• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO (PRESENCIAL) N 007/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREGÃO (PRESENCIAL) N 007/2013"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

PREGÃO (PRESENCIAL) N° 007/2013 PROCESSO LICITATÓRIO N° 018/2013

TIPO DA LICITAÇÃO: MENOR PREÇO GLOBAL. DATA DA REALIZAÇÃO: 16/04/2013, com início às 10h.

LOCAL: SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PICADA CAFÉ

OBJETO: contratação de empresa especializada para prestação de serviços de coleta de resíduos orgânicos e inorgânicos (resíduos não perigosos) e seletiva, triagem, transporte, transbordo e destinação final dos resíduos (não perigosos) sólidos domiciliares e rejeitos da seletiva, gerados pelo Município de Picada Café.

Prefeitura Municipal de Picada Café/RS, pessoa jurídica de direito público,

torna público que realizará, nesta unidade, licitação, na modalidade PREGÃO (presencial), do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, objetivando a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de coleta de resíduos orgânicos e inorgânicos (resíduos não perigosos) e seletiva, triagem, transporte, transbordo e destinação final dos resíduos (não perigosos) sólidos domiciliares e rejeitos da seletiva, gerados pelo Município de Picada Café, o qual será regido pela Lei Federal n° 10.520, de 17 de julho de 2002, Decreto Municipal n° 008/2007, de 23 de janeiro de 2007, aplicando-se subsidiariamente, no que couber, as disposições da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações, e demais normas regulamentares aplicáveis à espécie. As propostas deverão obedecer às especificações deste Instrumento Convocatório e anexos, que dele fazem parte integrante.

Os envelopes contendo a proposta e os documentos de habilitação serão recebidos no endereço abaixo mencionado, na sessão pública de processamento do Pregão, após o credenciamento dos interessados que se apresentarem para participar do certame.

A sessão de processamento do Pregão será realizada no dia 16 de abril de 2013, com inicio às

10h, na sede Administrativa da Prefeitura Municipal de Picada Café, localizada na Avenida

Fridolino Ritter, nº 379, Centro, Picada Café/RS, e será conduzida pelo Pregoeiro com o auxílio da Equipe de Apoio, designados nos autos do Processo em epígrafe.

1 - DO OBJETO

1.1 – A presente licitação visa a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de coleta de resíduos orgânicos e inorgânicos (resíduos não perigosos) e seletiva, triagem, transporte, transbordo e destinação final dos resíduos (não perigosos) sólidos domiciliares e rejeitos da seletiva, gerados pelo Município de Picada Café, nos termos e condições, dispostos neste Edital e no anexo I - ESPECIFICAÇÕES.

2 - DA HABILITAÇÃO

2.1 - Poderão participar deste Pregão Presencial quaisquer interessados que atenderem a todas as exigências constantes neste Edital e seus Anexos, inclusive quanto às de documentação.

2.2 - Em caso de apresentar-se o sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, deverá apresentar cópia do estatuto ou contrato social, ou instrumento específico no qual estejam expressos os seus poderes para exercer e assumir obrigações em decorrência de tal investidura.

2.3 - Não será admitida a participação de empresas:

2.3.1 - Na condição de concorrentes, pessoas físicas ou jurídicas em consórcios e que sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si;

(2)

2.3.2 - Concordatárias, em recuperação judicial ou em processo falimentar, sob o concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

2.3.3 - Que estejam com o direito de licitar e contratar declarado suspenso pela Administração Pública;

2.3.4 - Que estejam cumprindo pena de Declaração de Inidoneidade imposta por qualquer ente da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal.

3 - DO CREDENCIAMENTO

3.1 - Cada licitante deverá apresentar-se para credenciamento junto ao Pregoeiro com apenas um representante legal que, devidamente identificado e habilitado por meio legal, será o único admitido a intervir no procedimento licitatório, no interesse da representada.

3.2 - A documentação referente ao credenciamento deverá ser apresentada independentemente dos envelopes, para análise pela Equipe de Apoio.

3.3 – No ato de credenciamento deverá o licitante apresentar declaração em atendimento ao inciso VII do art. 4º da Lei n.º 10.520/2002 (conforme Anexo II). Entretanto, se esta não estiver anexada, o credenciado poderá preenchê-la e assiná-la no momento do credenciamento.

3.4 – O credenciamento será efetuado da seguinte forma:

a) se realizado por dirigente, proprietário, sócio ou assemelhado da empresa proponente, deverá este apresentar cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado. Em se tratando de sociedade comercial ou sociedade por

ações, deve estar acompanhado de documento de eleição de seus administradores. No

caso de sociedade civil, o responsável deve apresentar a inscrição do ato constitutivo, acompanhado de prova de diretoria em exercício. Em se tratando de empresa

individual, o registro comercial, devidamente registrado; Em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, deve ser apresentado o decreto de

autorização, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura e para prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

a.1) em todas as hipóteses é obrigatória a apresentação de documento de identidade. b) se o credenciamento for realizado por representante legal, este deverá apresentar:

b.1) procuração por instrumento público ou particular, com firma reconhecida em cartório, acompanhado do ato constitutivo da empresa, que comprove a legitimidade do outorgante.

b.1.1) Se o reconhecimento de firma na procuração for do outorgante assinando expressamente pela empresa, fica dispensado da apresentação do ato constitutivo, vez que o cartório já o terá examinado e verificado a legitimidade do signatário, deverá ainda constar a indicação de amplos poderes para dar lance(s) em licitação pública.

b.2) termo de credenciamento (conforme modelo no Anexo III deste edital)

outorgado pelo(s) representante(s) legal(ais) da licitante, comprovando a existência

dos necessários poderes para formulação de propostas e para prática de todos os demais atos inerentes ao certame. Deverá ser acompanhado do ato de investidura do

outorgante como dirigente da empresa.

b.3) documento de identidade.

c) se empresa individual, o registro comercial, devidamente registrado;

3.5- Para exercer os direitos de ofertar lances e/ou manifestar intenção de recorrer é obrigatória a presença da licitante ou de seu representante em todas as sessões públicas referentes à licitação. 3.6- A empresa que pretender se utilizar dos benefícios previstos nos art. 42 à 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, deverá apresentar, fora dos envelopes, no momento do credenciamento, comprovante de que se enquadra como ME - microempresa ou

EPP - empresa de pequeno porte, registrado na Junta Comercial ou constante no CNPJ-MF ou no Documento de Identificação de Contribuinte (DIC/TE).

3.7- Os documentos de credenciamento deverão ser apresentados na sua forma original ou por intermédio de cópia autenticada por cartório ou autoridade municipal competente.

(3)

4 - DA PROPOSTA FINANCEIRA E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

4.1 - A proposta financeira e os documentos para habilitação deverão ser apresentados, separadamente, em 02 (dois) envelopes não transparentes, fechados e indevassáveis, contendo em sua parte externa a identificação da licitante e os seguintes dizeres:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PICADA CAFÉ ENVELOPE N° 01 – “PROPOSTA DE PREÇOS”

PREGÃO PRESENCIAL N° 007/2013

PROCESSO LICITATÓRIO N° 018/2013

LICITANTE (NOME COMPLETO DA EMPRESA) PREFEITURA MUNICIPAL DE PICADA CAFÉ

ENVELOPE N° 02 – “DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO”

PREGÃO PRESENCIAL N° 007/2013

PROCESSO LICITATÓRIO N° 018/2013

LICITANTE (NOME COMPLETO DA EMPRESA)

5 - DO CONTEÚDO DO ENVELOPE PROPOSTA

5.1 - A proposta (Modelo de Proposta Financeira no ANEXO VI), nos termos do item 4.1 da cláusula 4, deverá ser apresentada em papel timbrado, datilografada ou impressa por meio eletrônico em folhas sequencialmente numeradas e rubricadas, sem rasuras, ressalvas ou entrelinhas, redigidas em linguagem clara, sendo a última datada e assinada pelo representante legal da empresa. Além disso, deverá apresentar as seguintes informações:

a) razão social completa da empresa, endereço atualizado, telefone/fax/e-mail (se houver),

a.1) n.º do CNPJ, que deverá ser o mesmo para participação na licitação e emissão do

documento fiscal (Nota Fiscal ou Fatura) para efeitos de cobrança.

a.2) nome da pessoa indicada para contatos com o respectivo nº do telefone convencional e celular (se tiver);

5.2 – O prazo de validade da proposta é de 60 (sessenta) dias, contados da data-limite prevista para entrega das propostas, conforme disposto no art. 64, parágrafo 3º, da Lei nº 8.666/93 e no art. 6º da Lei nº 10.520, de 17.07.2002.

5.3 – preço unitário líquido, indicado em moeda nacional, onde deverão estar incluídas quaisquer vantagens, abatimentos, impostos, taxas e contribuições sociais, obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e comerciais, que eventualmente incidam sobre a operação ou, ainda, despesas com transporte ou terceiros, que correrão por conta da licitante vencedora.

5.4 – Serão desclassificadas todas as propostas de forem superiores a R$ 40.000,00 (quarenta

mil reais) mensais.

5.5 - Na proposta financeira deverão estar incluídas todas as despesas com leis sociais, seguros, fretes, administração, taxas, obtenção de licenciamento, transporte, depósitos, aterro e quaisquer outras despesas decorrentes da execução dos serviços contratados, cuja memória de cálculo deverá acompanhar a proposta conforme modelo no ANEXO VII.

Observação: Serão considerados, para fins de julgamento, os valores constantes no preço até, no

máximo, duas casas decimais após a vírgula, sendo desprezadas as demais, se houver, também em eventual contratação.

6 - DO CONTEÚDO DO ENVELOPE “DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO”

6.1 - O Envelope "Documentos de Habilitação", nos termos do item 4.1 da cláusula 4, deverá conter os seguintes documentos:

(4)

6.1.1 - HABILITAÇÃO JURÍDICA

a) Registro comercial, no caso de empresa individual;

b) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado na Junta Comercial, em se tratando de sociedades comerciais;

c) Documentos de eleição dos atuais administradores, tratando-se de sociedades por ações, acompanhados da documentação mencionada na alínea “b”, deste sub-item;

d) Ato constitutivo devidamente registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas tratando-se de sociedades civis, acompanhado de prova da diretoria em exercício; e) Decreto de autorização e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, tratando-se de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no

país, quando a atividade assim o exigir.

6.1.1.1 - Os documentos relacionados nas alíneas "a" a "d" deste sub-item não precisarão constar do Envelope “Documentos de Habilitação", se tiverem sido apresentados para o credenciamento neste Pregão.

6.1.2 - REGULARIDADE FISCAL

a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) emitido a menos de 3 (três) meses;

b) Alvará de localização e funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal da jurisdição fiscal do estabelecimento licitante da Pessoa Jurídica;

c) Apresentação do Documento de Identificação de Contribuinte (DIC/TE);

d) Prova de regularidade com a Fazenda Federal (CND da Fazenda Federal e Dívida Ativa da União), Estadual e Municipal, sendo a última do domicílio ou sede do licitante;

e) Prova de regularidade junto à Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

f) a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT.

6.1.3 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

a) As empresas interessadas na prestação dos serviços de que trata o presente processo licitatório deverão realizar VISITA TÉCNICA devidamente agendada nos dias 11 ou 12 de Abril de 2013, no horário das 8h às 12h ou das 14h às 17h, pelo fone: (54) 32851300 (falar com Elígio). A licitante deverá apresentar na data de abertura das propostas declaração ou atestado comprovando a realização da visita, o qual será emitido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

b) Certidão de registro da proponente no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – (CREA)-conforme artigo 59 da Lei federal nº 5.194/66;

c) Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da empresa para prestar o serviço de Coleta de Lixo Orgânico e Inorgânico;

d) ART dos Profissionais responsáveis pelo acompanhamento dos serviços de Coleta de Lixo Orgânico e Inorgânico;

e) Licença de Operação (LO), do local da destinação final, emitida pela FEPAM da licitante ou sub-contratada, mediante apresentação de termo de autorização de depósito; (são dois documentos se a empresa não tiver local próprio);

f) Licença de Operação (LO), do transbordo, emitida pela FEPAM da licitante ou sub-contratada, mediante apresentação de termo de autorização da unidade; (são dois documentos se a empresa não tiver local próprio);

g) Licença da FEPAM para os caminhões transportarem o Lixo Orgânico e Inorgânico;

h) A empresa deverá apresentar licença de operação do Aterro onde ela deposita o lixo que não é reciclável ou contrato com a empresa que recebe o destino final do resíduo;

(5)

i) Apresentar declaração, dando conta de pleno conhecimento dos serviços que deverão ser executados, reconhecendo que o mesmo é perfeitamente viável, permitindo o cumprimento integral e pontual das obrigações assumidas, segundo as especificações do presente edital;

j) Relação de disponibilidade dos equipamentos a serem usados na execução dos serviços. O(s) caminhão(ões) deverá(ão) ter no máximo 15 anos de uso e o reserva máximo de 20 anos. A empresa deverá ter no mínimo um caminhão equipado com coletor de lixo para o lixo orgânico e um caminhão equipado tipo baú para o lixo inorgânico.

l) Apresentar 01(um) atestado comprovando aptidão para o desempenho da atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, emitido por órgão público e não superior a 2 (dois) anos;

m) Declaração de que possui equipamentos, pessoal e instalação apropriada para execução do objeto deste edital;

n) Declaração da proponente que tem conhecimento dos roteiros, que concorda com eles e com os serviços a serem executados.

Obs. Os documentos da relação 6.1.3, que serão emitidos pela empresa licitante, deverão estar carimbados e assinados pelo diretor da empresa.

6.1.4 – QUALIFICAÇÃO ECONÔMICA FINANCEIRA

a) Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do exercício social de 2012 apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 03(três) meses da data da apresentação da proposta;

b) Certidão negativa de falência ou concordata expedida, no máximo a 60 (sessenta) dias, pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

OBS. 1: Os documentos necessários ao cadastro deverão ser apresentados na forma original, ou

cópia autenticada por Tabelionato ou Cartório ou ainda por publicação em imprensa oficial (Diário Oficial).

OBS. 2: Os documentos emitidos pela Internet serão aceitos sem autenticação, sendo sua

autenticidade verificada.

6.1.5 - OUTRAS COMPROVAÇÕES

a) Declaração de que inexiste qualquer fato impeditivo à sua participação na licitação, que não foi declarada inidônea e não está impedida de contratar com o Poder Público, ou suspensa de contratar com a Administração Pública, e que se compromete a comunicar ocorrência de fatos supervenientes (Anexo IV);

b) Declaração de que não emprega menor de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de 16 (dezesseis) anos (Anexo V).

6.2 - DISPOSIÇÕES GERAIS DA HABILITAÇÃO

6.2.1 - A documentação exigida poderá ser apresentada no original ou através de impresso informatizado obtido via Internet, com data de expedição não anterior a 90 (noventa) dias da data de encerramento da licitação, se outro prazo de validade não constar dos documentos, ressalvados os documentos emitidos uma só vez para a licitante.

6.2.1.1 - A documentação também poderá ser apresentada através de cópia, produzida por qualquer processo de reprodução, autenticada por cartório competente;

6.2.1.1.1 - As autenticações poderão também ser feitas pelo Pregoeiro ou Membro da Equipe de apoio, nos termos do artigo 32 da Lei nº 8.666/93, até 1 (um) dia antes do

previsto para o ato de abertura do envelope respectivo, desde que referidas cópias se

façam acompanhar dos documentos originais, sendo esses últimos devolvidos, após a autenticação requerida, ao representante legal presente.

6.2.2 - No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte serão observadas as disposições dos artigos 42 e 43 da Lei Complementar n.º 123/2006.

(6)

7- DO PROCEDIMENTO E DO JULGAMENTO

7.1 - No horário e local indicados no preâmbulo, será aberta a sessão de processamento do Pregão, iniciando-se com o credenciamento dos interessados em participar do certame.

7.2 - Após os respectivos credenciamentos, as licitantes entregarão ao Pregoeiro em envelopes separados os documentos de habilitação e a proposta de preços.

7.3 – Durante os trabalhos somente será permitida a manifestação, oral ou escrita, da pessoa devidamente credenciada.

7.4 - A análise das propostas pelo Pregoeiro considerará o menor preço GLOBAL das condições estabelecidas neste Edital, sendo desclassificadas as propostas:

a) cujo objeto não atenda as especificações, prazos e condições fixados no Edital; b) que apresentem preço baseado exclusivamente em proposta das demais licitantes;

7.5 - As propostas classificadas serão selecionadas para a etapa de lances, com observância dos seguintes critérios:

a) seleção da proposta de menor preço e das demais com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela;

b) Os lances ofertados deverão respeitar a redução mínima de R$ 100,00 (cem reais), a

fim de evitar disputas infindáveis por valores irrisórios.

c) não havendo pelo menos 03 (três) preços na condição definida na alínea a, serão selecionadas as propostas que apresentarem os menores preços, até o máximo de 03 (três). No caso de empate nos preços, serão admitidas todas as propostas empatadas, independentemente do número de licitantes.

7.6 - Para efeito de seleção será considerado o preço menor global.

7.7 - O Pregoeiro convidará individualmente os autores das propostas selecionadas a formular lances de forma seqüencial, a partir do autor da proposta de maior preço e os demais em ordem decrescente de valor, decidindo-se por meio de sorteio no caso de empate de preços.

7.8 - A licitante sorteada em primeiro lugar poderá escolher a posição na ordenação de lances em relação aos demais empatados, e assim sucessivamente até a definição completa da ordem de lances.

7.9 - Caso duas ou mais propostas iniciais apresentarem preços iguais, será realizado sorteio para determinação da ordem de oferta dos lances.

7.10 - A oferta dos lances deverá ser efetuada no momento em que for conferida a palavra à licitante, na ordem decrescente dos preços, sendo admitida a disputa para toda a ordem de classificação.

7.11 – É vedada a oferta de lance iguais com vista ao empate.

7.12 - Serão desconsideradas quaisquer alternativas de preço ou qualquer outra condição não prevista neste edital.

7.13 - Não poderá haver desistência dos lances já ofertados, sujeitando-se o proponente desistente às penalidades constantes neste Edital.

7.14 - A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pelo Pregoeiro, implicará a exclusão da licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado pela licitante, para efeito de ordenação das propostas.

7.15 - Caso não se realize lance verbal, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço unitário e o valor estimado para a aquisição, podendo o Pregoeiro negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor.

7.16 - Cada etapa competitiva terá duração máxima de 10 (dez) minutos.

7.17 - Encerrada a etapa competitiva e ordenadas às ofertas, de acordo com o menor preço apresentado, o Pregoeiro verificará se participam da licitação microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP). Em caso positivo, verificará a ocorrência de empate, nos termos da Lei Complementar nº 123/2006, conforme segue:

7.17.1. Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada.

7.17.2. A microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.

(7)

7.17.3. A microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado.

7.17.4. Não ocorrendo a contratação da microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), na forma do item 7.17.3., serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese do item 7.17.1, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

7.17.5. No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

7.17.6. Na hipótese da não-contratação nos termos previstos neste item, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

7.17.7. O disposto neste item somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).

7.18. O Pregoeiro verificará a aceitabilidade da proposta de valor mais baixo, comparando-o com os valores consignados em Planilha de Custos, decidindo, motivadamente, a respeito da mesma. Aceita a proposta, passará ao exame da habilitação da licitante. Se habilitada a licitante, o Pregoeiro a declarará vencedora e abrirá prazo aos demais licitantes para manifestarem sua intenção de recurso, a qual será registrada em ata.

7.19 - A classificação dar-se-á pela ordem crescente de preços propostos e aceitáveis. Será declarado vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações deste edital, com o preço de mercado e oferta de menor preço unitário para o objeto licitado.

7.20 - Não serão consideradas, para julgamento das propostas, nenhuma vantagem não prevista no edital.

7.21 - Da sessão Pública do Pregão Presencial será lavrada ata circunstanciada, contendo, sem prejuízo de outros, o registro das licitantes credenciadas, das propostas escritas e verbais apresentadas, na ordem de classificação, e da análise da documentação exigida para habilitação e dos recursos interpostos.

7.22 - A Sessão Pública não será suspensa, salvo motivo excepcional, devendo todas e quaisquer informações acerca do objeto serem esclarecidas previamente junto ao Setor de Licitações da Prefeitura Municipal de Picada Café.

7.23 - Caso haja necessidade de adiamento da Sessão Pública, será marcada nova data para continuação dos trabalhos, devendo ficar intimadas, no mesmo ato, as licitantes presentes.

8 - DO RECURSO, DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO

8.1 - No final da sessão, o licitante que tiver a intenção de recorrer deverá manifestar-se imediata e motivadamente, abrindo-se então o prazo de 03 (três) dias para apresentação das razões, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar suas contra-razões, em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

8.2 - A ausência de manifestação imediata e motivada do licitante importará na decadência do direito de recurso, na adjudicação do objeto do certame pelo Pregoeiro à licitante vencedora e no encaminhamento do processo à autoridade competente para a homologação.

8.3 - Interposto o recurso, o Pregoeiro poderá reconsiderar a sua decisão ou encaminhá-lo devidamente informado à autoridade competente.

8.4 - Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará o objeto do certame à licitante vencedora e homologará o procedimento. 8.5 - O recurso terá efeito suspensivo para o item respectivo, e o seu acolhimento importará a invalidação dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

8.6 - A adjudicação será feita pelo valor global mensal.

8.7 - Nos eventuais recursos, a Recorrente deverá observar o seguinte: 8.7.1 - somente serão válidos os documentos originais;

8.7.2 - quando encaminhadas via FAX-SÍMILE ou MEIO ELETRÔNICO, as razões do recurso serão válidas por até 24(vinte e quatro) horas, prazo em que o interessado deverá protocolar os originais junto à Prefeitura Municipal de Picada Café;

(8)

8.7.3 - as razões deverão ser protocoladas devidamente assinadas por seus subscritores na sede da Prefeitura Municipal de Picada Café, na Avenida Fridolino Ritter, nº 379 – Centro – Picada Café/RS, no horário de expediente, das 8h 30min. às 12h e das 13h 30min às 17h 30min. 2ª à 6ª Feira;

8.7.4 - não protocolado na forma definida, o Pregoeiro não apreciará o teor do recurso.

9 – DO PRAZO E DO REAJUSTE

9.1 – Os serviços serão prestados a partir de 01 de maio de 2013 até 30 de abril de 2014, prorrogáveis até o máximo de 60 (sessenta) meses, estando as partes de acordo, por meio de aditivo contratual.

9.2 – No caso de haver a prorrogação do prazo do contrato, o valor do contrato será reajustável com base no INPC/IBGE apurado no período do contrato acima mencionado e/ou da prorrogação após a primeira prorrogação de prazo e assim sucessivamente.

10 - DA FORMA DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

10.1 – A empresa vencedora da presente licitação deverá efetuar a coleta, transporte até local de classificação/seleção dos resíduos sólidos domiciliares urbanos, orgânicos e inorgânicos, em área cedida pelo Município e de responsabilidade da contratante, devidamente licenciado pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), e após a seleção, efetuar a destinação final dos rejeitos e dos resíduos orgânicos em aterro controlado e licenciado pelo órgão competente (FEPAM), de responsabilidade da contratada.

11 - DA FORMA DE PAGAMENTO E DEDUÇÕES

11.1 – O pagamento será mensal, sempre na segunda Quinta-Feira do mês subseqüente ao da prestação dos serviços, mediante depósito bancário em conta a ser indicada pela licitante, desde que as Notas Fiscais de Prestação de Serviços, relatório mensal da quantidade de lixo recolhido, mencionando separadamente a quantidade de lixo orgânico e inorgânico tenha sido entregues no início do mês, até o segundo dia útil do mês subseqüente ao da prestação de serviços.

11.2 – Os pagamentos serão efetuados nas modalidades “ordem de pagamento bancária”, ou “duplicata em carteira”, devendo a adjudicatária indicar o número de sua conta corrente, agência e banco correspondente.

11.3 – A empresa vencedora terá retido da fatura a alíquota referente ao ISSQN (Imposto Municipal), conforme tabela constante no Código Tributário Municipal.

11.4 - De cada parcela haverá retenção de IRRF sobre o valor total da fatura;

11.5 - De cada parcela haverá retenção de INSS sobre o percentual de mão de obra empregado nos serviços, conforme legislação em vigor

.

12 - DAS PENALIDADES

Em caso de inobservância do objeto contratado, a CONTRATADA estará sujeita às seguintes penalidades:

a)Advertência por escrito, sempre que verificadas pequenas irregularidades para as quais haja concorrido.

b)Suspensão dos direitos de participar de Licitações realizadas pelo Município, pelo prazo de 1(um) ano, dependendo da gravidade da falta.

c)Multa de 1%(um por cento) sobre o valor total/mês da proposta, por dia de atraso, em desatenção as requisições do Município, mais 5%(cinco por cento) de multa sobre o valor total mês em caso de descumprimento das condições estipuladas e constantes no Contrato. Neste caso,

(9)

é assegurado ao Município o direito de proceder a dedução do valor da multa de qualquer pagamento a que se fizer jus a CONTRATADA

.

13 - DAS IMPUGNAÇÕES AO EDITAL

13.1 - Até 02 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o Ato Convocatório do Pregão. 13.1.1 - As petições deverão ser protocoladas junto à Prefeitura Municipal de Picada Café, sito na Avenida Fridolino Ritter, nº 379 – Centro, Picada Café/RS, no horário das 8h 30min. às 12h e das 13h 30min. às 17h 30min de segunda à sexta-feira, dirigida à autoridade subscritora do Edital, que decidirá no prazo de 01 (um) dia útil.

13.1.2 - Acolhida a petição contra o Ato Convocatório, será designada nova data para a realização do certame.

13.1.3 - Em caso de alteração no texto do edital e de seus anexos que afete a formulação das propostas, o prazo de divulgação será restituído na íntegra.

13.2 - Nos eventuais atos de impugnações, o interessado deverá obedecer o procedimento abaixo: 13.2.1 - somente serão válidos os documentos originais;

13.2.2 - quando encaminhados via FAX-SÍMILE ou MEIO ELETRÔNICO, esses documentos serão válidos por até 24(vinte e quatro) horas, tempo em que o interessado deverá protocolar os documentos originais junto à Prefeitura Municipal de Picada Café. 13.2.3 - não protocolado na forma definida, o Pregoeiro não apreciará o teor dos citados documentos.

14 - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

0600 – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente 0603 – Fundo Municipal de Meio Ambiente

0603.1545200182.056 – Manutenção da Usina de Triagem de Lixo 3.3.90.39.78.00.00 – Limpeza e Conservação

OBS.: Dotação Disponível para Empenho

15 – DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES

15.1 - Das obrigações da Contratada:

- A coleta deverá ser realizada por caminhões adequados para este fim, sendo que deverá haver veículos distintos para a coleta de resíduos sólidos urbanos (orgânicos) e outro, para coleta de resíduos sólidos urbanos (inorgânicos), não se admitindo coleta conjunta.

- Para o lixo inorgânico, o caminhão deverá ser do tipo baú;

- Para o recolhimento do lixo orgânico o caminhão deverá conter uma prensa apropriada;

- Dar a devida destinação aos resíduos depositando-os, em local apropriado e devidamente autorizado por todos os Órgãos públicos pertinentes.

- Manter suas atividades, objeto deste processo licitatório, em total observância quanto às normas trabalhistas e previdenciárias, de segurança de trabalho, junto à FEPAM e todos e quaisquer outros órgãos fiscalizadores e normas aplicáveis.

- Dispor de todos os equipamentos, materiais, pessoais e imóveis necessários para a consecução do objeto desta licitação. O produto da triagem é de propriedade da contratada.

- A responsabilidade técnica para operacionalização é de responsabilidade da licitante que deverá apresentar ART.

- Destinar tantos funcionários e veículos quantos forem necessários para a realização dos serviços, assumindo os encargos trabalhistas, previdenciários e sociais referentes aos mesmos.

- Manter as regularidades junto aos órgãos fiscalizadores, inclusive FEPAM, durante todo o período contratual.

(10)

- Empregar as normas técnicas atinentes, bem como observar todas as formas, cautelas legais e administrativas, também no que se refere à propriedade circunvizinhas, respondendo por quaisquer danos que possa vir a causar nas mesmas e ao meio ambiente.

- Realizar no mínimo uma vez por ano o transporte do lixo eletrônico recolhido pelo Município em campanha junto a Comunidade, levando o mesmo até o local indicado pelo Município sendo que o local não poderá ter distância superior a 150 Km de Picada Café;

- Manter em boas condições de conservação o local onde é realizada a triagem do lixo e o depósito do lixo reciclado;

- Dar destino final ao lixo orgânico no prazo de até 5 dias após a coleta efetuada e ao lixo inorgânico até 30 dias após a coleta;

- Apresentar regularmente as licenças previstas no contrato, evitando que as mesmas apresentem prazo de validade vencido;

- Construir o alojamento para os funcionários, mantendo este isolado por uma barreira física do local onde se processa a triagem do lixo;

- Informar por escrito a relação dos funcionários que atuam na execução do contrato e que moram no alojamento junto a Usina de Reciclagem de Lixo, bem como mantê-la atualizada.

- Pagar a conta de luz e de água de toda a área onde está situada a Usina de Lixo do Município, incluído o alojamento, a central de triagem e demais equipamentos instalados;

- Se houver necessidades de mais de uma prensa para realizar os serviços, além da cedida pelo Município, a mesma será de responsabilidade da contratada;

- Devolver ao final do contrato a prensa cedida pelo Município nas mesmas condições que foi entregue a contratada pelo Município conforme laudo assinado pelas partes;

- Apresentação das seguintes licenças da FEPAM e Anotações de Responsabilidade Técnicas – ART para transportar o lixo, fazer a triagem e dar destino final ao lixo: a) licenças dos caminhões que farão a coleta do lixo; b) licença de operação do aterro onde ela deposita o lixo que não é reciclável ou contrato com a empresa que recebe o destino final do resíduo; c) licença junto aos órgãos competentes para executar o serviço de recolhimento, transbordo e destino final do lixo orgânico e inorgânico; ART da Empresa e dos profissionais para executar os serviços e acompanhamento dos mesmos conforme contratado pelo Município;

- A empresa deverá apresentar mensalmente um relatório com as quantidades de lixo recolhidas no município, tanto para o lixo orgânico quanto o lixo inorgânico e quantidade de material destinado à reciclagem.

- Realizar atividades educativas, com carga horária de aproximadamente 40 horas/ano, junto às escolas do Município ou junto a Comunidade, sobre o tema “Educação Ambiental”, que será ministrado por profissional devidamente habilitado e qualificado da empresa, sempre com agendamento prévio e de comum acordo.

- A empresa deverá dispor de 5000 folhetos explicativos sobre os novos roteiros e horários, falando sobre seleção correta e educação ambiental. O layout e tema destes deverá ser discutido e acordado com a Administração.

-Estar disponível a visitação, tanto de escolares quanto de grupos interessados, tais como os Conselhos Municipais, nas dependências da usina de triagem, destinação final dos resíduos, mediante agendamento prévio e de comum acordo.

- Indicar um responsável para contato regular, quando necessário, para dirimir dúvidas e/ou problemas que possam ocorrer na rotina diária de coleta, com telefone e nome.

15.2 - Das obrigações do Município:

- Fornecer a Licença de Operação da Central de Triagem;

- Permitir que a contratada possa instalar de forma provisória e removível ao final do contrato um alojamento para residência dos funcionários que executam o serviço;

- Cedência dos equipamentos e espaços a seguir relacionados: a) Uma prensa usada para feno com capacidade de prensagem de 20 toneladas; b) Uma esteira usada Stollmeier/95 para separação de resíduos com 6 metros, motor 3cv, trifásico; e c) Pavilhão para reciclagem do lixo urbano com 300m², com instalações hidrosanitárias e elétrica.

(11)

16 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

16.1- As coletas deverão ser conforme ANEXO I- ESPECIFICAÇÕES, onde consta a periodicidade, dias da semana e bairros, os quais poderão ser modificados a critério da Administração, com supressão ou aumento de até 25% do valor mensal inicial conforme faculta a Lei Federal nº 8.666/93.

16.2- A quantidade de material a ser coletado por mês é de aproximadamente 10 (dez) toneladas de lixo inorgânico e de 52 (cinquenta e duas) toneladas de lixo orgânico.

16.3 – Nas distâncias informadas nos roteiros poderá haver pequenas diferenças quanto a Kilometragem em função do roteiro escolhido para percorrer os bairros.

16.4 – A proponente vencedora efetuará a coleta nos dias da semana previstos, com exceção dos domingos e feriados nacionais (somente estes), nos demais dias poderá haver coleta, conforme definido pelo Município.

16.5 – O mapa de Picada Café pode ser visualizado na íntegra junto à Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação.

16.6 – Todas as dúvidas e informações relativas ao processo licitatório deverão ser encaminhadas por escrito e protocoladas no setor de protocolo da Prefeitura Municipal de Picada Café, endereçadas á Comissão Permanente de Licitações, até 03 dias úteis da data de abertura do processo.

16.7 – Os casos omissos serão interpretados pela Comissão de Licitações de acordo com a legislação vigente.

16.8 – Fica assegurado à Prefeitura Municipal, o direito de, a qualquer tempo, antes da assinatura do Contrato, revogar o presente Edital por interesse público, decorrente de ato superveniente devidamente comprovado, sem que assista às licitantes direito à indenização.

16.9 - O comunicado de abertura de licitação, bem como do resultado do presente certame, será divulgado através do mural constante na sede da Prefeitura do Município de Picada Café/RS. 16.10 - Os demais atos pertinentes, como intimações, comunicados e outros relativos à licitação presente, quando necessários, serão formalizados através de publicação no Jornal NH e no mural constante na sede do Município de Picada Café/RS, por meio eletrônico junto ao site www.picadacafe.rs.gov.br.

16.11 – Integram o presente edital: ANEXO I – Especificações;

ANEXO II – Modelo de Declaração em atendimento ao Inciso VII do Art. 4º da Lei nº 10.520/2002;

ANEXO III – Modelo de Credenciamento;

ANEXO IV - Modelo de Declaração de Inexistência de Fato Impeditivo;

ANEXO V - Modelo de Declaração de Regularidade para com o Ministério do Trabalho; ANEXO VI – Modelo de Proposta Financeira

ANEXO VII – Planilha de Memória de Cálculo ANEXO VIII – Mapa de Picada Café

ANEXO IX - Minuta do Contrato.

17– DO FORO:

Fica eleito o foro da Comarca de Nova Petrópolis/RS, para dirimir eventuais dúvidas decorrentes do presente Edital, renunciando a qualquer outro por mais privilegiado que seja.

Prefeitura Municipal de Picada Café, 25 de Março de 2013.

Cláudia Schenkel Prefeita Municipal

(12)

ANEXO I

ESPECIFICAÇÕES DO SERVIÇO DE COLETA DE LIXO EM PICADA CAFÉ 1.Descrição dos Roteiros que deverão ser cumpridos para a coleta de lixo com estimativa de quilometragem;

Para o recolhimento do lixo orgânico, atendendo o itinerário proposto, a estimativa de quilometragem prevista será de: segundas-feiras – 125 km; quartas-feiras – 120 km; sextas-feiras – 110 km; totalizada, a quilometragem fica em 355 km durante estes 3 dias.

Para a coleta do lixo inorgânico a quilometragem a ser percorrida é de aproximadamente 45 km por semana com uma coleta e com duas coletas semanais 90 km por semana.

OS INTINERÁRIOS

a) COLETA 3 VEZES POR SEMANA: LIXO MOLHADO/ORGÂNICO

Segundas, quartas e sexta-feiras nos bairros abaixo:

- BAIRRO LICHTENTHAL - Obs. Somente Rua Presidente Lucena (divisa até Rodovia Presidente Getulio Vargas);

- BAIRRO PICADA HOLANDA - Obs. Destaca-se que junto a Rodovia Presidente Getulio Vargas deve chegar até a Tenda do Umbu, n° 11.540 (avançando até o Morro Bock);

- BAIRRO ESPERANÇA - BAIRRO CENTRO - BAIRRO BELA VISTA

- BAIRRO JOANETA - Obs. Região central, (sendo que a Rua Arroio Terra somente até a primeira ponte, Rua Vicente Prieto até o n° 4959 – propriedade de José Diel, e a Rua Feliz Lembrança até o n° 356); a Rua da Integração, somente até o número 4600 – propriedade de Avesul. A Rua Aloísio Klauck e a Rua João Sander Sobrinho não se incluem nesta coleta;

- BAIRRO KAFEE ECK - Obs. Na Rua 25 de Julho somente até o entroncamento com a Rua Aloisio Hansen, e na Rodovia Presidente Getulio Vargas até o entroncamento com a Rua Alberto Ruppenthal.

b) COLETA SEMANAL: LIXO MOLHADO/ORGÂNICO

Na segunda-feira:

- BAIRRO COLINA VERDE - Obs. Na Rua Nicolau Lehnen somente até n° 1569 – propriedade de Ricardo Schaab;

- BAIRRO FLORESTA

- BAIRRO JOANETA - Obs. Apenas acrescenta-se a Rua Arroio Terra iniciando na primeira ponte até a divisa.

Na quarta-feira:

- BAIRRO KAFEE ECK - Obs. Apenas acrescenta-se a Rua 25 de Julho trecho após o entroncamento com a Rua Aloisio Hansen, até a divisa. A Rua Henrique Loeser e a Rodovia Presidente Getulio Vargas até o até a divisa.

- BAIRRO SERRA VERDE

- MORRO BOCK - Obs. Exceto Rua Gustavo Laux Filho.

Na sexta-feira:

- BAIRRO SÃO JOÃO - Obs. Toda a extensão da Rua São João (avançando sobre demais bairros, toda a Rua da Integração, avançando sobre demais bairros) e Rua Presidente Lucena (Rodovia Presidente Lucena em direção ao bairro) e a Rua Integração somente até o número 2150 – propriedade de Ivo Mattielo.

- BAIRRO LICHTENTHAL – Obs. Todos os acessos c) COLETA QUINZENAL: LIXO MOLHADO/ORGÂNICO

Na 1° e 3° segunda-feira do mês:

- BAIRRO JAMMERTHAL - Obs. A Rua Vicente Prieto desde o número 4959 até a Travessa Carlos Werle, a Rua João Sander Sobrinho partindo da Rua Con. João M. Royer

(13)

somente até a Igreja. Também não se inclue a Estrada João Jacó Wolff , Rua José Benno Staudt, Rua Felipe Dieter e Rua Aloisio Fritzen

Na 2° e 4° segunda-feira do mês:

-QUATRO CANTOS - Obs. Exceto Rua Felipe Klein e Rua Balduino Klein após o número 2825 – propriedade de Ricardo Jair Klein, em direção a Rua São João

- CANELINHA - Obs. Exceto Rua Alberto Fuhr após entroncamento em direção a Linha Cristo Rei. A Rua Aloisio Klauck até o entroncamento com a Rua Con. João M. Royer.

d) COLETA MENSAL: LIXO MOLHADO/ORGÂNICO

Na 1° segunda-feira do mês:

- BAIRRO JAMMERTHAL - Obs. Deverá ser incluída a Rua Vicente Prieto após a Travessa Carlos Werle até a divisa, a Rua João Sander Sobrinho partindo da Igreja até o Passo Fundo Eck, e a Estrada João Jacó Wolff , Rua José Benno Staudt, Rua Felipe Dieter e Rua Aloisio Fritzen.

Na 2° segunda-feira do mês:

- BAIRRO COLINA VERDE - Obs. Deverá ser incluída na Rua Nicolau Lehnen, após o número 1569 até a divisa.

Na 1ª quarta–feira do mês:

-MORRO BOCK - Obs. Acrescenta-se a Gustavo Laux Filho; - MORRO HANSEN

Na 2ª quarta–feira do mês:

-QUATRO CANTOS - Obs. Acrescenta-se a Rua Felipe Klein e Rua Balduino Klein após o número 2825 – propriedade de Ricardo Jair Klein, em direção a Rua São João;

- CANELINHA - Obs. Acrescenta-se Rua Alberto Fuhr após entroncamento com em direção a Linha Cristo Rei;

Na 1ª sexta-feira do mês:

Toda a extensão da Rua da Integração não atendida nos demais roteiros.

Observação Geral: SEMPRE QUE NÃO ESPECIFICADO DEVERÁ SER FEITO TODA A

EXTENSÃO DO BAIRRO.

e) - COLETA DUAS VEZES POR SEMANA: LIXO SECO / INORGÂNICO – SELETIVA:

O lixo inorgânico será recolhido duas vezes por semana, sempre nas terças e quintas-feiras:

Bairros Centro, Picada Holanda, Lichtenthal, Esperança, Bela Vista e Joaneta, observando em especial o seguinte roteiro:

Saída: Rodovia Presidente Getúlio Vargas – na Tenda do Umbu, Ruas Guilherme Kirschner, Pastor Hunsche, Presidente Lucena, Emancipação, Professora Martha Wittmann Kirschner, Guilherme Wittmann até a propriedade do Sr. Antônio Schmitt, retornando pela Rua 25 de Julho, Vicente Prieto até o final do asfalto, Ruas Rosalina Staudt, Pedro Arthur Staudt, Feliz Lembrança a partir do nº 200, Balduíno Schmitt. Av. Fridolino Ritter, Professor Affonso Schmitt, André Wittmann, Rua das Azaléias, das Violetas, das Hortênsias, Santos Dummond, Osvaldo Cruz, Encosta da Serra, Felipe Dhein, Carlos Shorr, retornando pela Rod. Getúlio Vargas até a Usina de Reciclagem de Lixo.

OBSERVAÇÃO: Os roteiros deverão privilegiar em especial os bairros, sendo que os

roteiros com a previsão de ruas são referenciais, mas o serviço de coleta de lixo deve atender as necessidades do município. Assim eventuais inclusões ou alterações, somente serão considerados para alteração do preço, se ficar constatado que a quilometragem estimada foi acrescida em mais de 10% da rota originalmente estabelecida e ou com inclusão de novo bairro.

2.Dias e horários em que a Coleta deverá ser realizada:

- Lixo Orgânico: 2as, 4as e sextas feiras a partir das 6 horas da manhã; - Lixo Inorgânico: 3as e 5as feiras a partir das 6 horas da manhã;

3. Tipo de Coleta:

• Lixo Orgânico ( Molhado) • Lixo Inorgânico ( Seco ) Seletivo

(14)

ANEXO II

MODELO DE DECLARAÇÃO EM ATENDIMENTO AO INCISO VII DO ART. 4º DA LEI Nº 10.520/2002 (*)

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 0__/20___

Em atendimento ao inciso VII, do artigo 4º, da Lei nº 10.520, de 17.07.2002, declaramos que a empresa ..., CNPJ nº ... cumpre plenamente os requisitos de habilitação exigidos no Pregão Presencial nº 0___/20__.

..., ... de ... de 20...

... Assinatura do Representante Legal

(15)

ANEXO III

MODELO DE CREDENCIAMENTO

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL DE LICITAÇÃO Nº ___/20___

Através do presente, credenciamos o(a) Sr.(a) ..., portador(a) da Cédula de Identidade n.º ... e CPF n.º ..., a participar da licitação instaurada pela Prefeitura Municipal de Picada Café, na modalidade de Pregão Presencial, sob o n.º0___/20__, na qualidade de REPRESENTANTE LEGAL, outorgando-lhe plenos poderes para pronunciar-se em nome da empresa ..., CNPJ nº..., bem como formular propostas e praticar todos os demais atos inerentes ao certame.

..., ... de ... de 20...

... Assinatura do dirigente da empresa (firma reconhecida como pessoa jurídica)

... Nome do dirigente da empresa

Obs.:

1. caso o contrato social ou o estatuto determinem que mais de uma pessoa deva assinar o credenciamento, a falta de qualquer uma delas invalida o documento para os fins deste procedimento licitatório.

2. este credenciamento deverá vir acompanhado, obrigatoriamente, do documento exigido no sub item 3.3. letra “b.2”, do edital (parte grifada).

3. o reconhecimento da firma do dirigente da empresa como pessoa jurídica desobrigará da apresentação do contrato social ou documento similar, conforme sub item 3.3, b.1 do edital.

(16)

ANEXO IV

MODELO DE DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO

“DECLARAÇÃO”

À

PREFEITURA MUNICIPAL DE PICADA CAFÉ

At. - Comissão Municipal de Licitações e Julgamento

Pregão Presencial nº 0___/20___. Processo Licitatório nº 0__/20__.

(Razão Social da Empresa), estabelecida na ....(endereço completo)...., inscrita no CNPJ sob n.° ..., neste ato representada pelo seu (representante/sócio/procurador), no uso de suas atribuições legais, vem:

DECLARAR, para fins de participação no processo licitatório em pauta, sob as

penas da Lei, que inexiste qualquer fato impeditivo à sua participação na licitação citada, que não foi declarada inidônea e não está impedida de contratar com o Poder Publico de qualquer esfera, ou suspensa de contratar com a Administração, e que se compromete a comunicar ocorrência de fatos supervenientes.

Por ser verdade assina a presente.

..., ... de ... de 20...

_________________________ Razão Social da Empresa Nome do responsável/procurador Cargo do responsável/procurador N.° do documento de identidade

(17)

ANEXO V

MODELO DE DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE PARA COM O MINISTÉRIO DO TRABALHO

“DECLARAÇÃO”

À PREFEITURA MUNICIPAL DE PICADA CAFÉ

At. - Comissão Municipal de Licitações e Julgamento

Chamada Pública nº 0___/20___. Processo Licitatório nº 0___/20___.

(Razão Social da Empresa), estabelecida na ....(endereço completo)...., inscrita no CNPJ sob n°. ..., neste ato representada pelo seu (representante/sócio/procurador), no uso de suas atribuições legais, vem:

DECLARAR, para fins de participação no processo licitatório em pauta, sob as

penas da Lei, que está em situação regular perante o Ministério do Trabalho, no que se refere à observância do disposto no inciso XXXIII, do Artigo 7° da Constituição Federal, e, para fins do disposto no inciso V do artigo 27 da Lei n°. 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei n°. 9.854, de 27 de outubro de 1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz ( ).

(Observação: em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima)

Por ser verdade assina a presente.

..., ... de ... de 20...

_________________________ Razão Social da Empresa Nome do responsável/procurador Cargo do responsável/procurador N.° do documento de identidade

(18)

ANEXO VI

PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2013

DATA: 16 DE ABRIL DE 2013 ÀS 10:00 HORAS

TIPO MENOR PREÇO

PROPOSTA FINANCEIRA (MODELO)

OBJETO: Consiste o objeto na contratação de empresa especializada para prestação de

serviços de coleta do lixo orgânico (resíduos não perigosos) e coleta do lixo inorgânico (seletiva) com triagem, transporte, transbordo e destinação final dos resíduos (não perigosos) sólidos domiciliares e rejeitos da seletiva, gerados pelo Município de Picada Café, nos termos e condições, dispostos neste Edital e no anexo I do mesmo.

.

Valor total mensal R$_____________, sendo :

R$_________ para mão de obra e R$_________ para os outros componentes:

maquinários, instalações e outros para a coleta de resíduos inorgânicos;

R$_________ para mão de obra e R$_________ para os outros componentes:

maquinários, instalações e outros para a coleta de resíduos orgânicos;

R$_________ para mão de obra e R$_________ para os outros componentes:

maquinários, instalações e outros para a triagem e transbordo de resíduos sólidos

domiciliares;

R$_________ para mão de obra e R$_________ para os outros componentes:

maquinários, instalações e outros para o transporte de resíduos sólidos

domiciliares;

R$_________ para mão de obra e R$_________ para os outros componentes:

maquinários, instalações e outros para a destinação de resíduos sólidos domiciliares.

OBS.1: Deverá ser observado para fins de retenção do INSS a legislação vigente;

OBS.2: Para cada item acima deverá ser apresentado uma planilha com a memória de cálculo, cfe modelo Anexo VII, cujos itens estão bem resumidos, cada proponente deverá criar a sua planilha da melhor forma.

...,....de... de 2013.

(19)

ANEXO VII

PLANILHA DE MEMÓRIA DE CÁLCULO

DISCRIMINAÇÃO Quant. Valor

Valor Mensal

%

1 Custo do Capital (depreciação)

2 Despesas com o veículo

3 Licenciamentos / taxas

4 Mão de Obra (com encargos

sociais)

5 Despesas Administrativas

6 Destinação final

6.1 Transporte ton

6.2 Depósito Destinação Final ton

SUB TOTAL

7 Lucro Estimado (% sobre total) %

SUB TOTAL

8 Impostos %

(20)

ANEXO VIII

(21)

ANEXO IX

MINUTA DO CONTRATO

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO

CONTRATO Nº ___/2013

LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº ____/2013

CONTRATANTE: O MUNICÍPIO DE PICADA CAFÉ, Pessoa Jurídica de Direito Público,

inscrito no CNPJ nº 92.871.466/0001-80 com sede Administrativa à Rua Fridolino Ritter, 379 neste ato representado pela Prefeita Municipal Sra. Claudia Schenkel, brasileira, solteira, advogada, inscrita no CPF sob o nº 013.546.990/25, residente e domiciliada em Picada Café, na rua João Führ, nº 239, Centro, na qualidade de CONTRATANTE.

CONTRATADA: __________________________________ Pessoa Jurídica de Direito Privado,

inscrito no CNPJ nº __________________, com sede Administrativa ________________________________________, neste ato denominado CONTRATADA, representada pelo Sr(a). _____________________________, ________________, ______________, _____________, CIC nº__________________, residente e domiciliado em _____________________, na Rua ________________ nº______, Bairro ________________ na qualidade de CONTRATADA.

Pelo presente instrumento, as partes supra qualificadas, CONTRATANTE e CONTRATADA, nos termos da Lei Federal nº 8.666/93, com suas alterações e do Processo Licitatório na modalidade de Pregão Presencial, celebram este Contrato, mediante as seguintes cláusulas e condições:

DO OBJETO E DA FORMA DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS:

Cláusula Primeira: Consiste o objeto do presente contrato a prestação de serviços de coleta do lixo orgânico (resíduos não perigosos) e coleta do lixo inorgânico (seletiva) com triagem, transporte, transbordo e destinação final dos resíduos (não perigosos) sólidos domiciliares e rejeitos da seletiva, gerados pelo Município de Picada Café, nos termos e condições dispostos neste contrato e em seu respectivo anexo.

A CONTRATADA deverá efetuar a coleta, transporte até local de classificação/seleção dos resíduos sólidos domiciliares urbanos, orgânicos e inorgânicos, em área cedida pelo Município e de responsabilidade da contratante, devidamente licenciado pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), e após a seleção, efetuar a destinação final dos rejeitos e dos resíduos orgânicos em aterro controlado e licenciado pelo órgão competente (FEPAM).

DO PREÇO, PAGAMENTO E DEDUÇÕES:

Cláusula Segunda: O valor pela totalidade dos serviços prestados será de R$ ... (...)mensais, sendo R$...(....) para mão de obra e R$...(...) para manutenção dos equipamentos, combustíveis e outros.

Parágrafo Primeiro: A CONTRATADA deverá informar separadamente o valor dos materiais e mão de obra para a coleta, transbordo, transporte e a destinação dos resíduos.

Parágrafo Segundo: A CONTRATADA deverá discriminar na nota fiscal e para fins de proposta o valor para a coleta dos resíduos inorgânicos e orgânicos.

Cláusula Terceira: O pagamento será mensal, sempre na segunda Quinta-Feira do mês subseqüente ao da prestação dos serviços, mediante depósito bancário em conta a ser indicada pela licitante, desde que as Notas Fiscais de Prestação de Serviços, relatório mensal da quantidade de lixo recolhido, mencionando separadamente a quantidade de lixo orgânico e inorgânico tenha sido entregues no início do mês, até o segundo dia útil do mês subseqüente ao da prestação de serviços.

(22)

Parágrafo Único: Sobre o valor total da fatura, será retido, o valor referente ao ISSQN conforme tabela constante no Código Tributário Municipal, bem como o IRRF e INSS sobre a mão de obra empregada na prestação dos serviços, conforme legislação em vigor.

DO REAJUSTE:

Cláusula Quarta: O presente Contrato poderá sofrer reajuste, no caso de ser prorrogado, pelo índice do INPC-IBGE acumulado do ano anterior ao da prorrogação.

DO PRAZO:

Cláusula Quinta: Os serviços serão prestados a partir de 01 de maio de 2013 a 31 de março de 2014, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, limitado a 60 meses.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

Cláusula Sexta: As coletas deverão ser conforme anexo fixado no presente contrato, onde consta a periodicidade, dias da semana e bairros, os quais poderão ser modificados a critério da Administração, com supressão ou aumento de até 25% do valor mensal inicial conforme faculta a Lei Federal nº 8.666/93.

- A quantidade de material a ser coletado por mês é de aproximadamente 10 (dez) toneladas de lixo inorgânico e de 52 (cinquenta e duas) toneladas de lixo orgânico.

- Nas distâncias informadas nos roteiros poderá haver pequenas diferenças quanto a Km em função do roteiro escolhido para percorrer os bairros.

– A proponente vencedora efetuará a coleta nos dias da semana previstos, com exceção dos domingos e feriados nacionais (somente estes), nos demais dias poderá haver coleta, conforme definido pelo Município.

– Todas as dúvidas e informações relativas ao processo licitatório deverão ser encaminhadas por escrito e protocoladas no setor de protocolo da Prefeitura Municipal de Picada Café, endereçadas á Comissão Permanente de Licitações, até 03 dias úteis da data de abertura do processo.

– Os casos omissos serão interpretados pela Comissão de Licitações de acordo com a legislação vigente.

– Fica assegurado à Prefeitura Municipal, o direito de, a qualquer tempo, antes da assinatura do Contrato, revogar o presente Edital por interesse público, decorrente de ato superveniente devidamente comprovado, sem que assista às licitantes direito à indenização.

DAS SANÇÕES:

Cláusula Sétima: Em caso de inobservância do objeto contratado, a CONTRATADA estará sujeita às seguintes penalidades:

a)Advertência por escrito, sempre que verificadas pequenas irregularidades para as quais haja concorrido.

b)Suspensão dos direitos de participar de Licitações realizadas pelo Município, pelo prazo de 1(um) ano, dependendo da gravidade da falta.

c)Multa de 1%(um por cento) sobre o valor total/mês da proposta, por dia de atraso, em desatenção as requisições do Município, mais 5%(cinco por cento) de multa sobre o valos total mês em caso de descumprimento das condições estipuladas e constantes no Contrato. Neste caso, é assegurado ao Município o direito de proceder a dedução do valor da multa de qualquer pagamento a que se fizer jus a CONTRATADA

.

DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

Cláusula Oitava: As despesas decorrentes do presente procedimento correrão à conta dos seguintes recursos orçamentários:

0600 – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente 0603 – Fundo Municipal de Meio Ambiente

0603.1545200182.056 – Manutenção da Usina de Triagem de Lixo 3.3.90.39.78.00.00 – Limpeza e Conservação

(23)

DA RESCISÃO CONTRATUAL

Cláusula Nona: O presente instrumento poderá ser rescindido nas formas previstas nos artigos 78 e 79 da Lei de Licitações.

Cláusula Décima: Ficam, desde já, reconhecidos os direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa prevista no artigo 77 da Lei Federal nº 8.666/93.

DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Cláusula Décima Primeira: Aos casos omissos a este instrumento serão aplicadas as legislações e normas de direito administrativo, em especial Lei Federal nº 8.666/93, e, subsidiariamente, as de direito civil.

DO PROCESSO LICITATÓRIO

Cláusula Décima Segunda: Este instrumento contratual é vinculado ao processo licitatório Pregão Presencial Nº 007/2013.

Cláusula Décima Terceira: A contratada fica obrigada a manter, durante a execução deste contrato, em compatibilidade com as obrigações por ela assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

Cláusula Décima Quarta: Qualquer alteração no corpo técnico da contratada deve ser comunicada ao contratante, com a devida comprovação da qualificação e habilidade profissional

.

Cláusula Décima Quinta: Todas as obrigações e deveres elencadas no corpo edital deverão ser cumpridos como se neste contrato estivessem descritos.

DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES:

Cláusula Décima Sexta: das obrigações da Contratada:

- A coleta deverá ser realizada por caminhões adequados para este fim, sendo que deverá haver veículos distintos para a coleta de resíduos sólidos urbanos (orgânicos) e outro, para coleta de resíduos sólidos urbanos (inorgânicos), não se admitindo coleta conjunta.

- Para o lixo inorgânico, o caminhão deverá ser do tipo baú;

- Para o recolhimento do lixo orgânico o caminhão deverá conter uma prensa apropriada;

- Dar a devida destinação aos resíduos depositando-os, em local apropriado e devidamente autorizado por todos os Órgãos públicos pertinentes.

- Manter suas atividades, objeto deste processo licitatório, em total observância quanto às normas trabalhistas e previdenciárias, de segurança de trabalho, junto à FEPAM e todos e quaisquer outros órgãos fiscalizadores e normas aplicáveis.

- Dispor de todos os equipamentos, materiais, pessoais e imóveis necessários para a consecução do objeto desta licitação. O produto da triagem é de propriedade da contratada.

- A responsabilidade técnica para operacionalização é de responsabilidade da licitante que deverá apresentar ART.

- Destinar tantos funcionários e veículos quantos forem necessários para a realização dos serviços, assumindo os encargos trabalhistas, previdenciários e sociais referentes aos mesmos.

- Manter as regularidades junto aos órgãos fiscalizadores, inclusive FEPAM, durante todo o período contratual.

- Empregar as normas técnicas atinentes, bem como observar todas as formas, cautelas legais e administrativas, também no que se refere à propriedade circunvizinhas, respondendo por quaisquer danos que possa vir a causar nas mesmas e ao meio ambiente.

- Realizar no mínimo uma vez por ano o transporte do lixo eletrônico recolhido pelo Município em campanha junto a Comunidade, levando o mesmo até o local indicado pelo Município sendo que o local não poderá ter distância superior a 150 Km de Picada Café;

- Manter em boas condições de conservação o local onde é realizada a triagem do lixo e o depósito do lixo reciclado;

- Dar destino final ao lixo orgânico no prazo de até 5 dias após a coleta efetuada e ao lixo inorgânico até 30 dias após a coleta;

(24)

- Apresentar regularmente as licenças previstas no contrato, evitando que as mesmas apresentem prazo de validade vencido;

- Construir o alojamento para os funcionários, mantendo este isolado por uma barreira física do local onde se processa a triagem do lixo;

- Informar por escrito a relação dos funcionários que atuam na execução do contrato e que moram no alojamento junto a Usina de Reciclagem de Lixo, bem como mantê-la atualizada.

- Pagar a conta de luz e de água de toda a área onde está situada a Usina de Lixo do Município, incluído o alojamento, a central de triagem e demais equipamentos instalados;

- Se houver necessidades de mais de uma prensa para realizar os serviços, além da cedida pelo Município, a mesma será de responsabilidade da contratada;

- Devolver ao final do contrato a prensa cedida pelo Município nas mesmas condições que foi entregue a contratada pelo Município conforme laudo assinado pelas partes;

- Apresentação das seguintes licenças da FEPAM e Anotações de Responsabilidade Técnicas – ART para transportar o lixo, fazer a triagem e dar destino final ao lixo: a) licenças dos caminhões que farão a coleta do lixo; b) licença de operação do aterro onde ela deposita o lixo que não é reciclável ou contrato com a empresa que recebe o destino final do resíduo; c) licença junto aos órgãos competentes para executar o serviço de recolhimento, transbordo e destino final do lixo orgânico e inorgânico; ART da Empresa e dos profissionais para executar os serviços e acompanhamento dos mesmos conforme contratado pelo Município;

- A empresa deverá apresentar mensalmente um relatório com as quantidades de lixo recolhidas no município, tanto para o lixo orgânico quanto o lixo inorgânico e quantidade de material destinado à reciclagem.

- Realizar atividades educativas, com carga horária de aproximadamente 40 horas/ano, junto às escolas do Município ou junto a Comunidade, sobre o tema “Educação Ambiental”, que será ministrado por profissional devidamente habilitado e qualificado da empresa, sempre com agendamento prévio e de comum acordo.

- A empresa deverá dispor de 5000 folhetos explicativos sobre os novos roteiros e horários, falando sobre seleção correta e educação ambiental. O layout e tema destes deverá ser discutido e acordado com a Administração.

-Estar disponível a visitação, tanto de escolares quanto de grupos interessados, tais como os Conselhos Municipais, nas dependências da usina de triagem, destinação final dos resíduos, mediante agendamento prévio e de comum acordo.

- Indicar um responsável para contato regular, quando necessário, para dirimir dúvidas e/ou problemas que possam ocorrer na rotina diária de coleta, com telefone e nome.

Clausula Décima Sétima: das obrigações do Município: - Fornecer a Licença de Operação da Central de Triagem;

- Permitir que a contratada possa instalar de forma provisória e removível ao final do contrato um alojamento para residência dos funcionários que executam o serviço;

- Cedência dos equipamentos e espaços a seguir relacionados: a) Uma prensa usada para feno com capacidade de prensagem de 20 toneladas; b) Uma esteira usada Stollmeier/95 para separação de resíduos com 6 metros, motor 3cv, trifásico; e c) Pavilhão para reciclagem do lixo urbano com 300m², com instalações hidrosanitárias e elétrica.

DO FORO:

Cláusula Décima Oitava: Fica eleito o foro da Comarca de Nova Petrópolis/RS, para dirimir eventuais dúvidas decorrentes do presente Contrato, renunciando a CONTRATADA qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E, assim, por estarem assim justos e contratados, após lido e achado conforme, assinam o presente contrato em 03(três) vias de igual teor na presença de 02(duas) testemunhas, que assinam, para que surta seus efeitos jurídicos e legais.

(25)

Picada Café,__ de ________ de 2013.

CONTRATANTE CONTRATADA Claudia Schenkel

Prefeita Municipal

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: Este trabalho buscou avaliar a produção de hidrogênio em temperatura termofilica de 45ºC, a partir de um substrato real, a manipueira como fonte de carbono em

O objetivo do presente estudo foi identificar a prontidão para atividade física e a prevalência dos fatores de risco coronarianos em praticantes de futebol recreativo.. Todos

Ricardo Corrêa de Oliveira Ramos, torna público que se acha aberta Licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2021, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL – Processo

À FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE ASSIS - FEMA torna público que realizará a licitação para REGISTRO DE PREÇOS, na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo MENOR PREÇO

A parte sobrante do prédio de onde é destacada a parcela, vê a sua frente principal ser significativamente diminuída, perdendo o jardim fronteiro que possuía,

A Câmara Municipal de Anchieta, por meio de seu pregoeiro e equipe de apoio torna público a realização de licitação, na modalidade Pregão Presencial, tipo menor preço por

O Município de Nova Friburgo, através de sua Comissão de Pregão II, torna público que realizará licitação, sob a modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo MENOR

O Município de BOM SUCESSO, Estado do Paraná, torna público a abertura de licitação modalidade PREGÃO PRESENCIAL “TIPO MENOR PREÇO POR LOTE”, que fará realizar às