• Nenhum resultado encontrado

MÚSCULOS DA CABEÇA MÚSCULOS DA CABEÇA ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÚSCULOS DA CABEÇA MÚSCULOS DA CABEÇA ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

MÚSCULOS DA

CABEÇA

(2)

2

MÚSCULOS DA

CABEÇA

CONTEÚDO: YASMIN FRAGA DA SILVA ALVES

CURADORIA: MARCO PASSOS

(3)

3

SUMÁRIO

MÚSCULOS DO PESCOÇO ... 4 MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO ... 4 MÚSCULOS DA MÍMICA ... 5 REFERÊNCIAS ... 9

(4)

4

MÚSCULOS DO PESCOÇO

Existem dois grupos de músculos na ca-beça: um grupo situado mais profunda-mente agindo sobre a articulação tem-poromandibular, os músculos da masti-gação, e um grupo de músculos superfi-cialmente dispostos, na tela subcutâ-nea, que realizam os movimentos da mí-mica facial agindo diretamente sobre a pele, os músculos da mímica.

MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO

Músculo mastigador é aquele que pro-voca movimentos da articulação tempo-romandibular.

A articulação temporomandibular ocorre entre a fossa condilar do osso temporal e o côndilo da mandíbula. Essa é uma ar-ticulação importante justamente por ser a única articulação da cabeça que rea-liza movimento. É uma articulação que tem uma tensão mecânica muito grande

e, por isso, no seu interior há a presença de um disco de fibrocartilagem a fim de absorver certa quantidade de tensão oriunda da movimentação dos músculos. Devido à sua ação, é uma articulação que tem frequentes alterações patológi-cas. Esses músculos são derivados do primeiro arco faríngeo e inervados pelo quinto par de nervos cranianos, o nervo trigêmeo, pelo componente motor da porção mandibular, o ramo mais inferior do trigêmeo. Basicamente, esses múscu-los realizam quatro tipos de movimentos: elevação da mandíbula (o principal mo-vimento), abaixamento ou depressão da mandíbula, protrusão da mandíbula e retrusão da mandíbula. Existem também

alguns movimentos laterais, como no ranger de dentes ou durante a mastiga-ção. Em alguns casos, podem ocorrer al-terações anatômicas que cursam com protrusão anormal podendo acarretar distúrbios da funcionalidade dessa arti-culação.

(5)

5 Existem quatro músculos da mastigação:

os mais superficiais e mais potentes – músculos temporal e masseter – e os músculos mais profundos – os músculos pterigóideos medial e lateral. Juntos os músculos temporal, masseter e pterigoi-deo medial promovem a elevação da mandíbula, realizando o movimento de “mordida”, permitindo a mastigação. O músculo temporal ocupa a região da fossa temporal tem suas inserções na li-nha temporal inferior e no processo co-ronoide e margem anterior do ramo da mandíbula. Esse músculo tem por função elevação da mandíbula (o conjunto de suas fibras) e retrusão da mandíbula (re-alizado pelas fibras horizontais posterio-res).

O músculo masseter é outro músculo po-tente da mandíbula em formato qua-drangular e que possui partes superfici-ais e partes profundas. Ele se insere no arco zigomático (união do processo zi-gomático do osso temporal com o pro-cesso temporal do osso zigomático) e na tuberosidade massetérica (próxima do ângulo da mandíbula). O conjunto das porções do músculo masseter eleva a mandíbula com bastante intensidade, enquanto a parte superficial isolada-mente é responsável também pela pro-tusão desta.

O músculo pterigóideo medial está mais profundamente e tem suas inserções na fossa pterigóidea, no túber da maxila e na tuberosidade pterigóidea (oposta a tuberosidade massetérica, na face

interior da mandíbula). Esse músculo tem como função também a elevação da mandíbula e retração do mento.

O músculo pterigóideo lateral é dividido em superior e inferior, tem suas inserções na parte inferior da lâmina lateral do processo pterigoide e na parte superior da asa maior do osso esfenoide. Caso haja contração bilateral desse músculo ocorrerá protrusão, enquanto durante a contração unilateral há deslocamento contralateral. Como esse músculo tem inserção sobre a capsula articular e so-bre o disco articular ele realiza ação di-retamente sobre a cápsula, impedindo que haja protrusão excessiva do côndilo da mandíbula, que poderia causar luxa-ção da mandíbula.

MÚSCULOS DA MÍMICA

Os músculos da mímica são aqueles músculos da cabeça que se localizam na tela subcutânea e são derivados do se-gundo arco faríngeo, sendo, portanto, inervados pelo sétimo par de nervo cra-niano, o nervo facial. Por terem sua inser-ção na pele são também chamados de músculos cuticulares. Eles estão localiza-dos na fronte e em torno localiza-dos orifícios (com ações esfinctéricas), com função de proteção à essas aberturas corporais e realizam os movimentos da mímica, são eles que tornam a expressão facial individual (fisionomia).

(6)

6 Os músculos da mímica são diversos e

podem ser didaticamente separados por regiões: músculos da fronte ou epicrâ-nico (temporoparietal e occipitofrontal); porção superior da face (músculos dis-postos ao redor dos olhos e no nariz) e porção inferior da face (músculos dis-postos ao redor da boca e pescoço). O músculo epicrânico é um músculo mais superior e está fixado a aponeurose epi-crânica (gálea aponeurótica). Ele é for-mado por dois músculos: o músculo tem-poroparietal e o músculo occipitofrontal. O músculo temporoparietal possui ori-gem na pele da fronte e na fáscia tem-poral e se insere na aponeurose epicrâ-nica, tendo como função movimentar a pele da cabeça para baixo. O músculo occipitofrontal possui dois ventres inter-postos pela aponeurose ou gálea (em forma de capacete, elmo) epicrânica: o ventre frontal e o ventre occiptal.

Quando esse músculo se contrai conti-nuamente, encurta e ocasiona tensão permanente provocando o apareci-mento de rugas ou linhas de expressão. O procedimento com botox age direta-mente nesses músculos relaxando-os. A aponeurose epicrânica ou gálea apo-neurótica está localizada sob a tela sub-cutânea, que por sua vez está disposta abaixo da pele. A vascularização dessa região ocorre de inferior para superior, por isso em casos de escalpelamento, por exemplo, nessas regiões há possibi-lidade de regeneração visto que a vas-cularização é mantida. Lesões que ocor-rem no couro cabeludo apenas entre a pele e a tela subcutânea tendem a man-ter suas margens próximas, facilitando uma melhor cicatrização. Por outro lado, nas lesões que atingem a aponeurose epicrânica há maior chance das mar-gens permanecerem separadas haja Representação dos músculos da mímica.

(7)

7 vista a tensão contrária realizada pelos

ventres do músculo occipitofrontal. Além disso, processos inflamatórios na ca-mada de tecido frouxo ou 4ª caca-mada, in-ferior há aponeurose epicrânica, exigem maior cuidado porque que as veias emissárias fazem a conexão dessa ca-mada com a região meníngea, podendo disseminar então para as meninges que recobrem o tecido nervoso.

No quadrante superior da face existem músculos que agem sobre a rima das pálpebras e nariz: os músculos orbicular do olho, abaixador do supercílio e corru-gador do supercílio, prócero e nasal. O músculo orbicular do olho possui fibras com disposição circular em torno da margem orbital e das pálpebras e é divi-dido em porção palpebral, porção pro-funda e porção orbital se dispõe em torno da rima das pálpebras. Esse mús-culo é um esfíncter e fecha a entrada da órbita. Ele é responsável por cerrar as pálpebras e enrugar a fronte vertical-mente. O músculo abaixador do supercí-lio realiza o afastamento da parte orbital do músculo orbicular do olho, abaixando a pele do supercílio. O músculo corruga-dor do supercílio cria uma prega vertical sobre a raiz do nariz (demonstrando ex-pressões de raiva ou reflexão. O músculo prócero ocorre como pregas transversais no dorso do nariz. E o músculo nasal é di-vidido em duas partes, alar e nasal, e re-aliza movimentação da asa do nariz. No quadrante inferior da face estão os músculos que agem sobre a rima dos lá-bios e o pescoço, são em torno de onze

músculos: orbicular da boca, bucinador, levantador do lábio superior e da asa do nariz, zigomáticos maior e menor, risório, levantadores do lábio superior e do ân-gulo da boca, abaixadores do lábio infe-rior e do ângulo da boca, mentual e pla-tisma. O músculo orbicular da boca atua como um esfíncter ao redor da boca, unindo os lábios, controlando a entrada e saída da rima da boca além de ser im-portante durante a articulação na fala. Lateralmente se encontra o músculo bu-cinador, este tem ação importante sobre a mastigação, porém não é um músculo mastigador por não atuar diretamente sobre a articulação temporomandibular. É um músculo que se encontra mais pro-fundo em relação aos outros músculos da mímica. O papel desse músculo é manter o trajeto do alimento central-mente entre as duas arcadas dentais su-perior e inferior, permitindo que o ali-mento seja triturado. Além disso, ao ten-sionar o lábio, causa aumento da pres-são interna na cavidade oral, permitindo o sopro, por exemplo. O músculo levan-tador do lábio superior e da asa do nariz traciona o lábio superior lateral e superi-ormente. Enquanto o músculo zigomá-tico maior eleva a comissura labial (bila-teralmente para sorrir e unila(bila-teralmente para expressar desdém)o músculo zigo-mático menor retrai ou everte o lábio su-perior, ao exprimir tristeza, por exemplo. O músculo risório está próximo ao mús-culo platisma e atua sobre a comissura labial tracionando-a lateralmente, cri-ando as “covinhas” da bochecha. O músculo levantador do lábio superior e

(8)

8 do ângulo da boca alarga a rima da

boca. O músculo abaixador do ângulo da boca e lábio inferior retrai ou everte o lábio inferior. Já o músculo mentual eleva e protrai o lábio inferior. E o músculo pla-tisma abaixa a mandíbula e tensiona a porção inferior da face e do pescoço. O músculos da mímica atuam em con-junto para realizar as expressões faciais. Dentre as ações principais de cada mús-culo da mímica se destacam o músmús-culo orbicular do olho cerrando as pálpebras durante a expressão de preocupação, o músculo corrugador do supercílio con-traindo o supercílio principalmente em situações de luz extrema, músculo nasal que fecha ou diminui um pouco a narina, o músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz durante expressões de descontentamento, o músculo orbicular da boca durante a manifestação de de-terminação, o músculo bucinador du-rante a expressão de satisfação, o mús-culo zigomático durante o sorriso e o ri-sório puxando a comissura da boca

lateralmente, o músculo levantador do ângulo da boca durante a expressão de autoconfiança, a contração do músculo abaixador do ângulo da boca demons-tra tristeza, enquanto o abaixador do lá-bio inferior contrai durante manifestação de estabilidade e o músculo mentual du-rante expressão de indecisão.

Os músculos faciais são inervados pelo nervo facial que emerge pelo forame es-tilomastoide, atravessa a glândula pa-rótida e se distribui em seus ramos. Por essa localização, patologias da glân-dula parótida, infecciosas ou tumorais, podem comprimir o nervo facial cau-sando paralisias faciais. Nos casos de paralisia periférica o lado paralisado permanece hipotônico enquanto o outro lado se contrai, tracionando os músculos da face para o lado não comprometido. No lado atingido há, então, fechamento incompleto das pálpebras, ângulo da boca caído e comprometimento da arti-culação das palavras.

(9)

9

@jalekoacademicos Jaleko Acadêmicos @grupoJaleko

REFERÊNCIAS

Sistema Osteomuscular – Anatomia do Sistema Locomotor – Músculos – Músculos da cabeça – Músculos da mastigação (Professor Marco Au-relio Passos). Jaleko Acadêmicos. Disponível em: < https://www.jaleko.com.br>.

Sistema Osteomuscular – Anatomia do Sistema Locomotor – Músculos – Músculos da cabeça – Músculos da mímica (Professor Marco Aurelio Passos). Jaleko Acadêmicos. Disponível em: < https://www.jaleko.com.br>.

MOORE, Keith L.. Anatomia Orientada para a Prática Clínica. 8ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 1128p.

NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 7ed. Rio de Janeiro: Else-vier, 2019. 672p.

DRAKE, Richard L.. Gray’s anatomia clínica para estudantes. 3ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 1192p.

PAULSEN, Friedrich, WASCHKE, Jens. Sobotta: atlas de anatomia hu-mana. 23ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Dentre os efeitos das condições de corte na formação das rebarbas destacam o modelo geométrico da ferramenta/peça, o nível de desgaste e geometria da ferramenta

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

This study evaluated specifically the sensitivity of primordial follicles to in vitro preservation conditions and showed that the storage of ovarian fragments in 0.9% saline

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

The notes were obtained by smelling indocalamus leaf, and the results showed that the notes of indocalamus leaf flavor can be classified as: green-leafy note, sweet note, beany