• Nenhum resultado encontrado

Um ano de operação. Lei ambiental terá mais rigor. Câmara vota subsídios de políticos para os próximos quatro anos Pág. 5 UTE PAMPA SUL PEDRAS ALTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um ano de operação. Lei ambiental terá mais rigor. Câmara vota subsídios de políticos para os próximos quatro anos Pág. 5 UTE PAMPA SUL PEDRAS ALTAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PINHEIRO MACHADO

Simôni Costa/Especial TP

Pág. 8

UTE PAMPA SUL

Descarte irregular de lixo é um dos problemas que a nova lei vai atacar

Venda Avulsa: R$ 3,50

26 de junho de 2020

Edição 1.306

Pinheiro Machado, Bagé, Pedras Altas, Candiota e Hulha Negra

Acesse: www.tribunadopampa.com.br

Gislene Farion TP

Lei ambiental

terá mais rigor

PEDRAS ALTAS

Um ano de

operação

Neste domingo (28), a Usina

Termelétrica (UTE) Pampa Sul, pertencente a Engie Brasil, completa um ano de sua entrada em operação comercial. A unidade, construída em quatro anos e que movimentou Candioita e região, passou, segundo os seus administradores, por muitos desafios nestes primeiros 356 dias.

Pág. 10

Câmara vota

subsídios de políticos

para os próximos

quatro anos

Pág. 5

(2)

2

2

ELEIÇÕES 2020 1 ELEIÇÕES 2020 1

O Senado Federal já votou em primeiro e segundo turnos O Senado Federal já votou em primeiro e segundo turnos esta semana a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que altera esta semana a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que altera as datas das eleições municipais deste ano em função da pandemia as datas das eleições municipais deste ano em função da pandemia em escala mundial do novo coronavírus. Pelo texto aprovado pelos em escala mundial do novo coronavírus. Pelo texto aprovado pelos senadores, as eleições em primeiro turno mudam de 4 de outubro senadores, as eleições em primeiro turno mudam de 4 de outubro para 15 de novembro. Já o segundo turno – para cidades com mais de para 15 de novembro. Já o segundo turno – para cidades com mais de 200 mi eleitores e que nenhum dos candidatos some a metade mais 200 mi eleitores e que nenhum dos candidatos some a metade mais um dos votos válidos, muda de 25 de outubro para 29 de novembro. um dos votos válidos, muda de 25 de outubro para 29 de novembro.

ELEIÇÕES 2020 2 ELEIÇÕES 2020 2

Vale lembrar que ainda falta o texto da PEC ser aprovado, Vale lembrar que ainda falta o texto da PEC ser aprovado, também em dois turnos, pela Câmara Federal, e depois ser também em dois turnos, pela Câmara Federal, e depois ser sancio-nado pela presidência da República, para somente assim valer. O nado pela presidência da República, para somente assim valer. O advogado bageense Elton Barcelos, especializado em Direito advogado bageense Elton Barcelos, especializado em Direito Elei-toral e consultado pela coluna, disse que a recomendação é que se toral e consultado pela coluna, disse que a recomendação é que se cumpra a legislação em vigor. Como exemplo ele cita o prazo de três cumpra a legislação em vigor. Como exemplo ele cita o prazo de três meses para desincompatibilização de funcionários públicos e cargos meses para desincompatibilização de funcionários públicos e cargos em comissão (CCs) que pretendem concorrer. Caso a nova lei não em comissão (CCs) que pretendem concorrer. Caso a nova lei não esteja aprovada até 4 de julho (três meses pelo calendário atual), o esteja aprovada até 4 de julho (três meses pelo calendário atual), o conselho é que haja a desincompatibilização. Depois, com a nova conselho é que haja a desincompatibilização. Depois, com a nova lei em vigor, talvez possa haver a reintegração para uma nova saída lei em vigor, talvez possa haver a reintegração para uma nova saída três meses antes da nova data das eleições. Assim também, lembra três meses antes da nova data das eleições. Assim também, lembra o advogado, será com os demais prazos.

o advogado, será com os demais prazos.

ELEIÇÕES EM HULHA 1 ELEIÇÕES EM HULHA 1

No último sábado (20), no programa Panorama das Eleições, No último sábado (20), no programa Panorama das Eleições, da rádio Hulha Negra FM 104.9, em entrevista, o ex-prefeito de Hulha da rádio Hulha Negra FM 104.9, em entrevista, o ex-prefeito de Hulha Negra (1997-2000), Fernando Campani (PT) falou sobre as próximas Negra (1997-2000), Fernando Campani (PT) falou sobre as próximas eleições e seu posicionamento enquanto pré-candidato com relação eleições e seu posicionamento enquanto pré-candidato com relação aos demais partidos. Num dos trechos, Campani citou uma possível aos demais partidos. Num dos trechos, Campani citou uma possível aproximação com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que aproximação com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que atualmente ocupa a vice-prefeitura. Na ocasião, ao contextualizar atualmente ocupa a vice-prefeitura. Na ocasião, ao contextualizar sua pretensão de união entre os partidos e ao falar sobre apoios, sua pretensão de união entre os partidos e ao falar sobre apoios, Campani disse não descartar outras agremiações partidárias e ter Campani disse não descartar outras agremiações partidárias e ter uma admiração pelo PDT.

uma admiração pelo PDT.

ELEIÇÕES EM HULHA 2 ELEIÇÕES EM HULHA 2

O presidente do PDT em Hulha Negra e também vice-prefeito, O presidente do PDT em Hulha Negra e também vice-prefeito, Marco Igor Canto, disse ao TP, não ter sido procurado por Campani Marco Igor Canto, disse ao TP, não ter sido procurado por Campani para nenhuma tratativa. Canto, inclusive, afirmou que jamais o PDT para nenhuma tratativa. Canto, inclusive, afirmou que jamais o PDT vai se juntar com ele. “Quero saber com quem ele teve conversa. vai se juntar com ele. “Quero saber com quem ele teve conversa. Ja-mais abriria espaço para ele no partido. Acho que o PT tem pessoas mais abriria espaço para ele no partido. Acho que o PT tem pessoas boas, respeito o Marino como pré-candidato. Em debate, no passado, boas, respeito o Marino como pré-candidato. Em debate, no passado, ele (Campani) fazia piruetas para o Marco Antônio se desconcentrar. ele (Campani) fazia piruetas para o Marco Antônio se desconcentrar. Na época quase deu briga na Difusora (rádio), em Bagé, pela falta Na época quase deu briga na Difusora (rádio), em Bagé, pela falta de respeito. Não sei o que ele busca na Hulha?”, disparou, dando já de respeito. Não sei o que ele busca na Hulha?”, disparou, dando já uma ideia de como será o clima eleitoral.

uma ideia de como será o clima eleitoral.

ELEIÇÕES EM CANDIOTA 1 ELEIÇÕES EM CANDIOTA 1

As duas principais chapas para disputa eleitoral deste ano As duas principais chapas para disputa eleitoral deste ano em Candiota já estão prontas, faltando apenas a questão burocrática em Candiota já estão prontas, faltando apenas a questão burocrática de homologações pelas convenções partidárias. Do lado governista, de homologações pelas convenções partidárias. Do lado governista, com cinco partidos aliados (PT, PTB, PDT, PSB e PCdoB), concorre a com cinco partidos aliados (PT, PTB, PDT, PSB e PCdoB), concorre a reeleição o atual prefeito e vice Adriano dos Santos (PT) e Gil Deison reeleição o atual prefeito e vice Adriano dos Santos (PT) e Gil Deison Pereira (PTB). Pelo lado da oposição, com três partidos coligados Pereira (PTB). Pelo lado da oposição, com três partidos coligados (MDB, PSDB e Progressistas), disputam o ex-prefeito Luiz Carlos (MDB, PSDB e Progressistas), disputam o ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) e o empresário Paulinho Brum Correa. O PSOL, com Folador (MDB) e o empresário Paulinho Brum Correa. O PSOL, com chapa pura, já lançou o nome do eletricitário José Giordâni Silva chapa pura, já lançou o nome do eletricitário José Giordâni Silva Dorneles, o Pimenta, como pré-candidato a prefeito, não tendo ainda Dorneles, o Pimenta, como pré-candidato a prefeito, não tendo ainda divulgado quem irá ocupar a vice.

divulgado quem irá ocupar a vice.

ELEIÇÕES EM CANDIOTA 2 ELEIÇÕES EM CANDIOTA 2

Assim como o município, todas as candidaturas trazem a Assim como o município, todas as candidaturas trazem a juventude como marca. Mesmo Folador com 52 anos e Adriano com juventude como marca. Mesmo Folador com 52 anos e Adriano com 45, não podem ser considerados velhos. Pimenta tem 38 anos, assim 45, não podem ser considerados velhos. Pimenta tem 38 anos, assim como Gil Deison. Paulinho tem 35.

como Gil Deison. Paulinho tem 35.

JULGAMENTO DE CONTAS JULGAMENTO DE CONTAS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) aprovou, por O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) aprovou, por unanimidade, em Sessão Administrativa da última quarta-feira (24), unanimidade, em Sessão Administrativa da última quarta-feira (24), adendo à Resolução 1009/2014 que estabelece os critérios para adendo à Resolução 1009/2014 que estabelece os critérios para emis-são de parecer prévio e o julgamento das contas dos administradores são de parecer prévio e o julgamento das contas dos administradores e demais responsáveis por bens e valores públicos da Administração e demais responsáveis por bens e valores públicos da Administração Direta e Indireta. A mudança introduz, no rol das práticas de atos de Direta e Indireta. A mudança introduz, no rol das práticas de atos de governo e de gestão que podem resultar na rejeição das contas, os governo e de gestão que podem resultar na rejeição das contas, os casos em que os gestores, por ação ou omissão, venham a prejudicar casos em que os gestores, por ação ou omissão, venham a prejudicar o atendimento à saúde pública em meio à pandemia do novo o atendimento à saúde pública em meio à pandemia do novo corona-

corona-vírus. A sugestão foi encaminhada pelo procurador-geral do Ministério vírus. A sugestão foi encaminhada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado, Geraldo da Camino, e foi relatada pelo Público de Contas do Estado, Geraldo da Camino, e foi relatada pelo conselheiro Alexandre Postal. De acordo com a proposta, os gestores conselheiro Alexandre Postal. De acordo com a proposta, os gestores públicos devem buscar qualificar suas decisões em área tão sensível, públicos devem buscar qualificar suas decisões em área tão sensível, evitando a condução inadequada no enfrentamento à pandemia. Caso evitando a condução inadequada no enfrentamento à pandemia. Caso contrário, estarão sujeitos e ter suas contas rejeitadas pelo TCE-RS contrário, estarão sujeitos e ter suas contas rejeitadas pelo TCE-RS e a serem considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral. Segundo o e a serem considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral. Segundo o presidente do TCE-RS, Estilac Xavier, os gestores do Estado e dos presidente do TCE-RS, Estilac Xavier, os gestores do Estado e dos municípios gaúchos serão oficialmente comunicados sobre a decisão municípios gaúchos serão oficialmente comunicados sobre a decisão proferida nesta quarta-feira.

proferida nesta quarta-feira.

MULTAS EM PINHEIRO MULTAS EM PINHEIRO

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta semana, Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta semana, estava prevista a votação do Projeto de Lei (PL) nº 14/2020, que dispõe estava prevista a votação do Projeto de Lei (PL) nº 14/2020, que dispõe sobre as sanções administrativas aplicáveis pelo descumprimento sobre as sanções administrativas aplicáveis pelo descumprimento das medidas urgentes determinadas para contenção e das medidas urgentes determinadas para contenção e enfrentamen-to da pandemia do novo coronavírus. O vereador Ronaldo Madruga to da pandemia do novo coronavírus. O vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) acabou pedindo vistas e a matéria só será votada na (Progressistas) acabou pedindo vistas e a matéria só será votada na próxima semana. Neste sentido, Mateus Garcia (PDT) comentou sobre próxima semana. Neste sentido, Mateus Garcia (PDT) comentou sobre a importância de agilizar esse processo para efetivar ações no intuito a importância de agilizar esse processo para efetivar ações no intuito de proteger a população e se fazer cumprir as determinações. “Só de proteger a população e se fazer cumprir as determinações. “Só assim vai ser possível que a fiscalização atue de forma mais concreta assim vai ser possível que a fiscalização atue de forma mais concreta nos estabelecimentos comerciais do município e tenha algo mais nos estabelecimentos comerciais do município e tenha algo mais palpável para conter as irregularidades. Entendo que é um direito do palpável para conter as irregularidades. Entendo que é um direito do colega pedir vistas, mas esse debate já tem sido realizado há tempos colega pedir vistas, mas esse debate já tem sido realizado há tempos aqui e precisamos ter mais agilidade”, disse.

aqui e precisamos ter mais agilidade”, disse.

SAIBREIRA EM PINHEIRO 1 SAIBREIRA EM PINHEIRO 1

Durante sessão ordinária desta semana, o vereador Gilson Durante sessão ordinária desta semana, o vereador Gilson Rodrigues (PT) levantou diversos questionamentos sobre a recente Rodrigues (PT) levantou diversos questionamentos sobre a recente li-beração de uma saibreira no município de Pinheiro Machado. Segundo beração de uma saibreira no município de Pinheiro Machado. Segundo contou, trata-se de um empreendimento de propriedade do ex-titular da contou, trata-se de um empreendimento de propriedade do ex-titular da Secretaria de Obras, Viação, Transportes e Trânsito, Danúbio Peres. Secretaria de Obras, Viação, Transportes e Trânsito, Danúbio Peres. Há menos de um mês o secretário deixou o cargo visando participar Há menos de um mês o secretário deixou o cargo visando participar do próximo pleito eleitoral. Para Gilson, há necessidade do governo do próximo pleito eleitoral. Para Gilson, há necessidade do governo esclarecer diversos pontos em relação a ação.“Quero que o governo esclarecer diversos pontos em relação a ação.“Quero que o governo explique como se deu a liberação dessa saibreira, porque sei que há explique como se deu a liberação dessa saibreira, porque sei que há anos peleiam com isso e até semana passada não tinha saibreira no anos peleiam com isso e até semana passada não tinha saibreira no município. Agora tem particular e logo do ex-secretário. Espero que município. Agora tem particular e logo do ex-secretário. Espero que a esposa dele, por trabalhar no Departamento deMeio Ambiente não a esposa dele, por trabalhar no Departamento deMeio Ambiente não tenha dedinho nisso”, disse.

tenha dedinho nisso”, disse.

SAIBREIRA EM PINHEIRO 2 SAIBREIRA EM PINHEIRO 2

Ainda segundo o vereador, todas essas questões sem Ainda segundo o vereador, todas essas questões sem res-postas são ruins para o prefeito. “Tenho responsabilidade no que postas são ruins para o prefeito. “Tenho responsabilidade no que digo. Como colono posso interpretar que foi usado de influência para digo. Como colono posso interpretar que foi usado de influência para tramitar o processo no setor responsável e agora ele está vendendo tramitar o processo no setor responsável e agora ele está vendendo terra para os terrenos. Não somos tão tapados, a gente analisa e em terra para os terrenos. Não somos tão tapados, a gente analisa e em segundos já entendemos as más ou boas intenções. Quero que o segundos já entendemos as más ou boas intenções. Quero que o Executivo explique quando foi liberado e se existe saibreira do Executivo explique quando foi liberado e se existe saibreira do muni-cípio para ser liberada”, destacou Gilson.

cípio para ser liberada”, destacou Gilson.

SAIBREIRA EM PINHEIRO 3 SAIBREIRA EM PINHEIRO 3

Para falar sobre o caso, o jornal entrou em contato com o Para falar sobre o caso, o jornal entrou em contato com o prefeito Zé Antônio na manhã desta quinta-feira (25). Segundo o prefeito Zé Antônio na manhã desta quinta-feira (25). Segundo o gestor, depois de tomar conhecimento do assunto levantado durante gestor, depois de tomar conhecimento do assunto levantado durante a sessão, ele mesmo solicitou mais informações sobre a liberação. a sessão, ele mesmo solicitou mais informações sobre a liberação. “O que se sabe é que se trata de uma saibreira particular e o “O que se sabe é que se trata de uma saibreira particular e o licen-ciamento aconteceu ainda em 2018, quando o proprietário sequer ciamento aconteceu ainda em 2018, quando o proprietário sequer era cogitado para um cargo no governo. Eu não posso falar mais era cogitado para um cargo no governo. Eu não posso falar mais do que isso sobre o assunto, porque ainda não tenho conhecimento do que isso sobre o assunto, porque ainda não tenho conhecimento dos procedimentos desse licenciamento em específico, coisa que já dos procedimentos desse licenciamento em específico, coisa que já estamos agilizando para poder em breve esclarecer melhor os fatos”, estamos agilizando para poder em breve esclarecer melhor os fatos”, afirmou.

afirmou.

SAIBREIRA EM PINHEIRO 4 SAIBREIRA EM PINHEIRO 4

Ainda conforme contou, em seu governo houve liberação para duas Ainda conforme contou, em seu governo houve liberação para duas saibreiras particulares - uma delas do empresário Luiz Eduardo saibreiras particulares - uma delas do empresário Luiz Eduardo Batalha (caso também citado pelo vereador). Para Zé Antônio, todo Batalha (caso também citado pelo vereador). Para Zé Antônio, todo o licenciamento ambiental do loteamento Parque das Acácias e o o licenciamento ambiental do loteamento Parque das Acácias e o trabalho para liberação de saibreiras no município são os feitos mais trabalho para liberação de saibreiras no município são os feitos mais importantes desde a criação do Departamento de Meio Ambiente da importantes desde a criação do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Pinheiro Machado.

Prefeitura de Pinheiro Machado.

OPINIÃO

J.André TP J.André TP

MURAL

Direção Geral e Editor Direção Geral e Editor João André Lehr (Mtb 16.025)

Jornalismo Jornalismo Silvana Antunes (Mtb 15.576) Gislene Farion Impressão Impressão

Logic Press Brasil (Cachoeira do Sul-RS)

De Marca Jornal e Editora Ltda CNPJ.: 10.582.703/0001-29

Fones:

Fones:

(53)(53)

3245-8112

3245-8112

VALORES DE ASSINATURA: VALORES DE ASSINATURA: Mensal: Mensal: R$ 29R$ 29 Trimestral:

Trimestral: R$ 74 (ou em 2x de R$ 37,50)R$ 74 (ou em 2x de R$ 37,50) Semestral:

Semestral: R$ 124 (ou em 2x de R$ 62)R$ 124 (ou em 2x de R$ 62) Anual:

Anual: R$ 220 (ou em 3x de R$ 73,50) R$ 220 (ou em 3x de R$ 73,50) Bianual:

Bianual: R$ 390 (ou em 4x de R$ 97,50) R$ 390 (ou em 4x de R$ 97,50)

jornalismo.tribunadopampa@gmail.com jornalismo.tribunadopampa@gmail.com comercial.tribunadopampa@gmail.com comercial.tribunadopampa@gmail.com

R. Acácio das Neves, 125 - Apto 03 - R. Acácio das Neves, 125 - Apto 03 - Centro - Candiota/RS - CEP 96.495-000 Centro - Candiota/RS - CEP 96.495-000

Os artigos, colunas e a pedidos com assinatura aqui publicados são a título de colaboração ou matéria paga, sendo de inteira Os artigos, colunas e a pedidos com assinatura aqui publicados são a título de colaboração ou matéria paga, sendo de inteira

responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião deste veículo. responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião deste veículo.

www.tribunadopampa.com.br

www.tribunadopampa.com.br

Fundado em 2 de abril de 2011

Exemplares de arquivo: R$ 10 cada

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 5,78 milhões de inscritos. O balanço foi divulgado na terça-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estu-dos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Destes, 5,68 milhões se cadastraram para fazer o exame impresso e outros 96 mil para a versão digital, que ocorrerá pela pri-meira vez.

O Enem ainda não tem data para ocorrer. Uma consul-ta está aberconsul-ta até o dia 30 de junho para os participantes aos participantes opinarem sobre a data.Segundo o Inep, o total marca um aumento de 13,5% em relação ao ano passado. O órgão credita a ampliação dos participantes a fatores como a modalidade digital, extensão do período de pagamento e gratui-dade automática. A modaligratui-dade sem custo foi utilizada por 83% dos inscritos.

Do total, 65,6% termina-ram o ensino médio em anos anteriores, mais da metade tem mais de 20 anos de idade e 60% são mulheres. No recorte por cor, 47% são pardos, 34,7% são brancos, 13,3% são pretos e 2,2% são amarelos.

CONSULTA - A data depende agora da consulta aos partici-pantes, promovida após recla-mações de alunos diante do cenário da pandemia do novo coronavírus. Os estudantes po-dem escolher na Página do Par-ticipante entre três alternativas de adiamento: Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020/ Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021; Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021/Enem Di-gital: 24 e 31 de janeiro de 2021 e Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021/Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021.

Enem 2020

tem 5,8

milhões de

inscritos

A segunda via da car-teira de identidade pode ser encaminhada on-line. A foto, a assinatura, a impressão digital (biometria) e todos os dados pessoais (biográficos) serão os mesmos do documento anterior. O recurso está disponí-vel para quem fez a segunda via no Rio Grande do Sul nos últimos cinco anos e não ne-cessita alterar dados. A retirada, porém, acontece apenas no Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), na avenida Azenha, 255, em Porto Alegre. O valor é o mesmo da segunda via normal (R$ 71,10), mas com uma van-tagem: o tempo de entrega é de três dias úteis, o mesmo da carteira expressa.

A solicitação pode ser feita nos sites do IGP (www. igp.rs.gov.br) e do governo do Estado (www.rs.gov.br). É ne-cessário preencher o formulário. Mesmo as carteiras emitidas no modelo antigo poderão ser impressas.

Declaração e

RG on-line

(3)

POLÍTICA

26 de junho de 2020

3

3

Atual prefeito e ex-prefeito devem fazer a disputa eleitoral este ano

O ex-prefeito colocou seu nome à disposição e o atual também já disse publicamente que pretende disputar a reeleição

ELEIÇÕES 2020

Hulha Negra deverá ter

disputa para Prefeitura

entre Renato e Campani

Campani também disse que não anda um passo sem uma alian-ça com as organizações sociais e econômicas da cidade, além da aliança programática com partidos que já são, segundo ele, aliados pessoais. “Não vou caminhar sem o PTB. Acredito que as lideranças trabalhistas, socialistas, sociais democráticas e cristãs estarão uni-ficadas em torno do projeto. Não me disponibilizei para ser contra. Seremos à favor do crescimento da cidade e da ampliação de oportuni-dades. Sempre a favor do bem, das pessoas sem distinção”, afirmou.

Se confirmar sua candida-tura, Campani deverá enfrentar novamente o atual prefeito Renato Machado (Progressistas) nas urnas. Ambos protagonizaram em 1996, a eleição mais disputada da história de Hulha e da região. Campani venceu por 10 votos de diferença do segundo colocado, Jaci Jacinto Coelho, o Titi (PDT) e por 38 de Renato, que ficou em terceiro.

O jornal fez contato com o prefeito Renato para que ele ana-lisasse o quadro, que agora ganha uma maior definição, porém até o fechamento desta edição ele não havia respondido nossa mensagem.

O

ex-prefeito de Hulha Negra (1997-2000), Fernando Campani (PT), afirmou em vídeo postado em suas redes sociais no último final de semana, que , tomou a decisão de colocar seu nome para a apreciação do PT hulhanegrense como pré-candidato a prefeito. Ele afimrou que após uma reportagem veiculada pelo jornal - onde ele colocava dificul-dades em ser candidato mais uma vez na cidade (se for, será a tercei-ra), citando questões econômicas, profissionais e políticas -, recebeu muitos acenos de carinho,

especial-mente de pessoas da comunidade, bem como de deputados estaduais e federais, no sentido de incentivo a que ele mantenha à disposição de concorrer.

Na reportagem anterior, Campani afirmou que abria mão caso o ex-secretário e agricultor assentado Marino de De Bortoli também estivesse disposto. O jornal indagou a Campani sobre esta situação e ele apenas disse que isso era uma decisão do partido. Também buscamos contato com Marino, mas até o momento ele não respondeu.

Arquivo TP

Quando eu tinha 13 anos, meu pai improvisou para me ensinar a jogar xa-drez. Tínhamos tabuleiro, mas não as peças, peões, cavalos, bispos, torres, rai-nhas e reis. Recortamos uma folha de papel, escrevemos os nomes das peças nos papéis e assim jogamos uma partida, após ele ter me dito como se moviam as peças. Com dezesseis anos eu jo-gava na equipe de Bagé. Meu companheiro de equipe era um tenente, hoje general, José

Domingos Ramacciotti. Classificamos em segundo lugar nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul de 1974, a melhor classificação de Bagé em todas as modalidades esportivas. Começo assim porque o jogo de xadrez é um jogo de análises de situações complexas e todos os lances, movimen-tos de peças, devem ter duas finalidades, atacar e defender ou defender e contra-atacar. Quem não souber estas regras básicas, perderá.

Vivemos um momento complexo.

Dizem uns, precisamos cuidar da saúde e salvar vidas. Dizem outros, precisamos cuidar da economia que fome tam-bém mata. Quem não sabe analisar situações complexas dirá: “deixa morrer que precisamos salvar a economia”” ou “vamos cuidar da saúde que depois a gente cuida da economia”.Se você pensa de uma destas maneiras, está errado. Na Ale-manha ou no Canadá, só para citar dois países, alguém vai morrer de fome por culpa da pandemia? Creio que não. Estes países estão cuidando da saúde do povo? Consta que sim.

São países ricos, dirão muitos que não sabem explicar o que é um país rico. No Brasil, nos últimos anos, as políticas públicas liberais, nas quais quem pode mais chora menos, colocam milhares de pessoas em condição social abaixo da linha da pobreza, nem precisa de Covid para muitos morrer de fome.

Com a redução da Selic, taxa de juros que paga, cai o custo do governo com juros. Baixar a Selic é uma boa ação. Pagando menos juros os dinheiros podem ser colocados em ações de rede de proteção social, como as parcelas de R$ 600,00, que podem ser mantidas por alguns meses, embo-ra insistam dizendo que não dá e depois concedam, como bonzinhos.

O presidente quer fazer que o povo acredite que os responsáveis pelo controle da pandemia são estados e muni-cípios. Observando que o governo federal pretendia promover no Brasil um genocídio, mantendo atividades econômicas a qualquer custo de vidas, o Supremo Tribunal Federal tirou poderes do Órgão central e os repassou a estados e municí-pios. Porém, o Sistema Único de Saúde tem como principal Ente o governo federal.

Quando os que estão em posições de liderança,em harmonia, entenderem que é possível cuidar da saúde, fazer proteção social e encaminhar a retomada da economia ao mesmo tempo, poderemos vislumbrar alguma luz neste túnel que, por enquanto, está bem escuro.

Marco Antônio Ballejo Canto

O túnel e a luz

O túnel e a luz

Adriano dos Santos - prefeito de Candiota, que ficou em quarentena

por ser suspeito e depois testou negativo, assim como a primeira-dama Adriana Lagort. Em vídeo dirigido à comunidade, ele pediu que se redobre os cuidados de proteção contra a Covid-19.

Arquivo TP

“Não há nada

a comemorar.

Precisamos

seguir nos

cuidando, uns

aos outros”

(4)

Divulgação TP

POLÍTICA

CANDIOTA

Paulinho Brum é oficialmente

pré-candidato a vice na chapa de Folador

A

Frente de Oposição em Candiota formada por MDB, PSDB e Progres-sistas (antigo PP) confirmou esta semana de forma oficial o que o jornal já havia antecipado em nota da coluna Papo de Redação na úl-tima edição: Paulo Brum Correa, o Paulinho Brum, do PSDB, é o indicado como pré-candidato a vice-prefeito na futura chapa que será encabeçada pelo ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB). O fato é mais uma peça que se mexe no tabuleiro eleitoral da cidade.

Por meio de uma en-trevista remota, os presiden-tes dos três partidos, Folador e obviamente Paulinho, falaram ao TP sobre esta situação, que praticamente consolida a chapa da Frente de Oposição, faltando apenas a questão protocolar das convenções municipais, que com o adiamento das eleições para o dia 15 de novembro, ficam também prorrogadas.

ESCOLHA – Dentro da definição da coligação, ficou consagrado que o PSDB teria a preferência de escolha do pré-candidato a vice. Inicialmente cinco nomes se apre-sentaram internamente. Seguiram para a escolha tucana, os nomes de Paulinho e Cleider Fonseca.

No último dia 15 de junho, em reunião do partido, se-gundo explica o presidente sigla, vereador Claudivan Brusque, hou-ve a desistência de Cleider e então o nome de Paulinho foi aclamado. “Certamente ele representará nos-so partido nesta missão, pois tem novas ideias, não tem medo dos desafios, tem vontade de mudar as coisas e acredita na honestidade e numa nova política. O PSDB está unido e preparado para os desafios do futuro”, declarou Claudivan. MDB – O presidente do MDB, Adriano Revelante, explicou que

o partido acompanhou com muito bons olhos desde o início a cons-trução interna que o PSDB fez para a escolha do pré-candidato a vice-prefeito. Conforme Adriano, o processo foi muito bem enca-minhado e ao fim, sem qualquer sequela, apontou para o Paulinho. O dirigente emedebista afirma que a escolha tem total apoio do

partido e que eles acreditam que é um nome que vai agregar muito junto com Folador. “Ele tem um trabalho de empreendedorismo já de sucesso em Candiota e isso demonstra toda sua capacidade. Avaliamos que ele está pronto e tem muita vontade de prestar um bom serviço à comunidade. Ele tem o DNA da política. Paulinho

e Folador unem juventude e expe-riência”, arrematou.

Também Adriano destaca que MDB passou por um processo de renovação, inclusive com a entrada de Folador. “Vivemos este embate esquerda e direita e o MDB busca o equilíbrio. Radica-lismo não leva a nada”, ponderou, lembrando que se MDB e PSDB estivessem unidos nas últimos eleições, o resultado seria outro. PROGRESSISTAS – O presidente do Progressistas, Jorge Collares, afirmou que o partido está muito satisfeito em fazer parte da coli-gação e que a escolha de Pauli-nho tem o total aval da sigla. “É com da juventude que podemos modificar a situação política do país, saindo da mesmice. Assim, precisamos dar o primeiro passo nos municípios e o nome dele entra neste contexto, por ser um jovem empreendedor e de família de princípios. Estamos certos que é um nome forte, pois precisamos de jovens com ideias do bem. Folador e Paulinho farão uma

Candiota do bem”, resumiu. FOLADOR – O ex-prefeito Fo-lador comemorou a indicação de Paulinho. Segundo ele, é um jo-vem com muita expressão e uma trajetória própria tanto na política como social em Candiota. Lem-brando que o seu companheiro de chapa futura é um candiotense nato, Folador também ressaltou que Paulinho possui tradição familiar na política, pois o pai, Geolar Correa, foi vereador no tempo em que o município ainda pertencia a Bagé. “O Paulinho reúne a confiança do seu partido e a nossa. Me sinto lisonjeado de tê-lo ao meu lado. Neste momento estamos nos preparando, assim como nossos candidatos a verea-dores e vereadoras, para em breve apresentarmos nossa proposta para a comunidade. Entendemos que a alternância de poder é sau-dável. Nossa proposta é moderna e contempla a coletividade. Temos um grupo forte e coeso para colo-carmos essas ideias em prática”, destacou.

Presidentes do três partidos aliados, juntamente com Paulinho Brum (segundo da esq. para dir.)

ANUNCIAR AQUI

ANUNCIAR AQUI

É GARANTIA DE NEGÓCIO.

É GARANTIA DE NEGÓCIO.

TODAS AS SEXTAS-FEIRAS

TODAS AS SEXTAS-FEIRAS

Partidos confirmaram a informação em entrevista remota ao TP e o movimento é uma nova peça que se mexe no tabuleiro eleitoral da cidade

Quem é Paulinho Brum Correa

Paulinho ainda criança e o pai, o ex-vereador Geolar Correa

Arquivo familiar TP

Nascido em março de 1985, no antigo Hospital Central de Candiota, Paulo Brum Correa, o Paulinho Brum, aos 35 anos con-correrá pela segunda vez ao cargo de vice-prefeito no município. A primeira foi em 2016, pelo Partido Social Cristão (PSC), na chapa do ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo. Agora será pelo PSDB – partido que se filiou no fim de 2019.

Filho do ex-vereador por Bagé, o saudoso brizolista Geolar Correa, Paulinho se criou pela Vila Residencial, mas atualmente mora na Vila Operária. Também na famí-lia, o tio Sérgio Brum foi vereador pelo PDT na primeira legislatura e

o primo homônimo Paulo Brum, foi vereador e vice-prefeito justamente de Folador, por oito anos. Além dis-so, Paulinho é primo da esposa de Betiollo, Lucel Brum Betiollo - que concorreu a prefeita de Candiota em 2004. “Desde criança, a política esteve sempre muito presente em minha vida”, afirmou.

Dono da empresa Confraria Automotiva, o pré-candidato já presidiu o Rotary Club Capital do Carvão, assim como trabalhou mui-to tempo na área de metal-mecânica na Usina de Candiota.

Filho de uma família de dois casais de irmãos, Paulinho não esquece de citar a mãe, Vera Lúcia Brum Correa. Ele é casado

com Daiane Ma-chado e pai da Valentina, de 2 anos e 10 meses. Além de empre-sário, Paulinho é acadêmico do curso de Ges-tão Comercial. “Não faço políti-ca por profissão. Estou aqui para contribuir com Candiota, ainda mais ao lado de alguém

expe-riente como o Folador. Acho que a cidade pode ganhar muito com esta composição”, resumiu.

(5)

77

POLÍTICA

26 de junho de 2020

5

5

Depois de impasse,

PT define nova

direção em clima

de consenso

PEDRAS ALTAS

Juliana Zang está a frente do partido na Comissão Provisória

F

oi definida recentemente, em Pedras Altas, a composição da nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT). O grupo será responsável por conduzir o partido, que conta com cerca de 200 filiados atualmente, nas próxi-mas eleições municipais, conforme orientação do diretório estadual do PT. Portanto, a base de constituição da nova Comissão Provisória de Pedras Altas, é a encaminhada em 16 de dezembro de 2019, mas com a substituição de duas pessoas para cumprir a paridade estatutária. COMPOSIÇÃO - A nova dire-ção é composta pela presidente Juliana Zang, pelo secretário de Organização, Waldemar Oliveira, pela secretária de Movimentos Populares, Nadia Padilha Venân-cio, pelo secretário de Formação Política, Alexandre Vieira Batista, pela secretária de Finanças, Sabrina Brandstetter e pelo secretário de Comunicação, Adilson Saraiva da Silva.

Questionada pelo TP de que forma a nova diretoria preten-de atuar, Juliana Zang disse estar

confiante. “Acreditamos que po-deremos fazer uma grande gestão e encaminhar os rumos do partido pelos próximos meses, além de organizar e dar bom andamento para as eleições. Faremos tudo democraticamente, passando todas as decisões pelo diretório e toma-remos todas as condutas do partido conforme as resoluções e decisões do diretório em todos os níveis, municipal, estadual e nacional”, afirma.

Juliana também disse que o partido está forte e unido para as próximas eleições. “Estamos com a expectativa de ampliar nossa bancada na Câmara de Vereadores, pois temos bons companheiros como pré-candidatos”, expõe. ELEIÇÕES 2020 – Nomes de pelo menos quatro pré-candidatos petis-tas foram anunciados, sendo dos atuais vereadores Má¬rio Teixeira de Mello, Marco An¬tônio Macha-do Costa, o Marcola, José Volnei da Silva Oliveira e do ex-secretário de Saúde, Celso Ca¬etano. Os nomes disponíveis são para a pré--candidatura a vice do atual prefei-to Bebeprefei-to Perdomo (Progressistas), que deverá concorrer à reeleição em chapa única.

Segundo apurado pelo TP, uma reunião entre a Comissão Provisória e os quatro pré-candida-tos ocorreu esta semana. Entre as pautas estavam a confirmação dos nomes, a definição das prévias e situação financeira.

O jornal também con-versou na semana passada com o vice-prefeito eleito no último pleito, Giovane Friedrich (PT), que foi enfático ao afirmar que não concorrerá nas próximas eleições, porém ainda mantém a palavra de apoio a Perdomo.

Divulgação TP

SESSÃO ORDINÁRIA 22/06/2020

Câmara de Vereadores de Pedras Altas

Câmara de Vereadores de Pedras Altas

Prestigie as sessões ordinárias todas as segundas-feiras a partir das 12h30.

Prestigie as sessões ordinárias todas as segundas-feiras a partir das 12h30.

Ouça as sessões e saiba mais pelo site www.camarapedrasaltas.rs.gov.br

Ouça as sessões e saiba mais pelo site www.camarapedrasaltas.rs.gov.br

Ata nº 20/2020 referente a sessão ordinária do dia 15 de junho Ata nº 20/2020 referente a sessão ordinária do dia 15 de junho de 2020. Aprovada por unanimidade.

de 2020. Aprovada por unanimidade.

- Projetos apregoados: - Projetos apregoados:

Propostas de Modificação 1, 2 e 3/2020 - Propostas de Modificação 1, 2 e 3/2020 - Autoria: Davi Morais de OliveiraAutoria: Davi Morais de Oliveira

- Propostas de Modificação 1, 2 e 3/2020 -

- Propostas de Modificação 1, 2 e 3/2020 - Autoria: Comissão de Consti-Autoria: Comissão de Consti-tuição e Justiça (CCJ)

tuição e Justiça (CCJ)

Projetos discutidos: Projetos discutidos:

- Projeto de Lei Legislativo 1/2020 - Projeto de Lei Legislativo 1/2020

Ementa: Dispõe sobre a fixação do subsídio dos Vereadores da Câmara Ementa: Dispõe sobre a fixação do subsídio dos Vereadores da Câmara Municipal para o quatriênio de 2021/2024.

Municipal para o quatriênio de 2021/2024. Autoria: Mesa Diretora

Autoria: Mesa Diretora

- Projeto de Lei Legislativo 2/2020 - Projeto de Lei Legislativo 2/2020

Ementa: Dispõe sobre a fixação do subsídio dos Secretários Municipais para Ementa: Dispõe sobre a fixação do subsídio dos Secretários Municipais para o quatriênio de 2021/2024.

o quatriênio de 2021/2024. Autoria: Mesa Diretora Autoria: Mesa Diretora

- Projeto de Lei Legislativo 3/2020 - Projeto de Lei Legislativo 3/2020

Ementa: Dispõe sobre a fixação do subsídio do Prefeito e do Vice-Prefeito para Ementa: Dispõe sobre a fixação do subsídio do Prefeito e do Vice-Prefeito para o quatriênio de 2021/2024.

o quatriênio de 2021/2024. Autoria: Mesa Diretora Autoria: Mesa Diretora

- Proposições: - Proposições: - Moção 0001/2020 - Moção 0001/2020

Ementa: Apresentamos a moção de apoio a Proposição nº 016/2020 da Câmara Ementa: Apresentamos a moção de apoio a Proposição nº 016/2020 da Câmara de Vereadores de Herval, de autoria do vereador Paulo Ricardo N. Coelho. A de Vereadores de Herval, de autoria do vereador Paulo Ricardo N. Coelho. A proposição tem como finalidade pedir mais flexibilidade à secretaria de saúde do proposição tem como finalidade pedir mais flexibilidade à secretaria de saúde do Estado do Rio Grande do Sul, sobre as regras dos hospitais de Pequeno e Estado do Rio Grande do Sul, sobre as regras dos hospitais de Pequeno e Gran-de Porte da região Sul, para que estes possam se equipar com respiradores e de Porte da região Sul, para que estes possam se equipar com respiradores e profissionais para enfrentar a pandemia e que sejam formalizados consórcios de profissionais para enfrentar a pandemia e que sejam formalizados consórcios de Municípios, para atender em um único hospital todos os pacientes da sua região Municípios, para atender em um único hospital todos os pacientes da sua região de abrangência, seguindo as devidas regras de saúde impostas pelo Estado. de abrangência, seguindo as devidas regras de saúde impostas pelo Estado. Autoria: Mesa Diretora

Autoria: Mesa Diretora

Votação: Aprovado por unanimidade Votação: Aprovado por unanimidade

Duas emendas ao projeto original foram feitas, baixando os percentuais

Projetos de aumento

nos subsídios de agentes

políticos devem ser

votados nesta sexta-feira

Com data de 21 de de-zembro de 2012, a Resolução foi apontada em relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) como inconstitucional. O relatório invalidou qualquer lei referente aos subsídios, além do disposto no artigo 32 da Lei Orgânica do município de Pedras Altas – que diz que os vereadores receberão subsídios fixados pela Câmara em uma legislatura para vigorar na seguinte. Com isso, na presidência do vereador Má-rio Teixeira de Mello, sofrendo correções, o subsídio dos verea-dores passou para R$ 2.246,37, em 2015.

EMENDAS – Emendas modifi-cativas foram apresentadas pelo vereador Davi Moraes de Oliveira (Progressistas), no dia 15 de junho, reduzindo o aumento dos subsí-dios. O parlamentar propôs um subsídio mensal de R$ 3.016,52 para vereador, sendo R$ 4.016,52 para o presidente; R$ 5.090,26 para secretários, R$ 12.817,50 para prefeito e R$ 6.408,75 para vice. Se consideradas as emendas, o aumento para todos os agentes políticos será de 10%.

Já no dia 19, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apresentou emendas modificati-vas também. Em linhas gerais, a Comissão propôs um aumento mais modesto, de R$ 300 sobre os atuais vencimentos para prefeito, secretários e vereadores, e R$ 150 para vice-prefeito. Em termos percentuais, para prefeito e vice o aumento é de 2,6%, para secretá-rios 6,5% e para vereadores 11%.

D

evem ir a votação nesta sexta-feira (26) em sessão extraordinária, os Projetos de Lei Legislativos (PLL), com da-tas de 9 de junho, que fixam os sub-sídios de vereadores, secretários municipais, prefeito e vice-prefeito para o quatriênio 2021/2024. Atualmente, os vereadores têm um subsídio de R$ 2.742,29, sendo o presidente, R$ 3.427,85. Já os secretários, R$ 4.627,51, o chefe do Executivo, R$ 11.652,27 e o vice-prefeito, R$ 5.826,13. O projeto de lei legislativo propõe o valor de R$ R$ 3.850 para verea-dores, R$ 6.500 para secretários, R$ 15 mil para prefeito e R$ 7,5 mil para vice. Pela proposição, no

próximo mandato, o prefeito e o vice receberão um subsídio com 28,7% a mais que o atual. Já ve-readores e secretários municipais, terão aumento de 40,4%.

A definição do subsídio pelos quatro anos seguintes come-çou a ocorrer em 2015, a partir da Resolução de Mesa 01/2015, que definiu a forma de pagamento do subsídio dos vereadores para o biênio 2015/2016. Isso porque o formato anterior, através da Reso-lução Legislativa 007/2012, fixava os subsídios dos vereadores em R$ 2.500 e um acréscimo de R$ 700 a esse valor para o presidente da Casa, na época do vereador Joa-quim Schroeder Paiva.

(6)

6

6

GERAL

Divulgação TP

Há nove meses a Prefeitura de Pinheiro Machado não repassa valores para a entidade

Repasses financeiros do município ao

hospital serão decididos na Justiça

N

esta semana, conforme relato durante a sessão ordinária da Câmara de Ve-readores, os vereadores Fabrício Costa e Sidinei Calderipe (ambos do PSB), Gilson Rodrigues (PT) e Ronaldo Madruga (Progressis-tas) visitaram as dependências do Hospital de Pinheiro Machado.

Segundo eles, o convite partiu da direção da Associação Assisten-cial Pinheirense - responsável pela administração.

Conforme destacaram, há um sinal de alerta em relação à atenção dada pelo município para a área da saúde, em especial o caso do hospital, principalmente diante

PINHEIRO MACHADO

do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “O Executivo de Pinheiro Machado emitiu os seus decretos orientando e desig-nando a maneira na qual acredita estar conduzindo as ações para proteção da população, mas me causou muita perplexidade a situa-ção relatada durante a visita: já são

nove meses de atraso dos repasses do município para o hospital. Vale lembrar que em casos confirma-dos da Covid-19, se necessário, é nesse lugar que os pacientes serão internados e a entidade sequer está recebendo suporte para isso”, alertou Fabrício.

Em contato com a diretora financeira, Everaldina Santos, ela confirmou para a reporta-gem o período de atraso e disse tratar-se de um valor mensal de R$ 32.746.45não reajustado desde 2016.A administração do hospital acabou recorrendo aos meios jurí-dicos para tentar garantir a quantia. Buscando explicações so-bre o atraso, o TP procurou o prefeito Zé Antônio. Segundo ele, o contrato está desatualizado e não está claro o que compete ao mu-nicípio. “O Estado repassa para o hospital um valor mensal que, se-gundo informações que eu tenho, é para fazer o que o município pa-gava para eles fazerem. A direção do hospital colocou o município na Justiça e acho que agora é o momento de resolver esse caso: se for a mesma coisa que o Estado paga, não tem porque o município

pagar; se não for, vamos fazer um novo contrato, porque de forma nenhuma vou prejudicar o hospital e também entendo que temos que investir de alguma forma lá, mas temos que saber ao certo quais são esses serviços que não estão bem claros no contrato antigo”, finalizou.

Retornando o contato com a direçRetornando o contato com a direção da entidade para tentar entender o que compete ao Estado e ao município, para a reporta-gem Everaldina se disse surpresa com a justificativa do prefeito. “No contrato consta o serviço de complementação para urgência e emergência, porque o que vem do Estado não é suficiente para cobrir e o município fica com essa obrigação para poder manter o atendimento 24h. Acredito que o que falta é vontade, eles sabem que os gestores dão outros passos para manter o hospital de pé, como graças a Deus está, e eles têm esse descaso. Não quero brigar, quero o que é de direito do hospital - que está bem, mas pode ficar ainda melhor para atender a população”, argumentou.

(7)

GERAL

26 de junho de 2020

7

7

Contrato efetivando a aquisição foi assinado esta semana

Prefeitura adquire escavadeira

hidráulica para atuar no meio rural

C

om o preceito de investir em melho-rias que propiciem para o município ações de desenvolvimento a adminis-tração municipal, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, assinou nesta terça--feira (23) contrato para aquisição de uma escavadeira hidráulica com capacidade ope-racional de 21.090kg e 173HP de potência. O equipamento será utilizado em melho-rias da zona rural do município, como retirada de materiais a serem utilizados para recuperação de estradas e também para limpeza e abertura de açudes, além de outras demandas que possam surgir. Segundo a Prefeitura, a escavadeira da mar-ca JCB foi adquirida com a Distribuidora Meridional de Motores Cummins S.A., através da modalidade de Pregão Eletrônico e o investimento no valor de R$ R$ 435 mil

sendo R$ 1.087,50 com recursos próprios e R$ 433.912,50 conquistados através de emenda parlamentar do deputado federal Dionísio Marcon e do Senador Paulo Paim. Conforme o secretário de Obras do mu-nicípio, Artêmio Parcianello, esse equi-pamento chega para reforçar o parque de máquinas da prefeitura em uma épo-ca que, principalmente, as estradas ru-rais necessitam de um maior cuidado. O prefeito Adriano destaca que mesmo no momento de Pandemia, onde Candiota vem se destacando na prevenção a Covid-19, as demais atividades da administração não podem parar e a escavadeira hidráulica que chega ao município além de ser uma conquista, é mais um trabalho realizado com sucesso pelos setores de planejamento, licitações e compras.

(8)

12

12

8

8

GERAL

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura elabora uma legislação municipal mais rígidas para questões como descarte irregular de lixo

PINHEIRO MACHADO

Frank Pereira e a representante da Associação de Recicláveis estiveram em um dos locais

Mudanças na lei ambiental devem

ser apresentadas no próximo mês

M

uito descarte incorreto de resíduos e poucas ações efetivas para reverter o quadro em Pinheiro Machado. Em conversa com o prefeito Zé An-tônio, essa realidade já está mais próxima de ser modificada. Ainda no mês de janeiro, o Executivo au-torizou um estudo para alterações na lei ambiental vigente e a ex-pectativa é que as novas diretrizes autorizem a punição de infratores flagrados na ação que prejudica o meio ambiente e também impacta negativamente na estética da zona urbana e rural do município.

Questionado sobre a demo-ra pademo-ra realização do estudo e apre-sentação de um projeto, o gestor disse que a pandemia do novo co-ronavírus fez com que a demanda não conseguisse ser cumprida até o momento. “Não desprezamos a importância do assunto e a ne-cessidade de atualização na nossa lei ambiental, mas com a chegada da pandemia e a concentração dos esforços da administração para ten-tar manter o vírus longe do nosso município fez com que esse tema ficasse um pouco de lado”, afirmou Zé Antônio.

Segundo ele, uma das ser-vidoras do Departamento de Meio Ambiente faz parte do grupo de risco da Covid-19 (doença

causada pelo coronavírus) e isso também retardou o processo, mas confirmou que está em andamento a adaptação de diretrizes de ou-tros municípios para a realidade pinheirense. “Acredito que nas próximas semanaso setor já con-siga apresentar as modificações e a principal alteração é estabelecer multas para quem descumprir as regras. Só assim vai ser possível uma fiscalização mais efetiva e para tentar diminuir essa incidência de descarte irregular, que prejudica tanto no sentido de preservação do meio ambiente quanto faz com que a nossa cidade fique feia”, afirmou o prefeito.

Conforme lembrou Zé An-tônio, após a conclusão do trabalho técnico, um Projeto de Lei (PL) é encaminhado para a Câmara de Vereadores - que precisa contar com a maioria dos votos favoráveis para começar a valer.

AÇÃO - Responsável pelo Contro-le Interno da Prefeitura de Pinheiro Machado e gestor ambiental, Frank Pereira continua insistindo para agilidade na atualização da lei vigente. Segundo ele, desde que estabelecidas multas, além de coibirem o descarte inadequado de resíduos, a arrecadação irá promover um retorno de recursos

financeiros ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. “Os valores das sanções administrativas poderão ser revertidos em investimentos visando melhorar a fiscalização - como a própria instalação de câmeras de videomonitoramento em locais considerados críticos em relação ao descarte irresponsável”, disse para o jornal.

Há alguns dias, Frank

re-Na foto, situação de um trecho de acesso à cidade próximo à BR-293

SESSÃO ORDINÁRIA - DIA 16/06/2020

SESSÃO ORDINÁRIA - DIA 16/06/2020 VEREADORES:

VEREADORES: BANCADA DO PDT

BANCADA DO PDT- Mateus Garcia e Wilson Lucas; - Mateus Garcia e Wilson Lucas; BANCADA DO PSDBBANCADA DO PSDB - Renato Rodrigues e - Renato Rodrigues e Cabo Adão;

Cabo Adão; BANCADA DO PPBANCADA DO PP - Ronaldo Madruga; - Ronaldo Madruga; BANCADA DO PMDBBANCADA DO PMDB - Jaime Lucas; - Jaime Lucas; BANCADA BANCADA DO PSB

DO PSB - Sidinei Calderipe e Fabrício Costa; - Sidinei Calderipe e Fabrício Costa; BANCADA PT - BANCADA PT - Gilson Rodrigues.Gilson Rodrigues.

Aprovação da Ata nº 20, de 9 de junho de 2020 – Sessão Ordinária Aprovação da Ata nº 20, de 9 de junho de 2020 – Sessão Ordinária * Jaime Iran Fernandes Lucas (1º Secretário da Mesa Diretora): * Jaime Iran Fernandes Lucas (1º Secretário da Mesa Diretora):

- Leitura das Correspondências encaminhadas ao Poder Legislativo Municipal; - Leitura das Correspondências encaminhadas ao Poder Legislativo Municipal; - Expediente do Poder Executivo Municipal.

- Expediente do Poder Executivo Municipal.

PROPOSIÇÕES PROTOCOLADAS: PROPOSIÇÕES PROTOCOLADAS:

MDB- Movimento Decrocrático Brasileiro - 04 MDB- Movimento Decrocrático Brasileiro - 04

PSB – Partido Socialista Brasileiro – 01 PSB – Partido Socialista Brasileiro – 01 PDT - Partido Democrático Trabalhista – 01 PDT - Partido Democrático Trabalhista – 01

PROJETOS DE LEI PROTOCOLADOS

Nenhum

TRAMITANDO NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL:

- Projeto de Lei nº 17, autoriza abertura de crédito especial por anulação de dotação, no valor de R$ 113.700,00 (cento e treze mil e setecentos reais), objetivando atender o solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado Rio Grande do Sul com relação ao empenho de horas extraordinárias;

- Projeto de Lei nº 18, autoriza abertura de crédito especial por anulação de dotação no valor de R$

35.000,00 (trinta mil reais) no orçamento de 2020. de Pinheiro Machado, todas as terças-feiras, a partir das 18h. Acompanhe as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores Também, através do site www.camarapm.rs.gov.br

TRAMITANDO NA COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTAS PÚBLICAS:

“Nenhuma Matéria”

PARECER DAS COMISSÕES:

RONALDO COSTA MADRUGA –Responsável pela relatoria doProjeto de Lei nº 14/2020, dispõe sobre as sanções administrativas aplicáveis pelo descumprimento das medidas urgentes deter-minadas para contenção e enfrentamento da epidemia de coronavírus(COVID-19) no Município de Pinheiro Machado, o qual emitiu parecer favorável à tramitação da matéria, com emendas, em reunião Ordinária da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, realizada dia 22 de Junho de 2020;

GILSON ALVES RODRIGUES –Responsável pela relatoria doProjeto de Lei nº 15, cria o “Programa Empresa Parceira da Escola” no Município de Pinheiro Machado/RS, o qual emitiu parecer favorável à tramitação da matériacom emendas, em reunião Ordinária da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, realizada dia 22 de junho de 2020.

PROJETOS DE LEI EM VOTAÇÃO:

- Projeto de Lei nº 14/2020, dispõe sobre as sanções administrativas aplicáveis pelo descum-primento das medidas urgentes determinadas para contenção e enfrentamento da epidemia de coronavírus(COVID-19) no Município de Pinheiro Machado, com emendas;

- Projeto de Lei nº 15, cria o “Programa Empresa Parceira da Escola” no Município de Pinheiro Machado/RS, com emendas.

# AVISOS DA MESA DIRETORA: As Sessões Ordinárias estão sendo transmitidas via internet, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, como medida de prevenção ao contágio pelo Corona vírus e com o amparo da Resolução nº 04, de 29 de abril de 2020, estabelece, no âmbito da Câmara Municipal de Pinheiro Machado, procedimentos preventivos relacionados ao COVID-19.

gistrou diversos itens descartados no cruzamento entre as ruas Barão do Rio Branco e Fernando Barbosa. O Tribuna do Pampa também esteve no local e conversou com uma moradora que está na região há cerca de um ano. “As pessoas já usam esse lugar para colocar lixo, de qualquer tipo, em qualquer horário. Em maior quantidade eles colocam à noite e a gente só vê no

outro dia ou me dou conta quando minha casa fica cheia de moscas por causa do mau cheiro, é um horror”, relatou.

No dia, além de atualizar o número de telefone para denúncias que consta nas placas instaladas em pontos estratégicos da cida-de, o gestor ambiental também contou com apresença de Natália Corrêa,da Associação Pinheirense de Recicláveis - Reciclando para Viver, para recolhimento das gar-rafas pets - um dos tantos materiais reaproveitados pelo grupo e que se acumulava cada vez mais no local. “O telefone para denúncia estava errado, fiz o teste outro dia e constatei. Temos que possibilitar que as pessoas possam colaborar com esse trabalho de fiscalização que deve partir de todos, porque só assim vamos conseguir identificar essas pessoas”. Segundo Frank, as denúncias podem ser realizadas de forma totalmente anônima e o te-lefone correto é o (53) 3248-3037.

Água parada preocupa em relação à dengue

(9)

COE de Candiota tem trabalhado bastante nos últimos dias

26 de junho de 2020

9

9

SAÚDE

J. André TP

Região tem aumento de casos

COVID-19

Apesar da região de Bagé ter voltado à bandeira amarela no Distanciamento Controlado, casos novos começaram a aparecer. Testagem tem sido maior

D

evido à piora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendi-mento do sistema de saúde, cinco regiões migraram para bandeira vermelha na sétima rodada do Distanciamento Controlado do Estado. Na última atualização das bandeiras, vigentes de 23 a 29 de junho, a região de Bagé, do qual Hulha Negra e Candiota fazem parte, retornou para a bandeira amarela (risco baixo). Já Pedras Altas e Pinheiro Machado, que pertencem à região de Pelotas, passaram da amarela para a laranja (risco médio).

Com o avanço da doença, o Rio Grande do Sul apresenta uma predominância de bandeiras laranja e vermelha. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças nesta rodada. Contudo, segue sem nenhuma bandeira preta (risco al-tíssimo).Segundo anunciado pelo governador Eduardo Leite, o Dis-tanciamento Controlado passa a ter um prazo para eventuais recursos das Associações de Municípios aos números levantados em cada um dos 11 indicadores que integram o modelo.

Esta é a última rodada em que a divulgação das bandeiras está sendo feita no sábado. A partir da próxima semana, a coleta de dados será na quinta-feira e o anúncio do mapa preliminar ficará para

sexta-feira.Com isso, as prefeituras terão até 24 horas para apresentar recurso. Os dados apresentados serão avaliados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira e, à tarde, o governador divulgará as bandeiras definitivas, que passam a valer a partir de terça.

Dentre os ajustes feitos no Distanciamento Controlado, o governo definiu que as regiões classificadas com cor vermelha não poderão ter regras mais bran-das que as estipulabran-das no Decreto Estadual, nas Portarias da Saúde e nos Protocolos Segmentados.A flexibilização disposta no Distan-ciamento Controlado aos muni-cípios será permitida apenas em situações de bandeiras amarela e laranja. No caso de medidas mais restritivas, os municípios podem adotar independentemente da cor em que estiverem.

ESTADO- Conforme a última atualização do boletim epidemioló-gico do Estado - até o fechamento desta edição - o Rio Grande do Sul contabilizava 22.009 casos confirmados da doença em 383 municípios gaúchos, sendo 18.145 recuperados. Outras 3.364 pessoas estão em acompanhamento e já se chegou a 500 óbitos pela doença. HULHA NEGRA -O município zerou o número de suspeitos. A

Se-cretaria de Saúde de Hulha Negra aguardava o resultado de 10 testes PCR, analisados no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Os resultados foram divulgados e todos testaram negativo para a Covid-19. Com isso, o município zera os números de suspeitos de infecção do novo coronavírus. Conforme a Secretaria, Hulha Negra está livre da contaminação pelas duas linhas de contágio no município.

Do total de 32 exames PCR realizados em Hulha Negra, quatro testaram positivo. O outro caso positivo para a Covid-19 foi detec-tado através de um teste rápido re-alizado fora do município, porém, esse paciente já está recuperado. Os três casos ativos já estão em fase de recuperação e devem ser liberados na próxima semana, ou seja, 14 dias após o resultado do teste PCR.

Hulha Negra já realizou 144 testes rápidos em pessoas das mais variadas áreas. Todos os 144 testes apresentaram resultado negativo. A Secretaria de Saúde ainda monitora 10 pessoas sem sintomas e uma com síndrome gripal.

BAGÉ - A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiên-cia de Bagé informou no último boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (24)o registro de cinco novos casos positivados de Covid-19.Foram três exames re-alizados por PCR, com amostras enviadas ao Lacen/RS. Os infec-tados tiveram contato, provavel-mente, com os casos anunciados anteriormente - que vieram do estado de Santa Cataria, Pelotas e Hulha Negra. Os outros dois, foram constatados por testes rápidos;um realizado na pesquisa por amostra-gem nos bairros do município e o quinto caso é um funcionário públi-co que teve públi-contato públi-com moradores de Porto Alegre.Ao todo, Bagé contabiliza 114 casos confirmados da doença até o momento, sendo 109 recuperados, um hospitalizado e quatro em isolamento domiciliar.

Secretária de Assistência e Inclusão Social de Candiota, Sandriane Braga testou positivo para a Covid-19. Ela gravou um vídeo informando

D iv ul ga ção T P

Outras 42 pessoas estão sendo monitoradas.

PEDRAS ALTAS - A Cidade do Castelo, apesar de integrar os municípios de bandeira laranja, é a única da região de cobertura do TP impresso ainda sem casos de coronavírus. Conforme informado na tarde desta quarta-feira (25) pela secretária de Saúde, Maira Lator-res, no município não há nenhum caso confirmado ou suspeito da doença. Também não há nenhum paciente em monitoramento. CANDIOTA - A pandemia, desde o seu início em março, criou o pior cenário nas últimas duas semanas para Candiota. Com o fato de um dos casos positivos de Hulha Negra ter contatos na cidade, o Comitê de Operações de Emergência (COE) da Covid-19 local, colocou em alerta e iniciou uma série de investigação. Além do caso de Hulha, outras linhas de contágio são investigadas.

Com suspeita de o surto atingir a Prefeitura, via Secretaria de Assistência e Inclusão Social, vários membros do governo en-traram em quarentena, dentre eles o prefeito Adriano dos Santos e a primeira-dama Adriana Langort. Ambos testaram negativo. Já a

se-cretária de Ação Social, Sandriane Braga testou positivo.

Ainda, o município possui mais dois casos ativos de Covid-19, uma mulher de 40 anos e um idoso de 64 (este com linha de contágio ainda desconhecida). Um quarto caso resultou positivo com teste rápido, porém foi inclusivo e o paciente de 25 anos (representante comercial), teve amostra colhida para teste PCR laboratorial e aguar-da o resultado. Nesta semana, a Prefeitura, a exceção dos serviços essenciais, teve apenas expediente interno. Todos estão isolados em casa e em franca recuperação. PINHEIRO MACHADO - No mu-nicípio, depois de duas semanas sem novos registros da doença e dimi-nuição significativa de pacientes em acompanhamento, no final da tarde desta quarta-feira (24), um novo boletim epidemiológico apontou dois casos suspeitos de Covid-19. Conforme o protocolo, o material de ambos já foi coletado e encaminha-do para o Lacen/RS. Três pessoas estão recebendo atenção das equipes de saúde e 60 já foram liberadas. Os três pacientes que testaram positivo já são considerados recuperados. Até o fechamento desta edição não havia sido divulgada atualização dos dados.

(10)

10

10

GERAL

Além da energia elétrica gerada, nova Usina movimenta a cadeia econômica da região

Adilson Roccini/Especial TP

UTE Pampa Sul completa primeiro

ano de operação comercial

A

UTE Pampa Sul chega, no próximo domingo (28), ao marco do primeiro ano de operação comercial: um período de muitos desafios, reorganização, bons resultados e a manutenção de um serviço essencial em tempos de-safiadores como os impostos pela pandemia da Covid-19.

“Temos uma usina de alto padrão tecnológico que oferece

estabilidade ao sistema e conta com uma série de equipamentos que aprimoram seu funcionamento. Além disso, devemos comemorar a qualidade das equipes treinadas e formadas para a operação, manu-tenção, administração e meio am-biente da Usina, sendo grande parte oriunda da região de Candiota e Bagé. É fundamental também des-tacar o bom relacionamento com a

ENERGIA DO CARVÃO

Câmara de Vereadores

Câmara de Vereadores

de Hulha Negra

de Hulha Negra

Prestigie as sessões ordinária todas as quintas-feiras, a partir das 14h. Assista presencialmente ou pela internet, através do site www.camarahulhanegra.rs.gov.br

INDICAÇÕES INDICAÇÕES

Do Vereador HUGO TRENCHI GARCIA TEIXEIRA Do Vereador HUGO TRENCHI GARCIA TEIXEIRA

126/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e 126/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e encascalhamento no Corredor do Dica, no Assentamento Santa Elmira.

encascalhamento no Corredor do Dica, no Assentamento Santa Elmira.

127/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e 127/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e encascalhamento no Corredor do Mineco, no Assentamento Banhado Grande. encascalhamento no Corredor do Mineco, no Assentamento Banhado Grande. 128/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e 128/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e encascalhamento na Estrada do Passo do Salso.

encascalhamento na Estrada do Passo do Salso.

129/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e 129/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e encascalhamento na Estrada do Assentamento Nova União.

encascalhamento na Estrada do Assentamento Nova União.

130/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e 130/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e encascalhamento no Corredor do Sr. Fernando, no Assentamento Che Guevara. encascalhamento no Corredor do Sr. Fernando, no Assentamento Che Guevara. Do Vereador GETÚLIO PORTO

Do Vereador GETÚLIO PORTO

131/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de canalização de 131/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de canalização de água que se acumula próximo à residência do Sr. Gelso Iloreto, na rua atrás do água que se acumula próximo à residência do Sr. Gelso Iloreto, na rua atrás do Posto de Combustível.

Posto de Combustível.

132/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de reparos na ponte próxima 132/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de reparos na ponte próxima à residência do Sr. João Couto, na Estrada do Quebracho.

à residência do Sr. João Couto, na Estrada do Quebracho.

133/2020 - Solicita ao Poder Executivo a promoção de medidas para viabilizar a 133/2020 - Solicita ao Poder Executivo a promoção de medidas para viabilizar a

SESSÃO ORDINÁRIA 25/6/2020 SESSÃO ORDINÁRIA 25/6/2020

implantação de unidade de auto atendimento do Banco do Brasil no Município de implantação de unidade de auto atendimento do Banco do Brasil no Município de Hulha Negra.

Hulha Negra.

134/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de limpeza nos bueiros da 134/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de limpeza nos bueiros da Avenida Francisco Kloppenburg.

Avenida Francisco Kloppenburg.

135/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e 135/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e encascalhamento na Estrada Municipal Theodoro Langer.

encascalhamento na Estrada Municipal Theodoro Langer.

136/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de saneamento na 136/2020 - Solicita ao Poder Executivo a realização de obras de saneamento na Rua Paulo Roberto Baldez.

Rua Paulo Roberto Baldez.

DESPACHO ÀS COMISSÕES TÉCNICAS DESPACHO ÀS COMISSÕES TÉCNICAS Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2020 Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2020 Autor: JOSIAS DOS SANTOS VIDARTE Autor: JOSIAS DOS SANTOS VIDARTE

Assunto: Concede Título de Honra ao Mérito ao Médico Samuel Levy Figueiró Assunto: Concede Título de Honra ao Mérito ao Médico Samuel Levy Figueiró Wanderley França.

Wanderley França.

Situação: BAIXA PARA AS COMISSÕES. Situação: BAIXA PARA AS COMISSÕES. Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2020 Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2020 Autor: BANCADA DO PTB

Autor: BANCADA DO PTB

Assunto: Concede Título de Cidadão Hulhanegrense ao Senhor Samuel Levy Assunto: Concede Título de Cidadão Hulhanegrense ao Senhor Samuel Levy Fi-gueiró Wanderley França.

gueiró Wanderley França.

Situação: BAIXA PARA AS COMISSÕES. Situação: BAIXA PARA AS COMISSÕES. comunidade e o desempenho dos

programas na área socioeconômica em desenvolvimento”, destaca o gerente da UTE Pampa Sul, Renato Schmidt Barbosa.

Os resultados positivos ob-tidos com a operação comercial da UTE Pampa Sul estão relacionados também com a cadeia econômica que se formou para a compra, via fornecedores da região, do carvão

e calcário utilizados para a geração de energia e que produzem cinza e gesso que são vendidos e apro-veitados como insumos por outras indústrias.

Outro destaque está re-lacionado com a mão de obra empregada na operação da Usina. Atualmente, estima-se que mais de 400 pessoas atuem direta e indire-tamente na UTE Pampa Sul, sendo que, cerca de 100, são funcionários diretos, outros 100 colaboradores são terceirizados com dedicação exclusiva, e os demais atuam em postos de trabalho gerados no entorno da Usina para atender a suas demandas de manutenção e infraestrutura. Essas atividades de suporte direto e indireto para a ope-ração da Usina, mais os empregos e serviços gerados, movimentam, aproximadamente, R$ 100 milhões por ano na economia regional, além de outros valores vinculados a compra de insumos e venda de produtos.

“Em termos socioeconômi-cos, estamos com a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Hulha Negra em andamento e prestes a resolver o problema de abastecimento de água do municí-pio, que é parte dos usos múltiplos da barragem construída. Temos mantido uma relação de diálogo

permanente e transparente com as comunidades no entorno da Usina por meio do desenvolvimento de mais de 20 programas socio-ambientais previstos no Projeto Básico Ambiental (PBA) da etapa de operação e que visam preser-vação ambiental e a promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida dessas comunidades”, conta Barbosa.

Com o cenário do novo coronavírus, algumas mudanças foram necessárias na rotina da UTE Pampa Sul. Visando a segurança dos colaborares e diminuição de chance de propagação do vírus, foi adotado o regime de home office, o rodízio entre as equipes e a testagem quinzenal de todos os colaboradores diretos. “Quando preservamos a saúde dos nossos colaboradores contribuímos tam-bém para desafogar o sistema de saúde regional e esta estratégia faz parte da responsabilidade social da UTE Pampa Sul. A geração de energia elétrica é um serviço essen-cial, que não pode ser interrompido nem mesmo no caso do agrava-mento da pandemia, pois é o que mantém todos os demais serviços essenciais, como indústrias e hos-pitais, em funcionamento. Estamos atentos e preparados também para este desafio”, alerta.

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

Jefferson Rodrigo de Oliveira , proprietário da JR Agro Grain, empresa que atua na intermediação e corretagem de grãos, venda de insumos como gesso, calcário e

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos