• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÃO BODIVA N.º 2/15 DO CANCELAMENTO DE ORDENS E ANULAÇÃO DE NEGÓCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÃO BODIVA N.º 2/15 DO CANCELAMENTO DE ORDENS E ANULAÇÃO DE NEGÓCIOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÃO BODIVA N.º 2/15

DO CANCELAMENTO DE ORDENS E

(2)

Instrução registada na Comissão do Mercado de Capitais, mediante Certidão N.º 08/RI/CMC/12-15, emitida aos 03 de Dezembro de 2015.

2 ÍNDICE

DISPOSIÇÕES GERAIS ... 3

Artigo 1.º ... 3

(Objecto e âmbito de aplicação) ... 3

Artigo 2.º ... 3

(Sistema de controlo) ... 3

Artigo 3.º ... 4

(Pedido de Cancelamento e de Anulação) ... 4

Artigo 4.º ... 4

(Custos) ... 4

CAPÍTULO II ... 5

DO CANCELAMENTO DE ORDENS E ANULAÇÃO DE NEGÓCIOS ... 5

Secção I ... 5 Do Cancelamento de Ordens ... 5 Artigo 5.º ... 5 (Indisponibilidade de conectividade) ... 5 Secção II ... 5 Da Anulação de Negócios ... 5 Artigo 6.º ... 5

(Anulação pela BODIVA) ... 5

Artigo 7.º ... 6

(Anulação a pedido do Membro de Negociação) ... 6

Artigo 8.º ... 7 (Anulações sucessivas) ... 7 CAPÍTULO III ... 8 DISPOSIÇÕES FINAIS ... 8 Artigo 9.º ... 8 (Alterações)... 8 Artigo 10.º ... 8 (Dúvidas e omissões) ... 8 Artigo 11.º ... 8 (Entrada em vigor) ... 8

(3)

Instrução registada na Comissão do Mercado de Capitais, mediante Certidão N.º 08/RI/CMC/12-15, emitida aos 03 de Dezembro de 2015.

3 INSTRUÇÃO BODIVA N.º 2/15

DO CANCELAMENTO DE ORDENS E ANULAÇÃO DE NEGÓCIOS

A presente Instrução visa disciplinar o regime aplicável ao cancelamento de ordens e respectiva anulação de negócios nos Mercados BODIVA.

Assim, ao abrigo do disposto nos artigos 53.º e 60.º das Regras BODIVA N.º 1/15 – Da Organização Geral e Funcionamento dos Mercados Regulamentados e da alínea a) e b) do n.º 2 do artigo 24.º dos Estatutos da BODIVA, é aprovada a seguinte Instrução:

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1.º

(Objecto e âmbito de aplicação)

1. A presente Instrução disciplina o regime aplicável ao cancelamento de ordens e respectiva anulação de negócios.

2. Ficam sujeitos a observância das presentes disposições os Participantes dos Mercados BODIVA.

Artigo 2.º (Sistema de controlo)

1. Os Membros de Negociação devem assegurar que todas as ordens e registos submetidos a um Mercado BODIVA estão sujeitos a controlo interno adequado. 2. Os Mercados BODIVA operam com controlos automáticos de preços, o que os

(4)

Instrução registada na Comissão do Mercado de Capitais, mediante Certidão N.º 08/RI/CMC/12-15, emitida aos 03 de Dezembro de 2015.

4 forma de rejeição da ordem ou desencadear os mecanismos de interrupção da negociação.

Artigo 3.º

(Pedido de Cancelamento e de Anulação)

1. Sem prejuízo do disposto no artigo 6.º da presente Instrução, os pedidos de cancelamento de ordens ou anulação de negócios devem ser exprimidos pela Pessoa Responsável pela Execução de Ordens nos Mercados BODIVA ou qualquer pessoa que conduza os negócios sob a sua autoridade.

2. A BODIVA notificará as suas decisões à pessoa que exprimiu o pedido e à Pessoa Responsável pela Execução de Ordens nos Mercados BODIVA.

3. A anulação de negócios visa evitar o enriquecimento sem causa, proveniente da execução de ordens impróprias ou aberrantes.

Artigo 4.º (Custos)

1. A BODIVA reserva-se no direito de estabelecer um tarifário, de acordo com os seguintes critérios cumulativos de:

a) Prestação de serviços pela BODIVA no cancelamento de ordens e na anulação de negócios;

b) Dissuasão na frequência dos erros dos Membros de Negociação.

2. O tarifário previsto no número acima, vem estabelecido nas Regras BODIVA N.º 3/15 –

(5)

Instrução registada na Comissão do Mercado de Capitais, mediante Certidão N.º 08/RI/CMC/12-15, emitida aos 03 de Dezembro de 2015.

5 CAPÍTULO II

DO CANCELAMENTO DE ORDENS E ANULAÇÃO DE NEGÓCIOS

Secção I

Do Cancelamento de Ordens Artigo 5.º

(Indisponibilidade de conectividade)

1. Sempre que um Membro de Negociação tenha dificuldades técnicas em relação à conectividade, a BODIVA poderá cancelar as ordens no Livro de Ordens Central a pedido do Membro de Negociação.

2. A BODIVA desenvolve os melhores esforços e gozando de absoluta discricionariedade no processo de cancelamento.

3. O Membro BODIVA de Negociação mantém a responsabilidade pelas consequências resultantes do processo de cancelamento, nomeadamente pelos eventuais negócios entretanto realizados após o pedido previsto no número 1 do presente artigo.

Secção II

Da Anulação de Negócios Artigo 6.º

(Anulação pela BODIVA)

1. A BODIVA pode determinar, por sua iniciativa, que um negócio foi realizado num preço não representativo, e pode, se for razoavelmente praticável, declarar o negócio inválido.

2. A BODIVA pode considerar que um negócio foi realizado num preço não representativo, quando:

a) No caso dos controlos automáticos não estarem operacionais, o preço realizado ficou fora dos limites desses controlos;

(6)

Instrução registada na Comissão do Mercado de Capitais, mediante Certidão N.º 08/RI/CMC/12-15, emitida aos 03 de Dezembro de 2015.

6 b) Devido a circunstâncias excepcionais, determine que os controlos de preço automático tenham falhado temporariamente de modo a reflectir o valor justo do instrumento financeiro;

c) Um evento que deveria modificar o estado dum instrumento financeiro ou a sua fase de negociação não tenha sido considerado.

d) O estado dum instrumento financeiro, ou a sua fase de negociação, tenham sido indevidamente modificados.

3. Quando um negócio é declarado inválido as partes ou parte do negócio são informadas, assim que possível, por quaisquer meios considerados apropriados pela BODIVA, até ao final da sessão em causa.

Artigo 7.º

(Anulação a pedido do Membro de Negociação)

1. Quando um Membro de Negociação tenha cometido um erro na negociação, esse Membro pode requerer à BODIVA que o negócio ou negócios sejam anulados.

2. A BODIVA contacta as outras contrapartes dos negócios, e se tais contrapartes, por unanimidade, concordarem com a anulação dos negócios, a BODIVA, avaliado o impacto, pode decidir favoravelmente e notifica o mercado desses cancelamentos. 3. A BODIVA pode, ainda, anular os negócios impróprios, mesmo sem o acordo das

contrapartes, desde que:

a) A ordem tenha originado um ou mais negócios cujo montante ultrapasse os volumes típicos de negociação das últimas 20 (vinte) sessões de negociação; b) A ordem tenha originado vários negócios com uma variação de preço

acumulada, nos seguintes limites:

i. Preços de referência iguais ou superiores a AOA 1.000: 10%; ii. Preços de referência entre AOA 500 e AOA.999: 20%;

(7)

Instrução registada na Comissão do Mercado de Capitais, mediante Certidão N.º 08/RI/CMC/12-15, emitida aos 03 de Dezembro de 2015.

7 iv. Preços de referência entre AOA 50 e AOA 99: 40%;

v. Preços de referência entre AOA 10 e AOA 49: 50%; vi. Preços de referência inferiores a AOA 10: 100%;

vii. No caso das obrigações cotadas em percentagem ou taxa de juro, se o desvio em relação ao preço de referência for igual ou superior em 5 pontos percentuais.

4. Os negócios realizados com origem nas ordens ao mercado e de paragem limitada não são contemplados pelo presente artigo.

5. O pedido de anulação deve ser solicitado no prazo máximo de 1 (uma) hora após a realização do negócio.

Artigo 8.º (Anulações sucessivas)

1. Na sequência dos anulações de um ou mais negócios, previstas nos artigos 6.º e 7.º, a BODIVA pode anular um ou vários negócios para encerrar a posição inicial, mesmo se tais negócios se realizaram a preços representativos e adequados.

2. Estas anulações sucessivas de negócios de encerramento têm de preencher os seguintes critérios:

a) Os negócios anulados têm de envolver as mesmas contrapartes;

b) O volume anulação não pode ultrapassar o volume dos cancelamentos iniciais; c) O pedido de anulação sucessivo tem de ocorrer até 15 (quinze) minutos, após a

comunicação de cancelamento dos negócios iniciais;

d) O pedido de anulação sucessivo deve ser justificado com a ligação as anulações dos negócios iniciais.

(8)

Instrução registada na Comissão do Mercado de Capitais, mediante Certidão N.º 08/RI/CMC/12-15, emitida aos 03 de Dezembro de 2015.

8 CAPÍTULO III

DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 9.º (Alterações)

Qualquer alteração à presente Instrução, após registo na CMC, será comunicada aos Participantes dos Mercados BODIVA com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias de negociação, antes da respectiva entrada em vigor, pelos meios que o Conselho de Administração da BODIVA considere adequados, que incluem, em qualquer caso, uma comunicação electrónica difundida através do sistema de difusão de informação.

Artigo 10.º (Dúvidas e omissões)

As dúvidas e omissões resultantes da interpretação e aplicação das presentes normas são resolvidas pelo Conselho de Administração da BODIVA.

Artigo 11.º (Entrada em vigor)

A presente Instrução entra em vigor na data da sua publicação.

O Presidente do Conselho de Administração,

António Gomes Furtado.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Trabalhos iniciais mostraram que os fungos que apresentaram maior crescimento em meio contendo tanino como única fonte de carbono são promissores na produção da

O trabalho teve como objetivo avaliar se riqueza e di- versidade da fauna associada ao guano de morcegos hematófagos eram afetadas pela área e forma das manchas dos depósitos, pelo pH