• Nenhum resultado encontrado

21 - Feriado: Comemoração de Tiradentes e do 56º Aniversário de Brasília Prazo final da primeira avaliação Graduação Direito.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "21 - Feriado: Comemoração de Tiradentes e do 56º Aniversário de Brasília Prazo final da primeira avaliação Graduação Direito."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MANUAL

DO ALUNO

DIREITO

(2)

2

07 - Início das aulas nos Cursos e Programas

de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

24 a 26 - Recesso/Feriado: Semana Santa/Páscoa 31 - Último dia para solicitar o Trancamento de Matrícula

21 - Feriado: Comemoração de Tiradentes e do

56º Aniversário de Brasília.

22 - Prazo final da primeira avaliação – Graduação Direito.

19 - Último dia para solicitar Colação de Grau e Emissão de Diplomado 2º/2015. 19 - Término das inscrições para Processos seletivos;

Vestibular Agendado para o 1º semestre de 2016.

26 - Último dia para solicitar Reabertura de Matrícula

04 - Prazo final para solicitação da segunda chamada 07 – Realização de provas de 2ª chamada 21 – Simulado para Prova da Ordem 26 - Feriado: Corpus Christi.

16 – Início do período para solicitar Transferência de Turno 30 - Início do período de Pré-Matrícula do 2º Semestre Letivo 30 e 31 - Seminário de Iniciação Científica

01 - Início do período de solicitação de Colação de Grau Coletiva do 1º/2016 11 - Término do período de Pré-Matrícula do 2º Semestre Letivo de 2016 20 - Prazo final para depósito de trabalho de conclusão de curso (TCCII) 24 - Prazo final da segunda avaliação – Graduação em Direito. 29 - Prazo final para solicitação de requerimento da segunda chamada

01 a 09 - Período de Ajuste/Consolidação de Matriculas do 2º Semestre Letivo de 2016 02 – Realização de provas de 2ª chamada – Graduação em Direito.

(3)

MANUAL DO ALUNO

Prezado(a) aluno(a),

A Escola de Direito de Brasília - EDB, instituição mantida pelo Instituto Brasiliense de Direito Público –IDP, lhe deseja boas vindas!

É com grande satisfação que informamos que a EDB inicia o primeiro semestre de 2016, com a formatura da primeira turma e a obtenção do maior índice de aprovação no Exame da OAB entre as instituições privadas de Brasília, reconhecendo as boas práticas de ensino da EDB. Imbuídos do espírito de dar continuidade às práticas que nos destacam e diferenciam, deflagramos mais um período de profundo aprendizado em que serão realizados eventos e atividades relacionados a temas atuais constantes de debates jurídicos e sociais, de forma a aproximar nossos alunos da comunidade em que se inserem. Prosseguimos, ainda, na ampliação do Núcleo de Prática Jurídica, consolidando a prática em conciliação e a prática jurídica real contenciosa, por meio do convênio com a OAB/DF, na qual serão realizados projetos de extensão.

Com a permanente meta de formar profissionais capacitados para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, contamos com a participação e colaboração de todos, para que juntos possamos consolidar as várias formas de promover o debate jurídico.

Este informativo apresenta, de forma resumida, algumas regras e informações que podem se mostrar úteis para o bom desempenho das atividades acadêmicas neste semestre.

(4)

PROJETO PEDAGÓGICO DE

CURSO (PPC)

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a concepção do curso de graduação, os fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, os princípios educacionais vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem da Graduação, respeitando os ditames da Resolução CNE/CES nº 9, de 29 de setembro de 2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito.

O PPC deve contemplar diversos elementos, dentre eles os objetivos gerais do curso, as suas peculiaridades, sua matriz curricular e a respectiva operacionalização, a carga horária das atividades didáticas e da integralização do curso, a concepção e a composição das atividades de estágio curricular, a concepção e a composição das atividades complementares, etc.

É importante que toda comunidade acadêmica, estudantes e professores, tome conhecimento do Projeto Pedagógico de Curso, que se encontra disponível em versão física na Biblioteca.

MATRÍCULA

O aluno deverá estar regularmente matriculado para que possa frequentar as atividades acadêmicas durante o período letivo, conforme calendário acadêmico, dentre as quais estão incluídas as aulas presenciais das disciplinas, atividades complementares e de extensão.

O cancelamento e o trancamento da matrícula obedecerão às regras dispostas no contrato de prestação de serviços educacionais.

A alteração das disciplinas matriculadas, bem como a mudança de turno e o trancamento de disciplinas, somente poderá ser realizado até o dia 31 de março.

(5)

AVALIAÇÃO

O rendimento acadêmico do aluno será feito por meio de, no mínimo, duas avaliações, de acordo com a metodologia de ensino adotada pelo docente. Cada avaliação terá a pontuação entre 0 (zero) e 10 (dez). O aluno para ser considerado aprovado deverá obter média igual ou superior a 6.0 (seis).

A média será apurada mediante a aplicação da fórmula: (Avaliação 1 + Avaliação 2)/2 = Média

SEGUNDA CHAMADA

O aluno que não efetuar uma das avaliações presenciais e escritas das disciplinas poderá, mediante requerimento e pagamento de taxa administrativa, solicitar a realização da segunda chamada.

O requerimento, justificado e comprovado mediante documentação, para a realização de segunda chamada deverá ser protocolizado na Secretaria no prazo estabelecido no calendário acadêmico.

REVISÃO DE NOTA

As notas atribuídas às avaliações poderão ser objeto de revisão, mediante requerimento fundamentado dirigido ao Coordenador da Graduação e protocolado na Secretaria, no prazo de cinco dias, a contar da publicação da nota.

O aluno deverá fundamentar adequadamente o seu recurso, pois a ausência de fundamentação suficiente implicará o indeferimento do pedido.

(6)

FREQUÊNCIA

A frequência às aulas é obrigatória, sendo permitido o abono de faltas exclusivamente para os casos previstos em lei. Destaca-se que o sábado é considerado dia letivo, usualmente destinado às aulas de reposição ou das disciplinas de prática jurídica, e a ausência às atividades programadas para estes dias será computada como falta. A verificação e o registro da frequência estão sob a responsabilidade do docente, sendo a aprovação do aluno condicionada ao rendimento acadêmico e à frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas, conforme carga horária da disciplina.

O regime domiciliar será aceito nos casos de afastamentos previstos na legislação pertinente, conforme estabelecido no art. 65 do Regimento Geral da EDB, arts. 34 a 37 do Regulamento da Graduação e na Portaria da Graduação nº 2, de 30 de outubro, que regulamenta os procedimentos internos relacionados ao tema e está disponível no site do IDP.

ATIVIDADES

COMPLEMENTARES

A matriz curricular, em atendimento às diretrizes curriculares do curso de Direito, contempla carga horária para as atividades complementares (450h), as quais possibilitam o aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo aluno, por meio de estudos e práticas independentes, presenciais ou à distância, tais como, monitorias, estágios, programas de iniciação científica ou de extensão, estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins.

A pontuação atribuída a cada atividade será determinada em regulamento próprio (vide Portarias nos 4, 49 e 53 da EDB, disponíveis no site do IDP). O cômputo das atividades realizadas para registro no

(7)

histórico escolar deverá ser requerido na Secretaria mediante a apresentação de cópia do certificado devidamente acompanhada do original ou autenticada.

PROJETOS DE

RESPONSABILIDADE

O IDP é uma instituição social e ambientalmente responsável.

Somos reconhecidos pela ABMES com o Selo de Responsabilidade Social em razão dos projetos de extensão que envolvem os alunos e a comunidade. A cada semestre são trabalhados temas visando à formação acadêmica e social dos alunos, inserindo-o como multiplicador de conhecimento na comunidade da qual participamos. Neste âmbito, ressaltamos o Projeto de Sustentabilidade Ambiental com a finalidade de implantar ações que demonstrem o comprometimento da Instituição com a defesa e a preservação do meio ambiente natural e construído. Desta feita, além de adotar condutas sustentáveis, o IDP estimulará a comunidade acadêmica a desenvolver práticas sustentáveis.

A participação dos alunos nestes projetos integra o rol de atividades complementares à formação acadêmica.

(8)

CPA

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação da EDB criada nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, regulamentada pela portaria do MEC nº 2.051, de 09 de julho de 2004. Sua função é conduzir os processos de avaliação internos e propor melhorias para a Instituição. Para tanto, a CPA, periodicamente, coleta dados junto à comunidade acadêmica e à sociedade civil, considerando os cinco eixos de avaliação propostos pelo MEC. A partir de análise criteriosa dessas informações são propostas ações no âmbito da gestão, de infraestrutura e de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A CPA é composta por: a. Representação Discente Raul Nero Perius Ramos b. Representação Docente Olívia Rocha Freitas

c. Representação Técnico-Administrativo Darcneice Peres

d. Representação da Sociedade Civil Organizada Odair Lucietto

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Caso o aluno tenha algum comentário, questionamento ou alguma sugestão a fazer deverá preencher requerimento junto à Secretaria ou encaminhar um e-mail para graduacao@idp.edu.br.

O aluno também poderá se utilizar do meio de comunicação com a Ouvidoria –ouvidoria@idp.edu.br para apresentar questionamentos, dúvidas e elogios ao corpo docente, técnico educacional e à Instituição. A Escola de Direito de Brasília dispõe de um Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, localizado no 1º subsolo, para prestar atendimento

(9)

psicopedagógico ao aluno, visando aprimorar a relação ensino- aprendizagem, analisando questões que possam interferir em todas as dimensões do processo acadêmico. A solicitação de atendimento deve ser feita mediante formulário próprio disponível na Secretaria. Informações pelo email: nap@idp.edu.br.

A Secretaria recebe todos os requerimentos dos alunos e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 8 às 18h.

A Biblioteca oferece ao usuário acervo especializado em Administração Pública e um ambiente confortável com condições de estudo e pesquisa. O funcionamento para consultas e empréstimos é de segunda av sexta-feira, de 8h às 22h e aos sábados, de 8h às 18h.

O IDP dispõe de um acervo digital, ferramenta de apoio à pesquisa para tornar mais ágil o acesso e obtenção de informações e documentos da sua produção acadêmica e científica, disponível no link idp.edu.br/dspace Na Livraria Jurídica o aluno poderá adquirir as obras da Série IDP/Saraiva e todos os livros indicados com

desconto exclusivo.

TELEFONES ÚTEIS

Geral:(61) 3535.6565 Coordenação da Graduação:(61) 3535.6527 Secretaria:(61) 3535.6564 Financeiro:(61) 3535.6509 Biblioteca do IDP:(61) 3535.6596 Livraria Jurídica:(61) 3535.6540

(10)
(11)
(12)

MANUAL

DO ALUNO

DIREITO

2016

Email: graduaçao@idp.edu.br Telefone: (61) 3535-6565 Site:idp.edu.br www.idp.edu.br

Referências

Documentos relacionados

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se