• Nenhum resultado encontrado

unidade de fita hp surestore ultrium

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "unidade de fita hp surestore ultrium"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

guia de primeiros passos

unidade de fita

hp surestore ultrium

(2)
(3)

8QLGDGHVH[WHUQDVYLVmRJHUDO

$QWHVGHLQLFLDUXVHR&'520HRUHJLVWUR 9HULILTXHRVSUpUHTXLVLWRVGRVLVWHPD 6HPSUHIDoDDFRQH[mRDR EDUUDPHQWR6&6,/9'RXDRDGDSWDGRUGREDUUDPHQWRGRKRVWHQmRDR EDUUDPHQWR6&6,GHWHUPLQDomR~QLFDRXDXPEDUUDPHQWRFRPGLVSRVLWLYRV GHWHUPLQDomR~QLFD  SiJLQD  5HJLVWUHVXDXQLGDGHGHILWD SiJLQD 

,QVLUDR&'520+3 6XUH6WRUH 7DSHHYHULILTXHRFRQWH~GR SiJLQD 

3DVVR9HULILFDUD,'6&6,GDXQLGDGH

9HULILTXHD,'6&6,QDFKDYHGH,'6&6,QRSDLQHOWUDVHLURGDXQLGDGH6H QHFHVViULRDOWHUHRYDORUSUHGHILQLGRGHSUHVVLRQDQGRRVERW}HVRX² FRPUHFXRDFLPDHDEDL[RGRQ~PHURGH,'6&6,8VHDSRQWDGHXPD FDQHWDRXXPREMHWRFRPSRQWDVHPHOKDQWH3DUDHYLWDUDFRQWDPLQDomRSRU SDUWtFXODVQmRXVHOiSLV SiJLQD 

3DVVR&RQHFWDURFDER6&6,

'HVOLJXHRFRPSXWDGRU(QFDL[HXPDH[WUHPLGDGHGRFDER6&6, IRUQHFLGR FRPDXQLGDGH QRFRQHFWRU6&6,H[WHUQRGRFRPSXWDGRUHOLJXHDRXWUD H[WUHPLGDGHQRFRQHFWRU6&6,PDLVEDL[R PDUFDGRFRPR6&6,,1 QD SDUWHWUDVHLUDGDXQLGDGHGHILWD SiJLQD 

3DVVR&RQHFWDURFDERGHDOLPHQWDomR

&RQHFWHRFDERGHDOLPHQWDomRGHIRUPDVHJXUDQRVRTXHWHQRSDLQHO WUDVHLURGDXQLGDGH&RQHFWHDRXWUDSRQWDGRFDERGHDOLPHQWDomRQD WRPDGD SiJLQD  6XDXQLGDGHGHILWD+36XUHVWRUH 8OWULXPHXVRGDPtGLDFRUUHWD &RQKHoDRVFRQWUROHVHLQGLFDGRUHVGLVSRQtYHLVHPVXDXQLGDGHGHILWD SiJLQD  9HULILTXHVHHVWiXVDQGRRWLSRFRUUHWRGHGDGRVHGHFDUWXFKRGHOLPSH]D SiJLQD  2SHUDUDXQLGDGHGHILWD /LJXHDXQLGDGHHGHSRLVRFRPSXWDGRU9HULILTXHDRSHUDomRHIDoDXP WHVWHGHEDFNXSHGHUHVWDXUDomR SiJLQD  8VDQGRR+32%'5 'HVFXEUDFRPRXVDUR+32QH%XWWRQ'LVDVWHU5HFRYHU\ SiJLQD  +3/LEUDU\ 7DSH7RROV &RQKHoDPDLVVREUHHVVDIHUUDPHQWDJUDWXLWDGHGLDJQyVWLFRHGHVROXomR GHSUREOHPDV SiJLQD  6ROXFLRQDUSUREOHPDV 6HRFRUUHUDOJXPSUREOHPDQDLQVWDODomRFRQVXOWHSULPHLURHVWDVHomR SiJLQD 

(4)

As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Este documento contém informações de propriedade protegidas por leis de direitos autorais. Todos os direitos são reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser fotocopiada, reproduzida ou traduzida para outro idioma sem o consentimento prévio por escrito da Hewlett-Packard Limited. A Hewlett-Packard não se responsabiliza pelos erros contidos aqui ou por danos acidentais ou conseqüenciais (incluindo perda de lucro) com relação ao fornecimento, desempenho ou uso deste material, seja baseado na garantia, contrato ou outra teoria legal.

Linear Tape-Open, LTO, LTO Logo, Ultrium e Ultrium Logo são marcas comerciais americanas da HP, IBM e Seagate.

Patenteado nos EUA com um ou mais números. 5,003,307; 5,016,009; 5,463,390; 5,506,580; mantido por Hi/fn, Inc.

Windows é uma marca registrada comercial americana da Microsoft Corp.

UNIX é uma marca comercial registrada da X/Open Company nos EUA e outros países.

Detalhes do produto

Anote aqui os detalhes da unidade de fita, para que possam ser encontrados facilmente se for preciso. Modelo (tipo de unidade):

Número do modelo: Número de série: Data de aquisição/instalação: ID SCSI:

(5)

Antes de começar

Para instalar e usar a unidade de fita, é necessário o seguinte: • Adaptador de barramento host SCSI Ultra2, Ultra160 ou Ultra3 • LVDS compatível com cabo SCSI (fornecido com a unidade de fita)

• Um software de backup que suporte a unidade de fita HP Surestore Ultrium • Sistemas operacionais que suportem as unidades de fita Ultrium:

• Windows NT 4 Server ou Workstation, Windows 2000 Professional ou Server, Novell NetWare 5 ou 5.1

• HP-UX 10.20 Workstation e Server, IRIX 6.5x, Solaris 7 ou 8, AIX 4.2, Linux 2.0.x kernel revision, SCO Openserver 5.0 Unixware 7

Para ver a lista mais recente dos sistemas operacionais que suportam as unidades HP Surestore Ultrium, consulte nosso site na web (www.hp.com/go/connect).

Adaptador de barramento host SCSI

Um adaptador de barramento host SCSI devidamente instalado e configurado ou uma controladora SCSI embutida na placa mãe do seu computador (de acordo com os padrões SCSI-2 ou SCSI-3). Verifique a documentação do servidor para a especificação de canais SCSI embutidos. Não conecte a um canal controlador RAID; este é usado apenas para unidades de disco.

Se estiver instalando em um sistema Windows NT 4, Windows 2000 ou Novell NetWare, use a HP Library & Tape Tools para verificar a configuração SCSI do seu computador, consulte a página 23. As unidades HP Surestore Ultrium são dispositivos SCSI Ultra2 wide projetados para operar em um barramento LVDS (low voltage differential SCSI). As interfaces LVDS permitem cabos de maior comprimento do que o barramento SCSI com terminação única e suportam a velocidade máxima de 80 MB/s do barramento (em oposição aos 40 MB/s do SCSI com terminação única). Portanto, não é recomendada a instalação da unidade em um barramento ou com dispositivos de terminação única, por restringir o desempenho. Da mesma forma, não recomendamos instalar a unidade em um barramento SCSI narrow, pois restringirá o desempenho.

Para um desempenho ideal, sempre instale a unidade em um barramento LVDS e use um adaptador de barramento host dedicado para a unidade de fita. Visite nosso site na Web (www.hp.com/go/ connect) para obter uma lista dos adaptadores suportados para o barramento host. Um

adaptador apropriado está disponível na HP como um acessório (consulte o tópico "Informações sobre pedidos" no Guia do Usuário eletrônico no CD-ROM HP SureStore Tape).

Se você quiser obter mais informações sobre as especificações SCSI e configuração do barramento SCSI, leia o tópico “Fundamentos de SCSI” na seção “Antes de começar” do Guia do Usuário eletrônico no CD-ROM HP SureStore Tape.

Cabo SCSI

Você precisa de um cabo SCSI que seja conectado ao conector externo do seu computador. Para obter um desempenho ideal, sempre use o cabo que acompanha a unidade de fita.

(6)

Software de backup

É necessário um aplicativo de backup que suporte a unidade HP Surestore Ultrium. Como regra geral, os aplicativos de backup nativos (como o NTBackup e o tar) não fornecem a taxa de fluxo de dados necessária para suportar o desempenho pleno da unidade de fita HP Surestore Ultrium. Recomendamos o uso de um aplicativo de backup capaz de fornecer a taxa de fluxo de dados necessária e que suporte outros recursos úteis, como o TapeAlert. As empresas Computer Associates, HP, Veritas, Legato e Yosemite1 fornecem produtos apropriados, que foram testados com as unidades HP Surestore Ultrium. Para obter a lista mais recente de aplicativos de backup para a

HP Surestore Ultrium, consulte nosso site na Web (www.hp.com/go/connect).

Os aplicativos normalmente reconhecem as unidades de fita pelos identificadores internos de seus fabricantes em vez de seus modelos, portanto verifique a tabela abaixo para a referência

adequada ao seu modelo.

Modelo da unidade Identificador interno

(7)

Registrar sua unidade de fita

Após instalar e testar a unidade de fita HP Surestore Ultrium, dedique alguns minutos para registrar o produto. Isso proporciona a oportunidade de receber informações atualizadas sobre nossos produtos, serviços e suporte.

Faça o registro via web (www.hp.com/go/tapereg) ou use o cartão Customer Care encontrado na caixa.

Para assegurar que o registro seja completo, existem várias perguntas obrigatórias no cartão Customer Care e no formulário eletrônico. Outras perguntas são opcionais. Entretanto, quanto mais você preencher, mais poderemos satisfazer a suas necessidades.

Nota A HP e suas subsidiárias estão comprometidas em respeitar e proteger seu sigilo. Para mais informações, visite nosso site na web (www.hp.com) e clique em Privacy Statement.

Se tiver acesso à Internet, registre-se eletronicamente

1 Selecione o tópico Product Registration no CD-ROM HP SureStore Tape.

2 Selecione o link Product Registration. Ele leva para o site de Registro do Produto HP.

3 Preencha o formulário de registro. As perguntas obrigatórias são mostradas em vermelho.

4 Clique no botão Enviar para enviar seu registro imediatamente para a HP.

Se você não tiver acesso à Internet:

1 Preencha o cartão Customer Care que acompanha a unidade. As perguntas obrigatórias aparecem na cor preta e em negrito.

(8)

Como registrar o produto HP Documentação do usuário Guia no CD-ROM Drivers HP Library & Tape Tools TapeAlert Plug-Ins Figura 1: o CD-ROM HP SureStore Tape

(9)

Como usar o CD-ROM

O CD-ROM HP SureStore Tape contém drivers, utilitários e informações para ajudá-lo a instalar e usar a unidade de fita.

Como registrar o produto da HP

Para registrar a unidade de fita eletronicamente via Web, use o link "Product Registration" no CD-ROM HP SureStore Tape.

Drivers

Para informações detalhadas sobre drivers, consulte o arquivo LEIAME no diretório DRIVERS no CD-ROM HP SureStore Tape. Há um subdiretório em separado para cada sistema operacional. A unidade de fita deve ser instalada antes de instalar o driver.

Documentação do usuário

Para obter mais informações sobre o uso da unidade de fita HP Surestore Ultrium, consulte o tópico "Documentação do usuário" no CD-ROM HP SureStore Tape.

Consulte a documentação de seu aplicativo de backup para instruções sobre como fazer backups e restaurar dados.

HP Library & Tape Tools

O software HP Library & Tape Tools fornece os utilitários de diagnóstico e de solução de problemas. Ele permite identificar corretamente o produto, verificar informações de ID no barramento SCSI, executar testes e atualizações de firmware e, se necessário, gerar informações abrangentes sobre solução de problemas para chamadas de suporte. Para mais detalhes, consulte página 23.

Guia no CD-ROM

O guia do CD-ROM fornece:

• uma visão geral da estrutura de diretórios do CD

• informações sobre os idiomas em que os conteúdos do CD-ROM estão disponíveis • um conjunto de URLs e links para obter mais informações

Plug-ins do TapeAlert

O TapeAlert é um utilitário de mensagens e de monitoramento do estado da unidade de fita que facilita a detecção de problemas que podem fazer diferença na qualidade do backup. Desde o uso de fitas gastas até defeitos no hardware da unidade, o TapeAlert fornece avisos de erros, fáceis de entender, na medida em que surgem e sugere uma forma para solucionar o problema.

Para tirar vantagem do TapeAlert, é necessário uma unidade de fita compatível, como a unidade HP Surestore Ultrium e um software de backup também compatível com o TapeAlert. O CD-ROM HP SureStore Tape contém plug-ins para os principais consoles de gerenciamento de rede, como o TapeAlert for OpenView, para monitorar a unidade de fita em toda a rede.

(10)

3

(11)

Passo 1: Verificar a ID SCSI da unidade

Nota A sua unidade HP Surestore Ultrium é fornecida com ID SCSI predefinida igual a 3, mas pode ter qualquer ID não usada entre 0 e 15. Não use a ID SCSI 7, reservada para a controladora SCSI, ou ID SCSI 0, normalmente designada para o disco de inicialização. Não recomendamos instalar a unidade em um barramento SCSI narrow, pois restringirá o desempenho. Para um desempenho ideal, use um adaptador de barramento host dedicado para a unidade de fita. (Consulte

“Adaptador de barramento host SCSI” na página 3.)

1 Determine se é preciso alterar a ID SCSI do valor predefinido de 3.

Se estiver instalando em um sistema Windows NT 4, Windows 2000 ou NetWare, instale o HP Library & Tape Tools a partir do CD-ROM HP SureStore Tape e execute o programa "Install Check" para verificar a configuração SCSI atual do computador (consulte página 23).

Se estiver instalando em um sistema UNIX®, consulte o Guia do Usuário eletrônico no CD-ROM HP SureStore Tape, para instruções sobre como determinar a ID SCSI de dispositivos existentes.

2 Altere a ID SCSI da unidade de fita, se necessário.

Utilize uma chave de fenda pequena ou uma caneta esferográfica para pressionar os botões de seleção recuados da ID SCSI no painel traseiro (consulte a figura 2) até que o valor desejado seja mostrado. Não use um lápis pois pequenos pedaços de grafite podem contaminar a unidade. Nota As IDs SCSI do computador e da unidade de fita são verificadas apenas na inicialização. Para

alterar a ID SCSI após a instalação, desligue tanto o computador quanto a unidade de fita, mude a ID SCSI da unidade, ligue a unidade de fita e ligue o computador.

(12)

Figura 3: Conectar o cabo SCSI Conector de

entrada SCSI Conector de saída SCSI

(13)

Passo 2: Conectar o cabo SCSI

Cuidado Para evitar danificar o computador ou a unidade de fita, certifique-se de que ambos estão desligados enquanto o cabo SCSI é conectado.

Para obter o desempenho ideal, recomendamos que a unidade HP Surestore Ultrium seja instalada em um barramento SCSI dedicado.

1 Desligue normalmente o computador e quaisquer outros periféricos conectados.

É fornecido um cabo SCSI wide LVD com 68 pinos. Não conecte esse cabo à porta SCSI VHD. Se o conector SCSI do computador não for compatível com o cabo que acompanha a unidade, será necessário solicitar o cabo ou o adaptador apropriado. Consulte o tópico "Cabo SCSI" na página 3 para obter mais detalhes sobre cabos SCSI e o CD-ROM HP SureStore Tape para informações sobre pedidos.

2 Encaixe uma das extremidades do cabo SCSI no conector SCSI externo do computador e aperte os parafusos para fixá-la.

3 Encaixe a outra extremidade do cabo SCSI no conector de entrada da SCSI, no painel traseiro da unidade de fita, e aperte os parafusos para fixá-la. (Veja a figura 3.) Não ligue o cabo ao conector SCSI-OUT.

Nota As unidades externas HP Surestore Ultrium não precisam de terminadores. Quando o cabo está ligado no conector de entrada SCSI, o compartimento fornece uma terminação ativa, permitindo que a unidade seja o último dispositivo no barramento SCSI. Se o cabo não estiver ligado, use o conector de saída SCSI para ligá-lo ao próximo dispositivo na seqüência e verifique de que a seqüência foi finalizada.

(14)
(15)

Passo 3: Conectar o cabo de alimentação

A unidade HP Surestore Ultrium externa funciona com qualquer voltagem entre 100 e 240 volts (0,7 A, 50-60 Hz). Nenhum ajuste é necessário. Para conectar sua unidade ao cabo de alimentação, prossiga da seguinte forma:

1 Conecte o cabo de alimentação de forma segura no soquete no painel traseiro da unidade. (Veja a figura 4.)

2 Conecte a outra ponta do cabo de alimentação na tomada.

Escreva o nome do modelo, o número do produto, o número de série e a ID SCSI da unidade na página 2 deste guia para referência futura. O nome do modelo está na frente e os números do produto e de série estão em uma etiqueta na base da unidade.

(16)

Pronto

Erro na unidade Erro na fita

Use o cartucho de limpeza Botão de ejetar

Act TERM Falha de ventilador/ energia

Figura 5: controles e indicadores da unidade Botão Liga/ Desliga Reiniciali-zação de emergên-cia LEDS de: Porta do cartucho

(17)

Sua unidade de fita HP Surestore Ultrium

Existem quatro LEDs, um botão para ejetar o cartucho, um botão para reinicialização de emergência e um botão Liga/Desliga no painel frontal da unidade de fita e dois LEDs no painel traseiro. Consulte a página 19 para obter mais informações sobre o uso do botão de ejetar e o CD-ROM HP SureStore Tape para os detalhes sobre a reinicialização de emergência.

LEDs do painel frontal

Existem quatro LEDs, conforme mostra o diagrama. (Veja a figura 5.) Pronto (primeiro, verde)

• Aceso: a unidade está pronta para uso

• Apagado: a unidade está desligada ou houve uma falha durante o autoteste • Piscando: a unidade está ocupada

• Padrão intermitente: a unidade está no modo OBDR Erro na unidade (segundo, âmbar)

• Apagado: nenhuma falha foi detectada

• Piscando: detectado um problema de hardware na unidade Erro na fita (terceiro, âmbar)

• Apagado: nenhuma falha foi detectada

• Piscando: a fita que está na unidade está com defeito. Este LED pode se acender por vários motivos, mas todos relacionados a algum tipo de defeito na fita, como memória do cartucho ilegível ou fita não aceita. Não use o cartucho; substitua-o. O LED se apagará quando a fita começar a ser carregada.

Use o cartucho de limpeza (último âmbar) • Aceso: cartucho de limpeza em uso

• Apagado: a unidade não necessita de limpeza • Piscando: a unidade necessita de limpeza

Painel traseiro

Existem dois LEDs, conforme mostra o diagrama. (Veja a figura 5.) Act TERM (terminação ativa)

• Aceso: o compartimento da unidade está fornecendo terminação ativa no barramento SCSI • Apagado: o compartimento da unidade não está fornecendo terminação ativa (existe outro

dispositivo ou terminador anexo ao conector de saída SCSI)

Falha de ventilador/energia (falha no ventilador ou no fornecimento de energia) • Apagado: nenhuma falha foi detectada

(18)

)LJXUDSURWHomRGHFDUWXFKRVFRQWUDJUDYDomR

RFDGHDGRLQGLFDTXHR FDUWXFKRHVWiSURWHJLGR

(19)

Use a mídia correta

As unidades HP Surestore Ultrium usam cartuchos de fita Ultrium. São cartuchos com um único carretel, compatíveis com o formato da unidade e otimizados para capacidade alta, velocidade de saída e segurança. A mídia compatível pode ser reconhecida pelo logotipo Ultrium, igual ao que aparece na frente da unidade.

Confie apenas na melhor mídia para proteger dados importantes. Graças aos programas de testes rigorosos da HP, os cartuchos de limpeza e de dados do HP Ultrium são o melhor investimento que você poderá fazer. Recomendamos cartuchos de fita HP Ultrium de 200 e 100 GB (pressupondo uma compactação 2:1) para uso com a unidade de fita. Pedidos on-line em: www.hp.com/go/ storagemedia. Caso não tenha acesso à Internet, consulte o CD-ROM HP SureStore Tape para informações sobre o pedido de cartuchos de fita e de limpeza.

Proteção de cartuchos contra gravação

Se você quiser, pode proteger o cartucho contra gravação, para que os dados não sejam alterados ou escritos por cima. Para proteger um cartucho contra gravação, deslize a guia vermelha

encontrada na área da etiqueta, na face traseira do cartucho, para fechar a abertura. Observe que o cadeado na guia indica que o cartucho está protegido. Para permitir a gravação em um cartucho, deslize a guia vermelha de volta e libere a abertura antes de carregá-lo na unidade. A figura 6 ilustra o local da guia de proteção contra gravação.

Cuidado A proteção contra gravação não vai evitar que um cartucho seja apagado por apagamento total ou desmagnetização. Não apague os cartuchos de formato Ultrium. Isso destrói as informações gravadas sobre o mecanismo servo e inutiliza o cartucho.

Cartuchos de limpeza

É preciso usar cartuchos de limpeza Ultrium com as unidades de fita HP Surestore Ultrium, pois outros cartuchos de limpeza não serão carregados, nem executados. Um cartucho de limpeza é fornecido com cada unidade de fita e será usado somente quando o LED laranja 'Use o cartucho de limpeza' estiver piscando. Insira o cartucho de limpeza e a unidade executa o ciclo de limpeza e ejeta o cartucho ao concluir (que pode levar até 5 minutos). Durante o ciclo de limpeza, o LED laranja 'Use o cartucho de limpeza' fica aceso e o LED verde 'Pronto' pisca.

Cada cartucho de limpeza pode ser usado até 15 vezes. Se o cartucho de limpeza for ejetado imediatamente com o LED Erro na fita aceso, é porque ele já expirou. Novos cartuchos de limpeza estão disponíveis na HP. (Consulte o tópico "Informações sobre pedidos" no Guia do Usuário eletrônico no CD-ROM HP SureStore Tape.)

Como cuidar dos cartuchos

• Não toque a mídia fita.

• Não tente limpar a passagem da fita ou guias da fita dentro do cartucho.

• Não deixe os cartuchos em condições excessivamente secas ou úmidas. Não deixe os cartuchos diretamente na luz solar ou em locais onde existam campos magnéticos (por exemplo, embaixo de telefones ou perto de monitores ou transformadores).

• Não derrube os cartuchos nem os manuseie grosseiramente. • Cole etiquetas apenas na área correspondente.

(20)

Figura 7b: descarregar um cartucho

as setas indicam a direção

cole a etiqueta aqui

levante a porta do cartucho

(21)

Operar a unidade de fita

Verificar a operação

Uma vez instalado o hardware da unidade, verifique se ele está funcionando corretamente antes de armazenar dados valiosos.

1 Ligue a unidade e o computador. A unidade de fita executa seu autoteste de hardware, que leva aproximadamente 5 segundos. Durante o teste, o LED Pronto pisca e todos os outros LEDs ficam apagados. Após a conclusão com sucesso, o LED Pronto fica aceso. Se o teste falhar, os LEDs Erro na unidade e Erro na fita piscam, e os LEDs Pronto e Use o cartucho de limpeza ficam apagados. Isso continuará até a unidade ser restaurada. Consulte “Compreendendo os LEDs” na página 25 para obter mais informações.

2 Verifique se a instalação da unidade de fita foi bem sucedida.

Para os sistemas Windows e NetWare, use o HP Library & Tape Tools, conforme descrito na página 23.

Se estiver instalando em um sistema UNIX , as instruções de configuração no Guia do Usuário eletrônico no CD-ROM HP SureStore Tape incluem o procedimento de verificação.

Nota Se encontrar algum problema durante esse procedimento, consulte “Solucionar problemas” na página 24 para obter ajuda no diagnóstico e correção do problema.

3 Agora você está pronto para instalar o software de backup, conforme necessário (consulte página 4), e executar um teste de backup e de restauração para verificar se a unidade está gravando dados na fita. Use um cartucho vazio.

Para carregar um cartucho

1 Levante a porta do cartucho, na parte frontal da unidade de fita.

2 Insira o cartucho no slot, na parte frontal da unidade, com a seta branca voltada para cima e na direção da porta da unidade. Pressione suavemente até a unidade segurar o cartucho e carregá-lo. (Veja a figura 7a.)

3 A luz Pronto pisca em verde enquanto a unidade efetua a seqüência de carregar. Quando o cartucho está carregado, a luz Pronto fica acesa em verde.

Para descarregar um cartucho

1 Pressione o botão de ejetar no painel frontal. (Veja a figura 7b.)

2 A unidade completa as tarefas que está executando, rebobina a fita e ejeta o cartucho. Após a rebobinagem da fita, a seqüência de ejeção levará menos de 13 segundos.

Descarga de emergência

Se o cartucho não for ejetado com o procedimento normal, mantenha pressionado o botão de ejetar por 5 segundos. Isso instruirá o mecanismo da unidade a executar a descarga de emergência.

(22)

Figura 8a: usando o HP OBDR, etapa 1 Figura 8b: usando o HP OBDR, etapa 2

(23)

Usando o HP OBDR

Compatibilidade

O HP One-Button Disaster Recovery é um recurso padrão em todas as unidades de fita HP Surestore Ultrium. Entretanto, só pode ser usado com configurações específicas.

Para verificar se o sistema (hardware, sistema operacional e software de backup) é compatível com o OBDR, visite nosso site www.hp.com/go/connect.

Nota O HP OBDR não é aplicável ao HP-UX e a outros sistemas operacionais UNIX que não são da Intel, além de não ser compatível com os sistemas Solaris baseados em Intel.

Se o sistema não suporta o HP One-Button Disaster Recovery, você pode ainda utilizar a unidade de fita normalmente para fazer backup e restaurar dados. No entanto, deve se lembrar de criar um conjunto separado de discos de emergência para recuperação do sistema operacional sempre que alterar a configuração do sistema.

O que o HP OBDR faz?

Apenas com o uso da unidade de fita e do HP OBDR no cartucho de backup mais recente é possível recuperar estes tipos de desastre de sistema:

• Falhas no disco rígido, caso o disco rígido substituto seja do mesmo tamanho ou maior que o original e utilize a mesma interface (por exemplo, ao substituir um disco rígido SCSI por outro SCSI)

• Falhas de hardware em que o servidor é substituído por um componente idêntico (por exemplo, a recuperação ocorre apenas de um sistema NetServer LC2000 (SCSI) para outro NetServer LC2000 (SCSI))

• Danificação de arquivo devido a um erro do sistema operacional • Danificação de arquivo devido a um erro de aplicativo

• Vírus que impedem a inicialização correta do sistema

• Erros de usuários que impedem a inicialização correta do sistema

Ao executar o HP One-Button Disaster Recovery, a unidade passa pela seguinte seqüência: 1 Entra em um modo de recuperação de incidentes especial que permite recuperar o sistema

operacional e reinicializar. Funciona como um CD-ROM inicializável. (A capacidade de o sistema inicializar a partir de um CD-ROM é normalmente habilitada por predefinição. Se você alterou esta configuração, precisará habilitá-la novamente. Consulte o manual do BIOS do sistema para mais detalhes).

2 Retorna ao modo de unidade de fita normal e recupera os dados.

Execução do HP OBDR

Visite nosso site (www.hp.com/support/ultriumOBDR) para obter as informações mais recentes sobre atualizações de firmware e solução de problemas, antes de usar o HP OBDR.

1 Mantenha o botão de ejetar pressionado. Mantendo pressionado o botão de ejetar, ligue a unidade de fita (consulte a Figura 8a). Libere o botão assim que o LED Pronto, no painel frontal,

(24)

4 Siga as instruções exibidas na tela e configure o sistema operacional (consulte a Figura 8d). Normalmente, você pode aceitar as respostas padrões para todos os avisos, por exemplo, pressionando sempre <Enter>.

Os LEDs piscarão no modo OBDR (como descrito na etapa 1) enquanto a unidade de fita restaura o sistema operacional para um estado em que possa executar a restauração de dados normal.

5 Assim que o sistema operacional for configurado e reinicializado, o LED Pronto da unidade de fita muda para um verde constante e você pode remover o cartucho de backup, se desejar. Você pode agora executar uma recuperação de dados normal. Siga o processo normal de seu aplicativo de restauração.

Se a restauração falhar

Se a restauração falhar por qualquer motivo, consulte nosso site (www.hp.com/support/ ultriumOBDR) para obter informações detalhadas sobre a solução de problemas.

(25)

HP Library & Tape Tools

O software HP Library & Tape Tools fornece vários utilitários para informações sobre a unidade de fita e a solução de problemas. Ele inclui as seguintes funções:

• Ajuda e avisos para ajudar na instalação e na operação correta do produto • Descoberta para encontrar os dispositivos que estão anexos ao barramento SCSI

• Identidade para encontrar informações detalhadas sobre dispositivos individuais, por exemplo, a versão do firmware

• Testes para verificar se a unidade está operando corretamente

• Atualização de firmware para encontrar os arquivos de atualização da unidade de fita e permitir executar a atualização

• Support Ticket para gerar informações detalhadas de soluções de problemas para chamadas de suporte (se estiver conectado à Internet, você será capaz de enviar por e-mail essas informações diretamente para o Centro de suporte)

• A Ajuda abrangente e sensível ao contexto, se precisar de informações adicionais para a tela exibida no momento

O HP Library & Tape Tools não funciona em todos os sistemas operacionais. Para obter as informações sobre compatibilidade, atualizações e versões mais recentes do software, consulte nosso site na Web: www.hp.com/support/tapetools.

Instalar o HP Library & Tape Tools

Instale o HP Library & Tape Tools a partir do CD-ROM HP SureStore Tape ou da web. O instalador no CD-ROM inclui a opção para instalar todos os arquivos de firmware disponíveis; na Web, a ferramenta é distribuída sem o firmware e o download dos arquivos de firmware é realizado separadamente. Em qualquer caso, a instalação é apenas uma questão de selecionar a opção necessária e seguir as instruções mostradas na tela.

Se não quiser instalar o HP Library & Tape Tools em seu computador, poderá executá-lo diretamente do CD-ROM. Nesse modo, ele não poderá atualizar ou gerar arquivos no seu sistema.

Como usar o HP Library & Tape Tools

O HP Library & Tape Tools verifica se existe um controlador SCSI e seu driver e identifica as IDs SCSI de dispositivos existentes. Depois você pode selecionar o dispositivo necessário na lista de dispositivos e executar um dos utilitários de diagnóstico do dispositivo, selecionando o ícone apropriado: Identidade, Firmware, Teste ou Suporte.

Para facilidade de uso, o software contém uma ampla ajuda on-line. Nota O HP Library & Tape Tools só é compatível com as unidades de fita HP.

(26)

O computador não reinicia após a instalação

O computador inicia, mas não reconhece a unidade de fita

Motivo possível Ação recomendada

Você conectou a unidade de fita em um barramento SCSI existente com outros dispositivos conectados a ele e o endereço SCSI da unidade HP Surestore Ultrium provavelmente é idêntico ao endereço usado por outro dispositivo.

Verifique se cada dispositivo no barramento SCSI tem uma única ID. Recomendamos que a unidade de fita HP Surestore Ultrium seja conectada a um adaptador de barramento host dedicado. Não conecte a unidade a um controlador de discos RAID, pois este não é suportado.

Você instalou um adaptador de barramento host SCSI adicional e seus recursos estão em conflito com um adaptador existente.

Remova o novo adaptador de barramento host e verifique a documentação do servidor.

Você pode ter desconectado os cabos de alimentação ou SCSI do disco de inicialização do computador durante o processo de

instalação da unidade.

Verifique se os cabos de todos os dispositivos estão firmemente conectados.

Motivo possível Ação recomendada

O cabo de alimentação ou o cabo SCSI não está conectado corretamente.

Verifique se os cabos da unidade de fita estão conectados firmemente. Verifique se o cabo SCSI é compatível com LVDS e se não contém pinos tortos. Substitua, se necessário. (Consulte o tópico "Informações sobre pedidos" no CD-ROM HP SureStore Tape.)

A terminação do barramento SCSI não está correta.

Verifique a terminação do barramento SCSI. A unidade externa tem uma terminação automática por padrão, desde que o cabo SCSI esteja ligado ao conector marcado como 'SCSI-IN'. O LED verde no painel traseiro marcado como Act TERM ficará aceso, se a terminação for automática. (Consulte também o manual da controladora SCSI e de outros dispositivos SCSI existentes).

O endereço da ID SCSI da unidade de fita não é único.

Verifique se cada dispositivo conectado ao controlador SCSI tem uma ID SCSI única. Lembre-se de que 7 costuma Lembre-ser a ID reLembre-servada para o adaptador do barramento host. (Os usuários do Windows podem usar o HP Library & Tape Tools para verificar as IDs SCSI de cada dispositivo

(27)

O aplicativo não reconhece a unidade de fita

A unidade não funciona

Solução de problemas após a instalação

Lembre-se de que o sistema reconhece os dispositivos durante a partida. Se você trocar ou conectar um produto enquanto o sistema estiver rodando, precisará reinicializar o sistema. A reinicialização do sistema restaura os dispositivos e em geral resolve os problemas. É bom ter o hábito de

reinicializar todas as vezes em que se adicionar um driver ou instalar firmware.

Compreendendo os LEDs

A unidade de fita Ultrium contém quatro LEDs (diodos de emissão de luz) no painel frontal, indicando o status da unidade, e dois LEDs no painel traseiro. O interruptor de alimentação também fica iluminado quando a alimentação é ligada. Esses LEDs fornecem informações úteis para a solução de problemas.

A unidade de fita realiza um teste automático de ligação sempre que a alimentação é aplicada ou a unidade é restaurada. O teste leva cerca de cinco segundos. A luz verde de 'Pronto' e as três luzes laranjas para os outros LEDs piscam rapidamente e depois se apagam.

O LED verde de 'Pronto' piscará e permanecerá aceso se o autoteste for aprovado. Se o autoteste falhar, os LEDs Erro na unidade e Erro na fita piscarão, e os LEDs

Motivo possível Ação recomendada

O aplicativo não suporta a unidade de fita. Use o HP Library & Tape Tools para verificar se a unidade está instalada corretamente. Consulte nosso site (www.hp.com/go/connect) para detalhes de aplicativos de backup que aceitam a unidade de fita HP Surestore Ultrium. Carregue qualquer pacote de serviço, conforme necessário. Alguns aplicativos precisam que os drivers

sejam carregados.

Verifique se estão instalados os drivers corretos SCSI e da unidade de fita. Consulte as

observações sobre a instalação de aplicativos de backup, para obter detalhes.

Motivo possível Ação recomendada

Se a unidade não liga, o cabo de alimentação talvez não esteja conectado de maneira correta à unidade.

O interruptor liga/desliga exibe um LED verde. Se não estiver aceso, verifique a conexão do cabo de alimentação e substitua-o, se necessário. Use o cabo de alimentação do monitor ou de outro dispositivo para verificar se a conexão está boa. Se ocorrer o fornecimento de energia e todos os LEDs continuarem apagados, chame a assistência técnica.

Se o autoteste falhar, talvez haja uma falha de hardware ou de firmware.

Se houver um cartucho na unidade, remova-o. Desligue a unidade e ligue-a de novo. Se o autoteste falhar, chame a assistência técnica.

(28)

necessário. Use o cabo de alimentação do monitor ou de outro dispositivo para verificar se a conexão está funcionando.

Se ocorrer o fornecimento de energia e todos os LEDs continuarem apagados, chame a

assistência técnica. A unidade não executa o teste automático de

ligação. Os LEDS Erro na unidade e Erro na fita piscam, enquanto os LEDs Pronto e Use o cartucho de limpeza ficam apagados.

Descarregue o cartucho da fita. Desligue/ligue ou restaure a unidade. Use algo fino, como a ponta de um clipe de papel, para pressionar o botão de restauração, na parte frontal da unidade de fita.

Se a condição desaparecer, carregue uma nova fita e descarte o cartucho de fita 'suspeito'. Se a condição de erro aparecer novamente, chame o atendimento técnico.

O LED 'Use cartucho de limpeza' está piscando É preciso limpar a unidade. Carregue o cartucho de limpeza Ultrium.

O cartucho de limpeza é ejetado logo após o carregamento e o LED Erro na fita fica piscando

Certifique-se de que o cartucho de limpeza Ultrium tenha sido usado menos de 15 vezes. O LED 'Erro na unidade' está piscando O mecanismo da unidade detectou um erro.

Desligue/ligue ou restaure a unidade.

Se a condição desaparecer, carregue uma nova fita. Se o LED Erro na unidade continuar aceso, chame o atendimento técnico.

O LED 'Erro na fita' está piscando Descarregue o cartucho da fita. Carregue um novo cartucho.

Se o LED 'Erro na fita' estiver apagado agora, descarte o cartucho de fita 'suspeito'.

Se ainda estiver aceso, chame o atendimento técnico.

A fita é ejetada imediatamente e o LED Erro na fita fica piscando ou, o LED Erro na unidade pisca na fita que está sendo descarregada

A memória do cartucho da fita (CM) pode estar com defeito. Proteja o cartucho contra gravação deslizando o interruptor vermelho no cartucho da fita. Assim é possível carregar a fita e ler os dados. Depois que os dados forem recuperados, deve-se descartar o cartucho.

(29)

Outras fontes de informação

Ferramentas de diagnóstico

Se você tiver problemas para utilizar sua unidade de fita após a instalação, use HP Library & Tape Tools ou HP Instant Support para ajudá-lo a diagnosticar o problema. Consulte a página 23 para obter mais informações sobre o HP Library & Tape Tools.

O HP Instant Support é um serviço de identificação, diagnóstico e resolução de problemas, baseado na Web, que fornece soluções on-line rápidas e de fácil utilização. É possível acessar o HP Instant Support na:

• página da web de suporte ao produto (www.hp.com/support/ultrium) • home page do HP instant support (www.hp.com/go/instantsupport)

Nota Inicialmente, o HP Instant Support está disponível apenas na América do Norte (somente em inglês) e para sistemas em execução no Windows NT 4.0. O serviço será expandido por todo o mundo e abrangerá outros sistemas operacionais durante o ano 2001.

Entrando em contato com a HP

Também existem informações de solução de problemas no CD-ROM HP SureStore Tape e no site da HP na web.

• O tópico Guia do CD-ROM no CD-ROM HP SureStore Tape contém vários links úteis, por exemplo, para sites da Web de suporte e de mídia.

• O site de suporte da HP contém um link para http://www.hp.com/support/ultrium que conduz ao site Customer Care da HP, para obter uma ampla variedade de informações atualizadas sobre o produto.

• O site da Web www.hp.com/support/ultriumOBDR fornece informações detalhadas sobre a utilização das unidades Ultrium com o HP One-Button Disaster Recovery, inclusive informações sobre solução de problemas.

O LED Act Term está apagado. O compartimento não está fornecendo terminação automática. Verifique se o cabo SCSI da unidade está ligado no conector SCSI-IN. Verifique se um terminador ou outro cabo SCSI está ligado no conector SCSI-OUT. Se o terminador estiver conectado, remova-o. Se outro cabo SCSI estiver conectado, verifique se há uma terminação da seqüência SCSI no último dispositivo.

O LED Ventilador/energia exibe a cor âmbar. Ocorreu uma falha no compartimento ou o ventilador não está funcionando corretamente. Ligue para a assistência técnica.

(30)
(31)
(32)

http://www.hp.com/go/storagemedia

Referências

Documentos relacionados

A maioria dos sistemas operacionais permite instalar o HP Library &amp; Tape Tools diretamente do site www.hp.com/support/tapetools ou do link encontrado no CD-ROM da fita

Será que poderia haver algo mais destrutivo num casamento do que trasnferir a lealdade de um cônjuge para outros ou para coisas que possam interferir no relacionamento.. O Élder

O espaço delimitado como área de atuação do Pacto, é considerado como estagnado socioeconomicamente, principalmente ao que se refere à geração de emprego e renda, como

3 • &#34;Problemas com a unidade de disco rígido&#34; no Guia de resolução de problemas dos servidores HP ProLiant, localizado no CD da documentação ou no site da HP

3 • &#34;Problemas na unidade de disco rígido&#34; no Guia de solução de problemas de servidores ProLiant HP localizado no CD da documentação ou no site da

need&#34; (Informações de sistema operacional de que você precisa) no Guia de Solução de problemas nos Servidores HP ProLiant localizado no CD de documentação ou consulte

(Informações de sistema operacional de que você precisa) no Guia de Solução de problemas nos Servidores HP ProLiant localizado no CD de documentação ou consulte &#34;Recursos

(Informações de sistema operacional de que você precisa) no Guia de Solução de problemas nos Servidores HP ProLiant localizado no CD de documentação ou consulte &#34;Recursos