• Nenhum resultado encontrado

O banqueiro dos pobres

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O banqueiro dos pobres"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1ª edição

banker of the poor: the autobiography of muhammad Yunus, founder of the Grameen bank Aurum Press, 1998 288 p, (capa dura) 978 -1854105776 Edição atual no Reino Unido banker of the poor: the story of the Grameen bank

Aurum Press, 2003 338 p. (brochura) nova edição 978 -1854109248 Edição atual nos

Estados Unidos banker of the poor: micro ‑lending and the battle against world poverty

Public Affairs, Perseus Books Group, 2003 312 p, (brochura) edição revista 978 -1586481988

Ideias ‑chave

u

Os pobres estão presos em uma armadilha de pobreza porque lhes

falta acesso ao crédito. Pobreza não é um estado natural.

u

O crédito é um direito humano, já que se tornou indispensável

para atender às necessidades humanas.

u

Os pobres são dignos de crédito, contrariamente à crença popular

de que são de alto risco e, portanto, "imbancáveis".

u

Todo mundo é um empreendedor. Com isso, o microcrédito cria

um jeito de as pessoas ajudarem a si mesmas.

u

Proporcionar aos pobres acesso ao crédito e à tecnologia da

informação eliminará a pobreza.

24

o banqueiro

dos pobres

(2)

Sinopse

O banqueiro dos pobres, essencialmente uma

autobiografia de Muhammad Yunus e do Ban-co Grameen, é uma mistura fascinante de argumentos econômicos, casos pessoais e his-tórias inspiradoras. O que se transformou no Banco Grameen e no movimento mundial de microcrédito começou com um empréstimo de apenas 27 dólares, em 1974, feito por Yunus, então professor de economia, para aliviar o so-frimento quando Bangladesh foi atingida por grave escassez de alimentos. Yunus emprestou dinheiro para 42 mulheres para que elas pudes-sem comprar bambu para fabricar e vender banquinhos. Em pouco tempo, as mulheres pagaram os empréstimos e continuaram a sus-tentar a si mesmas e a suas famílias.

Com esse sucesso inicial, Yunus criou uma empresa experimental de microcrédito, em 1977. Como não conseguiu apoio dos bancos tradicionais, decidiu criar seu próprio “banco dos pobres”, o Banco Grameen, em 1983. A ideia por trás desse banco é simples: estenda o crédito aos pobres e eles ajudarão a si mes-mos. Essa ideia toca na raiz da pobreza, mirando especificamente o mais pobre dos pobres, fornecendo pequenos empréstimos (geralmente menos de 300 dólares) para aqueles que não conseguem obter crédito dos bancos tradicionais.

No Grameen, os empréstimos são administra-dos para grupos de cinco pessoas, entre as quais apenas duas recebem o dinheiro adianta-do. Assim que esses dois beneficiários efetuam alguns pagamentos regulares os empréstimos são gradualmente estendidos ao resto do grupo. Desse modo, o programa constrói um sentido de comunidade, bem como de auto-confiança individual. A maioria dos empréstimos do Banco Grameen é para mulheres e, desde seu início, o índice de pagamento da dívida tem sido impressionante: superior a 98%.

Historicamente, os pobres não têm acesso a oportunidades de desenvolvimento econômico porque o financiamento é sempre dirigido para aqueles que têm dinheiro, não para os pobres. No entanto, Yunus defende que a única manei-ra de os pobres escaparem da pobreza é te-rem acessso a essas mesmas oportunidades por meio da concessão de crédito. Sobre a questão de serem dignos de crédito, afirma: “Por que os pobres não podem controlar capi-tal? Porque não herdam nem capital nem cré-dito, nem ninguém lhes dá acesso ao capital, porque fomos levados a crer que não se deve confiar crédito aos pobres – que eles não são dignos de crédito. Mas são os bancos dignos das pessoas?”

O Banco Grameen é atualmente um banco de 2,5 bilhões de dólares, sediado em Bangla-desh, e o seu modelo de microcrédito se espalhou por mais de cinquenta países, dos Estados Unidos à Papua Nova Guiné, da Noruega ao Nepal. Levou também ao desen-volvimento de outros empreendimentos sociais, como Grameenphone, Grameen Check (roupas tecidas em teares), Grameen Fisheries Foundation, Grameen Cybernet e Grameen Shakti (energia).

O livro é rico da filosofia de Yunus sobre vários assuntos, desde bancos, economia e capita-lismo até educação, pobreza e negócios. Sua premissa básica é que o estado atual de bem--estar, na verdade, tolhe a capacidade do pobre de escapar da pobreza, na medida que pune as atividades que libertam da pobreza. Além disso, o capitalismo só poderá permitir ao pobre escapar da pobreza se for atribuído um valor ao impacto social, isto é, se levar em conta as externalidades do comportamento social positivo.

(3)

Sobre o autor

muhammad Yunus

(nascido em 1940) é banqueiro e economista bangladeshiano que se tornou líder emblemático do movimen-to do microcrédimovimen-to.

Yunus nasceu na cidade portuária de Chitta-gong, estudou na Universidade de Dhaka, em Bangladesh, e recebeu uma bolsa do programa Fulbright para estudar economia na Universida-de Universida-de VanUniversida-derbilt, onUniversida-de recebeu PhD em econo-mia, em 1969, e, no ano seguinte, tornou -se professor assistente de economia da Universi-dade Estadual do Middle Tennessee. De volta a Bangladesh, foi chefe do departamento de economia da Universidade de Chittagong.

Yunus fundou em Bangladesh, em 1983, o Banco Grameen, que hoje concede crédito para 7 milhões de pobres do país. De 1993 a 1995, foi membro do Grupo Consultivo Inter-nacional da Quarta Conferência Mundial da Mulher, posto para o qual foi nomeado pelo Secretário -Geral das Nações Unidas. Traba-lhou na Comissão Global de Saúde da Mulher, no Conselho Consultivo para o Desenvolvi-mento Econômico Sustentável e no Grupo de Especialistas das Nações Unidas em Mulheres e Finanças.

Pelas suas ideias e dedicação, Yunus foi agra-ciado com numerosos prêmios, até mesmo

Tópicos do livro

• Os pobres, uma vez capacitados economicamente, são os lutadores mais decididos na batalha para solucionar o problema populacional, dar fim ao analfabetismo, viver vidas mais saudáveis e melhores. Quando os formuladores de política finalmente se derem conta de que os pobres são seus parceiros, em vez de espectadores ou inimigos, progrediremos muito mais depressa do que hoje.

• Deveríamos julgar a qualidade de vida de uma sociedade não pela maneira como os ricos dessa sociedade vivem, mas pelo modo como os integrantes do percentil mais baixo vivem a vida deles.

• Ganância não é o único combustível da livre empresa. Metas sociais podem substituir a ganância como poderosa força motivacional. Empresas dirigidas com consciência social podem ser concorrentes formidáveis para as empresas calcadas na ganância.

• Proponho substituirmos o acanhado princípio da maximização do lucro por outro princípio de lucro generalizado – um empreendedor que maximiza um pacote com dois itens, lucro e retorno social, com a condição de que o lucro não pode ser negativo.

• Capacitação econômica e social, que cria oportunidades para mulheres pobres obterem suas rendas e as coloca dentro de estruturas organizacionais, terá mais impacto em restringir o crescimento populacional do que o atual sistema, que tenta amedrontar as pessoas.

(4)

o Banco Grameen. No início de 2007, pensou em criar um partido político em Bangladesh chamado Nagorik Shakti (Poder do Cidadão), mas desistiu da ideia. É um dos membros fun-dadores do Global Elders (Anciões Globais).

Em suas próprias

palavras

(entrevista de 2008)

reflexões sobre o livro

Estava lecionando economia em uma das uni-versidades de Bangladesh quando fomos atingidos por uma escassez de víveres. Senti--me totalmente vazio. Todas as teorias eco-nômicas me pareciam superficiais e inúteis. Pensei: por que não sair e ver se podia encon-trar outro ser humano? Ficar próximo dele ou dela e ajudar essa pessoa a superar qualquer dificuldade, naquele dia em particular.

Por força da vida acadêmica, durante muitos anos tinha uma visão de pássaro (aérea e panorâmica) do mundo – podia vê -lo todo, a ex-tensão de terra toda, mas não os detalhes. Agora, quando chego a uma vila, vejo os deta-lhes muitíssimo claros. O que estou tendo agora é uma visão de minhoca (de baixo e inferior), e isso é uma vantagem. Com essa visão, podere-mos encontrar a solução imediatamente.

o papel dos negócios

Percebo que agora os negócios estão ten-tando descobrir um novo mundo de gente pobre, a que chamam “base da pirâmide”,

(5)

outros livros

Creating a world without poverty: social business and the future of capitalism (Public Affairs, 2008).

mais inFormações

Grameen Bank:

www.grameen.com ou www.grameen ‑info.org

Grameen Foundation:

www.grameenfoundation.org

Muhammad Yunus:

www.muhammadyunus.org

oportunidades especiais ou políticas espe-ciais para elas. Estamos falando de qualquer benefício– quaisquer oportunidades – que outros do topo da sociedade têm.

Os seres humanos são dotados de capaci-dade ilimitada; eles podem mudar as suas vidas. E a pobreza é uma imposição artificial nos seres humanos, não é algo nato. Se removermos essa situação artificial, eles sai-rão da pobreza. É preciso mudar a estrutura econômica. Temos de incluir outro tipo de negócios, a que chamo “negócio social” – negócio totalmente dedicado a abordar as questões e os problemas sociais. Uma vez que reunamos essas coisas, acredito que poderemos criar um mundo sem pobreza. “território não descoberto”, e assim por

dian-te. Sinto -me mal com esse tipo de atitude, que não tira os pobres de tal condição. Queremos ficar ricos à custa das pessoas que ali se encontram. Nossa principal res-ponsabilidade é elevá -los, em vez de vê -los como uma oportunidade para ganhar dinhei-ro. Não deveríamos olhar para os pobres como consumidores de nosso produto. De-veríamos vê -los como produtores potenciais, pessoas potencialmente criativas que podem assumir sua própria vida e transformá -la. Hoje eu diria que responsabilidade social corporativa é um dinheiro dado para o depar-tamento de relações públicas, que o usa mais para propósitos promocionais da em-presa do que para verdadeiramente cuidar da vida das pessoas. Esse dinheiro, que é dado como responsabilidade social corporativa, poderia ser usado para criar um negócio social – um negócio dedicado exclusivamen-te a atingir um objetivo social.

olhando para o futuro

Estou convencido de que podemos criar um mundo onde não haja nenhuma pessoa po-bre. As pessoas têm capacidade, potencial ilimitado de mudar sua própria vida e contri-buir para este planeta. Mas, infelizmente, não lhes é dada a chance. Não estamos pedindo

Referências

Documentos relacionados

ADLER, Saul - Some aspects of research on Leishmania tropica - Lisboa: Sixth International Congresses on Tropical Medicine and Malaria, 1959 - p.. - Enfermedad de Robles: estado

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Paralelamente, a Psico-Oncologia tem tido um enorme impacto a vários níveis, designadamente: (a) Serviços hospitalares - muitos Serviços já têm um ou mais profissionais

O gerenciamento de segurança visa entender e aprofundar mais os conhecimentos sobre gestão de segurança envolvendo riscos a saúde de funcionários através de

Key words: Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus; nasal carriage; children; molecular epidemiology; neonatal intensive care units; emergency department; risk factors;

Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a média da distância percorrida no TC6, identificar se há correlação entre a distância percorrida no TC6 com o aparecimento de CPPO,

Correlações entre o número de ovos de Tibraca limbativentris coletados por touceira de arroz, e número de parasitoides emergidos em função da temperatura e