• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais. Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação stricto sensu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais. Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação stricto sensu"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais . Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação stricto sensu

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em

Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 07

de maio de 2013 (terça-feira), às 13:00h. Presentes os professores Ricardo

Lodi (Coordenador), Carlos Eduardo Guerra (Diretor da Faculdade),

Patricia Glioche (Direito Penal), Carmen Tiburcio (Direito Internacional),

José Ricardo (Teoria e Filosofia do Direito), Luiz Queiroz (Finanças

Públicas, Tributação e Desenvolvimento), Alexandre Assumpção (Empresa,

Trabalho e Propriedade Intelectual), Daniel Sarmento (Direito Público),

Marco Antonio (Direito Processual), Carlos Edison (Direito Civil) e Júlio

Santiago (representante discente).

I – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Limitação do número de disciplinas eletivas por linha de pesquisa na nova deliberação.

▪ Decisão: O COORDENADOR PROPÔS E O COLEGIADO APROVOU QUE O TOTAL DE ELETIVAS (MESTRADO E DOUTORADO) SEJA TRÊS VEZES O NÚMERO DE PROFESSORES PERMANENTES, SOLICITANDO, MAIS UMA VEZ, QUE SEJA DIMINUÍDO O NÚMERO DE ELETIVAS PARA QUE A NOVA DELIBERAÇÃO SEJA APROVADA.

■ Proposta de requisitos para integrar e permanecer no corpo docente, de acordo com a orientação

da SR-2

▪ Decisão: FOI PROPOSTO E ACEITO QUE OS REQUISITOS PREVISTOS NA

NOVA DELIBERAÇÃO PARA QUE O PROFESSOR SEJA PERMANTENTE SEJAM OS MESMOS DA PORTARIA 2 DA CAPES, OU SEJA: DESENVOLVAM ATIVIDADES DE ENSINO NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, PARTICIPEM DE PROJETOS DE PESQUISA NO PROGRAMA, ORIENTES ALUNOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA E APRESENTEM PUBLICAÇÃO TRIENAL CONFORME BPC DA UERJ.

■ O Coordenador sugeriu que os estagiários de Pós-Doutorado ministrassem disciplinas de

pós-graduação sob a supervisão do Orientador, sobre o projeto que está desenvolvendo.

▪ Decisão: APROVADO.

■ O Prof. José Ricardo requereu que, excepcionalmente, pelo fato da nova deliberação ainda não

ter sido aprovada, que a professora Bethânia ministre a disciplina Teoria da Justiça, em virtude do elevado número de alunos que precisam cumprir a disciplina.

▪ Decisão: APROVADO.

■ A Profa. Carmen Tibúrcio apresentou o resultado da atividade desenvolvida pelos alunos de

pós-graduação e pós-graduação na competição universitária voltada para arbitragem comercial internacional, com destaque para a atuação na Convenção de Viena sobre Venda Internacional de Mercadorias, afirmando que necessita de ajuda orçamentária para continuidade do projeto.

(2)

FACULDADE, BEM COMO INCENTIVANDO A DIVULGAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, PARA ESTIMULÁ-LOS A CONTINUIDADE. QUANTO ÀS VERBAS, FOI SUGERIDO QUE FOSSE FEITO UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA APRESENTAR À SR1.

■ Prof. Dr. Marco Antonio dos Santos Rodrigues, Professor Assistente de Direito Processual Civil

da FDUERJ, matrícula 34966-2, requer:

Inicialmente, cumpre salientar que o requerente concluiu seu doutorado em Direito Processual com êxito em 11 de abril do corrente ano, bem como já foram cumpridos pelo peticionante todos os requisitos necessários à conclusão do curso e expedição de seu diploma, o que pode ser atestado pela Secretaria do Programa.

Ademais, vale destacar que o requerente pleiteou a ampliação de sua carga horária de 20 para 40 horas semanais, o que foi deferido pelo Conselho Departamental na reunião do dia 30 de abril, e agora será objeto de processamento junto aos setores próprios da Universidade.

Feitos esses esclarecimentos, cumpre salientar que o requerente possui interesse em ingressar como professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, do qual foi aluno tanto do mestrado, como no doutorado.

Nesse contexto, verifica-se que, no ano passado, houve o falecimento do professor Helcio Assumpção, então professor do Departamento no Programa, bem como esse ano se encontra em gozo de licença prêmio o professor Afrânio Silva Jardim, o que demonstra uma necessidade do Departamento de integração de professores à linha de pesquisa de Direito Processual, a fim de preencher os claros que ficam diante dos afastamentos mencionados.

Além disso, é bem de ver que o acréscimo de professores doutores à linha de pesquisa é mais um fator que pode contribuir ao aumento do número de vagas para os próximos processos seletivos para mestrado e doutorado na linha de pesquisa em referência.

Verificando, então, o requerente as disciplinas constantes do mestrado e doutorado em Direito Processual na Deliberação nº 061/10, o requerente possui interesse em ministrar – caso não haja outro professor lecionando a disciplina no semestre – as disciplinas “A teoria da prova e processo” e “Tópicos Especiais de Direito Processual: Processo e Constituição”. Ademais, o requerente possui interesse em integrar o grupo de pesquisa do professor Dr. Leonardo Greco (Observatório das Reformas Processuais), caso haja compatibilidade de horários, e após completar o tempo necessário, criar seu próprio grupo de pesquisa.

Dessa forma, entende o requerente que pode contribuir com a linha de pesquisa de Direito Processual do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, em razão do que requer a V.Sª seja submetida ao d. Colegiado do Programa e aprovada sua inclusão como professor permanente do Programa ou, caso não seja possível, no presente momento, seu ingresso como permanente em razão de ainda não ter sido concluído o procedimento para majoração de carga horária, seja admitido o requerente como professor colaborador temporariamente, assumindo o requerente o com promisso de transformar-se em professor permanente, tão logo sejam cumpridos os requesitos necessários à aquisição de tal posição no Programa de Pós-Graduação.

O requerimento tem o de “acordo” do Prof. Dr. Leonardo Greco.

▪ Decisão: DEFERIDO, AINDA QUE NÃO ESTEJAM EFETIVADAS AS 40 HORAS, DIANTE DA ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DO PROF. ALEXANDRE ARAGÃO E ANTONIO CABRAL, QUE PASSARAM DE 20 PARA 40 HORAS.

II – EDITAIS PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DE 2014

. Edital, em anexo, do curso de Mestrado para a seleção dos candidatos do Programa de Pós-Graduação em Direito,

para as turmas com início em março de 2014. ▪ Decisão: APROVADO

. Edital, em anexo, do curso de Doutorado para a seleção dos candidatos do Programa de Pós-Graduação em Direito, para as turmas com início em março de 2014.

▪ Decisão: APROVADO

(3)

1) O NÚMERO DE CANDIDATOS PARA A LINHA DE EMPRESA SERÁ DE 3 PARA MESTRADO E 8 PARA DOUTORADO, DIANTE DA SITUAÇÃO EXCEPCIONAL TRAZIDA PELO REPRESENTANTE DE LINHA; PARA A LINHA DE DIREITO PÚBLICO SERÁ DE 10 PARA MESTRADO E 3 PARA DOUTORADO; PARA A LINHA DE DIREITO CIVIL SERÁ DE 10 PARA MESTRADO E 4 PARA DOUTORADO; PARA A LINHA DE DIREITO PENAL SERÁ DE 6 PARA MESTRADO E 2 PARA DOUTORADO; E AS DEMAIS SERÁ DE 8 PARA MESTRADO E 3 PARA DOUTORADO.

2) O NÚMERO DE ALUNOS QUE SERÁ CONSIDERADO APTO PARA A ENTREVISTA SERÁ CORRESPONDENTE AO NÚMERO DE VAGAS MAIS 50%. EM CASO DE EMPATE, TODOS OS EMPATADOS SE SUBMETERÃO À ENTREVISTA; EM CASO DE EMPATE NA ENTREVISTA COM ALUNOS DE MESMA NOTA, PREVALECERÁ A MAIOR NOTA NA PROVA DE LÍNGUAS, AINDA HAVENDO EMPATE, PREVALECERÁ O CANDIDATO MAIS IDOSO.

3) DEVE CONSTAR DO EDITAL QUE A REPROVAÇÃO NA ENTREVISTA DEVE SER MOTIVADA.

4) DEVE CONSTAR DO EDITAL QUE A BANCA DE

ENTREVISTA DE MESTRADO DEVE FUNCIONAR COM O NÚMERO MÍNIMO DE DOIS COMPONENTES DA BANCA, E A DE DOUTORADO, COM O NÚMERO MÍNIMO DE TRÊS. 5) DEVE SER INCLUÍDO NO EDITAL DE MESTRADO A

EXIGÊNCIA DO CURRICULO LATTES, E RETIRADO O CURRICULUM VITAE, SENDO CERTO QUE HÁ ERRO MATERIAL NA NUMERAÇÃO DAS ALÍNEAS.

6) DEVE SER EXCLUÍDO DO EDITAL DE DOUTORADO A EXIGÊNCIA DE CURRICULO VITAE

. Bancas e Bibliografias

1. Área de concentração: Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade - Direito da Cidade

- Direito Civil - Direito Penal

- Empresa, Trabalho e Propriedade Intelectual . Bibliografia da referida Linha de Pesquisa Mestrado:

Prof Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (Presidente) Prof José Carlos Vaz e Dias

Prof Eduardo Von Adamovich

Prof Marcelo Leonardo Tavares (Suplente) ▪ Decisão: APROVADO

Doutorado:

Prof Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (Presidente) Prof José Carlos Vaz e Dias

Prof Eduardo Von Adamovich Prof Marcelo Leonardo Tavares

Prof José Gabriel Lopes Assis de Almeida Prof Ivan Simões Garcia (Suplente)

Prof Mauricio Moreira Mendonça de Menezes (Suplente) ▪ Decisão:APROVADO

- Teoria e Filosofia do Direito

. Bibliografia da referida Linha de Pesquisa ▪ Decisão:

Mestrado:

Prof. Ricardo Nery Falbo (Presidente) Prof José Ricardo Ferreira Cunha Prof Marco Aurélio Marrafon Prof Gustavo Silveira Siqueira Prof Vanderlei Martins (Suplente) ▪ Decisão: APROVADO

Doutorado:

Prof. Ricardo Nery Falbo (Presidente) Prof José Ricardo Ferreira Cunha Prof Marco Aurélio Marrafon Prof Gustavo Silveira Siqueira Prof Vanderlei Martins (Suplente)

(4)

2. Área de concentração: Estado, Processo e Sociedade Internacional - Direito Internacional

- Direito Processual - Direito Público

- Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento Mestrado:

Prof. Luís Cesar Souza de Queiroz (Presidente) Prof Ricardo Lodi Ribeiro

Prof Sergio André Rocha ▪ Decisão: APROVADO

Doutorado:

Prof Ricardo Lodi Ribeiro (Presidente) Prof Luís Cesar Souza de Queiroz Prof Sergio André Rocha

Prof Marcus Lívio Gomes Prof Adilson Rodrigues Pires ▪ Decisão: APROVADO

AS DEMAIS BANCAS DEVEM REMETER O QUANTO ANTES OS COMPONTENTES DAS BANCAS E A BIBLIOGRAFIA PARA A SECRETARIA DA PÓS.

III – REQUERIMENTOS

Mestrandos

Área de concentração: Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade

Teoria e Filosofia do Direito ■ Ana Carolina Brandão/13 – Del. 061/10

A requerente solicita desligamento do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito.

▪ Decisão: DEFERIDO

■ Clarissa Pires Naback/13 – Del. 061/10

A requerente solicita desligamento do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito. ▪ Decisão: DEFERIDO

Mestrado

Área de concentração: Estado, Processo e Sociedade Internacional Direito Público

■ João Paulo de Aguiar Santos/10 – Del. 052/07

O requerente solicita reconsideração da decisão do colegiado do mês de abril, apresentando sua dissertação pronta, restando apenas a leitura e correção por parte de sua orientadora, profa. Jane Reis.

Decisão: DEFERIDO, COM ABSTENÇÃO DO COORDENADOR, EXCEPCIONALMENTE, FIXANDO PRAZO DE UM MÊS, OU SEJA, ATÉ O DIA 07 DE JUNHO PARA A DEFESA, COMUNICANDO ESTA DECISÃO À ORIENTADORA.

Doutorado

(5)

Direito da Cidade

■ Delson Fernando Barcellos Xavier / 09 – Del. 052/07

Prof. Mauricio Mota pede verificar a situação do referido Doutorando, que obteve a prorrogação

da tese para o dia 30 de abril de 2013.

No entanto, o Doutorando Sebastião Pinto, e com o argumento de Professor da Universidade de Rondônia conseguiu a prorrogação para o dia 30 de junho de 2013. Ele solicita ser informado se há possibilidade de igualar o prazo do Doutorando.

Uma outra questão, é sobre a vaga em aberto do aluno falecido do mesmo convênio / Universidade Federal de Rondônia.

O requerente solicita reconsideração da decisão do Colegiado da Pós-Graduação de 05.03.2013 no sentido de prorrogar o prazo de depósito e defesa da tese de doutoramento, para o período de 31.03.2013 a 31.07.2013 (4 meses) conforme preconiza o regimento desta instituição, em virtude de problemas particulares ocorridos durante a pesquisa, bem como estar cursando o Doutorado em serviço diante da falta de docentes no Departamento onde está lotado, bem como respondendo pela Chefia do Departamento a quase quatro anos para tanto faz juntada da declaração do Diretor do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas a qual o requerente está vinculado.

Anexo: documentos comprobatórios

▪ Decisão: INDEFERIDO, MANTIDA A DECISÃO DA REUNIÃO ANTERIOR, DIANTE DA AUSÊNCIA DE SEMELHANÇA ENTRE OS CASOS.

Doutorado

Área de concentração: Estado, Processo e Sociedade Internacional Direito Processual

■ Gustavo Santana Nogueira/10 – Del. 052/07

O requerente solicita a substituição das três disciplinas obrigatórias por outras disciplinas, caso

não sejam oferecidas em 2013.2º semestre, devido a dificuldade de locomoção e as referidas disciplinas não tendo sido oferecidas pelo PPGDIR, há dois semestres seguidos.

A pedido do Prof Ricardo Lodi o requerimento do Doutorando foi encaminhado para o Prof. Orientador Aluisio Mendes , que deu o parecer, abaixo:

Trata-se, em síntese, de requerimento do doutorando GUSTAVO NOGUEIRA SANTANA, no sentido de que possa ser autorizado a cursar outras disciplinas em substituição a três obrigatórias que, segundo o solicitante, não teriam sido oferecidas nos dois últimos semestres. Informa, ainda, que, a perdurar a não programação das mesmas no próximo semestre, haveria prejuízo para a conclusão do curso pelo requerente.

Em seguida, o eminente Coordenador do Programa de Pós-Graduação desta conceituada Faculdade de Direito, despachou no sentido de que o requerimento viesse ao Professor-Orientador e, em seguida, ao Colegiado.

É o breve relatório.

Na condição de orientador do requerente e levando em consideração que, neste semestre, não foram oferecidas as disciplinas que estão sendo objeto do pedido e caso esta situação venha a perdurar durante o próximo semestre, não me oponho à pretendida substituição.

▪ Decisão: O REPRESENTANTE DA LINHA PEDIU VISTA PARA ANÁLISE E DELIBERAÇÃO NA PRÓXIMA REUNIÃO

(6)

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

REQUERENTE PROCESSO Nº MEMBROS DA COMISSÃO TITULAÇÃO DECISÃO Mônica Christina

Rodrigues Morgado Proc 1258/2013

José Carlos Vaz e Dias (UERJ) Doutor em Direito, pela

University of Kent, Inglaterra, desde 1993.

HOMOLO GADO Marcelo Leonardo Tavares

(UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2007. Lauro da Gama e Souza Junior

(PUC/RJ)

Doutor em Direito, pela USP, desde 2004.

REQUERENTE PROCESSO Nº MEMBROS DA COMISSÃO TITULAÇÃO DECISÃO Saulo Machado

Gomes Proc 1514/2013

Marcelo Leonardo Tavares (UERJ)

Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2007.

HOMOLO GADO

José Carlos Vaz e Dias (UERJ) Doutor em Direito, pela

University of Kent, Inglaterra, desde 1993. Lauro da Gama e Souza Junior

(PUC/RJ)

Doutor em Direito, pela USP, desde 2004.

V – INDICAÇÃO DE ORIENTADOR

MESTRADO

ORIENTAÇÃO / DOUTORADO Professor/

Categoria orientador Co- Orientandos M D T Discente / Ingresso Pesquisa Linha de Decisão

Davi Tangerino/ Permanente

Vera Malaguti/

Permanente - - 01 Fernanda Lamarão / 2013 Direito Penal HOMOLOGADO

Davi Tangerino /

Permanente 01 - 02 Orlandino de Almeida/2013 Direito Penal HOMOLOGADO

Davi Tangerino/

Permanente 02 - 03 Rodrigo Fernandes/2013 Direito Penal HOMOLOGADO

Davi Tangerino /

Permanente 03 - 04 Thiago Nolasco / 2013 Direito Penal HOMOLOGADO

Davi Tangerino /

Permanente 04 - 05 Azevedo/ 2012 Juliana R Direito Penal HOMOLOGADO José Vicente

Mendonça/UGF - - 01 Bárbara Nascimento/2011 Teoria e Fil do Direito HOMOLOGADO

Marilda Rosado /

Permanente 07 01 08 Ilana Zeitoune / 2013 Direito Internacional HOMOLOGADO

Paulo Cezar

Carneiro/Permanente

Humberto

Dalla/Colaborador 02 02 05 Pedro de Queiroz/2013 Direito Processual HOMOLOGADO

Mauricio Mota / Permanente

- 04 05 Pedro de

Azevedo/2011 Direito da Cidade HOMOLOGADO

Heloisa Helena / Permanente

Carlos Konder

/Permanente 01 - 02 Paula Moura Pereira / 2013 Direito Civil HOMOLOGADO

Artur Gueiros / Permanente

05 02 08 Eduardo Neves /

2013

Direito Penal HOMOL

(7)

V –

HOMOLOGAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA DE DEFESA DE TESE / DISSERTAÇÃO Doutorandos

Direito da Cidade/09

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Daniel Queiroz Pereira 02.04.13 A efetividade do usucapião especial coletivo fundada na posse-trabalho sob a perspectiva filosófica da igualdade como reconhecimento Guilherme Calmon da Gama (Orientador/UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor HOMOLOG ADO

Mauricio Jorge da Mota (UERJ)

Ângela Moulin Santos (UERJ)

Gustavo Sampaio Ferreira (UFF)

Daniela Trejos Vargas (PUC/RJ)

Direito Processual/09

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Marco Antonio dos Santos Rodrigues 11.04.13 A modificação objetiva da demanda do processo civil

Leonardo Greco (Orientador/UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção HOMOLOG ADO

Paulo Cezar Carneiro ( UERJ)

Humberto Dalla de Pinho (UERJ)

José Rogério Tucci (USP)

Carlos Alvaro de Oliveira (UFRGS)

DIREITO PÚBLICO / 09

ALUNO

DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Bernardo Brasil

Direitos humanos, gênero e sexualidade no

Jane Reis (Orientadora/UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 Daniel Sarmento (UERJ) Nilo Batista / Permanente Vera Malaguti

/Permanente 04 03 08 Reinaldo Júnior / 2013 Direito Penal HOMOLOGADO José Ricardo Cunha /

Peremanente 04 02 07 Felipe Tavares / 2013 Teoria e Filosofia do Dir HOMOL OGADO

(8)

Campinho 19.04.2013 Estado Constitucional de direito Paulo Galvão (UERJ) (dez) Leticia Martel (PUC/RJ) Gisele Cittadino (PUC/RJ) MESTRANDOS DIREITO PENAL

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Eduardo Baker

Valls Pereira 25.04.13

Ensaio por uma criminologia perspectiva Nilo Batista (Orientador/UERJ) Aprovado Grau: 10,0 (dez) HOMOLOG ADO

Vera Malaguti Batista (UERJ)

Eduardo Batalha de Castro (UFRJ)

DIREITO CIVIL

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Gabriel Rocha

Furtado 25.04.13

No limiar da mora: por uma aferição

objetiva da utilidade da prestação Anderson Schreiber (Orientador/UERJ) Aprovado Grau: 10,0 (dez), Com distinção e louvor HOMOLOG ADO

Carlos Nelson Konder (UERJ)

Caitlin Mulholland (PUC/RJ)

VI – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA EXAMINADORA DE DEFESA DE

DISSERTAÇÃO

Mestrado

Direito Penal /11 – Del.061/10

Banca de Defesa de dissertação homologada ad referendum pelo Prof Ricardo Lodi Ribeiro

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES DECISÃO Eduardo Baker Valls Pereira Nilo Batista (Orientador /UERJ) Davi Tangerino (UERJ)

Rubens Roberto Rebello Casara

(IBMEC)

HOMOLOGADO

Vera Malaguti Batista (UERJ)

Eduardo Batalha Viveiros de Castro (Museu Nacional/UFRJ)

Teoria e Filosofia do Direito /11 – Del.061/10

Por solicitação do Prof Marcello Ciotola, encaminho a banca examinadora, para ser homologada.

(9)

DOUTORES Eduardo de Oliveira Valory Marcello Ciotola (Orientador /UERJ) Marcos Marrafon (UERJ) Raquel Barros Nigro

(PUC/RJ)

HOMOLOGADO

Vicente Barretto (UERJ)

Rafael Mario Iorio Filho (UNESA)

VII - HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE TESE

Referências

Documentos relacionados

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

A proposta do Plano de Ação Educacional indicou ações que poderão ser executadas, no sentido de favorecer as escolas inseridas na referida região através de um treinamento que

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..