• Nenhum resultado encontrado

Relatório Congregacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Congregacional"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Relatório Congregacional, Ir. M. Kristin 1 Conferência Geral 2014

E

NCONTRANDO A

P

ALAVRA

E

NVOLVENDO O

M

UNDO

Relatório Congregacional

Conferência Geral,

Canoas, Brasil, 05 de outubro de 2014 Irmã Mary Kristin Battles, SND

A minha apresentação nesta manhã se concentrará em três áreas. Em primeiro lugar, uma visão geral de como o governo geral respondeu às recomendações e mandatos do Capítulo de 2010. Em segundo lugar, os pontos fortes da Congregação e as áreas onde somos desafiadas a crescer. Finalmente terminarei com a direção que acredito precisarmos levar em frente.

Recomendações e Mandatos do Capítulo de 2010

O Capítulo Geral de 2010 concentrou sua atenção em seis temas:

1. Testemunho Profético: Identidade, Carisma e Missão 2. Formação para a Missão

3. Justiça, Paz e Integridade da Criação 4. Missões SND – Missão “Ad Gentes”

5. Sustentabilidade e Recursos para a Missão 6. Estruturas de Governo SND.

A seguir descrevemos asformas de como o governogeralrespondeu àsrecomendaçõese mandatosdo Capítulo, em cada uma dasáreas temáticas.

Respondendo ao tema Testemunho Profético o governo geral criou a Exposição da Herança, em Coesfeld, publicou uma história resumida da Congregação, desenvolveu e aplicou o Programa de Renovação Espiritual, habilitando facilitadoras em cada unidade da Congregação para multiplicá-lo. Atualmente, estamos em processo de desenvolvimento de um Centro SND de Recursos on-line que oferecerá palestras, aulas e outros recursos para ajudar os nossos irmãos a compreender e aprofundar a nossa história e espiritualidade congregacional bem como outras questões relevantes para a vida religiosa. Estes programas educacionais serão mais úteis para os nossos programas de formação, mas também servirão como bom recurso para todas as irmãs. Sob o tema Formação para a Missão o governo geral realizou uma conferência internacional para as formadoras das postulantes, noviças e irmãs de votos temporários visando atualizar as formadoras sobre questões relevantes para a formação atual. Foram estabelecidas duas Escolas de Inglês: um nas Filipinas e uma no Generalato. Em todas as unidades da Congregação, exceto na Europa, foi realizado um Workshop sobre Liderança SND. Uma atualização dos votos fez parte deste workshop e também será um dos cursos do Centro SND de Recursos online.

(2)

Relatório Congregacional, Ir. M. Kristin 2 Conferência Geral 2014 O tema das Missões SND "Ad Gentes" solicitou do governo geral a designação de uma assistente geral como coordenadora da missão da Congregação para fazer uma descrição do trabalho desta função e elaborar um Manual de Políticas para a Missão. Todas as três ações foram realizadas e a Irmã Mary Sreeja, a coordenadora da missão, passou pelo menos 50% do seu tempo, nesses últimos quatro anos, ajudando as nossas missões in loco. A maioria das missões já desenvolveram planos estratégicos e trabalham pela sustentabilidade financeira.

O tema Justiça, Paz e Integridade da Criação exigiu o estabelecimento do cargo de Coordenadora da JPIC. A nossa coordenadora, Irmã Mary Patricia Dorobek visitou, até agora, cerca da metade da Congregação e continua a trabalhar ajudando as nossas irmãs a entender como viver o carisma a partir da perspectiva da JPIC. A Irmã Mary Patricia tem sido muito ativa em Roma trabalhando com os coordenadores internacionais da JPIC no desenvolvimento de materiais educacionais para uso internacional. Informações da JPIC estão disponibilizadas em nosso site Congregacional. A Irmã Mary Jo Toll continua a se envolver com questões importantes para nós, nas Nações Unidas.

Como resultado das diretrizes, no âmbito da temática da Sustentabilidade para a Missão, foi estabelecido o Fundo do Generalato e o Fundo Congregacional. Os respectivos documentos foram escritos e os dois fundos estão em pleno funcionamento. O Fundo Congregacional acaba de completar seu segundo ciclo de financiamento.

Foi feito um estudo dos jardins e dos prédios da Casa Mãe visando o “downsizing”. Dois prédios foram vendidos e os prédios restantes na propriedade, foram renovados. Os recursos provenientes da venda dos prédios foram colocados no Fundo do Generalato para ajudar a sustentar a Casa Mãe, no futuro. Segundo recomendação, os serviços da L & P Consultoria Financeria foram mantidos, e diálogos, por ocasião da visitação confirmaram que todas as unidades estão trabalhando para prover a sustentabilidade financeira.

O último tema Estruturas SND de Governo desafiou-nos a realizar as seguintes ações: O método de visitação geral foi alterado; um workshop sobre liderança foi oferecido a todas as províncias e delegações, exceto à Europa; mais pessoal foi acrescido aos escritórios do governo geral (secretaria, financeiro, de tradução); reuniões regionais foram realizadas na Ásia, África e Europa para as lideranças; uma Conferência Geral extraordinária foi realizada em 2012, na Indonésia.

Além das iniciativas nessas áreas temáticas, foram lançados outros projetos, como: criação de um novo site Congregacional, bem como a função de um webmaster de tempo integral, a Irmã Marie So-Wha. Continuamos encorajando as irmãs a visitar este site que as ajudará a atualizar seu conhecimento a respeito do que está acontecendo nas diferentes partes da Congregação e disponibiliza materiais Congregacionais. Uma das característica do site é a possibilidade de intranet por meio do Google Apps.

Foram criados ainda um logotipo comum e um slogan comum - Irmãs de Notre Dame ...

(3)

Relatório Congregacional, Ir. M. Kristin 3 Conferência Geral 2014 Uma conferência internacional de Saúde foi realizada em Covington, Kentucky, em 2013. Mais de 35 irmãs de todo o mundo Notre Dame tiveram a oportunidade de participar. Esta conferência levou a outras experiências de rede. As participantes construíram uma declaração da visão para irmãs da pastoral da saúde, compartilhando-a com a Congregação.

Cinco a seis vezes por ano, escrevi cartas à Congregação sobre temas relacionados aos temas do Capítulo de 2010, enfocando especialmente:

 Identidade, Carisma, Missão

 Formação para a Missão

 Estruturas de Governo SND

Forças e Desafios da Congregação Forças:

O que aprendemos nos últimos quatro anos em que viajamos pela Congregação dialogando com as nossas irmãs e observando-as na ação? O que nós descobrimos como pontos fortes da nossa Congregação, neste momento?

 As nossas irmãs são mulheres comprometidas que trabalham arduamente para o Reino.

 Os nossos ministérios são bem organizados, eficientes e profissionais.

 As nossas irmãs se esforçam para crescer em sua vida espiritual.

 O nosso estilo de vida é simples.

 Estamos engajadas em muitos trabalhos com os pobres e marginalizados.

 Temos bom relacionamento com a Igreja local.

 As irmãs amam a Congregação e suas províncias de origem.

 Criativa fidelidade é muito evidente.

 As Irmãs são abertas e flexíveis em suas atitudes.

Desafios:

Os maiores desafios que a Congregação está enfrentando são:

 Reestruturação das unidades

 Aprendizagem da colaboração mútua com as nossas diferenças culturais

 Desenvolvimento de lideranças na Congregação

 Transição do modo de exercer o nosso ministério – migrar para novos modelos

 Equilíbrio das obrigações financeiras

 Provimento de cuidados adequados para as nossas irmãs idosas

 Vivência dos nossos votos dentro do contexto da cultura contemporânea (perspectiva JPIC)

O que Precisamos Fazer de Agora em Diante?

O que precisamos fazer nos próximos anos para crescermos como pessoas, como Congregação, como ministras do Evangelho e discípulas do Reino de Deus?

(4)

Relatório Congregacional, Ir. M. Kristin 4 Conferência Geral 2014

Acredito que a direção na qual precisamos mover-nos possa ser identificada sob quatro áreas:

integração pessoal dos membros

aprofundamento do nosso conhecimento de Teologia e Espiritualidade SND

continuidade do crescimento numa organização mais madura e saudável

revitalização e contextualização da nossa missão.

Olhemos para cada uma dessas áreas mais detalhadamente.

Integração Pessoal dos Membros

Integraçãopessoal significa crescercomo pessoa, de forma que vivamos externamente os valores que carregamos em nosso interior. No processo da formação inicial, pode ser descrito comoo movimento do estágio de adesão àidentificação, àintegração. Uma religiosa totalmente integrada conhece a si mesmo e a sua causa. Desenvolve seus dons e está ciente de suas limitações. É autônoma, exerce a liderança dentro de sua esfera de influência e é capaz de conviver com a diversidade. A sua vida consagradaexpressa o seucompromisso com aconstrução de um reino de justiça e compaixão para todos. O crescimento na integração pessoal é um processo que se estende ao longo da vida. Seremos sempre inacabadas. Tornar-nos eternas aprendizesajuda-nos aabrir-nos para novasformas de entender-nos e entender onosso mundo. A pessoa integrada é flexível e capaz de perceber que Deus está sempre nos recriando. O que segueajuda a promover aintegração pessoal:

Atribuição da responsabilidade e liberdade apropriada para fazer escolhas Mais oportunidades educacionais

Experiências internacionais Conhecimento das Escrituras

Incentivo a pensar e agir globalmente.

Aprofundamento do nosso Conhecimento de Teologia e Espiritualidade SND

Como congregação, mais nos últimos anos, estamos progredindo no entendimento da nossa história e da nossa espiritualidade. Precisamos continuar a compreender a bondade e o amor providente de Deus em nossas vidas e em nosso mundo para dar uma expressão renovada ao nosso carisma a fim de atrair os nossos irmãos e irmãs à relação com Deus. A graça nos envolve e permeia nossa vida. Enraizando-nos numa teologia sólida e encontrando novas formas de apresentar a fé, despertaremos o nosso mundo para os mistérios que alimentam a nossa alma. A oração, a reflexão, o estudo e o diálogo sobre os nossos próprios insights e os dons espirituais que recebemos nos levarão a um novo nível de percepção. Precisamos continuar a perseguir esses novos caminhos que podem servir como pedras fundamentais para os novos ministérios.

Continuidade do crescimento numa organização mais madura e saudável

Muita transição já ocorreu em nossa Congregação desde o Concílio Vaticano II. Incentivar o que segue ajudará a Congregação a continuar crescendo mais madura e saudável:

(5)

Relatório Congregacional, Ir. M. Kristin 5 Conferência Geral 2014 Relacionamento de adulto para adulto

Colaboração e inclusividade na tomada de decisões

Apreço pela diversidade – entendimento de outras culturas Transparência

Mudança de uma vida institucional para uma vida relacional Desenvolver plenamente os dons e os talentos dos membros.

Revitalização e contextualização da nossa missão.

Em muitas áreas do mundo as necessidades mudaram significativamente desde quando começamos os nossos ministérios. Precisamos avaliar os nossos ministérios e responder às necessidades atuais. Precisamos passar por uma revitalização da missão no contexto das circunstâncias sociais, econômicas, políticas e religiosas em que nos encontramos. Precisamos ouvir as pessoas a quem servimos e ouvir a Igreja local e universal para determinar o que está sendo pedido de nós, neste momento. Precisamos reivindicar o nosso papel profético e integrar valores da JPIC na prática de nosso ministério. Precisamos estar abertas à experiência bem como tomar a iniciativa de descobrir o caminho a seguir, em nossa missão,

A leitura dos sinais dos tempos, a atenção à direção que o Papa Francisco está dando à Igreja e o diálogo honesto entre nós nos ajudará a ser criativamente fiéis na encarnação do amor do nosso Deus bom e providente.

A atenção dada a essas quatro áreas nos auxiliará a trazer a renovação necessária ao nosso tempo. As nossas irmãs estão entusiasmadas e cheias de energia e amor quando se trata de construir o Reino de Deus. Elas estão apaixonadas por sua vida e missão como Irmãs de Notre Dame. O Espírito Santo está trabalhando de maneira forte nós estamos prontas para mover-nos com as inspirações que estamos recebendo. Na medida em que ouvimos, refletimos e diálogamos juntas, as reflexões compartilhadas poderão ajudar na descoberta do tema para o próximo Capítulo Geral.

Reflexão:

1. Como tenho experimentado o crescimento na Congregação ao longo dos últimos seis anos? 2. O que tem sido mais significativo para ajudar-nos a caminhar como Congregação?

3. Quais são algumas de minhas esperanças para o próximo Capítulo Geral?

4. Quais são alguns dos meus pensamentos sobre as quatro áreas no que se refere à

caminhada da congregação no futuro - integração pessoal dos membros, aprofundamento do nosso conhecimento de Teologia e Espiritualidade SND, continuidade do crescimento numa organização mais madura e saudável revitalização e contextualização da nossa missão.

5. O que eu ouvi nesta apresentação que eu quero continuar pensando?

6. Há alguma outra coisa que estive pensando no que se refere à nossa Congregação e ao futuro que eu gostaria de compartilhar?

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir das análises realizadas no que tange às articulações entre processo formativo que enfatizou a ressignificação e aplicação, inferimos que a aplicação da SEA replanejada no

(essencialmente toalhas adamascadas, damasquilho de linho e algodão, panos de linho e lenços de linho e algodão, desenvolvidos essencialmente em 17 freguesias do concelho

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade