• Nenhum resultado encontrado

Período de análise documental 16/06/2021 à 17/06/2021 Publicação do resultado final 18/06/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Período de análise documental 16/06/2021 à 17/06/2021 Publicação do resultado final 18/06/2021"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

​​​​​​​SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

EDITAL N.º 19, DE 08 DE JUNHO DE 2021

Estabelece Normas para Seleção simplificada de candidatos ao Auxílio Emergencial para Conectividade à Internet oferecida pelo IF Goiano

-Campus Iporá

O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS IPORÁ , no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria nº 109, de 17 de janeiro de 2020, publicada no D.O.U de 20 de janeiro de 2020, torna público o Edital n° 19, de 08 de junho de 2021, destinado à concessão de Auxílio Emergencial para Conectividade à Internet com a finalidade de atender os estudantes matriculados em curso presencial e sem acesso à internet, no contexto de manutenção do calendário acadêmico com suspensão das aulas presenciais e substituição por atividades não presenciais com utilização da modalidade de Educação a Distância, devido à medida de isolamento social imposta pela pandemia Covid-19, de acordo com a Declaração de Emergência em Saúde Pública emitida pelo Ministério da Saúde. Assim, estabelece critérios e instruções, conforme segue:

1. DO CRONOGRAMA

ETAPAS DATAS

Publicação do Edital (Site Institucional) 09/06/2021 Início de pedido do Auxílio (Inscrições) 09/06/2021 à 15/06/2021

Período de análise documental

16/06/2021 à 17/06/2021

Publicação do resultado final

18/06/2021

2. DAS FINALIDADES E OBJETIVOS 2.1.

2.1. O Auxílio Emergencial para Acesso à Internet, em caráter emergencial, previsto neste Edital possui a finalidade de estender a proteção social aos estudantes em situação de vulnerabilidade que, devido à impossibilidade de meios de acesso à internet, para acompanhamento das atividades curriculares não presenciais, ou que, por alguma questão recente de risco social, não consigam suprir despesas que garantam a permanência e o êxito nos estudos no período de calamidade pública em vigor.

3. DO PÚBLICO ALVO

3.1. O Auxílio Emergencial de Acesso à Internet se destina somente aos estudantes em situação de vulnerabilidade social de cursos presenciais que não conseguem acessar as atividades a distância propostas pelos docentes por falta de recursos financeiros para contratação de serviço de internet ou aquisição de pacotes de dados móveis.

4. DOS PRÉ-REQUISITOS

4.1. Para inscrever-se no Programa de Assistência Estudantil, o estudante deverá atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: a) Receber bolsa família;

b) Estar inscrito no Programa Auxílio Emergencial do Governo Federal para trabalhadores informais;

c) Possuir renda familiar per capita bruta, definida como sendo a soma de toda a remuneração familiar bruta, dividida pelo número de integrantes da família, de até um salário-mínimo e meio, nos 30 dias anteriores à data de publicação deste edital.

4.2. A ordem de prioridade de seleção é para aqueles que atenderem primeiramente os critérios das alíneas “a” e “b” do item 4.1; 4.3. Em caso de empate em todos os critérios, a ordem de inscrição será o critério de desempate.

4.4. ATENÇÃO: O candidato que comprovar receber bolsa família ou estar inscrito e/ou receber o auxílio emergencial do governo federal para trabalhadores informais, não precisará comprovar a renda per capita bruta, os demais, obrigatoriamente deverão apresentar a renda per capita bruta.

5. DA DISPONIBILIDADE DE BOLSAS E VALOR

QUANTIDADE VALOR (R$)

50 100,00

5.1.

5.1. As vagas e o valor poderão ser alteradas conforme a disponibilidade de recurso orçamentário.

6. DA INSCRIÇÃO

6.1. Poderão se inscrever estudantes em situação de vulnerabilidade social de cursos presenciais no período de 09/06/2021 à 15/06/2021; 6.2. Não poderão se inscrever estudantes que recebem o auxílio permanência, respeitando a Resolução nº 075/2015 de 04 de dezembro de 2015, que diz em seu Art. 4° que é vedado o acúmulo de 2 (dois) auxílios de caráter assistencial;

6.3. A solicitação do auxílio pelos alunos se dará por meio do preenchimento do Termo de Autodeclaração (Anexo I);

(2)

de Nascimento;

6.5. Apresentação do cartão do bolsa família ou documento do órgão gestor do bolsa família comprovando o recebimento do benefício; 6.6. Apresentação de comprovante de inscrição no Programa Auxílio Emergencial do Governo Federal para trabalhadores informais (para ver sua inscrição/solicitação acesse: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio);

6.7. Apresentação de cópia do comprovante de renda bruta (ocupação/profissão/ofício) de todos os familiares maiores de 18 anos, podendo ser: contracheque, carteira de trabalho assinada e atualizada; aposentados apresentar extrato bancário de recebimento de aposentadoria / pensão;

6.8. Em se tratando de profissional liberal/autônomo, apresentar (Anexo II) declaração Particular de Renda Autônomo;

6.9. Em se tratando de pessoa da família maior de 18 anos desempregado(da), apresentar Declaração de Não Exercer Atividade Remunerada (Anexo III);

6.10. Apresentação da composição familiar e situação socioeconômica (Anexo IV);

6.11. A análise socioeconômica será feita respeitando a ordem de inscrição dos candidatos, no período de 16 à 17/06/2021. Tendo a análise sido feita, será encaminhada ao Setor de Assistência Estudantil;

6.12. A equipe do Setor de Assistência Estudantil organizará as solicitações do campus, sistematizando uma lista por curso contendo nome completo, CPF e dados bancários e encaminhará, via SUAP, ao Diretor Geral que, por sua vez, enviará para a Gerência de Administração que fará o pagamento do Auxílio Conectividade à Internet aos estudantes.

6.13. Toda documentação deverá ser encaminhada para o e-mail assistenciaestudantil.ipora@ifgoiano.edu.br do Setor de Assistência Estudantil, em um único arquivo em formato PDF, arquivo renomeado com o nome completo do candidato.

6.14. O estudante terá acesso ao auxílio conectividade a partir do dia 01 de junho de 2021. 7. DO VALOR DA BOLSA

7.1. O estudante que fizer jus ao recebimento do auxílio receberá o valor mensal de R$ 100,00 (cem reais), por um período de 07 (sete) meses, contados a partir do dia 01 (dois) de junho de 2021, podendo ser prorrogado enquanto durar o período de isolamento social com manutenção do calendário acadêmico, suspensão das aulas presenciais e desenvolvimento de atividades não presenciais por meio da modalidade de Educação à Distância.

7.2. Os auxílios serão executados considerando o limite de disponibilidade orçamentária do IF Goiano – Campus Iporá. 8. DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO

8.1. O auxílio financeiro será concedido em forma de pecúnia para garantir o acesso à internet dos estudantes em situação de vulnerabilidade social de cursos presenciais do IF Goiano – Campus Iporá.

8.2. É de inteira responsabilidade do estudante ou de seu responsável, a contratação de empresa para fornecimento de serviço de internet.

8.3. Os contratos deverão estar no nome do estudante ou do responsável legal , uma vez que não é possível a comprovação de uso pelo estudante se o contrato estiver em nome de terceiros.

8.4. Serão considerados apenas contratos firmados em data igual ou posterior a data de lançamento desse Edital , uma vez que não é possível que a instituição venha a arcar com despesas de internet que já existiam anteriormente, as quais já eram custeadas pelo estudante antes do evento que provocou a concessão do Auxílio Emergencial de Acesso à Internet.

9. DO PAGAMENTO DO AUXÍLIO

9.1. O estudante deverá informar no Termo de Autodeclaração os dados bancários (somente número de conta em nome do próprio aluno) -não permitido conta conjunta ou digital. Caso seja selecionado, o pagamento do auxílio será realizado na própria conta. Caso o estudante -não tenha conta bancária em seu nome, o IF Goiano fará o pagamento por meio de ordem bancária em Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no Banco do Brasil. A comunicação de pagamento será divulgada por meio dos meios de comunicação do IF Goiano.

10

10. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

10.1. O estudante beneficiado deverá encaminhar a cópia do comprovante de aquisição de dados para Internet (nota fiscal/cupom fiscal ou contrato de prestação de serviço de conexão) e as cópias das faturas pagas correspondentes ao mês ao Setor de Assistência Estudantil do Campus Iporá, através do e-mail assistenciaestudantil.ipora@ifgoiano.edu.br colocando no assunto do e-mail a palavra COMPROVANTE.

11. DO ACOMPANHAMENTO.

11.1. O estudante será acompanhado por meio do relatório de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e pelo Setor de Assistência Estudantil do Campus Iporá.

12. DO CANCELAMENTO DA BOLSA

12.1. A qualquer tempo, o estudante poderá solicitar o desligamento deste auxílio.

12.2. O Auxílio Emergencial de Acesso à Internet poderá ser suspenso por iniciativa do IF Goiano – Campus Iporá, caso o estudante não esteja comprometido com as atividades não presenciais ou tenha declarado falsas informações para concessão da bolsa.

13. DA DEVOLUÇÃO DE RECURSO

13.1. O estudante e/ou seu responsável legal (para menores de 18 anos) que declarar falsas informações, por não se tratar de discente em condição de vulnerabilidade financeira, ou que não utilizar o recurso para contratação de acesso à internet ou, utilizando, não participar das atividades remotas, obrigatoriamente deverá fazer a devolução do recurso ao erário público por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), além de responder as sanções disciplinares do IF Goiano e do Código Penal Brasileiro, passível de suspensão de futuros processos seletivos.

13.2. O estudante que NÃO comprovar as despesas, conforme o item 10.1, deverá devolver os valores recebidos por meio de GRU.

(3)

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1. A solicitação do Auxílio Emergencial de Acesso à Internet pelo estudante implica na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, da qual o estudante não poderá alegar desconhecimento.

14.2. O preenchimento correto do Termo de Autodeclaração, bem como a veracidade das informações serão de inteira responsabilidade do estudante ou responsável, sendo passível de implicações penais, caso haja utilização de má fé.

14.3. É de inteira responsabilidade do estudante ou responsável o acompanhamento de todas as informações a respeito do conteúdo deste Edital no site institucional.

14.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo Setor de Assistência Estudantil do Campus Iporá, respeitando-se a legislação vigente.

Iporá, 08 de junho de 2021.

Assinado Eletronicamente

Marcelo Medeiros Santana Diretor-Geral IF Goiano - Campus Iporá

(4)

Anexo I

Termo de Autodeclaração

Eu,___________________________________________________________________, registrado (a) no CPF sob número ______.______.______-____, residente no endereço:

Rua/Av. ______________________________________________________, nº______, Apto:_____, Bairro:______________________________________________________, na cidade de __________________________________________, CEP_______-____, Tel. (__)______-_____, regularmente matriculado(a) no IF Goiano – Campus Iporá, no curso (_) Técnico Integrado (_) Superior ___________________________________ no (a)_________ (Série, módulo, semestre)

Declaro que atualmente não tenho meios de acesso à internet nem mesmo condições financeiras de custear plano de dados ou contrato com empresa provedora de internet, que me permitam acessar e executar as atividades remotas disponibilizadas pelos docentes. Da mesma forma, declaro estar ciente da legislação sobre o art. 299 do Código Penal que dispõe ser crime "omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou nele inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita com fim de prejudicar, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante", bem como das normas internas.

DECLARO CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA com o Edital de Auxílio Emergencial de Acesso à Internet ofertado pelo IF Goiano – Campus Iporá, que sendo contemplado(a), será utilizado exclusivamente para auxílio no pagamento de pacote de dados ou contratação de provedor de internet, a fim de que possa realizar as atividades remotas propostas pelos docentes que ministram aulas no curso no qual estou matriculado(a), durante o período de isolamento social definido em razão da pandemia do Covid-19.

Dados da conta bancária:

Banco:_______________________________________________________________ Agência: ____________________ Operação: __________

Número da Conta: ________________________ Tipo de Conta: ( ) Conta Corrente ( ) Conta Poupança

Telefones para contato: (___) __________-________ / (___) __________-________ E-mail para contato:______________________________________________________ OBS.: A conta, obrigatoriamente, deverá ter como titular o(a) próprio(a) estudante. ____________________________ (local), _____ de _______________ de 2021.

_____________________________ _______________________________

Assinatura do(a) Estudante Assinatura do(a) Responsável Legal

(5)

ANEXO II

DECLARAÇÃO PARTICULAR DE RENDA (POR CONTA PRÓPRIA_AUTÔNOMO)

Eu,__________________________________________________________________________, natural de __________________________, estado civil _______________________, profissão _______________________________________________________, inscrito(a) no CPF sob nº. ____________________, portador (a) da cédula de identidade nº. ________________________ órgão expedidor_______________, residente e domiciliado

à____________________________

____________________________________________________________________________,

pai ( ), mãe ( ), responsável ( ) do(a), pelo candidato(a) ______________________________ _____________________________________________________________________________

DECLARO sob as penas da lei, e para fins de apresentação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá, que recebo uma renda mensal aproximada de R$ __________________________, proveniente das seguintes atividades: (mencionar quais atividades desenvolve, inclusive os “bicos”)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Declaro ainda, a inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações e/ou documentos falsos ou divergentes implicam no cancelamento da inscrição no Processo de Seleção do acadêmico supracitado. Por ser verdade, firmo o presente instrumento.

_________________, _____ de __________ de 2021.

_____________________________________________________________ ASSINATURA

(6)

ANEXO III

DECLARAÇÃO DE NÃO EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA

EU,________________________________________________________________________________, portador do RG______________Órgão Expedidor______e do CPF __________________ declaro, sob as penas da lei, e para fins de apresentação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá, que não exerço atividade remunerada. Declaro ainda, a inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações e/ou documentos falsos ou divergentes implicam no cancelamento da inscrição do aluno _____________________________________________________________ do Processo de Seleção em questão.

__________________ , _____ de ______________ de ______.

Assinatura

(7)

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, como a meta e os objetivos específicos propostos foram atingidos visto que foram identificados e quantificados os fatores que influem no uso da bicicleta

Um escritório localizado em um edifício cuja envoltória já obteve classificação decide obter também a etiqueta parcial para o sistema de iluminação do

O trabalho tem como objetivo propor um modelo para análise e planejamento estratégico da comunicação nas políticas públicas, considerando que os modelos correntes não dão

Fazendo uso da Teoria das Representações Sociais buscamos saber quais representações sobre a imigração são construídas a partir das exposições do maior museu da cidade

Estes botões permitem seleccionar as entradas activas do amplificador NAD C300, bem como o sinal audio enviado para os altifalantes, para as saídas Tape e para os terminais PRE OUT8.

A obra possui três personagens principais: movido pelo trauma da ruína do pai, Alexandre é um “homem de bem” e dono do Império; movida pelo trauma do bullying, Raquel é

Estruturação da operação de financiamento em regime de Project Finance Assessoria Financeira Estruturação e montagem de operação de financiamento aos accionistas 2009

Considerando-se que o reconhecimento desses problemas representa um primeiro passo para conduzir o planejamento de estratégias, para melhorar o acesso a informações das