• Nenhum resultado encontrado

Serpro aprova paralisação das 9h às 11h30min na próxima negociação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serpro aprova paralisação das 9h às 11h30min na próxima negociação"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Serpro aprova paralisação das

9h às 11h30min na próxima

negociação

Os trabalhadores do SERPRO Regional Porto Alegre aprovaram, por ampla maioria, uma paralisação no turno da manhã na próxima mesa de negociação com a direção da empresa. A deliberação foi tomada por mais de 60 colegas que estiveram presentes na assembleia na tarde dessa segunda-feira (28/08) na Capital.

Outros seis estados já aprovaram mobilizações semelhantes no dia da negociação, que ainda não tem data marcada (assim que tiver, avisaremos, fique atento!). Nas regionais Recife (PE) e Fortaleza (CE), os trabalhadores aprovaram paralisação de 24h. Em São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Salvador (BA), a paralisação será de 1 turno (4h), na parte da manhã. No Rio de Janeiro, foram aprovadas 2 horas de paralisação.

As regionais de Minas Gerais e Brasília, que geralmente têm participado das mobilizações nacionais, realizarão suas assembleias nos próximos dias.

(2)

Contra a retirada de direitos e nenhuma proposta de reajuste,

precisamos nos mobilizar

As mobilizações que devem acontecer em todo o país são contra a RETIRADA DE DIREITOS E POR RECOMPOSIÇÃO SALARIAL. Não podemos permitir que a direção da empresa e o governo retirem direitos conquistados em quase 30 anos de luta dos trabalhadores, tais como a alteração da data de pagamento dos salários e o direito dos trabalhadores de transformar a Licença Prêmio em pecúnia. Não devemos aceitar que a direção do SERPRO não tenha, até agora, nenhuma posição sobre a recomposição das perdas salariais, as quais já somam 4,08%, e que não tenha acenado, até este

(3)

momento, com a renovação de cláusulas econômicas tais como a 13ª cartela de tíquete, entre outros itens. É importante ressaltar que a DATAPREV não está propondo nenhuma alteração nas cláusulas do ACT (Acordo Coletivo), mas já apresentou sua posição de reajuste ZERO.

Ainda é preciso lembrar que estamos prestes a completar 4 meses desde a nossa data-base (1º de Maio), e a “única” coisa que a direção do SERPRO apresentou foi retirada de direitos. Dois deles, inclusive, são reflexo da Reforma Trabalhista, que ainda nem entrou em vigor, mas já é utilizada pelas empresas para cortar gastos: criação do banco de horas e a jornada intermitente 12×36.

Por isso, os estados estão se organizando para essa MOBILIZAÇÃO NACIONAL. Será a primeira da Campanha Salarial que deve servir como alerta para a direção do SERPRO e para mostrarmos que não vamos nos calar. Um governo federal corrupto e aliado com as grandes empresas e banqueiros não pode nos derrotar, se lutarmos com união em

(4)

todos os estados.

SERPRO Porto Alegre escolhe delegados para 3º Congresso Nacional da

CSP-Conlutas

Encerrada a assembleia da Campanha Salarial, os trabalhadores realizaram a assembleia para escolher os delegados que irão representar a categoria de TI gaúcha no congresso da central sindical e popular CSP-Conlutas, entidade a que o Sindppd/RS é filiado. A diretora Vera Guasso explicou que este encontro ocorrerá de 12 a 15 de Outubro em Sumaré (SP) e irá debater os próximos passos que a central e os sindicatos e demais entidades a ela filiada darão em defesa aos direitos dos trabalhadores – que estão sendo atacados via as reformas Trabalhista e da

(5)

Previdência e a terceirização.

Na assembleia, o sindicato informou que as trabalhadoras Hilda Dobal e Mara Souza (PSEs); Vera Guasso, Paulo Colares e Cristina Fonseca (da Regional) estavam se dispondo a serem delegados. Abriu-se prazo para outras inscrições, mas não houve interessados. Sendo assim, foram colocados os 5 nomes em votação, sendo aprovados por unanimidade.

Para saber mais sobre o 3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, clique

neste link:

http://cspconlutas.org.br/congresso/

À luta, colegas do SERPRO!

Sindppd/RS

SERPRO – Assembleia dos

trabalhadores na

SEGUNDA-FEIRA (28/08), às 14h, na

Regional Porto Alegre. À

luta!

(6)

na

SEGUNDA-FEIRA (28/08), às 14h, teremos

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES

em frente à Regional Porto Alegre

.

Na pauta, relato das negociações com a direção da empresa e deliberações sobre paralisações, além de assuntos gerais relativos aos assuntos anteriores.

(7)
(8)

A participação de todos e de todas é muito importante. Contamos com tod@s na assembleia!

Sindppd/RS

SERPRO – PSEs e TIs do Serpro

do interior debatem reformas

No último sábado, dia 5 de agosto, a Dra Marilinda Marques Fernandes participou de debate sobre as reformas trabalhista e previdenciária durante encontro de funcionários do Serpro no Sindppd/RS.

O advogado trabalhista que atende o sindicato, Délcio Caye, iniciou o debate apresentando questões do funcionamento dos planos de saúde dos empregados do Serpro, esclarecendo o que abrange o PAS, cuja manutenção foi conquistada através de negociação coletiva. O plano foi, inicialmente, de auto gestão, mas a empresa optou por alterar para plano da SulAmérica em 2001, o que acabou sendo um erro, pois a mudança ocasionou aumento dos custos e diminuição da cobertura. Os funcionários então ingressaram em juízo em todo o Brasil, mas apenas no Ceará e no Rio grande do sul obtiveram direito de retorno ao PAS, passando a ficar conhecido como PAS liminar entre os membros. Mas essa conquista não abrangeu todos os funcionários, apenas os empregados que já eram associados ao PAS anteriormente a fevereiro de 1998.

(9)

A p r e o c u p a ç ã o d o s i n d i c a t o é q u e funcionários que mantiveram esse direito não abdiquem ou renunciem a ele por serem l e v a d o s a o e n g a n o , p o r e q u í v o c o o u desconhecimento, uma vez que esse direito é assegurado por força da ANS (Lei 279), que garante a permanência nos planos de saúde, desde que se tenha participado do custeio do

mesmo, através de desconto mensal. O tempo que se pode manter o plano depois de sair ou ser demitido da empresa dependerá também do tempo que o indivíduo trabalhou na mesma, sendo que quem trabalha no Serpro há mais de 10 anos tem assegurado o plano até o final da vida.

De acordo com Délcio, para o Serpro é mais vantajoso que todos migrem para o Cassi do que continuem no PAS, então, no momento da demissão, é importante que o funcionário assine um termo de manutenção e permanência no mesmo. Para fins da justiça, se a empresa não ofereceu o termo ao funcionário na sua saída, o plano deve permanecer, na ausência de manifestação considera-se que não houve desistência, devendo-se manter as condições atuais. A rede Cassi, que é o plano dos funcionários do banco do Brasil, é um plano de reciprocidade, e o governo quer acabar com esses planos. Para Délcio essa é uma disputa para assegurar a saúde, já que a rede está sendo esvaziada, com poucos médicos conveniados, principalmente no interior.

A Dra Marilinda Marques Fernandes, advogada especialista em direito da seguridade social, que atende o sindicato juridicamente nas questões de previdência social, iniciou sua fala comentando da necessidade de os trabalhadores estarem pressionando e intervindo nos órgãos de decisão internos dos planos de saúde coletivos.

Sobre a discussão da reforma previdenciária, Marilinda comenta que “esta estava na pauta do dia em meados de abril, com o povo nas ruas levantando bandeiras conscientes do plano terrível que essa reforma propõe, mas, ao entrar em jogo a reforma trabalhista e os casos de corrupção envolvendo o presidente Temer, o assunto

(10)

saiu de foco. A aprovação da reforma trabalhista foi muito triste, os trabalhadores e a população não conseguiram barrar essa que foi uma derrota muito pior em suas consequências do que a da previdência será. Infelizmente, não houve solidariedade de classe e o discurso dominante na mídia de que a reforma aumentaria a quantidade de empregos, como uma solução mágica para dinamizar o mercado, não teve espaço de contraposição. O desemprego só vem diminuindo nos índices oficiais pelo aumento da informalidade, da crescente pejotização, dos contratos sem carteira assinada. Essa foi uma derrota grave que não gerou insurgência, sem muita possibilidade de reversão no judiciário, poder que é historicamente elitizado, instrumento de apaziguamento das lutas. A independência dos poderes só existe no imaginário do povo”.

A história mostra que, uma vez perdidos d i r e i t o s c o n q u i s t a d o s , é m u i t o difícil retomá-los. “As conquistas obtidas n o p ó s s e g u n d a g u e r r a , d e c a r á t e r trabalhista e previdenciário, estão sendo espoliadas da população, como foram no meu país, Portugal, onde, agora, estamos tentando reverter as consequências da

austeridade, através de alianças entre os partidos de esquerda, mas ainda retomamos pouco perto do muito que já tivemos”. Para Marilinda, o resultado dessa onda de revogação de direitos é um maior individualismo, pouca consciência de classe, e a ideia do cidadão como consumidor e o consequente aumento dos planos de previdência privada.

A reforma da previdência proposta na PEC 287 propunha igualar idade mínima de aposentadoria em 65 anos para homens e mulheres do campo e da cidade, e aumentar o tempo mínimo de contribuição para 25 anos, além de o segurado ter de trabalhar 49 anos para obter 100% do salário de benefício quando da aposentadoria. Com a pressão popular alguns pontos da PEC foram modificados, e o tempo contribuição para receber o valor total do benefício será de 40 anos. A forma de cálculo do valor do benefício será a média de todos os salários de contribuição do indivíduo desde que ingressou no mercado de trabalho, e não mais a media dos 80% melhores salários desde 1994. A idade de aposentadoria inicial para mulheres será, se aprovada a PEC, de 62 anos.

(11)

A população rural é a mais afetada pela reforma, já que sua contribuição se dava a partir do pagamento de 2% do total da produção, dando cobertura previdenciária p a r a t o d a f a m í l i a , e a g o r a t e r ã o d e contribuir mensalmente e individualmente com valor referente a 5% do salário mínimo.

A advogada comenta que esse clima de incerteza e de mudança faz com que grande contingente de pessoas procurem se aposentar às pressas, muitas vezes mal, perdendo benefícios, diferenciando aqueles que já têm direito adquirido dos que ainda estão em vias de aquisição. Quem já tiver direto adquirido de se aposentar pode esperar para ver qual cálculo será mais vantajoso para si.

Para Marilinda, o capital financeiro e empresarial não abrirá mão de mexer na idade e no tempo de contribuição, mesmo que dados mostrem que hoje já é difícil a população contribuir mais que 20 anos, em média, e agora, com a reforma trabalhista, será ainda mais, com o trabalho intermitente, a terceirização, e toda instabilidade na relação de trabalho que irá gerar diminuição da contribuição previdenciária. Isso já ocorre com as mulheres, que contribuem menos em razão da saída do mercado em função da maternidade, entre outras causas, levando mais tempo que os homens para se reinserir no mercado de trabalho. “Isso é um mergulho na barbárie, ninguém mais vai se aposentar, aumentando o número de sem-tetos. A população vai ser jogada para a assistência social. Com a aprovação da PEC 287, o BPC será a partir dos 68 anos”.

A pensão por morte não poderá mais ser acumulada com aposentadoria se a soma das mesmas exceder o valor equivalente a dois salários mínimos, sendo necessário que o beneficiário, nesse caso, opte por receber apenas uma delas.

(12)

atuarial. É um confisco, já que tira direitos que as pessoas que aderiram ao regime previdenciário pagaram para obter, e é perversa, principalmente por atacar a população na hora em que mais necessita de auxílio: na velhice, na doença e na morte”.

Neste sentido, para a advogada, “há um descolamento entre a economia e a política e um turbinamento da corrupção com injeção de recursos públicos no setor privado. Assim, os índices econômicos não servem como indicadores sociais confiáveis, apenas para a especulação financeira. Com o fôlego que o governo tomou depois da vitória que tiveram na última quarta feira, querem agora na mídia consolidar esse cenário com a reforma da previdência, que querem aprovar até outubro, deixando o mercado financeiro nacional e internacional satisfeito. É possível que mantenham foco na questão do aumento da idade e tempo de carência para aposentadoria e fatiem o resto da PEC para aprovar em leis ordinárias”.

Para Marilinda, “com essa reforma o governo corta os benefícios enquanto desvia quase 50% do PIB para pagamento do serviço da dívida, reduzindo o papel do estado com a PEC 95 que congelou gastos públicos por 20 a n o s , a f i r m a n d o q u e a p r e v i d ê n c i a é deficitária, mesmo quando os auditores da receita afirmam que a previdência social é superavitária, sem nunca cobrar as empresas que têm dívidas com INSS, nem falar de reforma fiscal, que taxe heranças e grandes fortunas. Nos poucos espaços que temos para contrapor essa mentira apresentamos dados, que estão nas redes, há a auditoria cidadã da dívida, a CPI da previdência no Senado, mas ainda precisamos mobilizar mais. Não podemos ficar quietos, temos que lutar, direito perdido dificilmente retorna, por isso precisamos que as pessoas mais carentes, moradores das periferias, tomem as ruas. O povo na rua é mais forte que a classe média paneleira”.

(13)

Ainda sobre a reforma trabalhista, o advogado Délcio Caye relembrou que o que mudou no paradigma do mercado de trabalho, e a previsão de que em breve os princípios constitucionais que ainda protegem os trabalhadores serão removidos, assim como a justiça do trabalho tenderá a minguar e a desaparecer, já que a reforma retira

direitos processuais dos trabalhadores, além de praticamente acabar com as fontes de custeio da previdência social e do fundo de garantia. Os valores do FGTS irão para conta poupança do juízo render juros e será alvo de disputa, como exemplo dos depósitos da justiça comum que são utilizados pelos governos.

Para o trabalhador entrar na justiça com uma reclamatória trabalhista haverá custos, e se tiver dívidas de outros processos não pagas, não poderá entrar com o novo processo, as ações terão que apresentar desde o início o valor líquido pretendido e haverá prescrição de direitos adquiridos em processos parados há muito tempo. O ônus da prova nesses casos pode ser do trabalhador, dificultando ainda mais o acesso à justiça.

O trabalhador que não puder atender a um chamado de empresa onde está cadastrado para serviços intermitentes pode ser removido da lista, e aquele que confirmar um serviço e por algum motivo não puder comparecer deverá indenizar a empresa contratante. Não existe mais a contribuição sindical e os sindicatos não participam das negociações, prevalecendo a negociação individual sobre o legislado.

Com a reforma haverá rebaixamento de salários, com prevalência de trabalhos intermitentes, e autônomos. Para Délcio “é um absurdo o quanto a mídia reforça o d i s c u r s o d e q u e n ã o h á p e r d a d e d i r e i t o s , s e m e s p a ç o p a r a a r g u m e n t o contrário, argumentando que a CLT é velha e atrasada, sendo que foi reformada diversas vezes desde sua promulgação em 1944. Os 10 mandamentos são mais antigos e menos questionados. Estamos retornando para a escravidão, a instabilidade e é um

(14)

horror não poder planejar a vida, estar à disposição da empresa. Todos os pontos dessa reforma foram elaborados para facilitar o lado das empresas, escrito por empresários, para afastar sindicatos, prejudicar a previdência social, sem ter havido nenhuma discussão com a população”. Por fim, Délcio faz um chamamento para todos reforçarem a capacitação da militância para a disputa, divulgando dados, realizando seminários.

Texto e fotos: Carina Kunze. Post retirado do site

http://marilindafernandes.adv.br/

SERPRO – Campanha Salarial:

mesa de negociação não será

mais em 11 de Agosto

Colegas da Regional e PSEs da Receita Federal,

comunicamos que a mesa de negociação do SERPRO não irá ocorrer em 11 de Agosto, conforme constava na ata da última mesa. A nova data está indicada para 16 de Agosto.

Os estados prosseguem fazendo suas assembleias para avaliar a última mesa de negociação que aconteceu no final de Julho, na qual a direção da empresa não apresentou nenhuma proposta para as cláusulas econômicas e ainda quer retirar direitos do nosso ACT (Acordo Coletivo).

(15)

reivindicações prioritárias para serem defendidas pelas representações dos trabalhadores nas mesas de negociação. Também tiramos a indicação de fazer uma mobilização no dia da próxima mesa. Essa proposta está sendo avaliada pelos demais colegas nos outros estados. Já realizaram assembleia e rejeitaram a retirada de direitos do atual ACT, SP, RS, SC, BA, PE e PR.

Em relação à mobilização para o dia 16 de Agosto, próxima mesa de negociação, já temos aprovada no RS, BA e SC. Estamos aguardando informações de outros estados.

Assim que tivermos novidades, comunicaremos a todos. É a nossa campanha salarial, fique atento e mobilizado!

Sindppd/RS

Campanha

Salarial:

trabalhadores do Serpro não

abrem mãos de seus direitos!

Em assembleia, trabalhadores do SERPRO da Regional Porto Alegre e PSEs da Receita Federal destacaram os itens mais importantes da pauta de reivindicações, os quais querem negociar avanços com a empresa. Também aprovaram realizar uma manifestação simbólica de ALERTA durante a próxima mesa de negociação.

Foi deliberado, ainda, que não serão aceitas as alterações no Acordo Coletivo propostas pelo SERPRO, as quais retiram direitos garantidos atualmente. Não aceitaremos perda de direitos! Não aceitaremos tratamento desigual, pois enquanto

(16)

uma parte ganha, os trabalhadores só perdem! Especialmente, vindo de um governo federal que destrói conquistas, está atolado em corrupção e busca se manter doando dinheiro público para a grande maioria de corruptos deputados federais. O ALERTA é para mostrarmos que queremos reposição nos salários e benefícios e NENHUM DIREITO A MENOS!

(17)

O Sindppd/RS iniciou a assembleia repassando informes sobre a mesa de negociação que ocorreu com a direção do SERPRO nos dias 24 e 26 de Julho em Brasília. A diretora Vera Guasso, que esteve presente, relatou que a empresa não apresentou NENHUMA proposta para os índices econômicos e propôs alterações no ACT (Acordo Coletivo) que, na prática, significam retiradas de direitos.

Os trabalhadores

REJEITARAM

as alterações do SERPRO. São elas:

40ª – Exames periódicos. Manter nas atuais condições do ACT

51ª – Folha de pagamento. Não à alteração da cláusula do pagamento dos

salários. Manter como é hoje no ACT

(18)

56ª – Adicional de horas extras – Não à redução do percentual

57ª – Adicional noturno – Não à redução do percentual

61ª – Licença Prêmio – Manter o direito à conversão em pecúnia

Além dessas alterações no ACT, a direção do SERPRO e o governo federal já querem adotar dois itens da Reforma Trabalhista – antes mesmo que a reforma comece a vigorar por lei, o que deve ocorrer em Novembro deste ano. Esses itens novos por parte da empresa também foram REJEITADOS na assembleia. São eles:

– Jornada ininterrupta 12h por 36h

– Criação de banco de horas

A direção do SERPRO sustenta que todas essas medidas são para reduzir os custos da empresa, a fim de evitar demissões ou outras decisões mais drásticas. No entanto, em

relação aos R$ 220 milhões referente às dívidas dos clientes, o SERPRO disse na mesa que NÃO CONSEGUIRÁ COBRAR. Por que? Não sabemos. Isso que a empresa pagou, inclusive, os impostos cobrados por esses serviços. O SERPRO também JÁ DEFINIU PELA INCORPORAÇÃO DAS GFCs, MAS NÃO FEZ O MESMO EM RELAÇÃO ÀS FCTs E NEM ÀS FCAs.

Ou seja, querem deixar para o TRABALHADOR pagar a conta!

ASSEMBLEIA APROVA CONTRAPROPOSTA AO SERPRO

Os trabalhadores da Regional Porto Alegre destacaram os itens mais importantes da pauta de reivindicações, que para eles devem ser priorizados pela comissão de negociação dos sindicatos da FNI e da FENADADOS. São eles:

(19)

– Reposição da inflação nos salários e nos benefícios (nossa perda

está estimada em 4%) – cláusula 50ª

– Nenhuma redução de direitos!

– Garantia de emprego! (cláusula 15ª)

– Não praticar a

TERCEIRIZAÇÃO

(cláusula 17ª)

– Não alterar a data da folha de pagamento

– Manter o direito à conversão em pecúnia da licença prêmio

– Não alterar os valores da

HORA EXTRA

– Reconhecimento do atestado médico (para que não ocorra interrupção

do direito ao anuênio devido ao afastamento para tratamento de saúde

com limite de prazo) – cláusula 10ª

– Retorno Transporte para o RJ (cláusula 24ª)

– Programa de Alimentação do Trabalhador/ PAT (reposição, 30

tíquetes, participação do trabalhador em R$ 1,00, tíquete extra em

Dezembro conforme pauta de reivindicações) – cláusula 62ª

– Auxílio creche escolar até o final do ensino médio, com recomposição

dos valores conforme a pauta de reivindicações (cláusula 63ª)

– Auxílio a filho portador de necessidades especiais, com reajuste e

condições conforme pauta de reivindicações (cláusula 64ª)

– Transmissão da mesa de negociação para os trabalhadores de todo o

país

Os trabalhadores gaúchos aprovaram ainda o indicativo de uma manifestação simbólica antes da próxima mesa de negociação, que está prevista para ocorrer em 11 de Agosto. A ideia é que essa proposta seja levada para apreciação das demais assembleias nos estados, a fim de que se torne uma MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SERPRO.

(20)

REUNIÃO SOBRE O PLANO DE SAÚDE

Na assembleia, foram eleitos trabalhadores que participarão da reunião com a representação nacional do SERPRO em 8 de Agosto na Regional. São eles: Fabricio Rorato e Lucio Iglesias, além das diretoras do sindicato Vera Guasso, Mara Souza e Hilda Dobal.

À luta, colegas do SERPRO!

Sindppd/RS

SERPRO – Empresa propõe

retirada de direitos e

antecipar medidas da Reforma

Trabalhista na mesa de

negociação

(21)

terão várias surpresas muito desagradáveis sobre a proposta da

empresa.

# Alterar data de pagamento dos salários para até o 5° dia

útil em situações excepcionais

# Diminuir os percentuais das horas extras e horário noturno,

além de diminuir as horas para pagamento do horário noturno,

deixando nos patamares previsto pela CLT (a mesma CLT que o

governo e os empresas chamam de retrógrada, mas que usam

quando lhes interessa)

# Outra medida prejudicial é que, até o final deste Acordo

Coletivo (Abril/2018), seja impedida a venda de licença prêmio

A novidade que causou ainda mais surpresa veio por conta dos

temas da Reforma Trabalhista. O SERPRO quer negociar itens

como

banco de horas

,

turno ininterrupto

e

jornada de 12h por

36h

para setores da produção (o que implicaria no não

pagamento de horas extras, adicional noturno, finais de semana

e feriados, pois serão pagos em horários compensados ou

abonados).

E para reajuste dos salários e dos benefícios, por

enquanto,

NADA FOI APRESENTADO

. E não temos grandes

expectativas.

Há um grupo importante de cláusulas que estão renovadas em

comum acordo, pois não se faz necessário deixar pendente itens

que não temos alterações ou mudanças substanciais.

Dá para ver que não teremos descanso. E quem achava que nada

nos atingiria vai compreender, na prática, que é necessário e

(22)

d e c i s i v o r e s i s t i r .

A t é o d i a

9 d e A g o s t o

d e v e r ã o

ocorrer

ASSEMBLEIAS NOS ESTADOS

para avaliação. Precisamos nos

preparar, pois a hora é de afirmar que não aceitaremos nenhum

direito a menos!

Migração do centro de dados de SP pra o DF e as explicações

que não convenceram

Esse tema foi tratado à parte na reunião da campanha salarial,

que contou com a presença de dois diretores da empresa. Nossas

perguntas não foram respondidas de forma suficiente. A

diretoria diz que vai economizar com licenças, mas ainda não

sabe o custo total, o que traz suspeitas sobre o real motivo

dessa migração, e a questão da segurança, pois as boas

práticas dizem que deve haver uma distância mínima entre o

centro de dados e seu espelhamento. No entanto, o prédio da

sede e regional tem menos de 1km de distância.

Ainda foi tratado sobre o fechamento do prédio da Luz e do

Ministério da Fazenda/RJ. São mudanças grandes, das quais não

temos a dimensão dos impactos para os trabalhadores e para a

estrutura da empresa que conhecemos. Somos contrários a essas

alterações, sem antes ter profundo conhecimento em relação aos

impactos.

Quanto à devolução de PSEs, que está ocorrendo em alguns

estados, a empresa recebeu os relatos e garantiu que, se

houver devolução, o SERPRO reaproveitará os trabalhadores.

F a l o u t a m b é m q u e v á r i o s m i n i s t é r i o s e s t ã o f a z e n d o

contingenciamento de verbas.

Preocupa-nos o discurso de reduzir direitos e a estrutura da

empresa. Faz lembrar as políticas do Governo Temer, artífice

das reformas, que diz que o país passa bem porque a inflação

está baixa e está economizando. No entanto, a inflação baixa

(23)

reflete que o país está quebrado e indo à bancarrota,

ampliando a miséria e o desemprego em meio à economia em

declínio.

Preparar a resistência contra a perda de direitos

Vai ser preciso firmeza de todas e de todos, pois sabemos da

importância do que construímos em longos anos de luta. Não

podemos abrir mão, pois a sede de precarização dos nossos

direitos vinda dos governos e direções das empresas é enorme.

A próxima mesa deverá ser em 11 de Agosto. Podemos preparar,

nas assembleias que iniciam na próxima semana, alguma ação

simbólica, mas importante, de mobilização por Nenhum Direito a

Menos e reposição nos salários e benefícios!

OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Encontro Estadual dos PSEs da

Receita e dos TI do Serpro do

(24)

interior

Será em

5 de Agosto

, das 9h às 15h, na sede do Sindppd/RS

em Porto

Alegre (RS).

A presença dos colegas é fundamental para que o encontro

se realize.

Veja como participar!

Colegas PSEs e do SERPRO no interior do RS,

estamos vivendo um momento em que nós e toda a classe trabalhadora brasileira estão sofrendo muitos ataques, e a aprovação da Reforma Trabalhista é um deles. No âmbito do SERPRO, os trabalhadores estão com muitas dúvidas em relação à reestruturação da empresa e aos problemas que temos enfrentado com o plano de saúde.

Diante dessa conjuntura, o Sindppd/RS está programando nossa reunião estadual para o dia 05/08/2017, das 9h às 15h na sede do sindicato (Rua Washington Luiz, 186 – Centro Histórico), em Porto Alegre. A ideia é de que possamos, juntos, encaminhar nossas demandas, com acompanhamento e esclarecimento da assessoria jurídica do Sindppd/RS.

Segue programação do nosso encontro:

9h30min: Abertura (diretoras Hilda Dobal e Mara Souza)

9h45min: Momento político e Campanha Salarial (diretora Vera Guasso)

10h: Congresso da CSP Conlutas (membro da Executiva da Central, Altemir Cozer)

10h45min: reformas da Previdência e Trabalhista (advogados Marilinda Fernandes e Délcio Caye)

Intervalo para almoço

13h: Situação do Plano de Saúde (Délcio Caye)

(25)

O colega que vier participar da reunião terá custeado pelo sindicato o

valor da passagem rodoviária

Aos que tiverem interesse em participar, solicitamos que seja enviado email ao sindicato, com cópia para a colega PSE e diretora do Sindppd/RS, Hilda Dobal, informando os dados bancários para o respectivo depósito e com o valor da passagem de ida e de volta.

PRAZO PARA CONFIRMAÇÃO DA PRESENÇA E ENVIO DOS DADOS* E DOS VALORES DAS PASSAGENS POR E-MAIL: até 02/08/2017.

Favor enviar a mensagem para os TRÊS emails abaixo:

Sindicato:

tesouraria@sindppd-rs.org.br administrativo@sindppd-rs.org.br

Hilda Dobal: htmdobal@gmail.com

*Nome completo, nome do banco, agência e conta corrente

Tua presença é fundamental. Participe!

Sindppd/RS

* Matéria atualizada em 28/07/2017, às 15h04min, para inserir a programação do encontro

(26)

SERPRO – Nesta QUINTA-FEIRA

(13/07),

às

14h,

tem

ASSEMBLEIA

na

REGIONAL.

Participe!

Colegas da Regional e PSEs da Receita Federal,

n e s t a

QUINTA-FEIRA (13/07), às 14h

, teremos

ASSEMBLEIA DOS

TRABALHADORES DO SERPRO

em frente ao prédio da Regional Porto Alegre.

Os sindicatos da FNI, entre eles o Sindppd/RS, participaram da segunda mesa de negociação da campanha salarial, e é importante fazer um relato detalhado de tudo o que foi tratado, pois a ata traz apenas uma parte das questões. A empresa ainda não apresentou resposta para a parte econômica da pauta de reivindicações como reposição salarial, auxílios refeição e creche entre outros, mas já temos retorno para quase todos os itens sociais, sendo importante debater.

Também necessitaremos discutir, na assembleia, sobre uma ação que foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho referente a uma greve realizada em 2013 por tratamento diferenciado dado pelo SERPRO à base do RS e de SC. Temos em mãos uma proposta da empresa, que foi juntada ao processo, e o sindicato precisa se manifestar em relação a ela em poucos dias.

PAUTA DA ASSEMBLEIA:

# Relatos e encaminhamentos sobre a Campanha Salarial

# Informe e deliberação sobre proposta do SERPRO em processo

trabalhista relativo à greve da Campanha Salarial de 2013

(27)

# Assuntos gerais relativos aos temas acima

(28)

Esperamos todos e todas na ASSEMBLEIA! É este o fórum máximo de debate e de deliberação dos trabalhadores. Vem participar!

(29)

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DO SERPRO

Nesta QUINTA-FEIRA (13/07) – Às 14h

Em FRENTE AO PRÉDIO DA REGIONAL

Participe!

Sindppd/RS

SERPRO: Mesa de negociação

com o SERPRO – Respostas

óbvias e nenhum avanço

Nos dias 5 e 6 de Julho, aconteceu a segunda mesa de

negociação com a direção do SERPRO em Brasília. A empresa, que

tinha apresentado, em reunião anterior, a renovação de 14

cláusulas do atual ACT (nas quais não havia proposta de

alteração por parte dos trabalhadores), nesses dois dias de

reunião trouxe resposta para um conjunto de cláusulas sociais

e sindicais. Não ocorreu apresentação de nenhum avanço.

(30)

CLIQUE AQUI

para ver a ata

Uma das cláusulas importantes neste novo cenário de retirada

de direitos foi o tema das terceirizações.

A empresa NÃO

ACEITOU a reivindicação de não terceirizar a área fim.

Sobre as cláusulas sindicais, as representações dos sindicatos

da FNI defenderam posições importantes que refletem a vontade

dos trabalhadores. O tema da organização e da forma das

eleições das OLTs foi um deles, e causou polêmica, pois a

empresa não aceitou a proposta que consta nas pautas da

F E I T T I N F e d o s s i n d i c a t o s d a F N I , d e q u e s e j a m o s

trabalhadores e as próprias OLTs que decidam a sua forma de

eleição e organização – como acontecia até 2013. De lá para cá

houve uma profunda alteração no acordo coletivo, que TIROU A

AUTONOMIA das OLTs. Chamamos a atenção da FENADADOS sobre a

importância de retomar os princípios da criação das

organizações por local de trabalho. Esperamos, sinceramente,

que a FENADADOS e seus sindicatos reavaliem essa postura,

pois a luta em defesa da empresa e dos direitos dos

trabalhadores não terá sucesso sem a autonomia e a força das

OLTs.

Outro tema foram as liberações sindicais. Nosso acordo prevê

que as mesmas sejam controladas pela FENADADOS e não pelos

sindicatos. Isso, na nossa opinião, é um profundo equívoco,

pois tira a autonomia dos sindicatos de base, que representam

diretamente os trabalhadores. As federações existem devido aos

sindicatos, e não o contrário.

A próxima mesa de negociação está marcada para os dias 25 e 26

de Julho. Esperamos que, até lá, o SERPRO apresente resposta

para os itens econômicos e cláusulas novas, como a transmissão

das negociações para todos os trabalhadores.

(31)

REESTRUTURAÇÃO DO SERPRO, SEM DIÁLOGO COM OS TRABALHADORES

Na reunião, também foram apresentados alguns temas que não

estão envolvidos diretamente com as negociações da campanha

salarial e, por isso, não estavam na pauta. No entanto, esses

temas são importantes para os trabalhadores e constam na ata.

Nesse sentido, os sindicatos da FNI, com o apoio do conjunto

das representações da FENADADOS e da FEITTINF, cobrou sobre a

reestruturação da empresa com a transferência do CD de SP e,

futuramente o do RJ, para Brasília, além de outras mudanças

que estão ocorrendo na empresa.

Abordamos sobre a centralização de UGs por região e a

transferência, em andamento, do centro de dados de SP para

Brasília. Também citamos a possibilidade do mesmo acontecer

com o CD do RJ. A representação dos trabalhadores questionou

as motivações, os impactos aos trabalhadores dessas regionais

e, também, o custo de alterações desta monta. A representação

do SERPRO disse que não tinha respostas para essas perguntas.

Ao final da reunião, a empresa propôs trazer o diretor Iran,

no próximo encontro, para responder às questões.

Essa situação é extremamente preocupante e precisa ser parte

da luta nesta campanha salarial. Os trabalhadores e a OLT de

SP já tinham levantado essa questão, mas não obtiveram

respostas satisfatórias sobre essa mudança, por parte da

empresa, que poderá ter impacto importante na estrutura do

SERPRO e nos postos de trabalho. Não há garantia de segurança

para os serviços e nem de redução de custos, mas sobram

dúvidas, como as que podemos ver no texto abaixo, transcrito

de um vídeo do diretor Iran.

(32)

Segue transcrição de vídeo sobre este tema feito pela direção

do SERPRO e divulgado aos trabalhadores em 29 de Junho:

Diretor de Operações, Iran Porto, fala sobre os objetivos da

empresa com esse trabalho.

O diretor de Operações, Iran Porto, vai falar sobre a

consolidação dos CPD de São Paulo e Brasília.

Diretor, quais são os benefícios dessa consolidação?

O primeiro benefício é o da redução do custo. A gente manter

duas estruturas de centro de dados, hoje, é um custo muito

alto do ponto de vista de todo o hardware e software

envolvidos. Então, a gente centralizando a gente tem uma

economia direta no mainframe, que a gente já vai conseguir a

partir do ano que vem. Então, esse é o principal benefício.

Além de toda a estrutura logística envolvida que a gente

trazendo para Brasília simplifica essa estrutura.

A estrutura de logística de Brasília tem condições de absorver

todos os serviços do CPD de São Paulo?

A estrutura principal do Centro de Dados aqui em Brasília, na

regional, ela comporta totalmente o Centro de Dados de São

Paulo aqui em Brasília. O que a gente está analisando nesse

momento é a redundância que nós precisamos ter em Brasília

para suportar a contingência. Então, nós estamos avaliando a

(33)

possibilidade aqui na Sede, que a gente já tem uma

contingência, ela vai sofrer uma pequena reforma para

comportar, inicialmente, esta contingência. E, num segundo

momento, se for necessário a gente alugar um espaço ou fazer

uma parceria com algum outro órgão para uma contingência. Mas,

inicialmente, o espaço principal é do Centro de Dados da

Regional Brasília que comporta perfeitamente a estrutura de

São Paulo.

Q u a l f o i o p r i n c i p a l o b j e t i v o d a e m p r e s a c o m e s t a

consolidação? Como vai ficar o CPD do Rio de Janeiro?

Inicialmente, este ano até meados do ano que vem, que é quando

a gente está prevendo a conclusão desse projeto, a gente vai

trabalhar exclusivamente com Brasília e São Paulo para

simplificar, principalmente, a operação de mainframe e toda a

parte de suporte ao grande porte e a consolidação dos dois

centros de dados. A partir daí, a gente vai avaliar os

benefícios alcançados e avaliar obviamente se a gente

permanece com a necessidade de dois centros de dados, um em

Brasília e outro no Rio. Mas, inicialmente, o nosso foco esse

ano até meados do ano que vem é a consolidação de São Paulo em

Brasília.

Qual vai ser o custo dessa consolidação?

A gente está trabalhando no viés da redução desse custo.

Atualmente, a gente tem dois mainframes, um em Brasília e um

em São Paulo. A gente fez uma aquisição de uma máquina nova em

Brasília, já prevendo esse projeto de consolidação. Então, nós

não precisamos investir num mainframe em São Paulo. E a

máquina nova que já temos contratada com a IBM e que chega no

ano que vem, também ela vai reduzir o custo de manutenção que

a gente tem com as duas máquinas. Então, a gente está falando

(34)

numa redução de mais de 20 milhões ao longo dos próximos anos.

É uma redução significativa e é o principal fator de motivação

para esse trabalho.

OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

* Matéria tirada do

BLOG da FNI

GREVE GERAL – Serpro e

Procempa deliberam pela GREVE

GERAL em 30 de Junho

Nesta segunda-feira (26/06), foi a vez dos trabalhadores do SERPRO e da PROCEMPA decidirem por aderir à GREVE GERAL de 30 de Junho contra as reformas Trabalhista e da Previdência. Na semana passada, colegas da BB TECNOLOGIA e da PROCERGS já tinham decidido pela GREVE GERAL.

(35)

De manhã, os trabalhadores do SERPRO (foto acima) votaram, por uma grande maioria, a paralisar nesta sexta-feira (26/06). Dos participantes, apenas 1 colega se absteve e nenhum voto foi contrário.

(36)

Crédito: Carlos Osório

À tarde, na PROCEMPA (acima), a ampla maioria dos trabalhadores presentes deliberaram pela GREVE GERAL. Quase 100 colegas participaram da assembleia.

À luta pelos nossos direitos, colegas da TI!

Não às reformas Trabalhista e da Previdência!

Referências

Documentos relacionados

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

à sua atuação como lobista junto ao Partido dos Trabalhadores. PABLO KIPERSMIT também não soube informar o porquê dos pagamentos, uma v e z que nunca contratou serviços

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

O feno de Arachis pintoi apresentou consumo e digestibilidades dos nutrientes elevados para uma forrageira, permitindo assim fornecer nutrientes em quantidades suficientes para

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados