• Nenhum resultado encontrado

Trabalho Arquitetura de PC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho Arquitetura de PC"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil Pós-graduação em Engenharia de Sistemas Módulo: Arquitetura de Computadores Professor: FILIPE DE CASTRO FERREIRA Aluno: Rodrigo de Toledo Caropreso

PROPOSTA DE COMPUTADOR PARA USO PESSOAL

Os modelos de processadores variam de acordo com a frequência de clock, frequência de memória suportada, tamanho do cache, dentre os principais aspectos que envolvem a CPU.

O PC montado será do tipo “desktop” (de mesa), ainda muito usado, uma vez que permite uma montagem de configuração sem impor “limitações” na configuração dos componentes do computador (o notebook atende ao perfil de quem faz uso da facilidade de transporte, e o foco desta proposta é “potência e tecnologia”, então fatores como aquecimento e consumo de potência são mais facilmente administrados numa configuração desktop).

PROCESSADOR: Intel Core i7 Extreme Edition (i7-980X, utilizado em Desktops).

processador multi-core, ou seja o chip contém 2 ou mais processadores distintos para execução de tarefas. Neste caso, possui 6 núcleos e 12 segmentos (threads), permitindo que cada núcleo possa executar 2 tarefas, aumentando o desempenho das atividades e a eficiência de processamento (utilizando a tecnologia Intel Hyper-Threading, que habilita aplicativos segmentados a realizar mais tarefas em paralelo).

• A velocidade de clock é 3,33GHz por núcleo, podendo chegar a 3,6GHz (utilizando a tecnologia Intel Turbo Boost, que automaticamente permite que os núcleos do processador trabalhem mais rápido quando estiverem operando abaixo dos limites especificados de energia, corrente e temperatura).

• Possui memória cache de 12MB L3 ( o cache é a memória de armazenamento rápido onde o processador acessa dados com frequência. A Intel disponibiliza o SmartCache, com desempenho otimizado, permitindo que cada núcleo do processador utilize dinamicamente até 100% do cache disponível. O cache L3 é o 3o nível de memória cache embutido no processador).

• Este processador possui 3 canais de memória DDR de 1066MHZ ( as memórias DDR SDRAM – Double Data Rating Syncronous Dynamic RAM – substituíram as antigas memórias DIMM, por operarem com valores de tensão menor além de processarem 2 operações por ciclo de clock – sincronizada com os ciclos de clock da placa-mãe, sem tempo de espera - o que dobra sua velocidade sem causar problemas de aquecimento, item relevante quando o computador é um notebook).

Figura 1: Processador Intel Core i7 Extreme Edition

PLACA-MÃE (MotherBoard): Gigabyte GA-X58A-UD7

(2)

• Possui QPI ( Quick Path Interconnect ), que é uma conexão ponto-a-ponto que substitui o barramento FSB (Front Side Bus) nos novos processadores Intel. A taxa de transferência do QPI desta placa-mãe é de 6,4 GT/s ( 6,4 BILHÕES de transferências por segundo).

• Chipset: é um dos principais componentes das placas-mãe modernas. Ele é constituído por um conjunto de chips projetados para trabalhar em conjunto, controlando a placa-mãe. As placas são normalmente divididas em 2 partes, denominadas “ponte-norte” (North Bridge) – controladora de memória, com alta velocidade e “ponte-sul” (South Bridge), controladora de periféricos, com baixa velocidade. O chipset desta placa é composto por:

• North Bridge: Intel X58 Express; • South Bridge: Intel ICH10R

• Memória: suporta memória DDR3 2100+, com limite de até 24GB (6 x 1,5V DDR3 DIMM Sockets);

• Audio: Realtek ALC889 Codec, possui audio de alta definição, suportando Dolby Home Theather, com entradas e saídas padrão (S/PDIF);

• Rede: possui 2 entradas Gigabit Ethernet ( compatível com 10 / 100 Mbit Ethernet, também ), com funcionalidade Teaming ( essa funcionalidade consiste em permitir que 2 conexões possam atuar como uma única conexão, dobrando a largura de banda utilizada sem sobrecarregar a CPU). Esta placa de rede embutida na placa-mãe (onboard) já satisfaz os requisitos necessários, dispensando a necessidade de uma placa de rede adicional;

• Slots de expansão:

• 1 PCI (Peripheral Component Interconnect): este padrão permitia rapidas transferências de dados, mas atualmente já está mais obsoleto. Normalmente seria recomendado para periféricos mais “lentos”, como um modem, por exemplo;

• 2 PCI Express x 1: o padrão PCI Express é mais utilizado atualmente por ser muito mais rápido que o PCI. A sua velocidade vai de 1x a 32x (e mesmo a versão 1x já é 6 vezes mais rápida que o PCI);

• 2 PCI Express 16x, rodando a 8x; • 2 PCI Express 16x, rodando a 16x;

• Esta placa suporta ATI Crossfire ou SLI Nvidia ( SLI significa Scalable Link Interface). Tanto o SLI quanto o Crossfire são tecnologias desenvolvidas para placas de vídeo que permite unir 2 placas de vídeo em paralelo, para o processamento de imagem, aumentando a velocidade do processamento e a qualidade das imagens. O Crossfire da ATI permite 2 placas de video diferentes ao contrário do SLI (que só permite placas compatíveis);

• Interface de armazenamento: 6 conectores SATA 3 de 6Gbps;

• USB: até 10 portas USB 2.0 (o padrão USB, fornece conexão serial de até 480 Mbps na versão 2.0). Estas portas também suportam a versão 1.10 (mais lenta); e até 2 portas USB 3.0 (cuja velocidade pode ser de até 4,8 Gigabits por segundo);

• Firewire (IEEE 1394): até 3 portas padrão Firewire;

(3)

MEMÓRIA: 6 pentes de memória “Corsair Dominator GT” 4G DDR3 2200 (totalizando os 24GB

máximos suportados pela placa mãe). O código desta memória é CMGS2GX3M1A2200C8-4GB • o padrão DDR (Double Data Rate) é uma especificação de interface. O padrão DDR3 é

superior ao seu antecessor (DDR2) com um consumo de energia 30% menor, ale´m das velocidades de acesso muito maiores (consequentemente com tempos de resposta bem menores).

Figura 3: Memória Corsair Dominator GT 4GB

PLACA DE VÍDEO: 2 placas ASUS ATI Radeon EAH5970 em Crossfire.

• Esta placa de vídeo utiliza GPUs da ATI Como explicado mais acima, a ATI permite a conexão entre 2 placas de vídeo (denominada crossfire) a fim de ampliar a capacidade de processamento gráfico. Esta placa de vídeo possui 2GB de memória.

Figura 4: Placa de vídeo ASUS ATI Radeon EAH5970

Disco rígido (HDD): Western Digital Velociraptor WD6000HLHX.

• Este disco rígido possui conexão SATA de 6Gb/s . SATA vem de “Serial AT Attatchment” e é uma tecnologia de transferência de dados entre o computador e o dispositivo de armazenamento (esta transferência é feita com os dados em série, o que utiliza um cabo menor se comparado aos drives IDE, facilitando o resfriamento do gabinete).

• Além disso, a velocidade de rotação deste HD é de 10.000 RPM (rotações por minuto) com um buffer de 32MB, o que permite um acesso rápido a dados e taxas de transferência bem altas (de acordo com a especificação da placa-mãe).

(4)

Figura 5: Disco rígido WD Velociraptor WD6000HLHX

MONITOR: Samsung PX2370.

• Este monitor tem 23 polegadas e utiliza tecnologia LED (LED significa “Light Emitter Diode” ou Diodo Emissor de Luz). Por utilizar tecnologia de Led, este monitor possui uma alta economia de energia, além de ser muito mais leve do que as tecnologias anteriores (LCD e principalmente CRT). Ele suporta a resolução máxima, denominada Full HD ( 1980 x 1080 pixels ) e possui um altíssimo nível de contraste ( 5 milhões para 1 ) além de um tempo de resposta muito baixo de 2ms, o que permite assistir vídeos e jogar sem problemas causados por movimentos rápidos na tela.

Figura 6: Monitor Samsung PX2370

LEITOR ÓPTICO: Sony BWU-300S Blu-ray Recorder.

• Os discos BD (Blu-ray discs) são os sucessores do DVD para vídeos de alta definição a armazenamento de grande quantidade de dados. Um BD pode reproduzir filmes em 1080p e armazenar de 25 a 50 GB. O drive sugerido (padrão SATA) reproduz filmes em BD, é capaz de gravar em discos BD, além de reproduzir e gravar DVDs ou CDs.

(5)

PLACA DE REDE SEM FIO: DWA-556 Xtreme N PCI Express.

• placa de rede sem fio, padrão PCIExpress, com velocidade muito superior às placas de rede tradicionais (padrão PCI). Compatível com redes 802.11g (que é o padrão IEEE para redes sem fio), pode ser usado para compartilhamento de vídeo (streaming) em alta definição (graças à velocidade e alcance maiores ).

Figura 8: Placa de rede sem fio DWA-556 Xtreme N PCI Express

Bluetooh: DBT-120 Wireless Bluetooh 2.0USB Adapter.

• a tecnologia bluetooh estabelece um padrão aberto para comunição sem fio entre dispositivos, a curta distância (criando o que se denomina PAN – Personal Area Network). O adaptador USB provê essa facilidade e pode ser utilizado em uma das várias portas USB disponibilizadas na motherboard acima.

Figura 9: DBT-120 Wireless Bluetooh 2.0 USB Adapter

IMPRESSORA: Multifuncional Photosmart C7280 HP.

• Uma impressora multifuncional permite imprimir, digitalizar, enviar e receber faxes. Esta impressora ainda possui conectividade sem fio (WiFi 802.g ou Bluetooh com uso de um adaptador) então foi sugerida por ter esta flexibilidade adicional.

(6)

Arquitetura 32/64: os sistemas operacionais de 32 bits só podem endereçar até 4GB de memória.

Para fazer uso da capacidade total da configuração acima, deve-se usar sistemas de 64 bits, por exemplo Microsoft Windows 7 Ultimate 64bit.

Referências

Documentos relacionados

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo