• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA "Programa de Acompanhamento do uso educativo da Internet nas Escolas do 1º Ciclo" Distrito de Évora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA "Programa de Acompanhamento do uso educativo da Internet nas Escolas do 1º Ciclo" Distrito de Évora"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

P

ROGRAMA

INTERNET@EB1

"Programa de Acompanhamento do uso

educativo da Internet nas Escolas do 1º

Ciclo" – Distrito de Évora”

(2)

I- Introdução

Este Plano de Acção diz respeito ao protocolo celebrado entre a FCCN e a Universidade de Évora para o acompanhamento pedagógico de professores e alunos das escolas públicas do 1º ciclo do Ensino Básico do distrito de Évora na utilização educativa da Internet.

Dando continuidade ao trabalho já desenvolvido nos dois anos lectivos transactos, a Equipa Responsável da Universidade de Évora e respondendo a um dos requisitos do Protocolo assinado entre a FCCN e Universidade de Évora, desenhou para 2005 1 um plano de acompanhamento que compreende um

conjunto integrado de actividades que visam proporcionar contextos e pretextos para:

• Promover e certificar a aquisição de competências básicas em TIC pelos alunos, designadamente os que concluem este ciclo de ensino, através da prova prática estabelecida no Dec.-Lei nº140/2001 de 24 de Abril (Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação); • Dotar cada EB1 de capacidade para produzir, actualizar e manter páginas na Web, com a

participação activa dos próprios alunos;

• Promover a constituição de comunidades de prática nas escolas em parcerias com outras entidades (outras escolas, portuguesas ou de países de língua portuguesa, autarquias, outras instituições).

As escolas e os professores serão convidados a participar num projecto que promove as ligações entre o trabalho a realizar no âmbito deste Programa e o projecto educativo da Escola/Agrupamento, na perspectiva de uma integração transversal das TIC.

O plano desenhado pela Universidade de Évora para acompanhamento das escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Évora prevê uma fase de preparação e planeamento a que se seguirá a fase de execução propriamente dita. A avaliação estará presente ao longo de todo o processo.

II - Preparação e Planeamento

Esta fase, já em curso, decorrerá até final do mês de Janeiro de 2005. Compreende a recolha e o tratamento de dados de escolas, abertura de concurso e o estabelecimento de contactos tendo em vista a constituição de uma bolsa de Colaboradores (monitores) para o acompanhamento das escolas.

a) Preparação dos instrumentos de recolha de informação

Diagnóstico

™ Fichas de caracterização e identificação geral das escolas e agrupamento e de diagnóstico das competências dos professores em TIC.

Verificação e progresso

™ Fichas de registo de visitas (colaborador e professores das escolas) – electrónico e em papel ™ Fichas de síntese mensal de trabalho e deslocações

™ Fichas de registo dos DCB - electrónico e em papel ™ Relatórios de verificação e progresso

™ Avaliação final

(3)

™ Relatório final de execução (equipa de coordenação)

b) Entrada na Escola

™ Reunião com os Agrupamentos e as Autarquias (13 de Janeiro)

o Á semelhança do ano anterior os agrupamentos e as autarquias foram convidados a participar numa reunião conjunta para apresentação do balanço do projecto no ano anterior e apresentação/discussão do plano para 2005

™ Formação do grupo de Colaboradores (1 a 3 de Fevereiro)

™ Contactos com as Escolas através do Conselho Executivo do respectivo Agrupamento ™ Contactos com a Direcção Regional de Educação

™ Elaboração do Guião de Visita e Guião de aplicação do DCB, assim como de todos os outros documentos necessário à execução do Programa.

c) Produção de materiais

De modo a garantir a continuidade e sustentabilidade das acções previstas neste Plano, o Portal WEB1 (http://www.minerva.uevora.pt/web1) funcionará como centro virtual de recursos de apoio pedagógico, integrando os materiais já desenvolvidos e a desenvolver pelo Núcleo Minerva da Universidade de Évora e as ferramentas indispensáveis à comunicação entre todos os intervenientes.

Como recursos essenciais, o Portal dispõe de informação geográfica, informação meteorológica, calendário de dias comemorativos, enciclopédia, acesso à LUSA (agência noticiosa nacional), motor de pesquisa, propostas regulares de actividades (internas e externas), manuais de apoio ao desenvolvimento das oficinas de auto-aprendizagem, informação e documentação relativa à execução do programa, recursos didácticos organizados por área disciplinar, portais educativos de referência, placard electrónico de notícias, conteúdos de referência sobre TIC na Educação, área de FAQs - publicação das perguntas e respostas mais frequentes, oficinas TIC; mosaico de “Janelas do Alentejo”, projecto “Retratos da minha terra”, assim como a reedição das actividades didácticas mensais proposta no âmbito do “Jornal Colaborativo” e do projecto “TICiência” desenvolvidos nos anos anteriores.

d) Recrutamento e Formação da Equipa de acompanhamento

A equipa de colaboradores será constituída tendo em conta o perfil dos candidatos e a observância de critérios de preferência.

Perfil do candidato

- Formação académica de nível superior

- Competências na utilização das ferramentas informáticas básicas: Processador de Texto; Correio Electrónico e Pesquisa na Web

- Competências na construção e publicação de páginas Web

- Formação pedagógica, preferencialmente profissionalização em ensino - Dinamismo, motivação e espírito de equipa

- Facilidade de relacionamento interpessoal -

Os interessados serão seleccionados através da análise da candidatura e entrevista. Com o Colaborador do Programa será celebrado um contrato de prestação de serviço.

(4)

Será realizada uma acção de formação da equipa de Colaboradores (25 horas) com a finalidade de garantir uma abordagem consistente no que se refere à execução do plano de acção. Estas sessões decorrerão de acordo com um programa desenhado para o efeito e incidirão sobretudo nos aspectos metodológicos, organizativos e de gestão e dinamização. Para os colaboradores que sintam necessidade/interesse está ainda prevista uma oficina de formação (5 horas) orientada para a construção, dinamização e actualização de páginas Web.

Será ainda constituída uma equipa de cinco Coordenadores de Área (formada por docentes do Núcleo UE/Minerva e do Centro de Competência Nónio Séc. XXI). Cada Coordenador de Área orientará e supervisionará todo o trabalho a desenvolver nas escolas da respectiva área, em articulação com o grupo de 15 Colaboradores.

e) Calendarização das visitas

Obtido o acordo com cada escola, os Colaboradores apresentarão ao Coordenador de Área um calendário das visitas, por escola, que inclui a data da visita, a duração da sessão e as actividades a desenvolver. O calendário das visitas será registado pelos colaboradores na plataforma de gestão de visitas.

III- Execução do plano

A execução propriamente dita desenvolver-se-á entre Fevereiro e Junho com a implementação no terreno das acções de acompanhamento previstas.

Após a fase de preparação e planeamento, que passa pela caracterização das escolas e Agrupamentos, pelo diagnóstico de necessidades, pela identificação e recrutamento de recursos humanos, pela produção de materiais e calendarização de actividades, será definida uma estratégia de organização do trabalho e dos recursos humanos envolvidos.

Sistema de acompanhamento

O sistema de acompanhamento adoptado pela Universidade de Évora assenta no plano de acompanhamento máximo para todas as escolas no que respeita ao número de visitas e também no que se refere ao nº de professores colaboradores. Assim, considerando que o universo das escolas é este ano de 134, o plano deverá contemplar um total de 1072 visitas.

A Universidade de Évora desenvolverá o trabalho educativo com as Escolas (professores e alunos) com base num modelo de organização e distribuição flexível e variável de visitas por escola.

Os critérios a adoptar para efectuar esta distribuição terão em conta: • o número de professores por escola;

• o número de alunos por escola;

• o número de turmas do 4º ano de escolaridade; • o número de alunos do 4º ano de escolaridade; • a existência ou não de página web;

Importa salientar que, à semelhança do ano anterior, uma visita deverá corresponder a um dia de presença efectiva na escola (no mínimo 6 horas).

(5)

As sessões de acompanhamento das Escolas obedecerão a um Guião de visita que servirá para, genericamente, orientar e balizar a acção de todos os intervenientes. Neste guião estarão consubstanciadas um conjunto de preocupações/orientações:

- Apostar numa intervenção simples, construtiva, mobilizadora dos professores e dos alunos, técnica quanto baste, essencialmente dirigida para aspectos de organização do trabalho, acessibilidade ao computador e contextualização de actividades (a necessidade de comunicar, a necessidade de escrever leva ao processador de texto e não o contrário);

- Incentivar os professores a “aprender” utilizando os materiais disponíveis nas Oficinas de auto-formação;

- usar o computador no sentido da aquisição das competências básicas, dando especial atenção aos alunos e aos professores a leccionar turmas do 4º ano;

- Explorar os recursos e serviços Internet como fonte de informação e conhecimento permanentemente disponível e como meio de partilha de saberes, comunicação e colaboração; - Entusiasmar os alunos e os professores a participar nas actividades / projectos propostos no

Portal WEB1 e acompanhar o seu desenvolvimento;

- Estimular os alunos e os professores a continuar a utilizar (entre visitas) o computador e a Internet de um modo planificado e sistemático, integrando-os nas actividades habituais de sala de aula (numa perspectiva de autonomia e confiança crescente);

- Dar visibilidade ao trabalho, valorizando e motivando os professores e alunos a divulgar as suas produções na escola, na família, na comunidade local, na comunidade global, enriquecendo e actualizando a página da escola/agrupamento

- Reflectir, em conjunto com os professores, sobre os acontecimentos das semanas anteriores (relato de experiências, ideias, dificuldades, necessidades...) e, desse modo, contribuir para uma melhor utilização do computador e da Internet nas práticas educativas;

- Fomentar a autonomia pessoal e social dos professores e alunos através de uma utilização crítica, criativa e inteligente das TIC.

Assim, as actividades a desenvolver, convergentes com os objectivos do Programa, compreenderão as seguintes vertentes:

a) Oficinas de aprendizagem: Escrita, da Internet, da Comunicação e da Construção de páginas web, orientadas para a aquisição e consolidação das competências básicas, bem como a sua aplicação numa perspectiva de transversalidade.

b) Concurso “Retratos da minha terra” (Uma pessoa, um lugar, uma tradição): Criar identidades e dar visibilidade às escolas/agrupamento, apoiando a criação, actualização e dinamização pedagógica da página Web de escola.

c) Colaboratório: Apoio à construção de comunidades de prática através do incentivo à geminação inter-escolas e ao desenvolvimento de projectos colaborativos de escola/sala de aula. Estas comunidades poderão ser constituídas a partir da própria escola, a partir da iniciativa do Agrupamento, a convite de outras escolas/instituições e/ou promovidas pela Universidade de Évora.

d) Formação complementar: Plano de acções de formação do Núcleo Minerva

e) Disseminação: Encontro Regional PATIC 2005 (19 de Maio). Este Encontro privilegiará a apresentação e discussão o desenvolvimento do Programa nas escolas do 1º ciclo do distrito de Évora.

Estão ainda previstas sessões de trabalho com os professores das escolas nas sedes dos Agrupamentos que poderão revestir a forma de oficinas de formação, encontros de trabalho com os Colaboradores e com os responsáveis pelo órgão de gestão de cada Agrupamento, vistas às escolas para supervisão do trabalho realizado pelos Colaboradores, etc.

(6)

Ao nível das parcerias procuraremos uma convergência de interesses e o estabelecimento de sinergias com o Centro de Competência Nónio da Universidade de Évora cujos recursos humanos e materiais podem ser mobilizados, quer ao nível da gestão pedagógica quer no plano logístico.

Pontualmente, e de acordo com as necessidades específicas de cada Escola ou Agrupamento, serão estabelecidos contactos / parcerias (Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Direcção Regional de Educação, Centros de formação de professores, Espaços Internet, etc.) que ajudem a melhorar a eficácia da implementação do programa no terreno.

IV- Avaliação

A avaliação, enquanto mecanismo regulador, acompanhará naturalmente todo o processo. Para poder acompanhar o progresso da execução do Programa a equipa responsável na Universidade de Évora prevê dois tipos de avaliação:

• Avaliação Interna, consubstanciada nos seguintes aspectos: o Caracterização/Diagnóstico das Escolas

o Registos e relatórios de visita o Reuniões com CE Agrupamentos

o Reuniões mensais com os colaboradores (Síntese mensal de trabalho) o Questionários aos professores das Escolas e aos Colaboradores o Relatórios de verificação e progresso

o Relatório Final (da responsabilidade da equipa de coordenação da Universidade de Évora)

• Avaliação Externa, efectivada em cooperação com uma entidade independente (a designar).

V- Responsável e Pessoa de Contacto

Responsável: Prof. Doutor Diogo Figueiredo – Vice Reitor

Referências

Documentos relacionados

Além disso, alguns professores participantes do Reforço Escolar demonstraram não ter percepção necessária sobre a importância do Projeto como uma proposta

Durante a pesquisa, foram entrevistados dois Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar que orientam as escolas objeto da pesquisa para verificar quais são as percepções

No início do ano letivo de 2015, as coordenadoras do PAAE da SRE de Uberlândia oferecerão, na sede da regional, uma capacitação com duração de 4 horas voltada para

O presente trabalho pretende analisar a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da rede estadual de ensino do Amazonas, em Manaus, na

criatividade”... A instituição possui além das salas de aula, refeitório pequeno com área externa coberta, biblioteca que funciona juntamente com a sala de recursos,

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

O termo diligência consta na Resolução da SEEMG nº. 28 Constatadas irregularidades na prestação de contas, o processo será baixado em diligência pela SEE, sendo fixado

[r]