• Nenhum resultado encontrado

Das 08h30 as 12h00 e das 14h00 as 17h10. CENTRAL DE ATENDIMENTO Telefone (41) WHATSAPP (41)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Das 08h30 as 12h00 e das 14h00 as 17h10. CENTRAL DE ATENDIMENTO Telefone (41) WHATSAPP (41)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Das 08h30 as 12h00 e das 14h00 as 17h10

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Telefone (41) 3039-6135

WHATSAPP (41) 98443-8662

Contato@ecellertreinamentos.combr

(2)

Serão 03 dias de apresentação, com muita participação e debates, dentro de um ambiente Online, totalmente ao vivo, tendo como Instrutor o Professor JANDER LEAL DOS SANTOS, uma referência nacional nos Temas Pregão Eletrônico, ETP Digital e Pesquisas de Preços, sendo considerado, também, um dos principais Palestrantes do país na área de Licitações e Contratos Público. O curso foi estruturado para Servidores que atuam na área de Licitação e Contratos, mas especialmente para aqueles da área de Planejamento das Contrações Públicas, com atualização completa, conforme a legislação em vigor, seguindo principalmente o referencial previsto na IN nº 05/2017 da SEGES/MP, Decreto 10.024/2019, IN 40/2020, mas considerando também, a nova Lei 14.133/2021, Lei das Licitações e Contratos, além das orientações do TCU e demais órgãos de controle. O curso terá Prática de ETP e Elaboração de TR. A transmissão será através de plataforma digital, permitindo grande interação entre o Professor/Instrutor e os participantes.

INVESTIMENTO

R$ 1.390,00 POR INSCRIÇÃO

ESTÃO INCLUÍDOS NESTE VALOR: ✓ Apostila Digital, com texto/Aula com o

conteúdo expositivo do curso, o qual será enviado ao participante, através de seus meios eletrônicos (email e Whatsapp), no início do curso, mediante confirmação de presença. ✓ Certificado Digital a cada Participante

inscrito no curso, entregue no último dia do curso.

✓ Será feita a gravação em Vídeo e Áudio do

conteúdo integral do curso, a qual será liberada ao cliente, para acesso, durante 05(cinco) dias úteis após a data de conclusão do mesmo, porém, para uso exclusivo dos participantes, preservados os direitos autorais (não permitida a sua reprodução parcial ou total)

FORMA DE PAGAMENTO

O pagamento da inscrição deverá ser feito a favor de Exceller Treinamentos Eireli. CNPJ 21.719.419/00001-78, em uma das seguintes modalidades:

➢ Transferência Bancária ➢ Nota de Empenho ➢ Autorização de Fornecimento ➢ Boleto Bancário ➢ Cartão de Credito Dados bancários: 001 – Banco do Brasil AG: 1458-3 C/C: 25472-X

(3)

O Professor JANDER é uma referência nacional nos Temas Pregão Eletrônico, ETP Digital e Pesquisas de Preços, sendo considerado, também, um dos principais Palestrantes do país na área de Licitações e Contratos Públicos.

➢ Economista, Bacharel em Direito, Pós Graduado em Direito Ambiental, Mestre em Planejamento Estratégico Ambiental;

➢ Doutor em Gestão e Auditoria Ambiental;

➢ Professor da Universidade Cândido Mendes – Instituto AVM (UCAM/AVM) no RJ na área de Direito Ambiental;

➢ Professor de Gestão Ambiental, Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na UCAM/AVM;

➢ Ministra treinamentos na área de Compras Públicas Eletrônicas e Formação de Pregoeiros em várias empresas do ramo da capacitação;

➢ Em 2019 atuou como Docente no Centro de Instrução da Marinha, ministrando aulas na área de Licitações e Contratos;

➢ Possui 30 anos de experiência na área de Licitações Públicas;

➢ Pregoeiro desde o ano 2000.

Nesse curso, que será transmitido totalmente ao vivo, em sistema de web conferência, serão abordadas as principais questões voltadas ao Planejamento das Contratações Públicas, com uma abordagem completa de todos os sub tópicos que compõe a fase de preparação das compras públicas;

Planejamento da Contratação

- Planejar é pensar antecipadamente em objetivos e ações, devendo os atos administrativos serem baseados em algum método, plano ou lógica e não em suposições. São os planos que organizam e definem o melhor procedimento para alcançá-los, devendo tais planos serem as linhas mestras para que se obtenha uma boa governança no Órgão ou Entidade.

A prática do planejamento nas compras públicas visa corrigir distorções administrativas, facilitar a gestão, alterar condições indesejáveis para a Administração, remover empecilhos institucionais e assegurar a viabilização de propostas estratégicas, objetivos a serem atingidos e ações a serem trabalhadas.

ºªºº

Palestrante Profº JANDER LEAL DOS SANTOS

(4)

Conforme a IN 05/2017, o Planejamento da Contratação, para cada serviço a ser contratado, consistirá nas seguintes etapas:

• Estudos Preliminares; • Gerenciamento de Riscos; e

• Termo de Referência ou Projeto Básico.

Da mesma forma, o novo Decreto 10.024/2019 do Pregão Eletrônico – dispõe em seu art. 6º, que a realização do pregão, na forma eletrônica, observará nove etapas importantes, sendo, porém, a primeira delas, o Planejamento da Contratação.

Outro fator importante no processo de planejamento da contratação é a Pesquisa de Preços, procedimento que assumiu um maior protagonismo com a edição da IN 73 de 05 de agosto de 2020, e que disciplina critérios e metodologias para se buscar a vantajosidade nos preços nas compras públicas. Esta normativa pode ser utilizada para aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Estudo Técnico Preliminar-ETP

é um documento que integra a fase de Planejamento das Contratações Públicas no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e tem o objetivo de demonstrar a real necessidade que justifica a contratação ou aquisição, analisar a viabilidade técnica de implementá-la, bem como construir o arcabouço básico para elaborar o Termo de Referência.

O ETP-Estudo Técnico Preliminar e Sistema ETP Digital – conforme as diretrizes da IN 40/2020 e IN 49/2020, para a aquisição de bens e a contratação de serviços e obras, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, entrou em vigor dia 1º de julho de 2020 e será o documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza determinada necessidade, descreve as análises realizadas em termos de requisitos, alternativas, escolhas, resultados pretendidos e demais características, dando base ao anteprojeto, ao termo de referência ou ao projeto básico, caso se conclua pela viabilidade da contratação. Já o Sistema ETP digital é a ferramenta disponibilizada no portal de compras do governo federal para elaboração desses estudos. Segundo a IN 40/2020, os ETP deverão evidenciar o problema a ser resolvido e a melhor solução entre as possíveis, de modo a permitir a avaliação da viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental da contratação, e serão elaborados por servidores da área técnica e requisitante ou pela equipe de planejamento da contratação. O documento de formalização da demanda, conforme prevê a normativa, deve conter diversas informações, como por exemplo: necessidade da contratação, descrição dos requisitos necessários e levantamento de mercado. Os órgãos, entidades, dirigentes e servidores que utilizem o Sistema ETP digital responderão administrativa, civil e penalmente por ato ou fato que caracterize o uso indevido de senhas de acesso ou que transgrida as normas de segurança instituídas. Neste módulo será feita a demonstração prática das alterações ocorridas na elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares - ETP DIGITAL conforme IN nº40/2020 e IN 49/2020, para aquisição de bens e a contratação de serviços e obras.

(5)

Gestão de Riscos

- embora seja uma exigência apenas para as Instituições Federais, através da IN 05/2017, a utilização dos conceitos e ferramentas do Gerenciamento de Riscos, em órgãos públicos de outras esferas, torna-se um diferencial muito importante para se obter uma gestão eficiente e segura na Administração Pública, principalmente nas áreas de Licitações e Contratos. O agente responsável pelo risco deve ser um gestor com alçada suficiente para orientar e acompanhar as ações de mapeamento, avaliação e mitigação do risco. As tipologias de risco abrangem: riscos operacionais, de imagem/reputação do órgão, legais e financeiros/orçamentários. Nesse módulo os participantes serão convencidos da importância da atuação antecipada frente aos riscos e será demonstrado de forma didática e prática, como implementar medidas preventivas ou alternativas, através de um Mapa de Riscos, onde serão identificadas probabilidades de ocorrências e seus respectivos impactos. Serão demonstrados, também, os métodos para eliminar os vícios de uma política desastrosa de gerenciamento de riscos nos contratos de serviços.

Termo de Referência ou Projeto Básico

- é o instrumento de gestão estratégica que determina o sucesso ou insucesso de uma contratação pública. É possível comprar com qualidade no serviço público. Para tanto é necessário especificar bens, serviços e obras de forma clara, descritos em Termos de Referência ou Projetos Básicos bem elaborados que possam resultar em contratações eficazes.

Pesquisa de Preços - IN 73/2020

- além de tratar dos procedimentos de pesquisa de preços, a IN nº 73 (que revogou a IN 05/2014 MPOG) disciplina também questões específicas para quem elabora a contratação pública, a exemplo da questão da justificativa de preços nos casos de inexigibilidade. Uma leitura mais apurada da nova normativa mostra que boa parte do que ela contém não configura efetiva inovação, mas representa consolidação de condutas já adotadas pelos gestores públicos, seja como uma boa prática, seja para dar mais efetividade aos procedimentos ou ainda, visando a atender determinações do TCU e demais órgãos de controle. Neste contexto podemos citar: o art. 3º que versa sobre a formalização da pesquisa de preços, por meio de documento que contenha informações; o art. 4º que reflete as condições comerciais relativas ao objeto sobre o qual se pesquisa, tais como, prazos, locais de entrega, fretes, garantias e outros quesitos que podem ter influência sobre a escolha da melhor opção do objeto a ser contratado.

Por outro lado, a normativa apresenta efetivas novidades, como por exemplo, a conceituação de preço estimado, preço máximo e sobrepreço (art. 2º) e a necessidade de demonstração da vantajosidade à adesão a atas de RP mediante a adoção de procedimentos de pesquisa de preços (art.1º, §3º). Sobre estes novos procedimentos, destaca-se a permissão concedida pela IN no sentido de que o preço estimado não se converta, obrigatoriamente, no preço máximo lançado em edital. Nessa linha, o art. 10 expressamente autoriza ao gestor que sopese outros aspectos relevantes para a fixação de um preço real e que, por exemplo, não desestimule a participação de potenciais fornecedores no certame.

Nesse curso, todas estas questões serão tratadas com profundidade e certamente serão discutidas e esclarecidas, de formas a que os participantes tirem todas as suas dúvidas, à respeito.

(6)

Conhecer todas as novidades e repercussões da IN nº 05/17 do MPDG do Decreto 10.024/19, da IN 40/2020, e IN 49/2020 e da in 73/2020, na gestão das Licitações e dos Contratos Públicos, estabelecendo os novos conceitos, principalmente nas questões ligadas à:

• Planejamento das Contratações;

• Elaboração de ETP- Estudos Técnicos preliminares- com atualização pela IN 40/2020 e Prática no ETP Digital, com esclarecimento das dúvidas enfrentadas pelos participantes;

• Gerenciamento de Riscos;

• Elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos eficientes; e • Pesquisa de Preços, conforme IN 73/2020.

Servidores da Administração Pública, Direta e Indireta, Funcionários de Conselhos Regionais, responsáveis pela elaboração de Planejamento da Contratação, Estudos Preliminares, TR/PB, Pesquisas de Preços e afins; Fiscais e Gestores de Contratos, Presidentes de CPL e membros de Comissão de Licitação, Pregoeiros; Auditores, Controle Interno e Externo, Assessores Jurídicos e Ordenadores de Despesas; Procuradores Jurídicos, Advogados, Auditores e demais profissionais, que atuam na Administração Públicas.

O curso será transmitido através de Plataforma Digital, online e ao vivo; haverá espaço para discussões e debates sobre as dúvidas e questões relevantes, levantadas pelos participantes, relativas ao tema em exposição; estes debates terão como base principal, as mensagens de texto que os participantes enviarão, através do chat, que ficará disponível em tempo integral durante o curso; mas o Participante poderá se comunicar, também, pelo sistema de áudio/vídeo, disponível na Plataforma; o Professor/Instrutor responderá a todas as questões e dúvidas, à medida em que sejam colocadas pelos participantes, durante o transcorrerdo curso; haverá ainda, o monitoramento, em tempo integral, por parte de um representante da organizadora do evento, para auxiliar em todos os aspectos necessários ao melhor aproveitamento didático do curso. A etapa de Estudos Técnicos Preliminares terá um embasamento teórico, mas será eminentemente prática, com simulações de desenvolvimento de ETPs Digitais, dentro do sistema Comprasnet,4.0, obedecendo os preceitos da IN 40/2020. Na última etapa, serão elaborados exercícios referentes ao Termo de Referência, e à Pesquisa de Preços, pelos participantes, com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso e sob a coordenação do Professor/Instrutor.

Objetivos

Público Alvo

Metodologia

(7)

Slides e material de apoio. Será fornecida, antecipadamente a data de início do curso, uma apostila digital com todo o conteúdo do mesmo; também serão oferecidos materiais auxiliares, além de indicações de literaturas e bibliografias, inerentes ao tema, para posterior apreciação ou consulta;

Para o bom funcionamento da plataforma e o perfeito aproveitamento do curso, recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

• Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;

• Computador com bom desempenho e dotado de Webcam e microfone; • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e

• Navegador, preferencialmente o Google Chrome; eventualmente, podem ser utilizados outras versões, desde que atualizadas (Mozila Firefox e Internet Explorer);

• Local reservado e silencioso para não haver dispersão no acompanhamento do curso.

Nota importante: As especificações acima são uma recomendação, mas é possível participar do curso e da transmissão, com equipamentos opcionais, como por exemplo, celular Android / IOS, conectado à rede WI FI estável, se possível, utilizando fone de ouvido. No entanto, o ideal é seguir as recomendações acima para se garantir uma boa qualidade de áudio/vídeo e um melhor aproveitamento do curso.

Módulo I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

• A importância do planejamento da contratação;

• Etapas do Planejamento da Contratação conforme IN 07/2017 SEGES; o Estudos Preliminares;

o Gerenciamento de Riscos; e

o Termo de Referência ou Projeto Básico.

• Dos Procedimentos Iniciais para Elaboração do Planejamento da Contratação; o Definição da Equipe de Planejamento e suas atribuições;

o Documentos de Formalização da Demanda; o Estudos Preliminares – Diretrizes;

Material Didático

Requisitos técnicos recomendados

(8)

o Mapa de Riscos; o Termo de Referência; o Pesquisa de Preços;

• Definição de Disponibilidade Orçamentária;

• Enquadramento no PAC- Plano Anual de Contratação.

• Tipos de ações preventivas e de contingência; conta depósito-vinculada-bloqueada para movimentação – retenções e liberações; Pagamento conforme fato gerador – considerações;

Módulo II - ETP - ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR - as novas diretrizes para elaboração e uso

conforme IN 05/2017 e suas recentes alterações (IN 40/2020 e IN 49/2020) e Decreto

10.024/2019. TEORIA E PRÁTICA

Diretrizes gerais e diretrizes específicas;

• A evolução normativa dos ETP: da Lei 8.666/1993 à IN 40 de maio de 2020;

• Definição do objeto e do encargo – Quantificação do objeto – Agrupamento do objeto em itens ou lotes; • ETP segundo a IN 40/2020 e IN 5/2017 – diretrizes gerais para elaboração e conteúdo mínimo

obrigatório;

• Elementos dos Estudos Técnicos Preliminares: o Descrição da necessidade da contratação; o Descrição dos requisitos da contratação; o Levantamento de mercado;

o Descrição da solução como um todo;

o Estimativa das quantidades a serem contratadas; o Estimativa do valor da contratação;

o Justificativa para o parcelamento ou não da solução; o Contratações correlatas e/ou interdependentes;

o Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico(Considerando Plano Anual de Contrações);

o Plano Anual de Contratações; o Resultados pretendidos;

o Providências de adequação do órgão ou entidade; o Impactos ambientais e medidas de tratamento;

o Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade da contratação; • ETP simplificado: hipóteses de utilização e conteúdo mínimo;

• ETP segundo Decreto 10.024/2019;

• Situações em que os Estudos Preliminares são dispensáveis; • Diferença entre TR/PB e Estudos preliminares;

(9)

• Contratações em que há possível simplificação dos Estudos Preliminares segundo IN 5/17; • Atividades que podem e que não podem ser terceirizadas;

• Serviços com e sem dedicação exclusiva de mão de obra;

• Produtividade de referência e produtividade diferenciada (serviços de limpeza e conservação)

Prática em ETP Digital:

Nesta etapa serão desenvolvidas simulações de ETPs Digitais, dentro do Sistema de Compras do Governo Federal (ComprasNet) 4.0, obedecendo aos preceitos da IN 40/2020. Para isto, todos os participantes precisarão necessariamente a disponibilização de equipamento adequado e acesso à internet, conforme especificado no item “Requisitos técnicos recomendados”, acima.

Módulo III - PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

• Eventos: Riscos e Oportunidades;

• Conceito de Gestão de Riscos; Legislação Correlata (IN 5/2017/MPOG); • Modelo COSO ERM;

• Comitê de Gestão de Riscos;

• Etapas (ou Componentes) do Processo de Gestão de Riscos; o Ferramentas de Gestão de Riscos:

▪ Matriz Swot(FOFA); ▪ Plano 5W2H, ▪ Metas SMART); o Identificação dos Riscos;

▪ Causas; ▪ Consequências;

▪ Diagrama Bow Tie (Gravata Borboleta); o Avaliação dos Riscos:

▪ Elaboração do Mapa de Riscos;

▪ Matriz de Riscos: probabilidade de ocorrência x impacto; ▪ Resposta ao risco (mitigar, transferir, aceitar ou evitar); o Tratamento dos Riscos:

▪ Ações de preventivas; ▪ Ações de contingência;

▪ Conta Vinculada e Pagamento pelo Fato Gerador como instrumentos de tratamento de riscos; ▪ Monitoramento - IMR - Instrumento de Medição de Resultados;

(10)

Módulo IV - COMO ELABORAR O TERMO DE REFERÊNCIA E PROJETO BÁSICO DE FORMA SEGURA

E EFICIENTE.

• Conceito e funções do Termo de Referência (TR) Projeto Básico(PB);

• A importante função do termo de referência na seleção da proposta mais vantajosa; • Sustentabilidade;

• Competência para a elaboração do termo de referência; • Descrição do objeto:

o Especificação das características mínimas o Quantidades; o Unidade de medida; o Divisão de item/lotes; o Indicação de marca; o Pré-qualificação de marcas; o Certificado de qualidade;

o Responsabilidade do setor técnico ao descrever o objeto;

o Busca por materiais e serviços no CATMAT/CATSER no Sistema Comprasnet; • Pesquisa de preços e estimativa de valor (vide tratativa no item “Pesquisa de Preços”) • Recomendação dos Tribunais de Contas;

• Estudo de Caso;

• Oficina para elaboração de TR.

Módulo V - PESQUISA DE PREÇOS - CONFORME IN 73/2020

• Conceitos gerais;

• A face econômica da relação custo x benefício; • Normativas Correlatas;

• Definições para: “preço estimado”, “preço máximo”, “sobrepreço”; • Elaboração da pesquisa de preços;

o Formalização; o Critérios; o Parâmetros; o Metodologia.

• Informações mínimas para Formalização:

o Identificação do responsável pela cotação; o Descrição das fontes utilizadas;

o Série de preços coletados;

o Método matemático adotado para se definir o valor estimado; e

o Justificativas para a metodologia adotada (em especial para a desconsideração de valores inexequíveis, inconsistentes);

(11)

• Parâmetros a serem utilizados na pesquisa de preços para fins de determinação do preço estimado: o Painel de Preços;

o Aquisições e contratações similares de outros entes públicos;

o Dados de pesquisa publicada em mídia especializada, de sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo;

o Pesquisa direta com fornecedores, mediante solicitação formal de cotação. • Pesquisa de preços e estimativa de valor:

o Fontes:

o Quando e como fixar e divulgar valor estimado e preço máximo?

o Limites e parâmetros para utilizar preços de outros contratos, inclusive próprio, para embasar novas licitações;

o Aceitabilidade da pesquisa em site, in loco e por telefone; o Orçamentos discrepantes;

o Exigência de regularidade fiscal; • Procedimentos e justificativas;

o Divulgação do preço estimado; o Peculiaridade da modalidade pregão;

o Justificativa de preços nas contratações diretas;

o Responsabilidade dos setores envolvidos na pesquisa de preços; o Definição de prazos

• Formação do Preço;

• Operacionalidades no Painel de Preços; • Como buscar o melhor preço;

• Boas práticas na Pesquisa de Preços;

• Jurisprudência sobre aspectos polêmicos da Pesquisa de Preços. • Regras específicas para pesquisa de preços

o Inexigibilidade de licitação;

o Contratações de itens de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC; o Contratação de serviços com dedicação de mão de obra exclusiva; • É necessária a pesquisa de preços para os serviços continuados?

• Publicidade x pesquisa de preços;

• Decreto 9.412/2018 – atualização dos valores das modalidades de licitação x pesquisa de preços; • SRP x pesquisa de preços;

• Pesquisa de preços X participação de ME, EPP;

• Justificativas de Preço, Estimativas de Preço e Pesquisas de mercado;

(12)

Dados da Empresa:

Exceller Treinamentos 21.719.419/0001-78 Av. República Argentina, 2403- Conjunto 36. CEP: 80610-260 Curitiba – PR

Importante

A justificativa legal para contratação dos treinamentos pode ser verificada na conjugação do art. 25, inciso II e parágrafo § 1º (Inexigência por notória especialização), com o art. 13, inciso VI (Contratação de serviços técnicos relativos ao treinamento e aperfeiçoamento de pessoal), da Lei 8.666/93.

Condições Gerais de Contratação.

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 7 (sete) dias de antecedência. A Exceller Treinamentos confirmará a realização do evento, no máximo com 5 (cinco) dias de antecedência à data de início do Evento. Aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.

Obs.: a inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprometimento. O pagamento antecipado, também confirma a inscrição.

Cancelamento por parte do Treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando poderá ser realizada com até 5 (cinco)dias úteis de antecedência à realização do evento; após este prazo não mais será aceito o cancelamento da inscrição, mas poderá ser feita a substituição do participante por outro ou ainda, caso a inscrição tenha sido paga, poderá ser solicitada uma carta de crédito no valor da mesma, o que dará direito à instituição contratante de enviar o inscrito(ou outro) para participar de um curso similar no futuro(ministrado pela Exceller Treinamentos).

Cancelamento por parte da empresa

A Exceller Treinamentos reserva-se o direito de adiar ou cancelar o evento se houver insuficiência de quórum ou por motivo operacional relevante obrigando-se, porém, a comunicar tal fato com razoável antecedência aos inscritos.

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

pequenas extensões territoriais, mas que tenham zonas costeiras, que dependendo das condições de vento, avança mais a cada ano, pois as fazendas eólicas estão

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Neste artigo parte-se do trabalho de uma organização brasileira de direitos humanos, a Justiça Global, mais especificamente de sua experiência com o litígio internacional em

A maior expressão do FGFR-3c em células da granulosa de folículos maiores e mais estrogênicos sugere sua participação, especialmente, na regulação destas células em

[na época da Renascença] Era preciso que o conhecimento científico, para se desenvolver, colocasse como princípio fundamental a disjunção absoluta entre o julgamento de valor e..