• Nenhum resultado encontrado

- Um painel hilariante das neuroses da vida contemporânea. - Quatro atores premiados dando vida à quase uma centena de personagens.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- Um painel hilariante das neuroses da vida contemporânea. - Quatro atores premiados dando vida à quase uma centena de personagens."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

- Um painel hilariante das neuroses da vida contemporânea.

- Quatro atores premiados dando vida

à quase uma centena de personagens.

- Uma sátira impiedosa das mazelas de nosso tempo.

- Uma comédia vertiginosa, encontro do humor verbal de Groucho Marx

com a inventividade anárquica do Monty Phyton.

(3)
(4)

Não Nem Nada é o primeiro texto escrito pelo jovem cantor, compositor e dramaturgo Vinicius Calderoni - dono de uma bem sucedida carreira como músico no grupo 5 a Seco -, dirigido pelo próprio Vinicius em parceria com Rafael Gomes, premiado dramaturgo, encenador e cineasta.

Em doze cenas interligadas como num enorme plano-sequência cinematográfico, quatro atores dão vida a quase uma centena de personagens, uma variada fauna de tipos que inclui atendentes de telemarketing, apresentadores de televisão, políticos corruptos, ex-integrantes de reality show, dentre muitos outros personagens que compõem uma fauna humana rica, diversa e divertidíssima.

Através do desenrolar das cenas, o espectador vai viajando por uma montanha russa de sensações, variando tempos e espaços: de um consultório médico para uma central de atendimento telefônico; de lá para um restaurante chique, seguindo para os estúdios de um programa televisivo que comenta lançamentos literários e assim sucessivamente. Nessa empreitada, os atores se alternam velozmente entre diversos personagens, como se disputassem uma prova esportiva de Triatlo.

A presente encenação representa o terceiro espetáculo da trajetória da companhia Empório de Teatro Sortido, que foi consagrada em 2010 com a montagem da peça "Música Para Cortar os Pulsos", sucesso de crítica e público, prêmio de "Melhor Peça Jovem" pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e indicada ao Prêmio Questão de Crítica 2012, no Rio de Janeiro, na categoria Melhor Dramaturgia.

(5)

A montagem de Não Nem Nada terá temporada inicial de dois meses na cidade de São Paulo.

Sátira hilariante das mazelas do mundo moderno, Não Nem Nada mira o público da classe A e B, mais acostumado a consumir arte e a buscar reflexão além do puro entretenimento. Todavia, o humor presente na montagem amplia seu alcance e faz com que ela possa dialogar também com o público da classe C.

Há também, no texto do espetáculo, uma profunda urgência em refletir signos e assuntos do dia-a-dia, como o bombardeamento de informações, a substituição do mundo real pelo mundo virtual através das redes sociais, o culto às celebridades. Esse aspecto torna a montagem ainda mais palpitante e necessária, no sentido de aprofundar estas reflexões perante o espectador teatral.

• Exibir um autêntico exemplar da boa dramaturgia contemporânea que está se produzindo no Brasil.

• Dramaturgia combinando enérgicas doses de sagacidade, humor e teor provocativo, capazes de entreter, perturbar e emocionar.

• Potencialidade cênica e currículo destacado dos atores e de todos os técnicos envolvidos no projeto.

• Gerar nos espectadores um distanciamento crítico do mundo em que vivem, fazendo com que olhem com mais cuidado para os paradoxos da vida moderna.

• Dar continuidade ao projeto de produção de dramaturgia própria da Cia. Empório de Teatro Sortido, que já tem recebido reconhecimento de crítica e prêmios.

(6)
(7)

Empório de Teatro Sortido

A companhia Empório de Teatro Sortido foi criada em 2010 por Rafael Gomes e Vinicius Calderoni com o projeto de

abarcar diversas dimensões da cena contemporânea. Ambos formados cineastas, mas também desdobrando-se pela dramaturgia em cinema, TV e teatro - além de um destacado trabalho musical como compositor e intérprete, no caso de Vinicius -, estabeleceram um coletivo que tem por meta a encenação sólida de textos clássicos e contemporâneos, permitindo-se o intercâmbio com outras artes, manifestações e tecnologias.

O estabelecimento e o batismo definitivo da companhia deram-se com a estréia da premiada peça “Música Para Cortar

Os Pulsos”, também sucesso de público e crítica - além de destaque de comunicação com um público jovem ávido por

ver-se retratado na ficção.

O espetáculo segue em repertório, com já assumidos compromissos até SETEMBRO DE 2013. Já percorreu mais de 30 cidades brasileiras, em cinco Estados diferentes, e foi vista por mais de 17 mil espectadores.

Seguiu-se Cambaio [A Seco], uma releitura do musical de Chico Buarque e Edu Lobo, com texto de Adriana Falcão e João Falcão, que levava aos palcos uma peça-show, com a participação do grupo 5 a Seco e os atores da companhia, sob concepção, direção e adaptação de Rafael Gomes.

Na agenda futura constam a encenação de “Gotas D’Água Sobre Pedras Escaldantes”, texto inédito nos palcos brasileiros do autor e cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, a montagem do texto “Collected Stories”, do dramaturgo norte americano Donald Margulies,e a transposição para a cena da novela “O Convidado Surpresa”, de Grégoire Bouillier.

(8)

Prêmios e Críticas

Com a peça “Música Para Cortar Os Pulsos”, a Cia. Empório de Teatro Sortido garante grande repercussão na mídia e no público. Contabiliza 4 temporadas de sucesso em São

Paulo e mais de 17 mil espectadores em mais de 30 cidades brasileiras.

Vencedora do tradicional prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de “Melhor Peça Jovem” de 2010, Prêmio FITA 2011 de “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção” e “Melhor Iluminação”, e indicada ao Prêmio Questão de Crítica 2012 - indicada entre as 10 melhores peças em cartaz pelo ranking da Veja SP.

“Sob todos os pontos de vista, "Música para cortar os pulsos" é um dos melhores textos já escritos sobre o universo jovem atual. Valendo-se de personagens muito bem estruturados e de uma linguagem altamente poética, Rafael Gomes evidencia um potencial dramatúrgico que, salvo monumental engano de minha parte, em breve o tornará um dos autores mais importantes deste país.” LIONEL FISCHER, crítico.

“O texto assinado pelo diretor Rafael Gomes é uma pequena caixa de surpresas pela forma como fala do amor entre os que o descobrem nos seus 20 anos, embalado por trilha sonora sem compromisso com o pernóstico bom-gosto, e que se ilumina com inteligência dramatúrgica. (...) Um concerto teatral, de vigor jovem e surpreendentes meios expressivos.” MACKSEN LUIZ, crítico

(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)

Prêmio Shell de Teatro de Melhor Ator 2007 (“Primeiro Amor”).

Kikito de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado 2012 (“Super Nada”)

Formado em artes cênicas pela Escola de Artes Dramáticas da ECA/USP, Marat tem se firmado como um dos maiores atores brasileiros de sua geração, acumulando trabalhos de grande destaque no teatro, cinema e televisão. No teatro, esteve presente em montagens marcantes como Aldeotas (texto de Gero Camilo e direção de Cristiane Paoli Quito/2003), Oração para um pé de chinelo (texto de Plínio Marcos e direção de Alexandre Reinecke/2005), Primeiro Amor (texto de Samuel Beckett e direção de Roberto Alvim, trabalho que rendeu a Marat o PRÊMIO SHELL de MELHOR ATOR de 2007) e Ligações Perigosas ( de

Cristopher Hampton e direção de Mauro Baptista Vedia/2009).

No Cinema, protagonizou importantes longas metragens como Trabalhar Cansa (2011) de Marco Dutra e

Juliana Rojas, selecionado para a Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2011, Os inquilinos

(2010) de Sérgio Bianchi, Estamos Juntos (2011), de Toni Venturi, Dois Coelhos(2012) de Afonso

Poyart e, mais recentemente, Super Nada (2012) de Rubens Rewald e Rossana Foglia, pelo qual venceu

o Kikito de Melhor Ator no Festival de Gramado de 2012. Na televisão, participou das séries Maysa-

Quando fala o coração (2009) e Força- Tarefa (2010), ambas da TV Globo e da novela A vida da gente

(2011), na mesma emissora.

(15)

Indicada ao Prêmio Shell de Teatro de Melhor Atriz 2010 (“Escuro”)

Vencedora do Candango de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Brasília 2012 (“A Mão Que Afaga”)

Atriz, cantora, preparadora vocal e corporal, Luciana é formada em artes cênicas pela Escola de Artes

Dramáticas (ECA/USP). Integrante da Cia. Hiato, uma das mais consagradas companhias teatrais brasileiras

do século XXI, esteve nos seguintes espetáculos, todos com texto e direção de Leonardo Moreira: Cachorro

Morto (2008), Escuro (2009, que rendeu à Luciana a indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz 2010), O Jardim (2011) e Ficção (2012).

Também esteve no elenco de espetáculos marcantes como Gota d`Água (texto de Chico Buarque e Paulo

Pontes e direção de Georgete Fadel e Heron Coelho/ 2005), Caminhos (texto de Rubens Rewald e direção

de Cristiane Paoli Quito/2007), Ópera do Malandro (texto de Chico Buarque e direção de Iacov Hillel/ 2008), Calabar (texto de Chico Buarque e Ruy Guerra, direção de Heron Coelho/2008) e o infantil A criança

mais velha do mundo (texto de Marcelo Romagnoli e direção de Claudia Missura/ 2010).

Na televisão, integrou o elenco da novela Fina Estampa (TV GLOBO), no papel da transexual Fabrícia e participou da série Amor em 4 tempos (direção de Bruno Barreto), da mesma emissora. No cinema participou do longa metragem Onde está a felicidade (2011) dirigido por Carlos Alberto Ricelli e do curta metragem

Cão(2011) de Iris Junges, vencedor do Prêmio Revelação do Festival Internacional de Curtas de SP.

(16)

Ator reconhecido pela crítica em importantes montagens teatrais

(“Pterodátilos”, com Marco Nanini; “Corte Seco”, com Eduardo Moscovis). No ar em 2012 como o personagem Jimmy, de “Avenida Brasil”.

Apesar de sua pouca idade, Felipe Abib desenvolve sólida carreira como ator, tendo se destacado em trabalhos no teatro, cinema e televisão. No teatro, trabalhou com grandes encenadores brasileiros como

Felipe Hirsch (Pterodátilos, com Marco Nanini e Mariana Lima no elenco/2011), Cristiane Jatahy (Corte Seco, com Eduardo Moscovis e Marjorie Estiano no elenco/ 2010) e Monique Gardenberg (O desaparecimento do elefante, com Caco Ciocler e Maria Luisa Mendonça no elenco/ 2012).

Na televisão, esteve presente na novela de maior sucesso do Brasil nos últimos anos, Avenida Brasil (TV GLOBO), no papel do escroque Jimmy. Também ficou bastante conhecido por atuar na campanha publicitária do Bradesco Seguros, cujos filmes foram dirigidos por Fernando Meirelles, e que ajudou a popularizar o bordão "Vai que…". No cinema esteve em 180 graus (2011) dirigido por Eduardo Vaisman e em Faroeste Caboclo, dirigido por René Sampaio e que se encontra em fase de finalização.

(17)

Protagonista do seriado jovem “Descolados” (MTV/ 2009).

Atual destaque no elenco de humoristas do programa Saturday Night Live.

A jovem Renata Gaspar notabilizou-se, sobretudo, por seu trabalho na televisão. Integra desde o início de 2012 o elenco do humorístico Saturday Night Live (Rede TV) onde destacou-se por hilariantes imitações das personagens Nina e Carminha (da novela Avenida Brasil/ TV GLOBO) e da cantora Lady Gaga. Também protagonizou a série Descolados (2009) exibida na MTV, no papel de Ludmila., esteve nas séries

Tudo que é sólido pode derreter (TV Cultura, com direção de Rafael Gomes e Esmir Filho) e No estranho planeta dos seres audiovisuais, do Canal Futura.

No teatro, esteve no espetáculo Cinema, de Felipe Hirsch, e em Diário das crianças do velho

quarteirão, com texto e direção de Mário Bortolloto. No Cinema, atuou em cinco curtas metragens, dentre

os quais se destaca Perto de Qualquer Lugar (2007) de Mariana Bastos.

(18)
(19)

Embora muito jovem, Vinicius Calderoni vem traçando uma carreira artística múltipla e prolífica, atuando com destaque no cenário musical e em vários outros segmentos artísticos, firmando parcerias com diversos nomes de destaque da arte contemporânea brasileira. Vinicius lançou seu primeiro disco, Tranchã, em 2007, trabalho que recebeu boa acolhida de crítica especializada, e rendeu projetos como Os doze clipes

de Tranchã, reunião de doze videoclipes das canções que compunham o repertório do disco dirigidos por

jovens destaques da cena audiovisual brasileira como Esmir Filho, Rafael Gomes e o próprio Vinicius, entre outros. Gravado por diversos intérpretes de destaque na música brasileira e ganhador de prêmios em festivais de canção pelo Brasil, também compôs duas trilhas pra cinema -César!(2011) de Suza e Os

Sapatos de Aristeu (2008) de René Guerra- e duas para teatro - Aqui quase longe(2009) e Histórias por telefone (2011), ambos da Cia. Delas de Teatro - sempre em parceria com Tó Brandileone.

Acaba de finalizar seu segundo disco solo, Para abrir os paladares, com lançamento marcado para o primeiro trimestre de 2013.

No cinema, foi montador de Os sapatos de Aristeu de René Guerra, filme vencedor de mais de 50 prêmios no Brasil e exterior e que rendeu a Vinicius o prêmio de Melhor Montador no CINE CEARÁ 2009. Dirigiu o DVD de Dani Gurgel Viadutos. Foi roteirista e locutor do programa de humor Massaroca, feito pela produtora Massa Real, e exibido entre 2007 e 2009 no Metrópolis, programa da TV CULTURA.

Fundou em 2010, em parceria com Rafael Gomes, a Empório de Teatro Sortido, companhia de autores e encenadores comprometida a encenar textos contemporâneos e clássicos, além de produzir dramaturgia própria. O segundo espetáculo da cia., CAMBAIO [A SECO], com texto de João e Adriana Falcão, com canções de Chico Buarque e Edu Lobo, contou com a participação do 5 a Seco criando e executando os arranjos das canções.

Também escreve a adaptação para os palcos do romance chileno BONSAI de Alejandro Zambra, grande êxito de crítica, e com estréia marcada para fevereiro de 2013 no Rio de Janeiro.

VINICIUS CALDERONI

(20)

Formado em Cinema pela FAAP, dirigiu seis curtas metragens premiados e exibidos em diversos países. Um deles, Tapa Na Pantera, foi um enorme fenômeno de público na internet, com dezenas de milhões de visualizações. Foi roteirista e diretor geral da série infanto juvenil Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, para a TV Cultura, sucesso de público e crítica (Prix Jeunesse Iberoamericano 2009 – 2º lugar na categoria 12 a 15 anos; “Melhores do Ano” para os jornais Folha e Estado de SP), bem como autor da versão literária do seriado, lançada em 2011 pela editora Leya.

Criou e dirige o website Música de Bolso, que conta com mais de 300 vídeos de artistas como Pato Fu, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata e Marcelo Camelo, entre outros. Trabalha com direção de videoclipes (Arnaldo Antunes, Zélia Duncan) e shows (5 A Seco) e estreou na autoria e direção teatral com o espetáculo Música Para Cortar Os Pulsos, vencedor do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de Melhor Peça Jovem de 2010, prêmio FITA 2011 de Melhor Espetáculo e Melhor Direção, e indicado ao prêmio Questão de Crítica 2012 na categoria Dramaturgia – além de ser sucesso de público e crítica, tendo sido visto por mais de 17 mil espectadores em cinco estados brasileiros. Em 2012, estreou a releitura musical Cambaio [a Seco], com texto de Adriana Falcão e João Falcão e músicas de Chico Buarque e Edu Lobo. Escreveu e dirigiu cinco episódios para a minissérie Família Imperial, produção para a TV Futura, sob direção geral de Cao Hamburger.

Atualmente, integra a equipe de roteiristas da série Louco Por Elas (TV Globo/ 2012-2013), sob direção geral de João Falcão, e da série 3 Teresas (GNT/ 2013), sob direção de Luiz Villaça, além de trabalhar na dramaturgia de Edukators, versão para os palcos do filme de Hans Weingartner, direção de João Fonseca, com estreia em janeiro de 2013.

E prepara-se para filmar o longa metragem infantil Pequeno Cidadão – O Filme, roteiro de sua autoria, com músicas do disco homônimo de Arnaldo Antunes, Antonio Pinto, Edgar Scandurra e Taciana Barros.

RAFAEL GOMES

(21)
(22)

Como Patrocinadora a Empresa terá direito a :

• Exposição em todo material de divulgação da peça, como apresentadora do espetáculo

• Crédito de apresentador em anúncios de rádios, jornais e revistas e exposição às demais mídias espontâneas

• Exibição do vídeo institucional; Ativação do vídeo também nas redes sociais do espetáculo.

• Possibilidade de ações de divulgação da empresa

• Sessão especial de pré-estréia para patrocinadores

patrocínio

PROAC ICMS - Valor: R$ R$ 250.000,00

- anuncios em guias de entretenimento de jornais de grande circulação (ESTADÃO e FOLHA de SÃO PAULO)

- flyers

- progaramas

- cartazes

- banner

(23)

ISABEL SACHS

ISABEL@EUFORIAPRODUCOES.COM

+ 55 11 98964 7789

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Importante retomar um trecho do livro, quando Ana Terra, grávida de Pedro Missioneiro, já tendo este sido morto brutalmente pelos irmãos, pensa: “ela trazia.. Pedro dentro de si.

d) independentemente dos registros contábeis cabíveis, nas notas explicativas aos balanços da sociedade - conforme determinado pelo item XVI do Título 4 do Capítulo II

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de