• Nenhum resultado encontrado

LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR Campeonato de Futsal Seniores Regulamento da Prova

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR Campeonato de Futsal Seniores Regulamento da Prova"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. Condições de participação

a) Podem participar no Campeonato de Futebol de Gondomar as colectividades sediadas em Gondomar, e inscritas no Cadastro Municipal da Câmara Municipal de Gondomar.

b) Só será permitida a participação de atletas não federados (na modalidade), residentes ou naturais do

concelho de Gondomar, sendo, porém, autorizada a participação (na ficha de jogo) por cada clube de 2 (dois)

atletas não residentes em Gondomar.

c) O único documento aceite como prova de residência é o cartão de eleitor (que será comprovado no site da DGAI)

2. Organização técnica:

a) A organização do Campeonato é da responsabilidade da LDGDM - Liga Desportiva de Gondomar.

b) A LDGDM, indicará e especificará os trabalhos a efectuar por todos os clubes participantes, bem como as tarefas incumbidas a cada um.

c) Compete à LDGDM indicar os valores relativos à inscrição de clubes e jogadores.

3. Processo administrativo:

a) A inscrição dos clubes deverá ser efectuada através de impresso próprio, e só será considerada se estiverem cumpridos os formalismos impostos por este regulamento.

b) Cada equipa, no momento da inscrição deverá indicar 2 (dois) elementos que integrarão a estrutura da LDGDM para análise aos jogos para os quais forem nomeados.

c) Os participantes serão identificados por licença específica, sendo o único documento válido para participação

na prova. Não será permitida a participação de qualquer atleta, sem a apresentação da licença.

d) Os pedidos de licença de atletas/directores deverão dar entrada, com o prazo mínimo de quinze dias antes do

início da prova. As inscrições efectuadas entre essa data e o início da prova serão agravadas de 100%. (Duplicam)

e) O valor das inscrições efectuadas após o início da prova até ao início da segunda volta, será o normalmente

previsto.

f) As inscrições efectuadas entre o início da segunda volta e o início da antepenúltima jornada (três jornadas do

fim), serão agravadas de 100% (duplicam).

g) Não serão permitidas inscrições para as cinco (5) últimas jornadas

h) Os atletas inscritos após o início da prova, só poderão ser utilizados decorridos 7 (sete) dias após a entrega dos

respectivos documentos

i) Os jogadores e outros agentes desportivos são obrigados, no acto da inscrição a subscrever o seguro

desportivo de acidentes pessoais. A responsabilidade da LDGDM é limitada ao capital seguro.

j) Nenhum clube poderá apresentar mais de uma equipa

k) A idade mínima permitida é de 18 (dezoito) anos. Em casos excepcionais, devidamente fundamentados, poderá ser permitida a participação de 2 (Dois) atletas por clube, com idade igual ou superior a 15 (quinze) anos de

idade, devendo contudo o clube em causa, fazer prova de residência em Gondomar, serem devidamente autorizados pelo encarregado de educação e para atletas de 15 e 16 anos declaração médica indicando a não existência de qualquer contra indicação para a prática desportiva em causa.

4. Organização técnica:

(2)

b) Os jogos serão realizados em espaços cedidos pela CMG, dos clubes participantes dotados de instalações próprias podendo a organização recorrer a outras instalações pertença de outras entidades.

c) Os clubes participantes, não possuidores de instalações próprias poderão no entanto indicar uma instalação que será considerada “casa”.

d) As datas, horas e locais para a realização dos jogos, serão indicados pela LDGDM

e) As alterações aos locais, datas e/ou horas marcadas, deverão ser concertadas entre os clubes envolvidos e obrigatoriamente comunicados à LDGDM 7 (sete) dias antes da data inicialmente prevista. As alterações deverão ser confirmadas por escrito pelas duas equipas indicando a data, hora e local para a realização do jogo alterado (qualquer custo extraordinário advindo dessa alteração, será da responsabilidade dos clubes envolvidos). Caso não haja confirmação, prevalece a marcação inicialmente feita pela organização.

f) Nenhum clube cujo campo esteja interdito poderá alterar a data dos jogos em casa

g) O Clube não possuidor de campo que seja punido com interdição de campo, deverá para os encontros em “casa” (enquanto durar a interdição), arranjar instalações suportando os respectivos custos.

h) A comunicação dos resultados é da responsabilidade da equipa da casa e deverá ser efectuada por SMS (933 160 123), ou mail (geral.ldgdm@gmail.com) obrigatoriamente nas 12 (doze) horas seguintes ao final de cada Jogo (a não comunicação incorre em acção disciplinar).

5. Forma de disputa:

a) A prova será disputada a duas voltas, e o vencedor final e escalonamento dos quatro primeiros classificados será obtida através de um Play-off, com os quatro primeiros classificados da fase regular.

b) O primeiro classificado jogará com o quarto classificado da fase regular e o segundo com o terceiro classificados.

c) A primeira fase (eliminatória) será jogada em duas mãos.

a. No final dos dois jogos e em caso de igualdade de pontos os golos fora contam a dobrar b. Em caso de igualdade de pontos e de golos, proceder-se-á à marcação de grandes penalidades d) O apuramento do terceiro e quarto lugar, realiza-se num único jogo, passando em caso de empate,

directamente à marcação de grandes penalidades.

e) No apuramento do segundo e do primeiro classificado, em caso de empate no final do tempo regulamentar, jogar-se-ão mais dez minutos (duas partes de cinco, com troca de campo), para determinar o vencedor. Caso não seja possível, proceder-se-á à marcação de grandes penalidades

f) Os restantes clubes serão ordenados pela classificação obtida na fase regular.

g) Consoante o número de clubes inscritos no Campeonato de Futebol Popular de Gondomar, a fórmula de disputa será a seguinte:

1- Inscrição de 12 a 16 clubes – um só campeonato disputado numa fase regular a duas voltas e com realização de play – off reunindo os quatro primeiros.

Descida de divisão dos clubes classificados a partir do 12º lugar na fase regular. 2- Mais de 16 clubes. Escalonamento dos clubes em duas séries.

Disputa da fase regular em duas voltas: os dois primeiros classificados de cada série disputarão o play off com o seguinte escalonamento de jogos: primeiro de uma das séries contra o segundo da outra série e vice verso. Descida de divisão dos últimos classificados de cada série. Descerão tantos quantos os suficientes para que sejam apurados apenas 12 ou 14 clubes para disputa do Campeonato da 1ª divisão no ano seguinte. Os restantes farão parte da 2ª Divisão.

(3)

pontos, no conjunto das duas séries. Se tiverem o mesmo número de pontos descerá o clube que tiver o menor número de golos marcados.

i) Em situação normal de funcionamento, descerão dois clubes da 1ª divisão e subirão outros tantos da 2ª divisão para o primeiro escalão.

j) Em todos os casos de desempate, igualdade de pontos (descidas, subidas, apuramentos, etc.) o critério de desempate utilizado será o seguinte:

a. Confronto directo (excepto se os clubes tiverem perdido pontos disciplinarmente (falta de comparência, derrota administrativa, etc. sendo a penalização proporcional às derrotas disciplinares sofridas).

b. Diferença de golos marcados e sofridos c. Maior número de Golos marcados d. Menor número de golos sofridos

6. Os jogos:

a) Os jogos terão uma duração de 40 minutos, com duas (2) partes de 20 e tempo corrido. Em cada parte, cada equipa tem direito a um tempo técnico com duração aproximada de um minuto. O intervalo durará cinco (5) minutos.

b) Os jogos serão disputados em locais, dias e horas a afixar pela entidade organizadora.

c) Os jogos da liga serão arbitrados tendo em conta as Regras Oficiais de Futsal. (Leis do Jogo de Futsal disponível no site da LDGDM).

7. Arbitragem:

a) Os jogos serão arbitrados por elementos nomeados pela LDGDM

b) Caso à hora do início do encontro nenhum dos membros da equipa de arbitragem estiver presente, cabe aos delegados das equipas (de comum acordo) resolver a questão. Caso não haja consenso, cabe ao delegado da casa ultrapassar a situação nomeando em último recurso os capitães das equipas para arbitragem do encontro. c) Nenhum jogo poderá ser adiado devido à falta de árbitros

d) Os clubes que se recusarem a jogar devido à falta de arbitragem serão sancionados disciplinarmente de acordo com o regulamento em vigor.

8. Disciplina:

a) A aplicação dos castigos e punições terá em conta o relatório do árbitro e serão aplicados segundo o “Regulamento Disciplinar Geral” da LDGDM.

b) Um clube que tenha duas faltas de comparência é eliminado da prova e impedido de poder participar na mesma por um período de dois anos.

c) O Conselho de Disciplina é formado no mínimo por cinco elementos, três membros designados pela LDGDM (podendo ser ou não membros dos clubes que a compõem) e por dois elementos eleitos em reunião geral de clubes (podendo ser ou não membros dos clubes participantes).

d) Independentemente da composição do Conselho de Disciplina, todos os clubes serão convocados para participarem em pelo menos uma sessão deste conselho. A falta de comparência a esta convocatória será punida disciplinarmente.

e) Os clubes podem a qualquer momento ser nomeados pela LDGDM a observar jogos da modalidade. O não cumprimento implica sanção disciplinar de acordo com o respectivo Regulamento (RD)

(4)

f) Caso as fichas de jogo preenchidas pela equipa de arbitragem e assinadas no final de cada jogo pelos delegados das respectivas equipas conterem imprecisões ou informações incompletas (falta de golos assinalados, falta ou troca de amarelos, substituições não indicadas, etc.), tanto as equipas de arbitragem, delegados e/ou clubes poderão ser objecto de acção disciplinar. Ver Regulamento Disciplinar (RD)

g) O pagamento dos valores monetários aplicados como punição pela LDGDM é da responsabilidade dos clubes no prazo indicado na respectiva circular.

h) Os atletas só poderão inscrever-se noutras modalidades pelo mesmo clube.

i) Serão autorizadas transferências de modalidades, uma por época, com autorização do clube de origem (primeiro clube onde se inscreveu) não estando esse clube inscrito na modalidade de destino

j) Os atletas deverão respeitar um intervalo mínimo de 15 (quinze) horas entre dois jogos de futebol ou futsal e em qualquer escalão.

k) A expulsão de qualquer elemento num encontro, implica paragem obrigatória no encontro seguinte.

l) Em caso de acção disciplinar, o castigo aplicado terá de ser cumprido na modalidade em que a punição ocorreu. Ficará no entanto também suspenso noutras modalidades da Liga em que esteja inscrito, durante o cumprimento da punição.

9. Policiamento de Jogos:

a) Não existe policiamento de jogos. Os clubes que alinhem na situação de visitados terão de ter um ou mais directores de campo (membros dos corpos gerentes) encarregados da segurança.

b) Serão funções do(s) director(es) de segurança:

1- Permitir o acesso aos balneários de elementos dos clubes devidamente licenciados pela LDGDM 2- Impedir o acesso ao banco de jogo de elementos não licenciados.

3- Interceder junto de público e jogadores para o bom andamento dos jogos.

NOTA: Um clube, cujos adeptos ou jogadores provoquem distúrbios que causem danos, que agridam a equipa de

arbitragem ou jogadores da equipa adversária e/ou provoquem estragos nos locais de jogos, após análise dos relatórios

apresentados pelas personalidades/entidades que julgarmos necessárias (equipa de arbitragem, delegados das equipas, delegados dos árbitros, observadores, etc.), poderão ser punidos com a obrigatoriedade de apresentação de policiamento, cujos custos serão suportados pelos clubes prevaricadores, não impedindo a suspensão por tempo determinado, ou mesmo irradiação dos agressores (Jogadores ou directores ou as equipas em causa).

10. Regras técnicas:

a) A identificação dos atletas e demais intervenientes no jogo, será efectuada antes do início do encontro pela equipa de arbitragem OBRIGATÓRIAMENTE acompanhada do delegado da equipa adversária

b) Além dos 5 jogadores no campo, serão autorizados 7 (sete) jogadores no banco, para as substituições

c) Poderão estar no mesmo banco mais (três)elementos (inscritos) não atletas, sendo no entanto OBRIGATÓRIO a presença de um director e de um treinador. Todos estes elementos têm que estar identificados com a respectiva braçadeira.

a. A falta de qualquer dos membros obrigatórios inscritos na LDGDM, (Treinador e Director/Delegado), deve ser OBRIGATÓRIAMENTE colmatada por qualquer outro elemento que faça parte dos corpos gerentes da Colectividade, ou por esta autorizada. A autorização devidamente assinada e CARIMBADA, terá de ser remetida antes do início do encontro à equipa de arbitragem. Esta premissa só é válida para situações pontuais e mesmo devidamente justificada, não poderá exceder três faltas consecutivas.

b. A não apresentação de delegado ao jogo devidamente credenciado (licença emitida pela Liga, ou credencial assinada e carimbada do Clube), implica a não realização do jogo e derrota por 3 a 0 ao clube (ou clubes) em falta.

(5)

NOTA 1:

No desempate por grandes penalidades proceder-se-á sempre da seguinte forma.

Primeiro uma série de 5 (cinco) pontapés de grande penalidade.

No final das cinco penalidades e se ainda existir empate, marcar-se-ão as que forem necessárias até se encontrar um vencedor

Nota 2:

Salvo as excepções apontadas, serão aplicadas as normas técnicas da prática do Futsal da Federação Portuguesa de Futebol.

Qualquer caso omisso, mesmo de carácter disciplinar será apreciado, tanto quanto possível, em sintonia com o disposto no mesmo regulamento (da FPF).

“Competições a eliminar

(Taças e Troféus)”

A responsabilidade de fornecimento das bolas de jogo, caberá às duas equipas: uma em

cada meia parte do encontro.

A responsabilidade de fornecimento para a primeira parte caberá à equipa que por sorteio

efectuado pelo árbitro iniciar a partida com o pontapé de saída.

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

Na entrevista inicial, de uma forma geral, o que perguntei à professora cooperante foi, a importância que dava, tanto à escrita, como à criatividade nos textos dos alunos da

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de