Descrição das atividades. Para quem recebe impresso a história estará em anexo.

Loading.... (view fulltext now)

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

PREFEITURA DE MASSARANDUBA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE BRUNO LINDEN PROFESSORA: FABIANA M. MILIAUSKAS.

NOME:___________________________________________________________ SÉRIE: 4º ANO.

Área do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Ensino Religioso e Matemática.

11ª semana do 3º trimestre. 16/11 até 20/11/2020.

Objetivos: Localizar e comparar informações explícitas em textos para valorizar a literatura e outras manifestações culturais como forma de compreensão do mundo e de si mesmo; (Língua Portuguesa).

Compreender que a relação do homem com a natureza deve ser recíproca para identificar o que o meio ambiente oferece. (Ciências). Identificar a influência dos povos africanos nas culturas brasileiras para reconhecer e valorizar a herança dos africanos na composição e na formação cultural do povo brasileiro; (Geografia).

Associar a noção de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades para compreender como conquista histórica. (História).

Respeitar a diversidade em todas as manifestações, tradições e instituições religiosas para valorizar as diferenças. (Ensino Religioso). Reconhecer metro, centímetro, milímetro, como unidades de medida de comprimento para perceber qual unidade de comprimento é mais adequada para medir determinado objeto; ( Matemática).

Conteúdo: Leitura e interpretação; (Língua Portuguesa). Relações Ecológicas; (Ciências).

Comunidades Quilombolas; (Geografia).

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas; (História).

Medidas de comprimento; (Matemática).

Descrição das atividades

1- Na disciplina de Língua Portuguesa, leia a história CADA-UM-COM-SEU-JEITO-CADA-JEITO-E-DE-UM- com muita atenção. Acesse o link:

file:///C:/Users/Fabiana/Downloads/CADA-UM-COM-SEU-JEITO-CADA-JEITO-E-DE-UM-pdf%20(1).pdf

Para quem recebe impresso a história estará em anexo.

a) Em seguida, pesquise na obra duas características físicas de cada familiar de Luanda.

Não esqueça que característica física é uma qualidade que possibilita identificar ou reconhecer alguém ou algo. Uma pessoa, de acordo com as suas características, diferencia-se

(2)

de outra. ... As características físicas, por conseguinte, são as qualidades exteriores de um ser humano ou de um animal.

Mãe-

Pai-

Irmão mais velho-

Irmão mais novo-

2- Na disciplina de Ciências, você vai observar a imagem apresentada.

a) Questione seus familiares por que alguns seres vivos sobrevivem muito bem em um local e não conseguem sobreviver em outros? Imagine e escreva o que a mãe de Luanda observava e fazia com a pequena plantinha.

R:

3- Na disciplina de Geografia e História leia o texto informativo abaixo:

Comunidades Quilombolas.

O Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, em 1888. As condições de vida de ex- escravizados e de seus descendentes continuaram precárias após a libertação: não tinham trabalho, estudo, lugar para morar, nem dinheiro. Muitos permaneceram no campo, trabalhando nas fazendas, muitas vezes, em troca de comida e de um lugar para morar. Outros passaram a viver em quilombos, constituindo as comunidades quilombolas ainda hoje existentes no país.

(3)

A partir de 1930, durante a intensa migração das populações rurais para as cidades, muitos dos ex- escravizados e de seus descendentes mudaram–se para as cidades em busca de melhores condições de vida, passando a viver principalmente nas periferias.

O mapa a seguir representa as comunidades quilombolas atuais (2017), também chamadas de terras remanescentes de quilombos.

Observe o mapa e responda:

a) Quais os dois estados brasileiros com maior número de terras quilombolas?

R:

b) Há terras quilombolas no estado onde você mora? R:

4- Em Ensino Religioso, sabemos que a diversidade deve ser respeitada em todas as suas dimensões (raça, etnia). Você sabia que no dia 20 de novembro é comemorado o DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA?

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos

(4)

Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

a) Recorte e cole ou desenhe figuras de uma ou mais pessoas de culturas diferentes.

R:

5- Para realizar a atividade de Matemática observe a imagem abaixo:

(5)

a) Vamos medir o comprimento dos nossos familiares. Em seguida, deve-se montar uma tabela conforme a quantidade de membros de sua família.Assim poderão comparar as alturas de seus familiares.

Observe o exemplo:

Minha altura 1,65

Altura da mamãe 1,60

Altura do papai 1,75

Altura de meu irmão 1,50

Altura do vovô 1,80

Vovô é mais alto que papai, papai é mais alto que eu, sou mais alta que minha mãe, minha mãe é mais alta que meu irmão. Agora é sua vez, elabore a tabela com a altura de seus familiares e registre conforme grifado acima em amarelo (quem é mais alto que quem).

b) O que você utilizou para medir a altura de seus familiares. R:

Observação:

Estas atividades valem presença para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso, Ciências, Geografia e História.

(6)

Quem não tem acesso à internet, fazer as atividades em na folha e mandar pelo o motorista.

Dicas de acompanhament

o aos pais.

Pais observem se seu filho (a):

 Realizou a leitura da história, interpretou e localizou as características dos familiares de Luanda;

 Escreveu o que a mãe de Luanda observava e fazia com a pequena plantinha;

 Observou e identificou no mapa os dois estados brasileiros com maior número de terras quilombolas;

 Identificou as terras quilombolas no estado onde moramos;  Recortou, colou ou desenhou pessoas de diversas culturas;  Elaborou a tabela com as medidas de seus familiares;

 Descreveu a comparação das pessoas de altura maior e assim regressivamente;

 Registrou o nome do objeto utilizado para realizar as medidas de seus familiares; Atividades extras: Acesse os links: http://www.youtube.com/watch?v=kSqs_CAs4zs  https://www.youtube.com/watch?v=Ak02MqxbNkA 

Imagem

temas relacionados :