• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO AULAS REMOTAS I IDENTIFICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO AULAS REMOTAS I IDENTIFICAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA

PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA–PPGEF – Mestrado Acadêmico

PLANO DE ENSINO – AULAS REMOTAS I – IDENTIFICAÇÃO

I. IDENTIFICAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA Unidade de Acadêmica: FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA

Curso: PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FÍSICA – PPGEF – Mestrado Acadêmico

Disciplina: Seminários Avançados em Aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e esporte -

ESTUDOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE JOGADORES(AS) DE FUTEBOL BRASILEIRO

Ano/Semestre 2021.1

Dia da Semana e horário Segunda-feira das 18 as 20:30 horas e Quinta-feira das 15 as 17:30 horas (ver cronograma das atividades)

Plataformas utilizadas no desenvolvimento da disciplina Google Meet Data início 15/04/2021 Data de término 28/06/2021 Número Vagas (alunos

regulares)

10 Número Vagas (alunos especiais) 10 (livre) Nome do Docente C.H. Total C.H Prática C.H Teórica Responsável pela disciplina

Ari Lazzarotti Filho 64 64 Ari Lazzarotti Filho

Fábio Machado Pinto-PPE-UFSC

64 64 Fábio Machado Pinto

Maria Helena M. B. Abrahão-PPGE-UFPEL 64 64 Maria Helena M. B. Abrahão II. EMENTA

Serão abordados temas avançados diversos, a partir do interesse das linhas de pesquisa do programa.

Especifica do Seminário: Estudo das abordagens teóricas e metodológicas de (auto)biografias. Análise das publicações sobre (auto)biografias de jogadores(as) de

(2)

futebol brasileiro na Educação Física/Ciências do Esporte. Construção de um protocolo de análise e elaboração de biografias de jogadores(as) de futebol brasileiro.

III. OBJETIVO GERAL

Estudo das abordagens teóricas metodológicas (auto)biografias, os avanços e desafios da elaboração de (auto)biografias de jogadores(as) de futebol brasileiro no campo da Educação Física/Ciências do Esporte e a construção de um protocolo de análise e elaboração de biografias com enfoque na carreira profissional: como se formam, se desenvolvem e finalizam a carreira profissional os jogadores(as) de futebol.

IV. METODOLOGIA

A metodologia da disciplina será organizada a partir de atividades online via Google Meet com aulas expositivas dialogadas com convidados especialistas no tema e estudos de referencias bibliográficas. Para garantir maior aproveitamento, cada tema/unidade será desenvolvida através de atividade introdutória, atividades intermediárias, podendo ser assíncrona com uso de meios como filmes, podcast, documentários, blogs etc. e atividade de encerramento com sínteses provisórias. A disciplina está organizada com base nas referências indicadas e as discussões serão realizadas a partir delas, sendo fundamental a realização das leituras. É indispensável que cada um/a traga suas considerações e questões anotadas para aula, que as dúvidas sejam expostas livremente, mas com a máxima elaboração e rigor possíveis. Não se terá a pretensão, no entanto, de sanar toda e qualquer inquietação. Durante o seminário haverá duas modalidades de leitura:

a) as obrigatórias: são leituras de textos de referência da sessão de aula. b) as complementares: são leituras de obras referentes a aspectos dos conteúdos discutidos nas sessões ou aqueles que apresentam uma abordagem diversa dos textos de referência.

A sessão de aula/atividade priorizará a seguinte dinâmica:

- contextualização, por parte do professor ou convidado, da temática em estudo na obra dos autores;

- apresentação preliminar por parte do grupo, demarcando aspectos mais do texto que contribuem com objetivos e temáticas das três unidades; - identificação das dificuldades na compreensão dos textos de referência; - confronto das análises, dos estudantes entre si e com os professores; - indicação de leituras complementares para aprofundamento.

- registro e sistematização da aula. - construção de sínteses.

V. AVALIAÇÃO

A avaliação levará em conta: 1) a leitura prévia da bibliografia indicada, preparação e exposição dos textos, considerando dúvidas, questionamentos e participação nas aulas/atividades; e 2) Diário de leitura: considerando o pressuposto que o leitor é também autor, esse trabalho deverá expressar o diálogo com a bibliografia recomendada, registrado sentimentos, impressões, inquietações, questionamentos, relações e articulações com outros autores e obras, dúvidas, interrogações etc., tendo como horizonte, mas sem uma finalidade “instrumental”, a montagem e desmontagem dos respectivos problemas e base para a elaboração do trabalho final.

(3)

Tarefa de conclusão do seminário: esboço de protocolo de pesquisa/análise (Auto)biográfica de um jogador/a de futebol profissional ou amador/a.

Será garantido espaço semanal para a avaliação conjunta dos pontos de tensão e das condições de trabalho intelectual, tanto individual quanto do grupo.

VI. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Abaixo no cronograma de cada atividade VI. OBSERVAÇÕES

A disciplina será realizada junto com o professor Dr. Fábio Machado Pinto do PPGE/UFSC e com Dr. Maria Helena M. B. Abrahão-PPGE-UFPEL e será desenvolvida em parceria com professores de outros Programas de Pós-graduação do Brasil os quais irão participar como convidados e poderão indicar alunos para fazerem a disciplina, incentivando a mobilidade estudantil na pós-graduação.

VI. CRONOGRAMA/CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/REFERÊNCIAS

BIBLIOGRÁFICAS

UNIDADE/TEMA 1:

ESTUDO DAS ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

Atividade 1: Quais são os aspectos do campo da pesquisa (Auto)biográfica no Brasil e exterior, suas principais teorias e autores?

Convidados: Maria Helena Menna Barreto Abrahão PPGE-UFPEL e Fábio Machado Pinto PPGE-UFSC

Data: 15/04/2021- Quinta-feira Hora: 15 as 17:30 horas

Atividade 2: / Aula Assíncrona – Filme: Uma História de Futebol. Disponível em: https://youtu.be/D271x6XlRPw), “[...] infância como chaga profunda, sempre escondida, isso que subsiste no adulto como passado, mas também como futuro.” (Jean-Paul Sartre, Gustave Flaubert: l’idiot de la famille, 1971)

Podcast: Retrato Narrado Disponível em:

https://open.spotify.com/show/4jqpeAOzOKCLBg3Pc0eZ6j?si=btGceKi2R8qQbRpgjj7 l-w

Atividade 3/Integrado com Grupo de Estudos Biográficos Sartreano (GEBIOS) – CED/UFSC: Pesquisa (Auto)biográfica, narrativa de si, escola e futebol.

Data: 22/04/2021 – Quinta-feira Hora: 15 as 17:30 horas

Convidados: Mestranda Maria Eduarda Sousa PPGE-UFSC e doutorando Julio Cesar Couto PPGE-UFSC.

Atividade 4 – Discussão do Tema a partir das exposições, das leituras indicadas, do filme e das experiências dos participantes e construção de sínteses provisórias.

(4)

Data: 26/04/2021 – Segunda-feira Hora: 18 as 20:30 horas

Leitura obrigatória:

BOLÍVAR, A. Dimensiones epistemológicas y metodológicas de la investigación (Auto)biográfica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, M. da C. (Orgs. . (Org.). Dimens. Epistemol. e Metod. da Pesqui. (auto)biográfica. EDUFRN/EDI ed. Natal/Porto Alegre/Salvador: [s.n.], 2011. p. 27–69. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/282869436_Dimensiones_epistemologicas_y_ metodologicas_de_la_investigacion_auto_biografica

LEVI, G. Usos da Biografia. Usos Abus. da História Oral. [S.l: s.n.], 1996. p. 167–182. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4912678/mod_resource/content/1/Usos.da.Bio grafia.LEVI.pdf



PASSEGGI, M. C. Pierre Bourdieu: Da “Ilusão” À “Conversão” Autobiográfica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 41, p. 223–235, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41.838

SCHMIDT, B. Biografia e regimes de historicidade. Métis: história & cultura, v. 2, n. 3, p. 57–72, 2003. Disponível em:

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1041/707 Leitura complementar:

BOLÍVAR, A.; SEGOVIA, J. D. La investigación (auto)biográfica y narrativa en españa: principales ambitos de desarrollo en educación. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 03, n. 09, p. 796–813, 2018. Disponível em:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5594/3534

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. Sociologia - problemáticas e práticas, o duplo movimento individual e coletivo. Problemas das mediações (sartre), v. 9, p. 171–177, 1991. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1239/1/13.pdf

LEVI, G. Usos da Biografia. Usos Abus. da História Oral. 1996. p. 167–182. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4912678/mod_resource/content/1/Usos.da.Bio grafia.LEVI.pdf

PASSEGGI, M. da C.; DE SOUZA, E. C. O movimento (auto) biográfico no Brasil: Esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6–26, 2017.

UNIDADE/TEMA 2:

ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE BIOGRAFIAS DE JOGADORES(AS) DE FUTEBOL BRASILEIRO

(5)

Atividade 1: O que o campo da Educação Física/Ciências do esporte tem produzido sobre (auto)biografias de jogadores(as) de futebol brasileiro?

Convidados: Antônio Jorge Gonçalves Soares – PPGEF-UFRJ/PPGEF-UFES e Elcio Loureiro Cornelsen (PPGIEL-UFMG)

Data: 10/05/2021- Segunda-feira Hora: 18 as 20:30 horas

Atividade 2: / Aula Assíncrona – Garrincha: Alegria do povo. Disponível em: https://youtu.be/50PedXEjfw0

Atividade 3 – Integrado com o Grupo GRECO – Memórias e Histórias das mulheres do futebol

Convidadas: Silvana Goellner UFRGS e Juliana Cabral – Capitã da Seleção Brasileira 2004

Data: 13/05/2021 – Quinta-feira Hora: 15 as 17:30

Atividade 4 – Discussão do tema a partir das exposições dos convidados, das leituras indicadas, do filme e das experiências dos participantes e construção de sínteses provisórias

Data: 24/05/2021- Segunda-feira Hora: 18 as 20:30 horas

Leitura obrigatória

BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. Mané Garrincha como Síntese da Identidade do Futebol Brasileiro. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 15, n. 1, p. 169–191, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2092/4851

CORNELSEN, E. L. Memória e futebol no Brasil: escritas da vida de jogadores brasileiros. História: Questões & Debates, v. 68, n. 2, p. 133, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.5380/his.v68i2.72559

SOUZA, Thiago Gonçalves de; CORNELSEN, Elcio Loureiro. Percepções do futebol globalizado em relatos biográficos sobre jogadores da Seleção Brasileira. Ludopédio, São Paulo, v. 136, n. 11, 2020. Disponível em:

https://www.ludopedio.com.br/arquibancada/percepcoes-do-futebol-globalizado-em-

relatos-biograficos-sobre-jogadores-da-selecao-brasileira/?doing_wp_cron=1616154209.5957748889923095703125 

GOELLNER, Silvana Vilondré. As mulheres do futebol: visibilidade para as mulheres do futebol. Ludopédio, São Paulo, v. 131, n. 9, 2020. Disponível em:

https://www.ludopedio.com.br/arquibancada/as-mulheres-do-futebol-visibilidade

TAVALER, S.; COSTA, V. L. Biografia em Educação Física: sua problemática e abrangência. Revista da Educação Física/UEM, v. 21, n. 2, p. 313–320, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v21i2.6780

Leitura complementar:

HELAL, R. A construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro. Alceu, v. 7, n. 4, p. 19–36, 2003. Disponível em:

(6)

https://www.ludopedio.com.br/v2/content/uploads/273423_a-construcao-de-narrativas-de-idolatria.pdf

Jardim, Roberto. Democracia Fútbol Club: o jogo de bola além das quatro linhas. São Paulo: Editora Ludopédio, 2020.

LISE, N. S.-; MUSSE, G. D.; CAPRARO, A. M. O futebol em Ruy Castro: notas sobre as produções biográficas de Nelson Rodrigues e Garrincha. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 12, n. 24, p. 111–131, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8936

SCHMIDT, B. B. Construindo biografias - historiadores e jornalistas: aproximações e afastamentos. Estudos Históricos, v. 10, n. 19, p. 3–21, 1997. Disponível em:

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2040/1179

SZEREMETA, T. D. P. et al. O Talento No Futebol Na Perspectiva Da Bibliografia Brasileira. Pensar a Prática, v. 18, n. 2, p. 472–486, 2015. Disponível em:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.33135

UNIDADE/TEMA 3:

CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE (AUTO)BIOGRAFIAS DE JOGADORES(AS) DE FUTEBOL BRASILEIRO Atividade 1 – Quais são os elementos essenciais para a análise/construção

(auto)biográfica de jogadores(as) de futebol brasileiro? Como se formam jogadores de futebol no “pais de chuteiras”?

Convidados:  Ricardo Teixeira FE-UFG e André Mendes Capraro-PPGEF-UFPR Data: 14/06/2021 – Segunda-feira

Hora: 18 as 20:30 horas

Atividade 2 Assíncrona: Boleiros. Ugo Giorgetti. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rTGRZhwn0xw

Atividade 3 Integrado com Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. PPGE-UFSC: Béla Guttmann: uma lenda do futebol do século XX, Autor: Detlev Claussen.

Convidado: Alexandre Fernandez Vaz – UFSC e Detlev Claussen (Universidade de Frankfurt).

Data: 17 ou 24/06 A confirmar – Hora: 15h

Atividade 4 - Discussão do Tema a partir das exposições, das leituras indicadas e das experiências dos participantes com a construção de sínteses provisórias

Data: 28/06/2021 – Segunda-feira Hora: 18 as 20:30 horas

Leitura obrigatória:

Claussen, Detlev. Béla Guttmann: uma lenda do futebol do século XX. São Paulo: Ed. Estação Liberdade, 2014.

(7)

LISE, N. S. et al. Viajando Em Torno De Pelé: Construções Literárias Do “Rei” – Biografia, Autobiografia E Roteiro Cinematográfico. Movimento (ESEFID/UFRGS),

v. 23, n. 1, p. 363, 2017. Disponível em:

https://www.redalyc.org/pdf/1153/115350608026.pdf

ROSENTHAL, G. História de vida vivenciada e história de vida narrada: A interrelação entre experiência, recordar e narrar. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 2, p. 227, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.2.17116>. ROSENTHAL, G.; INTERPRETATIVA, P. S. Pesquisa social interpretativa alemã : os métodos de entrevista narrativa biográfica e de reconstrução biográfica de caso 1 Introdução A variedade de métodos orientados por um paradigma de uma pesquisa social interpretativa (interpretative Sozialforschun. Em tese, v. 15, n. 2, p. 107–136, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2018v15n2p107/38161

VAZ, A. F. Uma Europa inventada pelo futebol. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1395–1406, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/75919/51926

Leitura complementar:

DOSSE, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2015 SZEREMETA, T. D. P. et al. O talento no futebol na perspectiva da bibliografia brasileira. Pensar a Prática, v. 18, n. 2, p. 472–486, 2015. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Apesar do teste de infiltração bacteriana ser muito utilizado para a avaliação da capacidade seladora dos cimentos endodônticos e técnicas de obturação, não existem muitos

Além disso, os produtos de consumo podem ser divididos nas seguintes categorias: (a) produtos de conveniência: itens baratos que os consumidores compram com

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

A fim de compreender as facetas dos processos educativos vivenciados por alunos cegos em cursos de Fisioterapia, o que parece ainda minimamente estudado e