• Nenhum resultado encontrado

Produtos de Baixa Tensão. CMS - Sistema de medição individual de corrente Um novo nível de efi ciência e disponibilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Produtos de Baixa Tensão. CMS - Sistema de medição individual de corrente Um novo nível de efi ciência e disponibilidade"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CMS - Sistema de medição

individual de corrente

Um novo nível de efi ciência

e disponibilidade

(2)

CMS

Um sistema repleto de benefícios

A medição de corrente em painéis de distribuição de energia

nunca foi tão compacta e perfeitamente integrada. Finalmente,

é possível monitorar os circuitos individuais de uma instalação.

Medir a corrente elétrica perto da carga permite um novo nível de transparência. O sistema CMS é transparente e ami-gável ao usuário, a instalação é muito simples e intuitiva.

Integração em perfeição

É imensurável e muitas vezes esquecida: a integração perfeita em unidades de distribuição elétrica.

O Sistema CMS se ajusta perfeitamente a arquitetura existen-te como nenhum outro sisexisten-tema. Muito pouco espaço extra é necessário para integração, fazendo com que o CMS seja também uma opção para unidades de distribuição antigas ou uma atualização em sistemas futuros.

(3)

Espaço necessário mínimo

O tamanho reduzido do sensor tal qual sua confi guração modu-lar permite uma grande fl exibilidade para as unidades de distri-buição, permitindo utilizar diferentes confi gurações de sensores que não fi cam presos a um número múltiplo de sensores.

Fácil instalação

Os sensores são montados em poucos e fáceis passos. A conexão do cabeamento dos sensores pode ser feita sem nenhuma ferramenta especial.

Comissionamento amigável ao usuário

Fácil configuração: o conceito de navegação intuitiva permite que o sistema seja configurado na tela sensível ao toque e, em poucos minutos já é possível começar a medição.

Um único sensor para todos os tipos de corrente

Mesmo sendo c.c., c.a. ou correntes mistas, os sensores do sistema CMS podem medir tudo, com um grande faixa de medição de até 80 A.

Sempre expansível

O sistema pode ser expandido ou modificado a qualquer momento graças ao seu design flexivel e modular. Sensores podem ser instalados um por um a qualquer momento.

Confiabilidade máxima

O método de medição de contatos livres significa que os erros potenciais são evitados desde o início.

(4)

Medir é saber

Garanta a disponibilidade

O sistema CMS é a solução perfeita para áreas onde a alta disponibilidade de energia é necessária. Isso inclui plantas industriais, bancos, companhias de seguro, data-centers ou edificios públicos como hospitais ou aeropor-tos, os quais dependem muito de seus sistemas eletrô-nicos para operar de forma segura, onde falhar significa grandes perdas financeiras.

Na área de tecnologia e energia renovável, os sensores podem ajudar a manter os sistemas operando, por exemplo, monitorando o nível de corrente de uma linha de geração solar em geradores eólicos ou hidroelétricos. O CMS é a solu-ção perfeita para inúmeras indústrias.

Detecção antecipada de desvios

O CMS mede a corrente diretamente no circuito final e, assim, garante a operação sem falhas do sistema: a medição contínua no final do circuito detecta riscos potenciais como falhas, quedas de energia ou outro comportamento anormal, antes de causar maiores danos.

Sistema de aviso de sobrecarga

A medição constante de corrente em minidisjuntores pode monitorar quando um cabo é carregado além de sua corrente nominal, evitando, assim, o desarme do dispositivo.

I

(5)

© ABB Schweiz AG

CMC Low Voltage Products 2/20/2012 | 1

USV

PDU

Schaltanlage

Current Measurement System

Transparenz

Serverraum

Fabrikation, Fertigung,…

Klima, Lüftung, Heizung, Beleuchtung

Office, Drucker, Telefon,….

5 4 4 4 4 2 2 2 2 3 1 4

Aumente a transparência

Medir reduz custos

Edifícios comerciais e plantas industriais possuem me-didores elétricos que monitoram o consumo de área em área de maneira muito eficiente, mas para saber preci-samente onde o real consumidor de energia está dentro do edifício, é preciso olhar o consumo com mais detalha-mento.

Essa é a situação onde o CMS oferece uma solução alta-mente eficiente e ainda descomplicada: ele mede a corrente individual de cada circuito final. Essa medição permite que o fluxo de energia seja identificado. Isso facilita um planejamen-to de consumo de energia mais eficiente.

Transparência máxima em uma instalação com medição de corrente nos circuitos finais

Sala de servidores

Produção, fábrica

Ar condicionado, aquecimento, iluminação

Computadores, impressoras, telefones 1 Sistema CMS ( pontos de medição) 2 Subdistribuidores 3 UPS 4 Multimedidores elétricos 5Distribuidores principais

(6)

Os sensores são a parte mais importante do sistema e seu tamanho compacto é impressionante. Os sensores podem ser facilmente instalados em qualquer lugar e não atrapalham durante a instalação ou comissionamento.

Todos os sensores se comunicam com a unidade de controle por meio da mesma conexão. Isso facilita muito a instalação em comparação ao cabeamento convencional utilizado em medições analógicas. O fácil tipo de cabeamento também economiza tempo durante a instação, além de ocupar muito menos espaço no quadro de distribuição.

Um importante componente do sistema CMS é a unidade de controle. A tela sensível a toque o torna fácil e intuitivo de usar. Esse dispositivo processa todos os dados de medição, mostra os valores e os prepara para processamento individual por meio da comunicação.

CMS - sofisticado em cada detalhe

O sistema num relance

A qualidade de um sistema de medição é determinada pela

per-feita combinação e força de todos os seus componentes. E é

nis-so que o sistema CMS da ABB é diferenciado: seja no tamanho

compacto, tecnologia, resultados de mediação, facilidade de

ope-ração ou fl exibilidade.

(7)

Também é muito fácil inicializar os sensores. Pode-se designar as identidades aos sensores com poucos cliques na unidade de controle. Todo o processo de comissionamento consome apenas alguns minutos. Logo após, já é possível visualizar todas as funções de medições na unidade de controle.

É possível coletar medições remotamente por meio da interface Modbus (RS-485/Modbus RTU). As possibilidades para outras medições por meio de processamento são quase infinitas.

(8)

Os sensores – o coração do CMS

Somente 18 mm de largura

Nenhum espaço é perdido.

Tudo é construído dentro de uma

unidade de 18 mm de largura para

medições exatas e efetivas. Isso

significa que os sensores do

siste-ma CMS estão entre os siste-mais

com-pactos e de maior desempenho do

mercado.

Tamanho compacto e alto desempenho: c.a., c.c. ou corren-tes mistas, os sensores do CMS podem medir todos os tipos de corrente de 0 a 80 A (TRMS).

Cada sensor tem o seu próprio microprocessador de sinais e todas as informações de medição são transmitidas digital-mente através da interface de comunicação entre o sensor e a unidade de medição. Isso reduz os cabos dentro do painel de distribuição e maximiza a segurança dos dados de medi-ção transmitidos.

(9)

Os sensores CMS são rapidamente montados nos dispo-sitivos de proteção Pro M da ABB. Graças ao sofisticado design, temos uma disposição limpa e compacta.

Os sensores CMS-100PS (80 A), CMS-101PS (40 A) e

CMS-102PS (20 A) foram desenvolvidos para dispositivos ABB Pro M compact e SMISSLINE com terminais duplos. O sensor é facilmente conectado no terminal do minidisjuntor.

Simplicidade no encaixe

Integração de sensores

MCB RCBO RCCB S200 S400 F400 F200 DS201 FS400 pro M compact SMISSLINE TP

(10)

Unidade de controle

Medir e operar de maneira inteligente

A unidade de controle

(CMS-600) é o centro para

ali-mentação e configuração do

sistema CMS, além de ser uma

interface fácil e amigável.

Até 64 sensores podem ser conectados a cada unidade de controle. 247 identificadores podem ser configurados no dispositivo. Dessa maneira é possível ter várias unidades de controle na mesma rede. Isso significa que o CMS foi de-senvolvido para uso em um sistema de medição altamente eficiente, mesmo em instalações grandes e extensivamente conectadas.

(11)

Operação simples

Tela sensível ao toque

A unidade de controle com tela sensível ao toque é muito fácil de operar, mesmo a tecnologia mais avançada é inútil se for complicada de usar.

Uma atenção especial foi dada para criar um conceito intuiti-vo para as operações e navegação do CMS. A facilidade com que se alcança os menus e funções necessárias nas telas do CMS impressiona. Treinamentos complexos de instalação e operação não são mais necessários.

1 Medição

2 Configuração

3 Mostra valores de medição de corrente

4 Mostra valores de medição máxima, mínima e "hold"

5 Inicialização/parametrização de sensores

6 Configuração Modbus

7 Configuração de tela

Navegação limpa e simples

1 2

(12)

Simplicidade de Instalação

Tecnologia de conexão

Fácil montagem dos cabos: para criar uma conexão de barramento de dados não é necessária nenhuma ferra-menta. Os conectores são fixados aplicando uma peque-na pressão no cabo. Rápido, fácil e confiável.

CMS-800/CMS-820 Cabo flat e conector

(13)

Dados Técnicos

Faixa de medição Método de medição Fator de crista para formas de onda distorcidas Precisão c.a. (Ta = +25°C) Coeficiente de temperatura c.a. Precisão c.c (Ta = +25°C) Coeficiente de temperatura c.c. Resolução

Taxa interna de amostragem Tempo de estabilização (±1%) Secção máxima do cabo Tensão de isolação Peso Dimensões L x H x P CMS-100PS 0 .. 80 A TRMS, c.a. 50/60 Hz, c.c. ≤ 1.5 ≤ ±0.5 % ≤ ±0.036 %/K ≤ ±0.7 % ≤ ±0.047 %/K 10 mA 5 kHz tipo. 0.25 sec 10 mm Ø 690 Vc.a. / 1500 Vc.c. 12 g 17.4 mm x 15.5 mm x 41.0 mm (1polo) Sensores CMS-101PS 0 .. 40 A TRMS, c.a. 50/60 Hz, c.c. ≤ 3 ≤ ±0.5 % ≤ ±0.036 %/K ≤ ±1.0 % ≤ ±0.059 %/K 10 mA 5 kHz tipo. 0.25 sec 10 mm Ø 690 Vc.a. / 1500 Vc.c. 12 g 17.4 mm x 15.5 mm x 41.0 mm (1polo) CMS-102PS 0 .. 20 A TRMS, c.a. 50/60 Hz, c.c. ≤ 6 ≤ ±0.5 % ≤ ±0.036 %/K ≤ ±1.7 % ≤ ±0.084 %/K 10 mA 5 kHz tipo. 0.25 sec 10 mm Ø 690 Vc.a. / 1500 Vc.c. 12 g 17.4 mm x 15.5 mm x 41.0 mm (1polo) Dados Gerais Temperatura de operação Temperatura de armazenagem Descarga eletrostática (ESD) Compatibilidade eletromagnética (EMC)

Sensores e unidade de controle

–25 °C .. +70 °C –40 °C .. +85 °C IEC/EN 61000-4-2 IEC/EN 61000-4-3, -4-4, -4-5, -4-6, -6-3, -6.4 Unidade de Controle Tensão de alimentação Dissipação térmica Interface Protocolo Taxa de dados

Tempo de atualização de dados Tensão de isolação

Terminais do tipo parafuso Montagem Peso Dimensões L x H x P CMS-600 24 Vc.c. (+/- 10%) Mínimo 0,4 W; Máximo 24 W (com 64 sensores) RS485 2-wire Modbus RTU 2400 .. 115’200 Baud

< 1s para resultados de 64 sensores 400 Vc.a

0.5 .. 2.5 mm2, máx. 0.6 Nm

Trilho DIN 35 mm de acordo com sistema de barramento DIN 50022 ou SMISSLINE 153 g

71.8 mm x 87.0 mm x 64.9 mm (4TE)

(14)

Dimensões em mm

14 15,5 26,5 LED Schalter 5 3, 41 9,9 17,4 1 4 1 2 3 4 A B C D E dt L dn alr ezti w S B B A . ne ddi br of ylt cirt s si yti ro ht ua ss er pe tu ohti w s eitr ap dri ht ot er us olc si d r o es u , noi tc ud or pe R .ni er eht d eni at no c noi ta mr of ni eht ni n a t ne mu co d si ht ni st hgi r ll a evr es er e W

8880501

01

A4 Index Subscript

???

Switzerland Ltd. CMC Low Voltage Products Fulachstrasse 150, P.O.Box CH - 8201 Schaffhausen Massstab Scale Gez. Drawn Geprüft Checked Blattgrösse Page size Ersatz für Replacement for Zusammenstellung Assembly drawing Apparat Blattanzahl Number of pages Produktegruppe Product line 25.01.2012 1 / 1

2:1

CMS CMM

Katalogzeichnung

i et a D 10 50 88 8 HK 5 4 78 3, 12 5 3 3, 34 5, 71 B A 3 2 1 4 5 6 14 15,5 26,5 LED Push button 5 3, 41 9,9 17,4 1 4 1 2 3 4 A B C D E dt L dn alr ezti w S B B A . ne ddi br of ylt cirt s si yti ro ht ua ss er pe tu ohti w s eitr ap dri ht ot er us olc si d r o es u , noi tc ud or pe R .ni er eht d eni at no c noi ta mr of ni eht ni n a t ne mu co d si ht ni st hgi r ll a evr es er e W

8880501

01

A4 Index Subscript

???

Switzerland Ltd. CMC Low Voltage Products Fulachstrasse 150, P.O.Box CH - 8201 Schaffhausen Massstab Scale Gez. Drawn Geprüft Checked Blattgrösse Page size Ersatz für Replacement for Zusammenstellung Assembly drawing Apparat Blattanzahl Number of pages Produktegruppe Product line 25.01.2012 1 / 1

2:1

CMS CMM

Katalogzeichnung

i et a D 10 50 88 8 HK 5 4 78 3, 12 5 3 3, 34 5, 71 B A 3 2 1 4 5 6 Sensor (CMS-100PS)

(15)

Descrição

Cabo flat 2m

Conjunto de conectores 35 peças

Descrição

80 A TRMS 40 A TRMS 20 A TRMS

Descrição

Com comunicação Modbus RTU

Códigos e informações

Tipo CMS-100PS CMS-101PS CMS-102PS Código de estoque 2CCA880100R0001 2CCA880101R0001 2CCA880102R0001

Sensores 18 mm para Pro M Compact e SMISSLINE TP

Unidade de Controle Acessórios peso [g] 12 12 12 Tipo CMS- 600 Código de estoque 2CCA880000R0001 peso [g] 153 Tipo CMS-800 CMS-820 Código de estoque 2CCA880148R0001 2CCA880145R0001 peso [g] 17 24

(16)

Contato

ABB Ltda

Produtos de Baixa Tensão Av. dos Autonomistas, 1496 06020-902 - Osasco - SP Fax: +55 11 3688-9977 ABB Atende: 0800 0 14 9111

Dúvidas sobre produtos, serviços e contatos ABB. www.abb.com.br

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

et al., (2012), nos estudos realizados sobre o PCK, são propostas algumas estratégias para reconhecê-lo, como entrevistas, observações de aulas, análise de planejamentos de ensino

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O