• Nenhum resultado encontrado

Trocador de calor. Tutorial. Para o PI Asset Framework incluído no PI Server 2014 R2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trocador de calor. Tutorial. Para o PI Asset Framework incluído no PI Server 2014 R2"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Trocador de calor

Tutorial

Para o PI Asset Framework 2.6.1 incluído no PI Server 2014 R2

(2)

San Leandro, CA 94577 USA Tel: (01) 510-297-5800 Fax: (01) 510-357-8136 Site: http://www.osisoft.com

Tutorial do trocador de calor

© 2009-2014 by OSIsoft, LLC. Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, armazenada em um sistema de recuperação ou transmitida, em qualquer forma ou por quaisquer meios, sejam mecânicos, de fotocópia, registro ou outro, sem a prévia autorização por escrito da OSIsoft, LLC.

OSIsoft, o logotipo e o logo OSIsoft, PI Analytics, PI ProcessBook, PI DataLink, ProcessPoint, PI Asset Framework (PI AF), IT Monitor, MCN Health Monitor, PI System, PI ActiveView, PI ACE, PI AlarmView, PI BatchView, PI Coresight, PI Data Services, PI Event Frames, PI Manual Logger, PI ProfileView, PI Web API, PI WebParts, ProTRAQ, RLINK, RtAnalytics, RtBaseline, RtPortal, RtPM, RtReports e RtWebParts são marcas comerciais da OSIsoft, LLC. Todas as outras marcas ou nomes comerciais usados neste documento são de propriedade de seus respectivos proprietários.

DIREITOS DO GOVERNO DOS EUA

O uso, a duplicação ou a divulgação pelo Governo dos EUA estão sujeitos às restrições definidas no contrato de licença da OSIsoft, LLC e conforme fornecido nas DFARS 227.7202, DFARS 252.227-7013, FAR 12.212, FAR 52.227, conforme aplicável. OSIsoft, LLC.

Versão: 2.6.1

(3)

Modelar um trocador de calor... 1

O que você aprenderá... 1

Determinar os requisitos... 1

Sobre os trocadores de calor... 3

Fórmulas necessárias do trocador de calor... 4

Dados necessários para o exemplo do trocador de calor...5

Referência dos templates de atributo...6

Criar o template... 7

Criar as unidades de medida (UDMs)... 7

Criar o template de elemento...9

Criar os templates de atributo... 9

Criar as referências de dados... 13

Criar o elemento... 25

Atribuir valores a atributos constantes... 26

Criar a estrutura de eventos...27

Criar o template da estrutura de eventos... 27

Criar os templates de atributo... 27

Criar as referências de dados...28

Definir a estrutura de eventos... 30

(4)
(5)

Modelar um trocador de calor

Este tutorial guia o usuário pelo processo de modelagem de um ativo, neste caso um trocador de calor. Você projetará e criará um template de elemento que armazena propriedades, medidas (através de pontos PI), cálculos, materiais e informações do fabricante relevantes. Você também projetará e criará um template da estrutura de eventos e uma estrutura de eventos baseadaneste template. Uma estrutura de eventos armazena a hora inicial e final do evento com os dados relacionados que você define.

• O que você aprenderá lista as tarefas PI AF e os conceitos cobertos por este tutorial. • Determinar os requisitos mostra o resultado da criação de um template de ativo. • Criar o template orienta o usuário no processo de criação do template.

• Criar o elemento orienta o usuário no processo de criação de um elemento baseado no template.

• Criar o template da estrutura de eventos orienta o usuário no processo de criação de uma estrutura de eventos baseada em um template da estrutura de eventos.

O que você aprenderá

O exemplo do Trocador de Calor mostra várias tarefas e conceitos importantes do PI AF. Será aprenderá como:

• Configurar um template de elemento para modelar trocadores de calor. • Determinar os templates de atributo necessários.

• Configurar os templates de atributo para obter seus valores dos pontos PI (referência de dados do ponto PI), cálculos (referência de dados de fórmula), tabelas PI (referência de dados de pesquisa de tabela), conjuntos de enumeração e arquivos.

• Criar uma tabela PI AF.

• Criar um conjunto de enumerações PI AF.

• Criar um elemento baseado no template de elemento completado.

Determinar os requisitos

Este tópico aborda o processo de designação de um template de ativo, especificamente um template para um Trocador de Calor. Ele explica como determinar quais objetos devem ser incluídos no template.

1. Determine quais dados você deseja armazenar sobre os trocadores de calor. Neste exemplo, presume-se que as seguintes informações são desejadas:

fabricante número de série foto

coeficiente de transferência térmica esperado coeficiente de transferência térmica calculado

Será necessário criar um template de atributo para cada um dos itens acima. Cada parte de dados necessária, independentemente de sua fonte, deve ser armazenada em um template

(6)

de atributo. O template de atributo armazena o próprio valor ou as informações de que o PI AF precisa para obter os dados. Os dados podem ser originados em um valor de ponto PI, uma fórmula, uma tabela ou outra fonte.

2. O primeiro passo é compilar uma lista de templates de atributo necessários. A lista deve conter a origem do valor, por exemplo, uma constante, um ponto PI ou uma fórmula. Neste exemplo, o fabricante, o número de série e o coeficiente de transferência térmica esperado são valores constantes. A foto é um arquivo, também considerado um valor constante. Um cálculo determina o coeficiente da transferência térmica.

A seguinte tabela mostra a aparência da lista neste momento.

Dados Fonte

fabricante constante

número de série constante

foto constante (arquivo)

valor do coeficiente de transferência térmica

esperado constante

área do trocador de calor constante

coeficiente de transferência térmica efetivo (UC) cálculo

3. Determine que os outros cálculos que precisará, a fim de calcular o coeficiente de transferência térmica. Inicie com a fórmula para obter o coeficiente da transferência térmica: Max(A, B)/(C*D), em que:

Variável Representa

A carga térmica do lado do shell

B carga térmica do lado do tubo

C área

D diferença de temperatura média logarítmica

Para fazer este cálculo, são necessários templates de atributo para A, B, C e D. C (área) é uma constante, mas todas as outras variáveis são cálculos. É útil gravar todos os cálculos

necessários em uma lista separada, conforme mostrado em Fórmulas necessárias do trocador de calor.

4. Faça uma lista dos dados necessários para a realização de cada cálculo.

5. Adicione os cálculos e dados necessários à sua lista de templates de atributo necessários. Para cada item na lista de templates de atributo necessários, insira a fonte do valor:

◦ Este é um valor constante conhecido?

◦ É necessário procurar o valor em um banco de dados relacional ou em uma tabela PI AF? ◦ Ele precisa ser calculado?

◦ Este é um valor de ponto PI?

A lista final deve ser semelhante à mostrada em Dados necessários para o exemplo do trocador de calor.

6. Crie uma nova lista com todos os templates de atributo necessários. Inclua os dados, o nome do template de atributo, as unidades de medida e as fontes de dados necessárias. O

resultado deve ser semelhante ao mostrado em Referência dos templates de atributo. 7. Analise todas as Unidades de Medida (UDMs) listadas na tabela e verifique a biblioteca UDM

do PI System Explorer para se certificar de que a UDM e a classe UDM existem. Anote as novas UDMs e classes UDMs necessárias. Neste exemplo, uma nova classe UDM é necessária para o coeficiente de transferência térmica. Nós também precisamos definir uma nova UDM

(7)

para o coeficiente de transferência térmica Btu/(h ft2 °F). Consulte Criar as unidades de medida (UDMs) para obter detalhes.

8. Por último, determine se é necessário configurar outras fontes de dados. Neste exemplo, uma tabela PI AF foi criada para manter as propriedades do material e é usada para procurar os valores da capacidade térmica específica do shell e do tubo. Além disso, uma tabela de enumerações foi configurada para manter diferentes IDs de materiais. O valor dos materiais do shell e do tubo serão itens no conjunto de enumeração. Consulte Configurar referências de dados da pesquisa de tabela para obter detalhes.

Nota:

Esta configuração é opcional. Se não se desejar testá-la, será possível atribuir valores constantes à capacidade térmica específica do shell e do tubo.

Sobre os trocadores de calor

Os trocadores de calor são dispositivos mecânicos criados para a transferência de calor de um fluido para outro através de uma superfície sólida. Os próprios fluidos nunca se misturam, eles são separados pela superfície sólida.

Os trocadores de calor são amplamente usados em refinarias de petróleo, indústrias químicas, indústrias petroquímicas, processamento de gás, refrigeração, usinas de energia,

condicionadores de ar e aquecedores de ar. Outros exemplos de trocadores de calor são: intercoolers, aquecedores, condensadores e pré-aquecedores. Os trocadores de calor também são encontrados em aparelhos domésticos, como ar-condicionados e refrigeradores. Um exemplo comum de trocador de calor é o radiador do carro; um fluido de refrigeração do motor quente, como um anti-congelante, transfere calor ao fluxo de ar por meio do radiador.

Sobre os trocadores de calor de shell e tubo

Um trocador de calor de shell e tubo é uma classe de design de trocadores de calor. O trocador de calor de shell e tubo é adequado para aplicações de alta pressão e é o tipo mais comum de trocador de calor em refinarias de petróleo e outros grandes processos químicos.

O trocador de calor de shell e tubo consiste de um shell (um grande vaso de pressão) com um conjunto de tubos dentro dele. Dois fluidos, com diferentes temperaturas iniciais, fluem pelo trocador de calor. Um fluido corre através dos tubos, e outro, ao redor dos tubos, para

transferir o calor entre os dois fluidos, que podem ser líquidos ou gasosos. O calor é transferido de um fluido para o outro através das paredes dos tubos.

A seguinte imagem mostra um trocador de calor de tubo reto (tipo shell e tubo) com uma passagem pelo lado do tubo. As setas mostram o percurso do fluxo no shell (lado do shell) e no tubo (lado do tubo).

(8)

Seção transversal de um trocador de calor

Fórmulas necessárias do trocador de calor

A seguinte tabela lista os cálculos necessários para calcular o coeficiente de transferência térmica. Na prática, será necessário criar um template de atributo para realizar os cálculos necessários e gerar seus resultados.

Valor Parâmetros para cálculo Fórmula

Diferença de

Temperatura do Lado Quente

A = Temperatura de Entrada do Lado do Shell A-B B = Temperatura de Saída do Lado do Tubo

Diferença de

Temperatura do Lado Frio

A = Temperatura de Saída do Lado do Shell A-B B = Temperatura de Entrada do Lado do Tubo

Diferença de Temperatura Média Logarítmica (DTML) entre o lado quente e o lado frio

A = Diferença de Temperatura do Lado Frio (A-B)/ln(A/B) B = Diferença de Temperatura do Lado Quente

Diferença de

Temperatura do Lado do Tubo (entrada e saída)

A = Temperatura de Saída do Lado do Tubo A-B B = Temperatura de Entrada do Lado do Tubo

Diferença de

Temperatura do Lado do Shell (entrada e saída)

A = Temperatura de Entrada do Lado do Shell A-B B = Temperatura de Saída do Lado do Shell

(9)

Valor Parâmetros para cálculo Fórmula

Carga Térmica do Lado

do Tubo A= Fluxo de Massa do Lado do TuboB = Capacidade Térmica Específica do Lado do A*B*C Tubo

C = Diferença de Temperatura do Lado do Tubo Carga Térmica do Lado

do Shell

A = Fluxo de Massa do Lado do Shell A*B*C B = Capacidade Térmica Específica do Lado do

Shell

C = Diferença de Temperatura do Lado do Shell Coeficiente de

Transferência Térmica Efetiva (calculada) (UC)

A = Carga Térmica do Lado do Shell Max(A,B)/(C*D) B = Carga Térmica do Lado do Tubo

C = Área D = DTML

Dados necessários para o exemplo do trocador de calor

Esta tabela lista todos os dados necessários para calcular o coeficiente de transferência térmica junto com a fonte de cada parte dos dados. Use esta tabela para determinar quais templates de atributos são necessários e quais precisam de referências de dados, e quais tipos de referências de dados são necessários.

Dado Fonte

Fluxo de massa do lado do shell valor medido (ponto PI) Fluxo de massa do lado do tubo valor medido (ponto PI) Temperatura de entrada do lado do shell valor medido (ponto PI) Temperatura de saída do lado do shell valor medido (ponto PI) Temperatura de entrada do lado do tubo valor medido (ponto PI) Temperatura de saída do lado do tubo valor medido (ponto PI) Valor do coeficiente de transferência térmica esperado constante

Área do trocador de calor constante

Tipo de material do lado do shell constante (armazenado em um conjunto de enumeração)

Tipo de material do lado do tubo constante (armazenado em um conjunto de enumeração)

Capacidade térmica específica do lado do shell constante (armazenado em uma tabela PI AF) Capacidade térmica específica do lado do tubo constante (armazenado em uma tabela PI AF) Diferença de temperatura do lado quente cálculo

Diferença de temperatura do lado frio cálculo Diferença de temperatura média logarítmica entre o

lado quente e o lado frio

cálculo

Diferença de temperatura do lado do tubo cálculo Diferença de temperatura do lado do shell cálculo

Carga térmica do lado do tubo cálculo

Carga térmica do lado do shell cálculo

(10)

Referência dos templates de atributo

Nome do Atributo Valor Unidade de MedIda

Valor Padrão Referência de Dados

UE Double Btu/(h ft2 °F) 6.31 <Nenhum>

Área Double ft2 200 <Nenhum>

Material do Lado

do Shell Materiais n/a WX12000 <Nenhum>

Material do Lado

do Tubo Materiais n/a HC15000 <Nenhum>

Fluxo de Massa do

Lado do Shell Double lb/s n/a PIPoint

Fluxo de Massa do

Lado do Tubo Double lb/s n/a PIPoint

Temperatura de Entrada do Lado do Shell

Double °F n/a PIPoint

Temperatura de Saída do Lado do Shell

Double °F n/a PIPoint

Temperatura de Entrada do Lado do Tubo

Double °F n/a PIPoint

Temperatura de Saída do Lado do Tubo

Double °F n/a PIPoint

Capacidade Térmica do Lado do Shell

Double Btu/(lb °F) n/a Pesquisa de Tabela

Capacidade Térmica do Lado do Tubo

Double Btu/(lb °F) n/a Pesquisa de Tabela

Delta de Temperatura do Lado Quente

Double Delta °F n/a Fórmula

Delta de Temperatura do Lado Frio

Double Delta °F n/a Fórmula

LMTD Double Delta °F n/a Fórmula

Delta de Temperatura do Lado do Tubo

Double Delta °F n/a Fórmula

Delta de Temperatura do Lado do Shell

Double Delta °F n/a Fórmula

Carga Térmica do

Lado do Tubo Double Btu/h n/a Fórmula

Carga Térmica do

Lado do Shell Double Btu/h n/a Fórmula

UC Double Btu/(h ft2 °F) n/a Fórmula

Fabricante String n/a n/a <Nenhum>

(11)

Nome do Atributo Valor Unidade de

MedIda Valor Padrão Referência deDados

Foto Arquivo n/a n/a <Nenhum>

Criar o template

As seguintes seções mostram as etapas para criar o elemento de exemplo Trocador de calor. Siga as seções na ordem em que elas aparecem.

1. Criar as unidades de medida (UDMs)

2. Criar o template de elemento

3. Criar os templates de atributo

4. Criar as referências de dados

5. Criar o elemento

Criar as unidades de medida (UDMs)

No exemplo Trocador de Calor, nós calculamos a capacidade térmica específica e o coeficiente da transferência de calor. Uma vez que o PI AF não inclui uma classe de unidade de medida (UDM) para coeficiente da transferência de calor, é necessário adicioná-la. Dentro da classe, nós definimos uma UDM canônica.

No PI AF, cada unidade de medida está baseada em uma classe UDM. Classes representam propriedades de medida, como temperatura, comprimento, tempo e massa. Cada classe pode conter várias UDMs. Por exemplo, a classe de comprimento pode conter uma UDM para metro, polegada, milha, etc.

1. Criar a classe UDM do coeficiente de transferência térmica

2. Criar a UDM do coeficiente de transferência térmica Btu/(h ft2 °F)

Criar a classe UDM do coeficiente de transferência térmica

Procedimento

1. No PI System Explorer, selecione Arquivo > Nova Classe de UDM. A caixa de diálogo Propriedades da Classe de Unidade de Medida é exibida.

2. Insira os seguintes valores:

Nome: Coeficiente de transferência térmica

UDM canônica: Watt por metro quadrado Kelvin

Abreviatura UDM canônica W/(m2 K)

3. Clique em . A caixa de diálogo Adicionar classe UDM base é exibida. 4. Defina a classe da seguinte forma:

Classes UDM base: Massa

Potência de base: 1

5. Clique em OK.

(12)

7. Defina a classe da seguinte forma:

Classes UDM base: Temperatura (Delta)

Potência de base: -1

8. Clique em OK.

9. Clique em . A caixa de diálogo Adicionar classe UDM base é exibida. 10. Defina a classe da seguinte forma:

Classes UDM base: Tempo

Potência de base: -3

11. Clique em OK. A classe UDM final do coeficiente de transferência térmica aparece conforme mostrado a seguir.

12. Clique em OK.

13. Selecione Arquivo > Fazer check-in.

Criar a UDM do coeficiente de transferência térmica Btu/(h ft2 °F)

Procedimento

1. No PI System Explorer, selecione Arquivo > Nova UDM. A caixa de diálogo Propriedades da Unidade de Medida é exibida.

2. Insira as seguintes informações:

Nome: Unidades térmicas britânicas por hora pés quadrado grau Fahrenheit

Abreviatura: Btu/(h ft2 °F)

Nota:

Pode-se inserir o símbolo de grau (°) pressionando a tecla Alt e digitando 0176

no teclado numérico.

UDM de referência: Watt por metro quadrado Kelvin

Fator: 5,67826334111344

(13)

A UDM final aparece conforme mostrado na seguinte figura.

3. Clique em OK.

4. Faça check-in do trabalho.

Criar o template de elemento

Procedimento

1. No Navegador do PI System Explorer, para navegar até a Biblioteca no banco de dados atual, clique em Biblioteca.

2. Clique com o botão direito do mouse na coleção Templates de elemento e selecione Novo Template de Elemento.

3. Na guia Geral, insira os seguintes valores:

Nome Trocador de calor

Tipo Elemento

4. Para fazer check in do trabalho, clique em Arquivo > Fazer check-in.

Criar os templates de atributo

Procedimento

1. Crie o primeiro template de atributo.

2. Crie o restante dos templates de atributo usando um destes métodos:

Se... Então use este método:

você tem o PI AF Builder Use o PI AF Builder (um suplemento do Excel) para criar os outros atributos no Excel. Este é o método recomendado.

(14)

você não tem ou não deseja usar o PI AF Builder Use o PI System Explorer para criar o restante dos templates de atributo individualmente. Consulte Referência dos templates de atributo para obter uma lista completa dos atributos que precisam ser criados.

Criar o primeiro template de atributo

Antes de Iniciar

Você deve ter criado o template de elemento Trocador de Calor. Consulte Criar o template de elemento.

Procedimento

1. No PI System Explorer, selecione o template de estrutura de evento Trocador de Calor e clique na guia Templates de Atributo.

2. Clique em Novo Template de Atributo na barra de ferramentas. (Você pode também clicar com o botão direito na lista de atributos na guia Templates de Atributo e selecionar Novo Template de Atributo) Um novo template de atributo é criado.

3. No campo Nome, digite UE.

4. Selecione Arquivo > Fazer check-in para verificar o template de atributo no PI AF.

Criar os templates de atributo no PI System Explorer

Este procedimento é uma alternativa ao procedimento descrito em Criar os templates de atributo no Microsoft Excel, que requer o PI AF Builder.

Antes de Iniciar

Este procedimento exige o template de atributo criado em Criar o primeiro template de atributo.

Procedimento

1. Siga o procedimento usado para criar o primeiro template de atributo para a criação destes templates de atributo:

Área

Diferença de Temperatura do Lado do Tubo Diferença de Temperatura do Lado do Shell Carga Térmica do Lado do Tubo

Carga Térmica do Lado do Shell UC

Fabricante

Temperatura de Entrada do Lado do Tubo Temperatura de Saída do Lado do Tubo Capacidade Térmica Específica do Lado do Shell Capacidade Térmica Específica do Lado do Tubo Diferença de Temperatura do Lado Quente Diferença de Temperatura do Lado Frio LMTD

(15)

Material do Lado do Tubo Fluxo de Massa do Lado do Shell Fluxo de Massa do Lado do Tubo

Temperatura de Entrada do Lado do Shell Temperatura de Saída do Lado do Shell

2. Clique com o botão direito do mouse no template de atributo Fabricante e selecione Novo Padrão de Atributo Filho no menu resultante. Isso cria um novo template de atributo filho. 3. No campo Nome, digite Número de série.

4. Crie um segundo template de atributo filho e chame-o de Foto.

5. Selecione Arquivo > Fazer check-in para verificar o template de atributo no PI AF.

Criar os templates de atributo no Microsoft Excel

Para criar vários templates de atributo, é mais rápido criá-los em uma planilha do Excel e exportá-los da planilha para o PI AF.

Antes de Iniciar

Este procedimento requer:

• O template de atributo criado em Criar o primeiro template de atributo.

• PI Builder. O PI AF Builder é um suplemento do Microsoft Excel. Se você não tem o PI Builder, crie os templates de atributo individualmente, conforme descrito em Criar os templates de atributo no PI System Explorer.

Procedimento

1. Abra o Excel e clique na guia PI AF Builder.

2. Clique em e selecione Templates > Encontrar templates. A caixa de diálogo Seleção do template de elemento é exibida.

3. Selecione o template Trocador de Calor e clique em OK. A caixa de diálogo Selecione Tipos de Objetos e Cabeçalhos de Colunas é exibida.

4. Mantenha as seleções padrão e marque a caixa de seleção Template de atributo. (As seleções padrão podem ser diferentes das mostradas na imagem.)

(16)

5. Clique em OK. Isso preenche a planilha do Excel com o template de elemento Trocador de Calor e o atributo UE recém-criado.

6. Na coluna Nome, adicione os seguintes nomes:

Área

Diferença de Temperatura do Lado do Tubo Diferença de Temperatura do Lado do Shell Carga Térmica do Lado do Tubo

Carga Térmica do Lado do Shell UC

Fabricante

Temperatura de Entrada do Lado do Tubo Temperatura de Saída do Lado do Tubo Capacidade Térmica Específica do Lado do Shell Capacidade Térmica Específica do Lado do Tubo Diferença de Temperatura do Lado Quente Diferença de Temperatura do Lado Frio LMTD

Material do Lado do Shell Material do Lado do Tubo Fluxo de Massa do Lado do Shell Fluxo de Massa do Lado do Tubo

Temperatura de Entrada do Lado do Shell Temperatura de Saída do Lado do Shell Número de Série

Foto

7. Na coluna Tipo de Objeto, use o valor AttributeTemplate para todos os atributos na lista. 8. Na coluna Pai:

◦ Insira Trocador de Calor para todos os templates de atributo na lista, exceto Número de série e Foto

◦ Insira Trocador de Calor|Fabricante para os templates de atributo Número de Série e Foto

Usar Trocador de Calor|Fabricante cria os templates de atributo filhos do template de atributo Fabricante. Todos os outros templates de atributo são de nível superior, por isso, seus pais são o próprio elemento Trocador de Calor.

9. Na coluna Selecionado, certifique-se de que haja um x em cada linha. 10. Clique em Publicar.

11. Aceite o padrão na caixa de diálogo Exportar Opções e clique em OK. Isso cria e faz check-in de todos os templates de atributo no PI AF.

(17)

Criar as referências de dados

1. Criar as referências de dados do ponto PI

2. Configurar referências de dados da pesquisa de tabela

3. Criar as referências de dados da fórmula

Criar as referências de dados do ponto PI

As etapas para criar as referências de dados do ponto PI são as mesmas para todas as seis referências de dados. Ao executar a primeira etapa, faça os ajustes das configurações para as outras.

Procedimento

1. Crie a Referência de dados do Fluxo de Massa do Lado do Shell.

2. Para cada referência de dados do ponto PI restante, siga as etapas para a referência de dados Fluxo de massa do shell, mas use os valores de configuração listados em Ajustes de configuração da referência de dados do ponto PI. Os seis templates de atributo da referência de dados do ponto PI são mostrados na seguinte tabela.

Fluxo de massa do shell Fluxo de massa do tubo

Temperatura de entrada do shell Temperatura de entrada do tubo Temperatura de saída do shell Temperatura de saída do tubo

Referência de dados do Fluxo de Massa do Lado do Shell

Antes de Iniciar

Como parte desta tarefa você criará uma tag PI, então tenha certeza que você tem direitos de segurança suficientes para criar tags PI no Arquivo de Dados PI.

Esta tarefa também exige a Interface Aleatória (R), que vem com o Arquivo de Dados PI. Verifique se ela está instalada e ativada.

Procedimento

1. Na guia Templates de Atributo, selecione o template de atributo Fluxo de Massa do Lado do Shell e clique no botão Configurações. A caixa de diálogo Referência de Dados do Ponto PI é exibida.

2. Nos campos PI Server e Nome de tag, mantenha os valores padrão:

PI Server %Server%

Nome de tag %Element%.%Attribute%

3. Marque a caixa de seleção Criação de Tag.

4. Clique em ao lado da caixa de seleção Criação de Tag. A caixa de seleção Configurações de criação de tag é exibida.

5. No menu Point Class, selecione clássico. Atribua o Point Class antes de definir outros atributos de ponto na caixa de diálogo. A seleção do point class determina quais atributos aparecem na lista.

(18)

6. No menu Tipo de Ponto, selecione Float32.

7. Atribua valores aos atributos do ponto da seguinte forma:

Atributo Valor pointsource R location4 1 location5 2 span 200 zero 1100

Mantenha os valores padrão de todos os outros atributos do ponto. 8. Clique em OK na caixa de diálogo Configurações de Criação de Tag. 9. Clique em OK na caixa de diálogo Referência de Dados do Ponto PI. 10. Clique em Arquivo > Fazer Check-in para salvar o trabalho.

Ajustes de configuração da referência de dados do ponto PI

As referências de dados do ponto PI usam as mesmas configurações básicas listadas nesta sessão para referência.

Configuração da referência de dados

Use as seguintes configurações na caixa de diálogo Referência de Dados do PI Point.

Campo Valor

PI Server %Server%

Nome de tag %Element%.%Attribute%

Caixa de seleção Criação de Tag marcada

Configuração de tag

Esta tabela mostra os ajustes de configuração da criação de tag para as referências de dados do ponto PI no exemplo do Trocador de calor. Defina esses valores na caixa de diálogo

Configurações de criação de tag (clique em para vê-la). A tabela não fornece valores para zero e span. Use os valores desejado, mas selecione valores diferentes para cada referência de dados. Atributo Valor ptclassname classic pointtype Float32 pointsource R location4 1 location5 2

Configurar referências de dados da pesquisa de tabela

Uma referência de dados da pesquisa de tabela será usada para obter os valores da capacidade térmica específica do lado do shell e capacidade térmica específica do lado do tubo.

(19)

Nota:

Para uma versão mais curta do tutorial que não envolva configurar as referências de dados de pesquisa de tabela, você pode:

1. Excluir os templates de atributo Material do Lado do Shell e Material do Lado do Tubo. 2. Inserir valores constantes para os templates de atributo Capacidade Térmica do Lado

do Shell e Capacidade Térmica do Lado do Tubo.

3. Vá para Criar as referências de dados da fórmula para retomar o tutorial.

Antes de realmente criar as referências de dados, é necessário executar várias outras tarefas. Instruções detalhadas de cada etapa no processo são fornecidas nos seguintes tópicos. Para saber mais sobre a configuração da pesquisa de tabela neste exemplo, consulte Sobre as referências de dados da pesquisa de tabela.

Procedimento

1. Crie um conjunto de enumerações que liste todas as IDs de material. Consulte Criar o conjunto de enumerações.

2. Configure os templates de atributo Material do Material do Lado do Shell e Material do Lado do Tubo para obter seus valores no conjunto de enumerações. Consulte Configurar os templates de atributo dos materiais do shell e do tubo.

3. Crie uma tabela PI AF que liste seis materiais diferentes, suas IDs e suas propriedades. Consulte Criar a tabela PI AF.

4. Configure as referências de dados da pesquisa de tabela para os templates de atributo Capacidade Térmica do Lado do Shell e Capacidade Térmica do Lado do Tubo. Consulte

Criar referências de dados da pesquisa de tabela.

Sobre as referências de dados da pesquisa de tabela

Para permitir as referências de dados da pesquisa de tabela, você criará uma tabela PI AF contendo propriedades para seis materiais diferentes. Você também criará um conjunto de enumerações listando os IDs de cada material. Os templates de atributo Material do Lado do Shell e Material do Lado do Tubo obtém seus valores do conjunto de enumeração, assim o valor de qualquer atributo baseado nestes templates será um dos valores de ID dos seis materiais. Por fim, você configurará os templates de atributo Capacidade Térmica Específica do Shell e Capacidade Térmica Específica do Tubo para ler os valores da capacidade térmica específica da tabela de propriedades do material.

Por exemplo, o template de atributo Capacidade Térmica Específica do Shell obtém um ID de material do template de atributo Material do Lado do Shell. O template de atributo Material do Lado do Shell usa este ID de material para identificar uma linha na tabela Propriedades do Material. Ele então lê seu próprio valor do valor da capacidade térmica específica desta linha da tabela. O seguinte diagrama ilustra o exemplo.

(20)

Criar o conjunto de enumerações

Procedimento

1. No PI System Explorer navegue até a Biblioteca no banco de dados atual clicando em Biblioteca no Navegador.

2. Clique com o botão direito do mouse na coleção Conjuntos de enumerações e selecione Novo Conjunto de Enumeração.

3. No campo Nome, digite Materiais. 4. Insira os seguintes valores e nomes:

Valor Nome 1 WX12000 2 HC15000 3 AQ45 4 BCS1717 5 MT3 6 RX2451

5. Clique em Arquivo > Fazer check-in.

Configurar os templates de atributo dos materiais do shell e do tubo

Configure os templates de atributo Material do shell e Material do tubo para obter seus valores no conjunto de enumerações dos materiais.

Procedimento

1. No navegador do PI System Explorer, selecione o template de elemento Trocador de calor. 2. Clique na guia Templates de Atributo e selecione o template de atributo Material do shell. 3. No menu suspenso Valor do tipo, selecione Conjuntos de enumeração > Material. O campo

Valor padrão é alterado para um menu suspenso contendo as IDs de material incluídas no conjunto de enumerações.

(21)

5. Repita o processo do template de atributo Material do tubo, desta vez, selecionando HC15000 como o valor padrão.

6. Faça check in do trabalho.

Criar a tabela PI AF

A tabela deve conter as seguintes informações para cada tipo de material: • ID

• capacidade térmica específica • densidade

• viscosidade • ponto de ebulição • ponto de fusão

Há duas etapas básicas para a criação da tabela.

Procedimento

1. Configure as colunas da tabela. Consulte Criar a definição de tabela.

2. Adicione valores de amostra para vários materiais diferentes. Consulte Preencher a tabela.

Criar a definição de tabela

Este procedimento cria uma tabela chamada Propriedades do Material e define cada coluna na tabela.

Procedimento

1. No PI System Explorer, selecione Biblioteca no painel Navegador.

2. No Navegador, clique com o botão direito do mouse na coleção Tabelas e selecione Nova Tabela no menu pop-up resultante.

3. Na guia Geral, insira Propriedades do Material no campo Nome.

4. Clique na guia Definir Tabela. No PI System Explorer, em cada coluna, é possível especificar um tipo de valor, um fuso horário, uma Unidade de Medida e se uma imagem é usada. 5. Clique com o botão direito do mouse na área vazia Definir Tabela e selecione Inserir no

menu pop-up resultante. Uma nova definição de coluna aparece com o nome padrão ColumnName1.

6. Configure a coluna ID de material conforme a seguir:

Nome ID de material

Tipo de Valor String

Fuso Horário Nenhum

Unidade de Medida Nenhum

Usar Imagem N/D

7. Clique novamente com o botão direito do mouse na área vazia Definir Tabela e selecione Inserir no menu pop-up resultante. Uma nova definição de coluna aparece com o nome padrão ColumnName2.

8. Configure uma coluna para a capacidade térmica específica conforme a seguir:

(22)

Tipo de Valor Tipos Básicos > Double

Fuso Horário N/A

Unidade de Medida Capacidade Térmica Específica > Unidade térmica britânica por libra grau Fahrenheit (Btu/(lb °F))

Usar Imagem N/A

9. Use o mesmo processo para configurar uma coluna para Densidade:

Nome Densidade

Tipo de Valor Tipos Básicos > Double

Fuso Horário N/D

Unidade de Medida Densidade > quilograma por metro cúbico (kg/m3)

Usar Imagem N/D

10. Use o mesmo processo para configurar uma coluna para Viscosidade:

Nome Viscosidade

Tipo de Valor Tipos Básicos > Double

Fuso Horário N/D

Unidade de Medida Viscosidade Dinâmica > pascal por segundo (Pa*s)

Usar Imagem N/D

11. Use o mesmo processo para configurar uma coluna para Ponto de Ebulição:

Nome Ponto de Ebulição

Tipo de Valor Tipos Básicos > Double

Fuso Horário N/D

Unidade de Medida Temperatura > grau Fahrenheit (°F )

Usar Imagem N/D

12. Use o mesmo processo para configurar uma coluna para Ponto de Fusão:

Nome Ponto de Fusão

Tipo de Valor Tipos Básicos > Double

Fuso Horário N/D

Unidade de Medida Temperatura > grau Fahrenheit (°F )

Usar Imagem N/D

A definição da tabela preenchida deve ser semelhante à ilustração a seguir.

(23)

Preencher a tabela

Este procedimento preenche manualmente a tabela Propriedades de Material PI AF. Será criada uma tabela contendo uma linha para cada um dos materiais listados na tabela que sejam os mesmos materiais no conjunto de enumerações. Consulte Criar o conjunto de enumerações.

Procedimento

1. Clique na guia Tabela. Uma tabela vazia é exibida com as colunas especificadas na definição da tabela.

2. Preencha os valores mostrados na tabela a seguir. Nota:

Para adicionar uma nova linha à tabela, clique com o botão direito do mouse e selecione Nova Linha no menu pop-up resultante.

MaterialID Capacidade Térmica Específica

Densidade Viscosidade Ponto de

Ebulição Ponto deFusão

WX12000 1 2100 1.2 520 674 HC15000 0,87 3422 0.9 650 832 AQ45 1.4 8943 2.1 533 766 BCS1717 2.1 4322 1.65 754 900 MT3 0,34 1800 1.33 599 855 RX2451 1.4 1234 1 422 622

3. Faça check-in do trabalho.

Criar referências de dados da pesquisa de tabela

Este procedimento cria referências de dados da pesquisa de tabela para os templates de atributo Capacidade Térmica do Lado do Shell e do Lado do Tubo no exemplo Trocador de Calor do PI AF.

Procedimento

1. No PI System Explorer, selecione o template de elemento Trocador de Calor e o template de atributo Capacidade Térmica Específica do Shell.

2. Na lista Referência de Dados, selecione Pesquisa de Tabela e clique em Configurações. A caixa de diálogo Referência de Dados da Pesquisa de Tabela é exibida.

3. Na lista Tabela, selecione Propriedades do material

4. Na lista Coluna de resultados, selecione Capacidade Térmica Específica.

5. Na área Onde, selecione MaterialID na lista Coluna, = na lista Operador e Material do shell na lista Atributo ou valor. O template de atributo Material do shell foi configurado para ser um ID de material correspondente a um dos MaterialIDs na tabela de pesquisa Propriedades do material.

6. Clique em Adicionar/E. Isso adiciona a Cláusula Where na consulta de tabela. 7. Clique em OK.

8. Repita as etapas anteriores para o atributo Capacidade Térmica Específica do Lado do Tubo, mas no menu Atributo ou Valor, selecione Material do Lado do Tubo.

(24)

Criar as referências de dados da fórmula

Crie as seguintes referências de dados da fórmula:

• Criar a referência de dados da fórmula Diferença de temperatura do lado quente

• Criar a referência de dados da fórmula Diferença de Temperatura do Lado Frio

• Criar a referência de dados da fórmula LMTD

• Criar a referência de dados da fórmula Diferença de temperatura do shell

• Criar a referência de dados da fórmula Diferença de temperatura do tubo

• Criar a referência de dados da fórmula Carga Térmica do Lado do Shell

• Criar a referência de dados da fórmula Carga Térmica do Lado do Tubo

• Criar a referência de dados da fórmula UC

Criar a referência de dados da fórmula Diferença de temperatura do lado quente

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Diferença de temperatura do lado quente. 2. Selecione Fórmula no menu suspenso Referência de dados.

3. No menu UOM Padrão, selecione Temperatura (Delta) > delta grau Fahrenheit (delta °F). Ao configurar a referência de dados Fórmula, especialmente aquela envolvendo a conversão de Unidade de medida, especifique as UDMs para fazer as entradas explicitamente.

4. Clique em Configurações. A caixa de diálogo Configuração de fórmula é exibida. 5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de parâmetros é

exibida.

6. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (A).

7. No menu suspenso Atributo, selecione Temperatura de entrada do shell. 8. Clique novamente em .

9. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (B).

10. No menu suspenso Atributo, selecione Temperatura de saída do tubo.

11. No painel Equações, clique em . Um campo editável aparece na parte superior do painel. 12. Clique em e selecione Variáveis > A no menu resultante. Clique em e selecione

Operadores > - no menu resultante.

13. Clique em e selecione Variáveis > B no menu resultante. Os painéis devem ser semelhantes ao mostrado na figura a seguir.

14. No menu UOM em Resultado, verifique se delta °F está selecionado. Ao configurar a referência de dados Fórmula, especialmente aquela envolvendo a conversão de Unidade de medida, especifique as UDMs para obter os resultados explicitamente.

(25)

15. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula.

16. Faça o check in do trabalho clicando em Arquivo > Fazer check-in. Então, continue criando as referências de dados restantes da fórmula.

Criar a referência de dados da fórmula Diferença de Temperatura do Lado Frio

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Diferença de Temperatura do Lado Frio. 2. Selecione Fórmula no menu suspenso Referência de Dados.

3. No menu UDM Padrão, selecione Temperatura (Delta) > delta grau Fahrenheit (delta °F). 4. Clique em Configurações. A caixa de diálogo Configuração de Fórmula é exibida.

5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de Parâmetros é exibida.

6. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (A).

7. No menu suspenso Atributo, selecione Temperatura de Saída do Lado do Shell. 8. Clique novamente em .

9. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (B).

10. No menu suspenso Atributo, selecione Temperatura de Entrada do Lado do Tubo.

11. No painel Equações, clique em . Um campo editável aparece na parte superior do painel. 12. Clique em e selecione Variáveis > A no menu resultante. Clique em e selecione

Operadores > - no menu resultante.

13. Clique em e selecione Variáveis > B no menu resultante.

14. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula. 15. Selecione Arquivo > Fazer check-in para fazer o check-in das alterações.

Criar a referência de dados da fórmula LMTD

Procedimento

1. Selecione o template de atributo LMTD.

2. Selecione Fórmula no menu suspenso Referência de dados.

3. No menu UOM Padrão, selecione Temperatura (Delta) > delta grau Fahrenheit (delta °F). 4. Clique em Configurações. A caixa de diálogo Configuração de fórmula é exibida.

5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de parâmetros é exibida.

6. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (A).

7. No menu suspenso Atributo, selecione Diferença de temperatura do lado frio. 8. Clique novamente em .

9. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (B).

10. No menu suspenso Atributo, selecione Diferença de temperatura do lado quente.

(26)

12. Digite: (A-B)/Em(A/B).

13. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula. 14. Selecione Arquivo > Fazer check-in para fazer o check-in das alterações.

Criar a referência de dados da fórmula Diferença de temperatura do shell

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Diferença de temperatura do shell. 2. Selecione Fórmula no menu suspenso Referência de dados.

3. No menu UOM Padrão, selecione Temperatura (Delta) > delta grau Fahrenheit (delta °F). 4. Clique em Configurações. A caixa de diálogo Configuração de fórmula é exibida.

5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de parâmetros é exibida.

6. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (A).

7. No menu suspenso Atributo, selecione Temperatura de entrada do shell. 8. Clique novamente em .

9. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (B).

10. No menu suspenso Atributo, selecione Temperatura de saída do shell.

11. No painel Equações, clique em . Um campo editável aparece na parte superior do painel. 12. Clique em e selecione Variáveis > A no menu resultante. Clique em e selecione

Operadores > - no menu resultante.

13. Clique em e selecione Variáveis > B no menu resultante.

14. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula. 15. Selecione Arquivo > Fazer check-in para fazer o check-in das alterações.

Criar a referência de dados da fórmula Diferença de temperatura do tubo

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Diferença de temperatura do tubo. 2. Selecione Fórmula no menu suspenso Referência de dados.

3. No menu UOM Padrão, selecione Temperatura (Delta) > delta grau Fahrenheit (delta °F). 4. Clique em Configurações. A caixa de diálogo Configuração de fórmula é exibida.

5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de parâmetros é exibida.

6. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (A).

7. No menu suspenso Atributo, selecione Temperatura de saída do tubo. 8. Clique novamente em .

9. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (B).

(27)

11. No painel Equações, clique em . Um campo editável aparece na parte superior do painel. 12. Clique em e selecione Variáveis > A no menu resultante. Clique em e selecione

Operadores > - no menu resultante.

13. Clique em e selecione Variáveis > B no menu resultante.

14. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula. 15. Selecione Arquivo > Fazer check-in para fazer o check-in das alterações.

Criar a referência de dados da fórmula Carga Térmica do Lado do Shell

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Carga Térmica do Lado do Shell. 2. Selecione Fórmula no menu suspenso Referência de Dados.

3. No menu UDM Padrão, escolhaPotência > Unidade térmica britânica por hora (BTU/h). 4. Clique em Configurações. A caixa de diálogo Configuração de Fórmula é exibida. 5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de Parâmetros é

exibida.

6. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (A).

7. No menu suspenso Atributo, selecione Fluxo de Massa do Lado do Shell. 8. Clique novamente em .

9. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (B).

10. No menu suspenso Atributo, selecione Capacidade Térmica Específica do Lado do Shell. 11. Clique novamente em .

12. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (C).

13. No menu suspenso Atributo, selecione Diferença de Temperatura do Lado do Shell. 14. No painel Equações, clique em . Um campo editável aparece na parte superior do painel. 15. Digite A*B*C.

16. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula. 17. Selecione Arquivo > Fazer Check-in para fazer o check-in das alterações.

Criar a referência de dados da fórmula Carga Térmica do Lado do Tubo

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Carga Térmica do Lado do Tubo. 2. Selecione Fórmula no menu suspenso Referência de Dados.

3. No menu UDM Padrão, escolhaPotência > Unidade térmica britânica por hora (BTU/h). 4. Clique em Configurações. A caixa de diálogo Configuração de Fórmula é exibida. 5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de Parâmetros é

exibida.

(28)

7. No menu suspenso Atributo, selecione Fluxo de Massa do Lado do Tubo. 8. Clique novamente em .

9. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (B).

10. No menu suspenso Atributo, selecione Capacidade Térmica Específica do Lado do Tubo. 11. Clique novamente em .

12. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (C).

13. No menu suspenso Atributo, selecione Diferença de Temperatura do Lado do Tubo. 14. No painel Equações, clique em . Um campo editável aparece na parte superior do painel. 15. Digite A*B*C.

16. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula. 17. Selecione Arquivo > Fazer check-in para fazer o check-in das alterações.

Criar a referência de dados da fórmula UC

Procedimento

1. Selecione o template de atributo UC.

2. Selecione Fórmula no menu suspenso Referência de Dados.

3. No menu UDM Padrão, selecione Entropia Espec[ífica, Capacidade Térmica Específica > Unidade térmica britânica por libra grau Fahrenheit.

4. Clique em Configurações. A caixa de diálogo Configuração de Fórmula é exibida. 5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de Parâmetros é

exibida.

6. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (A).

7. No menu suspenso Atributo, selecione Carga Térmica do Lado do Shell. 8. Clique novamente em .

9. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (B).

10. No menu suspenso Atributo, selecione Carga Térmica do Lado do Tubo. 11. Clique novamente em .

12. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (C). 13. No menu suspenso Atributo, selecione Área.

14. Clique novamente em .

15. No menu suspenso Variável, mantenha o valor padrão (D). 16. No menu suspenso Atributo, selecione LMTD.

17. No painel Equações, clique em . Um campo editável aparece na parte superior do painel. 18. Digite Max(A,B)/(C*D).

19. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula. 20. Selecione Arquivo > Fazer check-in para fazer o check-in das alterações.

(29)

Criar o elemento

Procedimento

1. No painel Navegador do PI System Explorer, clique em Elementos. Os elementos existentes no banco de dados AF aparecem no Navegador.

2. Clique com o botão direito do mouse na coleção Elementos e selecione Novo Elemento. A caixa de diálogo Escolher Padrão de Elemento é exibida.

3. Selecione o template Trocador de Calor e clique em OK. O novo elemento aparece no Navegador.

4. Na guia Geral, no campo Nome, digite: Trocador de calor A.

5. Clique na guia Atributos. Todos os atributos definidos pelos templates de atributo são exibidos. Vários atributos são marcados com um ponto de exclamação vermelho indicando que eles não podem obter o valor da referência configurada. Isso porque as referências de dados de pontos PI atualmente referenciam pontos que ainda não existem. 6. Para criar os novos pontos PI para o Trocador de Calor A, clique com o botão da direita

sobre ele no Navegador e selecione Criar ou Atualizar Dados de Referência como mostrado na figura a seguir.

Isto cria os pontos PI especificados no template do elemento Trocador de Calor.

Até que a interface Random (R) grave valores reais no novo ponto, seu valor é exibido como Ponto Criado, e nenhum valor poderá ser calculado para as referências da fórmula que dependam do valor deste ponto. A seguinte ilustração mostra como a guia Atributos aparece até que a interface grave valores nos pontos PI.

(30)

7. Clique em Arquivo > Fazer check-in.

Atribuir valores a atributos constantes

A maioria dos atributos no exemplo do Trocador de calor é automaticamente configurada pelas referências de dados. É necessário atribuir valores ao restante dos atributos.

Procedimento

1. Faça o upload de uma foto no atributo Foto:

a. Selecione o atributo Foto e clique no campo Valor. b. Clique em e selecione Upload no menu resultante. c. Navegue até o arquivo da imagem e clique em Abrir.

2. Defina os valores para os atributos constantes restantes conforme a seguir:

Atributo Valor

Fabricante ACME HX Corp.

Número de série 90122323-112

3. Selecione um valor para o Material do tubo:

a. Selecione o atributo Material do tubo e clique no campo Valor. O campo Valor torna-se um menu suspenso.

b. Clique no menu suspenso e selecione MT3.

4. Mantenha as configurações padrão nos atributos remanescentes. 5. Faça check in do trabalho.

(31)

Criar a estrutura de eventos

As seguintes seções mostram as etapas para criar um template da estrutura de eventos e a própria estrutura de evento a partir deste template. Siga as seções na ordem mostrada: 1. Criar o template da estrutura de eventos

2. Criar os templates de atributo

3. Criar as referências de dados

4. Criar a estrutura de eventos

Criar o template da estrutura de eventos

Procedimento

1. No navegador do PI System Explorer, clique em Biblioteca.

2. Clique com o botão direito do mouse na coleção Templates das estruturas de eventos e selecione Novo template.

3. Na guia Geral, defina Nome como Tempo de inatividade. 4. Faça check in do trabalho.

Criar os templates de atributo

Procedimento

1. Crie o primeiro template de atributo. Consulte Criar o primeiro template de atributo. 2. Crie o restante dos templates de atributo usando um destes métodos:

◦ Se você tem o PI Builder (um suplemento do Excel), será possível criar os outros atributos no Excel. Este é o método recomendado.

◦ Se você não tem ou não desejar usar o PI Builder, use o PI System Explorer para criar o restante dos templates de atributo individualmente.

Criar o primeiro template de atributo

Antes de Iniciar

Você já deve ter sido criado o template da estrutura de eventos Tempo de Inatividade (consulte

Criar o template da estrutura de eventos).

Procedimento

1. No PI System Explorer, selecione o template de estrutura de evento Tempo de Inatividade e clique na guia Templates de Atributo.

2. Clique em Novo Template de Atributo na barra de ferramentas. (Você pode também clicar com o botão direito na lista de atributos na guia Templates de Atributo e selecionar Novo Template de Atributo) Um novo template de atributo é criado.

3. No campo Nome, insira Diferença de Temperatura do Lado Frio.

(32)

Criar os templates de atributo no PI System Explorer

Antes de Iniciar

É necessário usar o template de atributo criado em Criar o primeiro template de atributo.

Procedimento

1. Siga os procedimentos mostrados em Criar o primeiro template de atributo para criar dois templates de atributo adicionais, chamados: Temperatura Máxima de Saída do Lado do Shell e Temperatura Máxima de Entrada do Lado do Tubo contêm referências de dados de ponto PI, e Comentário contém uma referência de dados estáticos para armazenar comentários de texto.

2. Selecione Arquivo > Fazer check-in para fazer o check-in dos templates de atributo.

Criar as referências de dados

1. Criar as referências de dados do ponto PI

2. Criar a referência de dados da fórmula

3. Configurar o template de atributo estático

Criar as referências de dados do ponto PI

Para uma estrutura de eventos criada com o template de estrutura de eventos Tempo de Inatividade, os atributos Temperatura Máxima de Saída do Lado do Shell e Temperatura Máxima de Entrada do Lado do Tubo devem refletir os atributos correspondentes do elemento referenciado primário. Estes dois atributos são referências de dados de pontos PI. Os passos para cria-los para um template de estrutura de eventos incluem um passo para especificar um elemento de referência, mas fora isto são semelhantes às etapas anteriores neste tutorial para criar referências de dados de pontos PI para um template de elemento.

Procedimento

1. Crie a referência de dados Temperatura Máxima de Saída do Lado do Shell. Consulte Criar a referência de dados Temperatura Máxima de Saída do Lado do Shell. 2. Criar a referência de dados Temperatura Máxima de Entrada do Lado do Tubo.

Consulte Criar a referência de dados Temperatura Máxima de Entrada do Lado do Tubo.

Criar a referência de dados Temperatura Máxima de Saída do Lado do Shell

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Temperatura Máxima de Saída do Lado do Shell e clique em Configurações.

2. No menu UDM Padrão, selecione Temperatura (Delta) > grau Fahrenheit . 3. Selecione Double para Tipo de Valor.

4. Selecione Ponto PI na lista Referência de Dados. 5. Selecione Configurações.

6. No campo Atributo, insira .\Elements[.]|Temperatura de Saída do Lado do Shell. Isto especifica que a estrutura de evento vai tomar seu valor para o atributo

(33)

Temperatura de Saída do Lado do Shell do elemento de referência. O elemento de referência é definido quando a estrutura do evento é criada.

7. Sob Métodos de Recuperação de Valor, altere Por Intervalo de Tempo para Máximo, e verifique que Percentual Bom Mínimo é 80.

8. Clique em OK na caixa de diálogo Referência de Dados do Ponto PI. 9. Clique em Arquivo > Fazer check-in para salvar o trabalho.

Criar a referência de dados Temperatura Máxima de Entrada do Lado do Tubo

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Temperatura Máxima de Entrada do Lado do Tubo e clique em Configurações.

2. No menu UDM Padrão, selecione Temperatura > grau Fahrenheit . 3. Selecione Double para Tipo de Valor.

4. Selecione PI Point na lista Referência de Dados. 5. Selecione Configurações.

6. No campo Atributo, insira .\Elements[.]|Temperatura de Entrada do Lado do Tubo. Isto especifica que a estrutura de evento vai tomar seu valor do atributo Temperatura de Entrada do Lado do Tubo do elemento de referência. O elemento de referência é definido quando a estrutura do evento é criada.

7. Sob Métodos de Recuperação de Valor, altere Por Intervalo de Tempo para Máximo, e verifique que Percentual Bom Mínimo é 80.

8. Clique em OK na caixa de diálogo Referência de dados do Ponto PI. 9. Clique em Arquivo > Fazer check-in para salvar o trabalho.

Criar a referência de dados da fórmula

Crie a referência de dados da fórmula para o template de atributo Diferença de

Temperatura do Lado Frio. Consulte Criar a referência de dados da fórmula Diferença de Temperatura do Lado Frio.

Criar a referência de dados da fórmula Diferença de Temperatura do Lado Frio

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Diferença de Temperatura do Lado Frio 2. Selecione Fórmula na lista Referência de Dados.

3. No menu UDM Padrão, selecione Temperatura (Delta) > delta °F. 4. Clique em Configurações. A janela Configuração de Fórmula é exibida.

5. No painel Parâmetros, clique em . A caixa de diálogo Configuração de Parâmetros é exibida.

6. Na lista Variável, mantenha o valor padrão (A). 7. Selecione <outro> na lista Atributo.

(34)

9. No campo Atributo, insira .\Elements[.]|Diferença de Temperatura do Lado Frio.

.\Elements[.]|Diferença de Temperatura do Lado Frio indica que a estrutura do evento tomará o atributo Cold Side Temperature do elemento de referência. O elemento de referência é definido quando a estrutura do evento é criada.

10. Clique em OK para adicionar o parâmetro.

11. No painel Equações, clique em . Um campo aparece na parte superior do painel. 12. Clique em Variáveis > A.

13. Clique em OK para aceitar as alterações da configuração da fórmula. 14. Selecione Arquivo > Fazer check-in para fazer o check-in das alterações.

Configurar o template de atributo estático

Procedimento

1. Selecione o template de atributo Comentário. 2. Selecione String para Tipo de Valor.

3. Clique em Arquivo > Fazer check-in para salvar o trabalho.

Definir a estrutura de eventos

Procedimento

1. No painel Navegador do PI System Explorer, clique em Estruturas de Eventos. As estruturas de eventos existentes no banco de dados AF aparecem no Navegador.

2. Clique com o botão direito do mouse na coleção Estruturas de Eventos e selecione Nova Estrutura de Evento. A caixa de diálogo Escolher Template da Estrutura de Eventos é exibida.

3. Selecione o template Tempo de Inatividade e clique em OK. A nova estrutura de eventos aparece no Navegador.

4. Na guia Geral, no campo Nome, digite: Tempo de Inatividade 1.

5. Clique na guia Elementos Referenciados e selecione Adicionar Elemento de Referência. 6. Na caixa de diálogo Adicionar Elemento(s), clique em próximo a Elemento Único . 7. Na caixa de diálogo Navegador do Elemento , selecione o elemento Trocador de Calor e

clique em OK .

8. Clique na guia Atributos.

Todos os atributos definidos pelos templates de atributo são exibidos. 9. Selecione Arquivo > Fazer check-in.

(35)

Suporte técnico e outros recursos

Para obter assistência técnica, contate o suporte técnico OSIsoft em +1 510-297-5828 ou através da página de Suporte Técnico da OSIsoft (https://techsupport.osisoft.com/Contact-Us/). O site do Suporte Técnico da OSIsoft oferece outras opções de contato para clientes de fora dos Estados Unidos.

Ao contatar o Suporte Técnico da OSIsoft, tenha estas informações em mãos: • Nome do produto, números da versão e do build

• Detalhes sobre a plataforma do computador (tipo de CPU, sistema operacional e número da versão)

• Hora em que o problema iniciou • Arquivos de registro do momento

• Detalhes de quaisquer alterações do ambiente antes do início do problema

• Resumo do problema, inclusive todos os arquivos de log relevantes da hora em que o problema ocorreu

O site OSIsoft Virtual Campus (vCampus) (https://vcampus.osisoft.com) tem recursos baseados em assinatura para ajudar na programação e na integração dos produtos da OSIsoft.

(36)

Referências

Documentos relacionados

Além do efeito significativo da interação genótipo × altitude na qualidade da bebida, também foram encontradas diferenças significativas nos teores médios de trigonelina, 3-CQA

Por conseguinte, foi solicitado ao CHMP o seu parecer quanto à manutenção, alteração, suspensão ou retirada das Autorizações de Introdução no Mercado de medicamentos

Teodósio (Forte do Cavalo) ; Castelo de Sesimbra ; Forte da Arrábida ; Fortim de Troia ; Castelo de Sines ; Forte de Nossa Senhora de Salles ; Forte de Porto Covo ; Fortaleza da

A Autoridade de Trânsito do Município de EUNÁPOLIS, com fulcro no artigo 281 e 282 doCódigo de Trânsito Brasileiro, na Resolução 404 do Conselho Nacional de Trânsito -

O Prefeito Municipal de Mariana, Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais,.. 1º - Fica nomeado José Luiz Papa para o cargo em comissão de Secretário Municipal de Cultura,

A) SE ABSTENHA(M) DE EDITAR DECRETOS E/OU FORMALIZAR PROCESSOS DE DISPENSA LICITATÓRIA E/OU CELEBRAR E EXECUTAR CONTRATAÇÕES DIRETAS ATESTANDO COMO

01_ Pacote em couro Audi exclusive (pacote 1) em couro Audi exclusive com bancos dianteiros desportivos em Castanho Cognac/Preto – Elementos de comando em couro Audi exclusive

As variáveis que foram analisadas para prever o número de usuários foram o dia da semana e os cinco dias anteriores ao dia que se deseja prever, estas variáveis formam