• Nenhum resultado encontrado

Força para o Pontiac

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Força para o Pontiac"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Força para o Pontiac

Pontiac Solstice lançado com o mais

potente motor turboalimentado já visto,

o GM EcoTec 2.0 litros

TurboNews

Revista para os Amigos e Clientes da BorgWarner Turbo&Emissions Systems

1/06

p. 6

Carga total

Novo Sprinter com o sistema de

turbo-alimentação R2S™ da BorgWarner

p.10

DaRT – O processo turbo

BorgWarner apresenta novos métodos

pioneiros no desenvolvimento de produtos

p.14

Duro na queda

John Deere conta com

turbo-alimentadores VTG da BorgWarner

(2)

Equipada

para o futuro

Caros Leitores,

O forte crescimento no segmento de turboalimentação continua. Há duas razões específicas para tanto, sendo que ambas repre-sentam novos desafios para um fabricante como a BorgWarner. Primeiro, cada vez mais motores a gasolina são oferecidos com turboalimentadores. Um número crescente de novos projetos, ciclos de desenvolvimento cada vez mais rápidos e equipes de projetos globais fazem com que seja necessário que os enge-nheiros de aplicação de turboalimentadores aprimorem significati-vamente seus processos e eficiência. O segundo motivo para este crescimento é a China – que se tornou um dos mais importantes mercados de veículos de passeio e caminhões em apenas alguns anos, que hoje precisa de suporte especializado local para o des-envolvimento de motores econômicos e de baixas emissões. Nesta edição da TurboNews, apresentamos diversos projetos que ajudarão a BorgWarner a se preparar ainda melhor para os de-safios do futuro, incluindo a abertura de uma nova unidade em Ningbo, a construção de um centro de protótipos ultra-moderno em Kirchheimbolanden, a introdução do inovador processo de desenvolvimento e liberação de produtos, o DaRT, e a fusão entre as divisões Turbo e Emissions formando a BorgWarner Turbo & Emissions Systems.

Além disso, nesta edição da TurboNews, você também pode ler outros relatos interessantes sobre os novos veículos sendo lan-çados este ano com inovadores sistemas de turboalimentação – como o novo Mercedes Sprinter, o Pontiac Solstice e muitas máquinas agrícolas da John Deere.

Esperamos que você se divirta com a leitura! Equipe editorial

Editorial

Turbo & Emissions

Systems Internamente

6

BorgWarner apresenta novos métodos

pioneiros no desenvolvimento de produtos

10

BorgWarner abre novo centro de protótipos

em Kibo

16

Equipe no Brasil estabelece novo recorde

de segurança

16

BorgWarner no Brasil doa livros para crianças

C o n t e ú d o

Comentário

3

Ulli Froehn, Vice-Presidente de Vendas &

Marketing fala do potencial dos motores a gasolina turboalimentados

Mercados & Consumidores

4

Pontiac Solstice lançado com o mais

potente motor com turboalimentação já visto, o GM EcoTec 2.0 litros

8

O novo Sprinter sai à frente com o sistema

de turboalimentação R2S™ da BorgWarner

12

BorgWarner bem posicionada na China

14

John Deere equipa motores com

turbo-alimentadores VTG da BorgWarner

Eventos

13

Turboalimentadores da BorgWarner mostram

(3)

p. 6

p. 4

p. 8

p.13

p.14

Com o crescimento global nos preços do petróleo a níveis nunca antes vistos e a contínua discussão referente aos efeitos de emissões de CO2nas mudanças climáticas,

a indústria de veículos está sob enorme pres-são para fabricar motores mais econômicos que produzam menos emissões.

Embora os motores a diesel sejam muito populares na Europa e muitas partes da Ásia e os motores híbridos serem um tópico em voga nos EUA, os projetistas de motores ainda empregam grandes esforços para melhorar ainda mais os motores a gasolina. Afinal, a maioria dos veículos de passageiros do mundo ainda é movida a gasolina – o que é pouco provável de mudar, apesar do aumento no número de motores a diesel. O desenvolvimento constante da tecnologia de motores a gasolina oferece uma impor-tante contribuição em manter a mobilidade individual de forma razoável no futuro, redu-zindo seus efeitos sobre o meio ambiente.

O lançamento de novos e inovadores con-ceitos de motores nos últimos meses mos-trou o potencial que os motores a gasolina ainda têm. Fazer motores menores e com-binando injeção direta turboalimentados são duas áreas importantes de desenvol-vimento. Como no caso dos motores a diesel, quando combinadas, estas duas tecnologias oferecem melhorias significa-tivas quanto ao desempenho, consumo de combustível e emissões.

O 2.0 TFSI e o novíssimo 1.4 TSI da Volks-wagen/Audi, assim como o 2.3 DISI Turbo da Mazda, claramente demonstram as vantagens destes motores. Na realidade, o modelo 1.4 TSI da Volkswagen é um exemplo especialmente bom de como o consumo de combustível pode ser reduzido nos motores a gasolina, sem comprometer a dinâmica e a potência. O 2.0 EcoTec Turbo-DI recentemente apresentado pela GM e o 1.6 DI-Turbo da cooperação entre BMW e PSA certamente também encontrarão muitos proprietários felizes no futuro próximo.

Todos estes motores surgiram graças ao apoio da BorgWarner Turbo & Emissions Systems, com os engenheiros da BorgWarner baseando-se em muitos anos de experiência e na liderança tecnológica da turboalimen-tação em motores a gasolina. Hoje, busca-mos outros projetos de cooperação com clientes nos quais possamos redefinir as fronteiras da experiência de dirigir, do con-sumo de combustível e das emissões.

O GRANDE POTENCIAL DOS MOTORES A GASOLINA

EMPREGANDO UMA COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIA

DE TURBOALIMENTAÇÃO E INJEÇÃO DIRETA

Combinação perfeita

C o m e n t á r i o

Ulli Froehn, Vice-Presidente de Vendas &

Marketing com a BorgWarner Turbo Systems

(4)

Potência

para o Ponti

N

o início de 2006, o Pontiac

Sol-stice GXP comemorou o lança-mento mundial no Auto Show em Los Angeles. Essa é a versão mais esportiva que a Pontiac já fez. O Solstice GXP tem um motor de 2.0 litros EcoTec turboalimentado com injeção direta de combustível e tecnologia de comando de válvulas variável. Com este motor, a General Motors apresenta não só o mais potente motor de 4 cilindros da chamada geração L850, mas também o primeiro motor a gasolina com inje-ção de combustível direta no mercado dos EUA.

O motor é resultado da cooperação entre a equipe global de desenvolvi-mento da GM Powertrain e seus par-ceiros de desenvolvimento da indústria de peças. Gerando 260 CV para um motor de apenas 2.0 litros, é a maior potência específica por unidade de deslocamento de qualquer motor da GM. O torque máximo é de 35,7Kgm, disponível a partir de 2000 rpm, ofe-recendo os melhores pré-requisitos para direção esportiva e velocidade de cruzeiro em rotações baixas.

Injeção direta mais turbo – uma combinação convincente

Como fornecedora do sistema de sobre-alimentação poderoso, a BorgWarner Turbo & Emissions Systems teve papel importantíssimo no desenvolvimento do motor. Os projetistas tinham objetivos ambiciosos, com a intenção de não só gerar alta potência com um motor pequeno, mas também alcançar bons resultados em diversas faixas de rota-ção, mantendo o consumo de combus-tível e as emissões ao mínimo. Para isso, era necessário explorar todas as vanta-gens oferecidas com uma combinação de injeção direta de gasolina e turbo-alimentação. A decisão foi usar um

turboalimentador K04 com tecnologia inovadora twin-scroll e uma carcaça de turbina de aço fundido.

O K04 da BorgWarner usa dois canais, um deles carregando o gás de exaus-tão dos cilindros 1 e 4, e o outro, dos cilindros 2 e 3. Os dois canais são separados até a entrada da turbina, o que permite total exploração do pulso de exaustão a baixas rotações e a troca de gases extremamente favorável comum aos motores a gasolina com injeção direta. Outras características do turbo-alimentador da BorgWarner incluem um rotor de turbina de última geração e uma válvula de desvio integrada.

Cooperação global bem sucedida

A cooperação global com a GM Global Powertrain nos EUA e na Europa era tão ambiciosa quanto as metas para o motor. Na BorgWarner, uma equipe de projetos interdisciplinar com membros de Auburn Hills (EUA) e Kirchheimbolanden (Alemanha) trabalhou junta para atingir as metas.

Com este projeto, a BorgWarner pode mais uma vez demonstrar sua alta competência técnica, amparada em sua posição como líder na tecnologia de turboalimentação de motores a gasolina. A capacidade dos especialistas em

PONTIAC SOLSTICE LANÇADO COM O MAIS POTENTE MOTOR

TURBOALIMENTADO JÁ VISTO, O GM ECOTEC 2.0 LITROS

(5)

tiac

turboalimentação de trabalhar em um projeto de desenvolvimento massivo com uma equipe interdisciplinar e global de clientes, oferecendo os melhores recursos disponíveis no mundo, também foram fatores cruciais contribuindo para o sucesso do projeto.

O novo motor com turboalimentação EcoTec com injeção direta oferece desempenho verdadeiramente impres-sionante nos atraentes cupês espor-tivos Pontiac Solstice, Saturn Sky e Opel GT. E demonstra o incrível potencial oferecido por combinar a injeção direta e a turboalimentação em motores a gasolina.

Pura performance. Design purista.

d o r e s

(6)

A BORGWARNER APRESENTA NOVOS MÉTODOS

PIONEIROS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

C

ada vez mais os fabricantes de automóveis desenvolvem novos produtos em conjunto. E a res-ponsabilidade pelo desenvolvimento vêm sendo transferida aos fornecedores com know-how de especialista. Isso faz com que os projetos de desenvol-vimento sejam cada vez mais complexos com crescente pressão por inovações, enquanto os tempos dedicados ao desenvolvimento vem sendo reduzidos drasticamente – especialmente para veículos de passeio.

Se tiverem a intenção de ser bem suce-didos neste ambiente, os fornecedores da indústria automotiva precisam estar aptos a atender a todos os requisitos dos clientes e integrar-se em seus pro-cessos e sistemas. Na BorgWarner, DaRT é fundamental para o desenvolvi-mento de produtos. Esta sigla quer dizer Desenvolvimento e Liberação de Turbo-alimentadores – e define o processo de desenvolvimento altamente técnico que foi lançado em 2005 e vem sendo implantado em etapas na BorgWarner.

Desenvolvimento mais eficiente com DaRT

O projeto para introdução de DaRT vem sendo gerenciado por Michael

Flörchinger, responsável por Procedi-mentos & Normas de Engenharia. “Nossa meta com DaRT é estabelecer um pro-cesso de desenvolvimento e liberação de produtos que seja padronizado e ajustado perfeitamente para as condi-ções alteradas de estrutura do produto. Será uma contribuição decisiva para o aprimoramento da troca de informações entre as equipes de desenvolvimento, bem como otimizará a coordenação, documentação e validação das etapas de desenvolvimento – assim trazendo vantagens concretas em termos de período de desenvolvimento, custos e qualidade”, diz Michael Flörchinger, destacando os principais objetivos do DaRT.

A apresentação do DaRT teve início com a análise do processo de desen-volvimento existente e definição de uma meta para o processo DaRT futuro. Os módulos de procedimentos específicos também foram identificados durante a fase de análise. Depois, foram definidos em cooperação com vários departa-mentos, e vêm sendo introduzidos passo a passo.

Os módulos DaRT

Um módulo importante é o DVP&R – o Relatório e Plano de Verificação de Projeto, que atua como instrumento padrão importante para o planejamento, monitoramento e emissão de relatórios sobre as medidas de validação e testes realizadas em um projeto. Junto aos testes realizados para os turboalimen-tadores fabricados, testes virtuais feitos em simulações também são levados em consideração. O DVP&R permite que a equipe de desenvolvimento da Borg Warner documente o status de testes já realizados e daqueles programados, incluindo testes a serem realizados pelo cliente, mantendo-os assim informados quanto ao andamento dos mesmos.

Outro módulo significativo do DaRT, é baseado em funções do produto, pela análise de influências e erros em poten-cial, chamado FMEA, que foi implemen-tado no outono de 2005. Com isso, a BorgWarner oferece um serviço impor-tante que cada vez mais os fabricantes de automóveis exigem de seus forne-cedores. Na área de “Procedimentos e Normas de Engenharia”, a coordenação FMEA foi introduzida atuando como ponto de partida para a criação de FMEAs específicos por projeto, bem como a manutenção de normas e méto-dos FMEAs existentes.

Os novos desenhos de turboalimenta-dores geralmente derivados de turbo-alimentadores já testados e experimen-tados e que já estejam na produção em série. O ponto principal é permitir que o engenheiro de aplicação tenha acesso a informações padronizadas e seguras ao preparar a primeira configuração. Isso evita que antigas peças de série que não são mais usadas sejam incluí-das acidentalmente. Evita, ainda, que novos números de peças sejam desig-nados desnecessariamente e que novos desenhos tenham início, quando com-ponente padrão testado já esteja dispo-nível. Com esta ferramenta de configu-ração de produto, o sub-projeto “Best Turbo" agora possibilita manter as infor-mações sobre configurações de turbo-alimentador tecnicamente ideais e, quando necessário, o desenvolvimento de novas configurações. Um aplicativo piloto baseado em SAP já foi implantado para duas séries de turboalimentadores.

Os elementos do processo DaRT

O processo DaRT em si está ancorado em elementos significativos para mel-horia da qualidade no processo de desenvolvimento. A reunião de início de projeto da engenharia e as revisões de engenharia e projeto são os mais

impor-DaRT –

O processo turbo

(7)

tantes pontos fixados no processo de desenvolvimento. É baseado nelas que a respectiva etapa do desenvolvimento é verificada, documentada e liberada para a fase seguinte.

A reunião de início de projeto da enge-nharia é realizada no começo do projeto. É usada para uma troca de informa-ções inicial entre a equipe de projeto, os departamentos de produção e enge-nharia e membros da equipe de produção de protótipos. A principal atividade da reunião é avaliar questões baseadas em uma lista de verificação estruturada: Estamos começando com a configura-ção de turboalimentador certa? Existe uma folha de especificações? Já existe um DVP&R inicial contendo os testes e simulações planejadas? Existe um plano de recursos atualizado? Todos os depar-tamentos e áreas relevantes estão envol-vidos e informados? Dessa forma, as reuniões de lançamento de engenharia garantem que todo o conhecimento rele-vante seja compartilhado entre todos os envolvidos em um momento onde os problemas podem ser explicados e solu-cionados rápida e facilmente.

As revisões de design e engenharia são realizadas quando um produto chega a

Endurance Testing – Test Bench

Process Proof Technology Proof Functional Proof Concept Proof Definition DESIGN of Parts & Components

Improve DESIGN of Parts & Components

Design Changes of Parts & Components

Series Tooling Series Tooling

MANUFACTURE Initial Sample Parts & Comp. MANUFACTURE

Prototype Parts & Components Pre-Series Tooling

Simulation (virtual)

VALIDATE Parts & Components

VALIDATE (Initial Samples) Parts & Components

MANUFACTURE TC – Prototypes (functional) DR MANUFACTURE TC – Prototypes (endurance ) DR MANUFACTURE TC – Initial Sample DR VALIDATE TC – Prototypes (functional) Simulation (virtual) VALIDATE TC – Initial Sample Technical Analysis ER ER PreSerieRelease ER ER Simulation (virtual) VALIDATE TC – Prototypes (endurance ) Gate 1 Gate 2 Gate 4 Gate 5 Gate 3 EOT VALIDATE Engine Type A VALIDATE Engine Type B VALIDATE Engine Type A Vehicle Testing VALIDATE Vehicle Test (Engine Type A)

PPAP/Series Release

Customer Request

MANUFACTURE Prototype Parts & Components

DI DI DI

Product Data Inspection

DR

Package 1. Prototype 1. Durability only on changed TC’s Process Validation Shipping TC-BOM / DVP&R x % Shipping TC-BOM / DVP&R x % Process Validation PPAP 100% Project Release Engineering Start-Up Thermodyn. Release Shipping TC-BOM / DVP&R x % Thermodynamical Validation VALIDATE Parts & Components Simulation (virtual) Pj.-Init Technical Analysis Technical Analysis Development and V alidation

of Parts and Components

Development and V alidation of T urbo Chargers Pr ogramm Management Customer Development

determinado estágio de desenvolvimen-to em que este precisa ser interrompido para coordenação com o cliente. As revi-sões de design verificam e documentam a etapa da entrada em produção ou a construção de um protótipo em deter-minado estágio de desenvolvimento que será posteriormente enviado ao cliente. As revisões de projeto e engenharia garantem que o desenvolvimento de pro-duto possa ser compreendido e também aprimoram a qualidade do processo atra-vés de procedimentos padronizados.

Gerenciamento sistemático de documentos

Uma meta importante para a BorgWarner é sempre ter uma visão geral da confi-guração atual de turboalimentador, o status dos componentes, fornecedores de peças e a validação do turboalimen-tador, durante o desenvolvimento e a descrição disso em documentos asso-ciados. Isso gera grande demanda no gerenciamento de dados de produtos e projetos. A solução de gerenciamento de documentos EASY DMS de SAP, assim, foi implantada para acompanhar a intro-dução do processo DaRT. Isso permitiu que documentos importantes de

enge-DaRT Process Overview

nharia e do projeto sejam gerenciados de forma centralizada através de um sistema que facilita a auditoria.

Seguindo adiante com DaRT

Neste ano a BorgWarner vem traba-lhando intensivamente para seguir adian-te com a implantação das revisões de projeto e engenharia no processo DaRT para todos os projetos de turboalimen-tadores. Além disso, os processos para liberação em série e gerenciamento de produtos no SAP (ferramenta de confi-guração de produto, listas de peças, procedimento de liberação) devem ser aprimorados.

“Com o projeto DaRT, constantemente enfrentamos o desafio de implantar mudanças em processos, organização e TI. Aprendemos que a melhor abor-dagem é dar pequenos passos. Conti-nuaremos a trabalhar constantemente buscando atingir nossos ambiciosos objetivos”, conclui Michael Flörchinger, descrevendo o progresso do projeto DaRT.

(8)

D

epois de vender mais de 1,3 mil-hões de unidades durante 11 anos, o Sprinter de primeira gera-ção sai à frente na competigera-ção para se tornar um líder na classe. Entretanto, a Mercedes-Benz achou que já era hora de aprimorar o domínio no setor de vans e em 2006 os pioneiros automotivos finalmente lançaram a nova versão do Sprinter. Este modelo inteiramente novo oferece ainda mais espaço interno, mais segurança, conforto excepcional e moto-res com desempenho impmoto-ressionante, permanecendo econômicos e sem causar danos ao ambiente.

Escolha seu design

Com o novo Sprinter, a Mercedes-Benz oferece a todos os clientes a sensação de ter uma van feita para atender exatamente às suas necessidades. A cabine nova, por exemplo, é tão indivi-dual quanto todo o programa do novo Sprinter. E com mais de 1.000 opções diferentes disponíveis – desde modelos com chassis de estrutura baixa até porta-malas de entrega, de station wagons a caminhonetes com carreta – todos certamente encontrarão a solução perfeita para suas necessidades.

Escolha seu motor

Os clientes têm, ainda, muitas opções para selecionar o motor, com seis mode-los disponíveis. Dois destes seis modemode-los são motores diesel de 4 cilindros com turboalimentador, equipadas com o sistema de turboalimentação de duplo estágio regulado R2S™ da BorgWarner Turbo & Emissions Systems – um fato inédito no segmento de veículos utilitá-rios leves. Os engenheiros da Mercedes-Benz e da BorgWarner juntos foram bem-sucedidos em desenvolver duas unidades extremamente atraentes e

pioneiras para o Sprinter, que estabele-cem novos padrões quanto a desem-penho e consumo, enquanto cumprem rigorosos padrões de emissão Euro 4. O poderoso 315 CDI gera 150 CV a 3,800 rpm e oferece ao motorista um torque impressionante de 33,2 kgm entre 1.200 e 2.400 rpm. A resposta deste novo motor foi muito aprimorada, oferecendo melhor aceleração e baixo ruído em baixas rotações. O 313 CDI gera 129 CV e torque de 31kgm. Os dois motores a diesel permitem velocidade máxima pouco acima de 160 km/h e possuem filtros de partículas na versão padrão. Para ajudar os motores a diesel a melhorar a potência nas ruas em todas as situações, as rodas traseiras são movidas por uma caixa de câmbio manual de seis velocidades – a menos que o cliente escolha a macia versão automática.

O sistema de turboalimentação de duplo estágio regulado da BorgWarner é uma contribuição chave para o desempenho impressionante dos dois motores. Os turboalimentadores em linha e de exaus-tão de gás com dimensões diferentes são o segredo deste sistema, já que mudam sua forma de interagir, baseados em exigências.

Dividindo a carga

Os turboalimentadores de exaustão de gás atuam constantemente com o motor. O turboalimentador de exaustão de gás menor e de pressão mais alta – uma unidade KP39 com carcaça para turbina atuando como módulo do tubo de exaus-tão com válvula-borboleta Venturi inte-grada, controlada através de um atuador pneumático – que trabalha em baixas rotações, garantindo excelente resposta. Com o aumento na rotação, a potência

passa a vir do turboalimentador de baixa pressão – um K04 cuja carcaça de turbina é equipada com uma moldura e uma saída de emissão integrada. Outro fator inédito no novo Sprinter é a integração de uma válvula de desvio auto-regulável no compressor, que faz as funções da válvula de desvio do compressor com atuador a vácuo, que desconecta o turboalimentador de alta pressão do fluxo de exaustão de gás em altas rotações. Isso não só ajuda a reduzir os custos de produção – mas também faz com que todo o sistema seja significativamente mais compacto. Os motores também atendem os padrões rígidos do Euro 4 em termos de emissões de óxido de nitrogênio, recirculação de gás de exaustão (EGR) também aplicável à potência total. Isso faz com que as pressões de aceleração alta sejam necessárias em diversas operações, que acabou por resultar no uso do sistema de duplo estágio no Sprinter.

Visivelmente dinâmico

O desenho do veículo exibe a dinâmica escondida no novo Sprinter. A grade oval tem duas elegantes barras horizontais, enquanto faróis de vidro claro moldado completam o “rosto” do veículo. Gene-rosamente equipado com tiras e grandes placas protetoras e com uma linha de perfil lateral que se ergue em direção à traseira, o Sprinter parece poderoso e dinâmico. Piscas laterais (repetidores laterais) integrados aos espelhos retro-visores e faróis moldados na traseira também fazem parte do desenho do novo Sprinter. Além da versatilidade e dos motores modernos, esta nova aparência certamente vai ajudar o novo Sprinter a correr até o topo das vendas.

Carga total

O NOVO SPRINTER SAI À FRENTE COM O SISTEMA

DE TURBOALIMENTAÇÃO R2S™ DA BORGWARNER

(9)

d o r e s

(10)

Equipada para o futuro

A

turboalimentação viveu um verdadeiro boom nos últimos anos. Entretanto, o

aumento na demanda não só resultou em requisitos mais rígidos em termos de flexi-bilidade e capacidade de produção em série, mas também representa um desafio crescente para a fabricação de séries-piloto e protótipos.

40 % mais protótipos

O número de protótipos produzidos pela BorgWarner aumentou em 40 % entre 2003 e 2005. Além disso, soma-se o fato de que as novas tecnologias, como a turbina de geo-metria variável VTG ou o sistema de turboali-mentação de duplo estágio regulado, tornam os novos produtos cada vez mais complexos. E os custos para documentação e medição de protótipos também estão em alta.

Para atender aos requisitos cada vez mais rígidos, agora e no futuro, a BorgWarner Turbo Systems GmbH não só continua a aprimorar os processos e procedimentos, mas também investe na expansão da fabricação de protótipos. No segundo semestre de 2005, a unidade de Kirchheimbolanden abriu um novo centro de protótipo com uma área de produção de última

A BORGWARNER ABRE NOVO CENTRO DE PROTÓTIPOS EM KIBO

T u r b o & E m i s s i o n s S y s t

todas as variedades de sistemas de sobre-alimentação sejam processadas. A sala de medi-ção é utilizada para as verificações durante a produção e a montagem, assim como toda a documentação associada necessária para atender às mais rigorosas exigências do cliente.

Processos otimizados

Com o novo prédio, a BorgWarner deu mais um passo importante em direção aos processos otimizados e acelerados – da recepção das mercadorias, passando pela fabricação de componentes, até a montagem e entrega de protótipos, incluindo toda a documentação necessária.

Além do novo equipamento, é claro que é o know-how dos membros da equipe e os processos e padrões de classe mundial que mantêm os protótipos produzidos pela BorgWarner Turbo Systems GmbH em Kirchheimbolanden competitivos no futuro. Em vista dos ciclos de desenvolvimento cada vez mais curtos na indústria automotiva, este é um importante fator de sucesso.

geração, utilizada para a produção de protó-tipos de sistemas de alimentação das próximas gerações em desenvolvimento.

Tão diversa quanto as exigências

As equipes mudaram-se para as novas oficinas apenas 3 meses depois que o trabalho no centro teve início e o processo de produção só foi interrompido por alguns dias. A especia-lista em turboalimentação investiu um total de aproximadamente € 1,7 milhões na produção de séries-piloto e protótipos e hoje emprega mais de 50 funcionários neste campo. A unidade de produção tem máquinas CNC modernas para a usinagem de carcaças, com-pressores, eixos, rodas e peças especiais de todos os tamanhos. Além destes, equipamen-tos para solda e bancadas de balanceamento de alta velocidade, todos voltados para a produção de pedidos individuais, com lotes de 1 ou mais.

A área de montagem, que pela primeira vez tem um armazém exclusivo e uma área de carga, oferece 12 unidades de montagem assim como bancadas de ajustes e testes que permitem que

(11)

AS DIVISÕES TURBO E EMISSIONS UNIDAS SE TRANSFORMAM

NA BORGWARNER TURBO & EMISSIONS SYSTEMS

Esforço conjunto

R

ecentemente, a BorgWarner anun-ciou a fusão de duas divisões separadas hoje conhecidas como BorgWarner Turbo & Emissions Systems (TES). A união de forças destes dois grupos faz sentido em termos comerciais, principalmente do ponto de vista de produtos, já que Emissions Systems já fornecia para a Turbo Systems atua-dores elétricos de turbo. Além disso, a BorgWarner tem a intenção de se posi-cionar como inovador fornecedor de sistemas para a indústria automotiva integrando os sistemas de recirculação de gás de escape da Emissions Systems com o desenvolvimento de turboalimen-tadores.

A parte Emissions Systems da TES tem quase quinhentos funcionários em seis unidades globais, nos EUA, China, Europa e Índia. A unidade em Dixon, Illinois, EUA, é a principal, gerando aproxi-madamente sessenta por cento das vendas globais de Emissions para clien-tes importanclien-tes como DaimlerChrysler, Ford, Toyota, General Motors, BMW e Porsche, entre outros.

Nos últimos anos, a BorgWarner Emis-sions Systems acabou por se tornar a líder global no fornecimento de sistemas de ar secundários, sistemas de recircu-lação de gás de exaustão e atuadores avançados para motores que oferecem melhor desempenho com menor consu-mo e menos emissões. Uma razão para o crescimento da demanda por estes produtos é certamente a rigidez inter-nacional sobre os padrões de emissões. A fusão entre Emissions Systems e Turbo Systems faz com que a nova divisão esteja ainda mais bem preparada para futuros negócios e desafios. O know-how combinado das duas unidades cria a base perfeita para atender regras ainda

mais rígidas em termos de emissões e consumo de combustível. Aliada à grande base de clientes, ao potencial de crescimento e às tecnologias inovado-ras, a BorgWarner Turbo & Emissions Systems tem todos os pré-requisitos para ter sucesso por muito tempo.

Sistemas EGR Diesel

O sistema inovador da BorgWarner oferece a recirculação de gás de escape e um coletor de admissão em alumínio, integrado a uma válvula EGR com motor de corrente contínua. O desenho compacto garante fácil insta-lação e a unidade reage rapidamente às mudanças das condições ambien-tais. A BorgWarner está expandindo esta tecnologia na América do Norte, Europa e Ásia – os mercados em cres-cimento para motores a diesel.

Sistemas de Ar Secundários (SAS)

Sistemas de ar secundários têm papel especialmente importante, principalmente nas partidas a frio, quando a maior parte das emissões de hidrocarbone-tos ocorrem. O sistema completo com bomba, válvula, suporte, relé e mangueira também oferece a vantagem de pouco ruído e vibração. Além disso, o fluxo da bomba de ar pode ser ajustado para atender requisitos específicos para os diferentes clientes de Bomba de Ar Elétrica (EAP).

Atuadores de Turbo

O desenho inteligente do atuador da BorgWarner integra componentes ele-trônicos que controlam com precisão a rotação do turboalimentador e a pressão. Também limita as emissões de NOx.

s t e m s I n t e r n a m e n t e

Sistema de recirculação de gás de escape

(12)

BORGWARNER BEM POSICIONADA NA CHINA

Turbos para a China

A

China desenvolveu-se nos últimos anos como um dos mais

impor-tantes mercados mundiais de veículos utilitários e de passageiros. Em 2005, aproximadamente 4,8 milhões de veículos de passageiros e utilitários leves, bem como 425.000 utilitários pesados foram produzidos na terra dos sorrisos. Devido ao crescimento da importância deste mercado, é essencial que um fornecedor automotivo como a BorgWarner se estabeleça de forma bem sucedida no país o quanto antes possível.

A BorgWarner abre campus em Ningbo

Um marco para o posicionamento da BorgWarner como importante desenvol-vedor parceiro da indústria automotiva chinesa foi a abertura da nova planta em Ningbo, que ocorreu em 18 de março de 2006, atraindo bastante interesse público. Acompanhando Tim Manganello, CEO da BorgWarner, outros diretores do grupo e importantes políticos participaram da cerimônia de abertura do novo complexo. O trabalho de construção da nova planta levou apenas 12 meses. Na primeira fase de expansão, mais de 10.000 metros qua-drados de escritórios e área de produção foram concluídos. A BorgWarner atual-mente emprega 67 funcionários em Ningbo, e este número vem aumentan-do a cada mês. A BorgWarner Turbo & Emissions Systems já está produzindo turboalimentadores em três linhas de pro-dução em Ningbo, enquanto outros bens são produzidos especificamente para Emissions Systems em outra linha de pro-dução. A produção de bombas de ar secun-dárias também está programada para ter início em breve. A unidade de negócios BorgWarner Morse TEC está preparada para dar início à produção em Ningbo em 2007. Ambas as divisões estarão repre-sentadas no novo prédio de escritórios.

A BorgWarner já estava presente na China há algum tempo – desde 1993 através da joint venture com Beijing TorqTransfer Systems e desde 2001 através da joint venture com Ningbo Thermal Systems Shenglong. A nova fábrica em Ningbo é a primeira empre-sa da China a ser 100% controlada pela BorgWarner – a chamada empresa inte-gralmente estrangeira (WFOE). Inicial-mente, atenderá clientes como China National Heavy Duty Truck (SinoTruck), Volkswagen/Audi, FAW e Yulin Diesel. No entanto, no futuro a BorgWarner também terá produtos inovadores em Ningbo para os demais fabricantes chineses de automóveis, máquinas e motores.

Participação de sucesso na feira Engine China 2006

A Engine China 2006 foi o segundo even-to importante do ano para a BorgWarner na China. Essa feira é patrocinada pela CICEIA (Associação da Indústria de Moto-res de Combustão Interna da China). A feira Engine China é uma plataforma significativa para apresentar os mais recentes motores a gasolina e diesel, assim como conceitos alternativos como os motores movidos a gás natural. Além dos fabricantes chineses de motores e caminhões, como FAW, Sino Truck, Shanghai Diesel ou Yuchai, muitos

fabri-M e r c a d o s & C o n s u m i d o

(13)

I

nterlagos é a pista de corridas mais famosa do Brasil – e com a combina-ção de longas retas e curvas fechadas, uma das mais difíceis do mundo. No dia 21 de maio, foi palco da maior corrida de caminhões do ano. Mais de 55 mil fãs apareceram para assistir Roberval Andrade vencer a prova espetacular-mente com seu Scania, apenas sete segundos à frente do vencedor do ano passado Wellington Cirino em seu Mercedes-Benz.

Patrocinado pela BorgWarner

Os turbos dos dois pilotos foram desenvolvidos, feito pela BorgWarner Turbo & Emissions Systems, para con-dições de corrida extremas. A empre-sa, que trabalhou em conjunto com os fabricantes dos motores, patrocinou os pilotos mais uma vez este ano com turbo-alimentador e know-how técnico. Os sistemas de alimentação da BorgWarner se mostraram excelentes em condições extremas durante a prova. O circuito, que fica a apenas doze quilômetros do centro de São Paulo, é um verdadeiro desafio para os pilotos devido às temperaturas tropicais e além disso, o traçado da pista é extremamente seletivo.

O K365 domina essa área

Vinte dos vinte e cinco participantes da prova este ano usaram turboalimenta-dores K365 da BorgWarner preparados especificamente. Até 2003, as equipes líderes eram unânimes em considerar o S400 da BorgWarner o melhor turboali-mentador – já que todos os vencedores desde a primeira corrida de caminhões do campeonato de 1996 eram equipados com esta unidade. Na realidade, Renato

Martins venceu o primeiro campeonato brasileiro com seu Scania usando um turbo da BorgWarner.

Este grande evento foi perfeitamente organizado pelo seu idealizador Aurélio Batista Félix, que desde 1987 está à frente desta competição. Os 55 mil fãs presentes, incluíam clientes IDS e OEM na área de convidados da BorgWarner, que ficaram impressionados com o incrível desempenho em Interlagos – e já aguardam ansiosamente o evento do próximo ano.

cantes internacionais, como MAN, Iveco, Perkins, John Deere, Isuzu ou Caterpillar também participaram do evento de 2006. Em seu estande, a BorgWarner apre-sentou-se como um parceiro qualificado no ramo de tecnologia de aceleração para veículos utilitários e de passagei-ros, máquinas agrícolas e de constru-ção, assim como aplicativos marinhos, geradores e outros aplicativos. O grupo ressaltou sua posição como líder de produto. Outro ponto que vale a pena ser mencionado foi a apresentação conjunta na feira pela primeira vez de BorgWarner e Beru. Ambas as empresas apresentaram um portfólio completo de produtos inovadores para motores e transmissões em veículos e máquinas. O estande da BorgWarner deu as boas vindas a muitos visitantes do mercado, já que a maioria dos participantes da Engine China eram especialistas na área de desenvolvimento de veículos e com-ponentes. E produtos BorgWarner tam-bém podiam ser encontrados em outros estandes. Dalian, John Deere, Weichai Power, Sino Truck e MAN apresentaram boa variedade de motores potentes equipados com turboalimentadores da BorgWarner.

TURBOALIMENTADORES DA BORGWARNER MOSTRAM

SEU POTENCIAL NAS MAIS SEVERAS CONDIÇÕES

Gigantes

das pistas

E v e n t o s

d o r e s

(14)

JOHN DEERE EQUIPA MOTORES COM TURBOALIMENTADORES VTG DA BORGWARNER

M

uitos fabricantes de motores consideraram que a introdução de padrões de emissões mais rígidos para equipamentos fora de estrada nos EUA e na Europa como um sinal de que havia chegado a hora de rever e modernizar os motores, em termos de consumo e emissões. A especialista em máquinas agrícolas John Deere tam-bém aproveitou a oportunidade, para atualizar seus motores com soluções de última geração como recirculação de gás de exaustão e turboalimentação. Nesta empreitada, o fabricante teve o apoio dos especialistas da BorgWarner Turbo & Emissions Systems.

Equipada para o futuro

A BorgWarner deu início à produção do turboalimentador S300V VTG para os novos motores da John Deere em setembro de 2005. Estes novos motores atendem os requisitos das regulamenta-ções de emissões em Tier 3 nos EUA. A empresa especialista em turboalimen-tação desenvolveu um total de 40 ver-sões do turboalimentador S300V VTG, usados em diversos veículos da John Deere.Estes sistemas de aceleração foram criados para ser usados com os motores de 6.8 litros e 9.0 litros e têm rotores de titânio ou alumínio.

A John Deere encomendou aos engen-heiros da BorgWarner a tarefa de des-envolver um sistema de gerenciamento

de ar inovador. O objetivo era garantir a queima limpa para atender os futuros padrões de emissão, enquanto simul-taneamente oferece alto desempenho e baixo consumo de combustível. Com a turbina de geometria variável (VTG), a BorgWarner tinha a tecnologia certa para atender os requisitos do cliente. A tecnologia VTG oferece recirculação de gás de exaustão resfriado, o que por sua vez permite que as temperaturas máximas de combustão sejam efetiva-mente diminuídas, ajudando os novos motores da Deere a diminuir as emis-sões de óxido de nitrogênio, atendendo os padrões de emissão de Tier 3. Com base na velocidade e carga do motor combinada com a válvula de recircula-ção de gás de exaustão, o turboalimen-tador VTG controla o volume do gás de exaustão que é misturado ao ar limpo e transferido para a câmara de combustão do motor.

Além dos já mencionados turboali-mentadores S300V, as equipes da BorgWarner e da John Deere também trabalharam em um S430V VTG para o motor de 13,5 litros da John Deere, e no S200V VTG para o motor de 4,5 litros. Os dois também atendem os padrões de emissão Tier 3. Os turboalimentadores estão em produção em lotes pequenos desde o começo de 2006. A produção em capacidade total deve ter início no quarto trimestre.

Desempenho sob medida

Os novos motores cobrem todos os requisitos de potência de 155 a 600 bhp. Também foi possível aumentar o torque em 20 a 35 por cento, comparado aos motores que atendem os padrões de emissão de Tier 2. Os motores com turboalimentador podem ser utilizados em diversos veículos, como tratores, plantadeiras, forrageiras, escavadei-ras, telemanipuladores, colheitadeiescavadei-ras, máquinas florestais, pulverizadores e escavadeiras hidráulicas.

Econômico e seguro para o meio ambiente

Os novos turboalimentadores VTG da BorgWarner ajudaram a reduzir o tamanho dos motores, oferecendo excelente desempenho em todas as operações, com consumo de combustível baixo, sendo uma contribuição decisiva para que os motores John Deere atendam os padrões de emissão de Tier 3.

S200V (motor de 4.5 litros) – 116 kW a 138 kW a 2400 rpm S300V (motor de 6.8 litros) – 104 kW a 205 kW a 2400 rpm S300V (motor de 9.0 litros) – 168 kW a 298 kW a 2200 rpm S430V (motor de 13.5 litros) – 261 kW a 448 kW a 2100 rpm

Duros na queda

Turboalimentadores VTG da BorgWarner para John Deere:

Os turboalimentadores VTG tornam possível desenvolver motores compactos, potentes e mais eficientes.

(15)
(16)

Você acredita que um colega também

gostaria de receber as edições de

TurboNews?

Empresa, nome e endereço de email para:

nraimer@borgwarner.com

Nada acontece por acaso

Comprometimento

com a boa cidadania

Turbo & Emissions Systems Internamente

Tb

N

100 Years

of the Turbocharger

p.14 Focus gets new lease of life

Ford Focus ST now available with powerful turbocharged engine

p.18 Performance Truck

New International trucks with 2-stage regulated charge

TurboNews

History and future prospects of a revolutionary tec hnology Th e I n f o M ag a z i n e o f Bo r g Wa r n e r Tu r b o S y s t e

m s2 /0 5

P

arabéns! A unidade da BorgWarner em Campinas chegou à marca de dois milhões de horas de trabalho sem um único acidente com afastamento. As unidades Turbo e Thermal Systems alcançaram este resultado incrível através da implantação de diversas medidas que vão muito além dos treinamentos de segurança regulares. Uma destas medidas foi informar os membros da equipe sobre as medidas de segurança em seus próprios locais de trabalho. Um engenheiro de segurança fica disponível na fábrica em tempo integral, para responder dúvidas e coletar informações sobre qualquer área de risco potencial. Inspeções ergonômicas e de segurança das máquinas são realizadas a intervalos regulares, para evitar acidentes. Em parceria com o departamento de manutenção, o know-how é utilizado para dar apoio ao desenvolvimento de novos equipamentos e ferramentas que melhorem as condições de trabalho. Assim, toda a empresa se envolve, demonstrando que a segurança é realmente uma questão de trabalho em equipe!

A

unidade Campinas reverteu parte de seu imposto devido diretamente para um projeto cultural, conforme previsto na Lei Rouanet. O valor de R$100.000,00 possibilitou a

produção de 1.500 kits de dois livros infantis, com a personagem “Julinha Relógio” ensinando sobre meio ambiente e noções de cidadania. Estes kits foram distribuídos para todos os funcionários BorgWarner, para a Biblioteca Nacional, para todas as bibliotecas estaduais, mas principalmente para várias escolas públicas da região. Em algumas escolas próximas à empresa, a distribuição foi feita a partir de uma peça de teatro com os personagens do livro – que as crianças adoraram! Para a maioria delas, foi o primeiro espetáculo teatral que assistiram e também foram os primeiros livros que receberam na vida. O entusiasmo aparecia claramente refletido nos olhos de todos.

Publicado por

BorgWarner Turbo Systems Worldwide Headquarters GmbH Marnheimer Straße 85/87, D-67292 Kirchheimbolanden

Edição e coordenação

Günter Krämer, Global Marketing, BorgWarner Turbo Systems

Autores

Sabine Bossert, Brad Weingust, Nicole Raimer, Marcel Form, Bernd Richter, Michael Flörchinger, Ajay Anand

Fotografia

BW Turbo & Emissions Systems, DaimlerChrysler, John Deere, General Motors

Conceito, Design e Litografia

schulze, reister, grözinger, werbeagentur ag, Germany www.srgwerbeagentur.de

Impressão

wdw druck gmbh, Sandhausen, Germany

Direitos Autorais © 2006

BorgWarner Turbo Systems Worldwide Headquarters GmbH, Kirchheimbolanden

Todos os direitos reservados, inclusive o de fazer mudanças técnicas Impresso na Alemanha

TurboNews – Edição 1/2006

Referências

Documentos relacionados

Desenvolvimento do Vale do Zambeze] foi o de insistir que os planos da CVRD não poderiam restringir-se apenas ao carvão - melhor dizendo, que não se poderia pensar a linha

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes