• Nenhum resultado encontrado

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: PEDAGOGO SOCIAL ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: PEDAGOGO SOCIAL ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

PEDAGOGO SOCIAL

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Concurso Público Município de Guatambu - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões de números 01 a 04.

DIREITOS DA MULHER

"Igualdade entre gêneros é um ótimo negócio para empresas", diz ONU.

As eleições se aproximam e a desigualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres ganha destaque nos debates sobre o futuro do país. A questão também está no radar de várias empresas que vêm se beneficiando de políticas de inclusão, mas, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), ainda há muito espaço para avanços. “A igualdade de gênero não é apenas uma questão de justiça e de direitos humanos, é importante para o desenvolvimento econômico e um ótimo negócio para as empresas”, defendeu Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, durante o Fórum dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, em São Paulo, que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto de 2018.

O Evento, que reuniu representantes de governos, empresas e instituições da América Latina, Caribe e Europa, foi palco do lançamento oficial do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios. A iniciativa foi criada pela ONU Mulheres em parceria com a Organização Mundial do Trabalho e a União Europeia para estimular e apoiar o setor privado no fortalecimento da liderança das mulheres nos negócios, aumento da participação na força de trabalho e igualdade de direitos e oportunidades.

Apesar de reconhecer avanços como o aumento de mulheres no mercado de trabalho nos últimos anos, a Diretora Regional da ONU Mulheres, Luiza Carvalho, destaca que a desigualdade ainda prevalece. “O programa não é endereçado apenas às próximas gerações, é destinado às mulheres deste tempo em que vivemos. Buscamos mudanças aqui e agora”, disse.

Para Nadine, este é um momento decisivo para que os diversos setores se unam para fazer as escolhas certas que levarão às mudanças necessárias para a garantia dos direitos da mulher. “Algumas vezes, recai sobre uma geração ser grande e fazer grandes avanços”, completou Luiza, citando Nelson Mandela, ao convocar os empresários a assumirem um papel de agentes dessa mudança.

Atualmente as mulheres brasileiras ganham, em média, 76,5% do rendimento masculino e são minoria em cargos de liderança. Os desafios apontados por estudos especializados são muitos, como o preconceito, muitas vezes inconsciente, na hora de contratar ou promover funcionárias, carência de modelos, exposição a assédio, falta de flexibilidade, entre outros. Para João Gomes Cravinho, Embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, o rápido avanço tecnológico também pode ser uma barreira, pois dificulta o reingresso ao mercado de trabalho após alguns anos, o que prejudica mulheres que se afastam pela maternidade. ”É um absurdo que igualdade de gênero no trabalho ainda tenha que ser um tema em 2018, mas a boa notícia é que estamos trabalhando juntos para que isso não seja mais uma realidade no futuro", comentou.

Algumas empresas já apresentam um quadro de funcionários equilibrado, mas isso não significa que o trabalho acabou. “Esse número é apenas um dos indicadores. Tem toda uma questão de postura, cultura e comportamentos que precisa ser observada para garantir a igualdade”, alerta Adriana Carvalho, Gerente para os Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres Brasil.

O Fórum abordou ainda outros tipos de discriminação no mundo corporativo, como a questão racial e LGBTI. “O Brasil ainda é um país marchista e racista, por isso precisamos de ações

(4)

afirmativas nas empresas para mudar esse quadro”, afirmou Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil Pacto Global.

A posição do Ex-Secretário Geral da ONU, Koffi Annan, falecido no dia 18 de agosto de 2018 , também foi destacada durante o evento. “Ele defendia que a igualdade de gênero não era um fim em si, mas um meio para diminuição da violência, o avanço da economia e o desenvolvimento de todos”, lembrou Carlo. Os benefícios de políticas de diversidade e inclusão também são percebidos no resultado financeiro de diversas empresas que apresentaram seus casos de sucesso durante o Evento.

Roberta Figueiras

Colaboração para Universa – Adaptado.

https://universa.uol.com.br

01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central:

a) A igualdade de gêneros é um direito, importante para o desenvolvimento econômico e para as empresas.

b) O Fórum dos Princípios de Empoderamento das Mulheres reuniu representantes de governos, empresas e instituições da América Latina, Caribe e Europa.

c) O rápido avanço tecnológico dificulta o reingresso de mulheres que se afastam pela maternidade.

d) Os debates sobre o futuro do país ganham destaques na aproximação das eleições. 02- A relação de ideia estabelecida pela oração destacada, foi identificada CORRETAMENTE entre parênteses em:

a) “O Brasil ainda é um país marchista e racista, por isso precisamos de ações afirmativas nas empresas para mudar esse quadro.” 7º parágrafo (explicação)

b) “Algumas empresas já apresentam um quadro de funcionários equilibrado, mas isso não significa que o trabalho acabou.” 6º parágrafo (oposição)

c) “Para João Gomes Cravinho (...), o rápido avanço tecnológico também pode ser uma barreira, pois dificulta o reingresso ao mercado de trabalho após alguns anos (...).” 5º parágrafo (causa).

d) “Tem toda uma questão de postura, cultura e comportamentos que precisa ser observada para garantir a igualdade” 6º parágrafo (concessão).

03- É incorreto afirmar que, para o desenvolvimento do texto, o autor fez uso do seguinte recurso:

a) Elementos de coesão para articular com maior clareza as ideias do texto. b) Linguagem predominantemente denotativa para objetivar as informações.

c) Linguagem predominantemente impessoal para eliminar marcas de subjetividade.

d) Linguagem em prosa literária e plurissignificativa com o discurso variando entre o polêmico e o irônico.

04- No texto lê-se “A questão também está no radar de várias empresas (...), mas, segundo a ONU, ainda há muito espaço para avanços.” (1º parágrafo).

Os termos sublinhados acima têm, respectivamente, a equivalência de: a) Inclusão/tempo/intensidade.

b) Afirmação/tempo/realce.

c) Designação/explicação/ratificação. d) Situação/designação/intensidade.

(5)

05- O módulo do número complexo Z = 2 + 3i, vale: a) √

b) √ c) √ d) √

06- Sobre a função f(x) = 2x – 6 é correto afirmar que: a) O gráfico será uma reta crescente pois a<0. b) O gráfico intercepta o eixo Y no ponto (-6, 0). c) Terá como raiz da função o ponto (3,0). d) O gráfico será uma reta constante.

07- Sobre a função f(x) = x² - 7x + 12 é correto afirmar que:

a) O gráfico será uma parábola com concavidade voltada para cima pois a>0 e terá um valor máximo.

b) Intercepta o eixo Y no ponto (0,-12). c) Apresenta duas raízes reais e iguais.

d) Intercepta o eixo X nos pontos (3,0) e (4,0).

08- São parâmetros estatísticos usados para determinar o grau de variabilidade dos dados de um conjunto de valores:

a) Média Geométrica. b) Medidas de Dispersão. c) Mediana Aritmética.

d) Medidas de Variabilização.

09- Conforme incisos do artigo 5º da Lei Complementar Municipal nº 004/2001 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Guatambu, são requisitos básicos para investidura em cargo Público, exceto:

a) A idade mínima de 16 anos. b) Aptidão física e mental.

c) A quitação com as obrigações militares e eleitorais. d) O gozo dos direitos políticos.

10- De acordo com os incisos do artigo 91 da Lei Orgânica do Município de Guatambu, são direitos dos Servidores Públicos entre outros, exceto:

a) Licença-paternidade, nos termos fixados em lei.

b) Gozo de férias anuais remuneradas, pelo menos, com dois terços a mais do que a remuneração normal, vedada a contagem em dobro.

c) Previdência social, extensiva aos dependentes e ao cônjuge, na forma da lei. d) Remuneração do trabalho noturno superior a do diurno.

(6)

Conhecimentos Específicos

11- Segundo Libâneo (1999), o pedagogo é um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos, atendendo as demandas socioeducativas decorrentes de novas realidades. O trabalho de pedagogos em programas da Assistência Social, como os que atuam no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), não contempla:

a) A garantia de uma bolsa de aprendizagem aos adolescentes em vulnerabilidade social. b) A prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e

aquisições do fortalecimento de vínculos.

c) A responsabilidade de direcionar e planejar, juntamente com os outros profissionais da equipe, as atividades a serem realizadas.

d) O atendimento de grupos de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.

12- O pedagogo social na administração de políticas sociais deve: I- Inserir a prática da educação, em espaços não escolares.

II-Trabalhar na promoção dos direitos à dignidade e do bem-estar dos sujeitos assistidos. III- Oportunizar a educação individual na sua forma tradicional compreendendo o sujeito.

IV- Exercer atividades ligadas à gestão de projetos, coordenação de equipes e captação de recursos. Estão corretas: a) I, II e III. b) II e III. c) I, II e IV. d) II e IV.

13- O pedagogo que trabalha na área da assistência social deve estar preparado para o enfrentamento dos problemas e desafios sociais. Atuando na proteção social básica o pedagogo objetiva:

I- A prevenção dos riscos sociais e das vulnerabilidades de crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiências.

II- O desenvolvimento de projetos sociais na orientação de indivíduos, que por causa dos impactos gerados pelas políticas econômicas foram excluídos dos seus direitos sociais.

III- A coordenação do projeto de formação continuada dos profissionais da escola para o aprimoramento teórico-metodológico.

As afirmações I, II e III são respectivamente: a) Verdadeira; falsa; verdadeira.

b) Verdadeira; verdadeira; falsa. c) Verdadeira; verdadeira; verdadeira. d) Verdadeira; falsa; falsa.

14- A Pedagoga Ana Maria, atualmente trabalha atendendo adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas que foram encaminhados à Casa-Lar, que é um serviço de Proteção Social:

a) Exclusiva. b) Básica.

c) Especial de alta complexidade. d) De média complexidade.

(7)

15- O Plano de Ação do Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS), é um instrumento que norteia a intervenção da equipe técnica, portanto, deve contemplar:

I- A realidade do território, os recursos disponíveis e o projeto técnico.

II- A organização do planejamento curricular de atividades que favoreçam o desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas e linguísticas.

III- Os objetivos, as metas e os preceitos preconizados pela Política Nacional de Assistência Social.

É correto afirmar que:

a) As afirmativas I e II são verdadeiras. b) Somente a afirmativa III é verdadeira. c) Todas as afirmativas são verdadeiras. d) As afirmativas I e III são verdadeiras.

16- O Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que cria condições de exigibilidade para os direitos da criança e do adolescente, que estão definidos no artigo 227 da Constituição Federal. Analise as afirmativas abaixo em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

I- A defesa dos direitos infanto-juvenis, na forma da lei, deve ser proporcionada exclusivamente pelo Estado e não pelos seus pais ou responsável quanto por qualquer cidadão.

II- O Poder Público no nível municipal apenas tem o dever de desenvolver políticas públicas voltadas à proteção integral da saúde de crianças e adolescentes, sem o regime de prioridade. III- Somente em caráter excepcional é admitida a colocação em família substituta mediante a concessão de guarda a terceiro interessado, porquanto toda criança ou adolescente tem direito de ser criado e educado no seio da sua família natural, entendida esta como a comunidade formada pelos pais biológicos ou qualquer deles e seus descendentes.

IV- Por determinação do Conselho Tutelar ou autoridade judiciária, no entanto, pais ou responsável podem ser obrigados a matricular seus filhos ou pupilos e acompanhar sua frequência e aproveitamento escolar também na creche, sob pena da prática da infração administrativa.

Está correto o que se afirma em: a) III e IV apenas.

b) I, II e IV apenas. c) II, III e IV apenas. d) I, II e III apenas.

17- O Conselho Tutelar foi criado conjuntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente e instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Em relação ao Conselho Tutelar assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( )É composto por membros eleitos pela comunidade para mandato de cinco anos.

( )É obrigatória a existência de, pelo menos, um Conselho Tutelar por cidade, constituído por cinco membros.

( )É um órgão permanente que pode ser extinto, sendo subordinado a qualquer outro órgão estatal.

( )É atribuição do conselho atender não só as crianças e adolescentes, como também atender e aconselhar pais ou responsáveis.

( )Não é função do Conselho Tutelar fazer busca e apreensão de crianças e/ou adolescentes, expedir autorização para viagens ou desfiles, determinar a guarda legal da criança.

( )Integra o Poder Judiciário onde o conselheiro é responsável por aplicar medidas e executa-las.

A sequência correta de cima para baixo é: a) F-V-F-V-V-F.

b) V-V-V-F-V-F. c) V-V-F-V-V-V. d) F-V-V-V-V-V.

(8)

18- A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, instituído pela Constituição Federal de 1988 e que a partir de 1993, com a publicação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é definida como Política de Seguridade Social.

Analise as afirmativas abaixo em relação à proteção social básica.

I- Visa proporcionar a inclusão social, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o acesso aos serviços públicos.

II- É atribuída exclusivamente a pessoas com fragilização dos vínculos afetivos e relacionais, ou seja, discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, entre outras.

III- É destinada a população que vive em situação de vulnerabilidade social, decorrentes da: pobreza, privação (ausência de renda, precária ou nulo acesso aos serviços públicos).

IV- Faz parte da proteção social básica o Programa de Atenção Integrado às Famílias e o Bolsa Família.

Está correto o que se afirma em: a) I, II e III apenas.

b) III e IV apenas. c) I, III e IV apenas. d) I, II e IV apenas.

19- Analise as afirmativas abaixo em relação ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

I- Não tem caráter intersetorial, por isso também não integra a Política Nacional de Assistência Social.

II- Compreende transferências de renda e trabalho social com famílias.

III- Tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados. IV- Não é ofertado serviços socioeducativos para crianças e adolescentes.

Está correto o que se afirma em: a) I, II e III apenas.

b) II e III apenas. c) II, III e IV apenas. d) I, II e IV apenas.

20- O Plano Nacional de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil, considerando a permanente violação de direitos das crianças e dos adolescentes concretizada na exploração do trabalho infantil e em decorrência deste, apresenta os seguintes eixos estratégicos, exceto:

a) Promoção e fortalecimento da família na perspectiva de sua emancipação e inclusão social.

b) Garantia de educação pública de qualidade para todas as crianças e os adolescentes. c) Priorização da legalização do trabalho infantil nas agendas políticas e sociais.

d) Proteção da saúde de crianças e adolescentes contra a exposição aos riscos do trabalho.

21- Sobre o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), marque a alternativa incorreta: a) É presidido por um de seus integrantes, eleito dentre seus membros, para mandato de 1

(um) ano, não sendo permitida recondução.

b) Órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social.

c) Seus membros são nomeados pelo Presidente da República e têm mandato de 2 (dois) anos, permitida uma única recondução por igual período.

d) Contará com uma Secretaria Executiva, a qual terá sua estrutura disciplinada em ato do Poder Executivo.

(9)

22- Considerando o que determina a Lei Orgânica da Assistência Social sobre as entidades e organizações de assistência social, avalie as proposições abaixo:

I- São de atendimento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

II- São de assessoramento aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social.

III- São de defesa e garantia de direitos aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social.

Está/ão correta/s: a) II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II, III.

23- São princípios organizativos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, exceto: a) Universalidade.

b) Equidade.

c) Intersetorialidade.

d) Participação da comunidade.

24- A “garantia da laicidade na relação entre o cidadão e o Estado na prestação e divulgação das ações do Sistema Único da Assistência Social – SUAS”, é:

a) Uma das diretrizes estruturantes da gestão do SUAS.

b) Um dos princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no SUAS. c) Um dos princípios organizativos do SUAS.

d) Um dos objetivos do SUAS.

25- Contemplam os Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, exceto: a) Serviço de Acolhimento Institucional.

b) Serviço de Acolhimento em República.

c) Serviço de Acolhimento em Família Substituta.

d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

26- Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos, exceto:

a) Autoridade policial. b) Ministério Público.

c) Conselho Municipal do Idoso. d) Conselho de Direitos Humanos.

(10)

27- De acordo com o Estatuto do Idoso, a garantia de prioridade compreende:

a) Faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.

b) Estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento.

c) Zelo pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

d) Unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social.

28- “A política de assistência social, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de __________, ___________ e ____________“. Considerando a afirmativa, marque a alternativa correta:

a) Sistema público não contributivo, descentralizado, participativo. b) Sistema público não participativo, descentralizado, contributivo. c) Sistema público não contributivo, centralizado, participativo. d) Sistema público contributivo, descentralizado, participativo.

29- Considerando os programas de assistência social, marque a alternativa incorreta:

a) Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.

b) O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) tem o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

c) O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

d) O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 17 (dezessete) anos em situação de trabalho.

30- As aquisições específicas de cada serviço socioassistencial estão organizadas na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais a partir das seguranças sociais. Em se tratando do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), as aquisições centram-se nas seguintes seguranças, exceto:

a) Segurança de desenvolvimento de autonomia individual, familiar e social. b) Segurança de acolhida.

c) Segurança de Convívio Familiar e Comunitário. d) Segurança de Desenvolvimento da Autonomia.

Referências

Documentos relacionados

Visto que a utilização de animais polinizadores é uma alternativa para o aumento da produção de algumas espécies vegetais, a associação destes animais com as plantações de

Segundo esse autor, o gesso agrícola aplicado, mesmo que na superfície do solo, promove a elevação dos teores de cálcio nos frutos, pois sendo mais solúvel em água que o

Das 140 amostras de leite cru, queijo Minas Frescal e manipuladores coletadas, 66 (47,1%) foram positivas para Staphylococcus aureus e destas foram obtidos 77 isolados (Tabela 1)..

seguramente coisas certas, por isso, passem para cá as respostas que eu decoro).?. Perspetiva

Para inferir a personalidade de cada participante foram propostos dois diferentes testes: (1) o teste para a inferência de personalidade, baseado em questionários explícitos foi

É sobre esse último enfoque – os gestos didáticos – que este trabalho se debruça, mais especificamente, tomando como foco um dos gestos didáticos fundadores propostos

A partir de 1 de fevereiro de 2012, o Metro passa a ter um bilhete de uma viagem válido para toda a rede do Metro, com o valor de 1,25 Euros, eliminando-se os atuais bilhetes de

Nesse sentido, faz-se necessário compreender melhor como os pacientes identificam e valorizam a ocorrência das manifestações clínicas de piora da doença,