• Nenhum resultado encontrado

Environmental Monitoring of the Horizontal Profile of Housing System for Pregnant Sows, Using Precision Livestock Production

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Environmental Monitoring of the Horizontal Profile of Housing System for Pregnant Sows, Using Precision Livestock Production"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Monitoramento Ambiental do Perfil Horizontal de Um Galpão para Suínos, na Fase de Gestação, Utilizando Zootecnia de Precisão

Francisco Alexandre de Lima Sales1, José Antônio Delfino Barbosa Filho2, Tércia Maia Furtado de Aquino3, Ismênia França de Brito3, Luiz Euquério de Carvalho4

1 Mestrando em Engenharia Agrícola – UFC. sales.f.a.l@gmail.com

2 Professor do Departamento de Engenharia Agrícola (DENA) - UFC. zkdelfino@ufc.br

3 Mestrandas em Zootecnia – UFC. tercia_aquino@yahoo.com.br; ismenia_franca@hotmail.com

4 Professor do Departamento de Zootecnia – UFC. euquerio@ufc.br

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar um galpão de gestação de suínos, através da aquisição de dados de temperatura, umidade relativa, luminosidade e velocidade do vento. Esses dados foram coletados em vários locais no interior da instalação, formando uma espécie de malha de pontos. A coleta se deu durante um período de três dias e em três horários diferentes (9h, 13h e 17h). Posteriormente foi realizada uma análise geoestatística dos pontos amostrados para determinação dos perfis horizontais das respectivas variáveis medidas. Para a temperatura foi observado maiores valores durante às 13h e uma inversão da mesma entre às 9h e 13h para as regiões sudeste e noroeste, sendo apresentada uma maior variação de temperatura na região noroeste do galpão. A umidade relativa, como era de se esperar, apresentou comportamento contrário ao da temperatura. Durante o horário das 13h a umidade relativa do ar apresentou valores abaixo de 60% o que já se caracteriza como uma área de alerta para suínos. A luminosidade dentro da instalação se mostrou adequada, com intensidades acima de 40 Lux e um período mínimo de escuro de 8 horas. A variável velocidade do vento apresentou valores muito baixos o que certamente ocasionará uma maior sensação de desconforto térmico aos animais. Contudo pode-se observar que é de grande importância o monitoramento ambiental de granjas de suínos e que a geoestatística é uma ferramenta da zootecnia de precisão que pode ser de grande valia para estimar valores em áreas nas quais haja a impossibilidade de instalação de equipamentos de leitura das variáveis.

Palavras-chave: geoestatística, instalações zootécnicas, matrizes suínas

Environmental Monitoring of the Horizontal Profile of Housing System for Pregnant Sows, Using Precision Livestock Production

Abstract: This study evaluated a housing system for pregnant sows, through the acquisition of environmental data of temperature, humidity, light and wind speed. These data were collected at various locations inside the building, forming a kind of mesh of points. Trial was carried out during three days and three different times (9h, 13h and 17h). Subsequently was made a geostatistical analysis of the points for determination of horizontal profiles of the respective measured variables. Temperature showed higher values during 13h and a reversal of it between 9h and 13h for the southeast and northwest and showed a larger temperature range in the northwest of the building. The relative humidity, as was expected, showed a contrary behavior of temperature. During the time of 13h the relative humidity values were below 60% which is already characterized by a warning zone for the sows. The light inside the facility was adequate, with intensities above 40 lux and a minimum of 8 hours

(2)

of dark. The variable wind speed showed very low values which would certainly cause an increased in the thermal discomfort to the animals. This research showed the great importance for environmental monitoring and that geostatistics is a tool of animal precision that can be of great value to estimate values in areas where there is the impossibility of installing equipments to measure variables.

Key words: geostatistics, livestock, sows Introdução

O desempenho eficiente da produção de suínos depende da gestão do rebanho, bem como da nutrição, do controle sanitário, das instalações e de condições ambientais adequadas. O conceito desse tipo de produção está diretamente relacionado com a redução das perdas seletivas e o controle do processo (Silvia & Nääs, 2005).

Segundo Pandorfi et al. (2008) o ambiente do sistema de criação intensivo na suinocultura exerce influência direta na condição de conforto e bem-estar animal, promovendo dificuldade na manutenção do balanço térmico no interior das instalações. Outro fator de relevada importância o qual um ambiente pode influenciar está relacionado ao bem-estar animal que a cada dia ganha mais espaço na lista de prioridade dos produtores e consumidores.

A densidade de animais e a forma sob a qual estes estão dispostos no ambiente são de fundamental importância para determinar ações de manejo que se ajustem a cada fase da suinocultura. Pandorfi et al. (2008) avaliando as variáveis temperatura (°C) e entalpia (kJ.kg-1) observaram que as matrizes suínas alojadas em baias coletivas apresentaram melhores condicionamentos térmicos naturais quando comparadas com animais alojados em baias individuais. Com o objetivo de se diminuir os efeitos ambientais sobre os suínos e maximizar a produtividade, vem se discutindo novas tecnologias em instalações. Muitas alternativas podem ser adotadas pelos produtores, como o posicionamento correto das instalações, arborização ao redor dos

pavilhões, utilização de ventiladores, telhas refletivas e galpões semiclimatizados (Moreira et al., 2003).

Porém para o acompanhamento correto das necessidades de correções ou adaptações em instalações zootécnicas é fundamental um monitoramento ambiental, pois apenas com este tipo de informação é possível analisar e desenvolver um programa efetivo para o contorno deste tipo de situação.

A geoestatística têm-se mostrado de grande utilidade para caracterizar e mapear a variação espacial das propriedades dos sistemas (Couto et al., 1997). Borges et al. (2010), através de geoestatística avaliaram a pressão sonora em instalações de creche para suínos e utilizando o processo de krigagem para a interpolação dos pontos, foi possível predizer os níveis de pressão sonora nos locais onde não havia decibelímetros no interior da instalação. Sendo assim, este trabalho teve o objetivo de aplicar a zootecnia de precisão no monitoramento ambiental para avaliar o perfil horizontal, em baias de matrizes suínas em gestação, das variáveis ambientais: temperatura, umidade, luminosidade e velocidade do vento.

Material e Métodos

O presente trabalho foi desenvolvido no setor de suinocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, (latitude 3’44’42 S, longitude 38’34’45 W e altitude de 19 m). De acordo com a classificação de Köppen, a área do experimento está localizada em uma região de clima Aw’, que se caracteriza por possuir um

(3)

clima chuvoso, com precipitações de outono a verão e temperatura média maior de 18ºC durante o ano inteiro.

O experimento foi conduzido em baias individuais com matrizes suínas em gestação durante o período de 28 a 30 de setembro. A instalação (Figura 1) tinha pé direito de 1,85 m, área de 81,4 m2, com telhado coberto com telha de barro (colonial), beirais de 0,60 m, sendo que as paredes no entorno da instalação tinham altura de 0,8 m. A instalação não tinha nenhuma forma de climatização (lanternim, ventilador, nebulizadores ou outros), sua orientação era noroeste-sudeste, as baias continham bebedouros tipo chupeta e comedouros de alvenaria.

Foram coletadas quatro variáveis ambientais para avaliar a ambiência interna da instalação, a saber: temperatura de bulbo seco (°C), luminosidade (Lux), umidade relativa do ar (%) e velocidade do vento (m/s). Todos os parâmetros foram medidos com um aparelho Termo-higro-anemômetro-luximetro digital portátil, Modelo THAL-300. As medições destas variáveis foram realizadas às 9h, 13h e 17h durante três dias consecutivos. Foi construída uma malha física suspensa, a uma altura de 0,80 m, considerada a altura média dos animais, para demarcar o local onde as medições eram feitas.

A análise da dependência espacial determinada pelo semivariograma foi obtido com o auxilio do programa

GS+ "Geostatistical for Environmental Sciences", Versão 5.0 (GS+ 2000), que utiliza os valores das variáveis associados às suas respectivas coordenadas de campo para gerar cálculos. A elaboração dos mapas foi realizada com o auxilio do Software Surfer 9.5.510, utilizando o método da Krigagem.

Resultados e Discussão

Na Figura 2 é possível observar que as variáveis de temperatura e umidade relativa em todos os períodos se adaptaram melhor ao modelo gaussiano, sendo que obtiveram ótimas correlações com R2 superiores a 0,978, o que torna a modelagem bem fiel a realidade. Com relação à variável luminosidade no período de 9h às 13h, o semivariograma apresentou para o modelo esférico, a presença de efeito pepita com baixos valores de R2, 0,364 e 0,230, respectivamente para às 9h e 13h. Porém, o período de 17h se adequou ao modelo gaussiano com R2 igual a 0,946.

O parâmetro de velocidade do vento apresentou um comportamento de semivariograma inverso ao da luminosidade, sendo que a velocidade do vento teve como modelo que mais se adequou o exponencial para as 9h e esférico para 13h e 17h.

Os valores de temperatura, umidade, velocidade do vento e luminosidade se distinguiram em todos os horários no perfil horizontal da instalação como

Figura 1 - Planta baixa e localização da instalação, onde A = noroeste (NO), B = sudeste (SE), C = nordeste (NE) e D = sudoeste (SO)

(4)

Figura 2 - Semivariogramas de temperatura, umidade, luminosidade e velocidade do vento para às 9h, 13h e 17h em um galpão para suínos na fase de gestação

mostra a Figura 3. As maiores temperaturas foram observadas no período das 13h chegando a 32,3 °C em alguns pontos, enquanto que as menores temperaturas foram observadas às 9h e 17h. No período da manha (9h) houve maiores valores de temperatura na região B da granja este cenário se inverteu durante o horário de 13h quando foram encontrados valores mais elevados de temperatura na área A, as variações entre as áreas ficaram em torno de 2°C em todos os horários. Pôde-se obPôde-servar também, que os animais que Pôde-se encontram na área A sofrem as maiores variações de temperatura durante o dia chegando a 5°C de diferença, no entanto,

vale ressaltar que não houve grandes diferenças entre a região C e D provavelmente devido a sua pequena largura.

A relação entre a umidade e temperatura é facilmente observada tendo um comportamento inverso uma à outra. As variações de umidade relativa do ar entre a região A e B foram diferentes entre os horários do dia, às 9h houve uma variação superior a 10% enquanto que às 13h não ultrapassou a marca dos 5% entretanto a variação das 17h chegou bem próximo ao comportamento da 9h apesar de ter valores absolutos maiores que o citado anteriormente.

(5)

Figura 3 - Mapas de temperatura, umidade, luminosidade e velocidade do vento para as 9h, 13h e 17h em um galpão para suínos na fase de gestação

No horário das 13h toda a granja estava com a umidade igual ou inferior a 60% o que já indicaria uma situação de alerta podendo possivelmente vir a causar desconforto térmico.

Os valores de luminosidade encontrados na instalação entre os horários das 9h e 13h foram bem similares, porém se distinguiram do horário das 17h, como o período do experimento foi de 9h às 17h contabilizando um período de 8h e ainda com o fotoperíodo na época (setembro) de 11h, não constatouse estresse dos animais devido a baixa luminosidade, sendo que a maioria dos autores estipula um período mínimo de iluminação de 8h com luminosidade mínima de 40 lux. A luminosidade medida ao longo da instalação se mostrou bem homogênea.

A velocidade do vento apresentou comportamentos diferentes entre os horários, sendo que no período das 9h houve uma maior uniformidade na velocidade dos ventos, e também uma intensidade de maiores valores. O período que apresentou os menores valores foi o das 17h com o valor máximo de 0,1 m/s, no período das 13h. Sabendo que o vento não apresenta distribuição uniforme, possivelmente esta variação de valores esteja relacionada à ocorrência de pequenas rajadas de vento.

Conclusões

É essencial a utilização de equipamentos ou ações para a manutenção de um ambiente mais homogêneo e propício para o bom desenvolvimento e desempenho dos animais, principalmente na região

(6)

A, onde há uma constante ocorrência de situações de estresse térmico.

É de fundamental importância a utilização dos recursos da zootecnia de precisão no monitoramento ambiental de instalações zootécnicas para que se possa fazer uma inferência correta sobre as condições de bem estar dos animais.

A geoestatística é uma ferramenta auxiliar muito importante para se avaliar o ambiente interno de instalações zootécnicas, principalmente por permitir a determinação de valores onde há a impossibilidade de instalação de sensores.

Literatura Citada

BORGES, G.; MIRANDA, K. O. S.; RODRIGUES, V. C., et al. Uso da geoestatística para avaliar a captação automática dos níveis de pressão sonora em instalações de creche para suínos. Eng. Agríc. vol.30, n.3, 377-385, 2010.

COUTO, E.G., STEIN, A.; KLAMT, E. Large area spatial variability of soil chemical properties in central Brazil. Agriculture Ecosystems and Environment. 66: 139-152. 1997.

MOREIRA, I.; Paiano D.; Oliveira, G. C.; Gonçalves, G. S.; Neves, C. A.; Barbosa, O. R. Desempenho e características de carcaça de suínos (33 - 84 kg) criados em baias de piso compacto ou com lâmina d'água. Rev. Bras. Zootec. vol.32, n.1, 132-139, 2003.

PANDORFI, H.; SILVA, I. J. O.; PIEDADE, S. M. S. Conforto térmico para matrizes suínas em fase de gestação, alojadas em baias individuais e coletivas. Rev. Bras. Eng. Agríc. Ambient. vol.12, n.3, 326-332, 2008.

SILVA, K. O.; NAAS, I. A. Identificação eletrônica para avaliação do comportamento dos suínos na fase de gestação. Eng. Agríc. vol.25, n.2, 322-329, 2005.

Referências

Documentos relacionados

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Instale as duas luzes de travão/sinalização na parte inferior da plataforma de carga de plástico e suporte da plataforma de carga com dois pequenos suportes de luzes

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

 Managers involved residents in the process of creating the new image of the city of Porto: It is clear that the participation of a resident designer in Porto gave a

We would like with this study to optimize the learning process for students who are striving for more success, and for that purpose we need to know what the students