• Nenhum resultado encontrado

2016 UNIFOR CALDAS; CARVALHO; BARROS; SILVA; SOARES; LIMA O fórum on-line Papel e identidade de Gênero como instrumento docente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2016 UNIFOR CALDAS; CARVALHO; BARROS; SILVA; SOARES; LIMA O fórum on-line Papel e identidade de Gênero como instrumento docente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

XVI Encontro de Iniciação à Docência

Universidade de Fortaleza

17 a 20 de outubro de 2016

O fórum on-line "Papel e identidade de Gênero" como instrumento docente

Jane Eyre Martins Caldas1* (ID), Beatriz Bezerra Carvalho11(ID), Deyse Mara Romualdo Soares1(ID) (ID)

(ID), Gracy Kelly Amaral Barros1(ID), Mirella Mota Cavalcante da Silva1(ID), Luciana de Lima2 (PO).

1. Universidade Federal do Ceará – Grupo de Pesquisa Tecnodocência 2. Universidade Federal do Ceará – Instituto Universidade Virtual m.janeeyre@yahoo.com.br

Palavras-chave: Fórum on-line. Gênero. Instrumento docente.

Resumo

O trabalho tem como objetivo verificar a importância do fórum on-line "Papel e identidade de Gênero" como instrumento docente na sensibilização dos discentes para as problemáticas que envolvem questões relacionadas ao Gênero. Este fórum faz parte de uma das oito unidades/fóruns que compõe a disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2016.1. Atualmente, percebe-se a crescente necessidade e interesse pela compreensão dos fenômenos envolvidos na diversidade humana por parte da sociedade e torna-se obrigação de várias instituições, incluindo a universidade, trabalhar o enfrentamento de diferenças buscando o respeito pela diversidade. Através de um ambiente de aprendizagem à distância é possível integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, e compreende-se que o fórum on-line serve como ferramenta de comunicação para a problematização do papel e identidade de Gênero, com mediação do professor/tutor neste processo de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método utilizado foi o Estudo de Caso. Para a identificação dos componentes mais relevantes do "caso" foram feitas a delimitação da turma, coleta e interpretação dos dados. Após uma leitura prévia dos textos estabelecidos pela professora da disciplina, verificou-se uma sensibilização dos discentes à problemática abordada, tendo em vista que não apenas expressaram suas opiniões sobre o tema, como também, mostraram ter autonomia ao buscar imagens, textos e vídeos que colaboraram para a discussão no fórum, além de elaborar questionamentos e relacioná-lo ao contexto social no qual estão inseridos.

Introdução

No momento atual, a propagação da internet em diversos lugares (lares, empresas e instituições) tem possibilitado o estabelecimento de uma maior interação entre pessoas geograficamente

(2)

distantes ou, inclusive, próximos, mas não o suficiente para que dialoguem pessoalmente. Essa interação acaba por refletir no modo como os sujeitos se relacionam uns com os outros. Para Ávila; Passerino; Tarouco (2009, p.3) “[...] quando o sujeito coordena suas ações com as de outro é que ele deverá adquirir o domínio dos sistemas de coordenação que serão individualizados e interiorizados, ou seja, aprendidos”.

Segundo Moran (2004) uma das tarefas mais importantes das universidades é transformar o currículo de cada curso, deixando-o mais flexível com atividades presenciais e a distância inovadoras e integradas. Do ponto de vista didático, a modalidade a distância pode levar os alunos a desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias, permitindo diminuir o número de aulas e continuar aprendendo com a mediação do professor/tutor. As tecnologias permitem o surgimento de novas atividades de aprendizagem e que estas sejam realizadas de modo diferente ao do sistema presencial, pois para que os estudantes aprendam não é mais necessário estar junto em uma sala de aula e em horário determinado, é possível aprender estando em lugares diferentes e com um horário flexível.

Percebe-se na universidade que novas disciplinas são criadas de acordo com a necessidade do curso e do mercado, entretanto, existem algumas disciplinas que surgem de uma necessidade orientada pelo Pró-Reitoria de Graduação da universidade e pelo Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é disponibilizar a todos os estudantes da universidade, independentemente do curso, um espaço para sensibilizar os discentes para as problemáticas que envolvem questões sociais. Almeida (2003, p. 329), afirma que “[...] pode-se usar uma tecnologia tanto na tentativa de simular a educação presencial com o uso de uma nova mídia como para criar novas possibilidades de aprendizagem por meio da exploração das características inerentes às tecnologias empregadas”. Assim, o fórum on-line, mediado por uma pessoa experiente, o professor/tutor que pode possibilitar a organização do pensamento acerca de um problema, funcionará como um instrumento de conversação muito versátil que pode favorecer maior reflexão e pesquisa por parte do estudante antes da postagem. No entanto, essa interação precisa ser recíproca entre os participantes do fórum e "[...] só pode ser efetiva a partir da intencionalidade dos professores e alunos associada a um objetivo maior que é o alcance do conhecimento" (BATISTA; GOBARA; 2006, p.3).

O fórum on-line "Papel e identidade de Gênero" faz parte da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais ofertada na modalidade EaD da UFC e tem como objetivos (i) Traçar o panorama das desigualdades sociais no Brasil, dando ênfase a questões de Gênero; discutir o que tem sido realizado para enfrentar, abolir ou minorar estas diferenças, focalizando aspectos históricos, políticos e educacionais; (ii) Problematizar as noções de enfrentamento profissional na diversidade e na diferença; (iii) Estudar a importância do enfrentamento profissional no desenvolvimento das relações humanas na perspectiva da diferença; e (iv) Problematizar a diversidade nas relações profissionais.

Tavares-Silva (2003) afirma que o professor/tutor deve promover situações nas quais os alunos

(3)

de linguagem sobre o tema sugerido. Além disso, o professor/tutor pode fazer diferentes intervenções como ao abrir o fórum esclarecer objetivos e/ou questionamentos; dar feedbacks – responder diretamente às indagações dos estudantes; e promover reflexões para auxiliar o discente que não chegou a elaborar uma reflexão crítica a respeito do tema em discussão.

Assim, trabalhar e problematizar sobre questões de Gênero em uma disciplina na universidade é uma oportunidade para a criação de espaços, de reflexões e debates críticos sobre esta temática. Compreender Gênero, como as diferenças entre homem e mulher se transformam em desigualdades, como se dá essas relações de poder, e a importância dos movimentos feministas, instiga a refletir o papel do ser humano na sociedade, a pensar questões sociais, refletir sobre os preconceitos e iniciar um processo de (des)construção, é um modo de lutar contra as

desigualdades. Louro (1997), em seu livro “Gênero, Sexualidade e Educação” explica que as

diferenças e desigualdades não estão apenas “lá fora”, mas sim dentro da universidade, no cotidiano e tem a ver com as práticas sociais. Portanto, faz-se importante que os discentes tenham acesso a uma leitura introdutória do tema Gênero com a finalidade de equalizar o respeito pela diversidade.

Diante dessa perspectiva, o fórum on-line funciona como uma ferramenta para a aprendizagem significativa dos discentes relacionando a ideia de se aprender e trabalhar em grupo. Torres (2007, p.340), afirma que uma proposta colaborativa se caracteriza da seguinte maneira

[...] o aluno é responsável pela aprendizagem; o ensino-aprendizagem é um processo de construção; os alunos são ativos; o professor facilita e aconselha (atua como um tutor); o aluno tem possibilidade de ter acesso a um número muito grande de informações por meio das novas tecnologias educacionais; o aluno é uma pessoa criativa que resolve problemas e usa a informação; trabalho colaborativo.

Portanto, este trabalho tem como objetivo verificar a importância do fórum on-line "Papel e identidade de Gênero" como instrumento docente na sensibilização dos discentes para as problemáticas que envolvem questões relacionadas ao Gênero.

Metodologia

Esta pesquisa é de caráter qualitativo e apresenta como metodologia o Estudo de Caso que permite focar um único "caso" e reter uma perspectiva do mundo real, como o comportamento de uma turma específica no fórum determinado mediante o conteúdo exposto. Segundo Yin (2015), o Estudo de Caso compreende um método abrangente seguindo a lógica do planejamento, as técnicas de coleta e de abordagens de análise de dados.

Das 12 turmas disponibilizadas na disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais no semestre 2016.1, escolheu-se a turma 6, por ter maior probabilidade de esclarecer as questões da pesquisa. A turma especificada está composta por 32 discentes dos mais diversos cursos superiores da UFC, que cursaram a disciplina de caráter optativo. Para a análise, destaca-se o período ocorrido entre 27 de maio e 07 de junho de 2016. Observou-se o

(4)

fórum do SOLAR - Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFC, onde neste espaço os estudantes expuseram e discutiram sobre o tema Gênero.

A pesquisa divide-se em três fases (i) planejamento, (ii) coleta de dados e (iii) análise de dados. Na primeira fase é definido o que se pretende verificar a partir da ementa da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais; na segunda fase, são coletados os dados, depoimentos/reflexões dos discentes da turma 6, que cursam a disciplina em questão. Para a utilização dos dados foi necessária a permissão da professora responsável pela disciplina. Na terceira fase, constituiu-se a análise dos dados coletados, tendo como foco as reflexões e discussões dos discentes conforme a leitura prévia dos materiais propostos e das atividades solicitadas pela professora, verificando de que modo foi possível constatar a sensibilização dos discentes para as problemáticas que envolvem questões relacionadas ao Gênero, tendo-se, com base em Torres (2007), uma aprendizagem colaborativa do conteúdo por parte dos estudantes e de que modo eles interagiram no fórum on-line, e sua importância como instrumento docente.

Resultados e Discussão

Realizada entre os dias 27/05/2016 - 07/06/2016, a discussão no fórum 5 - Papel e identidade de Gênero ocorreu no SOLAR. Totalizou cinquenta e quatro (54) postagens, em um período de onze (11) dias. Segundo as orientações disponibilizadas pela professora (responsável pelo fórum determinando), na turma 6, observou-se a indicação de como estaria estruturado o fórum. No primeiro momento, os alunos deveriam seguir as instruções dadas nos seguintes tópicos: como vamos iniciar, como vamos proceder e avaliação.

O primeiro tópico "Como vamos iniciar" inicia-se com a indicação de leituras e discussões sobre uma das diferenças: Gênero. Para tanto, a professora sugeriu que os alunos fizessem a leitura de dois textos do livro 'Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista', da autora Guacira Lopes Louro, que estava disponível em Material de Apoio no SOLAR. Os textos trabalhados foram: A emergência do "gênero" (página 14); A mulher visível; Gênero, sexo e sexualidade; Desconstruindo e pluralizando os gêneros; e Gênero, sexualidade e poder (página 37); Diferenças e desigualdades: afinal, quem é diferente?

O segundo tópico "Como vamos proceder" são explicados os quatro tópicos que os discentes deveriam seguir durante a aplicação do fórum, ademais de algumas sugestões. Os tópicos são os seguintes: 1 - Leitura dos textos indicados e disponibilizados em Material de Apoio; 2 – Destaque de trechos dos textos que são interessantes para o discente e anote esta parte que escolheu no fórum correspondente (fórum 5); 3 - Comente sobre esta parte. Sugestão - não exceder 07 linhas; e 4 - Também pode comentar a mensagem de um colega escrevendo o que você pensa da colocação deste mesmo colega. As opiniões devem ser fundamentadas com base nas leituras. Sugestão - não exceder 07 linhas.

No terceiro tópico "Avaliação" explica-se que as mensagens poderiam ser avaliadas pelo desenvolvimento de conteúdo quando o comentário trazia ideias bem organizadas e que contribuíssem para o aprofundamento das discussões. Além disso, os comentários deveriam ser fundamentados. Vale ressaltar que cada fórum teria o total de 2,0 pontos e estaria dividido em

(5)

dois momentos. Neste caso, a primeira postagem deveria ser enviada até o dia 01/06 e a segunda até o dia 06/06. Cada postagem, dependendo da qualidade e do cumprimento do prazo valeria no máximo 1,0 ponto.

No segundo momento, a segunda etapa do fórum, os alunos deveriam comentar a mensagem de um colega escrevendo o que pensava da colocação deste/a. Podiam também trazer mais reflexões sobre o texto e sobre a temática de Gênero de um modo geral. O prazo para a realização da segunda postagem seria até o dia 06/06 e, assim como a primeira postagem, a segunda valeria até 1,0 ponto.

Diante dos dados analisados, observou-se que os discentes seguiram as indicações estabelecidas pela professora na primeira postagem do fórum. Verificou-se que eles selecionaram os trechos no livro indicado que consideraram mais importante e, em seguida, expuseram suas opiniões. Vale ressaltar que os alunos não apenas expuseram suas opiniões sobre este trecho específico, mas indicaram a leitura de reportagens, indicaram vídeos e postaram imagens relacionadas ao tema. Desses recursos indicados pelos alunos, todos estavam conectados à temática e contribuíam para maior reflexão das problemáticas que envolvem questões relacionadas ao Gênero. Além disso, vídeos e reportagens estavam relacionados não apenas a um contexto regional, mas sim global. Segundo Torres (2007) um dos principais objetivos da aprendizagem colaborativa é a atuação do professor como facilitador e a ampliação da aprendizagem por meio da colaboração. Entretanto, a participação do professor/tutor nas discussões foi insuficiente, pois limitou-se a avisos, indicações de leitura e considerações gerais sobre o que estava sendo discutido no fórum. Contudo, foram claras a participação e autonomia dos estudantes para expor e trazer matérias relacionadas ao tema a fim de continuar a discussão no fórum. Refletiram sobre questões sobre homofobia, machismo, (des)construção, invisibilidade feminina; violência de gênero, entre outros.

Conclusão

Com base na análise dos dados, verificou-se que o fórum on-line possibilitou uma sensibilização dos discentes para as problemáticas que envolvem questões relacionadas ao Gênero. As discussões no fórum e as variadas formas de pensar as diferenças por parte dos discentes de áreas distintas contribuíram para uma interação e exposição de diversos pontos de vista, além de favorecer uma integração de diferentes recursos.

Evidenciou-se uma autonomia e responsabilidade dos alunos por sua aprendizagem e uma quantidade considerável de vídeos, imagens, reportagens e associações a outros modos de ver o tema. Eles utilizaram a tecnologia de forma instigante para expor suas opiniões. Entretanto, foi possível verificar que a professora/tutora pouco participou ou atuou como facilitadora nesse processo de aprendizagem colaborativa, pois não houve feedback para as reflexões dos alunos de modo direto.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. “Educação a distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem”. Revista Educação e pesquisa, v. 29, n. 2, p.327-340, jul./dez. 2003. ISSN 1517 – 9702.

(6)

AVILA, Barbara Gorziza; PASSERINO, Liliana Maria; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. (2009). Positividade em fóruns de EAD: uma contribuição para a construção do

conhecimento. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

BATISTA, Erlinda Martins; GOBARA, Shirley Takeco. O fórum on-line e a interação em um curso a distância. Artigo extraído da dissertação intitulada: “O papel do fórum on-line em um curso de pós-graduação lato sensu a distância: um estudo de caso”.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis, RJ. Uma perspectiva pós-estruturalista/: Vozes, 1997.

MORAN, Jose. “Propostas de mudanças nos cursos presenciais com a educação online”. Texto apresentado no 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/propostas.pdf>. Acesso em: 29 de julho de 2016.

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica nos ambientes telemáticos como recurso de expressão das interações e da construção do conhecimento. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2003.

TORRES, Patrícia Lupion. LABORATÓRIO ON-LINE DE APRENDIZAGEM:UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE

APRENDIZAGEM EUREK@KIDSCad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 73, p. 335-352, set./dez. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n73/06.pdf. Acesso em: 25 de julho de 2016.

YIN, Robert K. Estudo de Caso - Planejamento e Métodos - 5ª Ed. 2015. Editora: Bookman. Disponível em: https://books.google.com.br/books?

hl=ptBR&lr=&id=EtOyBQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR1&dq=estudo+de+caso&ots=-jbgjrw0zv&sig=DXajnmUlCnE5giSabJock0Dy_KQ#v=onepage&q=estudo%20de%20caso&f=false. Acesso em: 23 de julho de 2016.

Agradecimentos

Agradeço à Universidade Federal do Ceará, ao Instituto Universidade Virtual e ao projeto Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais pelo apoio concedido com a oferta dos recursos necessários à realização desta pesquisa. Agradeço à professora Luciana de Lima por autorizar e disponibilizar o uso dos dados necessários à investigação e por suas valiosas contribuições, sem as quais não seria possível a realização deste trabalho.

Referências

Documentos relacionados

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

aceito pelo juiz, que determinará o fim da medida de segurança. Se o médico psiquiatra considerar o sujeito que cumpre medida de segurança ainda “perigoso” após o

Entretanto, é evidenciado uma menor quantidade de células CD4+ e CD8+ nos pulmões dos animais P2X7RKO infectados com a cepa Beijing 1471 em relação àqueles dos camundongos

Para atingir o objetivo estabelecido, foram moldadas amostras de peças de concreto para pavimentação intertravada com diferentes teores de adição de lodo em

RESUMO Este artigo consiste em um relato experiência como professor de dança inclusiva na Rede Municipal de Ensino e discuti esse conteúdo no ensino da arte da dança na educação

Inoculation with the strains Pant001 and QST713 increased the yield of both soybean cultivars tested, besides improving seed quality due to the increase in the concentration of

Este trabalho se propôs a compartilhar a experiência vivida na cidade de Palmares/ PEnesse período curto de tempo, porém de importância altíssima na formação do profissional de

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)