• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PREGÃO AMPLO Nº 3/2009-ER01AF/ER01 PROCESSO Nº /2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PREGÃO AMPLO Nº 3/2009-ER01AF/ER01 PROCESSO Nº /2008"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PREGÃO AMPLO Nº 3/2009-ER01AF/ER01 PROCESSO Nº 53504.022113/2008

MODALIDADE: PREGÃO AMPLO REGIME DE EXECUÇÃO: INDIRETA TIPO: MENOR PREÇO

A AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - ANATEL, com Escritório Regional na Rua Vergueiro nº 3073, Vila Mariana, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ sob o nº 02.030.715/0002-01, torna público que fará realizar licitação na modalidade de Pregão Amplo, conforme descrito neste Edital e seus Anexos, e de conformidade com a Lei nº 9.472/97 e o Regulamento de Contratações da Anatel, publicado no DOU de 19 de janeiro de 1998, a Lei de Licitações nº 8.666/1993, a Lei Complementar nº 123/2006 e o Decreto nº 6.204/07, de acordo com o Ato nº 7.488, de 03/12/2008, emitido pelo Presidente da Anatel e publicado no Diário Oficial da União em 05/12/2008.

Os envelopes contendo a Proposta de Preços e os Documentos de Habilitação definidos no objeto deste Edital e seus Anexos, deverão ser entregues no local, data e horário seguintes: LOCAL: Rua Vergueiro nº 3073 – Vila Mariana – São Paulo/SP.

DATA: 07/12/2009

HORÁRIO: 10 horas e 30 minutos 1. DO OBJETO

1.1. O presente Pregão Amplo tem por objeto a contratação da prestação de serviços de manutenção das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, grupo gerador e de combate a incêndio no Escritório Regional de São Paulo, conforme especificações e condições deste Edital e seus Anexos.

2. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar deste Pregão Amplo os interessados que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, deste Edital e seus Anexos.

2.2. Não poderão participar empresas estrangeiras que não funcionem no País, os interessados que se encontrem sob falência, concordata, concurso de credores, dissolução, liquidação ou em regime de consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição, nem aqueles que tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a Administração Pública.

2.3. A licitação em tela será inicialmente dirigida exclusivamente para microempresas e empresas de pequeno porte.

2.3.1. Caso não haja o comparecimento de pelo menos 3 (três) fornecedores enquadrados no item 2.3, a licitação será estendida às demais empresas (médio e grande porte), que estiverem na sessão pública.

(2)

3. DO CREDENCIAMENTO

3.1. O representante da proponente deverá se apresentar para credenciamento junto ao Pregoeiro, devidamente munido de documento que o credencie a participar deste procedimento licitatório, respondendo por sua representada, devendo, ainda, no ato de entrega dos envelopes, identificar-se exibindo a Carteira de Identidade ou outro documento equivalente.

3.1.1. O credenciamento far-se-á por meio de instrumento público de procuração ou instrumento particular com firma reconhecida, com poderes para formular ofertas e lances de preços e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, em nome do proponente.

3.1.2. Em sendo sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, deverá apresentar cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura.

3.1.3. A microempresa ou empresa de pequeno porte deve apresentar declaração de que atende aos requisitos do Art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006 para fazer jus aos benefícios previstos na referida Lei, conforme modelo constante do Anexo IV.

3.1.4. Atenção: Os documentos necessários para o credenciamento, deverão ser apresentados à parte, independentemente dos documentos que compõem o envelope de habilitação que deverão ser apresentados em envelope lacrado.

4. DO RECEBIMENTO E DA ABERTURA DOS ENVELOPES

4.1. A reunião para recebimento e abertura dos envelopes contendo a Proposta de Preços e os documentos de habilitação será pública, dirigida por um Pregoeiro e realizada de acordo com o Regulamento de Contratações da Anatel, datado de 15/01/98 e publicado no DOU de 19/01/98, e em conformidade com este Edital e seus Anexos, no local e horário já determinados.

4.1.1. Os envelopes da Proposta de Preço e os documentos de habilitação, deverão ser apresentados fechados, contendo os seguintes dizeres:

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - ANATEL PREGÃO AMPLO Nº 3/2009-ER01

RAZÃO SOCIAL DO LICITANTE ENVELOPE “A” – PROPOSTA DE PREÇOS

ENVELOPE “B” - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO – composto pelos Documentos de Habilitação exigidos no item 7 deste Edital.

4.2. Antes do início da sessão, os interessados deverão comprovar por meio de instrumento próprio, conforme item 3 deste Edital, poderes para formulação de lances verbais, descontos e para a prática dos demais atos do certame.

(3)

4.3. Aberta a sessão, o(s) representante(s) da(s) licitante(s) entregará(ão) os envelopes contendo a proposta de preços e os documentos de habilitação.

4.4. As Propostas de preços dos Licitantes deverão seguir rigorosamente os modelos das propostas de preços do Anexo I do Edital que poderão ser retirados no endereço constante no item 15.13, ou através do site www.anatel.gov.br / Espaço do Cidadão/ Interação com a Sociedade/ Licitações/ Editais em andamento/ De aquisição/alienação, ou ainda, solicitada por meio do e-mail cintiar@anatel.gov.br. 5. DA PROPOSTA DE PREÇOS

5.1. As empresas licitantes deverão apresentar propostas impressas em 1 (uma) via, preferencialmente em papel timbrado, sem emendas, rasuras ou entrelinhas, e redigida com clareza em língua portuguesa, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, devidamente datada e assinada na última folha e rubricada nas demais, pelo proponente ou seu representante legal.

5.2. A Proposta de Preços deverá:

5.2.1. Ser apresentada em papel timbrado da empresa;

5.2.2. Indicar nome ou razão social do proponente, endereço completo, dados bancários; telefone, fax e endereço eletrônico (e-mail), estes dois últimos se houver;

5.2.3. Ter validade não inferior a 60 (sessenta) dias corridos, a contar da data de sua apresentação;

5.2.4. Ser apresentada com cotação de preços em moeda corrente nacional (R$ 1,00); 5.2.5. Conter preço para cada item cotado, conforme modelo de planilha constante do

Anexo I

I deste Edital;

5.2.6. Conter a somatória de preços de todos os itens expressa em algarismos e também por extenso. Em caso de divergência entre eles, serão considerados os valores por extenso;

5.2.7. Conter declaração expressa que os preços incluem todos os custos e despesas, tais como e sem se limitar a: custos diretos e indiretos, tributos incidentes, benefícios, transportes, lucro, treinamento e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste Edital e seus Anexos;

5.2.8. Conter oferta firme e precisa, sem alternativas de preços ou qualquer outra condição que induza o julgamento a ter mais de um resultado;

5.2.9. Conter a assinatura do responsável legal ou proprietário da empresa;

5.2.10. Ser apresentada juntamente com uma cópia autenticada da Declaração do Simples, caso optante.

5.3. Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos da proposta ou incorretamente cotados serão considerados como inclusos nos preços, não sendo considerados pleitos de acréscimos, a esse ou qualquer título, devendo os materiais serem fornecidos à Agência sem ônus adicionais.

5.4. Serão desclassificadas as propostas que não atenderem as exigências do presente Edital e seus Anexos e ainda, que apresentarem irregularidades ou defeitos capazes de dificultar a análise e o julgamento pelo Pregoeiro e pela Equipe de Apoio.

(4)

5.5. A apresentação da proposta implicará na plena aceitação, por parte do licitante, das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

6. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

6.1. Serão proclamados pelo Pregoeiro, o proponente que apresentar a proposta de menor preço global anual e os proponentes que apresentarem as propostas com preços até 10% superiores àquele. Se não houver pelo menos três ofertas de acordo com essa condição, será(ão) proclamado(s) o(s) proponente(s) que apresentar(em) a(s) melhor(es) propostas(s), até o máximo de 3 (três), quaisquer que sejam os preços oferecidos, conforme disposto no Art. 10 do Regulamento de Contratações da Agência.

6.2. Aos proponentes proclamados conforme subitem 6.1, será dada oportunidade para nova disputa, por meio de lances verbais, sucessivos, de valores distintos e decrescentes, em relação à proposta de menor preço.

6.3. Após esse ato, será encerrada a etapa competitiva e ordenadas as propostas, exclusivamente pelo critério de menor preço.

6.4. No caso de haver participação de empresas de médio e grande porte na sessão pública de que trata o item 2.3.1 deste documento, será assegurado como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte (Lei Complementar nº 123/2006).

6.5. Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno participantes sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta melhor classificada.

6.6. Para efeito do disposto no item 6.3 deste Edital, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

a) A microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;

b) Não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma da letra “a” deste item 6.5, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese dos itens 6.3 e 6.4 deste Edital, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

6.7. A microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.

6.8. O disposto no item 6.3 deste edital somente se aplicará quando a menor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

6.9.

Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente

desistente às penalidades constantes no item 10 deste Edital.

6.10. Na hipótese de não contratação nos termos previstos nos itens 6.3 e 6.5 deste edital, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

6.11. Encerrada a etapa competitiva o Pregoeiro examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor, da primeira classificada, decidindo motivadamente a respeito.

(5)

6.12. Sendo aceitável a oferta, será verificado o atendimento das condições habilitatórias do licitante que a tiver formulado:

6.12.1. Com base nos dados cadastrais, assegurado o direito de atualizar seus dados no ato; ou,

6.12.2. Quando for o caso, da documentação apresentada na própria sessão.

6.13. Constatado o atendimento pleno às exigências editalícias, será declarado o proponente vencedor, sendo-lhe adjudicado o objeto deste Edital.

6.14. Se a oferta não for aceitável ou se o proponente não atender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará as ofertas subsequentes, na ordem de classificação, até a apuração da melhor proposta, sendo o respectivo proponente declarado vencedor e a ele adjudicado o objeto deste Edital.

6.15. Da reunião, lavrar-se-á ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências relevantes e que, ao final, será assinada pelo Pregoeiro, pela equipe de apoio e pelo(s) representante(s) da(s) licitante(s) presente(s).

6.16. Verificando-se, no curso da análise, o descumprimento de requisitos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, a proposta será desclassificada.

6.17. Não será considerada qualquer vantagem não prevista no objeto deste Edital e de seus Anexos.

6.18. Se o licitante vencedor recusar-se a prestar os serviços sem justificativa, a sessão será retomada e os demais licitantes chamados, na ordem de classificação para fazê-lo nas mesmas condições da proposta vencedora.

7. DA HABILITAÇÃO

7.1. Os Documentos de Habilitação deverão ser entregues em envelope individual, devidamente fechado, conforme relação a seguir:

7.1.1. Relativos à Habilitação Jurídica:

7.1.1.1. Registro comercial, para empresa individual;

7.1.1.2. Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, para as sociedades empresariais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado dos documentos comprobatórios de eleição de seus administradores;

7.1.1.3. Inscrição do ato constitutivo, devidamente registrado, acompanhada de prova da diretoria em exercício, para as sociedades simples e demais entidades.

7.1.1.4. Decreto de autorização, em se tratando de empresa estrangeira em funcionamento no país, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

7.1.2. Relativos à Regularidade Fiscal:

7.1.2.1. Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

(6)

7.1.2.2. Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver, relativa ao domicílio ou sede do proponente;

7.1.2.3. Prova de regularidade perante as Fazendas Federal (Dívida Ativa da União e Receita Federal), Estadual e Municipal do domicílio ou sede do proponente; 7.1.2.4. Prova de regularidade perante a Seguridade Social (INSS) e Fundo de Garantia

por Tempo de Serviço (FGTS).

7.1.3. Relativos à Qualificação Econômico Financeira:

7.1.3.1. Balanço Patrimonial e demais demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentadas na forma da Lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrados há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta; 7.1.3.2. No caso de empresa constituída no mesmo exercício financeiro, a exigência do

item 7.1.3.1. será atendida mediante a apresentação dos balancetes de constituição e do mês anterior ao da data fixada para a realização do pregão. conforme disposto no § 1° do art.23 do Regulamento de Contratação da Anatel, adaptado.

7.1.3.2.1 A comprovação da boa situação financeira da empresa não enquadrada como microempresa ou empresa de pequeno porte será baseada na obtenção do índice de Solvência Geral (SG) igual ou maior a 1 (um), calculado e demonstrado pelo licitante, na proposta, por meio da seguinte fórmula:

SG =

Ativo Total

= ou > 1; Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

7.1.3.3. Certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica. Caso não possuam prazos de validade, somente serão aceitas com data não excedente a 60 (sessenta) dias de antecedência da data prevista para apresentação das propostas.

7.1.4. Relativos à Qualificação Técnica:

7.1.4.1. Apresentação de atestado de capacidade técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, comprovando que a proponente executou ou executa serviços similares ao objeto deste edital.

7.1.4.2. Apresentação de declaração, elaborada e assinada pela própria proponente, de que realizou vistoria no local onde serão realizados os serviços.

7.1.4.3. Apresentação de Certidão expedida pelo CREA que comprove que a atividade da empresa é compatível com o objeto deste edital e que exista Engenheiro Elétrico e Engenheiro Civil no do quadro de Responsáveis Técnicos (RT)

7.1.4.4. Comprovação de que a licitante dispõe em seu quadro de profissionais, Engenheiro Elétrico e Engenheiro Cível através da apresentação de contrato

(7)

social, se sócio; ou carteira de trabalho; ou ficha de registro de empregado ou contrato de prestação de serviços.

7.2. Relativa ao Cumprimento de Dispositivos Constitucionais:

7.2.1. Apresentar Declaração escrita e assinada pelo(s) representantes(s) legal(is) da proponente, na forma dos modelos constantes no Anexo III, para fins de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal, consoante exigência do artigo 27, V, da Lei n.º 8.666/93, redação acrescida pela Lei n.º 9.854, de 27 de outubro de 1999.

7.3. Disposições Gerais da Habilitação:

7.3.1. Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, em cópia autenticada por cartório competente, em publicação da imprensa oficial ou em cópias simples, desde que acompanhadas dos originais para conferência pelo Pregoeiro;

7.3.2.

As empresas regularmente cadastradas no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, instituído pela Secretaria de Administração Federal, conforme Instrução Normativa nº 05, de 21/7/95, e que estiverem habilitadas no mesmo, ficarão dispensadas de apresentar os documentos de que tratam os subitens 7.1.2. e 7.1.3 (exceto 7.1.3.3 - certidão negativa de falência ou concordata, que deverá ser apresentada).

7.3.3. As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição (Lei Complementar nº 123/2006).

7.3.4. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal das microempresas ou empresas de pequeno porte, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, a emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa

7.3.4.1. O prazo estabelecido no item 7.3.4 poderá ser prorrogado por igual período, desde que requerido pelo licitante, a não ser que exista urgência na contratação ou prazo insuficiente para o empenho devidamente justificados.

7.3.5. A não regularização da documentação, no prazo previsto no item 7.3.4. e subitem 7.3.4.1 deste edital, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

7.3.6. Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitações de documento em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos.

7.3.7.

Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos e, observado ainda o disposto nos itens 15.11 e 15.12 deste Edital, o Pregoeiro considerará o proponente inabilitado.

(8)

7.3.8. Documentos apresentados com a validade expirada acarretarão a inabilitação do proponente.

7.3.9. A comprovação de regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte também será exigida para efeito de assinatura do contrato.

7.3.10. Se as certidões referidas no item anterior não comprovarem a situação regular do licitante, a sessão será retomada e os demais chamados, na ordem de classificação, para fazê-lo nas condições de suas respectivas ofertas, observando que o pregoeiro examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

8. DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

8.1. Até a data fixada para recebimento das propostas qualquer pessoa poderá peticionar contra o ato convocatório.

8.2. A petição poderá ser feita na própria sessão de recebimento, e, se oral, será reduzida a termo em ata.

9. DOS RECURSOS

9.1. Todos os recursos serão interpostos no final da sessão, com registro em ata da síntese das suas razões e contra-razões, podendo os interessados juntar memoriais no prazo de 3 (três) dias úteis.

9.2. Em casos especiais, quando complexas as questões debatidas, o Pregoeiro concederá, àqueles que manifestarem a intenção de recorrer, prazo suficiente para apresentação das correspondentes razões, ficando os demais desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos. 9.3. O recurso contra decisão do Pregoeiro não terá efeito suspensivo.

9.4. O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

9.5. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, na Anatel/SP, situada na Rua Vergueiro nº 3073, Vila Mariana, São Paulo, SP. O pedido de vistas deve ser efetuado por meio da página da Anatel na Internet www.anatel.gov.br, clicando em “Sistemas Interativos” e “SASC - Atendimento na Sala do Cidadão”.

9.6. Decididos os recursos, a autoridade competente homologará a adjudicação para determinar a contratação, se, entendendo-a ainda conveniente e oportuna, constatar também a regularidade dos atos do procedimento.

10. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

10.1. O licitante que não mantiver a proposta, apresentá-la sem seriedade, falhar ou fraudar este Edital, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, será sancionado com o impedimento de contratar com a Agência e, se for o caso, com o descredenciamento no cadastro, sem prejuízo da

(9)

multa prevista no item 10.2.1. deste documento e das demais sanções previstas na legislação.

10.2. Se o licitante vencedor, sem justificativa e mesmo que parcialmente, recusar-se a prestar os serviços que lhe forem adjudicados, ou ainda, atrasar o início da prestação dos serviços, sujeitar-se-á as penalidades seguintes, sem prejuízo da aplicação de outras cabíveis:

10.2.1. multa de 10% sobre o valor total do objeto que lhe foi adjudicado;

10.2.2. suspensão temporária de participar de licitações e impedimento de contratar com a Anatel por prazo não superior a 2 (dois) anos; e,

10.2.3. declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública. 10.3. As sanções previstas acima poderão ser aplicadas cumulativamente.

10.4. Pela prática de irregularidades relacionadas com a contratação ou inexecução total ou parcial do Contrato, a CONTRATANTE poderá aplicar à CONTRATADA, garantida a prévia defesa, as seguintes penalidades:

a) advertência;

b) multa limitada a 10% do valor total do contrato;

c) suspensão temporária de participar de licitação e impedimento de contratar com a Administração por prazo não superior a 2 (dois) anos;

d) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos que determinaram sua punição, ou até que seja promovida a sua reabilitação, perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a contratada ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e depois de decorrido o prazo de sanção aplicada com base na alínea anterior.

10.5. As penalidades previstas nas alíneas “a”, “c” e “d” do item 10.4 poderão ser aplicadas cumulativamente com a penalidade prevista na alínea “b” do mesmo item. 10.6. O valor das multas aplicadas será descontado dos pagamentos eventualmente

devidos pela CONTRATANTE, ou, quando for o caso, cobrado judicialmente.

10.7. A sanção estabelecida na alínea d) do subitem 10.4, é de competência exclusiva do Ministro de Estado, facultada a defesa do interessado no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias da abertura de vista, podendo a reabilitação ser requerida após 2 (dois) anos de sua aplicação.

10.8. As sanções previstas nas alíneas c) e d) do subitem 10.4, poderão também ser aplicadas à empresa que:

a) tenha sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos;

b) tenha praticado atos ilícitos visando frustrar os objetivos da licitação;

c) demonstre não possuir idoneidade para contratar com a administração em virtude de atos ilícitos praticados.

(10)

11.1. A aceitação dos serviços será feita após o atesto do representante da Administração, conforme Portaria nº 36, de 28/01/2009.

12. DOS PRAZOS e DO LOCAL DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

12.1. O prazo para prestação dos serviços será de 12 (doze) meses, podendo ser renovado por iguais e sucessivos períodos até o limite máximo de 60 (sessenta) meses, de acordo com o art. 57, II, da Lei nº 8.666/93.

12.2. Os serviços serão prestados na Rua Vergueiro nº 3073, Vila Mariana, São Paulo, SP, CEP 04101-300.

13. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DO PAGAMENTO

13.1. As despesas decorrentes da contratação, objeto desta Licitação, correrão à conta dos recursos consignados no Orçamento Geral da União, para o exercício de 2009, a cargo da Anatel, cujos programas de trabalho e elemento de despesa específicos constarão da respectiva Nota de Empenho.

13.2. Nenhum valor será pago a título de antecipação e todo pagamento corresponderá ao serviço que for efetivamente prestado, segundo o que for atestado pelo fiscal do contrato.

13.3. O pagamento será efetuado por meio de Ordem bancária, em até 10 (dez) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil após o registro de recebimento do documento de cobrança no Protocolo ou aceitação dos serviços, o que ocorrer por último.

13.4. A Nota Fiscal/Fatura deverá especificar o número da Nota de Empenho emitida pela Anatel.

13.5. A Nota Fiscal deverá ser emitida com o CNPJ indicado na Nota de Empenho.

13.6. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a contratada não tenha concorrido de alguma forma para tanto, fica convencionado que o índice de compensação financeira devido pela contratante, será calculado mediante aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP. Onde:

EM = encargos moratórios;

N = número de dias entre a data prevista e a do efetivo pagamento; VP = valor da parcela a ser paga;

I = índice de compensação financeira = X,XXXXX, assim apurado:

I = (TX)/365 I = (X,XX/100)/365 I = X,XXXXXX TX = Percentual da taxa anual apurada pelo IPCA/IBGE = X,XX%

13.6.1. A compensação financeira prevista nesta condição será cobrada na Nota fiscal/fatura a ser emitida após a ocorrência.

(11)

13.6.2. Não serão efetuados quaisquer pagamentos enquanto perdurar pendência de liquidação de obrigações em virtude das penalidades impostas à contratada ou inadimplência contratual, inclusive.

13.6.3. É vedado à contratada, descontar em estabelecimentos financeiros, duplicatas referentes às parcelas de pagamentos relativos a esta contratação.

14. DA REPACTUAÇÃO DOS PREÇOS

14.1. Será admitida a repactuação dos valores contratados, visando a adequação aos novos preços de mercado, de forma a comprovar a continuidade da contratação mais vantajosa, observando o interregno mínimo de um ano contado a partir da data da proposta e a demonstração analítica da variação dos componentes dos custos, devidamente justificada/comprovada.

14.1.1. Fica estabelecido o prazo de um mês contado da data da ratificação do acordo, convenção ou dissídio coletivo de trabalho, para que o contratado exerça o seu direito a repactuação, sob pena de preclusão dos seus efeitos retroativos, fazendo com que os efeitos financeiros da repactuação passem a valer apenas a partir da data do pedido.

14.1.2. Os efeitos financeiros da repactuação retrocederão a partir das majorações salariais da categoria (acordo, convenção ou dissídio coletivo de trabalho ou equivalente), podendo ser exercido o direito após observado o interregno mínimo de 1 (um) ano da data da homologação da convenção ou acordo coletivo que fixar o novo salário da categoria abrangida, desde que esteja na vigência do contrato, ou seja, até a data da prorrogação contratual subseqüente, sendo certo que, se não o for de forma tempestiva, haverá a preclusão do direito do contratado de repactuar.

14.1.3. No caso de categoriais profissionais com datas-base diferenciadas, a data inicial para contagem da anualidade será a data-base da categoria profissional que represente a maior parcela do custo de mão-de-obra.

14.2. Nas repactuações subseqüentes à primeira, a anualidade será contada a partir da data da última repactuação ocorrida.

14.3. Quando da solicitação da repactuação, esta somente será concedida mediante negociação entre as partes, considerando-se:

14.3.1. os preços praticados no mercado e em outros contratos da Administração; 14.3.2. as particularidades do contrato em vigência;

14.3.3. o novo acordo ou convenção coletiva das categorias profissionais; 14.3.4. a nova planilha com a variação dos custos apresentada;

14.3.5. indicadores setoriais, valores oficiais de referência ou outros equivalentes; e 14.3.6. a disponibilidade orçamentária do órgão ou entidade contratante.

14.4. A decisão sobre o pedido de repactuação deve ser feita no prazo máximo de sessenta dias, contados a partir da solicitação e da entrega dos comprovantes de variação dos custos.

14.4.1. O prazo referido neste item ficará suspenso enquanto a contratada não cumprir os atos ou apresentar a documentação solicitada pela contratante para a comprovação da variação dos custos.

(12)

14.4.2. No caso de repactuação, será lavrado termo aditivo ao contrato vigente.

14.5. A contratante poderá realizar diligências para conferir a variação de custos alegada pela contratada.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. O presente Edital e seus Anexos, bem como a proposta do licitante vencedor farão parte integrante desta contratação, independentemente de transcrição.

15.2. É facultado ao Pregoeiro ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

15.3. Fica assegurado à Anatel o direito de, no interesse da Administração, anular ou revogar, a qualquer tempo, no todo ou em parte, o presente Pregão Amplo, dando ciência aos participantes, na forma da legislação vigente.

15.3.1. No caso de revogação e invalidação do procedimento licitatório, ficará assegurada oportunidade de ampla e prévia manifestação do(s) licitante(s).

15.4. É facultado a Anatel, quando o convocado não assinar, aceitar ou retirar o instrumento contratual, no prazo e condições estabelecidos, convocar os proponentes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços, ou revogar o Pregão Amplo.

15.5. Os proponentes assumem todos os custos de preparação e apresentação de sua proposta e a Anatel não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

15.6. Os proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

15.7. Após apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro na Sessão Pública ou posteriormente pela Autoridade Competente que aprovou o Edital.

15.8. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no horário e local aqui estabelecidos, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

15.9. Fazem parte deste Edital os seguintes anexos: - Anexo I – Termo de Referência;

- Anexo II – Planilha de Preços;

- Anexo III – Cumprimento de Dispositivo Constitucional;

- Anexo IV - Declaração de enquadramento como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte;

(13)

15.10. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente normal na Anatel.

15.11. O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que sejam possíveis a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública de pregão amplo.

15.12. As normas que disciplinam este pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro contrato.

15.13. Qualquer pedido de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital e seus Anexos, deverá ser encaminhado, por escrito, ao Pregoeiro, na Rua Vergueiro nº 3073, Vila Mariana, São Paulo, SP, CEP 04.101-300, ou por meio do Fax: (0**11) 2104-8889.

15.14. As empresas que retirarem o Edital deverão acompanhar as informações decorrentes de esclarecimentos e respostas a questionamentos no site da Anatel, ou seja: www.anatel.gov.br - Seção Espaço do Cidadão – Interação com a Sociedade – Licitações – Editais em Andamento – De aquisição/alienação, não cabendo alegações de desconhecimento das referidas respostas no futuro.

15.15. A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação. 15.16. Aos casos omissos aplicam-se as demais disposições constantes do Regulamento

de Contratações desta Agência, de 15/01/98, publicado no DOU de 19/01/98 e na Lei nº 8.666/93.

15.17. Para dirimir as questões oriundas do presente Edital é competente o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária de São Paulo.

São Paulo, 24 de novembro de 2009.

CÍNTIA FIRENCE RAMOS Pregoeira

Referências

Documentos relacionados

Como parte de um estudo empírico mais amplo desenvolvido no âmbito de uma investigação de mestrado (Aparas, 2008), o presente trabalho tem como objectivo

Summary of the analysis of variance for the values of photosynthesis (A), stomatal conductance (gs), transpiration (E) and leaf contents of N, P and K as a function of the

II – de que a licitante se compromete a, se possível, reparar qualquer vício ou substituir o item, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, contados da

De acordo com o gráfico 1, a maioria dos entrevistados, ou seja, 81% respondeu que conhece o serviço de limpeza de estofados, em contrapartida, aproximadamente 19%

Considerando a Portaria 039/2017-CECA, que institui a Comissão do Processo Seletivo para alunos regulares, com ingresso em 2018, do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de

Depois de atendidas as etapas do processo de homologação e os demais dispositivos constantes nesta especificação técnica, a homologação final do novo fabricante

Assim é que, numa tentativa de democratizar o controle concentrado brasileiro das normas, principalmente, tendo em vista a desvalorização do controle difuso de constitucionalidade

1) Atender a todas as exigências constantes no Edital do Pregão, na forma eletrônica, nº 026/2015 e seus anexos. 3) Elaborar os avisos de leilão para publicação