• Nenhum resultado encontrado

Energia, o nosso negócio. Zanini / Sermatec mais de 500 caldeiras em operação no Brasil, Américas e Angola

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Energia, o nosso negócio. Zanini / Sermatec mais de 500 caldeiras em operação no Brasil, Américas e Angola"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Energia,

o nosso negócio

Desde sua fundação, a Sermatec Zanini® realizou im-portantes empreendimentos. Nos últimos anos, a empresa forneceu mais de 160 geradores de vapor para a queima de diferentes combustíveis, atendendo aos mais variados segmentos de mercado.

No ano de 2009 foram entregues 22 novos projetos para geração de bioeletricidade, responsáveis pela demanda de 150 MWh médio à matriz energética brasileira. A experiência e tradição da Sermatec Zanini® a tornaram um dos prin-cipais players no fornecimento de geradores de vapor para indústrias da América Latina e Angola.

IACO Agrícola Caldeira Aquatubular Capacidade: 200.000 kg/h Pressão: 65 kgf/cm² Temperatura: 520 oC

Zanini / Sermatec mais

de 500 caldeiras

em operação no Brasil,

(3)

Mercados de atuação

• Açúcar e Etanol • Papel & Celulose • Mineração • Óleo e Gás • Química e Petroquímica • Alimentos • Siderurgia • Geração de Energia Equipav Caldeira Aquatubular Capacidade: 200.000 kg/h Pressão: 67 kgf/cm² Temperatura: 490 oC

Usina São Fernando Caldeira Aquatubular Capacidade: 250.000 kg/h Pressão: 100 kgf/cm² Temperatura: 540 oC

ETH Bioenergia | Unidade Rio Claro Caldeira Aquatubular

Capacidade: 260.000 kg/h Pressão: 67 kgf/cm²

Temperatura: 520 oC

Os projetos para geração de vapor e energia fornecidos pela Sermatec Zanini® contemplam diferentes concepções de sistema para queima de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos em grelhas rotativas, pin-hole, basculantes ou por meio dos modernos e efi cientes sistemas de leito fl uidizado borbulhante ou circulante, oferecendo a melhor relação custo-benefício disponível no mercado.

Projetadas e fabricadas para produção de vapor de pro-cesso ou geração de energia elétrica para modernas UTEs — Unidades Termoelétricas —, as caldeiras aquatubulares ZS - Zanini Sermatec® possibilitam alta disponibilidade operacional a partir da queima de combustíveis convencio-nais, rejeitos de processo, resíduos de biomassa, lodo de ETE, rejeitos de minas de carvão, coque de petróleo entre outros.

(4)

Totalmente automatiza-das, as caldeiras aquatubu-lares ZS - Zanini Sermatec® podem atingir a capacidade de 500 TVH ou superiores, pressão de operação de vapor de até 150 kgf/cm² e temperatura de vapor supe-rior a 530 °C.

Tradição e competência

Grupo Adecoagro | Usina Angélica Caldeira Aquatubular I Capacidade: 200.000 kg/h Pressão: 68 kgf/cm² Temperatura: 480 oC Caldeira Aquatubular II Capacidade: 320.000 kg/h Pressão: 68 kgf/cm² Temperatura: 480 oC

ETH Bioenergia | Unidade Conquista do Pontal Caldeira Aquatubular Capacidade: 230.000 kg/h Pressão: 67 kgf/cm² Temperatura: 520 oC

ETH Bioenergia | Unidade Santa Luzia Caldeira Aquatubular Capacidade: 260.000 kg/h Pressão: 67 kgf/cm² Temperatura: 520 oC

(5)

A ZACI - Zanini Comércio Internacional é uma das mais importantes trading company do Brasil, especializada na co-mercialização, importação e exportação de bens de capital. A trading, com mais de 30 anos de experiência e mais de 50 projetos implantados em vários países das Américas e África, opera com escritórios locais em diversos países para atender às necessidades e solicitações do mercado internacional.

A versatilidade e experiência da ZACI – Zanini Comércio Internacional na administração de projetos complexos, em sua maioria chave na mão, permitem oferecer a seus clientes serviços diferenciados que resultam em excelente relação custo–benefício.

Diferenciais

• Viabilização de Project Finance no desenvolvimento da engenharia fi nanceira e na estruturação dos trâmites legais junto aos órgãos nacionais e internacionais, de forma adequada para atender às exigências de cada projeto específi co.

• Conta com equipes qualifi cadas de engenheiros especializados em soluções técnicas para os processos de cana–de–açúcar e biomassa, dispostos a atender aos interesses dos clientes na execução de estudos de viabilidade técnico–econômico, otimizações de pro-cessos fabris, modernização de plantas e prestação de serviços de engenharia no repotenciamento e reforma de caldeiras e equipamentos.

• Desenvolvimento jurídico de contratos internacionais adequado às exigências e determinações legais, de acordo com a legislação de cada país.

• O pós–venda executa a operacionalidade logística da engenharia do projeto, supervisão, montagem, comis-sionamento e posta em operação da planta.

Trading Company

Ingenio Pantaleón | Nicarágua Caldeira Aquatubular Capacidade: 150.000 kg/h Pressão: 63,3 kgf/cm² Temperatura: 510 oC

Termoelétrica Enersa | Honduras 14 Caldeiras de Recuperação Capacidade: 6,437 kg/h* Pressão: 19 kgf/cm²* Temperatura: 320 oC*

*valores por unidade

Ingenio Santa Matilde | Honduras Caldeira Aquatubular Capacidade: 150.000 kg/h Pressão: 63,3 kgf/cm² Temperatura: 510 oC

Ingenio Ledesma | Argentina Caldeira Aquatubular Capacidade: 150.000 kg/h Pressão: 63,3 kgf/cm² Temperatura: 510 oC

(6)

Caldeiras de

Alta Pressão

A reconhecida competência da Sermatec na fabricação e montagem de caldeiras, aliada à tradição e tecnologia Zanini, permite oferecer ao mercado projetos com-petitivos para produção de vapor de processo e geração de energia elétrica em centrais termoelétricas, dentro de normas e padrões de qualidade internacionais ASME I e ISO 9001:2008.

Totalmente automatizadas, as Caldeiras ZS - Zanini Sermatec® são projetadas para aplicações que exigem alta confi abilidade e disponibilidade, atendendo todas as necessidades de pressão, temperatura e produção requeridas pelo mercado.

(7)

A NOVA ERA

Só um tradicional

fornecedor é capaz de

oferecer:

Projeto

Fabricação

Montagem

Elétrica & Automação

Retrofi t & Repotenciamento

Assistência Técnica

Comissionamento & Posta

em Marcha

Treinamento em Operação

Manutenção

A NOVA ERA

Só um tradicional

fornecedor é capaz de

oferecer:

(8)

Projeto

As Caldeiras ZS - Za-nini Sermatec® podem ser instaladas em indústrias e/ ou centrais termoelétricas, possibilitando a queima dos mais diversos tipos de combustíveis.

Identifi cação da

linha ZS

Projeto

Projeto

Projeto

(9)

bustão. Dotadas de um cinturão refratário que aumenta a temperatura da fornalha nessa região e permite a queima de bagaço com teor de umidade mais elevado.

Feixe tubular

O feixe tubular ou os evaporadores são projetados conside-rando a troca térmica e a área de passagem dos gases, a fi m de se trabalhar com velocidades adequadas ao tipo de com-bustível utilizado, e tem como concepção um único passe de gás em fl uxo cruzado, transversal aos tubos, e permitem a limpeza efetiva através dos sopradores de fuligem.

Superaquecedores

Os superaquecedores de vapor primário e secundário das Caldeiras ZS - Zanini Sermatec® são predominantemente convectivos, não drenáveis e dimensionados de maneira apropriada para as condições requeridas da caldeira.

Condensador

O condensador opera como um trocador de calor do tipo casco-tubos, tendo como fl uido frio a água de alimentação A Sermatec Zanini® tem condições de fornecer caldeiras

com 1 ou 2 tambores, apoiadas pela base ou suportadas por estrutura metálica e tirantes, sendo este último tipo o mais indicado para regiões sujeitas a abalos sísmicos.

Combustíveis

As Caldeiras ZS - Zanini Sermatec® são projetadas para queimar vários tipos de combustíveis: bagaço de cana, madeira picada, resíduos fl orestais e outros derivados de biomassa, que podem ser queimados sozinhos ou combina-dos com carvão, óleo e/ou gás natural.

Sistemas de combustão

Dependendo do tipo e qualidade dos combustíveis, a engenharia da Sermatec tem condições de ofertar a melhor solução para os sistemas de combustão, com queima em suspensão ou sobre a grelha, garantindo assim a máxima confi abilidade e efi ciência térmica com o menor custo de vapor gerado.

As Caldeiras ZS - Zanini Sermatec® podem ser fornecidas com grelhas fi xas ou móveis. O sistema de espargimento do combustível sobre a grelha permite que as etapas do processo de combustão ocorram de forma sequenciada, per-mitindo ao equipamento obter a máxima efi ciência térmica.

Fornalha

Nas Caldeiras ZS - Zanini Sermatec®, a fornalha é pro-jetada levando em consideração as premissa: tempo de residência, velocidade dos gases, ponto de amo-lecimento das cinzas e circulação. Totalmente aletadas, garantem a estanqueidade do equipamento, evitando os vazamentos dos gases gerados durante a

com-Tecnologia de ponta

ZS-2B ZS-2T ZS-1B ZS-1T até 200 até 225 até 200 >225 Apoiada Suportada Apoiada Suportada 02 02 01 01 até 67 até 67 até 120 até 120 até 520 até 520 até 540 até 540

Caldeira Produção (t/h) Suportação Tambores Pressão (bar) Temperatura (oC)

(10)

da caldeira e como fluido quente o vapor saturado prove-niente do tambor de vapor, possui essencialmente a fun-ção de fornecer condensado de alta pureza ao sistema de controle de temperatura do vapor (dessuperaquecedor).

Internos do tambor de vapor

Os internos dos tambores de vapor são projetados para realizar efi cientemente duas funções essenciais que devem ser plenamente cumpridas para assegurar um desempenho efi ciente. Uma delas é separar o vapor da água para que o sistema de tubos de descida receba água isenta de vapor, proporcionando circulação natural adequada e segura. A outra função é separar a umidade do vapor para assegurar que o mesmo deixe a caldeira extremamente pura e seca.

Economizadores

Os economizadores (tubos lisos ou aletados) têm por fi nalidade o aumento da efi ciência da unidade, através de troca térmica entre a água de alimentação e os gases de saída da caldeira.

Projeto específi co

para cada aplicação

(11)

Pré-aquecedores de ar

A utilização do pré-aquecedor de ar do tipo tubular tem a fi nalidade de aumentar a efi ciência da unidade através da troca térmica entre o ar de combustão e os gases de saída da caldeira.

Estruturas de sustentação

As estruturas dos equipamentos são projetadas e fabrica-das de acordo com as condições requerifabrica-das, de acordo com às normas da ABNT e AISC, incorporando escadas, platafor-mas e passadiços para o acesso normal a todas as portas de acesso e inspeção, válvulas e instrumentos.

Fabricação

Os itens das Caldeiras ZS - Zanini Sermatec® são projeta-dos visando o máximo a pré-fabricação, o objetivo é enviar para o campo os equipamentos com o maior grau de monta-gem possível, os itens que, por ventura, não possam ser enviados montados por questões dimensionais e/ou trans-porte são pré-montados na fábrica. Com isso a montagem fi ca mais rápida e, consequentemente, incorrem menores custos, além de assegurar um alto nível de qualidade fi nal do produto.

Engenharia

Em função das várias alternativas e tecnologias disponíveis para os sistemas de combustão, tratamento de gases, retiradas de cinzas, etc., a engenharia da Sermatec Zanini® tem capacidade de oferecer para os seus clientes a melhor solução e obter alto nível de efi ciência em qualquer tipo de projeto.

Manutenção

As Caldeiras ZS - Zanini Sermatec® são projetadas para fa-cilitar os processos de montagem, manutenção e operação. A utilização de refratários é limitada ao máximo.

Bevap Caldeira Aquatubular Capacidade: 200.000 kg/h Pressão: 67 kgf/cm² Temperatura: 510 oC 2 unidades ETH Bioenergia | Unidade Alcídia Caldeira Aquatubular Capacidade: 230.000 kg/h Pressão: 67 kgf/cm² Temperatura: 520 oC Usina Ester Caldeira Aquatubular Capacidade: 200.000 kg/h Pressão: 67 kgf/cm² Temperatura: 490 oC

totalmente

automatizadas

(12)

As caldeiras de leito fl uidizado circulante e borbulhante representam as mais modernas, recentes e efi cazes tecnolo-gias para queima de combustíveis sólidos, com baixa emis-são de poluentes.

Com 100% de sua fabricação realizada no Brasil pela Sermatec Zanini®, as caldeiras de leito fl uidizado BFB/CFB estão disponibilizadas ao mercado na faixa de produção de 15 t/h a 300 t/h, sem limites de pressão e temperatura de va-por, para aplicação em todos os tipos de biomassa, inclusive para combustíveis complementares como tiras de pneus, carvão, petcoke e outros.

Leito fl uidizado circulante

Representando o atual estado da arte em caldeiras de força, as caldeiras de leito fl uidizado circulante (CFB) são caracterizadas pelas seguintes aplicações principais:

Larga faixa de aplicação de combustíveis: • Matéria volátil: 4% a 40%

• Cinzas: 0% a 60%

• Poder calorífi co: superiores a 1.500 kcal/kg • Umidade: menores que 65%

• Utilização de rejeitos de processo

• Flexibilidade de combustíveis: minimizando incertezas de fornecimento

• Capacidade de queima de combustível de baixo custo em razão da pouca aplicação em caldeiras convencio-nais

As caldeiras CFB proporcionam acurado controle de tem-peratura, permitindo a variação da temperatura ao longo da fornalha, no máximo de 15 °C. Dessa forma, as caldeiras do tipo CFB proporcionam baixas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), CO e associado ao exclusivo sistema de in-jeção de calcáreo, reduzidas emissões de óxidos de enxofre (SOx), não requerendo, na maioria dos casos, os altíssimos investimentos em sistemas de dessulfurização de gases.

Caldeiras de

leito fl uidizado

Alunorte - Alumina do Norte do Brasil Caldeira de Leito Fluidizado Circulante Capacidade: 340.000 kg/h Pressão: 93 kgf/cm² Temperatura: 490 oC

(13)

Com capacidade de geração de vapor a partir de 30 t/h, as caldeiras CFB não possuem limites de produção de vapor, as-sim como de pressão de operação, sendo de grande utilização em unidades de geração térmica onde pressões superiores a 120 bar são recomendadas.

Com 100% de sua fabrica-ção realizada no Brasil pela Sermatec Zanini®, as caldeiras CFB representam o estado da arte em geradores de vapor.

Leito fl uidizado borbulhante

A combustão realizada em caldeiras do tipo BFB é caracterizada pela injeção do combustível em um leito de areia, permanecendo retido até a sua queima total, o que representa uma efi ciência de combustão superior a 99%.

Com a temperatura con-trolada na faixa de 850 °C, por meio do con-trole da relação entre o ar primário e o ar secundário, assim como pela recircula-ção de gases inertes, as cal-deiras apresentam reduzidas emissões de particulados na atmosfera, óxidos de ni-trogênio (NOx), assim como de CO.

Inovação tecnológica

Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Caldeira de Leito Fluidizado Borbulhante Capacidade: 135.000 kg/h Pressão: 63 kgf/cm² Temperatura: 460 oC

(14)

A engenharia da Ser-matec Meppam® vem pesquisando materiais e desenvolvendo projetos de caldeiras fogotubu-lares desde 1979, com um histórico de mais de 500 caldeiras instaladas. Nos-sos produtos se diferen-ciam pela qualidade dos materiais aplicados, além dos projetos desenvolvi-dos, visando à máxima eficiência da troca térmica em função do combustível utilizado.

Os equipamentos solda-dos recebem tratamento térmico, são radiogra-Modelo: MDS

Modelo: MCP

Caldeiras fogotubulares

fados e submetidos a testes hidrostáticos com o acompanhamento do departamento de controle de qualidade dentro das normas específicas para caldeiras ASME I.

As caldeiras fogotubulares Sermatec Meppam® são compactas, horizontais, possuindo modelos com dois e três passes de gases, para a queima de combus-tíveis sólidos, especialmente resíduos como: bagaço de cana, cascas de vegetais, cavacos de madeira e carvão mineral com alto teor de cinzas, além de

(15)

tíveis líquidos e/ou gasosos através de queimadores fabricados por empresas es-pecializadas em combustão industrial.

Com pressão de trabalho de até 21 kgf/cm², as caldeiras Sermatec Meppam® abran-gem uma faixa de capacidade de 250 kg/h a 35.000 kg/h de vapor.

A empresa possui pes-soal especializado em todas as etapas de fabricação da caldeira, desde o projeto até a posta em marcha, possuin-do condições técnicas para oferecer as mais efi cientes soluções para a geração de vapor.

As Caldeiras Sermatec Meppam® operam em praticamente todas as regiões do país e no exterior em indústrias de alimentos, óleos vegetais, sucos, têx-teis, fumo, papel, frigorífi cos, curtumes, recauchutadoras, clubes, hospitais, cozinhas, entre outros e constituem uma prova concreta da efi cácia dos nossos projetos e da qualidade desses equi-pamentos.

Como consequência natural dos bons resultados obtidos, há mais de 30 anos a Sermatec Zanini® assumiu a liderança no segmento de geradores de vapor, com mais de 500 caldeiras instaladas.

Caldeira Fogotubular Sermatec Meppam® Modelo MZL / MZG Unileaf - Joinville/SC Capacidade: 20.000 kg/h Pressão: 10.5 kgf/cm² Caldeira Fogotubular Sermatec Meppam®

Modelo MDS

Frigorífi co Friboi - Andradina/SP Capacidade: 20.000 kg/h Pressão: 12 kgf/cm²

Zanini / Meppam mais de

500 caldeiras instaladas

Flexibilidade de Operação Reduzidos Custos de Instalação Menores Custos de Manutenção Menores Custos Operacionais Economia de Energia Elevada Maior Continuidade nos Resultados Operacionais Maior Vida Útil dos Equipamentos

Maior Operacional e de

(16)

Tel.: 16 2105 4422 | Fax: 16 2105 4450 comercial@sermatec.com.br www.sermatec.com.br M ar keting S er ma tec Energia

A força que movimenta o mundo

O consumo de energia no mundo está resumido, em sua grande maioria, pelas fontes de energias tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás natural. Tais fontes são poluentes e não-renováveis, mas, no futuro, serão substituídas inevitavelmente. Há controvérsias sobre o tempo de duração dos combustíveis fós-seis, entretanto, devido a energias limpas e renováveis como biomassa, energia eólica e energia maremotriz e sanções como o Protocolo de Quioto, que cobra de países industriais um nível menor de emissões de poluentes (CO2) na atmosfera, as ener-gias alternativas são um novo modelo de produção de energias econômicas e saudáveis para o meio ambiente.

O consumo de energia pode refl etir tanto o grau de industrialização de um país como o grau de desenvolvimento e bem estar da sua população em termos médios. O consumo de energia nos países mais industrializados é aproximadamente 88 vezes superior ao consumo dos países em desenvolvimento.

Desenvolver equipamentos de alta tec-nologia para o processamento de fontes de energias renováveis, transformando a cana em Açúcar, Etanol e Energia tem sido o trabalho da Sermatec durante anos.

Referências

Documentos relacionados

Se os controles da engenharia não mantiverem as concentrações aéreas em um nível que seja adequado para proteger a saúde dos trabalhadores, selecione equipamentos de

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

Quanto às oportunidades relacionadas ao investimento em plantios florestais podem ser mencionadas: (i) a existência de Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Estado

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

6.2.1 A avaliação socioeconômica visa priorizar as (os) candidatas (os) cujos os perfis socioeconômicos mais se adequam aos estudantes que o Galt Vestibulares

Many more European associations, consortia and networks are operating at a transnational level: just to mention a few of them, the Association of European Correspondence

Para tal, serão aplicados os índices morfométricos RDE (Relação Declividade-Extensão) e RFAV (Razão Fundo/Altura de Vale), e efetuadas análises qualitativas