• Nenhum resultado encontrado

VESTIBULAR PEDAGOGIA. Modalidade a distância UNESP 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VESTIBULAR PEDAGOGIA. Modalidade a distância UNESP 2021"

Copied!
73
0
0

Texto

(1)

VESTIBULAR PEDAGOGIA

(2)

MENSAGEM AO CANDIDATO

Prezado(a) Candidato(a),

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, é uma universidade pública de excelência, gratuita e inclusiva, presente em 24 cidades do Estado de São Paulo.

Temos a grata satisfação de oferecer-lhe a oportunidade de candidatar-se a uma vaga para o curso de Pedagogia, modalidade a distância - EAD, que será oferecido pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE, Campus de São José do Rio Preto - Unesp, em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3), por meio do Convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (Capes - UAB).

O Curso de Pedagogia, modalidade a distância, contará também com atividades presenciais nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) do município de São Paulo e nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) dos municípios de Guarulhos e Cubatão. Trata-se de mais uma iniciativa para formar, com excelência, professores da Educação Básica em exercício, com a parceria das Prefeituras Municipais de São Paulo, Guarulhos e Cubatão.

Neste manual você encontrará as informações necessárias sobre o processo seletivo do curso de Pedagogia, modalidade EAD, como período de inscrição, número de vagas por sistema de inscrição, requisitos para se candidatar a uma vaga, natureza e conteúdo das provas, data de publicação do resultado do Concurso Vestibular, período de matrícula e documentação necessária.

Esperamos que você ingresse na nossa Universidade e se junte aos outros quase 40 mil alunos de graduação que confiam à Unesp seus destinos formativos como profissionais e cidadãos. Estaremos sempre prontos a apoiá-lo(la) nessa jornada.

Cordiais saudações.

Pasqual Barretti Reitor

(3)

Programa de Formação de Professores em Exercício para a Educação Infantil, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gestão de Unidade Escolar

ENDEREÇOS DOS POLOS E VAGAS

POLO ENDEREÇO INSTITUIÇÃO Nº DE

VAGAS PERÍODO

CEU Azul da Cor do Mar

Rua Ernesto de Souza Cruz, 2171 - Cidade A.E. Carvalho - CEP: 08225-380

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

CEU Capão Redondo

Rua Daniel Gran, s/nº - Jardim Modelo - CEP: 05867-380

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

CEU Formosa

Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10 Pq Sto. Antonio – CEP: 03385-150

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

CEU Navegantes

Rua Maria Moassab Barbour, s/nº -Pq. Cocaia - CEP: 04849-330

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

CEU Paraisópolis

Rua Dr.José Augusto Souza e Silva, s/nº - Jd. Pq Morumbi – CEP: 05712-040

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

CEU Parelheiros

Rua José Pedro de Borba, 20 - Jd. Nova Parelheiros - CEP: 04890-090

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

Parque Bristol Rua Professor Arthur Primavesi, s/nº - Pq. Bristol - CEP: 04177-070

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

Perus Rua Bernando José de Lorena, s/nº - Jd. Jaraguá - CEP: 05185-420

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

São Mateus Rua Curumatim, 201 - Pq. Boa Esperança - CEP: 08341-240

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

São Rafael Rua Cinira Polônio, 100 - Conjunto Promorar - CEP: 08395-320

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

CEU Tiquatira

Av.Condessa Elizabeth de Robiano com Rua Kampala, 270 - Penha - CEP: 03704-015

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

Três Lagos Estrada do Barro Branco, s/nº - Jd. Três Corações - CEP: 04852-320

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

Vila do Sol Av.dos Funcionários Públicos, 369 - Jardim Capela - CEP: 04962-00

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

EMEF Gilberto Dupas

Av Dep Emilio Carlos, 3871 - Limão - CEP: 02721-20

Prefeitura Municipal de

São Paulo 50 Noturno

Cubatão

Av. Dr. Fernando Costa, 1096, Vila Couto – Cubatão-SP. CEP: 11510-310 CEMEAD - Centro Municipal de EAD - Cubatão-SP 50 Noturno Guarulhos

Av. Monteiro Lobato, 734, Bairro Macedo, Guarulhos-SP - CEP: 07112-000

Centro Municipal de

(4)

SUMÁRIO

CALENDÁRIO DAS ETAPAS DO VESTIBULAR ... 5 INSCRIÇÕES ... 5 – 13 PROVAS ... 14 – 17 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS – CONVOCAÇÕES – REALIZAÇÃO DE

MATRÍCULA ...

18 – 23

REGRAS PARA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS ... 24 – 27 CÁLCULO DA NOTA FINAL E CLASSIFICAÇÃO ... 28 RESOLUÇÃO UNESP Nº 30 DE 22 DE JUNHO DE 2021 (Publicada no D.O.E. de

23-06-2021) ...

29 – 43

Anexo I – Conteúdo Programático das Provas ... 44 – 70 Anexo II – Polos de Oferecimento do Curso ... 71 – 72 Anexo III – Declaração de Etnia ... 73

(5)

5

CALENDÁRIO DAS ETAPAS DO VESTIBULAR

DATAS EVENTOS

25.06 a 11.07.2021 Período de inscrições

12.07.2021 Vencimento do boleto bancário

25 a 28.06.2021 Solicitação de redução da taxa de inscrição 25.07.2021 Aplicação das Provas objetiva e redação 26.07.2021 Publicação do gabarito

31.07.2021

Divulgação do resultado e Convocações para Matrícula Virtual. (Ver também, no item “Divulgação dos Resultados – Convocações – Realização de

Matrículas” deste Manual, as datas de chamadas de candidatos em Lista de Espera)

INSCRIÇÕES

PERÍODO E LOCAL:

25.06.21 a 11.07.2021, realizadas exclusivamente pela internet, pelo site: www.vunesp.com.br VALOR, PAGAMENTO E EFETIVAÇÃO:

Para inscrever-se o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição e realizar o pagamento de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), por cartão de crédito ou por meio do boleto bancário, cujo vencimento será em 12 de Julho de 2021. Para emissão do boleto bancário, o(a) candidato(a) deverá acessar a área do candidato, item “PAGAMENTO” e em seguida “GERAR BOLETO”.

MODALIDADES DE INSCRIÇÃO COM SUBSÍDIO DE TAXA:

1. Preenchimento da ficha exclusivamente pela internet, no período de 25 de junho a 08 de julho de 2021 (Ver normas em www.vunesp.com.br).

2. Com redução de 50% do valor da taxa de inscrição (Lei Estadual nº 12.782/07). Exclusivamente pela internet, no período de 25 a 28.06.2021 (ver normas em www.vunesp.com.br).

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Para quem já possui cadastro na Área do Candidato, no site www.vunesp.com.br: localizar o link na Área do Candidato, o link correlato a este Vestibular, clicar em INSCREVA-SE, identificar-se e complementar as informações solicitadas no formulário que são específicas do vestibular. Os dados já cadastrados devem ser analisados e corrigidos caso haja necessidade.

Para quem não possui cadastro na Área do Candidato, no site - Área do Candidato - no link correlato a este Vestibular, clicar em INSCREVA-SE, identificar-se e preencher todas as informações solicitadas no formulário.

(6)

6

DADOS NECESSÁRIOS PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO: Não deixar nenhuma resposta em branco (Página 10 deste Manual).

IDENTIFICAÇÃO

• Nome do candidato: Digitar o nome completo. Se o espaço não for suficiente, abreviar uma palavra do meio, sem usar ponto.

• Número do Documento (RG/RNE): Preencher com o número da identidade. Se estrangeiro não naturalizado, indicar o número do passaporte.

• Órgão Emissor: Órgão público responsável pela emissão do seu documento. • Data Emissão: Data em que o órgão emissor expediu o seu documento. • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas): Preencher com o número do CPF. ENDEREÇO

• Endereço completo: nome do logradouro, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP. COMPLEMENTOS

• Nacionalidade: Selecione o País.

• Natural da Cidade: Indique o nome da cidade onde reside.

• Natural da UF: Selecione o nome do estado brasileiro onde reside. • Sexo: Indique o sexo indicado em seu registro de nas- cimento. • Data de Nascimento: Preencher com o dia, o mês e o ano. • Estado Civil: Selecione uma opção.

NOME SOCIAL

• Utilizar Nome Social: Indique se “Sim” ou “Não”.

• Nome Social (nome com o qual quer ser chamado): É a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. Se indicar “Sim” na pergunta anterior, deve informar o nome social completo (nome e sobrenome). O candidato que optar pela utilização do nome social, deverá:

• Durante o período de inscrição indicar a utilização e preencher, assinar e encaminhar, por meio digital (upload), o requerimento da utilização do nome social, emitido quando do preenchimento da ficha de inscrição, juntamente com a cópia do documento de identidade (RG);

• Com o atendimento às instruções, todas as publicações e consultas serão feitas com o nome social; • Para envio dos documentos citados no item anterior, o candidato deverá, até 11 de julho de 2021: acessar o link próprio, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br;

A. após o preenchimento da ficha de inscrição, com a informação do uso do nome social, acessar a Área do Candidato, selecionar o link “Envio de Documentos” e realizar o envio dos documentos por meio digital (upload);

B. os documentos para envio deverão ser digitalizados, frente e verso, quando necessário, com tamanho de até 500 kB, por documento anexado, em uma das seguintes extensões: “pdf” ou “png” ou “jpg” ou “jpeg”; C. não serão avaliados os documentos ilegíveis e/ou com rasuras ou proveniente de arquivo corrompido; D. não serão considerados os documentos enviados pelos correios, por e-mail ou por quaisquer outras formas não especificadas e nem a entrega condicional ou complementação de documentos após a data limite.

CONTATO (mesmo que para recado)

• Telefone Celular: Indique o DDD e o número. • Telefone Residencial: Indique o DDD e o número. • Telefone Comercial: Indique o DDD e o número.

(7)

7 FILIAÇÃO

• Nome da Mãe: Indique o nome completo. • Nome do Pai: Indique o nome completo. DEFICIÊNCIA

• É deficiente: Indique “Sou deficiente” ou “Não sou deficiente”.

• CID (Classificação Internacional de Doença): Se indicar “Sou deficiente” na pergunta anterior, deve indicar o código do CID. Essa classificação deve ser feita por um profissional da área da saúde.

CONDIÇÃO ESPECIAL

• Precisa de condição especial para a realização da prova: Indique “Sim” ou “Não”.

• Tipo de Condição Especial: Se indicar “Sim” na pergunta anterior, deve selecionar a sua necessidade e responder as demais perguntas:

• Tamanho da Fonte: Se sua condição for usar provas com caracteres ampliados, deve indicar, obrigatoriamente, o tamanho da fonte dentre as disponíveis: 16, 20, 24 e 28.

• Observações da Condição Especial: Descreva de forma reduzida as características de suas necessidades.

Para que se mantenha a igualdade de condições, somente serão atendidas as solicitações acompanhadas da devida comprovação. O candidato, além de se inscrever e declarar a sua necessidade no formulário, deverá disponibilizar no site da Fundação VUNESP, por meio digital (upload), até 11.07.2021, os seguintes documentos:

I. Laudo detalhado contendo datas, desenvolvimento e evolução da condição solicitada, que deverá ser emiti- do por um especialista na área. O Laudo deverá estar em papel timbrado e ter a emissão inferior a 01 (um) ano da data da prova, conter a descrição da doença e o Código Internacional de Doenças (CID) ou a Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF) referente à doença ou à condição específica e indicação das condições especiais necessárias para a realização da prova, devidamente fundamentada pelos profissionais. Nos casos específicos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e Dislexia o laudo deverá seguir o procedimento abaixo:

1. No caso de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: laudo formulado por uma equipe formada por um psicólogo ou pedagogo com especialização em psicopedagogia e um médico psiquiatra ou neurologista;

2. No caso de Dislexia: laudo formulado por uma equipe formada por neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo.

Procedimento para envio do(s) laudo(s) de forma digital: Após a finalização do preenchimento da ficha de inscrição, acessar novamente a Área do Candidato, selecionar o link “Envio de Documentos” e realizar o envio dos documentos por meio digital (upload). Os documentos selecionados para envio deverão ser digitalizados com tamanho de até 500 kB e em uma das seguintes extensões: “pdf” ou “png” ou “jpg” ou “jpeg”. Não serão avaliados os documentos ilegíveis e/ou com rasuras ou proveniente de arquivo corrompido.

Atenção:

• O candidato que não enviar os documentos discriminados no item I ou que tiver sua solicitação de condição especial indeferida, deverá realizar as provas nas mesmas condições dos demais candidatos.

• O candidato que tiver deferidas as solicitações dos recursos deverá, obrigatoriamente, utilizá-los na realização das provas. Havendo a dispensa dos benefícios solicitados fará a prova em condições idênticas aos demais.

(8)

8 SISTEMA DE INSCRIÇÃO

Leia atentamente antes de indicar o sistema de inscrição

1º PASSO: Indicar como você classifica a sua cor ou raça (Categorias adotadas pelo Censo do IBGE): (1) Branca.

(2) Parda. (3) Preta. (4) Amarela. (5) Indígena.

2º PASSO: Indicar o sistema de inscrição de seu interesse e que possa comprovar os requisitos na matrícula, se convocado. O sistema dará opção com base em sua autodeclaração de cor ou raça, conforme segue:

1. SU – Sistema Universal: Destinado a todos os candidatos que se inscreverem, independentemente de atenderem às condições de inscrição no SRVEBP – Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública.

2. SRVEBP – Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública: Destinado a todos os candidatos que declararem ter cursado e concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas.

Forma de Comprovação na matrícula: Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente constando ter cursado e concluído todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras. 3. SRVEBP + PPI – Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas: Destinado a todos os candidatos que declararem ter cursado e concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas e se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas.

Forma de Comprovação na matrícula: Além do documento indicado no item anterior, deverá apresentar: - para candidatos autodeclarados Pretos ou Pardos: Declaração devidamente assinada, conforme modelo integrante do Anexo III da Resolução Unesp nº 30/2021.

- para candidatos autodeclarados Indígenas: Declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena brasileira, assinada por 3 (três) lideranças da comunidade indígena e certificada pela unidade local ou regional da FUNAI.

ATENÇÃO

Considera-se escola pública a instituição de ensino brasileira criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Público, nos termos do inciso I, do artigo 19, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública. Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, são consideradas particulares em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Também NÃO participam do SRVEBP estudantes bolsistas de instituições privadas. A certificação pelo ENEM (portaria MEC nº 10, de 20.05.2012 e portaria INEP 179, de 28.04.2014) não pressupõe a frequência em escola pública brasileira e, desta forma, não poderá ser utilizada como documento válido para concorrência pelo SRVEBP e SRVEBP + PPI. Conforme a Resolução Unesp Nº 70, de 26 de novembro de 2018, em seus Artigos 1º e 3º, para a comprovação da veracidade das autodeclarações dos candidatos como pretos e pardos poderá ser realizado, a qualquer tempo, por provocação ou por iniciativa da própria da Administração, procedimento de averiguação à vista da autodeclaração firmada no ato de inscrição no concurso vestibular pelo candidato quanto à condição de pessoa preta ou parda e dos aspectos fenotípicos do candidato, verificados obrigatoriamente com sua presença em entrevista.

(9)

9

- Nome da Instituição onde concluiu o Ensino Médio: Indique o nome oficial da instituição de ensino e a cidade onde está sediada.

- Ano da Conclusão: Indique o ano de conclusão do Ensino Médio na instituição indicado na pergunta anterior

EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

A inscrição para o Vestibular somente será efetivada após o candidato: • Preencher a ficha de inscrição pela internet e enviá-la.

• Efetuar o pagamento da taxa de inscrição utilizando o Cartão de Crédito ou Boleto Bancário. A confirmação do pagamento poderá ser realizada no endereço www.vunesp.com.br mediante o acesso à área do candidato depois de 2 dias úteis após a quitação do boleto bancário ou após a aprovação pela administradora do cartão de crédito. Caso ocorra algum problema deverá contatar o Disque Vunesp, em dias úteis, das 08 às 18 horas, pelo telefone (11) 3874-6300.

• O boleto bancário tem a finalidade de dirimir dúvidas quanto à comprovação da efetivação do pagamento, portanto, é recomendável guardar o documento original até o final do processo.

• Principais motivos que causam a anulação ou a não efetivação da inscrição:

MOTIVO FORMA DE EVITAR

Pagamentos efetuados:

- por meio de cheque sem provimento de fundos

Checar o saldo bancário antes da emissão do cheque ou fazer o pagamento em dinheiro ou débito direto em conta.

- fora do prazo

Fazer o pagamento até a data limite especificada no boleto bancário. No caso de feriados regionais o pagamento deve ocorrer no dia útil anterior ao vencimento.

- por ordens de pagamento eletrônico, depósito em conta corrente, DOC ou por qualquer outro meio que não o código de barra ou a sua representação numérica impressa no boleto bancário

Sempre fazer o pagamento utilizando o código de barra ou a sua representação numérica impressa no boleto bancário.

- por agendamento de pagamento não efetivado por falta de saldo suficiente ou por falhas diversas no sistema bancário

Dar preferência para o pagamento em dinheiro ou débito direto em conta

- em valores inferiores ao especificado no boleto bancário

Fazer o pagamento no valor exato impresso no boleto bancário.

Falta de informação de pagamento pelo sistema bancário.

Aguardar até 2 dias úteis após o pagamento do boleto bancário e verificar a situação da inscrição na área do candidato no site da Vunesp. Havendo algum problema contatar o Disque Vunesp, no telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08 às 18 horas.

(10)

10 QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

Se alguma pergunta possibilitar mais de uma alternativa, indicar a mais adequada. Não deixe nenhuma resposta em branco.

01. Qual é o seu sexo? (1) Masculino.

(2) Feminino.

02. Qual será sua idade em 31 de dezembro de 2021? (1) 17 anos ou menos. (2) 18 anos. (3) 19 anos. (4) 20 anos. (5) 21 a 24 anos. (6) 25 anos ou mais.

03. Qual é seu estado civil legal? (1) Solteiro.

(2) Casado.

(3) Separado ou divorciado. (4) Viúvo.

04. Em que estado mora sua família? (Não indique sua residência temporária.) (1) São Paulo.

(2) Minas Gerais. (3) Paraná.

(4) Rio de Janeiro.

(5) Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal. (6) Demais estados ou outros países.

05. Onde se localiza a residência de sua família? (1) Na região metropolitana de São Paulo. (2) No interior do estado de São Paulo. (3) No litoral do estado de São Paulo. (4) Na capital de outro estado.

(5) No interior de outro estado.

06. Onde você cursou o ensino fundamental? (1) Todo em escola pública.

(2) Todo em escola particular. (3) Maior parte em escola pública. (4) Maior parte em escola particular.

07. Que tipo de curso de ensino médio você concluiu? (1) Ensino médio comum.

(2) Ensino profissionalizante. (3) Magistério.

(4) Educação de jovens e adultos (EJA). (5) Outro.

(11)

11 08. Em que estado você concluiu o ensino médio? (1) São Paulo.

(2) Minas Gerais. (3) Paraná.

(4) Rio de Janeiro.

(5) Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal. (6) Demais estados ou outros países.

09. Onde você cursou o ensino médio? (1) Todo em escola pública.

(2) Todo em escola particular. (3) Maior parte em escola pública. (4) Maior parte em escola particular.

10. Em que turno você cursou o ensino médio? (1) Todo no diurno.

(2) Todo no noturno. (3) Maior parte no diurno. (4) Maior parte no noturno.

11. Em que ano você concluiu o ensino médio? (1) 2016 ou antes. (2) 2017. (3) 2018. (4) 2019. (5) 2020. (6) 2021 ou após.

12. Onde você estudou a língua inglesa? (1) Nunca estudei essa língua.

(2) Estudei apenas no curso de ensino médio ou equivalente. (3) Estudei no ensino médio e também em cursos de línguas. (4) Estudei apenas em cursos de línguas.

13. Quantas vezes você já prestou vestibular? (1) Nenhuma.

(2) Uma. (3) Duas. (4) Três.

(5) Quatro ou mais.

14. Você já iniciou algum curso superior? (1) Não.

(2) Sim, mas o abandonei. (3) Sim, estou cursando. (4) Sim, e já o concluí.

(12)

12 15. Qual é o nível de instrução de seu pai?

(1) Analfabeto.

(2) Ensino fundamental incompleto. (3) Ensino fundamental completo. (4) Ensino médio completo. (5) Superior incompleto. (6) Superior completo.

16. Qual é o nível de instrução de sua mãe? (1) Analfabeta.

(2) Ensino fundamental incompleto. (3) Ensino fundamental completo. (4) Ensino médio completo. (5) Superior incompleto. (6) Superior completo.

17. Qual é a profissão de seu pai ou responsável? (Se ele for falecido ou aposentado, indique aquela que exerceu na maior parte de sua vida.)

(1) Proprietário ou administrador de grande ou média empresa. (2) Proprietário ou administrador de pequeno negócio.

(3) Profissional liberal, professor ou técnico de nível superior. (4) Técnico de nível médio.

(5) Operário com pouca qualificação. (6) Não exerce atividade remunerada.

18. Qual é a profissão de sua mãe ou responsável? (Se ela for falecida ou aposentada, indique aquela que exerceu na maior parte de sua vida.)

(1) Proprietária ou administradora de grande ou média empresa. (2) Proprietária ou administradora de pequeno negócio.

(3) Profissional liberal, professora ou técnica de nível superior. (4) Técnica de nível médio.

(5) Operária com pouca qualificação. (6) Não exerce atividade remunerada. 19. Você exerce atividade remunerada? (1) Não.

(2) Sim, regularmente, em tempo parcial. (3) Sim, regularmente, em tempo integral. (4) Sim, mas é trabalho eventual.

20. Qual é sua participação na vida econômica da família? (1) Não trabalho e meus gastos são pagos pela família. (2) Trabalho e recebo ajuda financeira da família.

(3) Trabalho e sou responsável apenas pelo meu sustento.

(4) Trabalho e sou o principal responsável pelo sustento da família. 21. Qual é sua profissão?

(1) Proprietário ou administrador de grande ou média empresa. (2) Proprietário ou administrador de pequeno negócio.

(3) Profissional liberal, professor ou técnico de nível superior. (4) Técnico de nível médio.

(13)

13 (5) Operário com pouca qualificação.

(6) Não exerço atividade remunerada.

22. Em princípio, como pretende se manter durante o curso universitário? (1) Com recursos de meus pais ou responsáveis.

(2) Trabalhando.

(3) Com bolsa de estudo. (4) Com recursos próprios. (5) De outra maneira.

23. Qual é a renda total mensal de sua família? (Considere a soma de todos os salários dos membros de sua família. SM = Salário Mínimo Nacional)

(1) Até 1,9 SM ou até R$ 2.089. (2) De 2,0 a 4,9 SM ou de R$ 2.090 a R$ 5.224. (3) De 5,0 a 9,9 SM ou de R$ 5.225 a R$ 10.449. (4) De 10,0 a 14,9 SM ou de R$ 10.450 a R$ 15.674. (5) De 15,0 a 19,9 SM ou de R$ 15.675 a R$ 20.900. (6) 20,0 SM ou mais: R$ 20.900 ou mais.

24. Quantas pessoas vivem da renda familiar indicada na pergunta anterior? (1) Uma. (2) Duas. (3) Três. (4) Quatro. (5) Cinco. (6) Seis ou mais.

25. Como você classifica sua cor ou raça? (Categorias adotadas pelo Censo do IBGE.) (1) Branca.

(2) Parda. (3) Preta. (4) Amarela. (5) Indígena.

26. Neste ano, que vestibulares você pretende prestar? (1) Da Unesp, apenas.

(2) Da Unesp e da Fuvest, apenas. (3) Da Unesp e da Unicamp, apenas.

(4) Da Unesp, da Fuvest e da Unicamp, apenas.

(5) Da Unesp, da Fuvest, da Unicamp e de outra instituição pública. (6) Da Unesp e de outra instituição não relacionada acima.

27. Como soube do vestibular da Unesp?

(1) Informações de meu professor, escola ou cursinho. (2) Divulgação feita pela Unesp: palestra, folheto ou cartaz. (3) Amigos ou parentes.

(4) Internet, jornal ou outros meios de comunicação. (5) Guia de Profissões da Unesp

(14)

14

PROVAS

APLICAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVA E DE REDAÇÃO

• Serão realizadas VIRTUALMENTE. Ler atentamente a Resolução Unesp nº 30/2021, inclusive as instruções sobre o treinamento para realizá-las, e o conteúdo programático de cada uma delas.

• Até 08h45min (horário de Brasília) do dia 25 de julho de 2021, e, por meio de sua câmera ou webcam conectada ao computador, deverá capturar uma foto segurando o seu documento de identificação original próximo ao rosto. O acesso ao ambiente de prova somente será liberado após a captura e envio da respectiva foto.

DATAS DE TREINAMENTO PELA VUNESP PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

No dia 20 de Julho de 2021, às 14 horas, será disponibilizado o treinamento no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), com as instruções sobre a forma de acesso ao ambiente digital e de realização das provas, a fim de que o candidato se familiarize com o sistema. A duração do treinamento será de até 1 hora. As questões respondidas durante o treinamento não serão consideradas para efeito de nota. Além dessa data, será oferecida outra opção de treinamento, uma hora antes do início das provas, no dia 25 de Julho de 2021, às 8 horas.

PROVAS E TREINAMENTOS

A. É de inteira responsabilidade do candidato o acesso ao ambiente digital de prova(s), bem como a utilização de equipamento e de rede de internet adequadas à sua participação, não cabendo à Fundação VUNESP qualquer responsabilidade por eventual dificuldade de conexão ou incompatibilidade, seja por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, seja por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem o acesso ao ambiente de prova(s). B. O candidato poderá realizar o treinamento e a prova objetiva digital em desktop ou em notebook, equipados com câmera digital, sendo de sua responsabilidade a avaliação da individualidade de cada equipamento que, eventualmente, poderá prejudicar a realização da prova. É vedado o uso de dispositivos móveis do tipo celulares, smartphones, tablets, ou qualquer outro para a realização da prova objetiva digital. C. O candidato deverá realizar o acesso ao ambiente de prova(s) por meio dos navegadores Google Chrome ou Firefox, preferencialmente, na versão mais atual do software, e acesso à internet com velocidade mínima de 1 (um) Mbps (megabits por segundo).

D. Para participação no treinamento e na prova no ambiente digital, o candidato deverá acessar o site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), na Área do Candidato, no link correlato a este Processo Seletivo, campo “PROVA DIGITAL”, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato o acesso às informações disponibilizadas, para que esteja preparado para a realização da prova.

I - Após clicar no campo “PROVA DIGITAL” o candidato deverá fazer novamente o login (usuário e senha) para acesso efetivo ao sistema de prova(s) digital(tais).

II - Com a utilização de sua câmera ou webcam conectada ao computador, o candidato deverá capturar uma foto segurando, próximo ao rosto, o seu documento de identificação original (do lado da foto). III - O acesso ao ambiente da prova somente será liberado após a captura e o envio da respectiva foto. Esta será a foto utilizada pela segurança do sistema.

IV - O candidato deverá manter a câmera ligada durante toda a aplicação da prova digital para monitoramento, não podendo desligá-la.

(15)

15

VI - O candidato – durante toda a aplicação da prova digital – deverá manter-se no ambiente da prova digital.

VII - Passado o período de duração a prova será retirada do site da Fundação VUNESP, ficando indisponível o acesso ao candidato.

E. Na eventualidade de, por qualquer motivo, o acesso do candidato para a realização do treinamento não estar habilitado, esse deverá, imediatamente, entrar em contato com o Disque VUNESP: (11) 3874-6300. F. Se durante a realização do treinamento e/ou da prova ocorrer algum problema, o candidato deverá entrar em contato com o Disque VUNESP: (11) 3874-6300, em dias úteis, de segunda-feira a sábado, das 8 às 18 horas.

G. Não será permitido ao candidato “sair do ambiente de prova digital VUNESP” ou desligar a câmera, mesmo durante os intervalos. Considera-se “sair do ambiente de prova digital” quaisquer ações que envolvam a perda de visibilidade ou foco da janela ou aba do navegador na qual está sendo realizada a prova digital.

H. Se o candidato, por qualquer motivo, perder a conexão com o ambiente de prova digital, poderá acessá-lo novamente, ressalvando-se que a perda de conexão não interrompe o contador de tempo para resposta às questões da prova digital.

I. As questões objetivas das provas de conhecimentos gerais serão apresentadas de forma individual e sequencial para cada candidato. O prazo é estabelecido previamente de acordo com o grau de dificuldade. Cada uma das questões da prova de conhecimentos gerais digital terá tempo específico, que é definido/calculado em função do grau de dificuldade.

I - O candidato deverá administrar o tempo destinado à resolução de cada questão, não havendo, em hipótese alguma, tempo adicional.

II - Uma vez iniciado o contador de tempo, não haverá interrupção, exceto no período relativo aos 10 minutos de intervalo, o qual será indicado no sistema. O tempo de intervalo não será computado no tempo destinado à resolução das questões da prova.

III - O candidato deverá ler e responder a questão exibida na tela durante o tempo destinado àquela questão, não lhe sendo permitido passar para próxima questão enquanto esse tempo não se esgotar, e assim sucessivamente.

IV - As questões não respondidas durante o tempo destinado à sua resolução e marcação da resposta serão consideradas em branco.

V - O candidato terá uma única oportunidade para a resolução de cada questão e para indicação da resposta que considera como correta durante o respectivo tempo destinado à mesma.

a) A resposta dada, pelo candidato, à questão poderá ser alterada somente enquanto durar o respectivo tempo destinado à sua resolução.

b) Esgotado o respectivo prazo, não será permitida a alteração de resposta.

J. Finalizado o tempo de duração da prova digital, aparecerá na tela o “Termo de Encerramento”.

I - O candidato deverá ler atentamente o “Termo” de que trata o caput deste artigo, bem como aceitá-lo. II - Ao “dar o aceite”, o sistema encerra a aplicação da prova objetiva digital.

K. O(s) caderno(s) de questões da prova digital, assim como o(s) gabaritos da prova de conhecimentos gerais, serão disponibilizados no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), no dia seguinte ao de sua aplicação, a partir das 10 horas.

(16)

16 CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

A partir de 19 de julho de 2021, a convocação estará disponível para consulta nos canais de comunicação disponibilizados no site da Vunesp (área do candidato, e-mail e chat on-line), sendo este procedimento de inteira responsabilidade do candidato. O candidato também poderá obter informação pela central de atendimento – Disque Vunesp (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8 às 18 horas.

Não haverá envio da convocação pelos correios ou por quaisquer outros meios.

O candidato é responsável pela conferência de todos os dados. Se houver dado incorreto, o candidato poderá corrigi-lo diretamente no site da Vunesp em sua área específica e outros, com maior grau de restrição, pela central de atendimento – Disque Vunesp (11) 3874- 6300, em dias úteis, das 8 às 18 horas. A correção refere-se a erros nos dados pessoais do candidato e não refere-se aplica à opção de curso, local de realização das provas, tipo de inscrição e autodeclaração de cor e raça.

DATA HORÁRIO OBSERVAÇÃO

20.07.2021

(3ª feira) 14h00min

1º TREINAMENTO – com as instruções sobre a forma de acesso ao ambiente digital e de realização das provas. A duração do treinamento será de até 1 hora. As questões respondidas durante o treinamento não serão consideradas para efeito de nota. 25.07.2021

(domingo) 08h00min

2º TREINAMENTO – com as instruções sobre a forma de acesso ao ambiente digital e de realização das provas. A duração do treinamento será de até 1 hora. As questões respondidas durante o treinamento não serão consideradas para efeito de nota. 25.07.2021

(domingo) 08h45min

HORÁRIO MÁXIMO DE ACESSO AO SISTEMA DE REALIZAÇÃO DA PROVA – Para candidatos que não tenham realizado o treinamento.

25.07.2021

(domingo) 09h00min INÌCIO DA PROVA – Conhecimentos Gerais e Redação.

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

Constará de 50 questões objetivas, de igual pontuação, sob forma de teste de múltipla escolha, com distribuição nas seguintes áreas:

• Língua Portuguesa: 10 questões; • Matemática: 10 questões; • Geografia: 10 questões; • História 10 questões;

• Ciências (Biologia) 4 questões; • Ciências (Física): 3 questões; • Ciências (Química): 3 questões.

*Cada questão valendo 1,2 pontos, totalizando a pontuação máxima de 60 pontos.

PROVA DE REDAÇÃO

Será constituída de uma redação em gênero dissertativo, com pontuação máxima de 40 pontos.

*Os critérios de avaliação da prova de redação encontram-se na páginas 68 a 70 deste manual, no Anexo I da Resolução Unesp nº 30/2021.

(17)

17 DURAÇÃO TOTAL DAS PROVAS

4 horas.

PROGRAMAS

Os programas para as provas encontram-se no Anexo I da Resolução Unesp nº 30/2021.

RESTRIÇÃO A RELÓGIOS E, OUTROS APARELHOS

Durante as provas não será permitida a utilização de qualquer outro aparelho eletrônico, tais como calculadora, telefone celular, relógio, reprodutor de áudio de qualquer natureza. Por medida de segurança, os candidatos deverão manter as suas orelhas visíveis à durante a realização da prova. Portanto, não serão permitidos cabelos longos soltos, bandanas ou similares. O não atendimento às orientações constantes deste Manual, acarretará a exclusão do candidato do Vestibular.

(18)

18

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

31.07.2021 (Sábado) – Consiste na divulgação da lista geral de classificação que será composta por todos os candidatos classificados, obedecendo-se a ordem decrescente da nota final. A listagem oficial será publicada pelos sites http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Veículos de comunicação escrita, falada e eletrônica poderão divulgar os resultados e os procedimentos para matrícula, no todo ou em parte, mas nem a Vunesp nem a Unesp se responsabilizam pela exatidão dessa divulgação.

CONVOCAÇÕES PARA MATRÍCULA (Duas Etapas)

As convocações de 1ª a 5ª chamadas se darão exclusivamente no endereço eletrônico www.vunesp.com.br. A matrícula será realizada em duas etapas distintas e obrigatórias, sendo 1ª. Etapa – Convocação e Matrícula Virtual e 2ª. Etapa – Matrícula Presencial e Entrega de Documentos, conforme instruções a seguir de cada uma das Etapas.

1ª Etapa – Convocação e Matrícula Virtual

O candidato que constar na convocação deverá, obrigatoriamente, preencher o formulário online e enviar de forma eletrônica os documentos de matrícula pelo Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, mediante os seguintes passos:

1ª PASSO: acessar o site da Vunesp, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br, clicar no link “Faça aqui sua matrícula virtual (online) pelo SISGRAD” ou acessar diretamente o endereço eletrônico http://sistemas.unesp.br/calouros. Imediatamente você será direcionado ao Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, onde deverá seguir as orientações contidas no mesmo.

2ª PASSO: tomar conhecimento das orientações fornecidas pelo Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, acessar e confirmar os dados do sistema, preencher o formulário online e transmitir de forma eletrônica os seguintes documentos digitalizados e legíveis para a matrícula virtual:

I - Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

II - Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente;

III - Foto atualizada (imagem com fundo sem detalhes, destacando o rosto e sem acessórios), seguindo as recomendações abaixo;

IV - Enquadre o rosto inteiro, visão frontal e com os olhos abertos; V - Enquadre a cabeça inteira, desde o topo até os ombros;

VI - Tire foto colorida e com um fundo neutro ou branco; VII - Evite sombras no rosto ou no fundo;

VIII - A expressão do rosto deve ser natural (boca fecha- da);

IX - A pessoa não deve usar óculos escuros, bonés, chapéu ou quaisquer outros adereços que possam atrapalhar na identificação;

X - O contraste e iluminação da foto devem ser normais. Atenção:

- O candidato inscrito pelo SRVEBP + PPI deverá confirmar a autodeclaração de Preto, Pardo ou Indígena no formulário de matrícula virtual, sob pena de não ter sua matrícula validada.

- O candidato inscrito pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) deverá encaminhar o Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente, com a expressa indicação de ter cursado e concluído todo o Ensino Médio em escola pública brasileira ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas brasileiras.

- A certificação pelo ENEM não pressupõe a frequência em escola pública e, desta forma, não poderá ser utilizada como documento válido para concorrência pelo SRVEBP e SRVEBP + PPI.

(19)

19

- O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria da Educação.

3ª PASSO: concluídos os passos anteriores, o candidato deverá acompanhar no Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, a análise de sua documentação feita pela área responsável da Universidade. Havendo qualquer dúvida referente aos documentos apresentados, a informação constará no sistema e o candidato deverá providenciar a correção no prazo estipulado.

Calendário de Convocação e de Realização de Matrículas Virtuais - 1ª a 5ª Chamadas 1ª Chamada:

31.07

(Sábado) Convocação – a partir das 10 horas 31.07 a 04.08.21

(Sábado a 4ª feira)

Matrícula Virtual – das 10 horas do dia 31.07.2021 até às 18 horas de 04.08.2021

2ª Chamada:

08.08

(Domingo) Convocação – a partir das 10 horas 08 a 11.08

(Domingo a 4ª feira) Matrícula Virtual – das 10 horas do dia 08.08 até às 18 horas de 11.08.2021. 3ª Chamada:

14.08

(Sábado) Convocação – a partir das 16 horas 14 a 17.08

(Sábado a 3ª feira) Matrícula Virtual – das 16 horas do dia 14.08 até às 18 horas de 17.08.2021 4ª Chamada:

21.08

(Sábado) Convocação – a partir das 16 horas 21 a 25.08

(Sábado a 4ª feira) Matrícula Virtual – das 16 horas do dia 21.08 até às 18 horas de 25.08.2021 5ª Chamada:

27.08

(6ª feira) Convocação – a partir das 16 horas 27 a 31.08

(6ª a 3 feira) Matrícula Virtual – das 16 horas do dia 27.08 até às 18 horas de 31.08.2021 Matrícula da Relação Adicional (vagas remanescentes após a 5ª matrícula virtual):

a partir de 01.09.2021 (4ª feira) – Exclusivamente pela internet no endereço eletrônico https://sistemas.unesp.br/calouros/relacaoAdicional.do. (vide instruções – página 22 e 23 deste Manual).

(20)

20

2ª Etapa – Matrícula Presencial e Entrega de Documentos

A Matrícula Presencial e a entrega dos documentos deverão ser realizadas na Universidade, em datas, locais e horários a serem informados, após a análise e a aprovação dos documentos pelo setor responsável da Universidade. O candidato deverá acompanhar a sua situação no Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, no endereço eletrônico http://sistemas.unesp.br/calouros.

Os documentos obrigatórios a serem entregues na Matrícula Presencial compreendem uma foto 3x4 recente (imagem com fundo sem detalhes, destacando o rosto e sem acessórios), e uma cópia autenticada em cartório, ou uma cópia acompanhada do original, de cada um dos seguintes documentos:

I - Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

II - Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente; III - Certidão de Nascimento ou Casamento;

IV - Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;

V - Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;

VI - Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação;

VII - Declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena brasileira, assinada por 3 (três) lideranças da comunidade indígena e certificada pela unidade local ou regional da FUNAI, para os candidatos autodeclarados indígenas; declaração, conforme modelo integrante da Resolução Unesp nº 30/2021 (Anexo III), devidamente assinada, para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos;

VIII - Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

Observações:

• O menor de 18 anos deverá apresentar os documentos mencionados nos incisos V e VIII deste artigo tão logo esteja de posse dos mesmos.

• A matrícula presencial poderá ser feita por procuração, com firma reconhecida em cartório, na seguinte conformidade:

- por instrumento particular, se o outorgante for maior de 18 anos;

- por instrumento público e com assistência de um dos genitores ou do responsável legal, se o outorgante for menor de 18 anos.

• Os candidatos inscritos no Sistema de Reserva de Vagas da Educação Básica Pública que não atenderem às exigências previstas na Resolução Unesp nº 30/2021, se convocados, não terão suas matrículas deferidas. • A confirmação da matrícula será obrigatória para todos os candidatos matriculados, em data a ser estipulada pela Fundação Vunesp, podendo ser feita por procuração.

A não realização da matrícula virtual e presencial e a não confirmação de matrícula, nas datas e horários fixados, resultarão na perda da vaga.

CONFIRMAÇÃO OBRIGATÓRIA DE MATRÍCULA (Após realização da 1ª e da 2ª Etapa de Matrícula)

Todos os alunos matriculados deverão comparecer em local a ser indicado pela Universidade e confirmar sua matrícula. O local, a data, o horário e os procedimentos serão divulgados oportunamente.

MATRÍCULA RESERVA DE VAGAS (SRVEBP E SRVEBP+PPI)

O candidato inscrito pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) deverá apresentar, no ato da matrícula presencial, o Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente, com a expressa indicação de tê-lo cursado e concluído integralmente em escola pública brasileira ou a Educação de Jovens e Adultos em escola pública.

(21)

21

O candidato que se autodeclarar Preto ou Pardo, deverá, além de comprovar ter cursado e concluído todo o ensino médio em escola pública brasileira, apresentar declaração devidamente assinada, conforme modelo integrante do Anexo III da Resolução Unesp nº 30/2021.

O candidato que se autodeclarar indígena, deverá, além de comprovar ter cursado e concluído todo o ensino médio em escola pública brasileira, apresentar a declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena brasileira, assinada por 3 (três) lideranças da comunidade indígena e certificada pela unidade local ou regional da FUNAI.

Atenção:

- Conforme a Resolução Unesp Nº 70, de 26 de novembro de 2018, em seus Artigos 1º e 3º, para a comprovação da veracidade das autodeclarações dos candidatos como pretos e pardos poderá ser realizado, a qualquer tempo, por provocação ou por iniciativa da própria Administração, procedimento de averiguação à vista da autodeclaração firmada no ato de inscrição no concurso vestibular pelo candidato quanto à condição de pessoa preta ou parda e dos aspectos fenotípicos do candidato, verificados obrigatoriamente com sua presença em entrevista. Por características fenotípicas próprias das pessoas pretas ou pardas entendem-se: a cor da pele parda ou preta, a textura do cabelo crespo ou enrolado, o nariz largo e lábios grossos e amarronzados, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF- ADC 41, de 08.06.2017). A veracidade das informações prestadas é de responsabilidade do candidato.

- Considera-se escola pública brasileira a instituição de ensino criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Público, nos termos do inciso I, do art. 19, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública. Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, são consideradas particulares em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Também NÃO participam do SRVE- BP, estudantes bolsistas de instituições privadas.

- A certificação pelo ENEM (portaria MEC nº 10, de 20.05.2012 e portaria INEP nº 179, de 28.04.2014) não pressupõe a frequência em escola pública e, desta forma, não poderá ser utilizada como documento válido para concorrência pelo SRVEBP e SRVEBP + PPI.

MATRÍCULA PRESENCIAL POR PROCURAÇÃO

A matrícula poderá ser feita por procuração, com firma reconhecida em cartório, na seguinte conformidade: - por instrumento particular, se o outorgante for maior de 18 anos;

- por instrumento público e com assistência de um dos genitores ou do responsável legal, se o outorgante for menor de 18 anos.

Para os candidatos menores de 18 anos, a presença de um dos pais ou do responsável legal dispensa procuração.

CONFIRMAÇÃO OBRIGATÓRIA DE MATRÍCULA

Nos termos do artigo 30 da resolução Unesp nº 106, de 07.08.2012, todos os alunos ingressantes deverão comparecer à Universidade e confirmar a sua matrícula. A ausência desse procedimento implicará no cancelamento da matrícula e a consequente convocação do próximo candidato na ordem de classificação. A data, o horário, o local e os procedimentos serão divulgados oportunamente.

(22)

22 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

1. A ausência nas datas e horários fixados para matrícula e para confirmação de matrícula em qualquer sistema de inscrição, assim como a não confirmação de interesse por vaga, redundará na perda da vaga, ficando o candidato excluído das convocações.

2. Nos termos do artigo 31 da resolução Unesp nº 106, de 07.08.2012, fica caracterizado o abandono de curso, com consequente cancelamento de matrícula, quando o aluno ingressante faltar consecutivamente aos primeiros 20 dias letivos, sem justificativa aceita pela área acadêmica responsável da Universidade.

3. Em conformidade com o artigo 2º da Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, fica expressamente proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, duas vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional.

4. Ingressantes que pretendam solicitar aproveitamento de estudos superiores já realizados deverão providenciar histórico escolar e respectivos programas cumpridos, e atenderem às instruções do IEP3-Unesp a serem divulgadas oportunamente.

ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861/2004, o candidato deverá estar ciente de que o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de Graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar e o diploma.

MATRÍCULA DA RELAÇÃO ADICIONAL:

Após a 5ª chamada, se ainda restarem cursos com vagas não preenchidas, as convocações serão feitas na seguinte conformidade:

1ª ETAPA – MATRÍCULA VIRTUAL

A. Será publicada a relação dos convocados no site https://sistemas.unesp.br/calouros/relacaoAdicional.do. Na relação constará o Polo do curso para o qual o candidato está sendo convocado, o nome completo do candidato, a data da publicação e o período da validade da convocação (48 horas após a publicação).

Para efetuar a matrícula virtual, o candidato deverá, no período de validade da vaga, acessar o Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, no site http://sistemas.unesp.br/calouros, preencher o formulário e enviar de forma eletrônica os documentos de matrícula (vide instruções e documentos necessários adiante). Os candidatos deverão acompanhar diariamente as publicações e não poderão alegar desconhecimento por qualquer que seja o motivo. Encerrado o período de validade da vaga será convocado o próximo candidato na ordem de classificação.

B. As convocações poderão ocorrer até se esgotar o prazo limite imposto pelo artigo 33 da Resolução Unesp nº 106, de 07.08.2012, ou seja, de 27 e 54 dias letivos para os cursos semestrais e anuais, respectivamente. A resolução citada poderá ser obtida no site da Unesp, no link - https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/. 2ª ETAPA – MATRÍCULA PRESENCIAL E ENTREGA DE DOCUMENTOS

A partir do momento em que o candidato tiver a sua matrícula virtual deferida no Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, será notificado sobre a data da efetivação da matrícula presencial e a entrega dos demais documentos comprobatórios.

(23)

23 Local da entrega dos documentos de matrícula

O candidato deverá comparecer no local, no dia e no horário indicados no Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, portando os documentos adiante informados.

Documentos exigidos para a matrícula presencial

A matrícula presencial dos candidatos convocados para os cursos de graduação e por sistema de inscrição dependerá da apresentação de uma foto 3x4 recente (imagem com fundo sem detalhes, destacando o rosto e sem acessórios), e de uma cópia autenticada em cartório, ou uma cópia acompanhada do original, de cada um dos seguintes documentos:

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

- Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente, quando for o caso; - Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;

- Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos; - Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

- Declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena brasileira, assinada por 3 (três) lideranças da comunidade indígena e certificada pela unidade local ou regional da FUNAI, para os candidatos autodeclarados indígenas;

- Declaração, conforme modelo integrante do Anexo III da Resolução Unesp nº 30/2021, devidamente assinada, para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos;

- Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria de Educação.

Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial, exceto para as línguas inglesa, francesa, espanhola e italiana.

(24)

24

REGRAS PARA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

O Vestibular será realizado por dois sistemas de inscrição: Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

1. Sistema Universal (SU): serão oferecidas 400 (quatrocentas) vagas. Todos os candidatos que se inscreverem estarão concorrendo pelo Sistema Universal, independentemente de atenderem às condições de inscrição no Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública.

2. Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP): Para o Curso de Pedagogia – Programa de Formação de Professores para a Educação Infantil, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gestão de Unidade Escolar serão destinadas 256 (duzentos e cinquenta e seis) vagas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas.

Das vagas destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, 144 (cento e quarenta e quatro) vagas serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas, denominado Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (SRVEBP+PPI).

Na inexistência de candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas classificados, as vagas por eles não ocupadas serão preenchidas, inicialmente, por candidatos que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em Escolas Públicas.

As vagas não preenchidas pelo Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública, por inexistência de classificados, serão destinadas aos demais candidatos, ainda não convocados, do Sistema Universal, obedecendo-se à ordem decrescente da nota final.

Sistema A quem se destina Forma de comprovação no ato da matrícula

SU

Sistema Universal

A todos os candidatos que se inscreverem, independentemente de atenderem às condições de inscrição no Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública.

-

SRVEBP

Sistema de Reserva de Vagas para Educação

Básica Pública

A todos os candidatos que declararem ter cursado e concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras (*) ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas.

Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente constando ter cursado e concluído todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras (*).

Observação: A falta da comprovação

elimina o candidato do Vestibular.

SRVEBP + PPI

Sistema de Reserva de Vagas para Educação

Básica Pública mais autodeclarados Pretos,

Pardos ou Indígenas

Pretos

Pardos

A todos os candidatos que declararem ter cursado e concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras (*) ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas e se autodeclararem Pretos ou Pardos.

Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente constando ter cursado e concluído todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras (*)

e declaração devidamente assinada pelo

candidato(a).

Observação: A falta das comprovações

(25)

25

Indígenas

A todos os candidatos que declararem ter cursado e concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras (*) ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas e se autodeclararem Indígenas.

Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente constando ter cursado e concluído todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras (*) e declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena brasileira, assinada por 3 (três) lideranças da comunidade indígena e certificada pela unidade local ou regional da FUNAI.

Observação: A falta das com- provações

elimina o candidato do Vestibular.

Nota: (*) Considera-se escola pública a instituição de ensino brasileira criada ou incorporada, mantida e administrada

pelo Poder Público, nos termos do inciso I, do artigo 19, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública. Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, são consideradas particulares em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Também NÃO participam do SRVEBP estudantes bolsistas de instituições privadas.

IMPORTANTE: A certificação pelo ENEM (portaria MEC nº 10, de 20.05.2012 e portaria INEP nº 179, de

28.04.2014) não pressupõe a frequência em escola pública brasileira e, desta forma, não poderá ser utilizada como documento válido para concorrência pelo SRVEBP e SRVEBP + PPI.

(26)

26

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS POR POLO E POR SISTEMA DE INSCRIÇÃO

POLO INSTITUIÇÃO ENDEREÇO

Nº VAGAS DIAS DE AULAS PRESENCIAIS NO HORÁRIO DAS 19 ÀS 23

HORAS SU SRVEBP SRVEBP+PPI Total

CEU Azul da Cor do Mar PMSP R. Ernesto de Souza Cruz, 2171 Cidade AE Carvalho CEP: 08225-380 25 16 9 50 Segunda-feira CEU Capão Redondo PMSP R. Daniel Gran, s/n Jardim Modelo CEP: 05867-380 25 16 9 50 Segunda-feira CEU Formosa PMSP R. Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10 Pq Sto Antonio CEP: 03385-150 25 16 9 50 Segunda-feira CEU Navegantes PMSP R. Maria Moassab Barbour, s/n Pq Cocaia CEP: 04849-330 25 16 9 50 Segunda-feira CEU Paraisópolis PMSP R. Dr. José Augusto Souza e Silva, s/n Jd Pq Morumbi CEP: 05712-040 25 16 9 50 Terça-feira CEU Parelheiros PMSP R. José Pedro de Borba, 20 Jd Nova Parelheiros CEP: 04890-090 25 16 9 50 Segunda-feira Parque Bristol PMSP R. Professor Arthur Primavesi, s/n Pq Bristol CEP: 04177-070 25 16 9 50 Segunda-feira Perus PMSP R. Bernando José de Lorena, s/n Jd Jaraguá CEP: 05185-420 25 16 9 50 Terça-feira São Mateus PMSP R. Curumatim, 201 Pq Boa Esperança CEP: 08341-240 25 16 9 50 Segunda-feira

(27)

27 São Rafael PMSP R. Cinira Polônio, 100 Conj Promorar CEP: 08395-320 25 16 9 50 Terça-feira CEU Tiquatira PMSP Av. Condessa Elizabeth de Robiano com R. Kampala, 270 Penha CEP: 03704-015 25 16 9 50 Terça-Feira Três Lagos PMSP Estrada do Barro Branco, s/n Jd. Três Corações CEP: 04852-320 25 16 9 50 Terça-feira Vila do Sol PMSP Av. dos Funcionários Públicos, 369 Jd Capela CEP: 04962-00 25 16 9 50 Terça-feira EMEF Gilberto Dupas PMSP

Av. Dep. Emilio Carlos, 3871 Limão CEP: 02721-20 25 16 9 50 Segunda-feira Cubatão CEMEAD Centro Municipal de EAD - Cubatão/SP Av. Dr. Fernando Costa, 1096 Vila Couto Cubatão/SP CEP: 11510-310 25 16 9 50 Terça-Feira Guarulhos Centro Municipal de Educação - Adamastor Av. Monteiro Lobato, 734 Bairro Macedo Guarulhos/SP CEP: 07112-000 25 16 9 50 Terça-feira TOTAIS 400 256 144 800 //////////

(28)

28

CÁLCULO DA NOTA FINAL E CLASSIFICAÇÃO

A classificação dos candidatos será feita por polo e obedecerá à ordem decrescente da nota final, obtida pela soma dos pontos das duas provas. Para fins de classificação, somente serão considerados os candidatos que tenham obtido nota maior que zero em cada uma das provas.

Se ocorrer empate na classificação, prevalecerão, sucessivamente, para efeito de classificação, as notas ou pontos atribuídos:

a) à prova de Redação;

b) às disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências da Prova de Conhecimentos Gerais.

Permanecendo o empate, terá preferência o candidato de maior idade (considerando-se os anos, meses e dias a partir do nascimento). Estarão automaticamente desclassificados do Concurso Vestibular os candidatos que:

I. usarem de meios fraudulentos ou ilícitos de auxílio ou acesso às questões e/ou ao gabarito, os quais poderão ser constatados antes, durante ou após a realização das provas;

II. portarem, durante a prova, telefones celulares, pagers ou similares, calculadoras, livros impressos ou anotações;

III. retirarem-se da sala de prova antes de transcorrido o tempo mínimo de permanência, contados após o início das provas;

IV. obtiverem nota 0 (zero) em qualquer uma das provas. Não haverá revisão de prova, em qualquer hipótese.

O candidato terá acesso ao seu desempenho na “Área do candidato” no site: www.vunesp.com.br, quando da divulgação dos resultados.

(29)

29

RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 22 DE JUNHO DE 2021

Estabelece normas para o Concurso Vestibular Unesp do Curso de Pedagogia à distância, e dá outras providências.

O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, à vista do deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, nos termos do Despacho nº 108-2021 - CEPE/SG, ad referendum, com fundamento no Artigo 24, inciso VIII, do Estatuto, baixa a seguinte

RESOLUÇÃO:

OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

Artigo 1º - O Concurso Vestibular de que trata esta Resolução destina-se à seleção e classificação de candidatos à matrícula inicial no Curso de Pedagogia - Programa de Formação de Professores em Exercício, para a Educação Infantil, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gestão de Unidade Escolar, na modalidade à distância, a ser ministrado pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas do Câmpus de São José do Rio Preto da Unesp (IBILCE/SJRP) em conjunto com o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3) da Unesp, em polos da UniCEU de São Paulo, do Município de Guarulhos e do Município de Cubatão, em convênio com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com os seguintes objetivos:

I - selecionar candidatos capazes de: a) articular ideias de modo coerente; b) compreender ideias, relacionando-as; c) expressar-se com clareza;

d) conhecer o conteúdo do currículo da Educação Básica do Estado de São Paulo. II - integrar os objetivos da Universidade àqueles desenvolvidos pelo Sistema de Educação Básica;

III - oferecer oportunidades de qualificação aos professores em exercício nas redes públicas de ensino de educação infantil e/ou ensino fundamental.

(30)

30

Artigo 2º - O Concurso Vestibular será aberto a candidato que preencha os seguintes requisitos concomitantemente:

I - portador de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou de diploma de Curso Superior;

II - professor em exercício em escolas da educação básica, da educação infantil e do ensino fundamental, das redes municipais públicas de ensino das cidades de São Paulo, de Cubatão e de Guarulhos;

III - que não estiver matriculado em qualquer curso de nível superior em instituições públicas (federal, estadual ou municipal);

IV - que tenha disponibilidade para participar das aulas presenciais do Curso, uma vez por semana, no polo a que se candidatar, e nos dias e horários indicados no ANEXO II desta Resolução;

V - que tenha condições mínimas para realizar as atividades propostas nos períodos virtuais (possuir ou ser usuário de sistema gratuito de internet com banda larga e equipamento compatível).

Artigo 3º - A realização do Concurso Vestibular estará a cargo e sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Unesp - Vunesp.

§ 1º - À Vunesp caberá divulgar, com a necessária antecedência, todas as informações relacionadas com o Concurso Vestibular do Curso de Pedagogia à distância.

§ 2º - O Manual do Candidato estará disponível pela internet, na página eletrônica da Vunesp.

Artigo 4º - O ingresso no Curso de Pedagogia à distância, por meio do Concurso Vestibular tratado nesta Resolução, será feito mediante processo classificatório, com o aproveitamento dos candidatos até o limite de vagas fixadas para cada polo de realização do curso, obedecidas as normas da presente Resolução.

Artigo 5º - O Concurso Vestibular de que trata esta Resolução será realizado por dois sistemas de inscrição: o Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

Parágrafo único - Todos os candidatos que se inscreverem para o Concurso Vestibular aqui tratado estarão concorrendo pelo Sistema Universal, independentemente de atenderem às condições de inscrição no Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública.

Referências

Documentos relacionados

§ 5º - As vagas não preenchidas pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública no Concurso Vestibular Unesp 2018, por inexistência de classifi cados,

§ 5º - As vagas não preenchidas pelo Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública, por inexistência de classifi cados, no Concurso Vestibular Unesp 2015, serão

§ 5º - As vagas não preenchidas pelo Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública, por inexistência de classifi cados, no Concurso Vestibular Unesp 2014,

11.2 O candidato que optar por concorrer na Reserva de Vagas (Lei 12.711/2012) deverá, no ato da matrícula, caso seja aprovado no Processo Seletivo 2013-2, apresentar comprovante

O candidato participante do sistema de Reserva de Vagas para estudante oriundo de escola pública, deverá obrigatoriamente apresentar, no período para inscrição e conforme

O candidato às vagas de estágio para os cursos de Pós-Graduação na Área de Educação deverá apresentar a Declaração de Matrícula na Pós-Graduação e o Histórico Escolar/Acadêmico

§ 5º - As vagas não preenchidas pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública no Concurso Vestibular Unesp 2022, por inexistência de classifi cados,

Nesse sentido, considerando a importância da significação da linguagem no processo de ensino e de aprendizagem, defendemos ser necessário ampliar e difundir o uso qualificado