• Nenhum resultado encontrado

MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de setembro de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de setembro de 2016"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

ORDEM DA ARMADA

1.ª SÉRIE

OA1 N.º 40 - 07 de setembro de 2016

O Vice-almirante Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, no exercício das funções de Chefe do Estado-Maior da Armada, determina e manda publicar o seguinte:

Directivas, Normas, Instruções e Avisos 1

Louvores, Condecorações e Prémios 2

Mudanças de Situação 18

Legislação 21

Actos de Hierarquia Superior ao Chefe do Estado-Maior da Armada 23

(2)

Diretivas, Normas, Instruções e Avisos Avisos:

--- Alvará n.º 40/2016:

Por ter sido publicado com inexatidão, considera-se sem efeito o alvará (extrato) n.º 36/20161, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 161, de 23 de agosto de 2016.

29 de agosto de 2016. — O Secretário-Geral das Ordens, Arnaldo Pereira Coutinho. (Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 170, de 5 de setembro de 2016, Presidência da República – Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas).

__________________

(3)

Louvores, Condecorações e Prémios

Louvores:

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 5 de abril de 2016, pelo 387877 Contra-almirante EDGAR MARCOS DE BASTOS RIBEIRO, Comandante da Escola Naval, ao 20778 Capitão-de-mar-e-guerra RES CUSTÓDIO FERNANDO LOPES, o qual se publica:

O 20778 Capitão-de-mar-e-guerra RES CUSTÓDIO FERNANDO LOPES presta serviço na Escola Naval há mais de 8 anos, dos quais os últimos 3 anos e meio sob o meu comando, no desempenho, com elevado brio profissional, do cargo de professor na área Comportamento Organizacional.

Oficial de reconhecidas qualidades militares, profissionais e éticas, com uma conduta irrepreensível, tem-se destacado pelo exemplo do seu caráter, vontade de bem servir e uma atitude ponderada em tudo o que faz, aliados a um elevado sentido de camaradagem, que lhe granjearam a maior estima e consideração, constituindo-se um exemplo para todos os que prestam serviço na Escola Naval.

Ao longo da sua comissão o comandante CUSTÓDIO LOPES tem contribuído, de forma eficiente e empenhada, para a qualidade do ensino dos cadetes como professor da unidade curricular de comportamento organizacional e na formação em liderança dos cursos de mestrado integrado, do ensino politécnico e dos cursos CFBO e CFCO/CFMCO, demonstrando uma permanente disponibilidade para acompanhar os alunos e uma notável competência pedagógica e científica, com saber consolidado na sua área de especialidade e grande experiência e conhecimento da Marinha, creditando-o como um professor de referência da escola. A sua ação tem sido relevante para o desenvolvimento de competências em liderança e trabalho de equipa nos alunos, bem como no âmbito da investigação na sua área de conhecimento, tendo sido orientador de diversas teses de mestrado. De relevar, ainda, que foi responsável pela organização do último estágio em liderança dos aspirantes, juntamente com outros docentes, nas instalações da Escola Naval, o qual decorreu pela primeira vez, nestes moldes.

Para além disso, o comandante CUSTÓDIO LOPES tem organizado diversos estágios de desenvolvimento de competências em liderança e trabalho em equipa para entidades externas à Marinha, que o solicitam à Escola Naval no contexto da cooperação institucional, designadamente a Universidade Lusófona, o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Superior de Economia e Gestão, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e a Secretaria Geral do Ministério da Defesa Nacional, numa manifestação inequívoca da qualidade da formação ministrada nesta área, contribuindo significativamente para a imagem externa da Escola Naval.

Apesar da crescente exigência ao nível da atividade docente e gestão académica, o comandante CUSTÓDIO LOPES, assumiu sempre os desafios que lhe foram colocados superiormente com determinação, eficiência, sentido do dever e espírito de cooperação, sendo de realçar o seu importante contributo como representante da Escola Naval nos diversos grupos de trabalho dedicados ao enquadramento legislativo no contexto do ensino superior militar. Relevo a forma meticulosa, metódica e sensata do trabalho que desenvolveu no âmbito da harmonização dos Regulamentos Internos dos Estabelecimentos de Ensino Superior Publico Universitário Militar (EESPUM), do qual resultou o Regulamento da Escola Naval aprovado em 2014, na elaboração do normativo enquadrador do Modelo de Governação Comum da Plataforma de Cooperação Reforçada dos EESPUM, que antecedeu o atual modelo do Instituto Universitário Militar, bem como na elaboração do projeto de decreto-lei que aprovou o estatuto desse último instituto e a orgânica do ensino superior militar, e na elaboração e revisão do normativo a jusante, em curso, designadamente dos Regulamentos Internos.

Assim, é com especial satisfação que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 20778 Capitão-de-mar-e-guerra RES CUSTÓDIO FERNANDO LOPES, pelas excecionais qualidades militares, pessoais e profissionais evidenciadas e pela forma altamente competente e empenhada como tem vindo a desempenhar as suas funções, contribuindo significativamente para a eficiência,

(4)

prestígio e cumprimento da missão da Escola Naval, considerando os serviços por ele prestados relevantes e de elevado mérito.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 14 de abril de 2016, pelo 387877 Vice-almirante EDGAR MARCOS DE BASTOS RIBEIRO, Comandante da Escola Naval, ao 22480 Capitão-de-mar-e-guerra JOÃO JOSÉ MAIA MARTINS, o qual se publica:

O 22480 Capitão-de-mar-e-guerra JOÃO JOSÉ MAIA MARTINS presta serviço na Escola Naval desde há cerca de 4 anos e meio, dos quais, os últimos três anos e meio sob o meu comando, no desempenho, com elevado brio profissional, do cargo de chefe do Gabinete de Qualidade e Avaliação.

Excelente oficial, muito competente, responsável e determinado, o comandante MAIA MARTINS tem revelado uma permanente atitude crítica construtiva e dinamismo na sua ação, aliados a uma visão abrangente e integradora na sua área de responsabilidade, propondo constantemente medidas e soluções para melhorar a qualidade da resposta da Escola Naval em todas as suas dimensões.

Destaca-se pela forma inteligente como aborda e resolve os assuntos, por iniciativa própria, com espírito criativo, pragmático e rigoroso, assente num excelente conhecimento das práticas da Marinha e numa postura de empenho e dedicação à missão principal da Escola Naval de formar os oficiais da Marinha. Isso tem sido particularmente evidente no extraordinário e relevante apoio que tem dado ao comando na melhoria contínua da qualidade do ensino, envolvendo toda a estrutura da Escola Naval, aos diferentes níveis, constituindo-se como o elemento central na base de todo este processo. Realço o importante trabalho intelectual que tem levado a cabo neste âmbito, tendo sido responsável pelo desenvolvimento do sistema integrado de gestão da qualidade, que permite avaliar toda a atividade ao nível do ensino, do corpo de alunos e dos serviços de apoio. De salientar que este sistema é inovador e dos mais completos ao nível do ensino nacional universitário, com ferramentas de apoio aos docentes, aos coordenadores científicos dos mestrados integrados e ao comando, que permitem medir a eficácia das medidas de melhoria e produzem um dashboard de valor da Escola Naval, de grande utilidade para uma rápida e eficiente avaliação e monitorização da atividade e produtividade da Escola Naval e da qualidade do ensino. De realçar igualmente que é parte deste sistema a avaliação do produto da Escola Naval, através da recolha automática de opiniões da esquadra e dos oficiais nos três primeiros anos das suas carreiras.

A sua ação também foi fundamental na definição dos indicadores usados no planeamento estratégico da Diretiva Sectorial, na interpretação e transposição interna de sucessivas alterações legislativas ao nível do ensino superior e na preparação para a acreditação dos cursos de mestrado integrado. De realçar, ainda, a sua importante ação como responsável pela elaboração do Anuário da Escola Naval, bem como os relevantes contributos que tem dado para o reforço da internacionalização, no domínio da investigação, desenvolvimento, inovação e colaboração interinstitucional com a comunidade civil. Sob a sua liderança, o Gabinete de Qualidade e Avaliação, tornou-se num órgão de apoio imprescindível para o comando, muito interveniente, sendo um serviço de referência respeitado e reconhecido por todos.

Em todas as atividades que desenvolve é notória a elevada capacidade de trabalho e de organização e planeamento, aliada à sua mente analítica e espírito científico. Isto também se tem refletido no empenhamento que tem tido no âmbito da investigação, tendo promovido a realização de dez teses em simulação e modelação que integraram o projeto do CINAV para o desenvolvimento do sistema de apoio à decisão SecurePort que serviu de referência para o desenvolvimento, no âmbito da NATO, do sistema SafePort, por um consórcio nacional, constituído por três universidades e uma empresa na área do software. Nesta mesma área, e enquanto docente, desenvolveu a formação em sistemas de conhecimento situacional, baseados na recolha de dados a partir de diversos sensores e apresentação de resultados em forma georreferenciada, como camadas de um sistema de informação geográfica. De realçar, ainda, que a sua atitude de constante procura de evolução no conhecimento e melhoria em tudo o que faz, é bem patente na opção pessoal que tomou de frequentar um doutoramento, que constitui uma grande mais-valia para a escola Naval.

Assim, é com enorme satisfação e elementar justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 22480

(5)

Capitão-de-mar-e-guerra JOÃO JOSÉ MAIA MARTINS, pelo notável conjunto de qualidades pessoais e profissionais evidenciadas de forma brilhante e altamente competente no exercício das suas funções, de que resultou honra e lustre para a Escola Naval e para a Marinha, levando-me a considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 30 de maio de 2016, pelo 303771 Vice-almirante ANTÓNIO JOSÉ BONIFÁCIO LOPES, Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, ao 20581 Capitão-de-mar-e-guerra VALENTIM JOSÉ PIRES ANTUNES RODRIGUES, o qual se publica:

O 20581 Capitão-de-mar-e-guerra VALENTIM JOSE PIRES ANTUNES RODRIGUES vai, em breve, destacar do Estado-Maior da Armada onde exerce, desde 4 de agosto de 2014, o exigente cargo de Chefe da Divisão de Relações Externas.

Durante este período, o comandante ANTUNES RODRIGUES assegurou, de forma muito eficaz, um conjunto assinalável de atividades, quer no âmbito nacional, quer no do relacionamento bilateral e multilateral, muitas das quais com um elevado grau de visibilidade pública e complexidade.

Para os excelentes resultados atingidos, em muito contribuíram as qualidades pessoais e militares que bem demonstrou, com destaque para as suas elevadas capacidades de trabalho e organização, extrema dedicação, sentido humano e facilidade de relacionamento interpessoal, características que, a par de um de um apurado sentido das responsabilidades, permitiram ultrapassar dificuldades e consertar posições, com reflexos para além do Estado-Maior da Armada e da própria Marinha, contribuindo, concomitantemente, para um agradável ambiente de trabalho e de sã camaradagem.

No plano das relações internacionais, é digna de realce a ação do comandante ANTUNES RODRIGUES na coordenação da ligação, apoio e acompanhamento dos Adidos Militares acreditados em Portugal e no estrangeiro, mantendo um excelente relacionamento que em muito facilitou o tratamento de múltiplos assuntos e atividades de cooperação desenvolvidos com a participação da Marinha. Sob a sua coordenação e em apoio direto ao Subchefe do Estado-Maior da Armada, foi realizado um número muito significativo de conversações formais com estados-maiores de diversas Marinhas amigas ou aliadas, muitas das quais realizadas em Lisboa sob a sua coordenação, com um visível incremento na objetividade das atividades acordadas e na sua operacionalização e controlo; foi igualmente apoiada a participação da Marinha em conversações internacionais ao nível do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Também no mesmo plano, preparou e tomou parte em atividades coordenadas pelo Ministério da Defesa Nacional envolvendo a Marinha no relacionamento com outros países, sendo de realçar a forma meticulosa como garantiu a programação, o acompanhamento e controlo da execução e implementação dos diferentes programas quadro de cooperação com os países da CPLP e como assegurou o apoio aos militares da Marinha projetados naqueles teatros de cooperação. É, ainda, de sublinhar a ação desenvolvida pelo comandante ANTUNES RODRIGUES na preparação das diversas atividades integradas na iniciativa Mar Aberto, com vista ao melhor aproveitamento daquelas missões em apoio à política externa, em reforço das atividades de CTM e em prol da capacitação dos países de língua portuguesa envolvidos. Igualmente relevante foi o seu contributo para a preparação das participações do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada em eventos internacionais ou em deslocações ao exterior, com destaque para a reunião do Subgrupo Naval da Iniciativa 5+5 Defesa, realizada em Lisboa em 2015, cuja organização coube à Marinha Portuguesa e cujo sucesso muito se deve à ação cuidada do comandante Antunes Rodrigues.

Nas áreas da representação, do protocolo e do cerimonial, merece especial referência o complexo e rigoroso trabalho de planeamento e de acompanhamento da execução dos programas inerentes às cerimónias do Dia da Marinha, do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas e, mais recentemente, da receção a Sua Excelência o Presidente da República.

No campo da doutrina, é de relevar o seu contributo para a revisão dos Manuais de Relações Externas e de Cooperação Técnico-Militar, documentos que em muito contribuem para a boa consecução das atividades desenvolvidas naqueles âmbitos.

(6)

Assim, é com toda a justiça e muita satisfação que, ao abrigo da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo 20581 Capitão-de-mar-e-guerra VALENTIM JOSÉ PIRES ANTUNES RODRIGUES pelo excelente conjunto de qualidades militares, de carácter e profissionais que evidenciou no desempenho do cargo de Chefe da Divisão de Relações Externas do Estado-Maior da Armada e pelo exemplo de bem servir que fica da sua ação, de que resultou honra e lustre para a Marinha, para as Forças Armadas e para o País, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 7 de abril de 2016, pelo 387877 Contra-almirante EDGAR MARCOS DE BASTOS RIBEIRO, Comandante da Escola Naval, ao 21783 Capitão-de-mar-e-guerra AUGUSTO ANTÓNIO ALVES SALGADO, o qual se publica:

O 21783 Capitão-de-mar-e-guerra AUGUSTO ANTÓNIO ALVES SALGADO presta serviço na Escola Naval há cinco anos e meio, no desempenho de funções de docência, com elevado brio profissional.

Oficial muito versátil e dinâmico, detentor de sólidos conhecimentos na área da História Marítima e da Arqueologia Subaquática, tem demonstrado grande dedicação e generosa entrega ao serviço, evidenciada pela panóplia de tarefas e cargos que tem desempenhado, e pelo respeito granjeado entre seus pares, subordinados, e superiores. Exerceu as funções de coordenador de Departamento de Ensino Universitário, a par da docência nas unidades curriculares da área da História, atualmente História Naval e Poder Naval, nos Mestrados Integrados e nas Licenciaturas Politécnicas da Escola Naval. Também é professor no Mestrado em História Marítima desde 2009, professor e coordenador no Mestrado em História Militar, e professor de História Militar no Gabinete de História Militar da Área de Ensino de Estratégia do Instituto de Estudos Superiores Militares. Para além dos conhecimentos que possui e sabe transmitir, a sua competência pedagógica e permanente disponibilidade para acompanhar os alunos faz com que seja considerado um docente de elevado valor.

A partir de 2011 acumulou com as funções de diretor da Biblioteca e do Museu da Escola Naval, tendo sido responsável por uma profunda remodelação do Museu e reorganização da Biblioteca ao nível das instalações e dos procedimentos de catalogação, incluindo a organização do Arquivo da Escola Naval e a adesão ao Repositório Científico de Acesso Aberto Português.

A partir de 2012 assumiu também o cargo de Subdiretor do Centro de Investigação Naval (CINAV), tendo vindo a desenvolver um trabalho muito relevante e eficaz. Para além da sua muito apreciada ação como membro do conselho diretivo do CINAV, tem sido responsável pela coordenação de vários eventos, tais como encontros, workshops e conferências do CINAV. Sendo membro do CINAV quase desde a sua criação, tem uma extensa produção científica na área da História e Arqueologia Subaquática. É um dos coordenadores do projeto de I&D Ações do U35 no Algarve, colaborador no Projeto de Carta Arqueológica de Cascais e no Projeto Patacho Pedro Diaz e representante no Grupo de Acompanhamento da Convenção da UNESCO de 2001 sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático. Proferiu 28 comunicações em conferências, workshops ou ciclos de palestras, algumas com a publicação de um artigo nas respetivas atas. Foi ainda autor de dois capítulos de livros, sendo colaborador regular e autor de vários artigos de divulgação na Revista da Armada e na Revista de Marinha. De relevar que o projeto Ações do U35 no Algarve recebeu em novembro de 2015, na reunião anual da National Archaeology Society, no Reino Unido, o prestigiado prémio anual Adopt a Wreck Award 2015.

De relevar também que participou no grupo de trabalho que preparou o projeto de planos de estudos do doutoramento em Ciências Militares no âmbito do futuro Instituto Universitário Militar, com evidentes mais-valias para os resultados conseguidos.

O comandante ALVES SALGADO também tem tido uma participação muito ativa em ações de divulgação e de promoção do conhecimento científico que prestigiam a Escola Naval. É Secretário-Geral das Jornadas do Mar desde 2012, estando neste momento a organizar este evento pela terceira vez. Foi ainda responsável ou corresponsável pela realização de vários eventos de grande visibilidade, como as Comemorações dos 75 Anos da Escola Naval no Alfeite em 2011, o n Colóquio Arqueólogos e Arqueologia do Mar em 2013, a Arqueologia Subaquática em 2014, e o Congresso Internacional Marinha e a Grande

(7)

Guerra: Política e Poder Naval em 2015. De particular importância para Escola Naval, relevo que foi autor do livro Escola Naval, Talant de Bien Faire, lançado aquando da abertura solene do ano letivo 2013/14.

Assim, é com especial satisfação que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 21783 Capitão-de-mar-e-guerra AUGUSTO ANTÓNIO ALVES SALGADO, pelo conjunto de qualidades militares, profissionais e pessoais evidenciadas e pela forma altamente competente e dedicada como tem vindo a desempenhar os diversos cargos de que foi incumbido, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Escola Naval, considerando os serviços por ele prestados relevantes e de elevado mérito.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 31 de outubro de 2013, pelo 17475 Contra-almirante EMQ JOSÉ LUÍS GARCIA BELO, Diretor de Navios, ao 20586 Capitão-de-fragata EN-AEL PAULO NUNO MENDES DIAS, o qual se publica:

O 20586 CFR EN-AEL PAULO NUNO MENDES DIAS presta serviço na Direção de Navios desde setembro de 2003, inicialmente na Divisão de Sistemas de Armas do Departamento de Estudos e, desde março de 2010, exercendo funções no Gabinete de Planeamento e Projetos (GPP).

A excelência da sua prestação já foi reconhecida em 2008. Contudo, a contribuição e desempenho desde então manteve-se em padrões de elevado nível, merecendo particular destaque o complexo estudo de viabilidade da modernização do sistema de gestão de combate das fragatas das classes Vasco da Gama e Bartolomeu Dias, essencial para o futuro destas unidades centrais da esquadra como navios combatentes. Seguidamente assumiu as delicadas funções de adjunto do subdiretor, no GPP, estrutura criada na fase inicial do processo de mudança da Direção para, em sintonia com a correspondente ferramenta informacional Entreprise Project Management (EPM), mais rapidamente atender aos requisitos relacionados com as modernas estratégias de Gestão de Projetos.

Neste último período o engenheiro MENDES DIAS tem sobejamente confirmado os atributos, as aptidões e as competências que possui e que acertadamente soube ajustar, correspondendo plenamente às melhores expetativas da sua escolha para este cargo. Os extensos conhecimentos nos procedimentos de Gestão de Projetos aliados ao entendimento claro dos aspetos organizacionais, permitiram-lhe adaptar mais rapidamente os conceitos teóricos à situação e realidade da DN. Assim, foi um elemento fundamental para a implantação inicial desta capacidade e da aplicação EPM, em estreita ligação com a DITIC e a DAGI e, numa fase mais adiantada, para assegurar a ligação, externamente com o EMA e o MDN e internamente com toda a estrutura da DN, contribuindo para que esta forte ligação dos planos externo e interno, fizesse do GPP a unidade orgânica correta para garantir a gestão da LPM.

Passou assim o engenheiro MENDES DIAS a ser o gestor da LPM na DN e as suas valências técnicas e experiência adquiridas evidenciaram-no, tendo sido naturalmente convidado a constituir uma das equipas da Marinha que participou, e se creditou, com uma honrosa classificação, na competição do tipo role-playing em gestão de projetos - Bright Challenge 2013.

Assim, entendo ser de justiça testemunhar publicamente o seu proeminente desempenho, pelo que, ao abrigo do n.º 2 do art.º 64.º do Regulamento de Disciplinar Militar, louvo o Capitão-de-fragata EN-AEL PAULO NUNO MENDES DIAS pelas evidentes qualidades e serviços por si prestados, que me levam a considera-lo um oficial de elevado mérito.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 13 de maio de 2016, pelo 157077 Contra-almirante AN ANTÓNIO INÁCIO GONÇALVES COVITA, Diretor de Abastecimento, ao 502882 Capitão-tenente SEE RES FERNANDO MANUEL SILVA MOTA, o qual se publica:

O 502882 CTEN SEE RES FERNANDO MANUEL SILVA MOTA desempenha funções na Direção de Abastecimento há aproximadamente 6 anos, inicialmente na ex-Repartição de Gestão Técnica - Secção de Sobressalentes, a qual chefiou, e, nos últimos 4 anos nas

(8)

exigentes funções de Chefe do Gabinete de Apoio, da Divisão Operacional e Técnica, demonstrando sempre no seu desempenho, sólidos conhecimentos técnicos, competência profissional, espírito de cooperação, iniciativa e eficácia.

Durante o período mencionado o CTEN MOTA demonstrou uma sólida formação técnica, a qual associada a uma disponibilidade inexcedível e a um excelente relacionamento com os diversos intervenientes, permitiu contribuir sobremaneira para o aprontamento e sustentação logística das unidades navais, com especial relevo nas missões internacionais.

De destacar, de igual modo, o elevado trabalho intelectual desenvolvido na elaboração de diverso normativo interno, na elaboração de propostas e informações, o qual, assente no seu espírito crítico, experiência e ponderação, foram fundamentais no apoio à decisão.

Como Chefe do Gabinete de Apoio, não é de todo despiciendo revelar a forma exemplar como se constituiu um elemento incontornável na gestão do pessoal, bem como o trabalho desenvolvido na gestão dos meios de movimentação de carga e a promoção e controlo das ações de beneficiação das infraestruturas da Divisão Operacional e Técnica.

O seu papel, na condução dos projetos de inventariação e reestruturação dos depósitos da Direção de Abastecimento, é digno de realce nas suas várias vertentes de concretização, nomeadamente, no levantamento das necessidades, no acompanhamento dos processos, na implementação das instruções superiores e na gestão das equipas envolvidas.

As suas qualidades pessoais, designadamente facilidade de relacionamento e empatia, permitem-lhe assumir um papel de relevo na criação de uma dinâmica de grupo que muito facilita o cumprimento da missão, tornando-o num elemento de referência e admiração para todos quantos com ele têm o privilégio de conviver e trabalhar.

Presente o que antecede, é meu dever e da mais elementar justiça dar público testemunho do meu elevado apreço, consideração e estima pelo 502882 CTEN SEE RES FERNANDO MANUEL SILVA MOTA, pelo que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do art.º 64.º do regulamento de Disciplina Militar, louvo este oficial pelo desempenho de muito elevado nível e pelas excecionais qualidades profissionais e humanas evidenciadas, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevante e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 10 de julho de 2014, pelo 24985 Capitão-de-fragata RICARDO FREITAS BRAZ, Comandante do NRP Vasco da Gama, ao 22099 Primeiro-tenente RICARDO JOSÉ SÁ GRANJA, o qual se publica:

O 22099 Primeiro-tenente da classe de Marinha RICARDO JOSÉ SÁ GRANJA presta serviço a bordo do NRP Vasco da Gama desde setembro de 2011, desempenhando as funções de Chefe do Serviço de Armas Submarinas, Oficial de Ação Tática e Oficial de Relações Públicas.

A prestação do tenente SÁ GRANJA constituiu-se como valoroso contributo para o aprontamento e cumprimento das missões atribuídas ao navio, quer no âmbito operacional, designadamente, as de interesse público, o INSTREX 12, a operação MANATIM, o período de treino sob a égide do CEVACO, a preparação do navio como navio de reserva para a operação ATALANTA 2013, o INSTREX 13, o apoio à ação de soberania nacional nas Ilhas Selvagens, o SEABORDER 13, o LUSITANO 13, o REAL THAW 14/RAMSTEIN GUARD 14, o INSTREX 14 e o MULTICOOPERATIVE 14, quer de índole protocolar, em particular a estadia a bordo de S. Ex.ª o Presidente da República, o envolvimento do navio no programa MASTERCHEF, as filmagens do Telejornal da RTP, no âmbito das comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril, e a participação nas comemorações do Dia da Marinha de 2014.

Discreto mas rigoroso, o tenente SÁ GRANJA revelou, no exercício de funções, competência, elevada ponderação e determinação o que, aliado ao seu espírito de bem servir, o tornaram num precioso e decisivo colaborador do Comando na exploração do navio com plataforma vocacionada para a luta anti-submarina. Exemplo disso é a forma como, no exercício das funções de Anti-Submarine Warfare Commander do Grupo Tarefa Português, soube preparar, discutir e treinar táticas e procedimentos de luta antissubmarina que maximizassem as capacidades dos meios existentes na Força, os quais foram objeto de menção pelo Comando do Grupo Tarefa Português e pelos seus pares.

Para além das funções na sua área específica, o primeiro-tenente SÁ GRANJA foi, também, o Oficial de Relações Públicas. Não possuindo formação específica de base nesta

(9)

sensível área, mostrou, ainda assim, extrema sensibilidade que soube usar, com reconhecida eficácia, na preparação das inúmeras atividades solicitadas ao navio, bem como na elaboração dos comunicados à imprensa e nos diversos artigos por si preparados. Ainda neste âmbito, realça-se a forma altamente meritória como desempenhou as funções de oficial de Relações Públicas do Estado-maior do comandante do Grupo Tarefa Português, no Estado-maior colateral.

Oficial dotado de um notável sentido do humano, fruto de uma capacidade inata de captar os problemas das pessoas e ajudar na sua resolução, pautou a sua ação diária por uma lealdade e conduta irrepreensíveis, o que, a par das demais qualidades sociais e morais que mostrou possuir, lhe granjeou o respeito, consideração e admiração de todos os que com ele privaram.

Assim, é com particular agrado que faço uso da competência que me é conferida pelo artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvando o 22099 Primeiro-tenente da classe de Marinha RICARDO JOSÉ SÁ GRANJA pelo conjunto de qualidades militares, técnicas e pessoais evidenciadas e pela notável ação desenvolvida no desempenho das suas funções, que considero ter contribuído para a eficiência, bom cumprimento da missão e prestígio do NRP Vasco da Gama e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 22 de setembro de 2015, pelo 22984 Capitão-de-mar-e-guerra PAULO JORGE DA CONCEIÇÃO LOPES, Comandante da Esquadrilha de Helicópteros, ao 22699 Primeiro-tenente EN-MEC RUI MANUEL LOPES MARQUES, o qual se publica:

Presta serviço na Esquadrilha de Helicópteros desde 25 de janeiro de 2010, o 22699 1TEN EN-MEC RUI MANUEL LOPES MARQUES, dedicados de forma permanente à área funcional dos helicópteros, tendo desempenhado os cargos de Chefe do Serviço de Apoio e Chefe do Serviço de Aprontamento no Departamento de Manutenção da Esquadrilha de Helicópteros.

O engenheiro LOPES MARQUES, no exercício das funções que lhe foram atribuídas, demonstrou estar dotado de boas qualidades técnicas, ter a tenacidade e brio profissional, capazes de dar resposta eficaz à multiplicidade de solicitações a que foi sujeito, nomeadamente, na preparação dos destacamentos e na manutenção e aprontamento das aeronaves.

A gestão dos meios à sua disposição, aliados à forma pragmática que evidenciou possuir, foram fatores determinantes no aprontamento e disponibilidade operacional de helicópteros, com benefícios refletidos no desempenho das missões atribuídas aos navios.

Além dos cargos que desempenhou, teve um papel de relevo como Chefe das Equipas de Inspeção às facilidades de aviação, no processo de certificação das fragatas da classe Vasco da Gama e Bartolomeu Dias, e ainda do navio reabastecedor Bérrio. É de particular realce, quando da ativação da FRI para a Operação Manatim na Guiné em 2012, em que embarcou e executou o processo de certificação do navio chefe já em ambiente operacional, tendo assim demonstrado elevadas qualidades profissionais e militares, aliadas à sua elevada dedicação, que assim permitiram obter resultados de elevado nível.

Paralelamente aos atributos de natureza técnico-profissional, importa realçar a sua postura no plano do relacionamento humano, onde revelou em diversas circunstâncias a serenidade necessária, conduta e desempenho, que constituíram um referencial para todos os que com ele serviram.

Nestas circunstâncias, porque à sua ação não pode deixar de corresponder relevante expressão de apreço, e fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do art.º 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 22699 1TEN EN-MEC RUI MANUEL LOPES MARQUES pela forma exemplar, dedicada e empenhada como tem desempenhado as suas funções, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da Missão da Esquadrilha de Helicópteros e consequentemente da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 7 de março de 2016, pelo 23785 Capitão-de-mar-e-guerra FZ JOAQUIM JOSÉ ASSIS PACHECO DOS SANTOS, Comandante da Escola de Fuzileiros, ao 772090 Primeiro-tenente STFZ LUÍS MIGUEL DE CARVALHO FULGÊNCIO, o qual se publica:

(10)

O 772090 Primeiro-tenente LUÍS MIGUEL DE CARVALHO FULGÊNCIO presta serviço na Escola de Fuzileiros desde março de 2010, tendo nestes seis anos de comissão desempenhado os cargos de Comandante da 2.ª Companhia do Batalhão de Instrução e de Chefe do Departamento de Pessoal e Segurança, em acumulação com os cargos de Adjunto do Oficial de Segurança da Unidade, Chefe do Serviço de Armamento e Chefe do Gabinete de Formação de Armamento e Tiro do Departamento de Formação em Operações Armas e Sensores.

Enquanto Comandante da 2.ª Companhia do Batalhão de Instrução, o 1TEN FULGÊNCIO foi diretor de dois Cursos de Formação de Sargentos Fuzileiros e de um Curso de Formação Básica de Sargentos Enfermeiros. Assumiu ainda a direção de diversos exercícios de campo, iniciou e contribuiu para a atualização do Manual de Infantaria de Combate e foi responsável pela reformulação do banco de perguntas dos padrões funcionais da Classe de Fuzileiros, respeitante à Prova de Aptidão Técnico-Naval dos CFS FZ.

Como Chefe do DPS, o 1TEN FULGÊNCIO coordenou a atividade dos serviços sob a sua tutela, promoveu a redação e atualização de várias Instruções Permanentes, bem como do Folheto de Integração da Escola de Fuzileiros. Elaborou ainda os planos de qualificações associados aos mapas detalhados de cargos, coordenou a execução de tarefas administrativas e processuais relativas aos militares e civis da unidade, ao mesmo tempo que elaborou propostas de formação para garantir as qualificações do pessoal, supervisionou diretamente as diferentes escalas de serviço, participou no apoio prestado pela Escola de Fuzileiros a entidades nacionais e estrangeiras, com destaque para o Exercício de Grande Visibilidade NATO TRIDENT JUNCTURE 15, e esteve presente em variadas cerimónias como Comandante do Batalhão de Equipagem.

Na qualidade de Chefe do Serviço de Armamento e do Gabinete de Formação de Armamento e Tiro, foi diretor de diversos cursos, assegurou a adequada manutenção e conservação do armamento atribuído à Escola de Fuzileiros, elaborou as propostas e assegurou o controlo do plano anual de consumo de munições, organizou e coordenou diversos torneios de tiro de pistola e de espingarda, quer do Corpo de Fuzileiros quer de Marinha, e contribuiu para a preparação de equipas de tiro da Marinha para as competições das Forças Armadas.

Pelo exemplar sentido das responsabilidades que o caracterizam, o 1TEN FULGÊNCIO foi ainda chamado a integrar o 6.º Contingente Nacional que cumpriu missão no Teatro de Guerra do Afeganistão de maio a novembro 2013, tendo o seu desempenho sido formalmente destacado pelo Comandante desta FND.

Em todas as circunstâncias, o esforço, a dedicação, a qualidade dos trabalhos produzidos e o apurado sentido das responsabilidades manifestados pelo 1TEN CARVALHO FULGÊNCIO foram evidenciados por todas as entidades com as quais se relacionou e enalteceram a credibilidade da Marinha. Militar disciplinado, competente, diligente, possuidor de elevadas qualidades profissionais e de carácter, o 1TEN FULGÊNCIO pautou sempre a sua conduta por uma extrema correção para com os seus superiores, camaradas e inferiores hierárquicos, granjeando o respeito e a estima de todos que com ele privaram.

Assim, é com inteira justiça que, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 772090 Primeiro-tenente LUÍS MIGUEL DE CARVALHO FULGÊNCIO, pelo excelente desempenho evidenciado durante toda a comissão e pela sua atitude e dedicação constantes constituindo-se assim como uma referência para o seu posto e sua classe e que me levam a considerar os serviços si prestados aos Fuzileiros e consequentemente à Marinha, como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 30 de março de 2016, pelo 816073 Vice-almirante JOSÉ DOMINGOS PEREIRA DA CUNHA, Comandante Naval, ao 6300391 Primeiro-tenente STP SÉRGIO MANUEL DAMIÃO LOPES, o qual se publica:

Após uma longa comissão de serviço de cerca de nove anos e meio no Comando Naval, no desempenho do cargo de Chefe da Secção de Sistemas de Informação, da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação (DivCSI), vai destacar o 6300391 Primeiro-tenente SÉRGIO MANUEL DAMIÃO LOPES.

(11)

Sob o meu comando, o 1TEN DAMIÃO LOPES contribuiu de forma empenhada e decisiva para o sucesso do projeto da transferência do COMNAV de Oeiras para o Alfeite e para a intensa atividade operacional desenvolvida, designadamente na preparação e apoio ao comando da SNMG1 em 2015, aos exercícios CONTEX/PHIBEX 2015, INSTREX 2015 e 2016 e mais recentemente para edificação da célula da SUBOPAUTH no COMAR.

Adicionalmente, no desempenho do seu cargo demostrou uma diferenciada e reconhecida proatividade e eficácia na modernização do parque informático, na manutenção e apoio aos Sistemas de Informação e Comunicação Automatizados e na implementação e modernização dos demais sistemas de informação em exploração no Comando Naval. Neste âmbito, revela ainda a sua capacidade de cooperação e articulação com outras entidades, incluindo a participação em grupos de trabalho nacionais e internacionais na área do Marítime Command and Control Information System (MCCIS) que foi fundamental para o desenvolvimento sustentado da capacidade de resposta operacional.

Oficial responsável e determinado, dotado de um extraordinário sentido do dever, disciplina e lealdade, demonstrou ainda capacidade de liderança, aptidões de carácter e de organização, que aliadas a um elevado sentido humano, conduta exemplar e disponibilidade permanente lhe granjearam o respeito e a admiração, de subordinados, chefes e no geral de todos aqueles que com ele serviram no Comando Naval.

Assim, é com elementar sentido de justiça e com especial satisfação que, ao abrigo da competência que me é conferida pela Lei, louvo o 6300391 Primeiro-tenente SÉRGIO MANUEL DAMIÃO LOPES pela qualidade do trabalho que desenvolveu, pela eficácia do seu desempenho e pelo conjunto de aptidões e competências demonstradas, que me levam a considerá-lo um militar de muito elevado mérito.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 5 de abril de 2016, pelo 387877 Contra-almirante EDGAR MARCOS DE BASTOS RIBEIRO, Comandante da Escola Naval, à 23302 Primeiro-tenente DORA CRISTINA DOS SANTOS AMARAL TELES GODINHO, o qual se publica:

Vai destacar em breve a 23302 Primeiro-tenente DORA CRISTINA DOS SANTOS AMARAL TELES GODINHO, após 34 meses de comissão no Corpo de Alunos da Escola Naval, no desempenho das exigentes e importantes funções de Comandante de Companhia.

Ao longo da sua comissão, a tenente DORA GODINHO foi Comandante de Companhia dos cursos CALM Almeida Henriques e VALM Mendes Cabeçadas Júnior, bem como do 74.º Curso de Formação Básica de Oficiais e dos 15.º e 16.º Cursos de Formação de Oficiais do Serviço Técnico, tendo consecutivamente, deixado em todos eles uma marca indelével do profissionalismo com que vem desempenhando estas funções, evidenciando eficiência e eficácia em todas as suas ações e pautando a sua conduta pelo exemplo e competência, destacando-se a forma exigente e rigorosa, mas também justa, com que sempre incutiu a disciplina, o aprumo e a vontade de bem-fazer nos cadetes da Escola Naval.

Oficial dotada de uma elevada capacidade de organização, tem cumulativamente desempenhado as funções de Adjunta do Comandante do Corpo de Alunos para o planeamento anual de todas as ações de formação militar naval, bem como para a organização das cerimónias militares em que os cadetes da Escola Naval têm participado, tendo sempre revelado uma elevada competência no seu planeamento, preparação e condução, os quais ficaram bem patentes nos elevados padrões atingidos, entre outras, nas cerimónias militares das comemorações do Dia de Portugal em Elvas, em junho de 2013, e no Juramento de Bandeira do curso Padre Fernando Oliveira em setembro do mesmo ano. Aliando os seus conhecimentos técnicos a uma consistente capacidade de coordenação, a ação da tenente DORA GODINHO tem-se revelado uma mais-valia para o bom funcionamento do Corpo de Alunos e para a Escola Naval.

A par das exigentes funções já referidas, o exemplar profissionalismo com que sempre tem acompanhado os cadetes nas viagens de instrução a bordo de vários navios da Marinha, nos vários embarques de fim-de-semana, e nos exercícios RIO e TRÓIA, traduzem de forma concreta o seu excecional desempenho, na transmissão de conhecimentos, valores e atitudes aos futuros oficiais da Armada.

Sendo uma militar com um elevado sentido do dever e das responsabilidades, possuidora de uma postura sempre correta, tem demonstrado uma atitude bem-disposta mas firme, honesta, sensata e sempre disponível, que em muito tem contribuído para a obtenção de excelentes resultados na formação militar naval de todos os cadetes, tendo

(12)

granjeando o respeito e admiração dos seus superiores hierárquicos e dos seus subordinados.

Deste modo, ao abrigo da competência que me é conferida pelo artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, considero ser de inteira justiça louvar a 23302 Primeiro-tenente DORA CRISTINA DOS SANTOS AMARAL TELES GODINHO, pelas elevadas qualidades militares, morais, e de chefia patenteadas, e pela forma dedicada, profissional e altamente responsável como vem desempenhando o cargo de comandante de companhia, contribuindo decisivamente, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Escola Naval, e consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 10 de março de 2016, pelo 25290 Capitão-tenente JORGE MIGUEL MORAIS CHUMBO Comandante do NRP Viana do Castelo, ao 22202 Primeiro-tenente EN-MEC JOÃO PEDRO SOARES GROSSO, o qual se publica:

Após ter cumprido uma comissão de embarque de três anos a bordo do NRP Viana do Castelo, onde desempenhou o cargo de Chefe do Serviço de Mecânica e as funções de Adjunto ao Imediato para a Gestão do Material, vai destacar o 22202 Primeiro-tenente EN-MEC JOÃO PEDRO SOARES GROSSO.

Militar possuidor de excelente formação técnico-profissional, reúne, igualmente, um assinalável conjunto de qualidades pessoais, traduzidas em inquestionável lealdade, disciplina, dedicação ao serviço, espírito de cooperação e qualidades pedagógicas. O trato fácil e a permanente boa disposição demonstradas, conferem-lhe uma assinalável capacidade de liderança, o que lhe granjearam a estima e consideração dos seus superiores hierárquicos e a admiração dos subordinados.

A sua elevada experiência e competência na área específica, aliada à muito significativa iniciativa e eficácia, consubstanciada na clara definição dos requisitos de planeamento e no suprimento das necessidades para a manutenção dos padrões de funcionamento estabelecidos para as secções de mecânica e eletricidade, reforçadas por um profundo conhecimento da importância da assessoria prestada do desempenho das funções de Adjunto do Imediato para a Gestão do Material, constituíram-se como uma mais-valia para o comando.

A ação do primeiro-tenente EN-MEC SOARES GROSSO, desenvolvida num quadro de intensa e muito exigente atividade operacional, assumiu particular relevo no cumprimento das missões em que o navio esteve envolvido, designadamente durante duas comissões, uma na Zona Marítima da Madeira e outra na Zona Marítima dos Açores, uma missão no âmbito da Agência Europeia de Controlo das Pescas em 2014, na área NAFO e duas missões da Agência Europeia FRONTEX, em 2014 e 2015, na redução do fluxo migratório irregular em direção às fronteiras externas da União Europeia, Operações TRITON e INDALO. A disponibilidade e estímulo depositados no navio contribuíram fortemente para o aprontamento das missões, revertendo em maior segurança para o Comando. Revelou sempre ser um elemento exímio no apoio contínuo prestado, expondo soluções para os problemas apresentados, resultando em estima e consideração por parte de toda a guarnição.

Merece também especial menção o seu incontestável contributo na elaboração e desenvolvimento do projeto de candidatura da Marinha ao Prémio Defesa Nacional e Ambiente em 2014 e 2015, e cuja implementação a bordo do NRP Viana do Castelo contribuiu para a promoção de boas práticas ambientais.

Assim, é com inteira justiça e agrado, que faço uso da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, considero de inteira justiça louvar o 22202 Primeiro-tenente EN-MEC JOÃO PEDRO SOARES GROSSO, pelo excelente conjunto de qualidades humanas, militares e profissionais que evidenciou, contribuindo de forma dedicada, leal e eficiente para cumprimento da missão do NRP Viana do Castelo e, consequentemente, da Marinha.

(13)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 16 de março de 2016, pelo 23785 Capitão-de-mar-e-guerra FZ JOAQUIM JOSÉ ASSIS PACHECO DOS SANTOS, Comandante da Escola de Fuzileiros, ao 773482 Sargento-mor FZ MANUEL MARQUES LUÍS, o qual se publica:

O 773482 Sargento-mor MANUEL MARQUES LUÍS presta serviço na Escola de Fuzileiros desde agosto de 2012, tendo exercido inicialmente o cargo de Chefe do Serviço de Vigilância e Polícia e em acumulação o cargo de Chefe do Serviço de Pessoal. Em dezembro de 2015, no âmbito do processo de reestruturação do Corpo de Fuzileiros, passou a assumir as funções de Chefe da Secção de Pessoal do Serviço de Planeamento e Organização do Departamento de Gestão de Recursos do Corpo de Fuzileiros.

Durante a sua comissão de serviço o SMOR LUÍS foi responsável pela elaboração do PERINTREP mensal e do Relatório Semestral de Segurança da Unidade, bem como pelo controlo dos testes de alcoolémia e toxicológicos e posterior coordenação da sua execução por parte dos militares selecionados. Estas tarefas, por serem de natureza particularmente sensível, exigiram do SMOR LUÍS uma acrescida capacidade de fazer um constante e transversal acompanhamento dos aspetos relacionados com a segurança e com o moral da guarnição, ações que se revelaram muito profícuas e serviram de suporte para a ação de comando.

Igualmente meritória foi a ação do SMOR LUÍS enquanto responsável pela área do pessoal na Escola de Fuzileiros, onde implementou uma enorme dinâmica que permitiu atingir um elevado patamar de eficácia e eficiência na produção e tratamento de dados relativos ao pessoal, permitindo um melhor controlo e gestão dos mapas de cargos, dos processos individuais e dos mapas de assiduidade dos funcionários civis. É, adicionalmente, de salientar a sua supervisão na elaboração precisa e atempada dos mapas de abonos, na coordenação e gestão das férias da guarnição, e a sua colaboração no controlo da execução das provas de aptidão física, bem como no garantir do cumprimento dos procedimentos de apresentação, destacamento e frequência de cursos.

Fruto do grande número de cerimónias militares na Escola de Fuzileiros, com destaque para as comemorações do Dia do Fuzileiro, Juramentos de Bandeira e Imposição de Boinas, o SMOR LUÍS foi inúmeras vezes incumbido da coordenação das atividades de vigilância e polícia, as quais se traduziram numa excelente gestão dos espaços e no fluido trânsito de pessoas e viaturas, aspetos que muito contribuíram para a imagem de rigor e bem-fazer que tem caracterizado a Escola de Fuzileiros.

Em todas as circunstâncias, o esforço, a dedicação, o sentido das responsabilidades e o profissionalismo do SMOR LUÍS foram destacados por todas as entidades com as quais se relacionou e tiveram consequências muito positivas para a Escola de Fuzileiros. Militar disciplinado, competente, diligente, possuidor de elevadas qualidades profissionais e de carácter, o SMOR LUÍS pautou sempre a sua conduta por uma extrema correção para com os seus superiores, camaradas e inferiores hierárquicos, granjeando desta modo, o respeito e a estima de todos aqueles que com ele privaram.

Assim, é com inteira justiça que, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 773482 Sargento-mor MANUEL MARQUES LUÍS pelo seu desempenho que se traduziu em elevados ganhos de eficiência na área do Pessoal e de SVP, e pelas suas excecionais qualidades e virtudes militares, elevados dotes de carácter, de lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e de obediência, que o creditam como um sargento de referência para a sua classe e que me levam a considera-lo um militar de muito elevado mérito.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 1 de abril de 2016, pelo 24284 Capitão-de-mar-e-guerra MÁRIO FRANCISCO DA SILVA GOUVEIA, Comandante da Esquadrilha de Submarinos, ao 916089 Primeiro-sargento U VÍCTOR MANUEL CADILHE LEITE, o qual se publica:

O 916089 Primeiro-sargento US VICTOR MANUEL CADILHE LEITE destacou recentemente do Departamento de Formação em Inativação de Engenhos Explosivos da Escola de Mergulhadores (DFIEE-EMERG), onde prestou serviço desde novembro de 2007, a fim de integrar a equipa do Serviço de Treino e Avaliação de Mergulhadores.

(14)

Ao longo deste tempo, o primeiro-sargento LEITE desempenhou as funções de Formador e de Adjunto do Chefe do DFIEE-EMERG, tendo revelado no desempenho das suas funções, um conjunto de qualidades pessoais, sociais e profissionais dignas de realce, das quais se destacam a sua competência, determinação, apurado sentido do dever, dedicação, elevado sentido de responsabilidades, permanente empenho e brio profissional que colocou na execução de todas as tarefas que lhe foram confiadas, conseguindo obter, desta forma, níveis de desempenho muito elevados que se traduziram na qualidade da formação realizada, de acordo com os elevados e exigentes padrões de proficiência da NATO ratificados e implementados pela Marinha na área da Inativação de Engenhos Explosivos.

Como formador, ao longo destes oito anos, foi responsável pela formação e pela equipa de formadores em cerca de 50 cursos entre os quais saliento os Cursos de Formação de Oficiais. Sargentos e Praças Mergulhadores Sapadores, os Cursos de Reconhecimento e Identificação de Engenhos Explosivos para Agentes da Policia Marítima e Fuzileiros e os Cursos de militares da Marinha para Cargos Deployable, sendo de realçar as suas excelentes qualidades pedagógicas aliadas ao seu elevado conhecimento, competência e profissionalismo.

Como adjunto do CDFIEE-EMERG, realço os conhecimentos e rigor na interpretação da doutrina NATO oriunda do Explosive Ordnance Disposal Working Group (EOD WG) e Counter-Improvised Explosive Disposal Working Group (C-IED WG), vertida num vasto leque de publicações ratificadas por Portugal. Realço também o elevado rigor que impôs no controlo do parco material explosivo atribuído no âmbito do Plano Anual de Consumo (PAC), adaptando as ações de formação ao material explosivo disponível, sem comprometer a qualidade da formação.

Saliento ainda, a sua participação no exercício internacional SANDY BEACH 11, realizado na Alemanha e Dinamarca, no qual participaram 16 equipas EOD de diversas Marinhas da NATO e PIP's, assim como toda a colaboração no complexo e rigoroso processo de preparação, controlo e colocação das cargas explosivas que resultaram no afundamento com sucesso dos ex-NRP Zambeze e Oliveira e Carmo, no âmbito do Projeto OCEAN REVIVAL em Portimão.

O sargento LEITE demonstra invariavelmente extraordinário espírito de cooperação, iniciativa e dinamismo, muito considerado e respeitado técnica e pessoalmente pela comunidade da Marinha com quem trabalha e colabora profissionalmente. É detentor de um conjunto de virtudes pessoais, militares e técnico-profissionais de exceção que tem utilizado em prol da instituição de forma muitíssimo dedicada, profícua e eficaz, resultando dai um excelente nível de qualidade no trabalho por si realizado.

Assim, é com inteira justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 916089 Primeiro-sargento US VICTOR MANUEL CADILHE LEITE, pelo desempenho altamente competente e dedicado que tem colocado ao serviço do Gabinete de Formação em Inativação de Engenhos Explosivos, que muito contribuiu para a eficiência, eficácia e qualidade da formação da Escola de Mergulhadores e da Marinha, entendendo que dos serviços por si prestados resultaram honra e lustre para a Marinha, considerando-os, por tal fato, extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 30 de maio de 2016, pelo 303771 Vice-almirante ANTÓNIO JOSÉ BONIFÁCIO LOPES, Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, ao 207180 Cabo TFD ALBERTO JOÃO SABINO LOBO, o qual se publica:

O 207180 Cabo TFD ALBERTO JOÃO SABINO LOBO presta serviço no Estado-Maior da Armada (EMA) há cerca de 12 anos, onde tem desempenhado funções no âmbito da sua especialidade técnica.

Muito embora, noutras ocasiões, já tenha sido publicamente manifestada satisfação relativamente ao que vinha sendo a prestação do cabo TFD LOBO, não posso deixar de assinalar devidamente, no momento em que deixo as funções de Vice-Chefe do EMA (VCEMA) e no quadro do que tenho por um grato dever, as excelentes características pessoais e profissionais que demonstra de forma perene e o definem como um militar muito disciplinado e com elevadíssimo sentido das responsabilidades e como um profissional muito competente e dedicado.

Dotado de excelentes conhecimentos técnicos e extraordinário dinamismo e com uma permanente disponibilidade para o serviço, o cabo TFD LOBO tem executado, de forma

(15)

muito eficiente e eficaz, as múltiplas tarefas que lhe são atribuídas, das quais destaco a participação ativa e empenhada na organização de cerimónias, visitas, reuniões e eventos de representação da Marinha que são organizados no âmbito das competências e responsabilidades do VCEMA e de outros Superintendentes e Diretores, a prestimosa cooperação como adjunto da Messe de Oficiais e a muito cuidada e atenciosa atuação no âmbito da chefia da sala de refeições dos almirantes.

De trato muito afável e educadíssimo, revela, ainda, uma atitude exemplar de respeito e camaradagem no convívio com oficiais, sargentos e praças, a qual lhe granjeia elevada estima e consideração de todos.

Assim, é com particular agrado e sentido de justiça que, fazendo uso da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 207180 Cabo TFD ALBERTO JOÃO SABINO LOBO pelas exemplares qualidades militares, de carácter e profissionais que denota e pela excelência com que desempenha as suas funções, considerando que, ao seu nível e, designadamente, nos últimos dois anos e meio, prestou à Marinha serviços extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 30 de maio de 2016, pelo 303771 Vice-almirante ANTÓNIO JOSÉ BONIFÁCIO LOPES, Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, ao 310085 Cabo V ANTÓNIO MANUEL DA SILVA ALVES, o qual se publica:

O 310085 Cabo V ANTÓNIO MANUEL DA SILVA ALVES, presta serviço no Estado-Maior da Armada (EMA), desde 7 de janeiro de 2014, onde tem desempenhado as funções e tarefas inerentes ao cargo de condutor do Vice-Chefe do EMA (VCEMA).

Muito embora, noutra oportunidade, já tenha publicamente manifestado a minha satisfação relativamente ao que vinha sendo a prestação do cabo V SILVA ALVES, não posso deixar de assinalar devidamente, no momento em que deixo as funções de VCEMA e no quadro do que tenho por um grato dever, a excelente pessoa e o exemplar militar e profissional que, de uma forma constante e continuada, sempre demonstrou ser.

Com efeito, o cabo V SILVA ALVES é possuidor de inegáveis qualidades pessoais e técnico-profissionais que, com muita dedicação, aplica de forma responsável e eficiente, ao serviço da Marinha.

Nos últimos dois anos e meio anos pude, mais uma vez, constatar e confirmar o seu carácter reto e leal, contar com a sua dedicação e amizade, alargadas a todos os demais elementos do gabinete do VCEMA e usufruir da sua disponibilidade permanente e do apoio constante, elementos salientes de uma atitude extremamente positiva para com o serviço e de uma conduta irrepreensível, que muito me auxiliaram no desempenho das minhas próprias funções.

Pude, ainda, verificar, naquele período e ao longo de dezenas de milhares de quilómetros percorridos, que, no âmbito da sua especialidade, o cabo V SILVA ALVES é um paradigma do zelo, cuidado e segurança na condução e no aprontamento da viatura atribuída, tendo, neste particular, compatibilizado, da melhor forma, as necessidades de intervenção corretiva ou de manutenção com a preenchida agenda do VCEMA.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é um grato dever e de toda a justiça louvar o 310085 Cabo V ANTÓNIO MANUEL DA SILVA ALVES pelas exemplares qualidades militares, de carácter e profissionais denotadas e pela excelência com que desempenhou as funções de meu condutor, considerando que, ao seu nível e, designadamente, nos últimos dois anos e meio, prestou à Marinha serviços extraordinários, relevantes e distintos.

(16)

Condecorações:

--- Alvará n.º 41/2016:

Por alvará de 9 de junho de 2016;

Ordem Militar de Avis

Grã-Cruz Vice-Almirante António José Bonifácio Lopes

Grande-Oficial Contra-Almirante António José Gameiro Marques

Comendador Capitão-de-Fragata Nuno Filipe Cortes Lopes

Capitão-de-Fragata Rui Fernando Amoroso Marrafa Santos Amaral Oficial

Capitão-Tenente Francisco Maria da Câmara de Assunção Capitão-Tenente Miguel Ângelo Calhau Algarvio

Capitão-Tenente Mário Jorge Mendes Afonso Cavaleiro/Dama Primeiro-Tenente Bruno Alexandre Gonçalves Neves

29 de agosto de 2016. — O Secretário-Geral das Ordens, Arnaldo Pereira Coutinho. (Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 170, de 5 de setembro de 2016, Presidência da República – Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas).

Medalha Militar de Serviços Distintos - Prata

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea a) do número 1 do artigo 16.º e do número 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Serviços Distintos de Prata, aos militares seguintes:

22480 Capitão-de-mar-e-guerra JOÃO JOSÉ MAIA MARTINS

20581 Capitão-de-mar-e-guerra VALENTIM JOSÉ PIRES ANTUNES RODRIGUES

502882 Capitão-tenente SEE FERNANDO MANUEL SILVA MOTA

(17)

Medalha Militar de Serviços Distintos - Cobre

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea a) do número 1 do artigo 17.º e do número 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Serviços Distintos de Cobre, aos militares seguintes:

916089 Primeiro-sargento U VÍTOR MANUEL CADILHE LEITE

207180 Cabo TFD ALBERTO JOÃO SABINO LOBO

310085 Cabo V ANTÓNIO MANUEL DA SILVA ALVES

Medalha Militar de Mérito Militar – 1.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea a) do artigo 22.º e do número 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Mérito Militar de 1.ª Classe, aos militares seguintes:

20778 Capitão-de-mar-e-guerra RES CUSTÓDIO FERNANDO LOPES

21783 Capitão-de-mar-e-guerra AUGUSTO ANTÓNIO ALVES SALGADO

Medalha Militar de Mérito Militar – 2.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea b) do artigo 22.º e do número 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Mérito Militar de 2.ª Classe, ao militar seguinte:

20586 Capitão-de-fragata EN-AEL PAULO NUNO MENDES DIAS

Medalha Militar de Mérito Militar – 3.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do artigo 22.º e do número 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Mérito Militar de 3.ª Classe, aos militares seguintes:

6300391 Primeiro-tenente STP SÉRGIO MANUEL DAMIÃO LOPES

(18)

Medalha Militar da Cruz Naval – 3.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de agosto de 2016:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do número 1 do artigo 26.º, da alínea c) do número 1 do artigo 27.º e do número 3 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 3.ª Classe, aos militares seguintes:

22099 Primeiro-tenente RICARDO JOSÉ SÁ GRANJA

22699 Primeiro-tenente EN-MEC RUI MANUEL LOPES MARQUES

23302 Primeiro-tenente DORA CRISTINA DOS SANTOS AMARAL TELES GODINHO

(19)

Mudanças de Situação

--- Despacho n.º 10828/2016:

PASSAGEM À SITUAÇÃO DE RESERVA DO VALM JOSÉ DOMINGOS PEREIRA DA CUNHA.

Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 153.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 90/2015, de 29 de maio, conjugado com o artigo 12.º do mesmo Decreto-Lei e com a alínea a) do artigo 153.º do EMFAR aprovado pelo Decreto-Lei n.º 236/99, de 25 de junho, passar à situação de reserva, em 29 de agosto de 2016, o 816073 VALM José Domingos Pereira da Cunha.

26-08-2016. — O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, almirante.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 170, de 5 de setembro de 2016, pelo Ministério da Defesa Nacional - Marinha).

--- Despacho n.º 10829/2016:

PASSAGEM À SITUAÇÃO DE RESERVA DO CALM ANÍBAL JOSÉ RAMOS BORGES.

Manda o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 153.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 90/2015, de 29 de maio, conjugado com o artigo 12.º do mesmo Decreto-Lei e com a alínea a) do artigo 153.º do EMFAR aprovado pelo Decreto-Lei n.º 236/99, de 25 de junho, passar à situação de reserva, em 18 de julho de 2016, o 1775 CALM Aníbal José Ramos Borges, que se encontrava sustada em conformidade com o disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 159.º do EMFAR.

26-08-2016. — O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, almirante.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 170, de 5 de setembro de 2016, pelo Ministério da Defesa Nacional - Marinha).

--- Passagens à situação de reserva:

Transitou para a situação de reserva, que se encontrava sustada em conformidade com o disposto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 159.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 90/2015, de 29 de maio, em 18 de julho de 2016, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 153.º, conjugado com o artigo 12.º do mesmo Decreto-Lei e com a alínea a) do artigo 153.º do EMFAR aprovado pelo Decreto-Lei n.º 236/99, de 25 de junho, mantendo-se na efetividade de serviço, o seguinte oficial general: 1775 Contra-almirante ANÍBAL JOSÉ RAMOS BORGES

(20)

Estado-Maior da Armada, em 7 de setembro de 2016 O SUBCHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA, INTERINO

Mário José Simões Marques Comodoro

(21)

ÍNDICE DOS ANEXOS

ANEXO A - Legislação Diversa (Sumário).

Página

_

21

ANEXO B - Portaria n.º 241/2016: Alteração ao regulamento do regime de apoio ao controlo e inspeção no

quadro da política comum das pescas, aprovado pela Portaria n.º 112/2016, de 28 de abril.

Página

_

22

ANEXO C - Portaria n.º 10803-A/2016: Promoções de militares das Forças Armadas.

Página

_

23

ANEXO D - Despacho n.º 10830/2016: Despacho de subdelegação de competências do Superintendente

(22)

Legislação

Legislação Diversa (Sumário)

--- Diário da República, 1.ª série, n.º 171, de 6 de setembro de 2016:

MINISTÉRIO DO MAR Portaria n.º 243/2016:

Terceira alteração da Portaria n.º 20/2013, de 22 de janeiro, relativa à gestão das quotas de pesca, no que respeita aos imperadores.

Referências

Documentos relacionados

A dosagem de Bilirrubina é útil para o diagnóstico diferencial de doenças hepatobiliares e outras causas de icterícia, que se manifesta clinicamente quando a concentração de

O kit de Wright Corante Hematológico foi comparado com outro método para coloração de esfregaços sanguíneos.. De acordo com a comparação da coloração de 10 amostras clínicas,

Estudos foram realizados para determinar o nível de interferência de diferentes compostos: Bilirrubina conjugada e não conjugada não produzem interferência até 60 mg/dL;

Método para determinación cuantitativa de la Capacidad Latente de Fijación de Hierro en muestras de suero o plasma.. Test colorimétrico, solamente para uso diagnóstico

A calibração do kit pode ser feita utilizando o fator de calibração teórico, baseado na absortividade molar do NADP, ou através do calibrador BIOCAL, que é rastreável ao

Os valores de referência em mg/dL, para o presente método, foram obtidos através da determinação do Ferro em populações sadias do sexo masculino e feminino.. Ferro Sérico

Reproducibility Sample 1 Sample 2 Sample 3 Average Concentration (mg/dL) 2,86 3,55 5,36 Standard Deviation (mg/dL) 0,01 0,02 0,01 Coefficient of Variation (%) 0,35 0,43

Muestra 1 Muestra 2 Muestra 3 Concentración promedio (mg/dL) 1,79 2,26 3,16 Desvío Patrón (mg/dL) 0,01 0,01 0,01 Coeficiente de variación (%) 0,32 0,44 0,18 Sensibilidad..