• Nenhum resultado encontrado

Vinde, e tornemos a YHWH, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vinde, e tornemos a YHWH, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Agosto 2012 A sabedoria popular, certamente apoiada em relatos antigos com origem na Bíblia e na transmissão oral, sempre apontou que o primeiro grande castigo da humanidade veio pela água (o dilúvio universal do qual só escapou uma família de oito almas, a de Noé, servo do Elohim Altíssimo), enquanto o segundo grande castigo que O Eterno irá impor a uma humanidade rebelde virá pelo fogo.

Embora de forma errada, a sabedoria popular também veio afirmando que “a mil anos chegarás, mas de dois mil não passarás”. Neste caso temos de dar desconto a algumas incorrecções dos vários calendários humanos ou a adulterações que a tradição oral veio provocando com o tempo. Porém, o calendário do Todo-Poderoso esteve sempre certo e é esse que marca o tempo dos acontecimentos há muito profetizados pela Sua Vontade, conforme ao Seu plano, plano esse que podemos conhecer através das Suas Solenidades, as que Ele nos aponta em Levítico 23.

A respeito desta segunda frase da sabedoria popular não podemos deixar de nos lembrar que o profeta Oseias nos deixou estas palavras referindo-se ao povo de Israel:

Oseias 6:1-2 – “Vinde, e tornemos a YHWH, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias [2.000 anos] nos dará a vida; ao terceiro dia [no governo milenar de Yeshua, o 7º milénio] nos ressuscitará, e viveremos diante dele”.

Conhecendo o princípio profético que “um dia para YHWH são como mil anos e mil anos como um dia” (Salmo 90:4; 2.Pedro 3:8), fácil é estabelecer a relação entre as palavras do profeta e as do dito popular: “a mil anos chegarás, mas de dois mil não passarás”. Na realidade, desde a primeira vinda do Filho do Eterno, Adonai Yeshua como Servo sofredor, já passaram cerca de dois mil anos…Logo, estamos perto de ver cumprida mais esta profecia do Alto e Sublime.

(2)

YHWH VIRÁ EM FOGO 2

Sim, o tempo estabelecido por YHWH está praticamente cumprido – a vinda do Rei está perto. Para atestarmos esta certeza basta-nos olhar à nossa volta e vermos os acontecimentos que Yeshua HaMashiach apontou como sinais bem evidentes do “princípio de dores” e da sua vinda próxima: guerras, rumores de guerra, pestes, assolações, sismos e terramotos, falso profetismo…etc. (ler Mateus 24), para termos a certeza absoluta em que ponto do plano de Deus nos encontramos neste final do ano de 2012.

Sim, a Palavra de YHWH aponta-nos que nos últimos dias – os que precederão a vinda do Rei Yeshua, haverá uma grande tribulação e grande angústia entre as nações, como nunca houve nem voltará a haver:

Daniel 12:1 – “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo [a Israel de YHWH], todo aquele

que for achado escrito no livro [da vida do Eterno – ler Êxodo 32:32;

Salmo 56:8; 139:16]”.

Yeshua confirmou estas mesmas palavras aos Seus discípulos:

Mateus 24:21-22 – “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria;

mas por causa dos escolhidos [a Israel de YHWH] serão abreviados

aqueles dias”.

Sim, estes dias de aflição e angústia entre as nações da terra coincidirão com os dias do governo do anti-Cristo do fim dos tempos, o qual se manifestará ao mundo não como o anti-Cristo, mas aparecerá como um grande sedutor e com a capacidade de liderança que tem faltado aos líderes mundiais actuais, com um discurso e palavras de paz, conquistando assim os corações de multidões que anseiam pela vinda de um governante que “ponha ordem na casa”, para depois as conduzir à guerra, à morte, à perseguição das minorias que venham a opor-se-lhe, etc., etc. A Palavra dá-nos muitos pormenores sobre este personagem a que chama “o homem do pecado”. Estes dias de aflição irão culminar na grande batalha de Armagedão a qual, segundo as palavras de Yeshua, terão de ser abreviados, senão nenhum ser humano restará com vida, tal será o frenesim de louca destruição em que o mundo se irá envolver. Não temos palavras para descrever a carnificina que virá. Será O Rei Yeshua que virá colocar um fim à loucura humana, diabólica, para depois exercer num pouco de tempo, a Sua justiça/castigo sobre os filhos da desobediência.

Perante tão negro cenário, a esperança dos crentes (a Israel de YHWH) está em Yeshua, O Rei vindouro, sabendo pelas Suas promessas que Ele os levará consigo, na Sua vinda gloriosa, fazendo-os escapar dos castigos que sobrevirão à humanidade rebelde, que desabarão no tempo da ira do Cordeiro.

(3)

YHWH VIRÁ EM FOGO 3

Temos assim, dois períodos de aflição, um a seguir ao outro: primeiro o que será desencadeado pelo anti-Cristo e pelas suas hostes durante os últimos 42 meses (1260 dias ou 3,5 anos) antes da vinda de Yeshua, O Rei, e o segundo, que corresponde ao tempo da ira do Cordeiro com os castigos que virão sobre os filhos da desobediência.

Tudo isto nos ensina a santa Palavra do Eterno, conforme já o temos referido noutros estudos que se encontram disponíveis em www.kol-shofar.org (A Voz da Trombeta).

Mas, como sabemos, ao longo da História bíblica, são inúmeros os episódios em que o fogo sempre esteve associado ao Deus Todo-Poderoso, Elohim YHWH. Vejamos alguns exemplos:

 YHWH revelou-se a Moisés em fogo, numa sarça que ardia mas não se consumia – Êxodo 3:2-4.

 Os castigos pelo fogo que provocaram a destruição de Sodoma e Gomorra e das outras cidades da campina onde Lot habitava (2.Pedro 2:6), deveriam ter ficado para exemplo da humanidade rebelde dos nossos dias. Porém, o coração/mente endurecido dos nossos contemporâneos não aprende de maneira nenhuma. Os pecados dos antigos são os mesmos dos de hoje. Também o castigo que sobre eles virá será idêntico – o fogo os destruirá, porque a Palavra do Eterno diz-nos que as suas cinzas serão calcadas aos pés dos que forem fiéis ao Braço de YHWH – Malaquias 4:3.

 O Elohim de Israel é mesmo chamado de “Um fogo consumidor” em inúmeras passagens: e.g. Isaías 33:14; Hebreus 12:29.

 A vinda do Eterno YHWH será tremenda em poder, glória, majestade e vingança naqueles dias do castigo – O Seu Braço poderoso executará, uma vez mais, a Sua vontade e poder:

Isaías 30:27, 30, 33 – “Eis que o nome de YHWH vem de longe, ardendo a sua ira, sendo pesada a sua carga; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como um fogo consumidor…E YHWH fará

ouvir a sua voz majestosa e fará ver o abaixamento do seu braço [O Rei

Yeshua], com indignação de ira, e labareda de fogo consumidor, raios e dilúvio e pedras de saraiva…Porque Tofete já há muito está preparada; sim, está preparada para o rei; ele a fez profunda e larga; a sua pira é de fogo, e tem muita lenha; o assopro de YHWH como torrente de enxofre a acenderá”.

Ninguém, nem nenhum poder terreno ou celestial se poderá opor ao Elohim YHWH. Ele será terrível no dia da Sua justa vingança – Ele é YHWH a Quem mataram O Filho. A humanidade perseguiu e matou os justos e os profetas que Ele enviou para que ouvissem a Sua voz e se arrependessem. Mas eles, pela dureza dos seus corações, não quiseram ouvir e não fizeram caso dos alertas e sinais que lhes foram

(4)

YHWH VIRÁ EM FOGO 4

enviados, tal como está acontecendo hoje também. Chegará pois o dia da ira do Todo-Poderoso.

Deuteronómio 32:22 – “Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes”.

Salmo 50:3 – “Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele”.

Salmo 97:3-5 – “Um fogo vai adiante dele, e abrasa os seus inimigos em redor. Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra viu e tremeu. Os montes derretem como cera na presença de YHWH, na presença do Senhor de toda a terra”.

O dia da vingança do nosso Deus (os dias após a Sua vinda gloriosa) fica bem patente nas seguintes palavras proféticas que são dirigidas contra o numeroso exército inimigo que há-de vir de todos os quadrantes contra a terra de Israel na grande batalha do Armagedão:

Joel 2:1-2 – “Tocai a trombeta em Sião [a 7ª e última], e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia de YHWH vem, já está perto; dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração”.

É nesta grande batalha que YHWH mostrará a Sua força e o poder dos Seus exércitos, os Seus anjos poderosos. O poderoso exército de homens malignos será destruído – ler Ezequiel 39:1-6. O profeta diz-nos que “brasas ardentes saíam dos Seus passos” (Habacuque 3:5).

Também o profeta Naum tem estas palavras acerca do Todo-Poderoso quando desafiado pelos Seus inimigos:

Naum 1:2, 6 – “YHWH é Deus zeloso e vingador; YHWH é vingador e cheio de furor; YHWH toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos… Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas”.

Sim, ninguém nem força alguma se Lhe poderá opor! Ele pleiteia pela justiça. Ele vem para vingar o sangue dos justos que foi injustamente derramado. Ele destruirá o ímpio e fará desaparecer toda a iniquidade quando a Sua Lei/Torá estiver gravada nos corações/mentes dos homens que viverem no Seu reino milenar. Sim, de Sião sairá a Lei/Torá, como nos é ensinado em Isaías 2:2-4. Ele virá também para destruir os que destroem a Terra, que é a Sua obra e a sua possessão:

(5)

YHWH VIRÁ EM FOGO 5

Apocalipse 11:18 – “E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra”. Salmo 94:1 – “YHWH Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente”.

Sim, estes dias estão perto. A Sua vinda é segura e certa. Isaías fala-nos de um ano de retribuições por parte do Eterno Adonai, por causa de Sião (ler do verso 1 ao 8):

Isaías 34:8 – “Porque será o dia da vingança de YHWH, ano de retribuições pela contenda de Sião”.

Isaías 63:4 – “Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado”.

Estas palavras proféticas falam do dia da vingança do nosso Deus, mas também da redenção dos que Lhe são fiéis. Soam como palavras de castigo eterno para uns, e de prémio eterno para outros.

Paulo também ensina que YHWH virá com vingança (fogo) sobre todos os rebeldes e todos/as os que não conhecem O Seu Nome, nem querem ouvir a Sua voz e não se arrependeram para andarem nos Seus caminhos (a Sua Lei/Torá):

2.Tessalonicenses 1:4-10 – “De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós, que sois atribulados, descanso connosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós)”. Não nos deixemos enganar pelo falso profetismo que por aí grassa que diz que Deus é amor e não destruirá as criaturas a quem Ele deu vida. A Palavra de YHWH diz-nos exactamente o contrário do que eles ensinam. Sim, YHWH é O Deus de misericórdia e amor pelas Suas criaturas (os que O buscam para O amar e servir na Sua Verdade – a Sua Lei/Torá e na fé e testemunho de Yeshua)...mas também é O Deus de Justiça. Por isso Ele deu imenso tempo e oportunidades a todos para que se arrependessem dos seus maus caminhos e voltassem para Ele. Mas eles não quiseram ouvir. Por isso serão destruídos. É isto que a Sua Palavra nos revela.

(6)

YHWH VIRÁ EM FOGO 6

Não nos deixemos enganar: se rejeitarmos a Yeshua HaMashiach, Aquele que Se entregou sem pecado para salvação de muitos, estaremos a rejeitar Aquele que O enviou: O Todo-Poderoso Elohim YHWH. Logo, os que rejeitam O Filho estão a rejeitar O Pai e estão a tornar em nada o sacrifício que O Filho fez por muitos.

Sim, O Eterno diz na Sua Palavra que virá com fogo e castigos terríveis:

Isaías 66:15-16 – “Porque, eis que YHWH virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo. Porque com fogo e com a sua espada entrará YHWH em juízo com toda a carne; e os mortos de YHWH serão multiplicados”. Cair na alçada do Seu castigo é algo de inimaginável. Pobres dos que desprezam estes alertas:

Hebreus 10:31 – “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

Sim, YHWH O Todo-Poderoso virá em breve. O Seu Braço executará toda a Sua vontade. Por isso quando a Palavra nos fala na ira do Cordeiro está a falar-nos do julgamento e dos castigos que O Pai irá derramar em breve sobre uma humanidade que O rejeitou. O que nos diz o livro de Salmos a este respeito?

Salmo 11:5-7 – “YHWH prova o justo [o que anda segundo a Sua Vontade/Lei/Torá – ler Lucas 1:5-6]; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma. Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo. Porque YHWH é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os rectos”.

Sim, YHWH virá em fogo (com castigos severos e destruição inimaginável) para os ímpios; mas trará galardão eterno para os justos, os que caminham nas Suas veredas de vida (a Sua Lei/Torá), com sinceridade de coração/mente e vivem na esperança e na fé e testemunho do Filho Yeshua. “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”, disse Yeshua aos Seus discípulos e a cada um de nós neste dia.

Naum 1:5-7 – “Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença; e o mundo, e todos os que nele habitam. Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas. YHWH é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele”.

Sim, Ele conhece os que confiam Nele. Esses estão inscritos no Livro da Vida porque andaram em rectidão perante Ele e confiaram no poder resgatador do sangue do Seu Enviado. Naquele dia se verá a diferença entre o justo (o que caminha nos Seus preceitos de vida) e o injusto (o que despreza a Sua instrução/conselho – a Sua Lei/Torá):

(7)

YHWH VIRÁ EM FOGO 7

Malaquias 3:16-18 a 4:1-3 – “Então aqueles que temeram a YHWH falaram frequentemente um ao outro; e YHWH atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele [o Livro da Vida de que nos falou Moisés], para os que temeram a YHWH, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz YHWH dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz YHWH dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz YHWH dos Exércitos”.

Sim, Ele virá em fogo. Malaquias compara o derramamento da Sua ira com o fogo dos ourives, o que purifica o ouro e a prata – Malaquias 3:2.

Salmo 21:8-10 – “A tua mão [Yeshua, O Braço de YHWH] alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam. Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; YHWH os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá. Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens”.

Por aqui vemos que nem os filhos dos que são malignos serão poupados à ira do Todo-Poderoso. Estas são palavras que não carecem de qualquer explicação adicional. Basta somente guardá-las nos nossos corações/mentes, para reforçar a nossa fé e esperança na vinda gloriosa do Eterno YHWH. O Seu Braço (Yeshua HaMashiach) executará tudo isto.

Salmo 33:18-22 – “Eis que os olhos de YHWH estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia; para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome. A nossa alma espera em YHWH; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua misericórdia, YHWH, sobre nós, como em ti esperamos”.

Muito mais poderia ser acrescentado, mas pensamos que o essencial fica escrito para nossa reflexão e aviso. Vigiemos.

Que assim seja, amém.

Ora vem Adonai Yeshua. Socorre o Teu povo nos dias da angústia. AlleluYAH

Referências

Documentos relacionados

Por este motivo, Manoϊlesco, mesmo dando mérito ao fascismo italiano por ter redescoberto o corporativismo como resposta à crise da época da Primeira Guerra Mundial, teoriza que o

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Pela importância da curimatã comum para o sertanejo, o LaGePe considerou a espécie como prioridade de estudo e buscou apoio financeiro por meio de vários projetos, até

Atrás destes mesmos balcões existe um móvel munido de gavetas onde se guardam produtos como termómetros, testes de gravidez, soro fisiológico, algodão, entre outros,

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles