• Nenhum resultado encontrado

ListEx4_ValdirGuerra rv00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ListEx4_ValdirGuerra rv00"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO TECNOLÓGICO D

INSTITUTO TECNOLÓGICO D

INSTITUTO TECNOLÓGICO D

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE

E

E

E AERONÁ

AERONÁ

AERONÁU

AERONÁ

U

U

UTICA

TICA

TICA

TICA

CE-235 - SISTEMAS EMBARCADO DE TEMPO REAL

LISTA DE EXÉRCICIO 04

Revisão 00

Valdir Guerra Aluno

Professor Dr. Adílson Marques Cunha

ITA

(2)

2

1. INTRODUÇÃO

1.1.Titulo

Relato Padronizado da disciplina CE235 – SAETR 2013- Projeto de Sistema Avionico Embarcado de Tempo Real – Listex4.

1.2.Motivação

Desenvolver habilidades no desenvolvimento de software aviônico embarcado de tempo real utilizando a ferramenta CASE SCADE, bem como desenvolver experiência em embarcar software de tempo real no RASPBERRY PI utilizando técnicas de desenvolvimento ágil com segurança , qualidade, confiabilidade e estabilidade possíveis de serem certificadas nas normas ARIC 661 e DO-178, a fim reduzir o desperdício de recursos nas futuras fases de integração do meu projeto de tese e nos projetos profissionais.

1.3.Objetivo

Esta ListEx4 tem por objetivo propiciar, aos alunos das disciplinas CES-65 e CE- 235, uma oportunidade para reportarem, em suas Páginas de Índices Individuais (homepages), as suas participações nos desenvolvimentos dos Subsistemas sob a responsabilidade do seu Time de Desenvolvedores.

Esta ListEx 4 deverá conter um Relatório Individual de cada Aluno, reportando sua participação na Entrega de Valor do 3oSprint (2oSprint Delivery) do Proj. SAE-TR 2013. O Relatório desta ListEx 4 deverá conter a participação individual do aluno no seu Grupo de Subsistemas, envolvendo:

1. A entrega das User Stories desenvolvidas no SCADE e verificadas, pelos integrantes das CE-230 e CE-237, quanto a qualidade, confiabilidade, segurança e testabilidade; e

2. A publicação da geração, a partir do SCADE, dos programas-fonte e suas documentações no Repositório do Subversion localizado no menu lateral da página principal do Projeto SAE-TR 2013.

Sugere-se que as demonstrações de valores intermediários desenvolvidos para esta 3ª Sprint Review do Projeto SAE-TR 2013 envolvam: uma Apresentação em MS Powerpoint, por Grupo de Subsistemas, contendo slides com os nomes dos integrantes do Grupo e suas participações no 2oSprint; as User Stories implementadas; os Casos de Teste implementados; os Diagramas do SCADE; os Fragmentos significativos de códigos,

gerados a partir dos Diagramas do SCADE; uma Burndown Chart do 1o Sprint; e um Vídeo-demo.

2. DESENVOLVIMENTO

A User Storie desenvolvida para a 3ª Sprint do Projeto SAE-TR-2013 pelo autor desta listEx foi a de numero US-27 com Prioridade 4 pertencente ao grupo de “Controle Potência e Combustível” (Cont-Pote-Comb)

(3)

3

US-027 Eu necessito ligar (e desligar) os motores com autorização da torre, para poder habilitar a utilização do manete e aplicar potência.

Definição de Pronto para grupo CONT-POTE-COMB 3ª Sprint

Entregar, devidamente compiladas e sem erros, as aplicações desenvolvidas no SCADE para os Subsistemas de Controel, Potência e Combustível; 2. Demonstrar o funcionamento apropriado dos "widgets" desenvolvidos dos Subsistemas de Controle, Potência e Combustível; 3. Obter as aceitações dos integrantes da CE-237, quanto a aferição de

testabilidade das User Stories desenvolvidas; e 4. Obter as aceitações dos integrantes da CE-230, quanto as aferições de qualidade, confiabilidade e segurança (safety) das User Stories desenvolvidas; e 5. Integrar os subsistemas de Controle, Potência e Combustível com os substistemas de Navegação, Central de Alarme e Comunicação.

META Para o Grupo CONT-POTE-COMB 3ª Sprint

Entregar as funcionalidades desenvolvidas no 3o Sprint que já se encontrarem

disponíveis, em termos de "widgets", visando propiciar o monitorarmento e o controle dos Subsistemas de Controle, Potência e Combustível, integrados com os substistemas de Navegação, Central de Alarme e Comunicação.

CASO DE TESTE

US-39: Ligar o CDS, modificar o nível de combustível total da aeronave para 10%,50% e 100% .

US-28: Ligar o CDS, modificar o estado da Manete da aeronave para 0%, 50% e 100% do curso total da Manete.

US-29: Ao acionar a manete com nível de potência acima de 60 e abaixo de 20. Ao acionar o manche para esquerda, indicador vindo do sistema de navegação. Ao acionar o manche para direita, indicador vindo do sistema de navegação. Acionar manche para a esquerda, direita e manete acima de 60 e abaixo de 20 com o avião em solo

US-27: Habilitar o botão para ligar o motor somente quando autorizado Desabilitar o botão de ligar o motor quando não houver autorização. Acionar o botão para ligar o motor. Acionar o botão para desligar o motor. Acionar a manete de potência quando o motor estiver

desligado. Acionar a manete de potência quando o motor estiver ligado

ORACLE

US-39: CDS ligado com campo indicando o nível de combustível de cada tanque da aeronave.

Enviar para a central de alarme um parâmetro para que ele identifique que o nível de combustível da aeronave está critico e mostre um aviso no sistema de central de alarmes. Enviar para a central de alarme um parâmetro para que ele identifique que o nível de combustível da aeronave está em zero e mostre um aviso no sistema de central de alarmes. Enviar para a central de alarme um parâmetro para que ele identifique que o nível de combustível da aeronave não está mais em estado critico ou em zero e parar de mostrar os avisos no sistema de central de alarmes.

US-28: CDS ligado com o campo indicando a potência do motor. Enviar para a central de alarme um parâmetro para que ele identifique que o nível de potência da aeronave está em zero e mostre um aviso no sistema de central de alarmes. Enviar para a central de alarme um parâmetro para que ele identifique que o nível de potência da aeronave não está crítico e retirar o aviso no sistema de central de alarmes. Enviar para a central de alarme um

parâmetro para que ele identifique que o nível de potência da aeronave está em 100% e mostrar o aviso no sistema de central de alarmes.

US-29: O horizonte artificial deve exibir o avião no estado subindo. O horizonte artificial deve exibir o avião no estado descendo. O horizonte artificial deve exibir o avião a 45 graus para esquerda. O horizonte artificial deve exibir o avião a 45 graus para direita O Horizonte artificial não deve mudar de estado quando está em solo indicado pelo sensor de amortecedores acionados vindo do sistema de trem de pouso (Sistema hidráulico).

US-27: Mostrar no CDS o botão habilitado quando autorizado pelo sistema de comunicação. Mostrar no CDS o botão desabilitado quando não autorizado pelo sistema de comunicação. Mostrar no CDS estado de motor ligado Exibir no CDS o estado de motor desligado Manete

(4)

4

não deve estar ativar para aplicar potência Manete deve estar ativa e a potência deve ser transferida par ao motor

AFERIÇÕES DE QUALIDADE - CE-230

Possuir casos de testes, executados com sucesso, para todas as user stories. 2.

Funcionalidades: definidas em alto nível? Foram corretamente desdobradas para o modelo? ( ISO - 25010, DO 178C Objetivos A 2.1, A 2.4, A 4.1, A 5.1).

AFERIÇÕES DE CONFIABILIDADE - CE-230

Compilar sem erros ou avisos (warnings) (DO-178C seção 6.3.5). 2. Os algoritmos do modelo estão corretos? (DO 178C Objetivo A-4.7).

AFERIÇÕES DE SEGURANÇA - CE-230

Instalar e testar o aplicativo no Hardware destino (DO-178C - seção 2.5.5). 2. As US

implementadas do CDS devem permitir que o piloto visualize os parâmetros necessários para a execução dos checklists envolvendo as US selecionadas em cada etapa da Missão atribuída.

1. USER STORIE 27 ENTREGA REALIZADAS

(5)

5

2) O Authorization Request inicia a comunicação com o sistema de comunicação,

navegação e vigilância.

3) O CDS envia a solicitação de autorização e fica no estado de “WAINTING”

4) Ao receber a autorização do sistema de comunicação e vigilância o CDS exibe o estado de “AUTHORIZED”e então libera o botão ENGINE START para ligar os motores

5) Ao pressionar o botão Engine START os motores são então ligados e o manetes (Levers são liberados para que o piloto de potencia nos motores)

6) Quando o piloto sub o nível dos manetes dando potencia acima de 10% nos motores o CDS concluir a autorização de acionamento dos motores

(6)

6

7) Quando o piloto coloca o nível dos manetes em 0% os motores entram em estado de IDLE e libera então o piloto para solicitar autorização para deligamento dos motores através do sistema de comunicação navegação e vigilância utilizando o botão “Authorization Request”

8) O Piloto então solicita autorização para desligar os motores e o CDS entra no estado de “WAINTING”

(7)

7

9) O Sistema comunicação navegação e vigilância então libera a autorização para

desligar os motores e o CDS entra no estado de “AUTHORIZED”

10)O CDS uma vez no estado de “AUTHORIZED” libera o botão ENGINE STOP 11)O Piloto pressiona o botão ENGINE STOP e os motores são desligados.

(8)

8

12)Ao entrar no estado de motores desligados o CDS retorna ao estado inicial.

CODIGO EMBARCADO RASPBERRY PI

O Código foi embarcado com sucesso um micro controlador RASPBERRY PI

O código de aplicação responsável pela integração dos sensores e por toda a logica de execução e controle foi devidamente embarcado um RASPBERRY PI que por sua vez controlava os servidores gráficos rodando em notebooks.

(9)

9

EVIDENCIA DO CÓDIGO FONTES

(10)

10

EVIDÊNCIA DOS DIAGRAMAS DO SCADE US-27

(11)

11

EVIDÊNCIA DE PUBLICAÇÃO NO SVN

EVIDÊNCIA DA APRESETAÇÃO

EVIDÊNCIA DO VIDEO DEMO

Segue o link https://www.youtube.com/watch?v=-sjmoaST7lY&feature=player_embedded

(12)

12

Link do projeto completo

https://sites.google.com/site/saetr2013/home

2. PRINCIPAIS CONCLUSÕES

Com a execução da Listex 4 foi possível aprimorar o conhecimento das técnicas de implementação de CDS Cockpit Display System utilizando o SCADE utilizando

interdisciplinaridade utilizando métodos ágeis com ferramenta colaborativas de comunicação e desenvolvimento a distancia.

A implementação do desenvolvimento de MDD através do SCADE se mostrou mais eficiente do que a antiga ferramenta do Rational Rose Real Time, por permitir uma maior interação gráfica com o desenvolvimento logico do software, porem requer muito mais conhecimento. Com esse exercício foi possível concluir que mesmo com os recursos disponíveis no SCADE e sua total aderência as normas de certificação de segurança a correta abstração do modelo e sua implementação logica ainda são essenciais para garantir qualidade, segurança,

confiabilidade e redução do desperdício de tempo no desenvolvimento de novos aplicações.

3. ANEXOS

Anexos 1

<SCADE DOCUMETANTION>

(13)

13

Table Of Contents

1.

General Project Description

2.

Software Architecture

2.1.

Project Architecture

2.2.

Call Graph

2.3.

SCADE Display Integration

3.

CONT_POTE_COMB Project

3.1.

Root Elements

3.1.1.

Types

3.1.2.

Constants

3.1.3.

ArtificialHorizon Operator

3.1.3.1. Interface 3.1.3.2. Operator Hierarchy

3.1.3.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.4.

ChangeLevel Operator

3.1.4.1. Interface

3.1.4.2. Operator Hierarchy

3.1.4.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.5.

FuelAutonomy Operator

3.1.5.1. Interface

3.1.5.2. Operator Hierarchy

3.1.5.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.6.

FuelManagement Operator

3.1.6.1. Interface

3.1.6.2. Locals

3.1.6.3. Operator Hierarchy

3.1.6.4. Graphical and Textual Diagrams

3.1.7.

FuelPressue Operator

3.1.7.1. Interface

3.1.7.2. Locals

3.1.7.3. Operator Hierarchy

3.1.7.4. Graphical and Textual Diagrams

3.1.8.

FuelRate Operator

3.1.8.1. Interface

3.1.8.2. Operator Hierarchy

3.1.8.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.9.

PowerManagement Operator

3.1.9.1. Interface

3.1.9.2. Locals

3.1.9.3. Operator Hierarchy

3.1.9.4. Graphical and Textual Diagrams

3.1.10.

Reverse Operator

3.1.10.1. Interface

3.1.10.2. Operator Hierarchy

3.1.10.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.11.

Switch Operator

3.1.11.1. Interface

3.1.11.2. Operator Hierarchy

(14)

14

List Of Figures

Figure 1: View of diagram_ArtificialHorizon_1 (ArtificialHorizon)

Figure 2: View of diagram_ChangeLevel_1 (ChangeLevel)

Figure 3: View of diagram_FuelAutonomy_1 (FuelAutonomy)

Figure 4: View of diagram_FuelManagement_1 (FuelManagement)

Figure 5: View of diagram_FuelPressue_1 (FuelPressue)

Figure 6: View of diagram_FuelRate_1 (FuelRate)

Figure 7: View of diagram_PowerManagement_1

(PowerManagement)

Figure 8: View of diagram_Reverse_1 (Reverse)

Figure 9: View of diagram_Switch_1 (Switch)

(15)

15

List Of Tables

Table 1: Public Types of CONT_POTE_COMB

Table 2: Public Constants of CONT_POTE_COMB

Table 3: Inputs of ArtificialHorizon

Table 4: Outputs of ArtificialHorizon

Table 5: Inputs of ChangeLevel

Table 6: Outputs of ChangeLevel

Table 7: Inputs of FuelAutonomy

Table 8: Outputs of FuelAutonomy

Table 9: Inputs of FuelManagement

Table 10: Outputs of FuelManagement

Table 11: Locals of FuelManagement

Table 12: Inputs of FuelPressue

Table 13: Outputs of FuelPressue

Table 14: Locals of FuelPressue

Table 15: Inputs of FuelRate

Table 16: Outputs of FuelRate

Table 17: Inputs of PowerManagement

Table 18: Outputs of PowerManagement

Table 19: Locals of PowerManagement

Table 20: Inputs of Reverse

Table 21: Outputs of Reverse

Table 22: Inputs of Switch

Table 23: Outputs of Switch

(16)

16

1. General Project Description

(17)

17

2. Software Architecture

2.1. Project Architecture

This section displays the package hierarchy of projects.

Project

CONT_POTE_COMB

2.2. Call Graph

This Call Graph displays the dependency tree of model operators.

1.

FuelManagement

1.1.

ArtificialHorizon

1.2.

ChangeLevel

[2]

1.3.

FuelAutonomy

1.4.

FuelPressue

1.5.

FuelRate

1.6.

PowerManagement

1.7.

Reverse

1.8.

Switch

[3]

2.3. SCADE Display Integration

This section lists the SCADE Display specifications linked to the SCADE Suite

model, as well as the SCADE Suite operators connected with SCADE Display

graphics.

Linked SCADE Display specification(s):

CONT_POTE_COMB

Connected SCADE Suite operator(s):

None

(18)

18

3. CONT_POTE_COMB Project

3.1. Root Elements

3.1.1. Types

Table 1: Public Types of CONT_POTE_COMB

Name Definition Comments and

Information IntMsg {Transmit : bool, Value : int}

T_STRING13 char ^STR_SIZE13

3.1.2. Constants

Table 2: Public Constants of CONT_POTE_COMB

Name Type Value Comments and

Information A661_FALSE int 0 A661_SELECTED int 1 A661_TRUE int 1 AUTH_ENGINE_NOTHING int 0 AUTH_ENGINE_START int 1 AUTH_ENGINE_STOP int 2

AUTHORIZED T_STRING13 ['A', 'U', 'T', 'H', 'O', 'R', 'I', 'Z', 'E', 'D', ' ', ' ', ' ']

CLEAR T_STRING13 [' ', ' ', ' ', ' ', ' ', ' ', ' ', ' ', ' ', ' ', ' ', ' ', ' ']

Constant20 bool false

critical_level int 1948534016

delta_level int 177763924

disabled int 0

enabled int 1

ENGINE_START T_STRING13 ['E', 'N', 'G', 'I', 'N', 'E', ' ', 'S', 'T', 'A', 'R', 'T', ' '] ENGINE_STOP T_STRING13 ['E', 'N', 'G', 'I', 'N', 'E', ' ',

'S', 'T', 'O', 'P', ' ', ' '] fuel_empty int 2133167088 fuel_full int 0 fuel_type1 int 74 fuel_type2 int 21 fuel_type3 int 41 SAFETY_STOP_LEVER real 10.0 STR_SIZE13 int 13

WAINTING T_STRING13 ['W', 'A', 'I', 'T', 'I', 'N', 'G', '.', '.', '.', ' ', ' ', ' ']

3.1.3. ArtificialHorizon Operator

Declared as

public node

3.1.3.1. Interface

Table 3: Inputs of ArtificialHorizon

Name Type Comments and Information

btnLeft bool

btnReset bool

(19)

19

btnUp bool

btnDown bool

Table 4: Outputs of ArtificialHorizon

Name Type Comments and Information

outputYaw real

outputPitch int

3.1.3.2. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_ArtificialHorizon_1

3.1.3.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.3.3.1. View of diagram_ArtificialHorizon_1 (ArtificialHorizon)

Figure 1: View of diagram_ArtificialHorizon_1 (ArtificialHorizon)

3.1.4. ChangeLevel Operator

Declared as

public node

3.1.4.1. Interface

Table 5: Inputs of ChangeLevel

Name Type Comments and Information

PlusButton bool MinusButton bool

Rate int

Table 6: Outputs of ChangeLevel

Name Type Comments and Information

level int criticalLevel bool fuelLevelPercent int emptyLevel bool

3.1.4.2. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_ChangeLevel_1

3.1.4.3. Graphical and Textual Diagrams

(20)

20

Figure 2: View of diagram_ChangeLevel_1 (ChangeLevel)

3.1.5. FuelAutonomy Operator

Declared as

public function

3.1.5.1. Interface

Table 7: Inputs of FuelAutonomy

Name Type Comments and Information

total_autonomy real

safety_factor int

fuel_level_left_tank_percent int fuel_level_right_tank_percent int Table 8: Outputs of FuelAutonomy

Name Type Comments and Information

autonomy real

3.1.5.2. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_FuelAutonomy_1

3.1.5.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.5.3.1. View of diagram_FuelAutonomy_1 (FuelAutonomy)

Figure 3: View of diagram_FuelAutonomy_1 (FuelAutonomy)

3.1.6. FuelManagement Operator

Declared as

public node

3.1.6.1. Interface

Table 9: Inputs of FuelManagement

Name Type Comments and Information

LeftPlus bool PressureMinus bool TimeButton bool PressurePlus bool RightPlus bool TankLeftState IntMsg

(21)

21

TankRightState IntMsg RightPowerInput real LeftPowerInput real btnReverse int FuelTypeRightControl int FuelTypeLeftControl int HorizontBtnLeft bool HorizontBtnRight bool HorizontBtnUp bool HorizontBtnDown bool HorizontBtnReset bool EngineStartStopBtn bool AuthorizationRequestBtn bool AuthorizationResponseBtn bool Table 10: Outputs of FuelManagement

Name Type Properties Comments and

Information

HorizontOutputPitch int

HorizontOutputYaw real

LeftLevel int default 1066583544

RightLevel int default 1066583544

Emit bool Layer1Visible bool Layer1Active bool RefuelLeftPlusEnable IntMsg RefuelLeftMinusEnable IntMsg RefuelRightPlusEnable IntMsg RefuelRightMinusEnable IntMsg RightPowerOutput int RightPowerOutput1 int LeftPowerOutput int LeftPowerOutput1 int toggleLabelReverse bool FuelTypeLeftLed int FuelTypeRightLed int

FuelTypeLeftControlEnabled int default 0 FuelTypeRightControlEnabled int default 0

FuelPressure real PressureLabelColor int BlinkingPressure int x1 int x2 int x3 int

(22)

22

FuelAutonomyDisplay real CEALCriticalFuelLevel bool CEALEmptyFueLevel bool PowerManagementEnable int EngineStartStopLabel T_STRING13 String13 int EngineStartStopEnable int AuthorizationRequestDisplay T_STRING13 AuthorizationRequestQPort int AuthorizationRequestEnable int

3.1.6.2. Locals

Table 11: Locals of FuelManagement

Name Type Properties Comments and

Information authorizating bool authorizationRequest int authorized bool engineState bool fuelpressure real lastAutorizantion int LeftPowerLever real RightPowerLever real

TankLeftLevel int default 0

TankRightLevel int default 0

3.1.6.3. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_FuelManagement_1

3.1.6.4. Graphical and Textual Diagrams

(23)

23

Figure 4: View of diagram_FuelManagement_1 (FuelManagement)

3.1.7. FuelPressue Operator

Declared as

public node

3.1.7.1. Interface

Table 12: Inputs of FuelPressue

Name Type Comments and Information

PressureMinus bool PressurePlus bool Table 13: Outputs of FuelPressue

Name Type Properties Comments and

Information FuelPressure real default 90.0

PressureLabelColor int

BlinkingPressure int

(24)

24

Table 14: Locals of FuelPressue

Name Type Comments and Information

FuelPressureAux real

3.1.7.3. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_FuelPressue_1

3.1.7.4. Graphical and Textual Diagrams

3.1.7.4.1. View of diagram_FuelPressue_1 (FuelPressue)

Figure 5: View of diagram_FuelPressue_1 (FuelPressue)

3.1.8. FuelRate Operator

Declared as

public function

3.1.8.1. Interface

Table 15: Inputs of FuelRate

Name Type Comments and Information

LeftPower int

RightPower int FuelPressure real Table 16: Outputs of FuelRate

Name Type Comments and Information

x3 int

x2 int

x1 int

3.1.8.2. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_FuelRate_1

3.1.8.3. Graphical and Textual Diagrams

(25)

25

Figure 6: View of diagram_FuelRate_1 (FuelRate)

3.1.9. PowerManagement Operator

Declared as

public function

3.1.9.1. Interface

Table 17: Inputs of PowerManagement

Name Type Comments and Information

RightPowerInput real LeftPowerInput real

Table 18: Outputs of PowerManagement

Name Type Comments and Information

RightPowerOutput int RightPowerOutput1 int LeftPowerOutput int LeftPowerOutput1 int

3.1.9.2. Locals

Table 19: Locals of PowerManagement

Name Type Comments and Information

leftEngine int rightEngine int

3.1.9.3. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_PowerManagement_1

3.1.9.4. Graphical and Textual Diagrams

3.1.9.4.1. View of diagram_PowerManagement_1 (PowerManagement)

(26)

26

3.1.10. Reverse Operator

Declared as

public function

3.1.10.1. Interface

Table 20: Inputs of Reverse

Name Type Comments and Information

btnReverse int Table 21: Outputs of Reverse

Name Type Comments and Information

toggleLabelReverse bool

3.1.10.2. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_Reverse_1

3.1.10.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.10.3.1. View of diagram_Reverse_1 (Reverse)

Figure 8: View of diagram_Reverse_1 (Reverse)

3.1.11. Switch Operator

Declared as

public node

3.1.11.1. Interface

Table 22: Inputs of Switch

Name Type Comments and Information

Input1 bool

Table 23: Outputs of Switch

Name Type Comments and Information

Output1 bool

3.1.11.2. Operator Hierarchy

diagram :

diagram_Switch_1

3.1.11.3. Graphical and Textual Diagrams

3.1.11.3.1. View of diagram_Switch_1 (Switch)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Para habilitar três, tanto a segunda licença quanto a terceira terão desconto de 50% (a mensalidade para usar todas as três licenças é de apenas R$ 270,00) Além disso,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades