• Nenhum resultado encontrado

E. M. NICE BEOLCHI NUNES FERREIRA Semana 19-16/08 a 20/08

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E. M. NICE BEOLCHI NUNES FERREIRA Semana 19-16/08 a 20/08"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Português Segunda-feira 16/08/2021

Para darmos prosseguimento em nossos estudos, vamos relembrar um assunto já visto em anos anteriores, que são os verbos. Observe atentamente o quadro abaixo:

Instruções para a realização das atividades de 1 a 3 nas páginas 31 e 32.

Para realizar as atividades, leia-as com bastante atenção, observe os exemplos e consulte a tabela sempre que necessário.

Matemática

Nessa semana vamos fazer as atividades que começam na página 27.  Leia o texto abaixo para auxiliá-lo nos estudos:

A medida e o surgimento das frações

Quando nos deparamos com perguntas do tipo “Quantos alunos há nesta classe?”, obtemos uma resposta contando os alunos. Como cada aluno é um todo, não podemos contar uma “fração” de aluno. Para contar pessoas utilizamos os números naturais, e nossa resposta não poderia ser, por exemplo, “Há 35 alunos e meio”. Dizemos que a quantidade de pessoas é um todo descontínuo, ou discreto, pois pessoas são contadas uma a uma.

(2)

Contamos, como já vimos, para responder à pergunta “Quantos?”. No entanto, há um outro tipo de pergunta, cuja resposta também é dada através de um número, mas que não é obtida através de contagens:

• Quanto pesa? • Quanto mede? • Quanto custa?

Todas estas perguntas estão ligadas à ideia de medida. Se quisermos, por exemplo, determinar o comprimento de uma corda, não devemos mais contar, pois a corda não é composta de unidades separadas, é um todo “contínuo”, devemos, pois, medi-la.

A palavra medir tem sua origem no latim “metire”, cujo significado é determinar a extensão, por comparação. Geralmente, medimos grandezas contínuas tais como massa, volume, comprimento, etc., sendo que a unidade padrão utilizada na comparação deve ser da mesma natureza da quantidade a ser medida. Assim, comparamos massa com massa, volume com volume, capacidade com capacidade, etc. Medir é comparar. A medida resulta da comparação entre a grandeza que se quer medir e a unidade-padrão escolhida para estabelecer a comparação. A pergunta “Quanto?” é respondida ao verificarmos quantas vezes a unidade-padrão “cabe” na grandeza que se deseja determinar. Se queremos medir o comprimento de um lápis, podemos usar, por exemplo, o comprimento de uma borracha como unidade-padrão e fazer a comparação. Verificamos, então, quantas vezes o lápis é maior que a borracha. Veja:

Verificamos que, nesse caso, o lápis é 4 vezes maior que a borracha. Podemos também dizer que o comprimento do lápis é igual ao de 4 borrachas. A medida do comprimento do lápis foi dada por um número natural, pois tal comprimento é múltiplo do comprimento da borracha. Note que, na ação de medir,

está implícita a ideia de divisão:

(3)

Observe que, neste caso, o número natural já não é suficiente para responder a pergunta “Quanto mede?”. Ao usar o comprimento do palito como unidade-padrão, verificamos que o comprimento do lápis ultrapassa o de 4 palitos, mas é menor que o de 5 palitos. O comprimento de lápis é igual a 4 palitos mais uma parte de um palito. O homem vem se deparando com situações deste tipo há milhares de anos. Por isso teve necessidade de criar um novo tipo de números: os números fracionários, que indicam a parte de um todo.

Página 27

Atividade 1, itens a, b Página 28

Assista ao vídeo abaixo até 2 min e 46 seg, para resolver as atividades dessa página.

https://www.youtube.com/watch?v=8Z90fNuS1sA&list=TLPQMDIwODIwMjHnDUVXIZwbOA&index=2 5º ano - Matemática – Vol. 3 - Cap 8 – Aula 21 – Medidas de comprimento - Atividade

Atividades: 2, 3 e 4

O segmento AB desenhado na atividade 2 tem 10 cm de comprimento e na atividade 3 ele é considerado como o inteiro. Além disso, esse inteiro foi dividido em 10 partes iguais, os centímetros. Escreva as frações com base nessas informações e também na sua forma reduzida.

Português Terça-feira 17/08/2021

Hoje daremos sequência nas atividades 4 a 8 das páginas 33 e 34.

Matemática Página 29

Atividades 5 e 6.

Para estimar os comprimentos dos segmentos dados na atividade 6, você usará um referencial, dado por um segmento de 1 cm. Dessa forma, você consegue comparar as medidas e estimar quantas vezes esse segmento de 1cm cabe nos outros segmentos.

Página 30

Assista ao vídeo abaixo a partir de 2min e 50 seg , para resolver as atividades dessa página.

https://www.youtube.com/watch?v=8Z90fNuS1sA&list=TLPQMDIwODIwMjHnDUVXIZwbOA&index=2 5º ano - Matemática – Vol. 3 - Cap 8 – Aula 21 – Medidas de comprimento - Atividade

Atividade 8, itens: a, b, c, d.

 A atividade 7, por ser desenvolvida em grupo e na sala de aula, faremos quando retornarmos as aulas presenciais.

(4)

História Página 12- Compreendendo a História

Leia os registros e observe as fotos, leia também mensagens contidas nas fotos. Após, responda as questões:1, 2 e 3 (a questão 3 pode ser respondida na apostila). Não será necessário realizar a pesquisa.

Fique Sabendo!!!!!

“Diretas Já” foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil. Esse movimento teve início em 1983 e foi até 1984, tendo mobilizado milhões de pessoas em comícios e passeatas.

Porém, só em 1989, é que ocorreu o processo das eleições diretas. O direito ao voto, foi mais uma conquista, assim o voto faz parte dos direitos humanos.

Página 13- Atividades

Se necessário, faça a releitura das páginas já estudadas para responder as questões 1 e 2.

UNIDADE 6: SER CIDADÃO E RESPEITAR AS DIFERENÇAS. Página 14

Nesta unidade, aprofundamos alguns conceitos e ideias relativos à cidadania, com exemplos de situações cotidianas que envolvem os direitos humanos. No decorrer da unidade, apresentamos temas que favorecem a compreensão da noção de cidadania e pluralidade, assim como a diversidade cultural e social. Propomos também reflexões acerca do processo de conquista de cidadania por diferentes grupos sociais.

Página 15: Roda de conversa.

Leia o trecho da música “manifestação” e observe o significado das palavras em destaque. Neste trecho, percebemos a intenção de “não excluir” ninguém, onde quer que seja. Responda as questões 1 e 2, na própria apostila.

Português Quarta-feira

18/08/2021

Instruções para as atividades sobre verbos.

Leia as atividades a seguir e resolva-as com atenção. Se necessário, releia o quadro com as informações, passado na segunda-feira.

1 – Circule o verbo de cada oração e indique o tempo verbal.

a) Viajaremos amanhã logo cedo._________________________ b) Hélio comprou uma caixa de bombom._______________________ c) Ele está muito feliz.____________________________

Presente – Ação ocorrendo no momento em que se fala. Pretérito (passado) – Ação já ocorrida.

(5)

d) O cantor se apresentará na sexta-feira.________________________ e) Por que você faltou à aula?_______________________________ f) Eu tenho um skate amarelo.__________________________-

2 – Em qual frase o verbo está no futuro? Sublinhe-a.

a) O ônibus parte ao meio-dia em ponto. b) O ônibus partirá ao meio-dia em ponto. c) O ônibus partiu ao meio-dia em ponto.

3 – Siga o exemplo e escreva cada verbo no infinitivo.

a) passa – passar. d) comenta - _________________ b) vende - ____________ e) vive - _____________________ c) foge - ______________ f) sobe - _____________________

Matemática Página 31

Atividade 9, itens: a, b, c, d.

 A atividade 10, por ter que trocar o caderno com o coleguinha, faremos quando retornarmos as aulas presenciais.

GEOGRAFIA Quarta-feira

18/08/2021 Nesta semana estudaremos as páginas 12, 13 e 14(atividades) Páginas 12 e 13

O conteúdo apresentado leva a uma reflexão sobre a poluição das águas dos mares e dos oceanos, que acarreta na destruição da fauna e da flora marinhas por meio de derramamento de óleo e do descarte incorreto do lixo.

Página 14

Atividade 01, 02 e 03

Releia o texto das páginas 12 e 13 para obter as respostas.

(6)

Português Quinta-feira

19/08/2021

Instruções para a realização da cópia e atividades.

O texto e atividades devem ser copiados e respondidos no caderno. Façam com bastante atenção respeitando a estrutura do texto.

Receita é um texto instrucional (explica como fazer algo). Uma receita apresenta duas partes claras INGREDIENTES e MODO DE PREPARO, as receitas tem sempre uma estrutura parecida:

 Título;

 Ingredientes: nessa etapa tem que conter as quantidades específicas de cada ingrediente;  Modo de preparo: contendo informações pormenorizadas etapa a etapa de como fazer.

TEXTO: Pão de queijo Ingredientes

 2 ½ xícaras de polvilho doce  ½ xícara de polvilho azedo  1 xícara de leite

 ¾ xícara de óleo

 1 xícara de queijo parmesão ou minas  3 ovos inteiros

 1 colher de chá de sal Modo de preparo

 Bata tudo no liquidificador, menos o queijo;

 Despeje tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;  Leve ao forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.

Interpretação de texto Atividade 1. Essa receita serve para:

a) ( ) orientar o preparo de alimentos

b) ( ) indicar quais remédios um paciente deve tomar c) ( ) mostrar como se monta um brinquedo

Atividade 2. Quais são as partes em que nossa receita está divida? a) ( ) Início, meio e fim

b) ( ) título, ingredientes e modo de preparo c) ( ) título, conteúdo e autor

Atividade 3. Quais são os utensílios utilizados nessa receita?

R:___________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

(7)

Atividade 4. Essa é uma receita que as crianças podem fazer sozinhas? Justifique sua resposta.

R:___________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

Atividade 5. Para que os números são utilizados em uma receita? O que aconteceria se uma receita não apresentasse números? R:___________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ Matemática Página 32. Atividade 11, itens: a e b. Ciências

Páginas 6 e 7: Ciclo da água

A água se movimenta na natureza constantemente ela passa pela atmosfera, rios, e subsolo terrestre. Nesse processo, ela passa pelos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) e colabora com o desenvolvimento dos seres vivos.

Acesse o link e assista ao vídeo: O que é o ciclo da água https://www.youtube.com/watch?v=KZTRy6KL7_c

Página 08

Atividades 1 e 2:

Ao analisar o mapa, percebemos que a água é distribuída de forma desigual nas diferentes regiões do planeta. Além disso, boa parte dela não pode ser utilizada diretamente, ou seja, a água doce e acessível é escassa.

Português Sexta-feira 20/08/2021

Instruções para a realização da cópia e atividades.

O texto e atividades devem ser copiados e respondidos no caderno. Façam com bastante atenção respeitando a estrutura do texto.

(8)

O texto é a biografia de uma autora muito famosa. Leia-o com bastante atenção, observe sua estrutura e responda atentamente às questões propostas.

Trabalhando com o texto

Atividade 1. Onde e quando nasceu Ruth Rocha?

R:____________________________________________________________________________ Atividade 2. Quem eram os pais dela?

R:____________________________________________________________________________ Atividade 3. Como foi a infância dessa grande escritora?

R:____________________________________________________________________________ Atividade 4. Qual foi o primeiro livro de Ruth Rocha e em que ano ele foi publicado?

R:____________________________________________________________________________ Matemática

As atividades propostas para hoje deverão ser realizadas no caderno de Matemática.

(9)

a) Qual é a altura de Pedro? ______________________________________________________________ b) Qual é a altura de João? _______________________________________________________________

2 – Responda ao que se pede.

a) Se um lápis tem 15 cm, qual é a medida em milímetros? ______________________________________ b) Se uma rua tem 3.000 metros, qual é sua medida em quilômetros? _____________________________ c) Se um parafuso tem 50 centímetros, qual é sua medida em centímetros? ________________________ d) Se uma borracha tem 4 centímetros, qual é sua medida em milímetros? _________________________ e) Se um tecido tem 3 metros, qual é sua medida em centímetros? _______________________________

INGLÊS

UNIT 5. ALL YEAR LONG Página 7

Atividade 1. Observe as imagens que estão no livro e identifique as festividades que são celebradas no Brasil.

(10)

Atividade 2. Leia o texto em inglês na apostila sobre “Thanksgiving Day” – Dia de Ação de Graças. Esta é uma das principais celebrações americanas. Identifique no texto que dia da semana e o mês do ano em que o Thanksgiving Day é celebrado (pinte com lápis colorido).

Atividade 3. Escolha uma das seguintes celebrações e represente/desenhe ela em uma folha sulfite ou em seu caderno. Não esqueça de escrever o nome da celebração em inglês ou português.

EDUCAÇÃO FÍSICA

AULA 01

TEMA: ESPORTE OLÍMPICO.

GOLFE

LEITURA

Em meados do século XV, segundos alguns historiadores, o Golfe derivou-se de um esporte chamado Kolven. Praticado pelos holandeses, chegou inclusive as ilhas Britânicas. Entretanto, seu início de fato aconteceu na Escócia, em uma cidade chamada Saint Andrews, em 1754.

A princípio, o esporte não garantiu muitos adeptos, pois alegavam prejudicar o treinamento do tiro com arco. Não demorou muito para que novos praticantes surgissem, ajudando a compor regras e competições, na metade do século XVIII. Apenas no final do século seguinte, campeonatos femininos eram organizados na Inglaterra, regulamentados pela sua própria associação, fundada na mesma época.

Os britânicos construíram também o primeiro campo de Golfe, no ano de 1864. Após três décadas fundou-se a Associação Norte-Americana de Golfe. Visto que o esporte já havia propagado pelo mundo, através de jogos dos oficiais escocês nas forças armadas britânicas. O número de praticantes aumentou, chegando a 60 milhões de golfistas entre homens e mulheres. Além de 30 mil campos de golfes em âmbito mundial.

Anteriormente à Olimpíada do Rio 2016, a modalidade participou apenas de duas edições, em Paris 1900 e St. Louis 1904. No primeiro evento a competição foi dividida em categoria feminina e masculina, diferente do outro que excluiu as mulheres para acrescentar um embate por equipes. A volta do esporte nos Jogos Olímpicos foi aprovada na cidade de Copenhague, em 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os campeonatos antigamente separavam os profissionais e os amadores. Mais tarde, esses jogadores puderam participar em um mesmo torneio, os Opens. E apenas os melhores atletas disputam a Major Championships.

O objetivo do jogo é acertar a bola nos buracos, através de tacadas, a partir da área chamada Tee. Em sua maioria, os campeonatos dividem-se em duas classes:

(11)

Stroke Play: Os golfistas devem acertar com menos tacadas possíveis os 18 buracos por dia dos 4 de competição.

Match Play: Um embate onde quem acertar mais buracos ganha e não necessariamente é preciso passar por todos.

O playoff acontece quando a disputa termina em empate, no qual será decidido o ganhador em 3 buracos. O Golfe é composto também por seis tipos diferentes de tacos, onde cada qual dispõe de sua função específica:

Driver: São maiores no comprimento e possuem a finalidade de alcançar longas distâncias em um golpe. Geralmente utilizados na primeira tacada.

Madeira / Wood: Leva esse nome pois antigamente os tacos eram feitos de madeira. Sua principal função é impulsionar a bola durante o Fairway, área denominada no meio do percurso. Podendo chegar até o local próximo ao buraco, conhecido como Green.

Ferros / Irons: A cabeça de cada taco é numerada de 1 a 9 conforme o ângulo, de forma decrescente numerados do menor ao maior. Usados normalmente na fase de aprendizagem.

Wedges / Cunhas: Beneficia-se pelo fato de após o golpe, a bola não muda seu trajeto mesmo voando para cima. Em situações onde há bancos de areia, os wedges são primordiais.

Híbridos: A região onde bate na bola é menor, resultando em uma maior velocidade da jogada.

Putters: Proporciona uma exatidão no movimento por ser de menor tamanho. Em sua maioria são empregados no setor Green.

EDUCAÇÃO FÍSICA

AULA 02

TEMA: ESPORTE OLÍMPICO.

ATIVIDADE: GOLFE

OBJETIVO: Melhora das habilidades motoras e das capacidades físicas. MATERIAL: Rolo de papel higiênico, Cabo de vassoura, Balde e Bola TEMPO: 50 minutos

LOCAL: Em casa ou na praça

DESENVOLVIMENTO: 2 pessoas participam jogando contra. A seguir temos o passo a passo da atividade.

Cada participante terá 10 tentativas de rebater a bolinha dentro do balde.

A cada acerto afastasse o balde mais distante da marca inicial. Quem rebater a bolinha mais vezes dentro do balde vence.

(12)

Brincadeiras na Quarentena: GOlfe com material reciclado

https://www.facebook.com/nativaescola/videos/brincadeiras-na-quarentena-golfe-com-material-reciclado/771938223617031/

Referências

Documentos relacionados

Observando inicialmente os resultados, pode-se verificar que no caso de sistemas em que as cargas estão ligadas em estrela, a convergência para o fluxo de carga com ajuste

Schnopp Klinik und Poliklinik für Dermatologie am Biederstein, TU München Kinderdermatologie Aktuelle Aspekte bakterieller Hautinfektionen

Não existem conteúdos programáticos fixos para a unidade curricular, pois cada aluno desenvolve o trabalho de investigação com foco num problema de investigação de uma área

Mas se você me deixar e amar outro, Você vai se arrepender de tudo algum dia: Você é meu raio de sol meu único raio de sol Você me faz feliz quando o céu está cinza Você

Execução: Utilizando-se de uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é permanecer dentro da área demarcada, enquanto o outro procura fazê-lo deixar.

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS. Página 21 – Animais Vertebrados.. Leia com atenção o conteúdo da página 21 e grife as palavras peixes, anfíbios

PEÇA PARA QUE O ALUNO OBSERVE AS LETRAS QUE ELE USOU PARA COMPLETAR E RESPONDA SE SÃO VOGAIS OU

Ignorar palavra-passe Esta opção permite ignorar as solicitações da palavra-passe (de arranque) do sistema e da palavra- passe da HDD interna ao reiniciar o sistema. • Desativado