• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS COORDENADORIA DE ESTÁGIOS ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO INSTRUÇÕES GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS COORDENADORIA DE ESTÁGIOS ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO INSTRUÇÕES GERAIS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS COORDENADORIA DE ESTÁGIOS

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO – INSTRUÇÕES GERAIS 1. Objetivos: Fornecer ao aluno a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos no curso e de

interagir social e culturalmente no ambiente industrial. O estágio é a ponte entre a teoria universitária e o cotidiano prático de uma indústria. O estágio constitui-se em importante instrumento de integração entre teoria, prática e formação profissional, que se caracteriza como responsabilidade múltipla entre universidade e empresa. O estágio deve propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, portanto, deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com o currículo, programa e calendário escolar, a fim de se constituir em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Ao mesmo tempo, a realimentação propiciada pelo aluno à universidade permite aos professores o acesso a novos problemas e práticas o que torna o curso mais eficaz na sua própria adequação à realidade de mercado. Além dos conteúdos teóricos e práticos que integram as atividades imprescindíveis à formação do aluno, o estágio é o momento em que se viabiliza o seu contato com profissionais já formados, com empresas que necessitam de seus préstimos e com o mercado de trabalho que irá recebê-lo.

2. Legislação Trabalhista/Convênio: O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e o

estagiário poderá receber bolsa, ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, ressalvado o que dispuser a legislação previdenciária, devendo o estudante, em qualquer hipótese, estar segurado contra acidentes pessoais (artigos 9o e 12o da Lei 11.788, 25/09/2008). A empresa elabora um termo de compromisso, o qual assinam o estagiário e um responsável pela UNESP. No entanto, existem certas regras na UNESP para o estabelecimento desse termo de compromisso e convênio.

Convênio: é necessário haver um Convênio entre a UNESP e a Empresa, que estabelece o tipo de vínculo entre as partes, no caso a oferta de estágios. Este convênio é assinado pelo diretor e pela empresa. Em muitos casos o convênio já existe. Verifique! É importante ressaltar que este Convênio não cria qualquer outro vínculo entre a empresa e a UNESP, a não ser a oficialização do estágio.

Termo de Compromisso: é celebrado um Termo de Compromisso entre a empresa, o aluno e a universidade, que estabelece a área em que o aluno vai trabalhar, os dias e horários. Este Termo de Compromisso é assinado pela UNESP, pelo aluno e pela empresa. De modo geral, demora cerca de um mês até que tudo esteja acertado. Se a empresa concordar, o aluno pode iniciar as atividades de estágio durante esse período.

Sistema informatizado para proposição de Convênios e Termo de Compromisso de Estágios: http://www.eccjr.com.br/scc/

Responsável na Unesp para Convênios com empresas: Sra. Liliane - Divisão Técnica Acadêmica/DTA. Telefone: 17-3221-2428/2457; Email: sta@ibilce.unesp.br.

Jornada de Atividade do Estágio: o Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Alimentos da Unesp, estabelece alternância entre teoria (aulas presenciais na universidade) e prática (atividades de estágio na instituição concedente), e portanto nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, o estagiário poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, em acordo com o que estabelece o artigo 10o, inciso II da Lei 11.788, 25/09/2008. Neste sentido, esclarece-se que para nossos estudantes, a jornada das atividades de estágio poderá ultrapassar as 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, previstas na mesma lei.

3. O que o Estagiário deve Observar e Fazer durante o Estágio: O estagiário juntamente com seu

supervisor na empresa devem estabelecer um Plano de Trabalho para desenvolver uma ou mais atividades específicas relacionada a problemas ou necessidades detectadas na empresa que motivou o estágio, e apresentar esse plano ao professor-orientador da Unesp. É importante que o estagiário mantenha um caderno de anotações onde serão feitas anotações frequentes (preferencialmente diárias) sobre todas as atividades desenvolvidas. Mesmo que o estagiário desenvolva uma atividade específica,

(2)

de processo); melhoria de processo ou produto visando a melhoria de qualidade, redução de custos e/ou aumento de produtividade; reutilização de subprodutos; substituição de matéria-prima/ingrediente, insumo ou embalagem; algo relacionado com o sistema de controle de qualidade de produtos e de processos, implantação ou revisão de sistema BPF (Boas Práticas de Fabricação), implantação ou revisão de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle); revisão dos sistemas de limpeza e higienização; proposição de procedimentos para redução de desperdícios (de material, água, insumos, etc.); melhoria nos processos de destinação e/ou aproveitamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos; elaboração e/ou revisão de documentação de controle de qualidade, rotulagem, regis tro de produto e/ou fluxogramas/desenhos/plantas do processo; estoques e logística de distribuição de materiais interna e/ou externa; implantação e/ou revisão de procedimentos diversos e/ou rotinas de trabalho; treinamento de pessoal para prática de qualidade como rotina operacional; apoio técnico à área de vendas e de aplicações de clientes, etc.

4. Cuidados do Estagiário na Empresa: Este deve ser educado e atencioso com todos os funcionários,

independente de sua posição na empresa. Deve ser curioso e perguntar tudo o que for interessante, mas não inconveniente. Deve respeitar a dinâmica da empresa (às vezes o que parece sem sentido tem alguma explicação que não lhe foi transmitida). Deve atender os prazos e horários que a empresa estabelecer. O estagiário não deve esquecer que ele leva o nome da universidade e da empresa. Deve ter cuidado com o que fala e com quem fala. Qualquer dúvida ou comentário em relação à empresa, deve ser feito ao supervisor. Respeito à administração da empresa é fundamental, pois é ela quem fornece o estágio. Qualquer coisa errada que fizer refletirá na imagem do curso e na possibilidade de oferta de estágio para futuros pretendentes. A possibilidade de contratação, se houver, dependerá do seu desempenho não apenas técnico, mas do seu relacionamento também entre outros.

5. Metodologia e Dinâmica da Supervisão do Estágio pela UNESP: A realização e/ou participação em

atividades práticas em indústrias de alimentos e afins deverá estar de acordo com um “Programa de Atividades” (formulário próprio) estabelecido em conjunto com a instituição concedente, orientador de estágio e estagiário, o qual deve conter os seguintes tópicos: (1) Identificação: nome do estagiário, instituição concedente do estágio, orientador do estágio na universidade e na instituição con cedente e área de atuação; (2) Descrição dos objetivos e das atividades a serem desenvolvidas; (3) Metas e prazos para cumprimento dos objetivos; e (4) Calendário de cumprimento do estágio. Após, ou concomitantemente com o estabelecimento do citado “Programa de Atividades”, estagiário(a) e orientador pela Unesp se reunirão quinzenalmente para acompanhamento das atividades desenvolvidas durante o estágio, relatos e apresentação de seminários parciais, e eventual redirecionamento do estágio em comum acordo com a instituição concedente. Gestões diretas e indiretas entre estagiário, orientador e empresa/responsável serão feitas para um melhor aproveitamento do estágio. A critério do orientador, metodologia de dinâmica de grupo poderá ser empregada nas reuniões dos grupos de alunos/as com seus respectivos orientadores. Ao final do período de estágio, o aluno(a) elaborará um relatório (roteiro em anexo) e apresentará seminário perante uma banca examinadora composta por 2 docentes (orientador + docente do DETA) indicados pela Coordenadoria de Estágios, em evento aberto à participação de toda a comunidade, especialmente alunos(as) do curso de Engenharia de Alimentos da Unesp e convidados da empresa concedente do estágio. Para esta apresentação, é obrigatória a presença de todos os/as alunos/as matriculados na disciplina Estágio Supervisionado do respectivo ano letivo da realização do estágio, em acordo com o que prevê o artigo 10o, inciso II, parágrafo 2o da Lei 11.788, 25/09/2008.

6. Critério de Avaliação: (1) Avaliação e acompanhamento pelo professor orientador ao longo do

período de realização do estágio; (2) Avaliação pela empresa/instituição concedente ou supervisor responsável indicado pela mesma, mediante Ficha de Avaliação, de caráter sigiloso, enviada para a Coordenadoria de Estágios, previamente à apresentação/defesa final; (3) Avaliação final, após apresentação/defesa, pela banca examinadora (orientador + docente da UNESP-DETA).

(3)

7. FORMATO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO:

Importante: O relatório final apresentado permanecerá de domínio privado não sendo disponibilizado ao

público.

I. Capa: No topo o logotipo da UNESP, identificação do campus, do Departamento de Engenharia e

Tecnologia de Alimentos e do Curso. Deve conter: “nome do estagiário”, “título do trabalho principal desenvolvido”, “nome da empresa e do supervisor de estágio na empresa”, e o “nome do professor/orientador na UNESP”. No pé da página o mês e ano em que finalizou o relatório, conforme modelo anexado a este texto.

II. Página de Rosto: Deve conter o nome e número de matrícula do(a) aluno(a), dados da empresa

(razão social e endereço), período de realização e número de horas de estágio.

III. Índice: Contém as principais divisões e subdivisões, com as respectivas páginas do relatório. Um

índice para tabelas e um para figuras é opcional.

IV. Agradecimentos: Espaço para reconhecimento das contribuições realmente relevantes para o

desenvolvimento do trabalho.

V. Introdução: Deve mencionar o local e área onde estágio foi desenvolvido, os objetivos e o programa

de trabalho no estágio (previsto e executado), um resumo das atividades desenvolvidas pelo estagiário durante o período e a situação atual das mesmas, e ocorrências que direta ou indiretamente tenham influenciado o desempenho do estagiário. Pode conter ainda uma breve descrição do ramo de atividade, produtos e/ou serviços, porte e mercado abrangido pela empresa.

VI. Projeto(s) Desenvolvido(s): Os projetos devem ser relatados cada qual com seu próprio título em

sequencia. Não há padronização de formato entre os diferentes relatórios, pois esse depende do tipo de projeto ou atividade desenvolvida no estágio, no entanto, deve seguir o formato de apresentação de monografias científicas, seguindo os parâmetros mínimos constantes neste regulamento, ficando a cargo do(a) docente-orientador(a) a verificação e a comprovação do cumprimento desta exigência. No entanto, recomenda-se que o relato de cada projeto desenvolvido pelo estagiário, deve conter (não necessariamente com esses títulos): (a) objetivos; (b) diagnóstico ou apresentação do problema; (c) contextualização ou descrição de onde se localiza e como o problema/atividade influencia a operação e produtos da empresa; (d) planejamento da atividade e como o problema foi trabalhado pelo estagiário; (e) coleta de dados e informações; (f) análise e interpretação dos dados coletados e eventual redirecionamento; (g) apresentação e discussão dos resultados e das possíveis soluções; (h) conclusões.

Observação 1: Neste contexto, considera-se que o conhecimento do processo industrial e familiarização com a indústria, sua organização, seus produtos (ou serviços), linhas de produção e modo de operação são assuntos que devem ser tratados em sala de aula juntamente com o professor-orientador ao longo do período de realização do estágio. Esse conhecimento deverá ser objeto de avaliação pelo professor orientador no momento adequado (ver item 6 acima).

Observação 2: Para efeito de melhor compreensão do tema, pode ser necessário fazer-se uma breve apresentação da teoria associada aos temas dos projetos executados. A construção lógica desta parte do relatório e a sua subdivisão em itens ou seções devem surgir da necessidade de clareza e não de uma mera distribuição de espaços no papel. As Equações, Figuras e Tabelas que eventualmente sejam apresentadas no desenvolvimento do relatório devem ser devidamente numeradas, para que possam ser referidas no texto. As figuras e tabelas devem conter legendas que completem o seu significado e delimitem a sua utilização. A conclusão deve limitar-se a abordagem sintética dos principais resultados

(4)

VII. Conclusões Gerais ou Considerações Finais: Podem ser relatadas as conclusões gerais de cada

um dos projetos desenvolvidos de forma sintética e resumida e a situação atual de cada projeto e/ou próximos passos previstos para a implementação das soluções e proposições sugeridas.

VIII. Avaliação do Estágio: Deve ser relatado se o estágio teve um plano, se houve acom panhamento e

como foi e o que poderia ser feito para que o aproveitamento fosse melhor. É feita uma avaliação técnica da empresa, e apresentadas sugestões julgadas importantes pelo estagiário, relacionadas com o estágio em si e com o curso, que possam ser úteis para a Instituição, para a Empresa e para futuros estagiários. Podem ser abordados assuntos relativos às condições de trabalho, dificuldades encontradas, relacionamento no trabalho, forma de relacionamento com o pessoal, o aproveitamento no estágio, a orientação e a supervisão que recebeu (da Universidade e da Empresa), como o estagiário se sente frente ao mercado de trabalho e outros fatos e observações que forem julgadas importantes.

IX. Bibliografia: Todo trabalho científico/técnico tem uma bibliografia pertinente. Deve ser citada no

decorrer do texto e apresentada uma lista de referências de acordo com as normas vigentes (ABNT NBR 6023/2002; link: Normalização Documentária da UNESP http://www.ibilce.unesp.br/#!/biblioteca/servicos-oferecidos/normalizacao/). Uma lista de referências que apareça ao final do relatório e que não tenha sido citada no texto não faz sentido e não é aceita!

X. Anexos: Podem ser anexados ao relatório, a legislação pertinente, procedimentos de análises e/ou

de controle de qualidade, entre outros. Todo e qualquer anexo tem que ser citado no texto! Na versão final do relatório (já com correções após a defesa), devem ser anexados, obrigatoriamente, os seguintes documentos: (i) Declaração da Empresa comprobatória do estágio realizado; e, (ii) Programa de Atividades proposto no início do estágio. As fichas de avaliação do estagiário pela empresa e pela banca examinadora serão anexadas ao relatório ao final do processo pela coordenação de estágio na Unesp.

XII. Formato: Fonte tamanho 12 texto normal (em tabelas e gráficos pode-se, caso necessário, reduzir o

tamanho da fonte); tipo da fonte Arial ou Times New Roman; espaçamento 1,5; margem lateral esquerda 2,5 cm; margem lateral direita 2,0 cm; superior e inferior de 2,0 cm .

(5)

(Modelo da Capa do Relatório Final de Estágio)

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TÍTULO DO TRABALHO DESENVOLVIDO

(Caso tenha desenvolvido mais de uma atividade, agrupar num único título abrangente

ou selecionar a atividade de maior destaque)

Aluno(a):

Orientador(a) na Unesp:

Supervisor(a) na Instituição concedente:

Nome da Instituição concedente (empresa)

Relatório Final da Disciplina

Estágio Supervisionado

Graduação em Engenharia de Alimentos

São José do Rio Preto - SP

Mês/Ano

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Na tentativa de reduzir este comprometimento, alguns artifícios são utilizados, como a adição de enzimas exógenas, probióticos, prebióticos, simbióticos e

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre