• Nenhum resultado encontrado

Circular nº 23/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 23/2017 de 24/11/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Circular nº 23/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 23/2017 de 24/11/2017"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

Circular nº 23/2017 – Diretoria de Ensino Região de Piraju

Er

ACONTECEU NA DIRETORIA... 02

NOSSAS ESCOLAS... 03

NPE (Núcleo Pedagógico) ... 07

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar ... 12

SUMÁRIO

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Dirigente Regional de Ensino

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

Nº 23/2017

CIRCULAR

(2)

ENCONTRO MENSAL DE FUNCIONÁRIOS

A equipe da Diretoria de Ensino-Região de Piraju reuniu-se, dia 23/11/20017, para o encontro mensal com todos os funcionários.

O Tema e Título desta 8ª Reunião foi “Racismo: da Inconsciência Branca à Consciência Negra”, tendo como palestrante o Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico em História, Alexandre Mazetto Vieira.

Em alusão ao dia 20 de novembro – comemoração da “Consciência Negra” – os objetivos da palestra foram: Identificar, conhecer e reconhecer as especificidades da cultura Afro-Brasileira, bem como as diferenças nas vivências humanas. Também abriu espaço para discussões quanto às violações aos direitos da população negra e ao enfrentamento do racismo.

Ao final, todos registraram o momento vestindo trajes nas cores azul ou rosa. O ato foi um sinal de solidariedade pelas campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata.

(3)

1) NOSSAS ESCOLAS SE DESTACAM NA OBMEP-2017

A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Todas as escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Piraju participaram da 1ª fase da OBMEP realizada em junho deste ano.

Os resultados da prova da 2ª fase deste estão disponibilizados na página www.obmep.org.br. Acesse para visualizar os da sua escola.

A Equipe Diretoria de Ensino Região de Piraju parabeniza as equipes escolares e os alunos que se destacaram nas provas da OBMEP:

Medalhas (ouro, prata e bronze):

E.E. Ataliba Leonel E.E. Cel. Nhonhô Braga E.E. Cel. Marcos Ribeiro E.E. João Gobbo Sobrinho E.E. Pe. Bento de Queiroz

(4)

Menções Honrosas

E.E. Ataliba Leonel

E.E. Calvino Ferraz Barbosa E.E. Cel. Nhonhô Braga E.E. Cel. Marcos Ribeiro E.E. Dr. Edgardo Cardoso

E.E. Dr. Joaquim G. Moreira Porto E.E. João Gobbo Sobrinho

E.E. Maria Gonçalves da Motta E.E. Mônica Bernabé Garrote E.E. Monsenhor José Trombi E.E. Pe. Bento de Queiroz

Professores premiados:

E.E. Cel. Nhonhô Braga E.E. Cel. Marcos Ribeiro

Escola premiada:

(5)
(6)

5º FESTIVAL DE DANÇA DA EE "PE BENTO DE QUEIROZ"

Na noite do dia 22 de novembro, ocorreu na EE "Pe Bento de Queiroz", o V Festival de Dança com apresentações de diversos grupos; contou com a presença de pais e autoridades e foi organizado pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio, sob supervisão dos professores : Priscila (Arte) e Claudinei ( Educação Física)

(7)

1) VOTAÇÃO DO CONCURSO - IGUALDADE DE GÊNERO

É com grande alegria que convidamos todos a votarem no vídeo do aluno Theo Barbosa dos Santos, da escola Cel. Marcos Ribeiro, que disputou com 253 trabalhos, ficando entre os dez finalistas do Estado. O prêmio do concurso será uma gravação pelo estúdio Midas Music. A música é intitulada "Juntos na militância". Esperamos ansiosamente sua contribuição! Vejam abaixo a foto do aluno da nossa escola Cel. Marcos Ribeiro, que está concorrendo. Acessem a plataforma e votem no trabalho dele. Vamos prestigiar o que é nosso.

CLIQUE AQUI para votar

(8)

2) DESAFIO MATEMÁTICO ELABORADO PELOS ALUNOS

DA EE. MARCOS RIBEIRO É DESTAQUE NA FASE

ESTADUAL

A ação “Desafios Matemáticos- 2017”, que teve como objetivo estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, envolveu toda a Rede Estadual de Ensino. Após a Fase Diretoria de Ensino, a comissão avaliadora de cada DE selecionou dois desafios para a Fase Estadual. A Equipe Curricular de Matemática da CGEB recebeu todos esses arquivos e selecionou “15 Desafios Matemáticos Finalistas”, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos no regulamento da ação. Dentre esses, o Desafio “Hexágonos em um triângulo” da Equipe Belmetria, EE. Cel Marcos Ribeiro, ganhou destaque, sendo então um dos Finalistas da Fase Estadual.

A Equipe da Diretoria de Ensino Região de Piraju, em especial as PCNP de Matemática, parabeniza os alunos e a equipe escolar pela conquista.

E.E. Cel Marcos Ribeiro - Equipe Belmetria

Na foto:

Professora: Maria Isabel Calabresi Faustino

Professora Coordenadora: Viviane C. C. Baqueta Massaruti Alunos da equipe Belmetria

Diogo Henrique de Almeida Julia Aricia Pazianoto Rodrigues Maria Eduarda Alvarenga de Godoy

Miguel Virgílio de Araújo Pedro Augusto Nunes

(9)

3) ARQUIVOS DO ACOLHIMENTO 2018

"No intuito de continuar apoiando as ações preparatórias para o Acolhimento 2018, relembro que os arquivos utilizados na formação realizada na E.E. Cel. Nhonhô Braga estão disponíveis no site da Diretoria de Ensino cujo caminho para acessá-los é Estrutura - NPE - PCNP Samira R. Dealis Gabriel - Mais informações.

CLIQUE AQUI para acessar

Samira R. Dealis PCNP de Matemática/Ensino Integral DER Piraju

4) CURSOS DE INGLÊS PARA OS PROFESSORES

Foram publicadas no Diário Oficial do dia 17 de novembro, executivo – caderno 1, página 110, oportunidades de cursos de Inglês para os professores. Seguem algumas informações.

110 – São Paulo, 127 (214) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 17 de novembro de 2017 EDUCAÇÃO, pág. 110.

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO - PAULO RENATO COSTA SOUZA.

Portaria do Coordenador, de 16-11-2017.

Comunicado: A SEE através da EFAP, em função da parceria com a Associação Cultura Inglesa São Paulo, comunica a abertura de novas turmas do Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa para a capital e para o interior do Estado de São Paulo, para os seguintes cursos:

(10)

1. Língua Inglesa realizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo.

2. Extensão universitária online para professores da Rede Pública, realizado pela Faculdade Cultura Inglesa.

3. Curso de Pós-Graduação Lato-sensu, Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública”, realizado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Somente com entrada no 1º. semestre do ano).

Regras gerais: Não poderão participar do programa os professores que já fazem ou farão outro curso da Cultura Inglesa SP ou de outra instituição.

Pré-requisitos:

a. Todos os candidatos devem ser professores portadores de licenciatura em Língua Inglesa, (permitida a dupla licenciatura Inglês-Português) efetivos ou temporários, que estejam obrigatoriamente ministrando aulas de inglês na Rede Pública Estadual, ou professores efetivos em Língua Inglesa designados para funções relacionadas à formação continuada.

b. Os candidatos devem ser professores efetivos em Língua Inglesa permitindo-se também a candidatura de professores efetivos de Língua Portuguesa desde que tenham licenciatura dupla e estejam ministrando aulas de língua inglesa na Rede Pública Estadual, ETECs e FATECs.

c. Os candidatos podem ser OFA em Língua Inglesa com aulas atribuídas prioritariamente nos CELs.

d. Além dos requisitos acima, para o curso de Extensão Universitária Online para Professores da Rede Pública o candidato deve ter concluído o módulo 9 de Língua Inglesa na Cultura Inglesa ou obter uma classificação superior ao módulo 9 no teste de Língua Inglesa ou ainda ter o TOEIC com pontuação acima de 700 pontos.

Para maiores detalhes, acesse o Diário Oficial do dia 17 de novembro, executivo – caderno 1, página 110.

CLIQUE AQUI para acessar

Camilla Carla Salesi de Oliveira PCNP – LEM (14) 3351-2013

(11)

5) CURSO DE NEUROCIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE

PROFESSORES E ALUNOS + IV OLIMPÍADA DE

NEUROCIÊNCIAS DE SP

Com objetivo de motivar jovens a aprenderem mais sobre a neurociência, será promovido o Curso de Formação em Neurociências para professores e alunos (de 14 a 19 anos), nos dias 26 e 27 de janeiro de 2018, em São Paulo (SP). Essa formação é uma etapa preparatória para a IV Olimpíada de Neurociências de São Paulo (“Brain Bee SP”), que será realizada no dia 17 de março de 2018, também em São Paulo (SP).

Para maiores Informações e inscrições (até dia 08/12/2017) CLIQUE AQUI

Informamos que os eventos são gratuitos, que a participação é por adesão dos professores e dos alunos interessados e que as despesas com deslocamento são de responsabilidade dos participantes.

Em caso de dúvida sobre os eventos, entrar em contato com Prof. Dr. Guilherme Brockington (Unifesp) ensinodefisica@gmail.com / brainbee@einstein.br ou Dr. Sérgio Gomes da Silva (Hospital Albert Einstein) sergio.gomes@einstein.br.

Em caso de dúvidas ou maiores informações: Douglas Shigueki - PCNP Física/Química-(14) 3352-6020 Maria Cecília - PCNP Biologia/Ciências-(14) 3352-6032

(12)

1) MATRÍCULA ANTECIPADA 2018 – CHAMADA

ESCOLAR

(13)

Circular produzida pela Diretoria de Ensino Região de Piraju

Edição nº 23

24 de novembro de 2017

Dirigente Regional de Ensino: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

www.depiraju.educacao.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Como consequência dessa dificuldade, surge então o Data Mining (DM), conhecido também como Mineração de Dados. Explorar bases de dados acerca de acidentes viários

O ODS-L10 tem capacidade para até duas unidades de arquivo de disco óptico, como a ODS-D55U, no máximo dez cartuchos e um mecanismo robótico integrado em uma estrutura de montagem

O bibliotecário receberá a tarefa de preencher a documentação dada solicitada pelo MEC sem prévio conhecimento sobre a tramitação dos processos, tendo como

§ 6°A renovação do empréstimo domiciliar pode ser feita no banco de dados SEI pelo próprio usuário, desde que não haja reserva anterior para o item e obedecendo ao limite máximo

Este artigo fez, a partir da reanálise crítica da AIR da Emenda 05 ao RBAC nº 139, com vistas a melhoria no processo regulatório da Anac, a proposta de uma versão aprimorada

3) Eventuais pendências e alterações no Quadro Resumo, favor entrar em contato com a Equipe de Supervisão.. Candidatos à contratação não poderão alterar a

As Reuniões de Trabalho são destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e

A Diretoria de Ensino de Piraju terá enorme prazer em publicar e compartilhar os acontecimentos de nossas escolas, porém solicitamos que as matérias para publicação na Circular