• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM: GESTÃO EDUCACIONAL MANUAL DO CURSO INFORMAÇÕES:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM: GESTÃO EDUCACIONAL MANUAL DO CURSO INFORMAÇÕES:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM:

GESTÃO EDUCACIONAL

MANUAL DO CURSO

INFORMAÇÕES:

ICAP - Central de relacionamento: (65) 3641-5347 (65) 98116-9633, (65) 99236-5259, (65) 99679-2601 Segunda a sexta – 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00 horas

E-mail: comercial@icapcursos.com.br

www.icapcursos.com.br

(2)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

GESTÃO EDUCACIONAL

O ICAP – Instituto de Capacitação e Pós-Graduação tem como foco de suas linhas de ação a especialização lato sensu que privilegia a formação profissional nas suas especificidades, assegurando, desta forma, seu compromisso com a sociedade na oferta de cursos que supram a demanda para o aperfeiçoamento em diversas áreas da educação e gestão.

Tendo como pressuposto a necessidade cada vez maior de conhecimentos mais específicos para trabalhar no ensino superior e, portanto, nas diferentes dimensões envolvidas no contexto da sociedade contemporânea, as organizações envolvidas diretamente com a educação estão diante de desafios complexos a serem superados. De maneira geral, é necessário que a continuidade dos estudos se estabeleça através de uma formação sólida em consonância com esta realidade, atendendo satisfatoriamente às necessidades existentes e crescentes nos panoramas mundial, nacional, regional e local. No que se refere a Mato Grosso, campo de atuação direta desta instituição, o crescimento e desenvolvimento acelerados em diversos setores a partir da década de 1970, são indicadores significativos, os quais vêm atribuindo maior destaque ao Estado na região e no Brasil. Consequentemente, tem-se um amplo processo de transformação multi-disseminada, que parte desde a administração educacional e gestão de pessoas, atingindo questões sociais, culturais, ambientais.

Portanto, é premente a necessidade de se repensar as formas pelas quais a formação na educação deve proceder no preparo de profissionais a serem encaminhados a atuar nesta conjuntura, num mercado de trabalho diversificado, porém, criterioso e competitivo. As escolas estão cada vez mais necessitando de capacitação permanente de seus servidores principalmente no foco da gestão educacional frente ao mundo globalizado, onde a sociedade contemporânea está a exigir formas flexíveis de ação, em que a qualidade e a eficiência são preceitos básicos.

(3)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

Neste contexto, está inserido o ICAP instituição privada que visa a formação e atualização dos profissionais que atuam em diferentes setores, como os servidores públicos federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada, buscando valorizar as ações voltadas para o aperfeiçoamento e a melhoria dos serviços ofertados de acordo com as políticas de formação e capacitação dos mesmos. Tendo clareza do seu papel, investe na melhoria do desempenho, da qualidade do atendimento ao cidadão, e especialmente no aproveitamento de todas as suas habilidades e competências, otimizando assim, a capacidade técnica dos recursos humanos do Estado.

Neste contexto, formar pessoas competentes para gerenciar os espaços educativos tornou-se um importante desafio na atual sociedade contemporânea. A Educação Continuada proporciona aos cidadãos oportunidades de aprendizagem permanentes, qualificando-os profissionalmente, atualizando habilidades e competências e ampliando horizontes de atuação.

O contexto educacional atual requer profissionais com competência para identificar as necessidades da instituição escolar bem como encaminhar soluções adequadas às demandas decorrentes. Tendo em vista esse panorama, o curso de Pós-graduação em Gestão Educacional tem como questão central a formação de profissionais para o exercício da gestão democrático-participativa de instituições educacionais, públicas e privadas, assim como de projetos e de instituições sociais não escolares representadas pelas ONGs. O projeto do curso concebe a gestão dessas instituições (escolares e não escolares) como uma dimensão da atuação do profissional da educação, a qual envolve conhecimentos do campo pedagógico, político e administrativo. Assim, promove a análise conjuntural da gestão educacional brasileira, à luz das atuais políticas educacionais e das diretrizes organizativas, pedagógicas e curriculares.

Considerando a importância do trabalho educativo, especialmente no momento em que a aprendizagem chama a atenção não apenas no universo escolar, mas também nos espaços empresariais e organizacionais, entende-se que a formação de profissionais em nível de Pós-graduação vem atender uma demanda que tende a se intensificar e qualificar, exigindo cursos de alto nível teórico e prático, que reflitam o comprometimento com os esforços empreendidos pelos profissionais da área. Pensando nisso, oferecemos o curso

(4)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Educacional com a finalidade de proporcionar a capacitação de gestores educacionais capazes de atender de forma eficiente o competitivo mercado de trabalho.

OBJETIVO DO CURSO:

Formar gestores competentes para planejar, organizar, realizar e gerir o trabalho administrativo e pedagógico de Instituições de Ensino. Conhecer o contexto organizacional em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção e gestão a partir da compreensão dos aspectos sociais, históricos, econômicos, políticos e culturais que o configuram e o condicionam.

Propiciar conhecimentos que mobilizem uma visão crítica e consciente da função social do gestor escolar; capacitá-lo para coordenar as práticas docentes estabelecidas nas unidades educacionais; qualificá-lo para liderar equipes numa perspectiva democrática; apresentar as características das organizações educacionais; preparar o gestor para lidar com as tecnologias da informação, comunicação e planejamento e também para ações de orientação escolar dos alunos e orientação para o trabalho.

PÚBLICO ALVO:

O curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional é destinado aos profissionais graduados na área de Educação e áreas afins, que desejam ampliar e consolidar seus conhecimentos para aplicá-los dentro das instituições de ensino em qualquer setor de atividade educacional pública e privada.

Professores, Gestores educacionais (Diretores, Coordenadores e Supervisores), Administradores e demais profissionais com interesse na área educacional e de gestão de instituições de ensino.

ESTRUTURA DO CURSO:

• METODOLOGIA CIENTIFICA E ELABORAÇÃO DO TRABALHO MONOGRÁFICO...(25 hs) • DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR...(25 hs)

(5)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

• PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA...(25 hs) • LIDERANÇA E COACHING...(25 hs) • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS

E PERSPECTIVAS...(25 hs) • FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL E ATUAIS

TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA

EDUCAÇÃO BÁSICA...(25hs) • POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

BRASILEIRA...(25 hs) • GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA...(25 hs) • ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR...(25hs) • CURRÍCULO E GESTÃO EM AMBIENTES EDUCATIVOS…(25 hs) • PRÁTICAS DE GESTÃO: ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS

PEDAGÓGICOS...(25 hs) • PRÁTICAS DE GESTÃO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

ESCOLAR...(25 hs) • GESTÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA

INFORMAÇÃO...(25 hs) • ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

EDUCACIONAIS...(25 hs) • GESTÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO...(25 hs) EMENTAS DAS DISCIPLINAS

METODOLOGIA CIENTIFICA E ELABORAÇÃO DO TRABALHO MONOGRÁFICO

Tipos de conhecimento. Tipos de trabalhos científicos. Classificação do trabalho científico. Etapas do trabalho científico. Instrumentos de coleta de dados. Normas técnicas de apresentação de trabalhos científicos (ABNT). Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutura.

(6)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

Concepções filosóficas na educação. Educação no século XXI. Formação de professores universitários: do planejamento à prática pedagógica. Instrumentação para prática pedagógica no ensino superior.

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA

Modelo de Comunicação da PNL; Mapas e Filtros; Pressuposições da PNL; Rapport; Calibragem; Sistemas Representacionais; Processo de Aprendizagem.

LIDERANÇA E COACHING

Conceito, como é o seu procedimento, diferença entre outras abordagens, pessoas mais indicadas e toda a logística do processo de coaching .

II – Percepção, crenças, rótulos e Modelo mental. III – Escuta ativa e Empatia

IV – Perguntas Poderosas

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do gestor escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o plano de direção, o planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL E ATUAIS TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Referenciais e as Bases Legais da Educação Básica no Brasil. Pressupostos e princípios que nortearam e norteiam as políticas para educação da criança e jovem na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Conceitos mediadores das práticas pedagógicas historicamente constituídas na Educação Básica brasileira. Dispositivos didático-pedagógicos que operam nestas práticas pedagógicas, suas bases epistemológicas e teóricas.

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Ação do gestor/pedagogo na organização e funcionamento dos espaços educativos e as políticas da educação brasileira.

GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Análise crítica e reflexiva da escola como organização complexa, de planejamento, execução e coordenação. Acompanhamento e avaliação de planos e projetos pedagógicos

(7)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

e suas interfaces com as políticas públicas. Princípios da gestão democrática e da ética no contexto do exercício da gestão educacional de pessoas e de processos

ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

Organização do trabalho escolar com ênfase na gestão, planejamento e avaliação dos processos educativos escolares.

CURRÍCULO E GESTÃO EM AMBIENTES EDUCATIVOS

Contextualização das dimensões de um novo paradigma curricular, suas inter-relações com as políticas para a Educação Básica, nas perspectivas filosófica, cultural e social. Saberes e Competências necessárias a uma Gestão participativa, sustentável e de responsabilidade social em ambientes educativos.

PRÁTICAS DE GESTÃO: ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS

A prática do gestor/pedagogo como organizador dos trabalhos na escola. Referencial teórico-metodológico para a formação e para a atuação do pedagogo como gestor da escola

PRÁTICAS DE GESTÃO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR

Inserção do gestor/pedagogo nos processos de gestão da escola e o trabalho pedagógico frente aos processos avaliativos institucionais e do rendimento escolar.

GESTÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação o espaço escolar. Paradigmas e concepções educativas. Normas e regulamentações. Programas e projetos para o desenvolvimento e inserção das TIC, com vistas à utilização apropriada na Educação.

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

Conhecimento sobre projetos educacionais e sua aplicação no cotidiano escolar; elaboração, acompanhamento e execução; os planos de trabalho; normas para a elaboração de projetos na escola; o profissional da educação e sua vivência com projetos; projetos: história e evolução; o compromisso do corpo docente com projetos na escola; processo de ensino e aprendizagem evolução histórica, através do trabalho com projetos; estudo sobre o currículo e o ensino interdisciplinar.

(8)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

Evolução histórica da ciência das finanças. A identificação de problemas para formulação de políticas públicas. O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentária, a Lei Orçamentária anual. A classificação da despesa no orçamento público. Prestação de contas das despesas educacionais. A responsabilidade fiscal e a responsabilização administrativa. O controle interno e o controle externo das finanças públicas. Accontability e responsabilização. O dever de boa administração financeira: planejamento pela formulação, implementação e avaliação das políticas públicas.

PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO:

Preenchimento da ficha de pré-inscrição no site, assinatura do contrato (vamos até você ou você pode vir até o ICAP) e pagamento de taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência.

DOCUMENTOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRICULA: • 02 Foto 3x4

• Cópia RG • Cópia CPF

• Cópia Certidão de Casamento (se casado)

• Cópia Diploma de curso superior. Na ausência do diploma o aluno poderá entregar o atestado de conclusão de curso, que será aceito temporariamente, ficando sobre a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

• Cópia Histórico do 3º Grau (graduação) • Comprovante de endereço

CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSOS:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, automaticamente, 100% do valor pago, por meio de depósito ou conta bancaria indicado pelo participante, em até 20 dias úteis se o valor foi efetivado em dinheiro ou cartão de débito, se foi efetivado no cartão de crédito após o vencimento da fatura.

Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, mediante requerimento expresso do participante endereçado ao e-mail: admin@icapcursos.com.br, 100% do valor pago,

(9)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

também por meio de depósito em conta bancária por ele, em até 20 dias úteis após a indicação dos dados bancários.

O ICAP não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como: passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc. em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO:

O curso de Gestão Educacional possui carga horária de 400 horas, com duração dos módulos de 6 a 9 meses e prazo máximo para a entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC) de 18 meses, a partir do início do curso.

As aulas são quinzenais, a noite de segunda a quinta-feira das 19:00 as 22:00 horas.

LOCAL DO CURSO:

Av. República do Líbano, nº 04, Bairro Monte Líbano, Cuiabá – MT

INVESTIMENTO: MATRICULA PARCELADO PARCELAS VALOR DA PARCELA VALOR DO CURSO VALOR DO CURSO / MATRICULA R$ 150,00 10 R$ 340,2 R$ 3.402,00 R$ 3.552,00 15 R$ 239,4 R$ 3.591,00 R$ 3.741,00 18 R$ 210,00 R$ 3.780,00 R$ 3.930,00

O pagamento da matricula será efetuada no ato da mesma por cartão de debito, crédito ou boleto bancário.

As parcelas serão pagas por meio de boleto bancário que serão enviados no e-mail do aluno em até 7 dias antes do vencimento ou com cartão de crédito.

Referências

Documentos relacionados

de sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, ao invés de instrumento público de procuração ou instrumento particular, deverá apresentar

As alterações na parede arterial diagnosticadas provavelmente ocorreram em decorrência da resposta inflamatória à lesão arterial, já que esta que leva a um aumento no

Une barrière protectrice avec de l’eau Il existe un autre petit réservoir circulaire autour du récipient pour la nourriture.. Il est rempli d’eau et maintient les fourmis

• Demarest Advogados • Levy & Salomão Advogados • Lobo & de Rizzo Advogados • Motta Fernandes Rocha Advogados • Trench Rossi & Watanabe Advogados •

Acredita-se que a Terapia Ocupacional, em Saúde Mental, tem se respaldado no discurso da Reabilita- ção Psicossocial para consolidar sua ação e inserção nos novos equipamentos

Gerência do Design Gráfico Gestão Ambiental - Ecodesign *(GP) Trabalho de Conclusão de Curso*(GMP) Trabalho de Conclusão de Curso*(GMP) Trabalho de Conclusão de

uma estrutura formada por elementos planos e ondulados intercalados Os elementos na estrutura do papelªo ondulado sªo designados como capas elementos planos e miolos

Como sugere o título do artigo, é a pergunta sobre o conceito da representação (e sua utilidade no campo do estudo das formas visuais) que conduz Scruton num tipo de