A. E. O. S. Chi Kung Os meninos do Pré-Escolar do Faralhão experimentaram uma sessão de Chi Kung.

Loading.... (view fulltext now)

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

D iv ul g a ção das A ti vidades

A . E . O . S .

Newsletter

14 a 18 de dezembro de 2015

nº14

Depar tamento do Pré -Escolar

Os dinossauros

No Pré-Escolar do Faralhão, as atividades desenvolvidas ao longo deste período, no âmbito do proje-to "Os dinossauros", terminaram com uma exposição dos trabalhos realizados, no espaço polivalente. Gostámos de apresentar os nossos trabalhos e de partilhar o que aprendemos sobre os dinossau-ros.

Chi Kung

Os meninos do Pré-Escolar do Faralhão experimentaram uma sessão de Chi Kung.

(2)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Departamento de Línguas

Como criar uma empresa?

No dia 3 de dezembro de 2015, decorreu no auditó-rio da escola, no âmbito do projeto On the Road to

Entrepreneurship, Erasmus+, um sessão sobre

empreendedorismo dinamizada pelos professores João Santos e Isabel Mendes.

O objetivo desta atividade foi informar os alunos do projeto Erasmus+ assim como os alunos dos cursos profissionais (Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, Artes de Espetáculo e Técnico de Organização de Eventos) sobre o modo como surgiu e como se foi desenvolvendo a empresa de cada um dos empreendedores convidados.

Foi referido que, por vezes, quando existe uma ideia para criar algo, essa ideia deve ser aplicada progressivamente, testando-a e só devemos avançar, quando esta mostrar resultados positivos. Nesta sessão, foi ainda transmitido que, com uma simples ideia, se podem gerar bons negócios e boas fontes de rendimento, bastando para isso serem inovadores na área em que pretendem vender os seus produtos. Temas como a força de vontade e a humildade foram igualmente abordados, assim como foi relembrado o exemplo de Steve Jobs, fundador da Apple.

As palavras dos professores motivaram os alunos presentes, uma vez que, no final da sessão, mui-tos foram os alunos que transmitiram que, um dia, também eles gostariam de lutar por um lugar no mundo e serem jovens empreendedores.

Rui Santos e Tiago Heleno Equipa Erasmus+

Departamento de Expressões

Sant’Iago Olodum

O grupo de percussão da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, de seu nome Sant’Iago Olodum, saiu mais uma vez para a rua no passado dia 5 de dezembro.

Foi a baixa Setubalense que os recebeu e onde os ritmos contagiantes dos seus instrumentos não dei-xaram ninguém indiferente à sua passagem.

(3)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Departamento de Expressões

Durante os meses de setembro e outubro, a Turma A, do 12º ano, Curso de Técnico de Organização de Eventos, procedeu à criação do logotipo do projeto On the road to Entrepreneurship, Erasmus+, nas aulas de Criatividade e Metodologia, sob orientação da Professora Francisca Sousa. O trabalho final contou ainda com a preciosa colaboração do Professor e Ilustrador Hélder Oliveira.

Nesta parceria estratégica, fazem parte 6 países (Portugal, Itália, Chipre, Polónia, Hungria e Bélgica) que também foram a concurso com duas propostas de logotipos.

Depois da votação feita por estes países, durante a primeira mobili-dade na Polónia (de 8 a 15 de novembro), este foi o logotipo eleito, elaborado pela nossa escola (turma 12ºA).

Passará a representar o “Erasmus+” em toda a Europa, constando em todos os documentos oficiais.

No âmbito do projeto "Prevenir para não Remediar", dinamizado pelas técnicas do GAAF, duas alu-nas da Escola Básica e Secundária Ordem de Santiago, acompanhadas pela assistente social Inês Nicolau, dinamizaram pequenas sessões de leitura junto de três turmas da EB1 Fonte do Lavra (turmas 30, 31 e 39). Esta iniciativa, planeada e organizada pelas alunas, teve como propósito pre-miá-las pelos bons resultados, quer ao nível da sua assiduidade, quer ao nível dos resultados escola-res, ambos com uma evolução francamente positiva relativamente ao ano letivo transato.

Parabéns Daniela (5º C) e Luana (5º D)!!!

(4)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Projetos de Escola

No dia Internacional dos Direitos Humanos os alunos da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Ia-go foram ao tribunal ver, sentir e fazer justiça!

No âmbito do projeto ADN (Agir De Novo), projeto de competição ancorada nos princípios da coope-ração intra-turma, identidade de grupo e motivação, a Mediadora Socioeducativa Nair Pereira desen-volveu com os 27 alunos da turma do 7º F o projeto “Justiça para Tod@s”. Esta “viagem” pelo siste-ma judicial permitiu aos alunos vivenciarem os vários protagonistas – advogados, juízes, procurado-res, polícias, infrator, vítima e testemunhas – envolvidos num processo-crime. O trabalho desenvolvi-do nestes 2 meses culminou com uma simulação desenvolvi-do julgamento de um caso de roubo, no dia 10 de dezembro, no Palácio da Justiça de Setúbal. O sucesso deste projeto deve-se muito à entrega total dos alunos e à disponibilidade do professor Leonel Silva.

Tendo em conta que a Lei e a Justiça estarão presentes ao longo da vida de qualquer cidadão, almeja-se que esta experiência permita a estes alunos a preparação para o desafio de ser cidadãos(ãs) conscien-tes do papel da Justiça e do Direito.

Estão todos de PARABÉNS!!!

Suse Andrade (nº 25 - 7ºF)

(5)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Técnicos Organizadores de Eventos Visita de Estudo dia 7 de dezembro

A visita de estudo inscrita no Plano Anual de Atividades, que pertence ao departamento de Ciências Sociais e Huma-nas, decorreu como prevista, no dia 7 de dezembro, com todas as turmas do Curso de Técnicos de Organização de Eventos (10ºA, 11ºA e 12ºA), sob a orientação da professora Sara Pedro (Grupo 430), e acompanhada pelos professores Francisca Sousa (Grupo 600), Diogo Gar-rett (Grupo 430) e Luís Gomes (Grupo 410). A visita constou na ida ao parque Buddha Eden Garden e a Óbidos-Vila Natal.

Toda a viagem foi repleta de informação de forma a maximizar o conhecimento dos alunos. Passa-ram pela ponte Vasco da Gama e foi-lhes explicada a sua construção, a sua importância no contexto socioeconómico do país, falou-se dos flamingos, da inclinação dos candeeiros e muito mais… passa-ram pelos moinhos eólicos, e pela Serra de Montejunto, sobre a Fábrica de Gelo (que servia o gelo ao Rei em Lisboa). Fizeram uma paragem na área de serviço de Torres Vedras e depois lá foram entran-do pela zona entran-do Oeste onde se falou da Pera Rocha, da grande zona agrícola que fornece a zona de Lisboa. Logo a seguir (com muito conhecimento sobre o percurso), chegaram à Quinta dos Lorídos, no Carvalhal, onde se situa o jardim Buddha Eden Garden, com cerca de 35 hectares. Assim, este impressionante jardim oriental é o maior da Europa e nasce na sequência da destruição dos Budas Gigantes de Bamiyan pelo Governo Talibã, no centro do Afeganistão. Este espaço foi erguido, pres-tando assim homenagem a estas obras-primas, referências espirituais e culturais da humanidade. Hoje, este jardim vai naturalmente crescendo e as obras de arte impressionaram os professores bem como os alunos.

O objetivo da visita a este espaço foi o de despertar sentimentos e emoções que tornem os nossos alunos mais abertos e sensíveis a outras realidades e que este espaço tão singular possa contribuir para a pluralidade de cada um.

Depois de almoço, seguiram em direção a Óbidos – Vila Natal. Aqui, todos os alunos do Curso de Técnicos de Organização de Eventos puderam ver o encanto do grande evento Óbidos Vila Natal, cujo tema era “Viver o espírito da época sob o olhar das artes circenses”. Óbidos estava repleta de luzes e enfeites, brilhos e

outras quimeras que fizeram recordar que é tempo de alegria e de lembrar velhos sonhos de infân-cia, onde as artes circenses foram chamariz para bons momentos.

As diversões permitiram instantes de muita adrenalina: foi possível patinar na Pista de Gelo, escor-regar na Rampa de Gelo, aprender malabarismo e equilibrismo, entre outras diversões… como a visi-ta à Caravana do Pai Navisi-tal.

O objetivo deste grande evento proporcionou aos nossos alunos ver/sentir a realidade subjacente à realização de um grande evento.

De regresso à escola, depois de um dia em cheio, ainda houve tempo para muita animação no auto-carro. Os alunos do Curso de Técnicos de Organização de Eventos e os seus professores desejam a todos um FELIZ NATAL!

(6)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago A.E.O.S. Newsletter nº14

Departamento do 1º Ciclo

(7)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº14

Imagem

temas relacionados :