• Nenhum resultado encontrado

aula 3 biologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "aula 3 biologia"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PROJETO “COMO SE DAR

BEM NO ENEM”

Biologia

(2)

1 – Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de

determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as

afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução:

I - Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas cerca de 50% dos filhotes são fêmeas.

II - Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta última desaparece.

III - Na partenogênese, um número x de fêmeas é capaz de produzir o dobro do número de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos.

É correto o que se afirma a) apenas em I.

b) apenas em II. c) apenas em I e III. d) apenas em II e III. e) em I,II e III.

1 – Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de

determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as

afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução:

I - Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas cerca de 50% dos filhotes são fêmeas.

II - Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta última desaparece.

III - Na partenogênese, um número x de fêmeas é capaz de produzir o dobro do número de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea põe ovos.

É correto o que se afirma a) apenas em I.

b) apenas em II. c) apenas em I e III. d) apenas em II e III. e) em I,II e III.

(3)

2 - O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses

compostos orgânicos obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes. O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a

ação de enzimas, "quebrando-se" em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão

absorvidas. A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuída,

dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida. Com base nessas informações, pode-se concluir que:

a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina. b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar. c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia.

d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.

e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.

(4)

3 - De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 milhões de pessoas sofrem de obesidade. A cirurgia bariátrica tem sido utilizada no tratamento da obesidade

mórbida, que acomete pessoas com o índice de massa corporal (IMC) superior a 40. Uma das

técnicas desse tipo de cirurgia é denominada de Capella, que liga o estômago ao fim do intestino delgado.

Qual das alternativas abaixo apresenta justificativa CORRETA quanto ao procedimento denominado Capella?

a) O alimento que chega ao intestino já foi completamente digerido no estômago.

b) Ao se diminuir o percurso no intestino delgado, limita-se a absorção dos alimentos que acontece principalmente nessa região.

c) A ação do suco pancreático é otimizada pelo menor tamanho do intestino delgado.

d) A proximidade com o intestino grosso promoverá uma maior recuperação d’água no bolo alimentar e consequentemente maior sensação de saciedade.

e) A absorção de carboidratos no estômago é preservada, no entanto a absorção no intestino grosso é eliminada.

(5)

4 - De acordo com o aparelho reprodutor masculino representado, quais são os órgãos respectivamente designados pelos números 1, 2, 3 e 4?

a) vesícula seminal, próstata, epidídimo e testículo; b) próstata, epidídimo, vesícula seminal e testículo; c) epidídimo, próstata, vesícula seminal e testículo; d) próstata, vesícula seminal, testículo e epidídimo; e) vesícula seminal, epidídimo, próstata, testículo.

(6)

5 - A esterilização masculina chamada vasectomia é um método contraceptivo que só deve ser utilizado por homens que não desejam mais ter filhos, pois sua reversão é muito difícil.

O processo da vasectomia consiste em:

a) inutilizar os tubos seminíferos para que os espermatozóides não sejam mais produzidos. b) seccionar os canais deferentes, não sendo mais possível eliminação dos espermatozóides. c) remover a vesícula seminal para que o sêmen fique bastante diminuído.

d) inocular hormônios nos testículos para dificultar a ereção do pênis.

(7)

6 - O DIU (dispositivo intra-uterino) é um contraceptivo que tem como ação principal:

a) matar os espermatozóides.

b) impedir que os espermatozóides cheguem ao óvulo. c) impedir a ovulação.

d) matar o óvulo no momento da ovulação.

(8)

7 - Desde a sua origem até a fecundação do óvulo, o espermatozoide humano segue o seguinte trajeto:

a) testículo, epidídimo, canal deferente, uretra, vagina, útero, tuba uterina. b) testículo, uretra, canal deferente, epidídimo, vagina, útero, tuba uterina. c) epidídimo, testículo, canal deferente, uretra, útero, vagina, tuba uterina.

d) testículo, próstata, epidídimo, canal deferente, uretra, vagina, útero, tuba uterina, ovário. e) canal deferente, testículo, epidídimo, uretra, vagina, útero, ovário.

(9)

8 - A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O

conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema. Em relação a esses métodos, é CORRETO afirmar-se que:

a) o diafragma impede a nidação da mórula.

b) o dispositivo intra-uterino, D.I.U, impede a chegada dos espermatozoides ao útero. c) o método hormonal feminino, pílula, impede a ovulação.

d) o método de tabela é eficiente se forem evitadas relações sexuais entre o décimo segundo e o décimo quarto dia do ciclo.

(10)

9 - Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu

encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de a) comensalismo. b) inquilinismo. c) cooperação. d) predatismo. e) mutualismo.

(11)

10 – Devido ao aquecimento global e à consequente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

Essa situação descrita Escolha uma:

a) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.

b) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.

c) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.

d) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.

(12)

11- No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como

chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma

barragem para represar a água.

Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:

a) aumento do nível dos oceanos e chuva ácida. b) chuva ácida e efeito estufa.

c) alagamentos e intensificação do efeito estufa. d) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.

e) alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica.

(13)

12 - Há quatro séculos alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos

revolveram raízes e a terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos.

Com base nos fatos acima, pode-se afirmar que

a) a introdução desses animais domésticos trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico.

b) o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos.

c) a principal alteração do ecossistema foi a presença dos homens, pois animais nunca geram desequilíbrios no ecossistema.

d) o desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os cabritos pequenos. e) o aumento da biodiversidade, a longo prazo, foi favorecido pela introdução de mais dois tipos de animais na ilha.

Referências

Documentos relacionados

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

Parágrafo Único - Ressalvado o disposto no inciso IV deste artigo, o exercício da competência prevista no inciso III se dará nos termos dos atos de concessão,

Como observa-se, ainda, na Tabela 2, nenhum dos cruzamentos realizados tem possibilidade de reunir, num mesmo genótipo, todos os caracteres objeto do trabalho:

Para a implementação do algoritmo de clusterização, foi utilizado o AISF - Artificial Immune System Framework, uma biblioteca de classes e funções cria- das na linguagem

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um