• Nenhum resultado encontrado

Análise da rotatividade de empresas de auditoria nas 8 empresas. brasileiras de capital aberto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise da rotatividade de empresas de auditoria nas 8 empresas. brasileiras de capital aberto"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Análise da rotatividade de empresas de auditoria nas 8 empresas

brasileiras de capital aberto

Thais Cristine de Moraes Paiva

Diego Saldo Alves RESUMO

Este estudo tem por objetivo investigar qual a rotatividade de empresas de auditoria entre as 8 empresas brasileiras de capital aberto entre os anos de 2003 a 2013 eleitas pela Revista Exame em 2013. Este trabalho tem como objetivo geral, verificar por meio de análises dos relatórios anuais das empresas selecionadas, qual a rotatividade das empresas de auditoria responsáveis por emitir opinião sobre as demonstrações contábeis das empresas pesquisadas nos últimos dez anos. E tem como objetivo especifico, identificar a rotatividade de empresas de auditoria entre as 8 empresas brasileiras de capital aberto, verificar qual a empresa de auditoria mais requisitada e verificar qual empresa permaneceu com a mesma empresa de auditoria por mais tempo. Diante disso este estudo evidenciou que as empresas optaram pela rotatividade de empresas de auditoria, sendo este procedimento de grande relevância, a fim de evitar fraudes nas emissões de pareceres e transmitir confiabilidade ao público que tiver interesse em investir nas empresas elencadas neste estudo.

Palavras-chave: Auditoria, Rotatividade, Controle Interno. ABSTRACT

This study aims to investigate the rotation of audit firms among the eight Brazilian publicly traded companies between the years 2003-2013 elected by Exame Magazine in 2013. This work has as main objective, to verify through analysis of annual reports the selected companies, which the rotation of audit firms responsible for an opinion on the financial statements of the companies surveyed in the past decade. And has the specific objective to identify the rotation of audit firms among the eight Brazilian listed companies, find what the most requested audit firm and verify which company remained with the same auditing firm for longer. Therefore this study showed that companies have opted for the rotation of auditing firms, which is very important procedure in order to prevent fraud in the issuance of opinions and convey reliability to the public that are interested in investing in listed companies in this study

Key-words: Audit, Turnover, Internal Control. 1 INTRODUÇÃO

(2)

grandes prejuízos devido à falta de controles internos de suas informações e operações. Para evitar falhas e fraudes em seus registros e certificar-se que os processos operacionais estão corretos, é necessário criar um plano padrão de controles internos dessas operações efetuadas. No mercado competitivo de hoje as empresas estão gradativamente sujeitas a grandes prejuízos devido à falta de controles internos de suas informações e operações. Para evitar falhas e fraudes em seus registros e certificar-se que os processos operacionais estão corretos, é necessário criar um plano padrão de controles internos dessas operações efetuadas. Para os autores Martins e Moraes, (2002, P. 01) a auditoria interna fornece análises, apreciações, recomendações, sugestões e informações, relativas às atividades examinadas, incluindo a promoção do controle eficaz a custo razoável. O auditor interno deve revelar as fraquezas, determinar as causas, avaliar as consequências e encontrar uma solução de modo a convencer os responsáveis a agir”.

A estrutura da Auditoria depende de cada organização, em empresas de pequeno porte, pode-se estabelecer apenas um elemento de análise para toda a empresa. Nas empresas de grande porte, onde disponham de matriz e filiais, número elevado de funcionários e demais setores a ser controlada, a Auditoria deverá ser subdividida, sendo capaz de auditar cada setor isoladamente, verificando em cada um deles as adequações necessárias.

A Auditoria está presente também em diversas empresas de capital aberto, sendo elas também de diversos segmentos. Nestas, a auditoria é responsável por verificar a veracidade dos relatórios anuais elaborados pelas empresas tornando sua publicação mais confiável.

Segundo Crepaldi (2007, p.3), a auditoria define-se como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade.

Os auditores têm como objetivo realizar o exame das demonstrações financeiras da empresa, esboçando sua opinião sobre as mesmas assegurando que estas representam a real posição patrimonial e financeira da empresa. Este exame deve seguir os padrões de acordo com as normas de auditoria.

(3)

independente e sem vínculo empregatício com a empresa auditada. Este poderá ser contratado para realizar uma auditoria permanente ou eventual.

O Auditor deve ter independência absoluta não podendo existir nenhum tipo de influência pela empresa auditada. A empresa também não deve se manifestar a respeito dos métodos utilizados pelo auditor.

Pierucci (1977, p. 20) comenta que como a "auditoria externa é executada por um profissional independente, sem ligação com o quadro da empresa, sua intervenção é ajustada em contrato de serviços".

Sobre as finalidades da auditoria externa, Magalhães et al. (2001) aponta as seguintes: proteger os investidores; analisar e testar o sistema de controles internos e o sistema contábil, em busca de razoável fidedignidade das demonstrações contábeis; emitir o parecer sobre as demonstrações contábeis; executar os trabalhos com independência segundo as normas de auditoria e reprimir erros e fraude

Dessa maneira, o desenvolvimento deste estudo, tem como relevância demonstrar se houve rotatividade de empresas de auditoria em oito empresas de capital aberto no Brasil entre os anos de 2003 a 2013, apontadas pela Revista Exame em 2013. Esta informação pode ser útil ao público que tiver interesse em investir em ações nas empresas pesquisadas.

Neste contexto, este estudo tem como objetivo responder a seguinte questão: Qual a rotatividade de empresas de auditoria entre as 8 empresas brasileiras de capital aberto em 2013 eleitas pela Revista Exame?

Com intuito de responder esta questão, este trabalho tem como objetivo geral, verificar por meio de análises dos relatórios anuais das empresas selecionadas, qual a rotatividade das empresas de auditoria responsáveis por emitir opinião sobre as demonstrações contábeis das empresas pesquisadas nos últimos dez anos. E tem como objetivo especifico, identificar a rotatividade de empresas de auditoria entre as 8 empresas brasileiras de capital aberto, verificar qual a empresa de auditoria mais requisitada e verificar qual empresa permaneceu com a mesma empresa de auditoria por mais tempo.

(4)

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Controle interno

De acordo com o Attie (1986 p. 197): “Controle interno pode ser definido como um conjunto de procedimentos realizados pela administração de uma empresa, objetivando conferir dados, verificação da eficácia dos sistemas existentes na empresa visando à proteção do patrimônio e evitando assim possíveis desvios ou fraudes.”

Ainda segundo o autor, controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promoverem à eficiência operacional e encorajar a adesão a política traçada pela administração.

Para aplicação do controle interno em uma sociedade empresária se faz necessário um manual de controle interno. Segundo Dias (2010, p.43) este “representa o direcionador de todos os processos desenvolvidos pela empresa, logo, abrange a totalidade de procedimentos e rotinas necessários para a sua aplicação.”

A relação ao controle interno e a sua relação com a Auditoria Interna é um fator importante. É fácil confundi-los, porém suas diferenças são significantes. Controle interno está voltado para a execução dos objetivos da empresa enquanto a auditoria interna correlaciona-se a um “trabalho organizado de revisão e apreciação dos controles internos”. (ATTIE, 2010, p.148).

Assim, o controle interno, facilitou o trabalho dos auditores internos e também dos auditores externos, visto que os relatórios emitidos pela empresa se tornaram, mais confiáveis, devido à aplicação de controles rigorosos na emissão destes, o que consequentemente fez com que a quantidade de testes a serem aplicados pela auditoria interna e posteriormente pela auditoria externa fossem diminuídos.

2.2 Auditoria

Auditoria é uma ferramenta utilizada para verificação de um sistema de controle de uma empresa, segundo Attie (2010, p.5) “A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência do controle patrimonial

(5)

implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.”. Para Almeida (2003): com a expansão dos negócios, a auditoria interna sentiu necessidade de dar maior ênfase aos procedimentos internos, acreditando que o próprio administrador da empresa, ou em alguns casos o proprietário, não poderia supervisionar as atividades executadas, não tendo valor algum implantar procedimentos padrões serem ter um acompanhamento adequado por profissional qualificado, no sentido de verificar se seus subordinados estavam os seguindo corretamente.”.

Existem inúmeras formas de conceituar a Auditoria Interna, no entanto foram evidenciadas as principais definições de acordo com as necessidades da presente pesquisa. Attie (1992, p.28-29) conceitua Auditoria Interna da seguinte forma: A Auditoria Interna é uma função independente de avaliação, criada dentro da empresa para examinar e avaliar suas atividades, como um serviço a essa mesma organização. A proposta da Auditoria Interna é auxiliar os membros da administração a desincumbirem-se eficazmente de suas responsabilidades. Para tanto, a Auditoria Interna lhes fornece análise, avaliações, recomendações, assessoria e informações relativas às atividades examinadas.

Atualmente podemos definir auditoria como um estudo de avaliações sistemáticas das transações realizadas e das demonstrações contábeis consequentes. Neste sentido, sua principal finalidade é determinar até que ponto existe conformidade com os critérios pré-estabelecidos. (CREPALDI, 2002 p. 23).

Conforme Zannella e Cândido (2002), “a auditoria poderá adotar procedimentos e metodologia diferenciada para cada situação ou exigência técnica”.

2.3 Objetivo da Auditoria Interna

Tendo sido criada com o objetivo de examinar e avaliar as atividades dentro da empresas, como um serviço a essa mesma organização. Tem como proposta auxiliar os membros da organização na eficácia de suas responsabilidades.

De acordo com Attie (1992, p. 29), pode-se dizer que a auditoria interna tem por objetivo:

(6)

operacionais

 Examinar os sistemas estabelecimentos para certificar a observância de politicas, planos, leis e regulamentos

 Examinar meios usados para proteção dos ativos comprovando a existência real

 Examinar operações programas verificando se os resultados são compatíveis com os planos

 Comunicar o resultado do trabalho de auditoria certificando que foram tomadas as providencias a respeito das descobertas.

1

2.4 Tipos de auditoria

Pode-se classificar a auditoria em dois tipos de acordo com Crepaldi, a saber:

 Auditoria de demonstrações financeiras – é o exame das demonstrações financeiras por um profissional independente com a finalidade de emitir parecer técnico sobre sua finalidade.

 Auditoria operacional ou de gestão – consistem em revisões metódicas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores público e privado, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente e se estão sendo alcançados os objetivos operacionais. (CREPALDI, 2011, p.12-14).

A auditoria operacional ou de gestão é uma atividade independente, um controle gerencial executado pelos próprios funcionários da empresa com o objetivo de analisar e avaliar a eficácia de outros controles.

A fim de revisar as operações algumas auditorias são executadas, como por exemplo:

 Auditoria tributária – objetiva o exame e a avaliação de planejamento tributário e a eficiência e eficácia dos procedimentos e controles adotados

(7)

para a operação, pagamento e recuperação de impostos, taxas e quaisquer outros ônus de natureza fisco-tributária que incidam nas operações, bens e documentos da empresa;

 Auditoria de sistemas informatizados – compreende o exame e avaliação dos processos de planejamento, desenvolvimento, teste e sistemas aplicativos.

 Auditoria de compliance – significa estarem em conformidade com as leis, os regulamentos internos e externos e os princípios corporativos que garantem as melhores práticas do mercado.

 Auditorias especiais – abrange a realização de trabalhos especiais de auditoria, não compreendidos na programação normativa da área, solicitados pelos membros dos Conselhos Administrativos, Fiscal, Diretoria ou determinados em legislação específica. (CREPALDI, 2010, p.15)

2.5 Tipos de parecer/Opinião e seus significados

Os pareceres dos auditores independentes classificam-se em: a. Opinião sem ressalva;

b. Opinião com ressalva; c. Opinião adversa d. Abstenção de opinião

a. Opinião sem ressalva;

O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor está convencido sobre todos os aspectos relevantes. Este deve expressar essa convicção de forma clara e direta.

b. Opinião com ressalva;

Este parecer é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião. Ele deve obedecer ao modelo do

(8)

parecer sem ressalva, utilizando expressões "exceto por", "exceto quanto" ou "com exceção de", referindo-se aos efeitos do assunto objeto da ressalva. Não é aceitável nenhuma outra expressão na redação desse tipo de parecer.

c. Opinião adversa

O auditor deve emitir parecer adverso quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, impossibilitando a emissão do parecer com ressalvas. Ele emite a opinião de que as demonstrações contábeis não representam adequadamente a posição patrimonial e financeira de acorde com os princípios básicos da contabilidade.

d. Abstenção de opinião

O parecer com abstenção de opinião é emitido quando houver uma limitação significativa na extensão de seus exames que impossibilite o auditor expressar opinião sobre as demonstrações contábeis por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.

3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

A metodologia de pesquisa utilizada neste estudo, trata-se de uma pesquisa documental que contém uma abordagem qualitativa e quantitativa dos dados levantados

Para este estudo, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de apresentar conhecimentos a respeito do tema do trabalho, após procurou-se escolher as oito empresas de capital aberto no Brasil em ordem aleatória de colocação conforme pesquisa das cem maiores empresas do Brasil em 2013 realizada pela Revista Exame. Após verificou-se quais empresas de auditoria foram responsáveis pela emissão da opinião da auditoria. Para demonstrar se houve rotatividade das empresas de auditoria, primeiramente os dados foram tabulados evidenciando as oito empresas selecionadas bem como as empresas de auditoria

(9)

responsáveis pelas análises de seus relatórios anuais entre os anos de 2003 a 2013. As empresas pesquisadas atuam em diversos segmentos sendo eles, energia, mineração, bens de consumo, mineração e petroquímica entre outros, e localizam-se em diferentes cidades do Brasil. A escolha das empresas deu-se por meio de pesquisa online da Revista exame, onde procurou-se pelas “cem maiores empresas do Brasil em 2013”. A pesquisa resultou em um levantamento realizado pela revista Exame elencando as cem maiores empresas. Foram selecionadas as oito empresas de capital aberto e após pesquisando o relatório anual de cada uma delas.

A busca foi realizada no ano de 2014 e 2015 e a coleta dos dados ocorreu da seguinte forma: nos sites das empresas selecionadas, buscou-se pelos campos “investidores” ou “relação com investidores”, após foram escolhidas as opções “relatórios anuais”.

Nos relatórios anuais, buscou-se pelos anos entre 2003 a 2013 onde analisou-se quais empresas de auditoria responsáveis pela emissão da Opinião/Parecer da Auditoria.

As informações eram lançadas na tabela nomeada “Levantamento da Auditoria” nos campos indicados. No próximo tópico serão apresentados as análises dos resultados que foram obtidos nesta pesquisa bem como apresentação da tabela mencionada evidenciando os dados levantados. Será apresentado também um breve histórico de cada empresa selecionada, contendo nome da empresa, fundação e localização.

4 COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Com o intuito de verificar a rotatividade das empresas de auditoria em oito empresas de capital aberto no Brasil nos últimos dez anos, foi realizada a análise dos dados coletados.

A análise da rotatividade das empresas de auditoria nas empresas pertencentes a amostra são evidenciados na Tabela 1.

(10)

Tabela 1 – Rotatividade das empresas de auditoria

Fonte: elaborado pelo autor, (2015)

Tabela 2- Empresa de auditoria mais solicitada pelas empresas listadas acima

Fonte: elaborado pelo autor, (2015)

Conforme dados levantados, verificou-se que a empresa mais solicitada pelas empresas nos últimos dez anos foi a PriceWaterHouseCoopers , ou seja, das quatro empresas mencionadas acima, a PriceWaterHouseCoopers apareceu 32 vezes. Analisando a mesma tabela em valores percentuais, verificou-se que a PriceWaterHouseCoopers representa 32,94% da preferência das empresas pesquisadas conforme gráfico a seguir:

Gráfico 1 - Requisições de empresas de auditoria

Fonte: elaborado pelo autor, (2015) 28,24%

23,53% 32,94%

15,29%

Empresa de Auditoria mais solicitada pelas empresas (%) KPMG

Ernst & Young PWC

(11)

Tabela 3- Empresas que mais efetuaram rotatividade nos últimos dez anos

Fonte: elaborado pelo autor, (2015)

Na Tabela 3, pode-se notar que as empresas que mais efetuaram rotatividade de empresas de auditorias foram a Braskem e Ambev. Nos últimos dez anos, ambas efetuaram 4 vezes a rotatividade das empresas de auditoria.

Tabela 4- Empresa de auditoria mais solicitada em cada ano

Fonte: elaborado pelo autor, (2015)

Analisando os dados acima, verificou-se quais empresas foram as mais solicitadas pelas empresas pesquisadas nos anos indicados. Nos anos de 2003 e 2007 e 2008 foi constatado que as empresas de auditoria KPMG e PriceWater HouseCoopers apareceram 5 vezes cada.

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com este trabalho, pretendeu-se apresentar as empresas de auditoria responsáveis pelos pareceres das demonstrações contábeis de 8 empresas de capital aberto do Brasil elencadas conforme pesquisa da Revista Exame em 2013 e escolhidas aleatoriamente para este trabalho.

Durante as análises de dados, foram evidenciados as empresas de auditoria mais solicitada pelas empresas, empresa que mais efetuou rotatividade nos últimos dez anos, empresa de auditoria mais solicitada em cada ano e os tipos de pareceres que cada uma delas apresentou entre os anos 2003 a 2013.

(12)

Sobre estes dados, pôde-se observar que várias empresas adotam a prática de rotatividade das empresas de auditoria, sendo esse fato de suma importância tanto para empresa quanto para os investidores. Esta rotatividade é essencial também para evitar certos vícios, onde muitas vezes por criarem certo vinculo de amizade com proprietários da empresa, muitos auditores acabam beneficiando os mesmos durante a elaboração de seus pareceres.

Este estudo é importante também para pessoas que queiram utilizar as informações contidas nas tabelas e gráfico, para investir em ações em alguma das empresas citadas, utilizando os dados referente os anos de 2003 a 2013, sem a necessidade de acesso ao site.

Baseado no levantamento de dados, foi constatado que a empresa de auditoria KPMG foi a empresa mais solicitada entre as empresas pesquisadas nos anos de 2003 a 2013.

Também foi constatado que as empresas que tiveram maior rotatividade foram as empresas Braskem e Ambev, ou seja, nos últimos dez anos, ambas efetuaram 4 vezes a rotatividade das empresas de auditoria

Para estudos futuros, recomenda-se que seja verificada se a Instrução CVM 308/99 sobre a obrigatoriedade da rotatividade de empresas a cada cinco anos, ainda permanece suspensa ou ativa, assunto que não foi muito aprofundado neste estudo.

Ainda como recomendação, sugere-se que seja verificado quais os critérios utilizados na escolha e contratação dos auditores independentes pelas empresas e qual o procedimento adotado pelos administradores da empresa quando o parecer de um auditor apresenta ressalvas.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M.C. Auditoria: um curso moderno e completo. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ATTIE, W. Auditoria Interna: São Paulo: Atlas, 1986.

ATTIE, W. Auditoria: conceitos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1992. ATTIE, W. Auditoria: Conceitos e Aplicações, 5ª.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

(13)

AZEVEDO, S. Auditorias menores defendem a separação de serviço de consultoria. Texto publicado em 2002. Disponivel em

HTTP://www.citadini.com.br/auditoria/gm020819a.htm. Acesso em 03 abr. 2013.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil: Teoria e Pratica. São Paulo: Atlas, 2002

DIAS, Sérgio Vidal dos Santos. Manual de controles internos: desenvolvimento e implantação, exemplos e processos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2010.

FRANCO, Hilário. Estrutura, análise e interpretação de balanços: de acordo com a nova lei das S.A., Lei nº. 9.404, de 15/12/1976. 15 ed. São Paulo: Atlas, 1989. FRANCO, Hilário, MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GONÇALVES, C. A., MEIRELLES, A. M. Projetos e relatórios de pesquisa e administração. São Paulo: Atlas, 2004.

HOSS. Osni. et al., Contabilidade, ensino e decisão. São Paulo: Atlas, 2008. IUDÍCIBUS, Sérgio deTeoria da Contabilidade. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. IUDÍCIBUS, Sérgio de, MARION, Carlos José, Introdução à Teoria da

Contabilidade. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS I, MORAIS G. Auditoria Interna: função e processo. Texto publicado em 2002. Disponível em http://www.ipv.pt/millenium/ect13_3.htm.Acesso em 03 abr.

2013.

OLIVEIRA. L.M. et al., Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA. L.M. et al., Controladoria Estratégica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Apesar de o resultado da pesquisa não apresentar nenhuma particularidade em relação às práticas educativas parentais de alunos com altas habilidades em

Capítulo III.. Na verdade, para que se inicie o processo de especiação é preciso que estes dois grupos estejam fisicamente separados um do outro; falamos então em

Os estágios não-obrigatórios do curso de Farmácia poderão ser realizados a partir do primeiro semestre do curso, em atividades que assegurem o desenvolvimento

Av. de 10% à vista em dinheiro, 5% de desconto à vista no cartão de débito. Parcela-se nos cartões de crédito. de 10% mediante carteirinha. especiais para associados. de 10%

Quando questionados sobre a diferença entre número, numeral e algarismo (deixamos claro que esses significados se aplicavam para os dois sistemas de numeração, o decimal e

Pode se dizer que a educação dos surdos parece se encontrar hoje diante de uma encruzilhada. Por um lado, manter-se ou não dentro de paradigmas da educação especial

Adicionado a isso, RNA viral de filamento duplo, produzido quando o v´ırus est´ a tentando se reproduzir nas c´elulas que foram avisadas do ataque, pode desencadear o fechamento

Eu me senti totalmente desperta e cheia de energia, como quando se tem que pular para fora da cama e começar a fazer coisas porque você tem um dia cheio à