

Definição: Congrega estudos sobre processos psicológicos no âmbito das interações entre saúde e desenvolvimento individual e social.

Linhas de pesquisa

Linha 1: Saúde e contextos de desenvolvimento psicológico

Desenvolvimento psicológico e suas relações com a saúde das pessoas nos contextos ambiental, familiar, institucional e comunitário.

Ariane Kuhnen. (Doutora em Ciências Humanas, UFSC). Interações entre pessoas, grupos e o ambiente físico, em especial crianças e jovens em contextos urbanos e educacionais. Relações entre desenvolvimento psicológico e ambiente. Percepção e representação ambiental e social. Compromisso ambiental e conduta sustentável.

Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré. (Doutora em Psicologia Clínica, PUC-SP) Interações familiares e redes sociais significativas; Psicologia na atenção à saúde; interações profissional-usuário/família no contexto hospitalar e comunitário.

Daniela Ribeiro Schneider. (Doutora em Psicologia Clínica, PUC/SP). Modelos de atenção à saúde mental e aos problemas relacionados ao uso de drogas, em suas dimensões, histórica e teórico-metodológica.

Lucienne Martins Borges: (Doutora em Psicologia, Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá). Psicopatologia, migrações e cultura. Violência e homicídio conjugal e familiar.

Maria Aparecida Crepaldi (Doutora em Saúde Mental, UNICAMP). Saúde e desenvolvimento da criança e da família: fatores de risco orgânico e psicossocial e mecanismos de proteção. Interações usuário-família-equipe de saúde no contexto hospitalar e comunitário.

Mauro Luis Vieira (Doutor em Psicologia Experimental, USP). Relações entre valores, crenças e práticas de mães, pais e cuidadores com desenvolvimento infantil; interação criança-criança, com ênfase na brincadeira, amizade e maus tratos entre pares.

Linha 2: Representações e práticas sociais relativas à saúde Conhecimento social compartilhado e práticas de saúde.

Andréa Barbará S. Bousfield (Doutora em Psicologia, UFSC.) - Representações sociais, risco e comunicação preventiva sobre doenças crônicas; representações, práticas sociais e comparação social do corpo e da beleza.

(5)

Brígido Vizeu Camargo (Doutor em Psicologia Social, EHESS/França). Representações sociais e comunicação preventiva sobre doenças crônicas; representações e práticas sociais sobre o corpo; estereótipos e representações sociais do processo de envelhecimento.

Linha 3: Avaliação em saúde e desenvolvimento

Medidas e avaliação de fenômenos e processos psicológicos em saúde e desenvolvimento.

Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes (Doutor em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS). Construção, validação e padronização de instrumentos de medida; avaliação da personalidade e cognição; avaliação informatizada em psicologia.

Roberto Moraes Cruz – (Doutor em Engenharia de Produção/UFSC; Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico/UB). Psicologia do Trabalho. Ergonomia. Aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde do trabalhador. Diagnóstico e avaliação do trabalho e dos processos de gestão.

Docente Colaborador

Emílio Takase (Doutor em Psicologia experimental-USP) - Interações sociais no esporte; atividade física e saúde; aspectos cognitivos e emocionais dos atletas.

Referências

Documentos relacionados

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

a) O desempenho dos discentes que usam os instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores selecionados superará o

Itumirim/MG, Itutinga/MG, Jacuí/MG, Jacutinga/MG, Jesuânia/MG, Juruaia/MG, Lambari/MG, Liberdade/MG, Luminárias/MG, Machado/MG, Maria da Fé/MG,Marmelópolis/MG, Minduri/MG,

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução

Durantes nove dias, 30 de abril a 11 de maio, a CEDEAO for- mou em Eurotrace SQL quatro colaboradores do INE, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, um do Depar- tamento