• Nenhum resultado encontrado

2º PDE PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º PDE PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

2013

PROGRAMA

DE DIRECÇÃO

DE EMPRESAS

(2)
(3)

Ao fazermos uma análise retrospectiva do progresso da humanidade, verificamos que este resulta de um processo longo de inves-timento contínuo em formação nos vários domínios da ciência, permitindo um maior conhecimento do meio circundante. O posicionamento de Angola, das suas empresas, instituições e empresários a longo prazo em África e no Mundo, tendo em con-ta os seus recursos naturais e humanos, está directamente ligado ao investimento que se fizer na formação dos seus quadros qualquer que seja o seu nível na estrutura hierárquica da empresa.

Na ASM – Angola School of Management – entendemos que os Dirigentes são uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou negócio e que cumprirão a sua função na medida em que estiverem bem formados e preparados e forem conscientes da sua responsabilidade.

O PDE – Programa de Direcção de Empre-sas está estruturado de forma a oferecer ao gestor ferramentas que elevem a capacidade de estar à altura das suas responsabilidades, enfrentar os desafios que lhe são colocados e tomar as decisões que contribuam para a prosperidade da empresa.

Para esta 2ª edição do PDE, o nosso convite é dirigido aos Directores-Gerais de pequenas e médias empresas e aos Directores de De-partamento de empresas de média e grande dimensão que tenham uma experiência mínima de 5 anos em lugares de Direcção. A participação no programa, garantirá, entre outros, os seguintes objectivos:

• Apurar e aprofundar os mecanismos de análise e tomada de decisão;

• Desenvolver uma perspectiva integral da empresa que permita garantir a sustenta-bilidade das decisões que tomar;

• Encurtar caminhos, aliando a teoria à prática, tirando proveito da experiência pessoal acumulada;

• Desenvolver uma maior percepção de si mesmo e do seu estilo de gestão;

• Rever a visão sobre o modelo de negócio da sua empresa.

Se aspira uma maneira diferente de pensar e fazer as coisas para melhorar como Dirigen-te, encontrará no PDE – Programa de Direc-ção de Empresas uma oportunidade ímpar. Aguardamos por si,

Eng. José Maria Wanassi Dean da ASM

(4)

“O PDE é um programa que veio alterar de forma significativa

a minha maneira de olhar para os meandros da gestão de

equipas numa estrutura empresarial. Permitiu-me adquirir

novas técnicas de liderança.

O seu método, inovador no contexto nacional, de Estudo de

Caso de forma metódica e cientificamente sustentada, é uma

mais-valia na abordagem que os gestores podem e devem

ter, quando confrontados com as mais variadas situações

inerentes às suas funções. Independentemente de se tratar

de empresas públicas, como é o meu caso, ou privadas, a

metodologia básica é a mesma, salvaguardando-se as

especi-ficidades tipológicas de cada empresa, como é óbvio.

O ambiente criado foi muito aprazível, não só pela extrema

competência e profissionalismo demonstrados pelos

formado-res, realçando-se a disponibilidade permanente no

esclareci-mento de dúvidas, seja no período da formação propriamente

dita ou a posteriori, como também pelo espírito de

camarada-gem e empenho dos formandos, que cedo se aperceberam de

terem perante si uma oportunidade ímpar de enriquecimento

profissional e de interacção humana.

Uma palavra final de apreço à ASM - Angola School of

Mana-gement e por extensão à AESE e ao IESE, por disponibilizarem

esta ferramenta, que a julgar pelas reacções dos aderentes,

terá um impacto significativo e talvez mesmo com potencial

de “revolucionar” as empresas angolanas nesta fase

altamen-te alicianaltamen-te da nossa economia e da sociedade no seu todo.”

DR.ª EVA APOLINÁRIO CORREIA

(5)

OBJECTIVOS

DO PROGRAMA

O PDE foi preparado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direcção, empresários e gestores de PMEs. É uma formação ímpar, graças ao desenvolvimento de competências e funções de gestão, permitindo aos participantes:

• Adquirir uma perspectiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia como gestor, através da discussão de cerca de 100 casos e da aprendizagem pelo testemunho de gestores com carreiras relevantes no mercado nacional e internacional; • Aperfeiçoar a sua capacidade de análise e resolução de problemas complexos e uma melhor utilização das ferramentas básicas de gestão; • Confrontar, na franca interacção com os outros participantes, as suas práticas de gestão e desenvolver planos rigorosos e realistas; • Desenvolver uma melhor compreensão da sua própria organização, no confronto com estratégias e modelos do negócio; • Ampliar a possibilidade e espaço de troca de impressões, tendo por base a expertise e o envolvimento dos Professores e da Direcção de Programa.

(6)

DR.ª MARIA INÊS SANTANA

Directora da Direcção de Crédito, Banco Keve

“Foi uma formação digna de reconhecimento.

Fica-mos dotados de ferramentas académicas que nos

permitem obter os melhores resultados e contribuir

para o desenvol vimento das nossas organizações.

Foi proveitosa, hoje passamos a ter capacidades

técnicas que favorecem a obtenção de melhores

resultados nas funções que desempenhamos nas

nossas organi zações.

A ASM está a semear cérebros de obra para o

desen-volvimento de Angola.”

(7)

Aprender a liderar é um processo construtivo, onde a prática, a experiência e o talento servem de base para a tomada de decisões. O Método do Caso é a base desta formação. Com a análise de um caso – estudo de um problema real, semelhante ao que um executivo ou dirigente encontra na sua vida profissional, com a complexidade, riscos e desafios inerentes – as capacidades de liderança dos participantes são desenvolvidas de uma forma prática, real e inestimável, transformando efectivamente a aprendizagem de competências, técnicas e ferramentas, em decisões ponderadas e eficazes.

O PDE, baseado no Método do Caso utilizado na Harvard Business School, representa uma estimulante experiência formativa.

A análise dos casos tem três fases:

MÉTODO

DO CASO

ESTUDO INDIVIDUAL:

O participante estuda previamente o Caso, o que lhe exige cerca de 2 horas de trabalho pessoal, procurando tomar as decisões que a situação lhe pede. TRABALHO DE GRUPO:

As conclusões de cada participante são, depois, discutidas numa reunião de oito a dez pessoas. O encontro de diferentes pontos de vista – correspon- dentes ao background de cada mem-bro do grupo, às suas características pessoais e aos seus modelos de di-recção – acrescentam valor à análise individual.

SESSÃO GERAL:

Finalmente, em plenário, o professor coordena o debate e sintetiza os as-pectos principais do Caso, atendendo às várias alternativas de solução e aos possíveis critérios de decisão. Ao exame e discussão dos Casos, une- -se o estudo da documentação científi-ca e técnica proporcionada e elaborada pela AESE, e também a participação em conferências-colóquio.

(8)
(9)

O Programa terá um total de 110 sessões de 1h15 cada, distribuídas de acordo com as seguintes áreas:

POLÍTICA DE EMPRESA

Responsável: Prof. Adrián Caldart 20 sessões

Desenvolve o ponto de vista da Alta Direcção, integrando as actividades que constituem a dinâmica empre-sarial, como um todo harmónico para conseguir resultados justos e eficazes. Aprofunda as decisões de governo da empresa, contemplando: · A escolha e a realização do negócio; · A estrutura executiva e os sistemas de convivência na organização; · A configuração institucional dos poderes e das iniciativas pessoais; · Desenvolve as capacidades do dirigente e as dos seus colaboradores imediatos.

POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING

Responsável: Prof. Ramiro Martins 20 sessões

Dedica-se ao conhecimento dos clientes ou potenciais clientes e da concorrência e, a partir deste co-nhecimento, ao desenvolvimento de uma estratégia e estabelecimento de políticas comerciais, tão inovadoras quanto possível, no âmbito de cada organização. Estuda, depois, as vari-áveis do marketing-mix, procurando elaborar planos comerciais que defi-nam uma oferta diferenciada das da concorrência, isto é, acrescentando mais valor na satisfação das necessi-dades dos clientes.

ECONOMIA, FINANÇAS, CONTROLO E CONTABILIDADE Responsável: Prof. Pedro Pimentel 25 sessões

Dedica-se à análise e diagnóstico financeiro – da gestão do circulante e do financiamento a curto prazo, e do estudo de investimentos e do estabelecimento de políticas financei-ras a longo prazo (dívida, dividendos e auto-financiamento, etc.), – sem esquecer os elementos que acres-centaram novas dimensões à gestão financeira.

No Controlo e na Contabilidade, são desenvolvidas as competências dos participantes no que toca aos

proces-COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA

Responsável: Prof. Eugénio Viassa Monteiro 20 sessões

Enriquece a Direcção de Recursos Humanos com a elaboração de um esquema conceptual da organização, fundado na análise das motivações humanas, no estudo de alguns pro-blemas habituais, como os relativos à comunicação, autoridade, delegação, conflitos interpessoais, etc., e nas diferentes estratégias que os podem solucionar. Finalmente, analisa a figura do dirigente, e suas dimensões, nomeadamente a da liderança e os aspectos deontológicos da sua tarefa.

GESTÃO DE OPERAÇÕES, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Responsável: Prof. Jorge Ribeirinho Machado 25 sessões

As operações são apresentadas na perspectiva da Direcção-Geral, inte-gradas numa cadeia de valor centrada na satisfação do cliente e como base para aumentar a competitividade empresarial. As primeiras sessões abordam as variáveis da acção e as relações com fornecedores e clien-tes. Num segundo grupo de sessões, analisa-se o papel do conhecimento na resolução de problemas, o pro-blem driven management. Na terceira parte, estudam-se as

Do programa constam, ainda, 22 sessões de trabalho de grupo, com a duração de 1h30.

ESTRUTURA

(10)

PROFESSORES

E CONFERENCISTAS

ECONOMIA, FINANÇAS, CONTROLO E CONTABILIDADE

JOSÉ MIGUEL PINTO DOS SANTOS

Doutor em Economia (U. Hiroshima); MBA (U. Nova de Lisboa).

PEDRO PIMENTEL

Doutor em Economia (U. Nova de Lis-boa); Mestre em Engenharia Estrutural (FEUP); Lic. em Engenharia Aeronáutica (U. Politécnica de Madrid).

RAFAEL FRANCO

DBA (Manchester B.S.); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Economia (UNL).

SÉRGIO DOS SANTOS

Executive MBA (IESE); Lic. em Econo-mia (UAN).

GESTÃO DE OPERAÇÕES, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

AGOSTINHO ABRUNHOSA

Executive MBA AESE/IESE; Lic. em Ges-tão e Organização de Empresas (ISEG).

JORGE RIBEIRINHO MACHADO

Doutor em Filosofia da Acção e Di-recção de Organizações (U. Navarra); Executive MBA (AESE/IESE); Mestre em Planeamento Urbano (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto).

JOSÉ MARIA F. WANASSI

Director da ASM; PDE (AESE); Lic. em Engenharia Geofísica (UAN).

JOSEP RIVEROLA

Doutor em Filosofia (Operations Rese-arch) Stanford University; Doutor em Engenharia Industrial E.T.S.I.I., Terras-sa; Mestre em Ciência (Operations Re-search), Stanford University .

POLÍTICA DE EMPRESA

ADRIÁN CALDART

PhD (IESE, U. Navarra); MSc (IESE, U. Navarra); MBA (ESEADE, Buenos Ai-res); BA (UCA, Buenos Aires).

LUIS MANUEL CALLEJA

MBA (IESE); Lic. em Física (U. Complu-tense de Madrid).

MANUEL AGUIAR

Doutor em Gestão (Not. Trent Univ. – UK); PDE (AESE); MBA (EGP); PAGE (UCP); Lic. em Direito (UCP).

RUI PEREIRA DO AMARAL GOURGEL

Licenciatura em Engenharia Electrotéc-nica (UAN); International Faculty Pro-gram (IESE); III PADE ASM 2011.

POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING

ADOLFO GONZÁLEZ

PDE (AESE); Lic. em Engenharia Mecâ-nica (U. Minho).

LLUÍS G. RENART

Ph.D. em Management (IESE, U. Navar-ra); Mestre em Gestão e Administração de Empresas (U. Chicago); Bacharelato em Ciência de Gestão (ESADE-UPC).

RAMIRO MARTINS

MSc em Business Research (Henley Business School); PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Quími-ca (U. Porto).

COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA

EUGÉNIO VIASSA MONTEIRO

Doutor em Filosofia da Acção e Direcção de Organizações (U. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Electrotécnica (IST).

JOÃO MARTINS DA CUNHA

Mestre em Comunicação nas Organiza-ções (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (I.I. San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).

JOSÉ FONSECA PIRES

Executive MBA AESE/IESE; Lic. em Me-dicina (U. Porto).

MARIA DE FÁTIMA CARIOCA

DBA pela Manchester Business School (U. Manchester); PDE (AESE); Mestre em Matrimónio Y Fa mília (U. Navarra); Mestre em Engenha ria de Sistemas e Computadores (IST); Lic. Engenharia Electrotécnica (IST).

VALTER BARROS

Mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores (FEUP); Lic. em Ma-temática Aplicada – ramo Ciência dos Computadores (FCUP); 1º PADE (ASM – Luanda).

(11)
(12)

DR. LEONARDO PAULO ALMEIDA ESTRELA

Subdirector de Garantia de Qualidade para o Centro de Documentação Técnica, TAAG

“A interacção entre os participantes ao longo das

dife-rentes sessões é, sem dúvida, um dos factos marcantes

de um programa, em que todos, apesar da

multipli-cidade das suas origens profissionais, encontram de

certa forma algum paralelismo com os “casos” que são

abordados no PDE.

Esta partilha de experiências, aliada a qualidade dos

professores e conferencistas do programa, valorizam o

aprendizado, contribuindo para a adopção de melhores

práticas, bem como a edificação de um tipo de gestores

preocupado em lidar com os mais variados aspectos

que norteiam a direcção de uma empresa, desde a

governação ao marketing, passando pelas finanças, a

gestão de pessoas e as operações.

É pois com bastante agrado que o recomendo. A

experi-ência que tive com o PDE excedeu as minhas

expectati-vas, as pessoas na ASM foram extremamente atencio sas

e espero poder voltar em próximas oportunidades.”

(13)

A ASM é uma iniciativa de quadros e instituições públicas e privadas,

angolanas e estrangeiras, comprometidas com o desenvolvimento de

Angola. Esta Escola de Direcção e Negócios, que baseia o seu ensino

no método do caso, procura manter elevados padrões de exigência e

excelência, considera-se capaz de competir com o que de melhor se faz no

mundo, no âmbito da formação de Empresários e Dirigentes de empresas e

pretende constituir-se como uma referência neste âmbito para Angola.

Como verdadeira Escola de Direcção e Negócios, a ASM procurará

posicionar-se como centro de investigação e de geração de conhecimento

sobre a empresa e como pólo de criação de relações empresariais.

ASM - ANGOLA SCHOOL

OF MANAGEMENT

A estreita colaboração entre a AESE e o IESE, traduz-se no intercâmbio de profes-sores, na elaboração de casos e programas conjuntos de investigação, bem como em deslocações de formação no âmbito dos Programas de formação de executivos, tal como nos programas de formação da Alta Direcção em Angola.

O IESE Business School é a escola de

pós-graduação em gestão de empresas da Universidade de Navarra. O seu reconheci-do prestígio internacional deve-se, não só à sua presença constante nos lugares cimei-ros dos rankings das melhores Business Schools do mundo, mas também aos seus 32.000 Alumni, espalhados por mais de 100 países, reconhecidos pela sua exce-lência profissional, integridade e visão. O factor determinante do seu reconhecimento, e base de sucesso dos seus programas de formação de executivos é a dedicação da Universidade ao desenvolvimento e enrique-cimento do indivíduo.

Desde o primeiro momento, a AESE colabora com a ASM pondo ao serviço da sua missão o

know--how do seu corpo docente (académicos e

dirigen-tes empresariais), uma experiência de 30 anos na formação de executivos e um empenho renovado de contribuir para a formação e desenvolvimento de Professores Angolanos na metodologia do caso aplicada à gestão e de aprendizagem dos profis-sionais de Angola que seja relevante para adequar a formação que se dá à realidade local.

A AESE - Escola de Direcção e Negócios, a mais

antiga Escola de Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspecti-va cristã do Homem e da Sociedade. O seu reco-nhecimento no mundo empresarial advém da for-mação de já mais de 4300 dirigentes, que, com a AESE, aperfeiçoaram os seus conhecimentos em gestão e desenvolveram a sua capacidade de to-mada de decisões. A visão internacional, a cultura da aprendizagem participativa, o respeito pelos valores humanos e éticos e a investigação rigorosa e actualizada são alguns dos princípios essenciais da actividade da AESE, tornando-a numa escola

(14)

HORÁRIO TIPO

TERÇA-FEIRA Sessão Coffee-break Trabalho de Grupo Sessão Almoço Sessão Sessão Sessão QUARTA-FEIRA Sessão Coffee-break Trabalho de Grupo Sessão QUINTA-FEIRA Sessão Coffee-break Trabalho de Grupo Sessão 08h30 » 09h45 09h45 » 10h05 10h05 » 12h00 12h00 » 13h15 13h15 » 14h30 14h30 » 15h45 16h00 » 17h15 17h30 » 18h45

CALENDÁRIO DAS SESSÕES

A distribuição das sessões pelas áreas académicas poderá sofrer alguma alteração.

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

5 sessões

FEVEREIRO 05 » 07

19 » 21

MARÇO

05 » 07

19 » 21

ABRIL

09 » 11

23 » 25

MAIO

07 » 09

21 » 23

JUNHO

04 » 06

18 » 20

JULHO

02 » 04

OPERAÇÕES E TECNOLOGIA POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING CONTABILIDADE E SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO COMPORTAMENTO HUMANO

NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA FINANÇAS

POLÍTICA DE EMPRESA

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes em todas as sessões de trabalho. O PDE realiza-se no Hotel Alvalade, na Avenida

PREÇO TOTAL: 20.000 USD Gabinete de Admissões:

Evelize Miguel

Telefone [+244] 222 338 202 Fax [+244] 222 339 618

(15)

03 MENSAGEM DO DEAN 05 OBJECTIVOS DO PROGRAMA 07 MÉTODO DO CASO

09 ESTRUTURA DO PROGRAMA 10 PROFESSORES E CONFERENCISTAS 13 ASM - ANGOLA SCHOOL OF MANAGEMENT 13 AESE - ESCOLA DE DIRECÇÃO E NEGÓCIOS 13 IESE BUSINESS SCHOOL

14 CALENDÁRIO DAS SESSÕES 14 HORÁRIO TIPO 14 INFORMAÇÕES GERAIS

PROCESSO DE ADMISSÃO

PRÉ-INSCRIÇÃO ENTREVISTA PESSOAL COM O DIRECTOR DO PROGRAMA ADMISSÃO E CONFIRMAÇÃO AO PARTICIPANTE

(16)

ASM - Angola School of Management Rua General Roçadas Nº 37, Bairro Ingombotas, Luanda - Angola Telefone [+244] 222 338 202 Fax [+244] 222 339 618 Telemóvel [+244] 924 843 882 ©2012 Design Gráfico

atelier adão paranhos

Referências

Documentos relacionados

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Por meio dos relatos feitos pelos(as) colaboradores(as) deste estudo, investigamos os significados sociais de “saber ler” e de “saber escrever; identificamos as práticas sociais