• Nenhum resultado encontrado

URI: DOI:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "URI: DOI:"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

Evolução do socorro médico-sanitário face à agressão pelas armas nucleares,

químicas e biológicas (NBQ)

Autor(es):

Bandeira, Romero; Gandra, S.; Ferreira, A.; Galaghar, A.; Carvalho, R.

Publicado por:

Imprensa da Universidade de Coimbra

URL

persistente:

URI:http://hdl.handle.net/10316.2/32436

DOI:

DOI:http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0469-5_28

Accessed :

8-Jun-2021 12:36:16

digitalis.uc.pt pombalina.uc.pt

(2)
(3)

2

João Rui Pita

Ana Leonor Pereira

(Coordenação) Coordenação Científica da Colecção Ciências e Culturas

João Rui Pita e Ana Leonor Pereira

Os originais enviados são sujeitos a apreciação científica por referees

Coordenação Editorial

Maria João Padez Ferreira de Castro

Edição

Imprensa da Universidade de Coimbra Email: impresauc@ci.uc.pt

URL: http://www.imp.uc.pt • Normas de publicação de colecções

Design

António Barros

Pré-Impressão

António Resende

Imprensa da Universidade de Coimbra

Capa

António Barros, com imagem de E. M. de Melo e Castro, 2003 [Fractal original gerado no Fractint com tratamento no Photoshop 7.0]; Cortesia: António Barros

Impressão e Acabamento SerSilito • Maia ISBN 978-989-8074-12-6 Depósito Legal ...

Obra publicada com a colaboração de:

Obra publicada com o apoio de:

Programa Operacional Ciência, Tecnologia, Inovação do Quadro Comunitário de Apoio III

(4)

3

Rotas da Natureza

Cientistas

Viagens

Expedições

Instituições

João Rui Pita

Ana Leonor Pereira

(Coordenação)

(5)
(6)

2 3 1

evoluçãodosocoRRomédico-saNitáRiofaceàagRessão PelasaRmasNucleaRes, químicase biológicas (Nbq)

Quando examinamos os dados estatísticos relativos aos serviços prestados pelos Corpos de Bombeiros no ano 00 verificamos que em . ocorrências regista-das, 0.5 dizem respeito ao socorro prestado directamente a pessoas, ou seja, no âmbito do serviço de saúde.

Nestes dados, obviamente estão incluídas situações de urgência colectiva, com envolvimento de alguns tipos de produtos, designadamente químicos e biológicos; no entanto devemos relevar que a agressão pelas armas nucleares, químicas e biológicas, têm um outro enquadramento, dado o atingimento maciço das populações, tendo sido os ataques nucleares americanos ao Japão, que despoletaram fortemente a consciência colectiva para ocorrências desta natureza.

A preocupação pelo ensinamento de métodos e técnicas de socorro é muito antigo, mas não resistimos à tentação de referenciar Pia e Gardanne (0) que num opúsculo publicado pela Academia Real das Ciências de Lisboa intitulado «Avisos Interessantes, sobre as Mortes Apparentes, recopilados da Sociedade Humana de Inglaterra das obras de M. Pia e N. Gardanne», se chama atenção especial para os casos decorrentes de asfixias provocadas por vários tipos de compostos químicos.

Porém, quando estas ocorrências atingem largas franjas da população, como nas situações bélicas, aí há que entrar em linha de conta vários itens, como sejam: carac-terísticas de espaço e lugar; caraccarac-terísticas da população; tipos de sinistro; material disponível; factores mais influentes no comportamento e fases de actuação, conforme podemos analisar no DT publicado pela Cepreven, Madrid, já em .

Parafraseando Bandeira (5), a alínea  do resumo apresentado no relatório do «Groupe oms de Gestion sur le suivi de la resolution WHa .» diz taxativamente o

seguinte: o arsenal nuclear acumulado no mundo inteiro está estimado numa potência total de cerca de 5000 megatoneladas e não cessa de crescer. O poder destrutor destas bombas é tal, que, se somente a centésima parte dele fosse lançada sobre zonas urbanas faria em algumas horas mais mortos do que a ª Guerra Mundial.

Este relatório diz respeito ao papel dos médicos o outro pessoal de saúde na pre-servação e promoção da Paz (Bergstrom et al. ).

Romero Bandeira* ; S. Gandra** ; A. Ferreira*** ; A. Galaghar**** ; R. Carvalho****

* Prof. Associado (icbas) - Presidente da sphmfm (Sociedade Portuguesa de História da Medicina e Filosofia Médica), Portugal

** Aluna de Mestrado em Medicina de Catástrofe (icbas), Portugal *** Médico (icbas), Portugal

(7)

2 3 2

Em termos de representação gráfica e se utilizarmos duas circunferências concêntri-cas, a totalidade dos explosivos utilizados durante a ª Guerra Mundial corresponderia à primeira com um raio de , cm e a exterior, com 00 cm de raio, aos arsenais nucleares da actualidade, referidos no relatório.

No dia  de Agosto de 5 às h e 5 m uma esquadra aérea norte-americana constituída por três aparelhos, da qual fazia parte uma super fortaleza voadora B donde foi lançada uma bomba A à altitude de 000 metros, com um peso total de quatro toneladas e de uma carga útil, de urânio 5, de  kg a qual explodiu a 00 metros de altura, exactamente sobre o centro da cidade de Hiroshima, que era o principal centro administrativo e comercial do noroeste do Japão, comportando ao tempo, 5.000 habitantes. O caos provocado por este bombardeamento é do conhecimento geral.

Os queimados são efectivamente as vítimas que numa explosão nuclear de imediato assumem uma expressão relevante. Favre () ainda em relação a Hiroshima aponta: 0% do pessoal médico e paramédico ferido ou morto; 5% dos hospitais ou clínicas destruídas, para cerca de 00.000 feridos, dos quais cerca de 0.000 queimados.

A declaração emitida, baseando-se na decisão tomada numa assembleia pública realizada durante a Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia em 0 de Abril de  e denominada por «Consequências Psicológicas de uma Guerra Nuclear», cujo relato Thompson () refere, quanto à natureza da ameaça, que a potência das explosões nucleares não pode compreender-se facilmente dado que nada existe na nossa experiência que se lhe possa comparar. Enquanto que os efeitos de uns quantos quilogramas de explosivos numa bomba terrorista se podem apreciar verificando os dados e as feridas que causam, não é possível conceber os efeitos que resultariam do equivalente a um milhão de toneladas de tnt.

Em relação às vítimas, a detecção e o diagnóstico são fundamentais. O estudo do síndrome agudo da radiação atómica diz-nos que os doentes que receberam .000 a .000 rads têm pouca probabilidade de sobreviver; o diagnóstico e o plano de trata-mento deve ser equacionado para os doentes que receberam entre 0 e 00 rads os quais têm alguma possibilidade de sobrevivência. Uma das etapas essenciais passa pelos procedimentos de descontaminação exigindo métodos, técnicas e material adequados e pessoal devidamente preparado.

Quando em , Albrecht Dürer, representou os seus célebres  cavaleiros do Apocalipse, iria eternizar na Arte, a pungente realidade do momento actual.

A Guerra Biológica segundo Barnaby (00) tem uma larga história. De acordo com esta autora, os Persas, Gregos e Romanos da antiguidade envenenavam os poços dos seus inimigos arrojando dentro cadáveres. O assédio de três anos de Kaffa (hoje Feodosia) chegou ao seu fim em  quando os sitiadores tártaros decidiram lançar os cadáveres das vítimas da peste por cima das muralhas da cidade para infectar os seus habitantes, segundo o relato de uma testemunha presencial e citando j.v. Derbes: «os tártaros fatigados pelo castigo de tão pestífera efermidade, estupfactos e atónitos, vendo morrer os seus sem esperança de recuperação, ordenarão colocar os cadáveres nas catapultas e lançá-los para dentro da cidade de Kaffa e por meio destes intoleráveis passageiros causar uma mortandade aos defensores. Assim, pois, lançaram montanhas de mortos e os cristãos não podiam esconder-se nem fugir, nem libertar-se daquela catástrofe.».

(8)

2 3 3

No número de Dezembro de , a revista Vaccine publicou a investigação Russa sobre o antrax modificado geneticamente (Miller et al. 00) e que Weber teve co-nhecimento pela primeira vez em 5 e que em  alarmava os cientistas civis e militares. Os síndromes provocados pelos agentes biológicos são vários, designadamente: inalação de antrax, febre Q, varíola, febres virais hemorrágicas, febres inespecíficas provocadas por alfavírus, etc. Os agentes de bioterrorismo podem ser classificados de A a C, considerados os primeiros como os de categoria prioritária.

A detecção precoce é essencial para que seja assegurada uma resposta pronta a um ataque biológico ou químico incluindo como se compreende a provisão de medicamentos terapêuticos ou profiláticos, antídotos químicos e vacinas. A gestão de uma situação de crise desta natureza torna-se crítica a todos os níveis, não só a nível político mas também a nível dos sistemas médicos de emergência e de segurança.

As agressões químicas podem ser de natureza múltipla, sendo de evidenciar: os tóxicos letais como agentes neurotóxicos organofosforados anticolinesterásicos, vesicantes, sufocantes, tóxicos intracelulares gerais; os incapacitantes psíquicos; os incapacitantes físicos.

Uma multiplicidade de cenários pode existir, nos quais sempre se tem que encarar as equipas de salvamento, devidamente equipadas mesmo antes da chegada ao terreno, as vítimas a socorrer e as populações implicadas, ainda indemnes, mas que é necessário proteger. Tudo isto se pode passar face a uma agressão química patente, uma agressão química insidiosa ou mesmo uma ameaça de agressão.

Independentemente da protecção e descontaminação local, os hospitais devem estar preparados para dar resposta a situações deste tipo com planeamento adequado, treino das suas equipas, enquadramento logístico face a um elevado número de víti-mas, as reservas de medicamentos, suporte de cuidados intensivos. A mobilização do pessoal hospitalar bem como um esquema capaz de dar resposta a todos os níveis face ao elevado afluxo de vítimas é fundamental.

A adregar a toda esta panóplia de cenários possíveis há que configurar que as situações de guerra clássica não são as únicas a impor as suas acções deletérias à Humanidade, mas também a existência de uma situação de guerra permanente que se designa por Terrorismo e que pode desencadear em larga escala as acções acima referidas, e para as quais os Governos e os Cidadãos comuns têm que estar preparados.

bibliogRafia

bandeira, R. (5) Medicina de Catástrofe - Da exemplificação histórica à Iatroética. Dissertação de Doutoramentos. icbas.

barnabY, W. (00) Fabricantes de Epidemias. El mundo secreto de la guerra biológica. Trad. Siglo Veintiuno de España Editores. Madrid.

berGstrom, S. ; bocHkov, N.P. ; leaf, A. ; Pisa, Z. ; rotblat, J. ; sHiGematsu, I. () Effets de la Guerre Nucleaire sur la Sauté et les Serviçes de Santé, ª ed. oms. Geneve.

blancHet, J. M. ; noto, R. ; Pailler, F.M. ; renandau, C. ; ricordel, L. () Les agressions chimiques. ed. France-Selections. Paris.

farmer, J.; jimenez, E. ; talmor, D. ; zimmerman, J. (00) Fundamentals of Disaster Management. Siciety of Critical Care Medicine. USA.

(9)

2 3 4

favre () L’Homme et les Catastrophes. sPei. Paris.

miller, J. ; enGelberG, S. ; broad, W. (00) Guerra Bacteriologica. Las Armas Biológicas y la Ameaza Terrorista. Trad. Ediciones B. Barcelona.

Pia, M. ; Gardanne, M. (0) Avisos Interessantes sobre as Mortes Apparentes, recopilados da Sociedade Humana de Inglaterra. Academia Real das Sciencias. Lisboa.

(10)
(11)

Cientistas

Viagens

Expedições

Instituições

Rotas da Natureza

Ana Leonor Pereira

João Rui Pita

[

Coordenação

]

Ana Leonor Pereira | João Rui Pita

Rotas da Natureza

????????????????????????????????????

A presente colecção reune originais de cultura científica resultantes da investigação

científica no âmbito da história das ciências e das técnicas, da história da farmácia, da

história da medicina e de outras dimensões das práticas científicas nas diferentes

interfaces com a sociedade e os media.

“Ciências e Culturas” assume a complexidade das relações históricas entre as práticas

científicas, o poder político e as utopias sociais.

A própria ciência é considerada uma cultura e fonte de culturas como a ficção científica, o

imaginário tecnológico e outras simbologias enraizadas nas práticas científicas e

fortemente comprometidas com os respectivos contextos históricos.

Em “Ciências e Culturas” o e não é apenas união, é relação conjuntiva, fonte de inovação pelo

cruzamento de diferentes, como dois mundos abertos um ao outro em contínuo

enamoramento.

TÍTULOS PUBLICADOS

Coordenação Científica: João Rui Pita e Ana Leonor Pereira

1-Ana Leonor Pereira; João Rui Pita (Coordenadores) — Miguel Bombarda (1851-1910) e as

singularidades de uma época (2006)

Colecção

Ciências e Culturas

Coimbra 2006

2

ISBN: 978-989-8074-12-6 9 7 8 9 8 9 8 0 7 4 1 2 6

Referências

Documentos relacionados

Diversidade sexual na escola: currículo e prática pedagógica / Alexandre Bortolini ; orientadora: Vera Maria Candau.. Candau,

 Compreender a importância do domínio das técnicas da escrita para a produção de uma informação de qualidade e saber aplica-las às especificidades dos diferentes géneros

Little e Amyra El Khalili; também foi dissertado sobre a Agroecologia, entendida como um caminho para uma agricultura mais sustentável; sobre a ciência homeopatia e sua aplicação

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

Todo ser humano é único e, por isso, toda sala de aula é um berço de diversidade. O que os sistemas educacionais fizeram ao longo dos tempos foi homogeneizar o sistema educacional

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos