• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÕES TEMÁTICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESCRIÇÕES TEMÁTICAS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DESCRIÇÕES TEMÁTICAS

(2)

CLIMA

A mudança climática impacta primeiramente e sobretudo os recursos hídricos. A mudança do clima significa mudança do ciclo hidrológico, dos padrões de distribuição de precipitação, das vazões de escoamento dos rios, do reabastecimento e da qualidade da água subterrânea, e da ocorrência de eventos extremos, como secas, enchentes, tempestades, derretimento das geleiras, etc. A mudança climática ainda aumenta os desafios já existentes de água doce relacionados tanto à sua qualidade quanto à quantidade disponível para os ecossistemas e para as atividades humanas. Seu caráter transversal torna a segurança hídrica a chave para medidas bem sucedidas de adaptação, as quais exigem políticas articuladas, planejamento e ações que envolvam os governos em todos os níveis, os setores e a sociedade. Ao mesmo tempo, a água é crítica para a mitigação bem sucedida das mudanças climáticas, uma vez que muitas soluções de baixa emissão de carbono dependem do acesso confiável a recursos hídricos. O progresso dependerá da boa comunicação entre a produção científica e a tomada de decisão/implementação de políticas.

Com a Conferência de Sendai em 2015, o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o mundo se comprometeu a objetivos e metas ambiciosos relacionados à água e ao clima. Nossa tarefa em comum é alcançar esses objetivos e metas. O 8º Fórum Mundial da Água é uma oportunidade única de discutir com governos, pesquisadores, ONGs e empresários a respeito de como organizar juntos um processo de implementação célere e efetivo. As discussões desta edição do Fórum Mundial da Água devem focar no compartilhamento de exemplos inspiradores de políticas e de medidas necessárias, bem como na proposta e no financiamento de mecanismos por meio dos quais se podem alcançar os objetivos e metas.

As discussões com esses temas focarão na avaliação dos riscos climáticos, na segurança hídrica e na proteção de pessoas e comunidades. Elas devem resultar na priorização do clima para o compartilhamento da água e para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), incluindo o Acordo de Paris (COP21).

O tema de mudanças do clima enfatizará a segurança hídrica e as mudanças climáticas, considerando os seguintes tópicos:

a. Gestão de risco e da incerteza para resiliência e preparação para desastres; b. Água e adaptação à mudança climática;

c. Água e mitigação de mudança climática;

d. Ciência do clima e gestão dos recursos hídricos: a comunicação entre a produção científica e a tomada de decisão e formulação de políticas.

ODSs e outras relações com importantes agendas globais: ODS 13, ODS 11.5, COP 21-22, Conferência de Sendai. Roteiro de Implementação (RI):

(3)

PESSOAS

O acesso a saneamento e a água segura é indispensável a todos, em qualquer lugar, a todo momento. Água, saneamento, higiene, escassez de água e poluição se tornaram riscos globais sistêmicos com impactos negativos nas vidas das pessoas.

O ODS 6 e os direitos humanos a água e a saneamento fornecem uma abordagem centrada nas pessoas para o desenvolvimento sustentável em países em todos os níveis de desenvolvimento. A água conecta as pessoas através de suas vidas. Permitir o acesso à água e ao saneamento é essencial para assegurar o bem-estar e erradicar a pobreza. Solucionar os problemas relacionados à água é uma exigência primária para outras ações de desenvolvimento, para a prosperidade do compartilhamento e para a sustentabilidade. Contudo, até mesmo atualmente, muitos ainda não possuem acesso adequado a saneamento e água segura.

O monitoramento, a análise e a defesa se tornaram cada vez mais tangíveis e contribuem para o diálogo, para a tomada de decisão com base em evidências e para melhor coerência da agenda global da água.

Considerando esses aspectos, da perspectiva da dignidade humana, e levando em conta a garantia de igualdade e novas realidades como as de imigrantes e refugiados, este tema objetiva a criação de um espaço no qual todos os agentes do setor água, incluindo jovens, possam discutir o desenvolvimento e a implementação de modelos efetivos e de técnicas inovadoras de serviços de distribuição de água e de saneamento a fim de fortalecer a saúde pública por meio de novos mecanismos financeiros. Além disso, este será um local para a demonstração de parcerias e modelos inovadores a fim de fomentar a troca de conhecimento, intensificar as melhores práticas, proporcionar o acesso a dados e atrair outros financiamentos.

Com base nisso, tanto as discussões para desenvolver o acesso sustentável a serviços de saneamento e a água segura quanto a proteção da saúde pública serão desafiadoras e gratificantes.

O tema Pessoas focará em água, saneamento e saúde, considerando os seguintes tópicos: a. Acesso universal à água segura em quantidade suficiente;

b. Acesso universal ao saneamento integrado; c. Água e saúde pública.

ODSs e outras relações com importantes agendas globais: ODS 6, metas 6.1, 6.2, 6.3, 6.b, ODSs 1 e 3.

(4)

DESENVOLVIMENTO

A água possui um papel crítico para o desenvolvimento sustentável. Da alimentação e segurança elétrica à saúde humana e ambiental, a água contribui para melhorias no bem-estar social e no crescimento inclusivo, afetando a subsistência de bilhões. O caminho atual de desenvolvimento exerce grande pressão sobre os recursos hídricos; agricultura, energia, indústria e cidades, todos afetam a qualidade, disponibilidade e acessibilidade da água. Demandas concorrentes, insuficiência e falta de apoio financeiro impõem grande dificuldade para alocação de recursos e para a determinação de limites para todos os setores.

A agricultura, como maior usuário da água, exerce uma função principal ao abordar os assuntos relacionados à água. Concomitantemente, a agricultura deve produzir alimentos suficientes com uso da menor quantidade de água para alimentar a crescente população mundial, o que exige enormes mudanças em nossos sistemas alimentares e agrícolas. Atender à crescente demanda de energia causará maior pressão sobre os recursos de água doce com implicações para outros usuários, como para a agricultura e para a indústria, os quais também necessitam de energia, criando sinergias à medida que se desenvolvem juntos. O tema discutirá como os setores que utilizam a água podem agir em termos de eficiência, sustentabilidade e governança através da abordagem do nexo.

A gestão da água veio para redefinir o papel da indústria e dos serviços nos desafios do desenvolvimento sustentável. As empresas estão começando a compreender o que a água significa para elas, para seus lucros e para sua viabilidade a longo prazo. O investimento sensato em infraestrutura material e imaterial adequadamente financiada, operada e mantida viabiliza as mudanças estruturais necessárias para fomentar avanços e eficiência em muitas áreas produtivas da economia.

Os resultados deste tema devem apoiar o desenvolvimento e a implementação de políticas e ações para o uso sustentável da água a fim de alcançar os objetivos e as metas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

O tema Desenvolvimento focará em água para desenvolvimento sustentável, considerando os seguintes tópicos:

a. Água para Alimentos; b. Água para Energia;

c. Crescimento inclusivo e sustentável, gestão responsável da água e indústria; d. Uso eficiente da água superficial e subterrânea – urbana e rural;

e. Infraestrutura para gestão e serviços sustentáveis de recursos hídricos. ODSs e outras relações com importantes agendas globais:

ODS 6, meta 6.4, e ODSs 2, 7, 8, 11 e 12. Roteiro de Implementação (RI):

(5)

URBANO

A segurança hídrica urbana está sendo cada vez mais pressionada pela crescente demanda por água, pela depreciação dos recursos hídricos, enchentes, poluição da água e má gestão de águas residuais. Todos esses itens estão sendo agravados pelos impactos das mudanças climáticas. A futura predominância da população urbana deixa a responsabilidade diretamente para as cidades. A rápida urbanização também é frequentemente acompanhada por uma lacuna social ainda pior: a água deve ser acessível e os serviços hídricos associados devem ser fornecidos com igualdade. A demanda por uma infraestrutura confiável e a necessidade opressora de melhor efetividade institucional deixam esses desafios ainda maiores em países em desenvolvimento.

A governança da água não pode se limitar às fronteiras das cidades, mas requer a adoção de uma visão integrada que considere as implicações rio acima e rio abaixo, bem como o envolvimento de agentes técnicos, econômicos e sociais em abordagens sistêmicas, conforme recomendado pela Nova Agenda Urbana e pelos ODSs.

A água é primordial para deixar uma cidade mais saudável, ecológica e segura. As oportunidades contam com a adoção de abordagens integradas no planejamento das cidades e levam em consideração todos os usos da água, apresentam novos modelos de financiamento, promovem a mudança comportamental e a economia circular que envolve vários setores, fomentam o diálogo entre os principais interessados, transformam a água residual e a chuva em recursos potenciais e ajustam o quadro regulatório. A chave para o sucesso é apostar em tecnologias e inovações, bem como na sabedoria e na inteligência coletiva.

O tema Urbano engaja os “agentes da água” em parcerias nas quais a ação coletiva guia as mudanças urgentes e necessárias de forma eficiente. Esse tema também busca inspirar os participantes a tomarem ações que 1) os conectem a outros profissionais para uma colaboração ativa e 2) desenvolvam ferramentas que suportem a transição. Junte-se à jornada para cidades com consciência hídrica!

O tema Urbano focará na gestão integrada da água e de resíduos urbanos, considerando os seguintes tópicos:

a. Água e cidades;

b. A economia circular – reduzir, reutilizar e reciclar; c. Tecnologias de tratamento e reuso.

ODSs e outras relações com importantes agendas globais: ODS 6, meta 6.3, ODSs 11 e 14, HABITAT 3.

Roteiro de Implementação (RI): RI 2.3

(6)

ECOSSISTEMAS

Quanto ao desenvolvimento de recursos hídricos, a proteção e a reabilitação de ecossistemas de água doce representam uma importante mudança para o século XXI rumo à sustentabilidade. A pressão do homem sobre rios, lagos e áreas úmidas continua crescendo, ameaçando não só a biodiversidade, mas também serviços essenciais que ecossistemas saudáveis de água doce fornecem, incluindo água potável limpa. Equilibrar as necessidades hídricas dos seres humanos com os da natureza é um grande desafio para a sociedade e exige melhorias no uso eficiente da água em meios urbanos e rurais através de melhores tecnologias e reformas de planejamento hídrico que podem incentivar mudanças comportamentais.

A restauração da conectividade hidrológica e a identificação e o fornecimento de vazões ambientais para rios e sistemas de áreas úmidas também serão importantes para alcançar esse equilíbrio. Necessita-se de abordagens rentáveis que combinem infraestruturas naturais e artificiais para reduzir a poluição urbana e industrial da água e para minimizar o escoamento de sedimentos, nutrientes e outros contaminantes de fontes difusas. Melhorar a resiliência de nossa coleta de água e seu escoamento em eventos climáticos extremos também será cada vez mais importante em face das mudanças climáticas e da crescente população. Novas estratégias e ferramentas são necessárias para quantificar todos os custos e benefícios dessas ações para a sociedade, não simplesmente em termos monetários, e para comunicar esses valores a tomadores de decisão e à comunidade como um todo de forma efetiva.

Esse tema explorará os desafios e identificará as ideias e as ações que podem ser condensadas em propostas técnicas, sociais, legais e políticas que influenciem a sociedade e a permitam adotar uma nova agenda para o desenvolvimento e caminhar para um futuro com água sustentável.

O tema Ecossistema focará na qualidade da água, na subsistência dos ecossistemas e na biodiversidade, considerando os seguintes tópicos:

a. Manejo e recuperação de ecossistemas para serviços hídricos e para biodiversidade; b. Sistemas hidrológicos naturais e artificiais;

c. Uso da água e do solo;

d. Garantia da qualidade da água das nascentes aos mares. ODSs e outras relações com importantes agendas globais: ODS 6, metas 6.3 e 6.6, e ODS 15.

Roteiro de Implementação (RI): RIs 3.2 e 3.3.

(7)

FINANÇAS

A segurança hídrica é uma ferramenta fundamental e multidimensional para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Entretanto, devido às mudanças climáticas, investimentos a longo prazo para garantir a segurança hídrica desafiam a boa governança e a estabilidade política, além de impor incertezas.

Para abordar esses desafios, as discussões a respeito do financiamento de infraestrutura hídrica e de sistemas de gestão hídrica tratarão desse problema de investimentos por meio de uma revisão das inovações relacionadas a pagamentos de serviços ambientais e de infraestrutura natural, a ferramentas de valorização de imóveis, contratos por desempenho, microfinanciamento de serviços hídricos em menor escala, pesquisas e tecnologias inovadoras e abordagens do projeto político-pedagógico para irrigação e para serviços hídricos/de água residual.

Por outro lado, a adaptação às mudanças climáticas e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à água serão abordadas por meio de discussões sobre como suprir a lacuna de investimento e substituir as infraestruturas desgastadas. Além disso, serão exploradas as oportunidades, a mitigação dos riscos e a melhoria das políticas públicas e da gestão de recursos hídricos para estimular investimentos, inclusive os de mercados de capitais. Também serão revisadas as aplicações práticas de tarifas, impostos e transferências, bem como as melhores práticas globais para avaliar o valor econômico da água, incluindo a análise de custo-benefício e custo-efetividade.

Por fim, reforçando a ideia de água no centro do desenvolvimento sustentável, as sessões temáticas discutirão a segurança hídrica de maneira holística ao relacionar água, desenvolvimento e o elo água-energia-alimentos. O papel da iniciativa privada no desenvolvimento do setor água também será discutido, bem como as medidas e os mecanismos adotados pelos mercados financeiros para identificar os riscos comerciais associados à água.

O tema finanças focará no financiamento da segurança hídrica, considerando os seguintes tópicos:

a. Economia e financiamento para investimentos inovadores;

b. Financiamento da implementação de ODSs e da adaptação às mudanças climáticas; c. Financiamento para o desenvolvimento sustentável – apoiando negócios com uso

eficiente da água.

ODSs e outras relações com importantes agendas globais: ODSs 6 e 17.

Roteiro de Implementação (RI): RI 4.1.

(8)

COMPARTILHAMENTO

O acesso a saneamento seguro e a agua potável de qualidade e em quantidade adequada é responsabilidade compartilhada, um direito humano e um pré-requisito para a dignidade de qualquer um. Os recursos hídricos estão sofrendo extrema pressão das mudanças climáticas e de outros instrumentos globais, como modelos de desenvolvimento econômico, crescimento populacional, urbanização e alterações no uso da terra. 80% da população mundial vive em áreas com alta ameaça à segurança hídrica, o que inclui situações extremas como enchentes e secas. Aqueles em áreas rurais, pobres, mulheres, jovens e crianças são os mais afetados.

O tema “Compartilhamento” do 8º Fórum Mundial da Água busca incluir todos na governança da água e na jornada para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: governos locais e nacionais, indígenas, sociedade civil, empresários e iniciativa privada, comunidade científica e acadêmica, as Nações Unidas e outras instituições internacionais. Esses grupos têm diferentes perspectivas, prioridades e soluções para os desafios da água, além de representar uma grande diversidade cultural. Portanto, este tema propõe, acima de tudo, o compartilhamento de vários pontos de vista e experiências e análise de seus benefícios para o desenvolvimento sustentável, para o empoderamento e para a dignidade de todos.

O desafio de compartilhar é concentrar nossos esforços para colocar em prática e implementar ações específicas motivadas por muitos diagnósticos e soluções, além de assegurar que elas saiam do papel para que se possa alcançar os ODSs.

Os tópicos deste tema focarão no aprendizado entre países, agentes públicos e privados do setor hídrico e de saneamento, indivíduos urbanos e rurais, no compartilhamento de conhecimento tradicional e científico, inclusive de informações e dados para tomada de decisão racional, melhor gestão dos recursos hídricos e monitoramento da implementação dos ODSs, ao mesmo tempo em que enfatiza a participação da comunidade, a educação sobre recursos hídricos para empoderamento da sociedade civil, de mulheres e jovens, gênero e igualdade.

O tema Compartilhamento forcará na sustentabilidade através do envolvimento dos interessados, considerando os seguintes tópicos:

a. Compartilhamento de soluções e boas práticas;

b. Envolvimento de todos: público, privado, sociedade civil – homens e mulheres, jovens e idosos – com abordagens ascendentes e descendentes;

c. Água, diversidade cultural, justiça e equidade. ODSs e outras relações com importantes agendas globais: ODSs 6, meta 6.b, ODSs 3, 15 e 17.

Roteiro de Implementação (RI): RI 4.4.

(9)

CAPACITAÇÃO

A capacitação no setor hídrico é um tópico transversal essencial. Isso inclui (1) aumento da educação, capacitação e conscientização; (2) reforço da interface ciência e política; (3) melhorias nas ferramentas de monitoramento; e (4) engajamento de cooperação internacional efetiva. A capacitação é fundamental em todos os níveis. O aumento das capacidades e das competências dos governos locais com base no conhecimento tradicional também é crucial para assegurar água sustentável e serviços de saneamento. Ao fortalecer a educação sobre recursos hídricos, é possível aumentar a conscientização sobre como melhor gerir os recursos hídricos.

Este tema se baseia na RI 4.5 “Aumento da Educação e da Capacitação” do 7º Fórum Mundial da Água e enfatiza o papel da educação e do treinamento para o sucesso de qualquer projeto na área de recursos hídricos. Com referência ao Processo de Ciência e Tecnologia do 7º Fórum, este tema também compreende a importância do papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias apropriadas e de ponta, incluindo orientações em desenvolvimento sobre o uso da ciência e da tecnologia para implementar e desenvolver políticas. O financiamento da educação e da capacitação também será enfatizado como um elemento crítico nas estratégias hídricas e na implementação da gestão integrada de recursos hídricos em todos os níveis.

Este tema enfatiza a importância da capacitação para a criação de sistemas integrados de monitoramento, incluindo sistemas adaptados pata monitorar os indicadores das metas dos ODSs. Assim, a cooperação internacional eficiente é crucial para o compartilhamento de conhecimento e de tecnologias inovadoras relacionados à água e ao saneamento. Isso poderá ampliar a capacitação de países em desenvolvimento e, combinado com outras ações, poderá implementar a meta 6.a (cooperação internacional e apoio à capacitação de países em desenvolvimento), relacionada ao ODS 4 (educação) e ao ODS 17 (meios de implementação).

O tema Capacitação focará em educação, capacitação e troca de tecnologias, considerando os seguintes tópicos:

a. Ampliação da educação e da capacitação;

b. Ciência e tecnologia, tomada de decisão e implementação de políticas – Processo de C&T do 7º Fórum Mundial da Água;

c. TCI e monitoramento; d. Cooperação internacional.

ODSs e outras relações com importantes agendas globais: ODSs 6, meta 6.a, ODSs 4 e 17.

Roteiro de Implementação (RI): RI 4.5.

(10)

GOVERNANÇA

A água transcende fronteiras (administrativas), setores, pessoas e escalas geográficas. Assuntos locais e globais conectam uma ampla gama de agentes estatais e não-estatais. Dessa forma, a água não só é uma questão hidrológica e financeira, mas é altamente dependente de governança. Na verdade, crises hídricas são, geralmente, crises de governança.

As políticas relacionadas à água somente podem ser implementadas se existirem instituições funcionais; se os problemas forem abordados em níveis relevantes dentro de sistemas integrados de bacias; se os interessados forem coordenados e envolvidos por meio de uma abordagem que envolve toda a sociedade a fim de garantir aceitação social e política – incluindo situações transfronteiriças; se os quadros regulatórios apoiarem o interesse público; se dados e informações serem base para as decisões; se decisões forem tomadas de modo transparente e os tomadores de decisão forem responsabilizados; se houver capacitação; e se houver monitoramento e avaliação para guiar as políticas e estimular sua aplicação e seu cumprimento.

A governança da água compreende regras, práticas e processos políticos, institucionais e administrativos (formais e informais) através dos quais decisões são tomadas e implementadas, interessados podem articular seus interesses e terem suas ideias levadas em consideração, e tomadores de decisão são responsabilizados pela gestão de recursos hídricos e pelo serviço de abastecimento de água. A governança da água é um meio para um fim que deve proporcionar resultados benéficos para a sociedade, para a economia e para o meio ambiente. Um sistema de governança efetivo ajuda, por fim, a gerir a água “em excesso”, “escassa” e “suja demais” de uma forma sustentável, integrada e inclusiva.

[Resultados esperados] As discussões sobre governança no 8º Fórum Mundial da Água proporcionarão orientações para implementação de políticas, aprendizados a partir de práticas e de indicadores para que os governos construam um quadro de governança hídrica efetivo, eficiente, inclusivo e confiável juntamente com a ampla gama de interessados a fim de alcançar as metas globais de desenvolvimento sustentável.

O tema Governança focará na governança da água para o desenvolvimento sustentável da agenda 2030, considerando os seguintes tópicos:

a. Implementação SMART da gestão integrada de recursos hídricos (GIRH);

b. Cooperação para a redução de conflitos e para a melhoria da gestão de recursos hídricos transfronteiriços;

c. Governança efetiva: aprimoramento de decisões políticas, participação dos interessados e informações técnicas.

ODSs e outras relações com importantes agendas globais: ODSs 6, meta 6.5, e ODSs 17.

Roteiro de Implementação (RI): RIs 3.4, 4.2 e 4.3.

(11)

[Abreviações]

 C&T: Ciência e Tecnologia;

 GIRH: Gestão Integrada de Recursos Hídricos;  ODS: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável;  RI: Roteiro de Implementação;

Referências

Documentos relacionados

Sempre que o empregado ou a empresa assim o desejarem, fica estabelecido que as rescisões de contrato.. de trabalho dos empregados serão feitas junto a entidade sindical

Reunião de pessoas agraciadas com a revelação de que Jesus Cristo é a segunda das três pessoas da Trindade, que é o único Deus, que, não julgando o ser igual

investimentos obedecerá às regras estabelecidas na Constituição Federal, na Constituição do Estado, nas normas de direito financeiro e nos preceitos desta Lei Orgânica. A

Comparando com 6 meses atrás, você diria que HOJE se sente mais confiante ou menos confiante para comprar outras coisas para sua casa, como uma geladeira ou um

Uma parte do material intacto do estudo é destinada a produção de amostras alteradas de forma natural no campo e sob condição acelerada no laboratório.. A Tabela 1

A análise multivariável dos fatores relacio- nados à perda testicular revelou associação com idade (maior que 10 anos) p< 0,0001, raça negra p<0.0001 e pacientes sem

A execução da mudança da ligação de água e/ou de esgotamento sanitário estará condicionada à aprovação, após fiscalização efetuada pelos técnicos do SAAE de Lagoa Formosa,

§ 1° A execução das ligações de água e/ou esgoto estarão condicionadas à aprovação, após fiscalização efetuada pelos técnicos do SAAE, do ponto de