• Nenhum resultado encontrado

Paraíso. Na luta. Em cena pelas crianças. em foco. Edição XV Ano V Outubro de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Paraíso. Na luta. Em cena pelas crianças. em foco. Edição XV Ano V Outubro de 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Em cena

Edição XV | Ano V | Outubro de 2016

Paraíso

em foco

Na luta

(2)

Este boletim faz parte do projeto Comunica CDC, realizado pelo Instituto InterCement e InterCement Brasil, em parceria com a Oficina de Imagens.

Instituto InterCement

Diretora Executiva: Carla Duprat Superintendente: Jair Resende

Coordenador de Investimento Social: Flávio Seixas Analista Regional Minas/Centro-Oeste: Jordânia Furbino

Contato: institutointercement@intercement.com

Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Santana

expediente

editorial

do Paraíso: Conselho Municipal dos Direitos da Criança

e do Adolescente, Conselho Tutelar, Prefeitura Municipal, Instituto Lumar, InterCement

Contato: paraisoemfoco@gmail.com

Oficina de Imagens

Coordenador Executivo: Bernardo Brant

Edição: Gabriella Hauber e Anna Cláudia Pinheiro Site: www.oficinadeimagens.org.br

Projeto Gráfico: Ronei Sampaio

Diagramação: Gabriella Hauber e Anna Cláudia Pinheiro Foto capa: Dia do Bem-Fazer | Arquivo Peti

Impressão: Gráfica Formato | Tiragem: 2.200 exemplares O Dia do Bem-Fazer também foi um momento para sensibilizar crianças, adolescentes e famílias para a importância da erradicação do trabalho infantil. Durante o evento, a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do município montou um quiosque com informações sobre o trabalho infantil. Foram distribuídos panfletos e cataventos com as cores do programa para crianças e famílias que nos visitaram. O catavento é o símbolo da luta contra o trabalho infantil.

Por Nívea Andrade, psicóloga

O Boletim Paraíso em foco, que está

no seu quinto ano, e na 15ª edição, traz em sua primeira matéria o Programa de Gestão Avançada (PGA), que tem como foco principal melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos (p.3).

Na páginas 4, falamos sobre a criação da Lei Municipal que garante a Escola da Gestante como política pública em Santana do Paraíso. O Dia do Bem-Fazer ocorreu no bairro Bom Sucesso, com a parceria da associação de moradores (p.6).

Neste dia, a coordenação do Peti fez uma divulgação sobre estratégias para erradicar o trabalho infantil, em parceria, principalmente, com as escolas. (p. 7). Na sua última página, contamos sobre o projeto Aproximar, que busca capacitar atores da redes do município.

Boa leitura!

Fique por dentro

(3)

3

Educação

Uma equipe formada por gestores, pedagogas e professoras da rede municipal de ensino de Santana do Paraíso concluiu, em agosto deste ano, o Programa de Gestão Avançado (PGA). A iniciativa da Fundação Pitágoras, em parceria com o Instituto InterCement, tem como objetivo qualificar as lideranças da rede municipal de educação do município, por meio do fortalecimento e alinhamento das práticas de gestão entre escolas e Secretaria Municipal de Educação. O foco é melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos.

O PGA ofereceu aos profissionais da rede de ensino nove encontros, de dois dias cada, para que fossem discutidas e estudadas formas de aprimorar a gestão escolar e melhorar a aprendizagem dos estudantes. Os encontros começaram em março de 2015 e foram até agosto deste ano, com discussões de temáticas como gestão em sala de aula, plano de melhoramento estratégico e foco no aluno. Além disso, houve visitas às unidades escolares para que os participantes pudessem visualizar e demonstrar a aplicação do programa em sala de aula.

O Programa foi um desdobramento do Sistema de Gestão Integrada, que começou há cerca de 6 anos em Santana do Paraíso. Depois de um diagnóstico, foi detectada a necessidade de se trabalhar e aperfeiçoar o sistema de gestão escolar. “O Sistema de Gestão Integrada (SGI) foi a base. O PGA veio potencializar as práticas já conhecidas e vivenciadas”, conta Maria Carmélia Barros Quintão, funcionária da Secretaria Municipal de Educação.

Os resultados do Programa se refletem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Santana do Paraíso. O Ideb do 5º ano do município foi de 5.3, em 2013, para 6.1, em 2015, ultrapassando a meta projetada para o ano, que era de 5.0.

Santana do Paraíso conclui nova etapa do Programa de

Gestão Avançada

Com foco na aprendizagem dos alunos, o PGA faz o elo entre Secretaria Municipal

de Educação, profissionais e estudantes

Por Milton Lacerda, da sociedade civil organizada

Profisisonais da rede de ensino de Santana do Paraíso participam de encontros sobre melhorias na gestão escolar

(4)

Sancionada a Lei Municipal que garante a Escola da

Gestante como política pública em Santana do Paraíso

O Marco Legal aprovado e sancionado pelo executivo federal define a primeira

infância como a agenda principal da política nacional

Por Ilma Ribeiro Almeida Feitosa, diretora do Departamento de Educação de Santana do Paraíso

Programa Escola da Gestante orienta grávidas sobre os cuidados no pré-natal e pós-parto

Políticas Públicas

Desde 2010, vem sendo desenvolvido, no município de Santana do Paraíso, o programa Escola da Gestante, uma parceria da prefeitura municipal com o Instituto InterCement. O programa busca dar orientações e promover um atendimento de qualidade às futuras mães e às crianças do município.

Todo o processo inicia-se com o cadastramento das gestantes em sua unidade de saúde de referência e com a busca ativa das Agentes de Saúde de sua respectiva área de abrangência. As gestantes são convidadas a participarem de oficinas de orientação, além de serem acompanhadas durante todo o período gestacional e puerperal. Em 2010, as primeiras oficinas foram desenvolvidas no Bairro Industrial, depois estenderam-se para os bairros Ipaba e Centro.

As participantes do programa Escola da Gestante recebem preciosas informações entre temas variados relacionados à saúde da gestante e do bebê, tais como alimentação adequada na gestação, aleitamento materno, pré-natal odontológico, orientações pré e pós-parto, cuidados e higiene do recém-nascido, direitos das gestantes, entre outros.

As orientações contribuem para dar mais segurança à futura mamãe, pois conta com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar capacitada, que acolhe e garante a promoção da saúde de nossas gestantes. Esses profissionais atuam como parceiros, colaborando com o planejamento e execução das ações voltadas para o tema.

Escola da gestante vira lei municipal

A Escola da Gestante foi sancionada como Lei Municipal nº 854, de 22 de agosto de 2016. Dessa forma, o programa torna-se uma política pública municipal.

(5)

Políticas Públicas

5

Com a criação da lei da Escola da Gestante, o município se compromete a manter as ações desenvolvidas pelo projeto

Políticas Públicas

Esse é um importante passo para a efetivação dos direitos de gestantes e crianças pequenas, uma vez que o objetivo da Escola da Gestante é reduzir a mortalidade infantil e materna, por meio da ampliação do atendimento às gestantes residentes no município, garantindo um acompanhamento integral às futuras mamães e aos recém-nascidos.

Caberá ao município promover a capacitação continuada dos profissionais que irão

atender esse público, além disso, as despesas decorrentes com a aplicação da Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Poder Executivo.

Com a criação dessa Lei, atingimos um grande avanço em decorrência de regulamentar recursos específicos para que todas as ações já existentes possam ser ampliadas e

aperfeiçoadas, proporcionando a garantia dos direitos das gestantes e recém-nascidos em Santana do Paraíso, oferecendo mais impulso a todos os envolvidos para que a Escola da Gestante se efetive e continue trazendo os benefícios visíveis, diretos e indiretos que tem proporcionado às nossas gestantes e consequentemente a seus bebês.

Marco Legal da Primeira Infância

Em março de 2010, foi aprovado o Marco Legal da Primeira Infância, que cria uma série de programas e serviços voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos de idade.

Com a aprovação do Marco, meninas e meninos nessa faixa etária se tornam prioridade no desenvolvimento de programas e políticas públicas.

O projeto também prevê que as políticas se articulem com as instituições de formação profissional, adequando cursos às características e necessidades da primeira infância para formar profissionais qualificados para trabalhar com crianças nessa fase.

(6)

Santana do Paraíso realiza edição 2016 do Dia do

Bem-Fazer

Biblioteca da Escola Estadual Hebert de Souza e Associação de Moradores do Bairro

Bom Sucesso foram as instituições beneficiadas

Por Susana de Castro Alves, da InterCement

O Dia do Bem-Fazer é uma iniciativa do programa Ideal Voluntário, que ocorre desde 2009 em diversas cidades do Brasil e do mundo. O objetivo do evento é estimular e apoiar os profissionais das empresas participantes na realização de ações voluntárias em prol das comunidades onde atuam, além de promover e divulgar a cultura do voluntariado. O programa visa articular setor público, privado e sociedade civil.

A InterCement Brasil, em parceria com empresas da região, prefeitura e sociedade civil organizada, realizou em 2016 a 8ª edição do Dia do Bem-Fazer em Santana do Paraíso, com ações principais ocorrendo no bairro Cidade Nova e comunidade Bom Sucesso.

No bairro Cidade Nova, foi feita a revitalização da Biblioteca da Escola Estadual Hebert de Souza, que, em

parceria com o Clube de Leitores da escola

Se Livrando. A iniciativa é para arrecadar livros não utilizados a fim de aumentar o acervo literário da biblioteca, contando com a mobilização da comunidade através da doação. O objetivo é tornar a biblioteca aberta à comunidade como incentivo à leitura.

Na comunidade Bom Sucesso, foi feita revitalização do espaço utilizado pela Associação de Moradores do Bairro. Em parceria com outras empresas da região, foi possível fazer cobertura do espaço utilizado para reuniões.

O encerramento das atividades ocorreu no dia 21 de agosto com a realização da Rua de Lazer, na comunidade Bom Sucesso, contando com a presença da orquestra de viola, alunos do projeto de Judô da

empresa Cipalam, aula de biscuit, orientação odontológica, corte de cabelo e diversas outras atividades de recreação para a

Dia do Bem-Fazer em Santana do Paraíso contou com atividades e ações para um público de diferentes idades

Voluntariado

Fo to : A rq ui vo CD C

(7)

Santana do Paraíso, a exemplo de outros municípios, está promovendo e articulando ações para consolidação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que passou a compor os serviços socioassistenciais, com o advento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Os objetivos do programa direcionam-se, dentre outros aspectos, para a criação, fortalecimento e continuidade de mecanismos de implementação de ações integradas e intersetoriais, para promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes vítimas da exploração de sua mão-de-obra. Além disso, a prevenção se faz grande aliada para a erradicação desse tipo de trabalho. Sendo assim, buscamos parcerias como a InterCement para nos apoiar na divulgação do trabalho desenvolvido pelo Peti, que visa retirar crianças e adolescentes do trabalho infantil.

O Peti participou do Dia do Bem-Fazer, juntamente com a InterCement e outras empresas, no dia 21 de agosto, no bairro Bom Sucesso, em Santana do Paraíso. A equipe do Peti montou um quiosque, onde foram distribuídos panfletos sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e cataventos com as cores do programa para crianças e famílias que nos visitaram. As crianças podiam colorir personagens e desenhos infantis.

Além disso, também houve um momento de distribuição de brigadeiros e livros de literatura infantil, como “Roger o Detetive” escrito por Fred Bottrel, ainda quando criança, com apenas 9 anos. Também participaram do evento os técnicos e servidores da Assistência Social, do Cras, Creas, SCFV e Secretaria de Educação. A participação no Dia do Bem-Fazer possibilitou que o Peti e as questões que envolvem o trabalho infantil fossem mais amplamente divulgadas em Santana do Paraíso.

A exploração do trabalho infantil é um fenômeno complexo e de causas múltiplas. Por isso, é fundamental que a sociedade se una para combater esse tipo de atividade. Nessa perspectiva, um dos papeis da coordenação é justamente articular ações em conjunto com toda a rede disponível no município: educação, saúde, esporte, lazer e cultura, dentre outros, inclusive a iniciativa privada.

Há uma série de razões para que a sociedade se mobilize para erradicar o trabalho infantil, dentre as quais temos a necessidade de desfazer alguns mitos acerca dessa temática, promover ações conjuntas, audiências públicas, mobilização social e formação continuada para os segmentos envolvidos nessa causa. Progressivamente, esse conjunto de ações irá contribuir para o alcance de bons resultados.

Dia do Bem-Fazer em Santana do Paraíso contou com mobilização contra a exploração do trabalho infantil

7

Coordenação municipal do Peti participa do evento Dia

do Bem-Fazer

Programa busca retirar crianças e adolescentes de situações de exploração do

trabalho infantil

Por Rute Ulhôa, da coordenação do Peti

Voluntariado

Rede

(8)

realização:

Parceria entre Gaivs para a melhoria da qualidade de vida

de Santana do Paraíso

parceria:

Educação

O Projeto Aproximar teve seu início em 2016, com o intuito de promover a formação e a articulação de atores do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) para atuarem na promoção do protagonismo das famílias, visando o desenvolvimento humano de crianças de 0 a 6 anos e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Durante os encontros e discussões sobre o tema “A constituição da família”, foram apresentados diferentes modelos de famílias durante a história, desde os primórdios até o modelo contemporâneo, passando pelo desenvolvimento da criança, pelas redes de proteção e direitos de crianças e adolescentes, dentre outros. Os profissionais que estão participando da capacitação conduzida pela pela Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), em parceria com o Instituto InterCement, ficaram responsáveis por introduzir o projeto e alguns conceitos já trabalhados aos demais profissionais de seus setores.

Ocorreu durante o mês de agosto de 2016, a primeira etapa de multiplicação para as redes e serviços de atendimento à comunidade de Santana do Paraíso, na qual foram repassadas as informações até então levantadas e estudadas com os profissionais das secretarias de Eduação, Saúde e instituições parceiras. Além da parte teórica, foi realizada uma dinâmica, na qual os profissionais fizeram um paralelo entre o que é família na visão deles e como é a família das crianças e adolescentes que eles atendem. Com isso, foi possível trabalhar as diferenças de conceitos, reforçando a importância de um olhar imparcial e ético para com essas famílias, com intuito de aprimorar o atendimento às mesmas.

Todos os profissionais envolvidos foram participativos e demonstraram grande interesse no tema proposto bem como a ampliação da visão dos subsistemas existentes, na família, na rede de atendimento, entre outros.

Profissionais de Santana do Paraíso participam de capacitações sobre a importância da família e da convivência familiar

Santana do Paraíso desenvolve projeto de formação de

atores do SGD

Projeto Aproximar busca a promoção do protagonismo das famílias

Por Karine Zani, nutricionista da Unidade Básica de Santana do Paraíso, e Cleiton Jhonata, Assistente Logística da InterCement e Integrante do Civico

Referências

Documentos relacionados

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Conforme explicitado na introdução desta dissertação, este estudo teve como objetivo analisar a emblemática situação do baixo desempenho em Matemática dos alunos do 3º ciclo

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

Este virado a sul seria o contíguo à igreja de dentro, para poente e pressupõe que aquele trabalho terá sido consequência das alterações na nave, mas não

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to