• Nenhum resultado encontrado

O futuro está mesmo aqui!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O futuro está mesmo aqui!"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Campeões há muitos! Rodolfo Pedra e Ana Santos ergueram os títulos Regionais de Cadetes e o 1º de Maio bateu o pé nos Juniores Femininos.

Páginas 8 e 9

Sempre a subir!

Quatro equipas da Madeira subiram de divisão esta época: Sporting do Porto Santo, ACM, Estreito e Sporting da Madeira. Para além de impressionante, sabe muito bem.

Páginas 6 e 7

Mosqueteiros falham Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro “passaram ao lado” do Mundial da Holanda. Mas nada está perdido. Vamos lá trabalhar.Página 2

Diana Almeida e Tiago Pedra são Campeões Nacionais

Madeira mais forte na Sicília

Página 5

O futuro está

mesmo aqui!

Nós é que somos

os maiores das ilhas

P

ági

n

a 4

Com os Campeonatos Nacionais de Equipas Seniores já todos concluídos, chegou a hora dos responsáveis procederem às respectivas avaliações, com o intuito de prepararem o futuro com a máxima atenção e rigor, uma vez que actualmente a margem de manobra é muito apertada. Não há dúvidas que no cômputo geral a participação das 17 equipas madeirenses nos vários campeonatos foi muito positiva. Com a excepção da recta final das 1ªs Divisões, em que nenhuma equipa da Madeira conseguiu atingir as Finais do Play-off, pelos motivos mais que conhecidos e que contraria e muito a habitual frequência, nos restantes campeonatos melhor seria difícil de esperar. Quatro equipas subiram de Divisão e por enquanto uma já é campeã. Por outro lado, foi extremamente gratificante, para todos aqueles que nas últimas épocas voltaram a apostar na formação dos nossos “meninos”, assistir à conquista das 16 medalhas (4 de Ouro, 5 de Prata e 7 de Bronze) nos Campeonatos Nacionais Individuais de Iniciados e Infantis, onde destacamos as prestações brilhantes de Diana Almeida e Tiago Pedra. Muitos parabéns a todos os que contribuíram para estes feitos, pois são estes momentos que nos dão forças para continuarmos com a nossa luta do dia-a-dia. Juan Gonçalves

(2)

Tiago foi afastado pelo dinamarquês Allan Bentsen (3-4) logo na primeira eliminatória do Mapa Final, tal como Marcos Freitas, surpreendido pelo austríaco Stefan Fegerl (2-4). O madeirense, que poderia na Holanda ter conseguido a qualificação olímpica, caso protagonizasse uma boa prova, desceu 8 lugares naquela tabela de valores e terá de esperar por nova oportunidade, tal como João Monteiro, derrotado “naturalmente” frente ao então número 16 do ranking mundial, o singapurense Gao Ning (1-4). Contudo, lembramos que há mais três vias de apuramento para os Jogos Olímpicos Londres 2012: Portugal ser uma das 16 selecções qualificadas para a prova de equipas (o Mundial é em 2012), a qualificação continental (de 11 a 15 de Abril de 2012, no Luxemburgo), que atribui 11 lugares a jogadores europeus, e o Torneio de Qualificação Mundial (10 a 13 de Maio de 2012), que distribui os últimos 3 lugares. Toca a trabalhar!

Outros dois madeirenses estiveram entre os cerca de 750 jogadores oriundos de uma centena de países. Na fase de grupos Énio Mendes venceu Andrea Stefanelli (4-1), de São Marino, e ao haitiano Fabrice Joseph (4-0), mas na primeira pré-eliminatória de entrada no Mapa Final perdeu com o israelita Omri Ben Ari (3-4), depois de ter estado a ganhar por 3-1. Que pena! Ana Neves também esteve bem na fase de grupos, vencendo ambos os jogos por 4-0, a Rimma Gufranova (Uzbequistão) e a Jessica Pace (Malta), mas também perdeu na pré-eliminatória, com Guan Meng Yuan (Hong Kong). Na competição de pares, os resultados também não foram significativos.

Portugueses estiveram (muito) discretos no Mundial

A participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Seniores, na prova de Singulares, foi decepcionante e teve repercussões muito negativas no ranking mundial dos “três mosqueteiros”. Não que alguém esperasse que um deles alcançasse um lugar no pódio, mas esperava-se que em Roterdão pelo menos Tiago Apolónia garantisse o apuramento aos Jogos Olímpicos, mas a sua eliminação precoce custou-lhe uma descida de 10 lugares e a consequente saída dos 28 primeiros.

(3)

Os madeirenses Ana Santos e João Reis (ambos do Câmara de Lobos) e o treinador das selecções de cadetes António Jorge Fernandes (CTAR Madeira) foram convocados pela Comissão Técnica Nacional para representar Portugal na décima etapa do Circuito Mundial de Juniores, disputada de 4 a 8 de Maio, em Platja D’Aro (Espanha).

Na prova de equipas, João Reis foi mais longe do que a sua conterrânea, formando Portugal B com António Malheiro (Novelense). Esta equipa logrou a qualificação para o Mapa Final, fruto de um triunfo sobre o Qatar A, apesar da derrota com Hong Kong (0-3). No entanto, chegados à fase decisiva, os jovens lusos foram afastados logo na primeira eliminatória pela Índia B (0-3). Nos femininos, Ana Santos actuou ao lado de Rita Fins (Mirandela), dupla que quedou-se pela fase de grupos, somando desaires com Hong Kong (0-3) e Itália B (2-3).

Na competição de singulares, nem Ana nem João conseguiram chegar ao Mapa Final, pois perderam os jogos que realizaram na fase de grupos. Ana perdeu com a alemã Nina Mittelham (3), depois de ter estado a vencer por 2-1, e com a espanhola Nora Escartin (0-3), ao passo que João foi derrotado pelo indiano Abhishek Yadav (1-3) e pelo austríaco David Klaus (2-3), este último depois de ter estado em vantagem por 2-0.

Reis no pódio da Consolação

João Reis em acção…

Na prova de consolação, João Reis alcançou o terceiro lugar, fruto de vitórias sobre o luxemburguês Vicent Urbing (3-2) e o equatoriano Mohammed Al-Korbi (3-0). Na meia-final perdeu com o sueco Alfred Lindblad (0-3). Quanto a Ana Santos, foi eliminada logo na ronda inaugural pela canadiana Annie Coulombe (0-3). Refira-se que, após o triunfo na Áustria, esperava-se um comportamento mais conseguido por parte da atleta do C. Lobos em terra de “nuestros hermanos”. Outras oportunidades surgirão para que possa reconfirmar todas as suas potencialidades.

(4)

tentar “limpar” a má imagem deixada na edição de 2006, também ali realizada. A registar a participação de representações de dez ilhas: Açores, Chipre, Córsega, Jersey, Madeira, Martinica, Malta, Mayotte, Sardenha e Sicília, que foram exibindo os seus dotes mesatenísticos, destacando-se uma evolução muito positiva na qualidade do evento.

No sector feminino foi a Madeira a dominar, tendo apenas sido derrotada na vertente de Pares Femininos, obtendo o triunfo em Equipas e por Ana Santos (CSD Câmara de Lobos) a vitória em Singulares. Na vertente de Pares Mistos, e depois de uma Final 100% madeirense, Rodolfo Pedra e Ana Santos sagraram-se vencedores, batendo na Final João Reis/Gabriela Nunes.

Por sua vez, a Selecção de Chipre dominou o sector masculino, não tendo os atletas madeirenses conseguido contrariar esta superioridade, facto que resultou na vitória em Equipas, Pares e Singulares Masculinos para os cipriotas, destacando-se o segundo lugar da Selecção da Madeira e o terceiro lugar alcançado por Ricardo Pereira (CD São Roque).

Apesar da representação da Madeira apenas ter conquistado três triunfos no total das sete provas, na classificação colectiva subimos ao lugar mais alto do pódio, fruto da maior homogeneidade existente na selecção madeirense. De uma forma geral a avaliação a fazer do evento é claramente positiva, destacando-se o facto da elevação do nível competitivo da prova ser uma realidade, facto que apenas vem valorizar a participação da delegação da Madeira nesta competição, pontuável para o Ranking

Mundial de Atletas. Paulo Melim

15ª Jogos das Ilhas na Sicília

Talento Made in Madeira

A Madeira continua no centro das atenções

A concretização da prova de Ténis de Mesa da 15ª edição dos Jogos das Ilhas – Sicília 2011 desenrolou-se num nível de organização material e logística acima da média. Embalados por uma Cerimónia de Abertura digna de grandes louvores, foram muitos os embates inter-ilhas ao longo dos quatro dias de competição,

num pavilhão

devidamente preparado para a prática da modalidade, realçando-se o facto da organização

(5)

Tiago e Diana coroados

Campeonatos Nacionais Individuais de Iniciados e Infantis

Foi espectacular a participação madeirense nos Campeonatos Nacionais Individuais de Iniciados e Infantis, que reuniu em Aveiro cerca de 160 jogadores de todo o País, dois terços dos quais masculinos. 16 medalhas viajaram para a Madeira, número sem dúvida significativo tendo em conta terem estado representados 32 clubes de 10 associações.

De entre os ilhéus presentes, o destaque vai naturalmente para Diana Almeida (P. Pargo) e Tiago Pedra (ACM), os novos Campeões Nacionais de Iniciados. Parabéns! A menina mostrou porque tem dominado todas as competições regionais, conquistando o lugar cimeiro do pódio com um triunfo na final sobre Raquel Martins (Valongo) por 3-1. O rapaz foi mais peremptório na afirmação da sua superioridade, batendo na final Miguel Cunha (Gondomar) por 3-0. Quer um quer outro também sagraram-se Campeões Nacionais em pares, Tiago fazendo dupla com João Sousa (Madalena), com quem venceu na final a um par madeirense, Tiago Li/Alexandre Faria (São Roque), por 3-1, Diana ao lado de Raquel Martins. Curiosamente, nos pares mistos, os campeões madeirenses jogaram lado a lado mas “quedaram-se” pela prata. Com três medalhas, duas de ouro e uma de prata, Diana Almeida e Tiago Pedra foram, sem sombra de dúvidas, os grandes protagonistas destes campeonatos.

Dos restantes madeirenses iniciados, saliência para os dois 3ºs lugares de Tiago Li (São Roque), um em singulares o outro em pares com o seu colega de clube Alexandre Faria, este último 3º classificado em pares mistos, com Mafalda Andrade (Juncal). Nos infantis, nos singulares, Eduardo Vieira (São Roque) foi derrotado apenas na final, frente a Roberto Fernandes (S. Cibrão), por 1-3, alcançando a medalha de prata, ao passo que Sara Nunes (P. Sol) saiu bronzeada. Eduardo subiu ainda mais duas vezes ao pódio para receber a prata em pares mistos, com Alexandra Pisco (Chaves), e o bronze, com Luís Silva (Madalena), em pares, ao passo que Sara foi bronzeada em pares com a sua colega Marlene Freitas.

(6)

Quatro boas razões para festejar

Campeonatos Nacionais de Equipas Seniores

Final ingrato

A ponta final dos Nacionais da 1ª Divisão desta época (leia-se Play-Off), não

deixa boas

recordações para as equipas da Madeira. Depois de a Ponta do Pargo ter-se visto privada de utilizar

uma das suas

jogadoras

estrangeiras, o que acabou por ditar o seu afastamento

precoce da

competição, o mesmo sucedeu ao São Roque que, depois de vencer a Fase Regular, não conseguiu levar à mesa o mesmo trio na meia-final do Play-Off, já que Tang Wei, que regressou lesionado da China, não jogou.

Um revés que

resultou na

eliminação dos sanroquinos frente ao Novelense. Daí que soube muito a pouco este desfecho competitivo.

As melhores expectativas confirmaram-se para surpresas de muitos! Afinal, não foram nem uma nem duas, nem mesmo três, mas quatro as equipas da Madeira que garantiram subidas de divisão. Se as promoções do Sporting do Porto Santo e da ACM às 1ªs Divisões Nacionais Masculina e Feminina, respectivamente, eram certas, às quais se juntou mais recentemente a do Estreito em femininos, a promoção do Sporting da Madeira à 2ª Divisão Masculina foi tanto mais surpreendente porque sucedeu na derradeira jornada do campeonato.

Mas vamos por partes. No Porto Santo, o Sporting local só tinha de ganhar ao vizinho Desportivo de Machico para assegurar a ascensão e não perdeu tempo: 4-0 carimbaram a viagem de regresso ao escalão maior, após uma luta muito renhida com outras duas, dir-se-ia, equipas madeirenses, o 1º de Maio e o Benfica, onde jogam dois madeirenses no trio principal. Para coroar uma época excelente, à equipa de Piotr Skierski e Companhia só falta mesmo conquistar o título de Campeã Nacional da 2ª Divisão, que discutirá com o Guilhabreu, vencedor da Zona Norte, no próximo dia 10 de Junho.

Quanto às restantes equipas da Madeira, todas cumpriram com os seus objectivos. Referência especial para o 1º de Maio que, com um trio formado por madeirenses, conseguiu lutar até à derradeira jornada pelo regresso ao escalão maior. O Desportivo de Machico e o São João alcançaram a manutenção com muita tranquilidade, tal como o Câmara de Lobos, que superou de forma clara as dificuldades por muitos previstas.

(7)

Elas estão de volta!

Campeonatos Nacionais de Equipas Seniores

Na 2ª Divisão Feminina, tal como se adivinhava, a ACM não deu qualquer chance aos seus adversários, cedo mostrando que o título nacional e um dos lugares de subida lhe pertenciam. Surpresa mesmo só a derrota e o empate sofridos. Ao Estreito devem-se os maiores elogios, já que poucos acreditavam que pudesse aspirar ao regresso ao escalão maior. Realmente, após uma primeira volta irregular, as estreitenses partiram para uma segunda metade do campeonato impressionante, com sete triunfos e um empate a catapultarem-nas para o terceiro lugar, o suficiente para subir de divisão, mercê da impossibilidade regulamentar de o 2º classificado gozar desse privilégio. Nota ainda para o desempenho da Ponta do Sol neste campeonato. Com três jogadoras “made in Madeira”, o CTM realizou uma época tranquila, tal como o lugar na tabela classificativa demonstra.

Empolgante foi o fim da 3ª Divisão Masculina, Zona Sul. Após um início de época desastroso, em que somou duas derrotas na secretaria (e zero pontos), o Sporting da Madeira encetou uma caminhada espectacular, com 15 vitórias em 16 jogos, uma consistência premiada na derradeira jornada com a conquista do 1º lugar. Agora, o desafio dos sportinguistas é o título nacional do escalão, onde encontrarão na Fase Final, agendada para 10 de Junho, o Mirandela B (Norte), Madalena (Centro/Norte) e Benfica B (Centro/Sul). 2ª Divisão Masculina J V D Sets P Sp. P. Santo 18 16 2 68-12 50 1º de Maio 18 16 2 66-20 50 Benfica 18 16 2 66-14 50 Serpense 18 10 8 48-45 37 Sebastianense 18 8 10 43-49 34 D. Machico 18 8 10 40-52 34 São João 18 7 11 38-50 32 C. Lobos 18 7 11 36-55 32 Catedráticos 18 2 16 16-68 22 E. Amadora 18 0 18 15-72 17 2ª Divisão Feminina J V D Sets P ACM Madeira* 16 14 1 62-11 45 Mirandela B 16 14 2 57-21 44 Estreito* 16 10 5 51-36 37 São Cosme 16 9 7 41-42 34 Juncal 15 7 8 41-40 29 CTM P. Sol 16 6 10 37-50 28 G. Valbom 15 4 11 29-50 23 CTM Chaves 16 3 13 24-58 22 Ala Gond. B 16 3 13 25-59 22 Mexilhoeira Desis. Têm 1 empate3ª Divisão Masculina J V D Sets P Sp. Madeira 18 15 3 62-21 46 Sambrasense 18 14 4 63-46 46 V. Setúbal B 18 13 5 59-30 43 Torrense 18 9 9 55-48 36 Pic Nic 18 9 9 47-50 36 Vianenses 17 9 8 49-44 35 CTM Setúbal 18 8 10 48-48 34 Campinense 18 5 13 44-63 28 Estreito 18 5 13 31-62 26 Serpa 17 1 16 21-67 19

(8)

Rodolfo e Ana estendem currículo

Qualquer semelhança com

a edição do ano transacto não é pura coincidência. O Regional de Cadetes individual foi em quase tudo igual ao da época transacta, especialmente no que toca o essencial: sagraram-se campeões regionais os mesmos jogadores depois de derrotarem na final os mesmos adversários de 2010.

Nos femininos, Ana Santos (C. Lobos) revalidou o título após triunfo sobre Joana Fernandes (1º Maio), por 3-1. Em “sets” sempre bem disputados, a camaralobense revelou-se mais forte nos pontos decisivos, mas curiosamente o parcial mais desequilibrado foi o que perdeu. Jéssica Nóbrega (Garachico) completou o pódio.

Nos masculinos, Rodolfo Pedra (ACM) entrou no restrito grupo de jogadores que conseguiu conquistar

Época Campeão Clube

00/01 Marcos Freitas Estreito

01/02 Marcos Freitas Estreito 02/03 Marcos Freitas Estreito

03/04 Pedro Vieira C. Lobos

04/05 Vitaly Efimov São Roque 05/06 Luís Freitas ACM

06/07 Luís Freitas ACM

07/08 Luís Freitas ACM 08/09 Rodolfo Pedra ACM

09/10 Rodolfo Pedra ACM 10/11 Rodolfo Pedra Garachico

Época Campeã Clube 00/01 Ana L. Silva Estreito 01/02 Ana C. Neves C. Lobos 02/03 Ana C. Neves C. Lobos 03/04 Ana C. Neves Garachico 04/05 Cármen Gonçalves C. Lobos 05/06 Sofia Barradas C. Lobos 06/07 Mariana Gonçalves São Roque 07/08 Maria Xiao Estreito 08/09 Mariana Gonçalves Garachico 09/10 Ana Santos C. Lobos 10/11 Ana Santos C. Lobos

este título por três vezes, algo que só Marcos Freitas conseguiu superar. Na final e num jogo verdadeiramente espectacular, frente a Duarte Mendonça (1º Maio), Rodolfo esteve em desvantagem (1-2), empatou nas “diferenças” por 18-16 e selou o triunfo com um triunfo por 11-5. Ricardo Pereira (São Roque) subiu ao degrau mais baixo do pódio.

(9)

O 1º de Maio sagrou-se Campeão Regional de Juniores Femininos, interrompendo uma senda de triunfos de clubes de Câmara de Lobos que se prolongava já há alguns anos. Como não poderia deixar de ser, o clube do Funchal teve como principais adversários formações vindas precisamente do Concelho vizinho, num campeonato que contou com sete formações.

Na final, o trio composto por Joana Fernandes, Gabriela Nunes e Adriana Silva, venceu o Garachico, por tangencial 3-2, o que diz bem da luta que se assistiu. A formação do concelho de Câmara de Lobos contou com as prestações de Mariana Gonçalves, Jéssica Nóbrega e Nicole Rodrigues. Aliás, as raparigas do clube do Palheiro Ferreiro estiveram a perder, deram a volta ao resultado, mas só na “negra” carimbaram o triunfo após um “set” muito disputado. O jogo de atribuição do terceiro lugar também foi bastante equilibrado, tendo o Estreito ganho ao Ponta do Sol por 3-2.

Ano Campeão 92/93 Estreito 93/94 Câmara de Lobos 94/95 Câmara de Lobos 95/96 Câmara de Lobos 97/98 Estreito 03/04 Garachico 04/05 Câmara de Lobos 05/06 Câmara de Lobos 06/07 Estreito 07/08 Estreito 08/09 Garachico 09/10 Garachico 10/11 1º de Maio

Campeonato Regional de Equipas Juniores Femininos

Primeiro está o 1º de Maio

(10)

Tudo bem ordenadinho

Campeonatos Regionais de Equipas

No que toca aos Campeonatos Regionais de Equipas, entramos naquela fase da época em que praticamente só falta a Associação de Ténis de Mesa da Madeira entregar os troféus aos melhores classificados. As 1ªs Divisões Masculina e Feminina terminaram já há algum tempo, consagrando as equipas B do São Roque e da ACM, respectivamente, como Campeãs Regionais. Na 2ª Divisão só falta disputar-se um encontro, mas apenas para cumprir calendário, já que o resultado final não influenciará significativamente a classificação final. O Caramanchão sagrou-se campeão com apenas um desaire.

1ª Divisão Masculina J V D Set P São Roque B 18 17 1 69-19 52 ACM B 18 14 4 60-36 46 Sp. MadeiraB 18 12 6 58-41 42 Sp. P. SantoB 18 11 7 58-41 40 Sto. António 18 10 8 58-46 38 São José 18 9 9 46-53 36 Garachico 18 7 11 45-57 32 P. Pargo B 18 5 13 40-60 28 C. Lobos B 18 3 15 37-66 24 Estreito B 18 3 15 17-65 23 2ª Divisão Masculina J V D Set P Caramanchão 18 17 1 70-25 52 1º de Maio B 18 16 2 70-21 50 CTM Funchal 18 13 5 61-44 44 ACM C 18 11 7 58-40 40 Sp. MadeiraC 18 9 9 51-44 36 Santa Rita 17 8 9 43-51 33 C. Lobos C 18 5 13 29-60 28 São Roque C 17 6 11 41-51 27 Ponta do Sol 18 2 16 23-66 22 São João B 18 3 15 21-65 22 1ª Divisão Feminina J V D Set P ACM B 14 13 1 55-15 40 1.º de Maio 14 13 1 53-20 40 Ponta Pargo B 14 6 8 35-39 26 GestLíder 14 6 8 35-39 26 Garachico B 14 6 8 39-40 26 Estreito B 14 6 8 29-43 26 Ponta Sol B 14 5 9 30-42 24 Caramanchão 14 0 14 12-56 14 A Equipa ????????

Os campeões da primeira…São Roque B

(11)

Atenções viradas para a 4ª Divisão

Nos escalões mais baixos dos Campeonatos Regionais não há grandes novidades a registar. Na 3ª Divisão, o Sporting do Porto Santo conquistou o título e não será acompanhado na viagem ao escalão superior pelo seu congénere da Madeira, uma vez que os funchalenses já lá estão representados. Assim, tudo indica que será o São José B a gozar desse privilégio. No outro extremo da tabela classificativa, a Água de Pena ultrapassou o Caramanchão B e agudizou a fuga ao lugar remanescente de descida: com quatro jogos apenas por disputar, três equipas fogem ainda ao 17º lugar. E atenção que o Caramanchão B defrontará a Água de Pena e o São Roque do Faial. Portanto, vamos ter campeonato até ao fim…

Na 4ª Divisão apenas o Grupo A está concluído, tendo o Santo António B conquistado o lugar na Fase Final, que será disputada no próximo dia 18 Junho, onde encontrará os outros dois vencedores para disputar o título e um dos dois lugares de subida. O Grupo B é o mais atrasado, por “culpa” do CTM Funchal B, a equipa com mais jogos por disputar. De qualquer modo, a equipa funchalense desempenha um papel importante, pois derrotou o líder e depende de si própria para ganhar o grupo. Finalmente, no Grupo C está o único invicto dos campeonatos regionais, com apenas três “sets” perdidos, o Caramanchão C, que aguarda apenas o cumprir do calendário para conquistar o primeiro lugar.

Presença de Marcos Freitas foi incentivo

4ª Divisão Masc. Grupo A J V D Set P Sto. António B 10 9 1 37-14 28 1.º de Maio C 10 7 3 33-20 24 ACM E 10 7 3 31-18 24 Sp. Madeira E 10 4 6 27-30 18 1.º de Maio D 10 3 7 19-32 16 Sta. Teresinha 10 0 10 7-40 10 Os Especiais Des. 4ª Divisão Masc. Grupo B J V D Set P P. Pargo C 10 8 2 34-16 26 C. Freiras 9 7 2 30-11 23 CTM FunchalB 7 6 1 26-8 19 P. Pargo D 10 4 6 22-24 18 Canhas B 9 1 8 8-20 11 Canhas C 9 1 8 2-36 11 4ª Divisão Masc. Grupo C J V D Set P E. Santa Cruz 12 10 2 43-14 32 Caramanchão C 10 10 0 40-3 30 Sp. P. Santo D 12 8 4 34-24 28 Arco S. Jorge 9 4 5 17-31 17 Porto da Cruz 11 3 8 20-32 17 U. Camacha 11 3 8 16-30 17 São Jorge 11 0 11 5-44 11 3ª Divisão Masculina J V D Set P Sp. P. SantoC 18 17 1 71-20 52 Sp. MadeiraD 18 13 5 60-40 44 São José B 18 11 7 57-39 40 Canhas 18 10 8 53-42 38 São Roque D 17 9 8 52-40 35 ACM D 17 8 9 44-45 33 Água dePena 17 6 11 32-52 29 S. RoqueFaial 17 6 11 34-57 29 Caramanchão B 16 6 10 31-52 27 Esc. P. Cruz 18 1 17 19-69 20

(12)

Competição com brilho próprio

Presença de Marcos Freitas foi incentivo

Cerca de 200 atletas de todos os escalões, de quase 20 colectividades, participaram nesta prova pontuável (Nível B) para a Classificação Nacional de Cadetes. Nos iniciados, Diana Almeida (P. Pargo) confirmou o seu favoritismo nos femininos, realizando uma prova imaculada e coroada com um triunfo na Final, frente a Filipa Rodrigues (C. Lobos), por 3-0, enquanto a

sua colega Cláudia Nóbrega foi 3ª classificada. Nos masculinos houve mais luta pela vitória, sendo o melhor exemplo disso mesmo a final entre jogadores do São Roque, em que Tiago Li bateu Alexandre Faria por 3-2. Fábio Lourenço (P. Pargo) ficou no 3º posto. Nos infantis, em femininos, domínio das atletas da “casa”, com as pontassolenses Sara Nunes e Marlene Freitas a defrontarem-se na final, tendo a primeira ganho por 3-0. Diana Almeida (P. Pargo) subiu ao terceiro degrau do pódio. Nos masculinos assistiu-se também a uma boa prova, tendo Eduardo Vieira (S. Roque) na final recuperado de uma desvantagem inicial frente João Alves (P. Pargo) para vencer por 3-1. Tiago Li voltou a subir ao pódio, agora ao 3º lugar. Nos cadetes, em femininos, o derradeiro jogo entre Jéssica Nóbrega (Garachico) e Joana Fernandes (1º Maio) foi interessante, tendo a camaralobense festejado o triunfo por 3-1. Adriana Silva (P. Pargo) ficou no 3º posto. Nos masculinos, grande final entre Rodolfo Pedra (ACM) e Duarte Mendonça (1º Maio), com este último a recuperar de uma desvantagem de 2-0 para… perder na “negra”. Mas valeu pela emoção. Ricardo Pereira (S. Roque) “fechou” o pódio. Nos juniores assistiram-se a duas grandes finais. Nos femininos, Gabriela Nunes (1º Maio) sorriu na final, mas não sem antes ter dado a volta a uma desvantagem de 0-2 frente a Fabiana Figueira (P. Sol). A 3ª posição foi para Débora Sousa (Caramanchão). Nos masculinos foram Paulo Fernandes (C. Lobos) e Duarte Mendonça (1º Maio) a darem um “show” algo inesperado, se tivermos em conta que o camaralobense venceu o primeiro “set” por 11-3. Mas o jovem do Palheiro Ferreiro vendeu cara a derrota: por 3-2. Filipe Conceição (S. Roque) foi o 3º. Por fim, nos seniores, Andreaa Maciuca (Estreito) confirmou o seu favoritismo nos femininos, vencendo na final Ana Loureiro (P. Sol) por 3-0, enquanto outra pontassolense, Fabiana Figueira, foi 3ª. Nos masculinos o protagonismo foi de Renan Wiest (Sp. Porto Santo), que na final ganhou a Nelson Fernandes (S. João) por 3-0. Paulo Fernandes (C. Lobos) garantiu o 3º lugar.

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista que a xenofobia caracteriza-se principalmente pela intolerância, é essencial voltar a discussão para um olhar mais positivo acerca das diferenças, onde estas..

As disparidades entre estas instituições podem ser percebidas nas linhas do jornal Fraternidade citadas por Berenice (p. 99): neste trecho, os membros da Igreja são

Em longa entrevista publicada em livro sobre os 10 anos de presidência petista –

especialistas na matéria, a fim de informar e sensibilizar sobre questões de Deficiência Intelectual e sobre a importância de co-criar jogos para melhorar a integração social da

[r]

Mesmo com a interrupção de notícias sobre o futebol das moças pelo Jornal dos Sports, o Diário da Noite reservou um texto em 25 de janeiro de 1932 para comentar sobre o

Para o cálculo da curva padrão, usar cada sinal dos padrões (se um dos duplicados apresentar um valor claramente diferente do esperado pode ser omitido e o valor mais razoável pode

Não há como fechar os olhos para a nulidade apontada pelo apelante, pois acarretou claro cerceamento de defesa, ofendendo os princípios da ampla defesa e do