• Nenhum resultado encontrado

Educação física escolar e o sedentarismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Educação física escolar e o sedentarismo"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DÉBORA DOS SANTOS KIESSLER

EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E O SEDENTARISMO

SANTA ROSA, RS 2015

(2)

EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E O SEDENTARISMO

Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Educação Física da Unijuí - Campus Santa Rosa, como exigência parcial para obtenção do título Licenciatura em Educação Física.

LEOMAR TESCHE

Santa Rosa, RS 2015

(3)

DEDICATÓRIA

A todos que de alguma forma me apoiaram, ajudaram a conquistar meus objetivos, pois acredito que sozinha jamais teria conseguido chegar até onde cheguei, por isso reconheço o valor da família e amigos que sempre se dedicaram a mim, e não mediram esforços para me ajudar.

(4)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de estar finalizando o curso superior em Educação Física, também aos meus pais Lucildo e Liliane, e a mana Ester pelo incentivo e por acreditarem na minha trajetória; agradeço também ao meu namorado Grégory pelo apoio e incentivo em todos os momentos. Meus agradecimentos ao Professor Orientador Leomar Tesche pela atenção, ajuda e paciência na construção do trabalho, e também a todos os professores e colegas por tantos momentos de aprendizado, amizade e companheirismo.

(5)

RESUMO

Este estudo teve como objetivo analisar o que é o sedentarismo, suas consequências para a vida dos adolescentes, estudar o estilo de vida dos alunos e também a importância da educação física escolar, e como ela pode ser um fator positivo para o combate ao sedentarismo na escola. Foi usado para a pesquisa o método de caráter quantitativo e descritivo. Sendo que nesta investigação o grupo foi composto pelos alunos do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Edmundo Pilz localizado no município de Santa Rosa/RS, e também a professora de Educação Física da respectiva turma. Foi aplicado aos alunos o questionário do Perfil de Estilo de Vida (NAHAS, BARROS & FRANCALACCI, 2000), e também foi realizada uma entrevista com a professora de Educação Física sobre a questão do sedentarismo. Através da análise de dados obtidos, constatou-se que os alunos, tem um estilo de vida considerável ativo, pois a maior parte dos alunos pratica atividade física regularmente, e possuem uma alimentação de qualidade. No critério de prevenção, a maioria dos alunos desconhecem sua hipertensão arterial e os níveis de colesterol. Conforme a entrevista da professora constatou-se que a maior parte dos alunos do 3ª ano do Ensino Médio praticam atividades físicas nas aulas e uma pequena minoria não participa das atividades, para ela essa minoria se enquadra nos desmotivados. E para reverter essa situação ela trabalha com a motivação, incentivo e informação sobre os benefícios da atividade física.

(6)

ABSTRACT

Este estudio tuvo como objetivo analizar cuál es el estilo de vida sedentario, sus consecuencias para la vida de los adolescentes, el estudio de la forma de vida de los estudiantes y también la importancia de la educación física, y cómo puede ser un factor positivo en la lucha contra la inactividad física en escuela. Estaban acostumbrados a investigar el método cuantitativo y descriptivo. Dado que este grupo de investigación se compone de estudiantes del 3er año de la escuela secundaria en la Escuela Estatal de Educación Básica Edmundo Pilz ubicado en Santa Rosa / RS, así como profesor de Educación Física de la clase respectiva. Se aplicó a los estudiantes el cuestionario LifestyleProfile (NAHAS, BARROS Y Francalacci, 2000), y también fue llevado a una entrevista con el profesor de Educación Física en el tema de la falta de actividad física. A través del análisis de los datos obtenidos, se encontró que los estudiantes tienen un estilo de vida activo considerablemente porque la mayoría de los estudiantes hacen una actividad física regular, tener una comida de calidad. Pero cuando hablamos de prevención, invertido marco porque la mayoría de los estudiantes no saben su presión arterial e incluso los niveles de colesterol. Como la entrevista al profesor, se encontró que la mayoría de los estudiantes del 3er año de la escuela secundaria practican actividades físicas en la escuela, así como otras actividades en clase, y una pequeña minoría no participa en las actividades, para ella esta minoría encaja sin motivación, y para revertir esta situación ella trabaja con la motivación, el estímulo y la información sobre los beneficios de la actividad física y optar por tener una vida activa.

(7)

Ilustração 1 – Análise da Nutrição...24

Ilustração 2 – Análise da Atividade Física ...24

Ilustração 3 – Análise da Comportamento preventivo...25

Ilustração 4 – Análise do Controle Social ...26

(8)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 9

2 REFERENCIAL TEÓRICO ... 11

2.1 A relevância da educação física escolar na atualidade ... 11

2.2 Sedentarismo em adolescentes ... 14

2.3 O papel do professor de Educação Física no combate ao Sedentarismo ... 17

3. METODOLOGIA ... 20

3.1 População e amostras ... 20

3.2 Procedimentos ... 20

3.3 Coleta de dados ... 21

3.4 Instrumento da pesquisa ... ..21

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ... 23

CONCLUSÃO ... 27

REFERÊNCIAS ... 30

ANEXOS ... 33

ANEXO A –TERMO DE CONSENTIMENTO ... 34

ANEXO B –ENTREVISTA ... 35

(9)

INTRODUÇÃO

Os avanços e recursos tecnológicos juntamente com outros fatores, como a violência na sociedade induzem crianças e adolescentes a permanecerem trancados dentro de suas residências, dessa forma dificultando a prática de atividade física e estimulando hábitos sedentários. O sedentarismo é um dos grandes problemas relacionados à saúde em nossa atualidade, ocasionando graves prejuízos na vida dos adolescentes. Sabe-se que o objetivo da educação física escolar consiste na formação do educando, e que este tenha a capacidade de conhecer diversas formas de atividades corporais para que possam usufrui-las para beneficio de sua própria saúde. Dessa forma de que maneira as aulas de educação física pode contribuir para combater o sedentarismo?

Uma das hipóteses é o professor de educação física realizar um trabalho mais elaborado com os adolescentes, onde o mesmo traria para suas aulas informações sobre os benefícios da atividade física e as consequências e prejuízos para saúde, quando se tem hábitos sedentários. Outra forma seria a escola como um todo estimular, incentivar e conscientizar os adolescentes através de palestras, e seminários á praticarem esportes ou realizar outras atividades físicas, como caminhada, corrida, por exemplo, aliado também a uma alimentação de qualidade. Acredito que as escolas adotando essas atitudes, muitos adolescentes saíram na zona de risco e mudariam seu estilo de vida, e principalmente continuariam tendo hábitos saudáveis também na fase adulta.

O objetivo geral da referente pesquisa é esclarecer como as aulas de educação física podem contribuir para que os adolescentes evitem hábitos sedentários, assim como estudar pontos específicos, dentre eles; quais são os prejuízos que o sedentarismo tem para a saúde dos adolescentes, verificar a causa do hábito sedentário, analisar se a as aulas de educação física podem de alguma forma amenizar este problema, assim como verificar o estilo de vida dos adolescentes do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Edmundo Pilz e identificar qual o entendimento que o professor (a) de educação física tem sobre o sedentarismo, e como trabalha essa questão em suas aulas.

(10)

A justificativa de pesquisar sobre a educação física escolar e o sedentarismo é devido ao fato de ser um assunto bem comum em nossa atualidade, acredito que muito precisa ser feito para que o número de pessoas sedentárias regrida devido aos danos a saúde. Dessa forma é necessário que essa questão seja trabalhada durante as aulas de educação física desde cedo nas escolas. A educação física escolar tem uma função muito importante, pois muitas vezes o único contato que o adolescente tem com a atividade física são durante as aulas de educação física, então este é o momento que o professor pode ajudar reverter à situação de um aluno que se encontra na condição de sedentário, através das atividades propostas nas aulas, além do conhecimento e conscientização do aluno da importância de uma vida ativa.

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que crianças de 5 a 17 anos pratiquem de sessenta minutos de exercícios físicos diários para combater a obesidade cardiorrespiratória fortalecer ossos e músculos (OMS, 2006). Porém nem todos seguem essas recomendações, devido a diversos fatores como, por exemplo, a preferência de uso de aparelhos eletrônicos, redes sociais e jogos online, durante muitas horas do dia. Grande parte das escolas não tem aulas de educação física todos os dias, dessa forma é de suma importância que o adolescente seja estimulado, induzido, convencido, incentivado, conscientizado de como fazer e para que fazer atividade física, e quais benefícios essa pratica vai trazer para sua vida.

As aulas de educação física seria um intermediador para auxiliar a solucionar ou pelo menos amenizar a ausência de atividade física no cotidiano dos adolescentes. Conforme foi mencionado a Organização Mundial de Saúde, crianças de 5 a 17 anos precisam exercitar-se diariamente, porém nem mesmo as aulas de educação física na escola são suficientes, pois normalmente as escolas disponibilizam quantidades menores de tempo para essa disciplina, então cabe ao professor administrar o tempo que ele tem com seus alunos para praticar atividades físicas através de jogos, esportes, lutas, danças e da ginástica.

O professor de educação física tem um papel muito importante na escola e pode influenciar e causar mudanças na vida de seus alunos. É fundamental que o professor leve conhecimento e informações sobre os diversos assuntos relacionados à saúde de seus alunos, além de que o mesmo incentive-os a praticarem todas as atividades que são oferecidas nas aulas. É sempre válido trazer atividades novas e

(11)

interessantes que de fato estimulem o interesse do aluno, para que este possa compreender a finalidade de cada atividade, sempre buscando um perfil de aluno critico e responsável em suas atitudes e decisões.

A referida pesquisa constitui-se de referencial teórico no qual são pautados assuntos sobre a relevância da educação física escolar na atualidade, sedentarismo na adolescência, e o papel do professor de educação física no combate ao sedentarismo, o estudo baseou-se principalmente nos autores Darido (2004), Nahas (2000) e Neto (1997). Posteriormente será apresentada a coleta e a interpretação dos dados da pesquisa, realizada com os alunos do 3ª do Ensino Médio e com a professora de Educação Física da respectiva turma da Escola Estadual de Educação Básica Edmundo Pilz localizado em Santa Rosa/RS.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico tem por finalidade entender a importância da educação física escolar e compreender o seu processo histórico. Fazendo com que se possa entender a relação entre a educação física escolar com um dos grandes problemas relacionados à saúde de nossa sociedade atual que é o sedentarismo.

2.1 A relevância da educação física escolar na atualidade

Sabemos que a educação física passou por diferentes etapas históricas, assim como consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde pode-se perceber que a Educação Física no Brasil teve várias tendências que foram se modificando por anos, sob a influência da área médica, militar e esportiva (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1997).

Devido há essa diversidade de tendências que influenciavam as aulas de educação física, muitas pessoas, incluindo alunos, pais e professores confundem as aulas de educação física com ginástica, acreditam que a educação física é sinônimo de jogar futebol, e até mesmo veem uma oportunidade de formação de atletas, onde os menos aptos são excluídos, caracterizando assim como uma disciplina seletiva.

Um fato marcante na história da educação física escolar aconteceu na década de 80, e que reflete negativamente até os dias de hoje, o planejamento

(12)

pedagógico foi ampliado para que a educação física fosse iniciada também nas séries iniciais, isso porque o Brasil não havia se tornado uma nação olímpica e também não havia formado novos atletas, a consequência disso foi uma crise na identidade da educação física dentro do contexto escolar, (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1997 APUD BALBÉ, 2008).

Podemos dizer que este episódio pode ter contribuído para que a educação física seja vista da forma que é pela maioria das pessoas, como uma disciplina de pouca importância educacional, e vista assim, como uma área voltada para formação de atletas.

Entende-se que atualmente a formação de atletas não é o foco da educação física na escola, mas sim uma disciplina que irá inserir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento. A educação física vem com o intuito de formar cidadãos críticos. Este irá reproduzir e usufruir dos jogos, dos esportes, da ginástica, da dança e das lutas para o benefício de sua própria qualidade de vida (CONFEF, 2002).

A Educação Física precisou assumir novos desafios em nossa atualidade, instituindo oportunidades diferentes a partir de atividades que tem como objetivo o desenvolvimento humano. Sendo assim foi necessário interromper modelos descompromissados com a formação de alunos mais precisamente sob o viés de promoção a saúde dentro da escola. (DARIDO, 2004).

Conforme Gallardo (2000), a educação física atual esta renovando-se e tem como alicerce os estudos das influências que o meio físico e social tem sobre o desenvolvimento humano.

Segundo Weis (1998) “a Educação Física é, acima de tudo, uma prática socioeducativa, parte integrada da educação para a saúde, vinculada aos aspectos característicos da totalidade humana”.

Conforme Borges (2001) os objetivos principais da educação física devem buscar contemplar o desenvolvimento motor, a capacidade afetivo-social e o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que se possam assumir diferentes afinidades de acordo com os conteúdos e com a faixa etária dos alunos. Nesse sentido, os alunos por meio da Educação Física Escolar, podem de certa forma, melhorar, adquirir, ampliar e ter o devido acesso aos componentes essenciais da Educação Física Escolar.

De acordo com Gallahue (2012), em relação à importância das aulas de educação física ele considera o desenvolvimento motor como parte de todo

(13)

comportamento humano, o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento motor estão relacionados.

Para Alves (2003), a educação física escolar precisa disponibilizar oportunidades para que os alunos tenham suporte para conhecer-se e também desenvolver-se em relação aos domínios motores, cognitivos, afetivos e sociais, para que através desses fatores possam obter uma vida saudável e bem sucedida, juntando de maneira adequada e harmônica o corpo, mente e espirito através das diversas práticas de atividades físicas dentro da escola e também fora dela.

Dessa forma destacamos que as aulas de Educação Física são de suma importância para o desenvolvimento humano por meio das informações relacionadas à prática da atividade física voltada a conservação da saúde além de preparar os alunos para serem futuramente cidadãos responsáveis na sociedade (DARIDO, 2004).

A Educação Física passou por várias mudanças bem significas desde o seu surgimento, teve crise em sua identidade em relação à educação física escolar. Mas conforme foi citado pelos autores acima a educação física tem sua importância, e ela é muito significativa para o aprendizado dos alunos. Porém para que esse aprendizado seja de fato concretizado é preciso que o professor também exerça o seu papel com responsabilidade e dedicação. Segundo Gallahue (2012), a escola é único lugar em que nós podemos garantir que todas as crianças terão um tempo dedicado à instrução.

Pensando nisso podemos dizer que as aulas de educação física precisam ser acompanhadas e monitoradas por um professor, e que as mesmas precisam ser planejadas com bons objetivos, propósitos e metodologias para que aconteçam feedback entre professor e aluno, e o resultado seja alcançado.

Pensando neste contexto podemos concluir que a educação física escolar foi renovando-se, até chegar a atual, e que hoje ela tem um objetivo diferente, pode até mesmo conter características semelhantes com as tendências anteriores, mas de qualquer forma a Educação Física foi adequada ao tempo atual para suprir as necessidades do mundo contemporâneo, um exemplo disso é o sedentarismo que vem sendo um problema entre os adolescentes, e que devem ter uma atenção especial já que este problema está diretamente relacionado à área da educação física.

(14)

2.2 Sedentarismo em adolescentes

Segundo Tanner (1962), a adolescência tem inicio quando começa as mudanças corporais da puberdade e termina quando a pessoa concretiza o crescimento e a personalidade; e também quando gradativamente conquista sua independência econômica e consegue manter uma relação em seu grupo social. Além disso, considera que a adolescência é uma fase da passagem entre a infância e a vida adulta, devido ao desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social.

Estamos vivendo em uma fase hoje, onde tudo parece estar mais fácil, devido ao grande desenvolvimento tecnológico que domina cada vez mais rápido o cotidiano das pessoas, e com isso traz um peso negativo na saúde de muitas pessoas, quando não se é dosado com consciência o tempo e a frequência do uso de tanta tecnologia.

Algumas atividades e comportamentos adotados pelas pessoas estão tornando-as sedentárias, como por exemplo, os transportes motorizados, tempo exagerado assistindo televisão e o uso de aparelhos que não exigem qualquer tipo de esforço. (OMS, 2005).

Conforme a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (1998) existem diversos fatores que contribui para o estilo de vida sedentário das pessoas entre eles o avanço da tecnologia, aumento da insegurança e diminuição de espaços nas grandes cidades, a consequência disso é que prejudica as oportunidades de uma vida mais ativa das pessoas, dando lugar a atividades extremamente sedentárias como jogar vídeo games, olhar televisão e usar computadores.

Segundo Burgos (2006, p.89), “a vida sedentária é uma ação contra a natureza, que ocasiona, inevitavelmente, falha no sistema de movimento a curto e médio prazos, e danos gravíssimos em longo prazo”.

Segundo Barros Neto (1997), o conceito de sedentarismo não é esta relacionado necessariamente à ausência de uma atividade esportiva, para ele o individuo sedentário é aquele que não atinge gastos calóricos superiores a 1500 Kcal por semana relacionada a atividades diárias como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o sedentarismo é conhecido como a doença do século, assim como a depressão e o estresse. O Sedentarismo é

(15)

acentuado como a ausência, diminuição ou falta de atividades físicas, e este esta relacionado com os hábitos diários vindo dos confortos da nossa sociedade contemporânea. Pessoas que não atingem a um gasto calórico menor que 2.200 calorias por semana são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários. (OMS, 2005)

Para Barros Neto (1997), o sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

O estilo de vida sedentário causa um desabito dos sistemas funcionais, assim sendo o aparelho locomotor como os demais órgãos e sistemas promovidos durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, causando assim referente aos músculos esqueléticos um acontecimento próximo á atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além de haver um comprometimento das funções de vários órgãos (NETO, 2003).

O sedentarismo não escolhe gênero e nem faixa etária, e esta sendo cada vez mais frequente o índice de sedentarismo entre crianças e adolescentes, segundo estudos a falta de atividade física tem interferência direta sobre o desenvolvimento da obesidade na infância e adolescência, dessa forma uma opção de tratamento é o aumento do nível de atividade física, (EPSTEIN,1996).

Atualmente a atividade física tem como significado qualquer movimento corporal efetuado pela musculatura esquelética que gera um gasto energético, contento alguns componentes e decisivos de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental, podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamentos. (PITANGA, 2002).

A atividade física na adolescência pode proporcionar vários benefícios para saúde e bem estar, além de instigar o crescimento físico, melhorar a autoestima, relaxamento, gasto de energia, percepção do próprio corpo, e também pode colaborar para o desenvolvimento social. (VIEIRA, PRIORI E FRISBERG, 2002).

As seguintes instituições, Organização Mundial da Saúde, o Centro de Controle de Doenças dos USA, a Associação de Cardiologia dos USA, o Colégio Americano de Medicina Desportiva, o Comitê para o Desenvolvimento do Desporto

(16)

do Conselho da Europa, a Federação Brasileira de Medicina do Conselho da Europa, a Federação Brasileira de Medicina do Esporte e a Associação Portuguesa de Cardiologia, apontam os efeitos dos hábitos de vida fisicamente ativos como fatores de prevenção de um conjunto de doenças, como as cardiovasculares, a hipertensão arterial, a hipercolesterolemia, e hiperlipidemia, a obesidade, o diabete mellitus tipo II, a osteoporose, as lombalgias, a depressão e determinados tipos de câncer. (BOUCHARD e SHEPHARD, 1994).

Segundo Rose (2009), outro benefício imediato da atividade física esta relacionado com a maximização do pico de massa óssea, variável extremamente importante para a prevenção de doenças futuras, como a osteoporose. Recomenda-se iniciar a prática esportiva ou o exercício físico na infância e manter esRecomenda-se hábito durante a adolescência para obter o máximo de beneficio na manutenção da massa óssea futura.

Segundo Hallal (2012), a redução dos níveis de atividade física pode favorecer para o surgimento de disfunções crônico-degenerativas em crianças em fase escolar, em jovens e adultos.

Para Azevedo (2000), a atividade física e a saúde estão inteiramente interligadas. Pessoas que possuem hábitos sedentários tem menos aptidão física ou seja uma capacidade menor para cumprir exercícios físicos. Porém outros fatores também determinam os limites de nossa aptidão física como as características da estrutura muscular e das articulações do corpo, da constituição do corpo ou da capacidade cardiorrespiratória.

Em países centrais e periféricos a questão sobre a promoção da saúde tem significativa atenção, vários estudos científicos são feitos com o objetivo de descobrir as causas de risco á etiologia de uma série de doenças que possam apresentar riscos á saúde publica. Entre vários temas para serem investigados, um número significativo de estudos epidemiológicos tem mostrado com força a relação entre atividade física e saúde. (BOUCHARD E SHEPHARD, 1994).

Segundo Azevedo (2000), a ausência de atividade física pode originar doenças como, hipertensão arterial, obesidade, ansiedade e aumento do colesterol. Assim sendo o sedentarismo é considerado o principal fator de risco de morte súbita. Em muitos casos a atividade física produz uma melhora na capacidade da pessoa, sendo muito útil em determinadas moléstias, como por exemplo, no enfisema pulmonar e no diabetes, o controle da pressão alta fica mais fácil quando há a

(17)

realização de exercícios regulares. Além disso, têm importância vital nas doenças coronárias, principalmente no que se diz respeito à profilaxia do infarto do miocárdio, pois os exercícios regulares fortalecem o músculo cardíaco e melhoram a circulação coronária. Foi observado que as pessoas que fazem regularmente os exercícios têm as chances de ter diabetes, desenvolvida com o passar dos anos, diminuídas. Além do processo de osteoporose ter sua velocidade reduzida.

2.3 O papel do professor de educação física no combate ao sedentarismo

O professor, independentemente de qual seja sua área de formação é indispensável que este exerça sua profissão com seriedade e responsabilidade. O professor pode fazer muita diferença na vida de uma criança, adolescente, e um adulto, podendo ser um instrumento para ajudar a mudar a trajetória de uma pessoa que talvez antes não tivesse a oportunidade de ter uma vida diferenciada positivamente.

Segundo os estudos epidemiológicos indicam que o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e hábitos de um estilo de vida saudável e ativo tem tendência de desenvolver-se cedo, iniciando-se na família e com continuidade na escola, ambas são fundamentais na socialização e ensino-aprendizagem do que refere-se a uma educação esclarecedora para a promoção da saúde. (BURGOS, 2006, p.66).

Segundo Weis (1998), o professor, como mediador do conhecimento e da cultura no âmbito escolar, tem a sua disposição, um conjunto de teorias e crenças e um repertorio de objetivos e conteúdos que influenciam, em maior ou menor medida, no resultado do ensino. Entretanto, essa pratica deve ser coerente e identificada como as demandas e necessidades da realidade dos alunos.

Para Machado (1995), o professor no seu papel pode moldar o caráter dos jovens dessa forma pode deixar marcas bem significativas em processo de formação.

O professor precisa ter conhecimentos satisfatórios para trabalhar com a parte motora como também a parte física dos seus alunos, além disso, abordar questões que envolvem o social, cultural e psicológico. O professor pode despertar no aluno curiosidades, assim eles podem descobrir coisas novas, e essas podem ter experiências positivas. O professor além de ensinar conteúdos específicos de

(18)

diferentes áreas, é também seu dever trabalhar de forma consciente questões como normas, valores, jeitos diferentes de pensar e modelos de comportamentos para viver na sociedade. (CUNHA, 1996).

O uso da atividade física é importante para se prevenir de doenças não transmissíveis, sendo assim é importante trabalhar as praticas corporais durante as aulas de educação física, para que se institua uma consciência corporal no aluno, isto construirá no aluno uma consciência da necessidade de ter hábitos saudáveis. Sendo assim, é importante que o professor de educação física estabeleça com o aluno uma consciência critica, que este venha colaborar na alteração da realidade onde muitas pessoas se encontram na condição de sedentários. (NAHAS, 2003).

As aulas de educação física são relevantes para o processo do desenvolvimento humano, o aluno tendo o conhecimento sobre a importância da atividade física regular sobre a conservação da nossa saúde, este estará disposto para ser um cidadão influente na sociedade. (DARIDO, 2004).

Conforme a pesquisa de Malina (2002), o mesmo constatou que a participação em atividades físicas decai muito com o envelhecimento, principalmente na fase da adolescência para a fase adulto jovem. Conclui-se que o estilo de vida que adulto adota é em parte decorrente da fase da infância, assim sendo se uma criança era sedentária, maior são as chances da pessoa se tornar um adulto sedentário.

Dessa forma, para Mattos (2000), a escola é um lugar para a criação de estratégias de promoção a atividade física e de educação para a saúde. As aulas de Educação Física são uma ferramenta importante pelo fato de várias crianças e adolescentes ver as aulas como uma oportunidade de aproximação ás práticas de atividades físicas, principalmente para classes sociais mais baixas.

Segundo Nahas (2003), o professor de educação física é como se fosse um promotor da saúde dentro da escola, onde este tem por responsabilidade relacionar princípios da alimentação saudável com a prevenção de doenças cardiovasculares e controle do stress, conscientizando os alunos da importância de se ter um estilo de vida ativo e saudável com responsabilidade.

Conforme Burgos (2006, p.57), os professores de Educação Física deveriam assumir o protagonismo em um projeto de educação promovendo a saúde na escola. Esses programas devem ter a iniciativa de mobilizar um número maior de

(19)

pessoas, com idades diferentes, níveis socioeconômicos e níveis educacionais, para um estilo de vida ativo e saudável.

Concluindo assim que um dos desafios da Educação Física Escolar é a criação de condições de autoconhecimento e desenvolvimento dos educandos nos domínios motores, cognitivos, afetivos e sociais. Com estes fatores construir uma vida ativa e saudável, criando condições de manter o corpo, a mente e o espírito em constante harmonia através das atividades físicas variadas, tanto na escola como também fora dela (ALVES, 2003).

(20)

3 Metodologia

Neste estudo foi utilizado métodos para tentar buscar as respostas sobre o estilo de vida dos adolescentes da Escola Estadual de Educação Básica Edmundo Pilz, localizado em Santa Rosa/RS. Também foi realizada uma entrevista com a professora de Educação Física dos adolescentes para verificar se a mesma trabalha com os seus alunos sobre o sedentarismo em suas aulas.

Este estudo elaborado é de caráter quantitativo.

Nas pesquisas documentais de cunho quantitativo, sobretudo naquelas que utilizam processamento eletrônico, os dados são organizados em tabelas e permitem o teste das hipóteses estatísticas. Dessa forma, a ordenação lógica do trabalho fica facilitada e pode-se partir facilmente para a redação do relatório. (GIL, 2002, p. 90).

O outro método que foi utilizado é o método descritivo com intuito de coletar dados através de questionários.

A pesquisa descritiva é usada para descrever fenômenos existentes, situações presentes e eventos, identificar problemas e justificar condições, comparar e avaliar o que os outros estão desenvolvendo em situações e problemas similares, visando aclarar situações para futuros planos e decisões. (GRESSLER, 2003, p.53).

3.1 População e Amostra

A amostra da seguinte investigação corresponde à professora de Educação Física do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Edmundo Pilz, localizado do município de Santa Rosa/RS, juntamente com seus alunos; estes correspondem a um total de 17 alunos, entre eles 3 pessoas do sexo masculino, e 14 do sexo feminino, com idades entre 16 a 18 anos de idade.

3.2 Procedimentos

Primeiramente foi necessário realizar um levantamento de materiais didáticos para serem utilizados como suporte para a investigação, depois de elaborado os questionários a serem aplicados com os alunos e com a professora, foi necessário a

(21)

devida autorização e esclarecimento da seguinte pesquisa a direção e coordenação da Escola Estadual de Educação Básica Edmundo Pilz, Santa Rosa/RS.

Aos pesquisados foi entregue um termo de consentimento, onde os mesmos foram convidados a participar da pesquisa, estando claramente informados sobre os seus objetivos; o referente documento está em (Anexo A). Após a assinatura do termo de consentimento, foi entregue o questionário, no qual os alunos foram orientados a preencher o questionário conforme as atitudes que costumam fazer no seu cotidiano. Por seguinte foi realizado a entrevista com a professora, onde foram aplicadas as perguntas, e descrita suas respostas. Em seguida foram recolhidos os materiais coletados para a análise e interpretação dos dados.

3.3 Coletas de Dados

A coleta de dados foi a partir do questionário “Perfil de Estilo de Vida” (NAHAS, BARROS & FRANCALACCI, 2000), onde constam perguntas sobre atividade física, mais precisamente o tempo e vezes de prática por semana. Sobre a nutrição foi questionado o hábito de alimentar-se com frutas, hortaliças, e se evitam ou não alimentos gordurosos. No comportamento preventivo, foi indagado se os alunos costumam evitar cigarros e bebidas, se usam cinto de segurança e se conhecem a sua pressão arterial e nível de colesterol. Sobre o relacionamento social teve questões referente a prática de esporte nos momentos de lazer, e a interação e participação em sua comunidade. No controle de stress foi questionado o tempo destinado para relaxar, e se os alunos conseguem controlar-se durante uma discussão, além de verificar se conseguem equilibrar trabalho e lazer. Sobre o trabalho, nem todos trabalhão formalmente mas foram considerados os estudos e afazeres domésticos.

3.4 Instrumentos da pesquisa

O questionário sobre o “Perfil de etilo de vida” (NAHAS, BARROS & FRANCALACCI, 2000) foi aplicado em 17 alunos, esse número corresponde ao número total da turma, não houve perda de amostra. As respostas obtidas foram analisadas em uma escala de 0 a 3, onde 5 componentes do comportamento humano foram avaliados, entre eles nutrição, atividade física, comportamento

(22)

preventivo, e relacionamentos. A entrevista com a professora de Educação Física foi embasada em perguntas relacionadas ao sedentarismo referente à turma do 3ª ano, no qual foi questionada sobre os seguintes pontos: sedentarismo (causas, prejuízos), participação dos alunos nas aulas de educação física.

(23)

4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

A análise dos dados foi embasada a partir do instrumento dos questionários aplicados nos alunos e também através da entrevista com a professora da turma. A interpretação dos dados foi feita em duas partes, primeiramente o relato da professora de Educação Física do 3º ano do Ensino Médio, em seguida a interpretação da analise do Perfil de Estilo de Vida dos adolescentes.

A professora de Educação Física do 3º ano do Ensino Médio entrevistada tem 27 anos, e atua na área a 4 anos nas escolas do município e do estado, na cidade de Santa Rosa/RS, formou-se na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI - Campus Santa Rosa, no curso de licenciatura e bacharelado; possui pós graduação em metodologia do ensino da Educação Física. O relato da professora vem a partir do questionário que se encontra no (Anexo B).

Conforme o relato da professora, o sedentarismo entre os adolescentes esta relacionado com o comodismo da vida moderna, e o alto número de horas que os adolescentes permanecem sentados tanto na escola como em casa, além do consumo exagerado de produtos industrializados. Ela também observa a desmotivação dos adolescentes diante das atividades físicas, esportivas e recreativas. Segundo a professora ela costuma trabalhar com a questão do sedentarismo e dá bastante ênfase a este assunto no Ensino Médio. Para ela é importante não desistir do trabalho de conscientização sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas, bem como mostrar os problemas que os mesmos poderão apresentar decorrente do sedentarismo. Foi questionado também a ela sobre a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, e ela respondeu dizendo que nem todos praticam e nem sempre, ela observa a falta de motivação trazida de casa por alguns alunos. Para ela o professor de Educação Física pode interferir de forma positiva na mudança de estilo de vida dos seus alunos, pois acredita que através do incentivo os alunos podem melhorar cada vez mais, independentemente da condição física inicial do aluno. Cada atividade ou exercício que praticarem fará com que os mesmos saiam da zona de risco para futuros problemas, podendo assim adotar hábitos melhores e mais saudáveis.

Questionário Perfil do Estilo de Vida dos Adolescentes do 3º ano do Ensino Médio.

(24)

[0] absolutamente não faz parte do seu estilo de vida

[1] as vezes corresponde ao seu comportamento; [2] quase sempre corresponde ao seu comportamento; [3] a afirmação é sempre verdadeira no seu dia a dia; faz parte do seu estilo de vida.

NUTRIÇÃO 0 1 2 3 Ingere cinco porções de frutas e hortaliças/dia 03 08 03 03 Evita alimentos gordurosos e doces 01 0 07 08 Faz quatro a cinco refeições por dia. 07 0 03 04

Ilustração 1: Análise da Nutrição. Fonte: Acadêmico (2015).

Conforme mostra a tabela podemos observar alguns contrastes. De uma forma geral este item pode ser considerado como positivo, porém de forma individual negativo, pois estes adolescentes não costumam alimentar-se com frutas e hortaliças diariamente e faz poucas refeições ao dia, porém grande parte evita alimentos gordurosos e doces.

ATIVIDADE FÍSICA 0 1 2 3 Faz 30 minutos de atividade física, cinco ou mais dias/semana 02 0 06 09

Faz exercícios de força e alongamento duas vezes/semana

(25)

Caminha ou pedala, usa escadas

ao invés de elevador

02 01 05 09

Ilustração 2: Análise da atividade física. Fonte: Acadêmico (2015).

Assim como mostra a tabela, podemos verificar que os adolescentes estão fazendo atividade física com regularidade, fazem exercícios de alongamentos e força, fazem caminhas ou andam de bicicleta. Apenas uma minoria não faz nenhum tipo de atividade física, e outra minoria faz eventualmente.

COMPORTAMENTO PREVENTIVO

0 1 2 3

Você conhece sua pressão arterial, seus

níveis de colesterol, e procura

controla-los.

7 6 4 0

Você não fuma e ingere álcool com moderação (menos

de 2 doses ao dia)

0 1 2 14

Você sempre usa conto de segurança e, se dirige, o faz respeitando as normas do transito, nunca ingerindo álcool. 0 0 2 15

Ilustração 3: Análise do comportamento preventivo. Fonte: Acadêmico (2015).

Neste item, pode-se verificar que a maior parte dos alunos não conhece sua pressão arterial, e nem seus níveis de colesterol, apenas uma pequena parte conhece esses aspectos e costumam controlá-los. Nos itens seguintes existe quase uma totalidade de alunos que realmente tem excelente comportamento preventivo pois costumam usar cinto de segurança no trânsito e também não são adapteis de cigarros e a bebidas alcoólicas.

(26)

0 1 2 3 Você procura cultivar

amigos e esta satisfeito com seus

relacionamentos

0 0 04 13

Seu lazer inclui reuniões com amigos, atividades esportivas em grupo ou participação em associações 0 01 04 12

Você procura ser ativo em sua comunidade, sentindo-se útil no seu ambiente social

0 01 06 10

Ilustração 4: Análise do Relacionamento Social. Fonte: Acadêmico (2015).

De acordo com os dados podemos observar que os adolescentes em maior número tem um bom convívio com as demais pessoas, procuram estar envolvidos em atividades esportivas assim como também procuram cultivar mais relacionamentos.

CONTROLE DO STRESS

0 1 2 3

Reserva tempo para relaxar (ao menos 5

minutos por dia)

0 0 03 14

Discute sem alterar-se 0 02 02 13

Equilibra trabalho e lazer 0 0 02 15

Ilustração 5:Análise do Controle de Stress. Fonte: Acadêmico (2015).

De acordo com a tabela podemos observar que o nível de controle dos stress esta bem equilibrada, grande parte dos alunos reserva tempo para relaxar, discute sem alterar-se, e conseguem equilibrar trabalho (estudos, tarefas doméstica) e lazer.

(27)

CONCLUSÃO

O ponto de partida da referente pesquisa foi buscar respostas sobre a contribuição das aulas de educação física para combater o sedentarismo, visto que foram levantadas algumas hipóteses dentre elas a intervenção do professor de educação física realizando um trabalho mais elaborado com os adolescentes, onde o mesmo traria para suas aulas informações sobre os benefícios da atividade física e as consequências e prejuízos para saúde, quando se tem hábitos sedentários. Outra forma seria a escola como um todo estimular, incentivar e conscientizar os adolescentes através de palestras, e seminários á praticarem esportes ou realizar outras atividades físicas, como caminhada, corrida, por exemplo, aliado também a uma alimentação de qualidade.

O objetivo geral da referente pesquisa é esclarecer como as aulas de educação física podem contribuir para que os adolescentes evitem hábitos sedentários, assim como pontos específicos, dentre eles; quais são os prejuízos que o mesmo tem para a saúde dos adolescentes, verificar a causa do hábito sedentário, analisar se a as aulas de educação física podem de alguma forma amenizar este problema, assim como verificar o estilo de vida dos adolescentes e identificar qual o entendimento que os professores de educação física têm sobre o sedentarismo, e como trabalham essa questão em suas aulas.

Dessa forma podemos concluir conforme a Organização Mundial de Saúde que o sedentarismo é conhecido como a doença do século, assim como a depressão e o estresse. O Sedentarismo é acentuado como a ausência, diminuição ou falta de atividades físicas, e este esta relacionado com os hábitos diários vindo dos confortos da nossa sociedade contemporânea. Pessoas que não atingem a um gasto calórico menor que 2.200 calorias por semana são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários (OMS, 2005).

Para Barros Neto (1997), o sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

(28)

Conforme a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (1998) existem diversos fatores que contribui para o estilo de vida sedentário das pessoas entre eles o avanço da tecnologia, aumento da insegurança e diminuição de espaços nas grandes cidades, a consequência disso é que prejudica as oportunidades de uma vida mais ativa das pessoas, dando lugar a atividades extremamente sedentárias como jogar vídeo games, olhar televisão e usar computadores.

Segundo Nahas (2003), o professor de educação física é como se fosse um promotor da saúde dentro da escola, onde este tem por responsabilidade relacionar princípios da alimentação saudável com a prevenção de doenças cardiovasculares e controle do stress, conscientizando os alunos da importância de se ter um estilo de vida ativo e saudável com responsabilidade.

Conforme a pesquisa realizada com os adolescentes através do Pentáculo do Bem Estar (NAHAS, BARROS & FRANCALACCI, 2000), quanto mais colorido ou preenchido for os itens que fazem parte da “estrela”, melhor é sua qualidade de vida, sua saúde. Por meio dos resultados obtidos pelos adolescentes pode-se observar que um grande número desses alunos estudados possui uma boa qualidade de vida, pois segue de forma criteriosa o controle do stress, mantém bons relacionamentos, e praticam atividade física com regularidade. Sobre o comportamento preventivo, que tem como critérios a segurança e saúde, pode-se observar um número bem alto de adolescentes que não conhecem o seu nível de colesterol, e nem sua pressão arterial. Outro ponto negativo foi o critério da nutrição no item de consumir hortaliças e frutas todos os dias, e o hábito de alimentar-se poucas vezes ao dia, porém um fator positivo foi que a maioria dos alunos evita alimentos gordurosos.

Segundo o relato da professora de Educação Física, a mesma também observa em suas aulas a importância de se trabalhar o sedentarismo, pois conforme foi relatado os adolescentes permanecem muito tempo sentados e consomem muitos alimentos industrializados o que sustém uma vida considerada sedentária. Quando se tratou da importância da família como um espelho de um estilo de vida considerável ativo, esta informação reflete no relato da professora de Educação Física, quando ela salientou que alguns alunos não demonstram nenhum interesse diante das atividades físicas, esportivo e recreativo. Podemos dizer assim que algo falhou, quando estudos epidemiológicos indicam que o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e hábitos de um estilo de vida saudável e ativo tem tendência de desenvolver-se cedo, iniciando-se na família e com continuidade na

(29)

escola, ambas são fundamentais na socialização e ensino-aprendizagem do que se refere a uma educação esclarecedora para a promoção da saúde. (BURGOS, 2006, p.66).

Através do estudo realizado pode-se concluir que as hipóteses levantadas sustenta o resultado da pesquisa devido ao trabalho realizado pela professora de Educação Física refletir de forma positiva na vida dos seus alunos, pois conforme na sua entrevista e o resultado do questionário realizado com os adolescentes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Edmundo Pilz/Santa Rosa/RS, há um trabalho direcionado com o incentivo, estimulo e informação da prática da atividade física, tanto na escola quanto fora dela.

Pode-se concluir desta pesquisa que a Educação Física Escolar passou por diferentes etapas históricas, e que atualmente há uma forte ligação entre a Educação Física Escolar com questões ligadas a saúde.

(30)

REFERÊNCIAS

ABERASTURY,A.KNOBEL,M. A Síndrome da adolescência normal. In: Adol

escência Normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

ALVES, J. G. B. Atividade física em crianças: promovendo a saúde do adulto. Revista Brasileira Saúde Materno Infantil, 2003.

AZEVEDO, J.R.D. Atividade física. Disponível em: www.boasaude.uol.com.br. Acesso em 25 de julho de 2015.

BARROS NETO, Turíbio Leite de. Início da criança no esporte. São Paulo: Atheneu, 1997.

___. Exercício, Saúde e Desempenho Físico. São Paulo: Editora Atheneu, 1997.

BORGES, Manoel. A Educação Física Escolar e sua mais nobre face. Disponível

em:http://blogs.viaeptv.com/blogs/atividadecorporal/tag/objetivos-educacao-fisicaescolar/.Acesso em: 20 de novembro de 2014.

BOUCHARD, C; SHEPHARD, R. Physical activity, fitness, and Health, the

modelmand key concepts.Consensus Statement. Champaign: HumanKinetics,

1994.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Ministério da Justiça, 1990.

BURGOS, Miria Suzana(Org). Saúde no Espaço Escolar: Ações integradas de educação física, nutrição, enfermagem e odontologia para crianças e adolescentes. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006

CONFEF, Conselho Federal de Educação Física. Educação Física escolar. Disponível em: http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3457. Acesso em: 17 de novembro de 2014.

DARIDO, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não participantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e

Esportes, 2004.

EPSTEIN, L. H. Determinantes da atividade física em crianças obesas avaliadas

pelo acelerômetro e auto-relatório. Revista medicina e ciência no esporte em

exercício, 1996.

(31)

em:http://professornelsonedf.blogspot.com.br/2012/08/a-importancia-da-educacaofisica-nas.html. Acesso em: 20 de novembro de 2014.

GALLARDO, J. S. Educação Física. Contribuições à formação profissional. 3.ed., Ijuí: UNIJUÍ, 2000.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo:Loyola, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1994.

___. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HALLAL, P. C. A Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS: contexto das aulas e

conteúdos.Pelotas: Revista Educação Física/UEM, 2012.

LOGLI, Felipe. Computador e videogame são principais vilões da obesidade

infantil. Disponível em: http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/pasta-

1/201ccomputadores-e-jogos-de-video-game-sao-os-principais-viloes-que-causam-aobesidade-infantil201d-afirma-especialista. Acesso em: 15 de setembro de 2015.

MALINA, R. M. A atividade física e fitness: caminhos da infância para a idade adulta. Jornal americano da biologia humana, 2002.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000.

NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceito e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2003.

Neto T.L.B.Sedentarismo.Disponível em: www.emedix.com.br. Acesso em: 02 de outubro de 2015.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Preventing Chronic Diseases a vital

investments.

ROSE, Dante de. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Porto Alegre: Artmed,2009.

SANTIN, Silvino. EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Unijuí, 1987.

TANNER, JM. Growth at Adolescence. 2. ed.Oxford:Blackwell,1962.

VIEIRA, V.C.R.; PRIORE, S.E.; FISBERG, M. A atividade física na adolescência. 2002.

(32)

WEIS, R.C.J. A busca da saúde corporal nas escolas públicas de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul:Unisc, 1998.

(33)
(34)

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO UNIVERSIDADE DE IJUÍ – UNIJUI

CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA- CAMPUS SANTA ROSA-RS TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Você está sendo convidado(a) para participar, como voluntário, em uma pesquisa. Após ser esclarecido(a) sobre as informações a seguir, no caso de aceitar fazer parte do estudo, assine ao final deste documento, que está em duas vias. Uma delas é sua e a outra é do pesquisador responsável. Em caso de recusa você não será penalizado(a) de forma alguma. Em caso de dúvida você pode procurar o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Ijuí – UNIJUI.

Informações sobre a pesquisa

Título do Projeto: Educação Física Escolar e Sedentarismo Pesquisador Responsável: Débora Kiessler

Telefone para contato: 55 9917-5978 E-mail: debora_kiessler@hotmai.com

Nome e Assinatura do pesquisador _______________________________________

CONSENTIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA PESSOA COMO SUJEITO

Eu, _____________________________________, RG _______________________, CPF ______________________________, abaixo assinado, concordo em participar do estudo _____________________________________________ como sujeito. Fui devidamente informado e esclarecido pela pesquisadora Débora Kiessler sobre a pesquisa, os procedimentos nela envolvidos, assim como os possíveis riscos e benefícios decorrentes de minha participação. Foi-me garantido que posso retirar meu consentimento a qualquer momento, sem que isto leve à qualquer penalidade ou interrupção de meu acompanhamento/ assistência/tratamento.

______________________________________________________________ Local e data

_______________________________________________________________ Nome e Assinatura

(35)

ENTREVISTA DADOS PESSOAIS Nome: Idade: Formação: Tempo de serviço:

1) Você acha importante trabalhar com seus alunos sobre o sedentarismo, por que?

2) Em suas aulas alguma vez essa questão foi estudada com seus alunos?

3) Em sua opinião porque os adolescentes adotam um estilo de vida sedentário?

4) Para você qual seria o melhor método para os adolescentes optar por um estilo de vida saudável?

5) Em suas aulas, os alunos praticam as atividades propostas por você?

6) Você acha que como professora de Educação Física, poderia de alguma forma interferir de forma positiva na mudança de estilo de vida dos seus alunos?

(36)

QUESTIONÁRIO Nome:

Idade:

Sexo: Masculino ( ) Feminino ( )

Os itens a seguir representam características do estilo de vida relacionadas ao bem-estar individual. Responda pintando cada questão de acordo com o seu perfil, seguindo as indicações:

[0] nunca = absolutamente não faz parte do seu estilo de vida; [1] raramente = às vezes corresponde ao seu comportamento; [2] quase sempre = quase sempre verdadeiro no seu comportamento; [3] sempre = a afirmação é sempre verdadeira no seu dia-a-dia; faz parte do seu estilo de vida.

NUTRIÇÃO

A) Sua alimentação diária inclui ao menos 5 porções diárias de frutas e verduras? B) Você evita ingerir alimentos gordurosos (carnes gordas, frituras) e doces? C) Você faz 4 a 5 refeições variadas ao dia, incluindo café da manhã completo?

ATIVIDADE FÍSICA

D) Você realiza ao menos 30 minutos de atividades físicas moderadas ou intensas, de forma contínua ou acumulada, 5 ou mais dias na semana?

E) Ao menos duas vezes por semana você realiza exercícios que envolvam força e alongamento muscular?

F) No seu dia-a-dia, você caminha ou pedala como meio de transporte e, preferencialmente, usa as escadas ao invés do elevador?

COMPORTAMENTO PREVENTIVO

G) Você conhece sua PRESSÃO ARTERIAL, seus níveis de COLESTEROL e procura controlá-los?

H) Você NÃO FUMA e ingere ÁLCOOL com moderação (menos de 2 doses ao dia)? I) Você sempre usa cinto de segurança e, se dirige, o faz respeitando as normas de trânsito, nunca ingerido álcool, se vai dirigir?

RELACIONAMENTO SOCIAL

(37)

K) Seu lazer inclui reuniões com amigos, atividades esportivas em grupo ou participação em associações?

L) Você procura ser ativo em sua comunidade, sentindo-se útil no seu ambiente social?

CONTROLE DO ESTRESSE

M) Você reserva tempo (ao menos 5 minutos) todos os dias para relaxar? N) Você mantém uma discussão sem alterar-se, mesmo quando contrariado?

O) Você procura equilibrar o tempo dedicado ao trabalho com o tempo dedicado ao lazer?

Referências

Documentos relacionados

 05h45: o incêndio propagara-se para os Armazéns do Chiado, pelo saguão, através de vãos abertos em vários níveis.. Incêndios

O objetivo do presente estudo é refletir sobre o sedentarismo e prática dos fundamentos da Educação Física na educação infantil, a importância do movimento e

4º 3º Aurea Rachou/Ubatuba 2º 1º Newton Neves/Campinas Major Arcy São Paulo Hely Meirelles Ribeirão Preto Fase Final 4 4. 3 Manoel Silveira 3

• e que a comunidade esteja social e economicamente apta a se desenvolver, dispondo de uma organização interna que lhe assegure a vida administrativa própria

Além disso, as aulas de Educação Física também podem ser promotoras de atitudes positivas para a prática da atividade física, bem como dos hábitos saudáveis

O objetivo desta pesquisa é o de problematizar a docência de professores de Educação Física escolar no contexto das aulas remotas no Brasil, focando no trabalho com os

De modo geral, podemos usar o termo QoS para caracterizar a habilidade de um elemento qualquer da rede (aplicações, hosts ou roteadores) de propiciar aos usuários um serviço

Este conceito é utilizado para transações que são registradas pelo valor de mercado, marcadas a mercado (mark-to-market) e vem sendo introduzido em substituição à