• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO SEMESTRAL DE EXTENSÃO 2018/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO SEMESTRAL DE EXTENSÃO 2018/1"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO SEMESTRAL DE

EXTENSÃO

2018/1

(2)

RELATÓRIO SEMESTRAL DE

EXTENSÃO

(3)

Sumário

APRESENTAÇÃO ... 3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS OBTIDOS ... 4 RELATÓRIO DE EXTENSÃO 2018/1 ... 5 IMAGENS E REPORTAGENS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS EM 2018/1 .. 10

(4)

APRESENTAÇÃO

A Faculdade tem como uma de suas características a relação com a sociedade, marcada por articulações com organizações de natureza pública e privada e pelo reconhecimento social do trabalho educacional que realiza.

No campo da extensão, logo nos seus primeiros anos atividades, protagonizou ações que buscaram viabilizar essas articulações por meio da difusão dos conhecimentos culturais, científicos e técnicos dentro das suas áreas de atuação visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e do País.

Traduzindo o compromisso social da Instituição e buscando um fazer acadêmico mais integrado à realidade social, a ação extensionista se materializou por meio de eventos, cursos, produtos, desenvolvidos por docentes, alunos e servidores técnico administrativos, abertos à comunidade e financiados com recursos próprios.

A faculdade foca no interesse de participação de docentes e discentes nas ações de extensão e comprometem o propósito de assegurar uma formação vinculada à realidade social através do envolvimento do conjunto dos docentes e dos estudantes em atividades junto às comunidades, aos serviços e as organizações sociais.

Entretanto, os debates proporcionados durante a construção do PDI 2015/2019, ofereceu a oportunidade para que todos os segmentos da Instituição repensasse a Política de Extensão para enfrentar os desafios referente à qualificação e expansão das suas atividades no âmbito da Instituição, buscando estimular a produção de conhecimentos, entendimentos e reflexões sobre os problemas sociais do contexto, com vistas à troca de saberes e conhecimentos, promovendo a interação entre o acadêmico e o popular, no sentido de estreitar as relações entre a Faculdade e a sociedade.

(5)

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS OBTIDOS

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E

RESULTADOS

(6)

RELATÓRIO DE EXTENSÃO 2018/1

No primeiro semestre de 2018 foram desenvolvidas as seguintes atividades de extensão:

 Amigo-Livro;  Incentivo à Cultura;  Trote Solidário;

 Visita Técnica - Terminal Portuário de Vila Velha;  Empreendedorismo e Inovação;

 CET Empresas;  CET Social;  CET Sustentável;

 Feira de Tecnologia e Gestão.

AMIGO-LIVRO

O amigo-livro é uma atividade na disciplina de Língua Portuguesa, o projeto é uma das atividades de fomento à leitura da matéria.

Para o amigo-livro é solicitado que cada aluno leve para sala de aula um livro literário que tivesse lido e gostado, para ofertar a um colega. A turma participa, o que ratifica a percepção de do comprometimento com as atividades leitoras.

A iniciativa do amigo-livro tem feito muita diferença formação dos alunos, uma vez que a leitura é atividade essencial para aquisição e construção de conhecimento. A leitura traz sabedoria, memória e nos faz pensar por nós mesmos.

TROTE SOLIDÁRIO

Alunos fazem entrega de doações do Trote Solidário

As doações arrecadadas no Trote Solidário foram entregues ao palestrante Zé Maria, e todo material será distribuído entre as instituições e famílias carentes que ele atende. A ação ocorreu no último dia 31, no hall de entrada do CET-FAESA com a presença de alunos e professores da Instituição.

(7)

O palestrante disse que fica muito feliz e honrado por essa mobilização dos alunos e também porque a Faculdade apoia uma ação tão nobre. "Desde 2012 as instituições e famílias que apoio são beneficiadas com essas arrecadações. E é muito nobre esse gesto, visto que não vejo outras instituições de ensino com essa ação que deveria ser copiada", explicou.

O professor e coordenador de Pesquisa e Extensão, Leonardo Rocha, destacou que o trote tem seu significado de manifestação negativa aplicado aos calouros das instituições de ensino. Mas no CET-FAESA, o "trote" é um Trote Solidário. "Ele se traduz em uma ação solidária de Responsabilidade Social que envolve professores, colaboradores e alunos calouros, com o propósito de doações de mantimentos para instituições de caridade e famílias com necessidade. Este projeto sensibiliza a todos envolvidos, evidenciando com o comportamento de cidadania e colaboração com o próximo", finalizou.

RH NO PÁTIO

Através do “RH no Pátio”, é concedido ao aluno o acompanhamento para o desenvolvimento de competências exigidas de um profissional de excelência, levando-o a uma formação acadêmica que o prepare para enfrentar as novas situações que lhe ocorrerem, tanto na vida pessoal como na vida profissional, bem como forme cidadãos e profissionais que tenham responsabilidade social e que sejam protagonistas das suas vidas, uma vez que a proposta é baseada na aprendizagem ativa.

Durante o evento, ocorrido no dia 09 de junho, os alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos desenvolveram todas as tarefas de atendimento, palestras, orientações e consultorias aos visitantes, sob a orientação dos professores. O evento contou com os seguintes espaços:

 MERCADO DE TRABALHO: este espaço foi destinado às orientações sobre como preparar um “currículo ideal”, como se comportar numa entrevista de emprego, dinâmica de grupo, planejamento de carreira e outros temas que poderão ajudar as pessoas numa possível necessidade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho, bem como poderão ajudar as pessoas a permanecerem empregáveis.

 SEGURANÇA DO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: neste espaço os visitantes tiveram orientações sobre a importância de se protegerem contra possíveis acidentes e doenças ocupacionais ou do trabalho. Poderão ter acesso aos principais equipamentos de proteção individual – EPI’s e outras maneiras para evitar danos. Além disso, o espaço trouxe um simulador de acidente de

(8)

trânsito, a fim de conscientizar os visitantes da importância do uso do cinto de segurança e do respeito aos limites de velocidade.

 EDUCAÇÃO CORPORATIVA: este espaço foi destinado à execução de treinamentos empresariais que ajudem a divulgação do conhecimento adquirido pelos alunos na sala de aula. Serão ministradas palestras e oficinas nos mais diversos temas.

 DIREITO DO TRABALHO E CÁLCULOS TRABALHISTAS: os visitantes receberam consultorias para esclarecer dúvidas sobre seus direitos trabalhistas dos mais diversos: férias, controle de frequência, contrato de trabalho, 13º salário, rescisão de contrato, horas extras e outros adicionais, pensão alimentícia etc.

 BOAS PRÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO: A inciativa de trabalhar com os pontos de atenção ao elaborar um currículo, tem sido relevante para o tema acadêmico e profissional. A elaboração de uma boa apresentação profissional, tem sido um tema de grande importância no setor de Recursos Humanos, além do mais, estamos vivenciando a alta competitividade por uma oportunidade de emprego.

O evento envolveu, aproximadamente, 160 alunos e 08 professores, além de 1200 visitantes, dentre eles alunos de outros cursos, egressos, autoridades e pessoas da sociedade em geral.

Além de todo o serviço prestado aos visitantes, o “RH no Pátio” é de extrema importância para a formação do estudante envolvido, uma vez que prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade, o estudante está contribuindo para a inclusão e integração social através da melhor preparação para o mercado de trabalho, a fim de reduzir o desemprego e, consequentemente, a desigualdade social.

CET EMPRESAS

O CET EMPRESAS foi um projeto idealizado em 2017/1 pelo professor Alex com o propósito de aproximar alunos à empresas parceiras (Dalla Bernadina e Magazine Luiza), na aplicação da teoria aprendida em sala de aula em experimentos e consultoria em alguns processos organizacionais como: modelo de negociação com o cliente, modais utilizados para o transporte de produtos e identidade visual, como também modelo de vendas no varejo.

Este experimento foi realizado junto aos colaboradores destas organizações e contudo proporcionou aos alunos de Logística e Gestão Comercial às práticas laborais em que puderam perceber a importância da aplicação dos estudos aprendidos nos processos da organização para obtenção de um melhor resultado.

(9)

CET SOCIAL

O CET SOCIAL é uma atividade de extensão da Faculdade de Tecnologia FAESA, desenvolvida com os alunos dos cursos superiores de tecnologia. Através deste projeto é possível contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com o ambiente social, diante de um processo permanente no qual possam desenvolver competências, tornando-se capazes de agir individual ou coletivamente na busca de soluções de problemas sociais. Através da educação podem-se reorientar os programas educacionais existentes no sentido de promover conhecimentos, habilidades, princípios, valores e atitudes relacionadas com a ação social.

Em 2018/1, a ação escolhida foi a realização de um Bazar para apoiar o Instituto Braille e a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ajudando-os a suprir suas necessidades. Foi realizada a ação de recolhimento de roupas e agasalhos para doações para o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo - ILBES, que contou com a participação e contribuição de todos os cursos e arrecadou um grande volume de donativos.

CET SUSTENTÁVEL

O projeto de Educação Ambiental PRO CET teve seu nome atualizado para “CET Sustentável”, mantendo como âncora os temas Sustentabilidade, Reciclagem e Economia Produtiva, desenvolvidos interdisciplinarmente.

A ação "Lixo eletrônico” cumpriu os seus objetivos de analisar com a comunidade a questão do impacto ambiental e dos agravos à saúde ocasionados pelo descarte inadequado do lixo eletrônico e efetuou a coleta desse lixo para posterior descarte, atendendo o que preconiza as normas sobre o assunto.

Neste período, a Faculdade também passou a adotar copos sustentáveis em substituição aos copos descartáveis.

FEIRA DE TECNOLOGIA E GESTÃO

Essa atividade envolveu diretamente 16 empresas parceiras além dos 960 alunos, aproximadamente, 10 professores e, indiretamente, toda comunidade e teve como finalidade a aproximação dos alunos à tecnologia de ponta, presente nas empresas.

Os alunos do 3º e 4º períodos dos cursos Superiores de Tecnologia do CET-FAESA em Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística colocaram em prática a teoria

(10)

ministrada em sala de aula e ainda compartilharam o conhecimento adquirido com os outros universitários da Faculdade e convidados, na Feira de Tecnologia e Gestão, no dia 08 de junho, orientados pelos coordenadores e docentes de cada curso.

Feira de Gestão e Tecnologia do CET-FAESA ofereceu serviços gratuitos de assessoria à comunidade. Os universitários de Recursos Humanos, por exemplo, as culturas regionais do Brasil, Segurança do Trabalho, Currículo Ideal, Bazar Beneficente - ILBES, Endomarketing e Comunicação Interna, Bazar Beneficente - APAE, Medicina do Trabalho.

(11)

IMAGENS E REPORTAGENS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

REALIZADAS EM 2018/1

AMIGO LIVRO

O professor Israel Scárdua utilizou o livro de poemas De lírio a lirismo, do poeta Marcos Bubach, como leitura dos alunos do Primeiro Período turma A no mês de abri de 2018. Essa adoção faz parte do projeto de fomento à leitura que tenho como prática desde que iniciei no Cet-Faesa em 2004. Entre as ações estão: 1) a adoção de um livro literário por mês: o primeiro da coleção Para Gostar de Ler, o segundo de um autor capixaba, o terceiro um clássico da literatura brasileira, o quarto à escolha de cada aluno ( para cada leitura o estudante produz uma resenha crítica); 2) parceria com o jornal A Tribuna : recebemos gratuitamente 8 exemplares do periódico do dia e disponibilizamos para leitura em espaços de circulação, principalmente biblioteca; 3) Amigo-livro: a modelo de amigo X os alunos trocam livros entre si; 4) Responsabilidade social com a leitura: os estudantes doam livros e revistas gibis para doação a bibliotecas comunitárias ou de escolas públicas.

No dia 03/05/2018 os alunos tiveram um bate-papo com o escritor capixaba do livro que leram em abril. Marcos Bubach é egresso do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Cet-Faesa; foi descoberto por mim como talento literário em uma de minhas aulas de Língua Portuguesa. Hoje já está em seu quinto título. É membro e Presidente da Academia Cariaciquense de Letras e desde 2013, quando lançou seu primeiro livro, Outros de mim, inclusive no Cet-Faesa, adoto seus livros e todo período ele vem à faculdade para um bate-papo com os alunos. Outra escritora que já veio foi Lorena Pessanha, quando adotei seu livro Olhares. Lorena é membro da Academia Espírito-santense Jovem de Letras.

Os estudantes nesse último bate-papo com Bubach fizeram perguntas a ele sobre o fazer poético, linguagem, estilo, dificuldades de edição e produção de livro, e sobre o panorama cultural do estado. Alguns leram poemas dele, fizeram comentários. Alguns adquiriram outros exemplares do autor, que autografou todos os exemplares.

Com isso, os estudantes produzirão resenhas sobre a obra de Bubach. A atividade é avaliativa.

INCENTIVO A CULTURA

Israel Scárdua abordou que os conteúdos da língua portuguesa é a comparação entre as linguagens verbal e não verbal, ou seja, a que está presente, muitas vezes, na imagem. " A leitura de uma obra de arte é essencial para a compreensão de mundo e autoconhecimento. A arte é uma linguagem universal, permite muitas possibilidades de

(12)

leitura, assim como a língua. Além disso, há a importância de o aluno ser inserido no cenário artístico e cultural capixaba", detalhou.

No Projeto os alunos também são incentivados a participar de eventos culturais, alguns que contaram com a participação dos alunos foram: À Vernissage, da exposição Vitória em Arte; as exposições Acordes, no Teatro Carlos Gomes; Harmônica , no Teatro do Sesi; a apresentação da ópera La Boheme, na qual teve a participação do professor Israel pintando um retrato de uma das personagens durante a execução da obra, no Teatro do Sesi; a exposição Mágica; e aos concertos do V Festival de ópera de música erudita do Espírito Santo.

O professor disse ainda que a Instituição de ensino tem que estar sempre atenta à formação plena, não limitando apenas as habilidades técnicas, e o contato com a arte possibilita a construção e formação do aluno tanto na vida pessoal como profissional.

(13)

VISITA TÉCNICA - TERMINAL PORTUÁRIO DE VILA VELHA – 06/2018

Alunos de Logística realizam visita técnica no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) Estar alinhado com as práticas de mercado é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. E os universitários da Faculdade de Tecnologia FAESA - CET-FAESA realizam esse processo, por exemplo, nas visitas técnicas realizadas e coordenadas pelos professores da Instituição.

No dia 30 de junho, os alunos do curso de Logística estiveram no terminal Portuário de Vila Velha - TVV, do Grupo Log-In. O local é responsável por quase todos os contêineres importados e exportados pelo Estado. A visita foi uma iniciativa do professor Rafael D'Andrea e faz parte do plano de ensino da disciplina de Tópicos Especiais em Logística. O coordenador de Planejamento Operacional da empresa, Robinson Ferraz, recebeu os alunos e apresentou o funcionamento das atividades portuárias de um terminal especializado em contêineres.

(14)

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Aluno de Gestão Comercial conquista 2° lugar no Prêmio Inovação

Aluno do Curso de Gestão Comercial, Luiz Augusto de Melo, é premiado no Desafio Inovação, realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo e pela Insight incubadora. Ele foi um dos seis selecionados e ficou no segundo lugar na premiação com um projeto pioneiro no país de purificação de ambiente.

"O produto é um equipamento portátil e elétrico. Ele funciona da seguinte maneira: pega o oxigênio do ambiente, transforma em ozônio e essa substância oxida qualquer micro-organismo, vírus, ácaro, bactérias, cheiro de cigarro, cheiro de comida, por exemplo, desaparecem", explicou.

Finalizado o projeto, ele viu como uma oportunidade a nova edição do Desafio. Guto acredita que os conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Comercial foram primordiais para que ele se sentisse preparado para submeter seu projeto e ter conquistado o 2° lugar no Prêmio. "Antes de entrar na Faculdade eu era apenas um vendedor, agora uso todos os meus conhecimentos adquiridos como gestão de relacionamento com cliente, marketing e e-commerce", destacou.

PRÊMIO INOVAÇÃO

Com o projeto selecionado, Luiz Augusto teve a oportunidade de assistir palestras, participar de treinamentos e análises Swot que ajudaram na preparação para a apresentação do projeto à uma banca avaliadora no último dia 6, na escola Vasco Coutinho, em Vila Velha. O resultado foi revelado no mesmo dia, e Guto se mostra muito entusiasmado com o desenvolver do projeto. "A premiação me rendeu pontuação para participar de outros editais, mentoria do Sebrae para estruturação do negócio e ainda um convite do Findes para participar de um evento para apresentação do projeto. O objetivo agora é desenvolver o projeto profundamente e conseguir um investidor", Finalizou.

(15)
(16)

CET EMPRESA

Alunos do curso de Gestão Financeira criam microempresa

Os universitários do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira realizaram uma união financeira, durante o período de três meses, em prol de um objetivo inicial de construir uma microempresa, a Brigadeirex. Com a coordenação do professor Alex Sandro Silva, foram desenvolvidas algumas ações para gerar capital à empresa, além do planejamento estratégico para alcançar as metas. A atividade faz parte do plano de ensino da disciplina de Mercado Financeiro e de Capitais.

O professor explicou que o trabalho teve início com a união de cotas de R$ 1,00 (um real) de cada aluno, totalizando R$ 36,00 (trinta e seis reais). Em seguida, eles realizaram uma pesquisa de mercado dos produtos para produzir os brigadeiros, levantaram dados de demanda e matéria prima e avaliaram o retorno financeiro para a empresa. "O objetivo do trabalho é realizar o planejamento de um novo negócio com foco no empreendedorismo. Após o start para funcionamento da empresa, os alunos planejam vender 92 cotas (ações) para clientes externos. A meta é a criação e valorização da empresa para que a distribuição de ações seja atrativa para os investidores. Isso são os alunos praticando com o conhecimento adquirido em sala", explicou.

Após esse primeiro resultado, foi realizada uma análise do valor arrecadado para avaliar o investimento da segunda produção. A partir disso, iniciou-se o planejamento de abertura do capital para investidores externos, tudo controlado pela equipe financeira definida pela turma. "A primeira receita de vendas gerada pelo investimento inicial de R$ 36 (trinta e seis reais), com apenas dois dias de vendas dos brigadeiros, gerou um faturamento de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais), sendo o lucro gerado de R$ 92,00 (noventa e dois reais)", detalhou Alex.

O professor frisou que essa experiência proporcionou ao aluno entender na prática "a importância da organização de uma empresa e a preocupação em gerar lucro para retornar o dinheiro investido para cada investidor, com foco em rendimentos melhores e superiores aos resultados de aplicações como a poupança". Complementou dizendo ainda que os próximos passos do projeto é realizar com os alunos treinamentos para a comunidade, com o objetivo de prestar uma consultoria de como empreender com baixo capital e gerar resultados.

(17)
(18)
(19)

Palestra promovida pela Sistermi Movimentação e Içamento de cargas para os alunos de

Logística e Gestão Comercial

(20)

FEIRA DE TECNOLOGIA E GESTÃO

Feira de Tecnologia e Gestão conta com presença de grandes empresas

Os alunos dos 4º períodos da Faculdade de Tecnologia FAESA - CET-FAESA realizaram a Feira de Tecnologia e Gestão e trouxeram grandes empresas para o evento, além de colocar em prática os ensinos aprendidos em sala de aula. O evento ocorreu no dia 07 de junho, no pátio da Instituição e contou com a presença do público externo e também de empresários.

O professor e coordenador de Pesquisa e Extensão, Leonardo Rocha, explicou que o evento faz parte do calendário acadêmico da Instituição como atividade interdisciplinar na disciplina Projeto Integrador, que articula os saberes das disciplinas do curso e o contexto social, que contribuem com o saber e atuação específica da realidade do mercado de trabalho.

Rocha destacou ainda que "através de um trabalho coletivo, os alunos preparam um projeto para viabilizar a exposição do conteúdo, que é monitorado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão".

Os alunos expositores tiveram muitas oportunidades de aplicar seus conhecimentos, pois durante todo o evento os estandes ficaram movimentados, em alguns deles haviam filas de espera para entrada.

O evento proporcionou ainda aos participantes uma gama de conhecimentos expostos, além da possibilidade de experimentar serviços. Exemplo disso, foi o estande do novo Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética a ser lançado pela Instituição. A coordenadora do curso, Kelly Fabiane Santos Ricardo, explicou que no local os visitantes tinham a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como o profissional formado na área atua. "Realizamos hidratação com luz de led, maquiagem, exposição e venda de maquiagem, tudo sob a orientação de profissionais especializados na área", explicou. Para quem estava querendo orientações financeiras a respeito de melhores investimentos, havia um grupo do Curso de Gestão Financeira que estava assessorando, simulando e informando sobre Ações, Tesouro Direto e Renda Fixa. Havia também um espaço com uma tenda de tecido com o tema Alice no País das Maravilhas para ambientar o espaço da empresa Nuvem Sublimação em tecidos. Um dos integrantes do grupo desse espaço, o aluno André Ramos, disse que através dessa empresa foi possível aprofundar no conteúdo de marketing a partir do momento em que conhecemos as técnicas que ela utiliza para se "vender" no mercado.

A auto estima e automotivação também foram abordadas pelos alunos do Curso de Recursos Humanos, através de uma palestra com a presença de uma psicóloga. O tema acessibilidade e inclusão social sempre faz parte da programação, como, por exemplo, em uma sala onde os alunos simularam as dificuldades de locomoção de um cadeirante em determinadas situações. A saúde ocupacional; Maneiras de evitar stress no trabalho; e saúde mental são alguns dos exemplos de estandes do evento com foco na saúde.

A interação com o público era intensa durante o evento, incluindo sorteios de diversos brindes disponibilizados pelos alunos e pelas empresas parceiras.

(21)

ESTANDES PARTICIPANTES DA FEIRA: 01 - Mobilidade no mercado PET 02 - Produtos Agro

03 - Sistema Gestão de Transporte - V1

04 - 100 anos da Estiva - Maquete movimentação de cargas

05 - Saúde no Trabalho 06 - Nuvem Sublimação 07 - Investimento

08 - CET-FAESA Estética e Cosmético 09 - Pimpolho

10 - TERCA

11 - Segurança e Otimização Financeira BRINKS 12 - Ótica Alternativa

13 - Willifit

14 - Transuiça - área de transporte 15 - Processo de Coleta de Lixo - CTRVV 16 - Networking - Gestão de carreira

17 - RSAT - Rastreamentovia satélite 18 - Importância do 2º Idioma

19 - Elaboração de Currículo 20 - Gestão de RH

21 - PCD - Recrutamento e Seleção 22 - Autoestima Feminina

23 - Tupperware (marketing multinível)

24 - Importância da Gestão Financeira - Dacasa 25 - Empreendedorismo e Inovação - Barbearia da Ilha

26 - Consultoria de Recrutamento

27 - Janine Serviço de transporte executivo 28 - Mercado de Ações

29 - COBATA

30 - Modelo de Gestão de Pessoa - Autoglass 31 - Depressão e Impactos nas Organizações 32 - Saúde no Trabalho: Procedimento 33 - Vixfly Drones

(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

É uma crítica ao que Lênio Streck denomina como cul- tura jurídica manualesca, em que o Direito é pensado a partir do estudo de precedentes firmados nas cortes superiores

Foram produzidos lotes de comprimidos contendo 100 mg de metronidazol, com e sem adição de ferrita na formulação, para estudar os fatores de correlação entre

Este trabalho apresenta um relato de experiência da parceria educacional entre a IBM Brasil por meio do programa IBM Academic Initiave 1 e a CETEC-GFAC 2 do Centro Paula

Foi sempre muito tranqüilo, até porque como eu sempre trabalhei muito com isso, eu sempre treinei o pessoal para o Ironman, vai fazer 5 anos que eu estou treinando o pessoal para

Um interior do aparelho sujo deve ser limpo por um especialista em refrigeração e sistemas de ar condicionado ou pela TROTEC ®.. O seu aparelho não funciona perfeitamente após

A normatização da pesca amadora no Brasil e no estado de Goiás garante que seja abatido o maior exemplar capturado, com a cota de dez quilos (ou cinco quilos, no

Ou seja, o questionamento sobre a relação entre esses âmbitos, a sala de aula, o contexto interativo discursivo e o saber docente, foi: Que saberes docentes são

Ciência orientada a grande volume de dados (Data-intensive Science: Unifica teoria,.. experimentação