• Nenhum resultado encontrado

PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) * República da Espada ( ) - militares no poder * República Oligárquica ( ) cafeicultores no poder.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) * República da Espada ( ) - militares no poder * República Oligárquica ( ) cafeicultores no poder."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)

* República da Espada (1889-1894) - militares no poder * República Oligárquica (1894-1930) – cafeicultores no poder. Vai da proclamação da República até a ascensão de Getúlio Vargas ao poder. # Composição de forças que Proclamaram a República:

* Exército – alta cúpula militar (influenciados pelo positivismo). Defendiam um Estado forte e centralizado.

* Cafeicultores do Oeste Paulista – possuíam mentalidade empresarial moderna. Defendiam o Federalismo e o Estado liberal.

* O Exército e os cafeicultores eram grupos excluídos do poder político

# Com a Proclamação da República o país passa a se chamar República Federalista do Brasil (Estados Unidos do Brasil) - República = Coisa Pública: Aparelho de Estado moderno: mais flexível e menos centralizado.

- Federativa: Estados com relativa autonomia política

→ Atendimento aos interesses das classes médias e dos cafeicultores – exclusão das camadas populares. Etapas do Brasil República

- Crise da República Velha: econômica (superprodução de café) e política (críticas à organização da República) - Movimento Tenentista

- Nomeação de civis para pastas de ministérios militares provoca críticas ao governo. - Reação Republicana: chapa de oposição em apoio aos tenentistas (PE, BA e RS). - Episódio das Cartas Falsas

- Revolta do Forte de Copacabana - Semana de Arte Moderna

1) Primeira República (1889-1930) 2) Era Vargas (1930-1945) 3) República Populista (1945-1964) 4) Ditadura Militar (1964-1985) 5) Nova República (1985- ...) # República da Espada (1889-1894)

1) Governo Provisório (1889-1891) – Marechal Deodoro da Fonseca

Realizações:

• banimento da família real – expulsão da família real • grande naturalização: imigrantes são naturalizados

• fim do padroado – Estado assume o casamento civil, o registro civil, há a secularização dos cemitérios (antes eram administrados pela Igreja)

# Organização Política

• Forma de governo: República Federativa Democrática com espírito liberal (vitória dos cafeicultores dos Estados Unidos do Brasil)

(2)

Constituição Republicana de 1891 (Esta é a segunda constituição do país): • Senadores – mandato de 9 anos (3 senadores por Estado)

• Deputados – mandato de 3 anos (de acordo com o número populacional de cada Estado) • Eleições diretas para Presidente

• Voto universal e facultativo (mulheres, analfabetos, mendigos e soldados rasos não votavam) • Voto aberto (não era secreto) – coronelismo/voto de cabresto

• Primeira eleição para presidente seria indireta (só senadores e deputados votavam) # Governo de Marechal Deodoro da Fonseca (1891)

Deodoro da Fonseca ganha as eleições em 1891 embora haja forte oposição de seu governo, caracterizado como conservador e centralizador.

Principais medidas:

Encilhamento: política econômica de apoio à industrialização – elaborado por Rui Barbosa (Ministro da Fazenda). • Emissão de papel moeda (para cobrir gastos dos assalariados e expandir o crédito estimulando a criação de novas

empresas) Conseqüências:

a) Aumento da inflação (desequilíbrio entre o valor da produção e o meio circulante existente, ocasionando uma desvalorização do dinheiro devido à alta dos preços)

b) Criação de companhias fantasmas. Renúncia de Deodoro da Fonseca:

a) Crise ministerial: ministros demitem-se coletivamente após alguns dias de governo. b) Crise no Congresso: Deodoro fecha o Congresso e declara estado de sítio1.

# Governo de Floriano Peixoto (1891-1894)

→ Apoio das Forças Armadas (Exército e Marinha) e do PRP (Partido Republicano Paulista).

→ Floriano deveria convocar novas eleições, pois, como não havia decorrido dois anos do período presidencial, o vice-presidente não poderia assumir – porém, Floriano alega que o primeiro mandato é atípico (eleições indiretas) e assim assume a presidência – governa sob forte oposição.

Revoltas:

a) Manifesto dos 13 Generais: Floriano aposenta todos (Forças Armadas dividem-se). Revoltas:

b) Revolta da Armada – RJ (Guanabara) 1893 – rebelião das Forças Armadas.

c) Revolta Federalista – RS – 1892/1895 – duas facções de proprietários de terra do RS: federalistas (maragatos) – defendiam a implantação do parlamentarismo

X

centralistas (pica-paus) - defendiam a centralização de poder – eram apoiados por Floriano Peixoto (fica conhecido como o Marechal de Ferro)

(3)

República Oligárquica (1894-1930) Características Gerais:

* Política dos Governadores: criada pelo presidente Campos Sales (1898-1902)

# Esta política tinha como objetivo buscar o apoio dos governadores dos Estados para a eleição dos presidentes indicados pelo governo federal para as próximas eleições

# Coronelismo: para a manutenção da Política dos Governadores, o papel dos coronéis foi fundamental.

* Coronéis: fazendeiros (proprietários de terras): sua influência econômica transforma-se em influência política – estes se destinavam a organizar os “currais eleitorais” (nos municípios) para eleger os candidatos que os governadores dos Estados estavam apoiando.

* Voto de cabresto: era manipulado pelo grande fazendeiro.

* Para conseguir os votos necessários às eleições os coronéis prestavam favores a população (doavam dinheiro, medicamentos, tratamentos médicos, roupas, alimentação, vestuário etc) e por meio deles conquistava os votos.

* CVM (Comissão Verificadora de Mandatos) – verificava a “clareza” do processo eleitoral. # Eleições eram marcadas pelo caráter fraudulento e manipulatório

# Política do Café-com-Leite

* SP e MG eram os Estados mais ricos e mais populosos do país. A Política do Café-com-Leite consistia na alternância de paulistas e mineiros na presidência.

* São Paulo – PRP (partido republicano Paulista) * Minas Gerais – PRM (Partido Republicano Mineiro) Economia

* Funding-loan: Ministro da Fazenda de Campos Sales – Joaquim Murtinho foi à Inglaterra renegociar a dívida externa – há estabilização da economia e um crescimento do mercado interno.

* Política de valorização do Café: socialização dos prejuízos Brasil →→→→ importa o resto

↓↓↓↓

(4)

# Convênio de Taubaté (1906) – governo adquiriria o excedente do café mediante empréstimos no exterior – esse convênio foi uma solução paliativa2.

→ →→

→ 1903: Tratado de Petrópolis – Acre é incorporado ao Brasil - Destaque para o Ministro das Relações Exteriores: Rio Branco

* Campanha Civilista (1910) – rompimento das relações entre SP e MG – sucessão presidencial: Rui Barbosa (SP+BA) – antimilitarismo (Campanha Civilista)

X

Hermes da Fonseca (MG+RS) – apoio aos setores conservadores das oligarquias

Fraudes nas eleições: Hermes da Fonseca vence, colocando em prática a política das salvações, pretendendo moralizar a vida pública nacional – afastando do poder as oligarquias estaduais.

Revoltas da República Velha

# Guerra de Canudos (BA – 1896/1897)

→ região pobre: concentração latifúndios; → movimento de cunho religioso e popular

→ Líder: Antonio Conselheiro (beato – líder carismático)

→ Arraial de Canudos – comunidade – núcleo próspero dedicado ao comércio com as cidades vizinhas – atrai grande número de fiéis.

→ inimigos: grandes fazendeiros (perdem mão-de-obra e influência política) → movimento foi severamente punido pelo governo federal (Prudente de Moraes) * Obs: Euclides da Cunha em “Os Sertões” – conta a Guerra de Canudos

# Revolta da Chibata (RJ – 1910)

→ governo de Hermes da Fonseca

→ revolta de marinheiros pela oposição a castigos corporais na Marinha e péssima condição de trabalho → Líder: João Cândido

→ A Revolta inicia-se quando um marinheiro recebe chibatadas como castigo → Revoltosos foram presos e o governo amenizou os castigos na Marinha

→ Na década de 70, Aldir Blanc e João Bosco fizeram a música “Mestre Sala dos Mares” em homenagem a João Cândido

(5)

# Guerra do Contestado (1911-1915) – região entre Santa Catarina e Paraná

→ Movimento messiânico e popular – Líder: José Maria

→ Causas do conflito: construção de estrada de ferro envolvendo a região do Contestado – população aglutina-se em torno de José Maria.

→ os confrontos entre os seguidores de José Maria e o governo federal foram violentos. Em 1915 o movimento foi destruído

# Cangaço (ocorre principalmente no Nordeste)

→ Também chamado de banditismo social

→ resultado da grande miséria e desigualdade social no Nordeste – bandos armados independentes → destaque para Virgulino Ferreira da Silva (Lampião)

→ cangaceiros eram admirados pela comunidade por seus feitos de coragem e valentia # Revolta da Vacina (1904 – RJ)

→ Ocorre no governo de Rodrigues Alves

→ Osvaldo Cruz (médico sanitarista) – desenvolve campanha de vacinação obrigatória da população → RJ – precárias condições de higiene – disseminação de doenças – rápido crescimento populacional

→ Pereira Passos (prefeito RJ) – promove junto com o governo federal a reurbanização do RJ- massa da população não se beneficia das medidas governamentais – população é desalojada do centro para a periferia.

→ a revolta popular se deu quando da obrigação da vacinação a toda a população. # Movimento Tenentista

* Movimento de jovens oficiais que questionam as oligarquias tradicionais e propunham a centralização do poder e reformas no sistema eleitoral

(6)

• Década de 20 – movimento tenentista (Exército) – classe média – criticavam a política do café-com-leite • Defendiam o voto secreto (“reformismo ingênuo”)

# 18 do Forte de Copacabana

- Artur Bernardes é acusado de redigir uma carta contra os soldados (episódio chamado de “Cartas Falsas”) – Tenentes se rebelam e tomam o Forte de Copacabana

- Cercados, os tenentes se rendem, porém, 17 tenentes enfrentam as tropas do governo (um civil se junta aos tenentes). - manifestação dos tenentes que são mortos na Avenida Atlântica (RJ).

# 1924: Levante tenentista em São Paulo * Surge a Coluna Paulista

* Líderes: General Isidoro Dias e Miguel Costa

* Coluna Prestes: Líder Luis Carlos Prestes e João Alberto – percorrem 24.000 km no território brasileiro buscando apoio para a causa tenentista.

* Levante tenentista do RS

# Primeira Guerra Mundial (1914-1918) –

* Brasil envia medicamentos, enfermeiros e médicos para a Guerra * Não participa diretamente do conflito

- Repercussões no Brasil:

• queda da cafeicultura – a partir de 1919

• período da Primeira Guerra: queda das exportações de café

Industriais: oposição aos cafeicultores – estão se fortalecendo Êxodo rural: crescimento das cidades

# 1917: Revolução Russa → operários que chegam ao Brasil são qualificados tecnicamente e politicamente.

Movimento operário: as condições de trabalho precárias e os longos turnos de trabalho não indenizados favoreceram manifestações através de seguidas greves (São Paulo – 1917).

- operariado brasileiro: imigrantes que aqui chegam difundem o anarquismo e comunismo. # Semana de Arte Moderna (São Paulo – 1922)

• efervescência urbana de São Paulo – reunião de artistas e intelectuais que contestavam a mentalidade artística brasileira tradicional e exigiam uma discussão mais ampla da nossa realidade

• Teatro Municipal de São Paulo – Semana de Arte Moderna: manifestações de artistas plásticos e literatos como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Victor Brecheret, Di Cavalcanti entre outros.

# Crise de 29 – queda da Bolsa de Valores de Nova York (EUA) – crise teve importantes repercussões internacionais atingindo inclusive o Brasil – quando então a economia cafeeira se desorganizou.

(7)

* Eleições Presidenciais de 1930

Júlio Prestes (SP) – continuação da socialização dos prejuízos X

Getúlio Vargas (RS) – fim da política do Café-com-leite – Aliança Liberal: voto secreto, anistia política, criação de legislação trabalhista etc.

Getúlio Vargas Júlio Prestes ⇒ Júlio Prestes vence as eleições

⇒ Assassinato do Vice de Getúlio Vargas – João Pessoa (PB): crime é acusado como político, embora as causas fossem pessoais.

Revolução de 30

⇒ 03/10/1930: Oposição une-se no Nordeste e Rio Grande do Sul

⇒ 24/10/1930: Vargas depõe Washington Luís – Júlio Prestes foge para a Europa ⇒ cafeicultores são derrubados – aristocracia rural

⇒ ascensão política da burguesia industrial ⇒ latifundiários perdem o prestígio político

⇒ declínio da Inglaterra e supremacia dos Estados Unidos ⇒ indústria cresce

⇒ êxodo rural

Vargas assume o poder do governo provisório # Panorama geral - Presidentes civis:

a) Prudente de Morais (1894-1898)

- Fim da Revolta Federalista - Enfrenta a Revolta de Canudos

- Soluciona questões fronteiriças com Argentina (Questão das Missões ou Palmas) e França (Amapá e Guiana Francesa). b) Campos Sales (1898-1902)

(8)

- Funding-loan

- Política dos Governadores - Política do Café-com-leite c) Rodrigues Alves (1902-1906)

- Urbanização do RJ e enfrenta a Revolta da Vacina

- Questões de definição de fronteiras com Inglaterra (Guiana Inglesa) - Tratado de Petrópolis – inserção do Acre

- Convênio de Taubaté (política de valorização do café pelo governo). d) Afonso Pena (1906-1909)

- Brasil participa da Segunda Conferência de Paz de Haia.

- Em junho de 1909 Afonso Pena Falece e o vice Nilo Peçanha termina o mandato. e) Nilo Peçanha (1909-1910)

- Campanha Civilista do candidato Rui Barbosa contra Hermes da Fonseca. Rui Barbosa é derrotado. f) Hermes da Fonseca (1910-1914)

(9)

- Política das Salvações

- Enfrenta a Revolta da Chibata, A Guerra do Contestado e a Revolta de Juazeiro. - Contrata o segundo funding-loan

- Primeira Guerra Mundial (Brasil declara-se neutro, embora apóie a Inglaterra). g) Wenceslau Brás (1914-1918)

- Surto exportador e manufatureiro devido à Primeira Guerra mundial

- Para suceder O presidente, foram eleitos Rodrigues Alves e Delfim Moreira como vice. Rodrigues Alves adoece e não é empossado. Delfim Moreira assume a presidência.

h) Delfim Moreira (1918-1919)

- Rodrigues Alves falece.

- Brasil participa da Conferência de Paz de Versalhes i) Epitácio Pessoa (1919-1922)

- Episódio das Cartas Falsas - Revolta do Forte de Copacabana

(10)

- Semana de Arte Moderna

j) Arthur Bernardes (1922-1926)

- Crise da República Velha: econômica (superprodução de café) e política (críticas à organização da República) - Movimento Tenentista - Nomeação de civis para pastas de ministérios militares provoca críticas ao governo. - Reação Republicana: chapa de oposição em apoio aos tenentistas (PE, BA e RS).

- Estado de sítio durante praticamente todo o seu mandato. - Cresce oposição no Sul – Aliança Libertadora.

- Coluna Tenentista Paulista - Coluna Prestes

- Reforma Constitucional – fortalecimento do poder Executivo com a intervenção federal nos estados com a limitação do habeas-corpus e vetos presidenciais além da expulsão de estrangeiros considerados inoportunos.

l) Washington Luís (1926-1930)

- Lema do governo: “governar é abrir estradas”

- Não cumpriu o mandato completo porque foi deposto após a Revolução de 30. - Governo marcado por crise econômica e política.

- Indica o candidato Júlio Prestes à sucessão do governo (outro paulista). Gera crises em especial porque ele é eleito. - Aliança Liberal: oposição à candidatura de Júlio Prestes – Candidatos: Getúlio Vargas (RS) e vice-presidente: João Pessoa (PB)

- 24/10/1930 Washington Luís é deposto – poder é passado para uma Junta Pacificadora. Com a chegada de Getúlio Vargas ao RJ em 1930, a Junta entrega o poder a ele.

Referências

Documentos relacionados

2 — A cooperação descentralizada incentivará os agentes dos Estados ACP e da Comunidade a forne- cerem recursos financeiros e técnicos suplementares para o esforço de

No período de 1889 a 1930, conhecido como República velha ou primeira República no Brasil, foi um período importante na vida econômica de Parnaíba a cidade em sua intrinsidade

Uma série de governos estaduais foram derrubados por sublevações e militares no mês de outubro, até que no dia 24, o presidente Washington Luís foi derrubado na capital carioca e

Tendo em atenção os riscos inerentes ao desempenho da economia mundial e a necessidade de se garantir a execução da despesa fixada no OGE 2012, tomou-se como pressuposto de preço

Para a República de Moçambique, este aniversário coincide com o 45ºaniversário da aceitação, isto é, adesão do nosso país, como membro legítimo e de pleno direito, desta

eleitos pelo Congresso, afirma em seu parágrafo 2º: “O presidente e o vice, eleitos na forma deste artigo, ocuparão a presidência e a vice. presidência durante o primeiro

Assim, vigorando um regime democrático, as manifestações populares e culturais tiveram maior liberdade neste período conhecido por muitos como os “anos

Conforme previa a Constituição, se o presidente da República fosse afastado ou renunciasse ao poder antes dos dois anos de mandato, uma nova eleição deveria ser