• Nenhum resultado encontrado

A. E. O. S. Chi Kung Os meninos do Pré-Escolar do Faralhão experimentaram uma sessão de Chi Kung.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A. E. O. S. Chi Kung Os meninos do Pré-Escolar do Faralhão experimentaram uma sessão de Chi Kung."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

D iv ul g a ção das A ti vidades

A . E . O . S .

Newsletter

14 a 18 de dezembro de 2015

nº14

Depar tamento do Pré -Escolar

Os dinossauros

No Pré-Escolar do Faralhão, as atividades desenvolvidas ao longo deste período, no âmbito do proje-to "Os dinossauros", terminaram com uma exposição dos trabalhos realizados, no espaço polivalente. Gostámos de apresentar os nossos trabalhos e de partilhar o que aprendemos sobre os dinossau-ros.

Chi Kung

Os meninos do Pré-Escolar do Faralhão experimentaram uma sessão de Chi Kung.

(2)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Departamento de Línguas

Como criar uma empresa?

No dia 3 de dezembro de 2015, decorreu no auditó-rio da escola, no âmbito do projeto On the Road to

Entrepreneurship, Erasmus+, um sessão sobre

empreendedorismo dinamizada pelos professores João Santos e Isabel Mendes.

O objetivo desta atividade foi informar os alunos do projeto Erasmus+ assim como os alunos dos cursos profissionais (Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, Artes de Espetáculo e Técnico de Organização de Eventos) sobre o modo como surgiu e como se foi desenvolvendo a empresa de cada um dos empreendedores convidados.

Foi referido que, por vezes, quando existe uma ideia para criar algo, essa ideia deve ser aplicada progressivamente, testando-a e só devemos avançar, quando esta mostrar resultados positivos. Nesta sessão, foi ainda transmitido que, com uma simples ideia, se podem gerar bons negócios e boas fontes de rendimento, bastando para isso serem inovadores na área em que pretendem vender os seus produtos. Temas como a força de vontade e a humildade foram igualmente abordados, assim como foi relembrado o exemplo de Steve Jobs, fundador da Apple.

As palavras dos professores motivaram os alunos presentes, uma vez que, no final da sessão, mui-tos foram os alunos que transmitiram que, um dia, também eles gostariam de lutar por um lugar no mundo e serem jovens empreendedores.

Rui Santos e Tiago Heleno Equipa Erasmus+

Departamento de Expressões

Sant’Iago Olodum

O grupo de percussão da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, de seu nome Sant’Iago Olodum, saiu mais uma vez para a rua no passado dia 5 de dezembro.

Foi a baixa Setubalense que os recebeu e onde os ritmos contagiantes dos seus instrumentos não dei-xaram ninguém indiferente à sua passagem.

(3)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Departamento de Expressões

Durante os meses de setembro e outubro, a Turma A, do 12º ano, Curso de Técnico de Organização de Eventos, procedeu à criação do logotipo do projeto On the road to Entrepreneurship, Erasmus+, nas aulas de Criatividade e Metodologia, sob orientação da Professora Francisca Sousa. O trabalho final contou ainda com a preciosa colaboração do Professor e Ilustrador Hélder Oliveira.

Nesta parceria estratégica, fazem parte 6 países (Portugal, Itália, Chipre, Polónia, Hungria e Bélgica) que também foram a concurso com duas propostas de logotipos.

Depois da votação feita por estes países, durante a primeira mobili-dade na Polónia (de 8 a 15 de novembro), este foi o logotipo eleito, elaborado pela nossa escola (turma 12ºA).

Passará a representar o “Erasmus+” em toda a Europa, constando em todos os documentos oficiais.

No âmbito do projeto "Prevenir para não Remediar", dinamizado pelas técnicas do GAAF, duas alu-nas da Escola Básica e Secundária Ordem de Santiago, acompanhadas pela assistente social Inês Nicolau, dinamizaram pequenas sessões de leitura junto de três turmas da EB1 Fonte do Lavra (turmas 30, 31 e 39). Esta iniciativa, planeada e organizada pelas alunas, teve como propósito pre-miá-las pelos bons resultados, quer ao nível da sua assiduidade, quer ao nível dos resultados escola-res, ambos com uma evolução francamente positiva relativamente ao ano letivo transato.

Parabéns Daniela (5º C) e Luana (5º D)!!!

(4)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Projetos de Escola

No dia Internacional dos Direitos Humanos os alunos da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Ia-go foram ao tribunal ver, sentir e fazer justiça!

No âmbito do projeto ADN (Agir De Novo), projeto de competição ancorada nos princípios da coope-ração intra-turma, identidade de grupo e motivação, a Mediadora Socioeducativa Nair Pereira desen-volveu com os 27 alunos da turma do 7º F o projeto “Justiça para Tod@s”. Esta “viagem” pelo siste-ma judicial permitiu aos alunos vivenciarem os vários protagonistas – advogados, juízes, procurado-res, polícias, infrator, vítima e testemunhas – envolvidos num processo-crime. O trabalho desenvolvi-do nestes 2 meses culminou com uma simulação desenvolvi-do julgamento de um caso de roubo, no dia 10 de dezembro, no Palácio da Justiça de Setúbal. O sucesso deste projeto deve-se muito à entrega total dos alunos e à disponibilidade do professor Leonel Silva.

Tendo em conta que a Lei e a Justiça estarão presentes ao longo da vida de qualquer cidadão, almeja-se que esta experiência permita a estes alunos a preparação para o desafio de ser cidadãos(ãs) conscien-tes do papel da Justiça e do Direito.

Estão todos de PARABÉNS!!!

Suse Andrade (nº 25 - 7ºF)

(5)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Técnicos Organizadores de Eventos Visita de Estudo dia 7 de dezembro

A visita de estudo inscrita no Plano Anual de Atividades, que pertence ao departamento de Ciências Sociais e Huma-nas, decorreu como prevista, no dia 7 de dezembro, com todas as turmas do Curso de Técnicos de Organização de Eventos (10ºA, 11ºA e 12ºA), sob a orientação da professora Sara Pedro (Grupo 430), e acompanhada pelos professores Francisca Sousa (Grupo 600), Diogo Gar-rett (Grupo 430) e Luís Gomes (Grupo 410). A visita constou na ida ao parque Buddha Eden Garden e a Óbidos-Vila Natal.

Toda a viagem foi repleta de informação de forma a maximizar o conhecimento dos alunos. Passa-ram pela ponte Vasco da Gama e foi-lhes explicada a sua construção, a sua importância no contexto socioeconómico do país, falou-se dos flamingos, da inclinação dos candeeiros e muito mais… passa-ram pelos moinhos eólicos, e pela Serra de Montejunto, sobre a Fábrica de Gelo (que servia o gelo ao Rei em Lisboa). Fizeram uma paragem na área de serviço de Torres Vedras e depois lá foram entran-do pela zona entran-do Oeste onde se falou da Pera Rocha, da grande zona agrícola que fornece a zona de Lisboa. Logo a seguir (com muito conhecimento sobre o percurso), chegaram à Quinta dos Lorídos, no Carvalhal, onde se situa o jardim Buddha Eden Garden, com cerca de 35 hectares. Assim, este impressionante jardim oriental é o maior da Europa e nasce na sequência da destruição dos Budas Gigantes de Bamiyan pelo Governo Talibã, no centro do Afeganistão. Este espaço foi erguido, pres-tando assim homenagem a estas obras-primas, referências espirituais e culturais da humanidade. Hoje, este jardim vai naturalmente crescendo e as obras de arte impressionaram os professores bem como os alunos.

O objetivo da visita a este espaço foi o de despertar sentimentos e emoções que tornem os nossos alunos mais abertos e sensíveis a outras realidades e que este espaço tão singular possa contribuir para a pluralidade de cada um.

Depois de almoço, seguiram em direção a Óbidos – Vila Natal. Aqui, todos os alunos do Curso de Técnicos de Organização de Eventos puderam ver o encanto do grande evento Óbidos Vila Natal, cujo tema era “Viver o espírito da época sob o olhar das artes circenses”. Óbidos estava repleta de luzes e enfeites, brilhos e

outras quimeras que fizeram recordar que é tempo de alegria e de lembrar velhos sonhos de infân-cia, onde as artes circenses foram chamariz para bons momentos.

As diversões permitiram instantes de muita adrenalina: foi possível patinar na Pista de Gelo, escor-regar na Rampa de Gelo, aprender malabarismo e equilibrismo, entre outras diversões… como a visi-ta à Caravana do Pai Navisi-tal.

O objetivo deste grande evento proporcionou aos nossos alunos ver/sentir a realidade subjacente à realização de um grande evento.

De regresso à escola, depois de um dia em cheio, ainda houve tempo para muita animação no auto-carro. Os alunos do Curso de Técnicos de Organização de Eventos e os seus professores desejam a todos um FELIZ NATAL!

(6)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago A.E.O.S. Newsletter nº14

Departamento do 1º Ciclo

(7)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Mais uma vez, vemos uma inovação nos processos educacionais de Belo Horizonte: se as avaliações sistêmicas, como a Prova Brasil anteriormente apresentada, bem como as avaliações

Em suma, ainda que seja uma forma de trabalho vista como degradante pela sociedade, os “ catadores de materiais recicláveis ” fazem do lixo uma forma de obter renda para o

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

O Classicismo consistia, antes de tudo, numa concepção de arte baseada na imitação dos clássicos gregos e latinos, considerados modelos de suma perfeição

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on