• Nenhum resultado encontrado

VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR (polivitamínico + poliminerais)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR (polivitamínico + poliminerais)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR

(polivitamínico + poliminerais)

União Química Farmacêutica Nacional S.A.

Comprimido revestido

(2)

1

VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR

polivitamínico + poliminerais

Comprimido revestido

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Comprimido revestido: embalagem contendo frasco com 30 comprimidos.

USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO:

Cada comprimido revestido contém:

colecalciferol (vitamina D3) ... 400 UI ácido ascórbico (vitamina C) ... 70 mg acetato de retinol (vitamina A) ... 5.000 UI nitrato de tiamina (vitamina B1) ... 1,5 mg riboflavina (vitamina B2) ... 1,7 mg cloridrato de piridoxina (vitamina B6) ... 2,2 mg cianocobalamina (vitamina B12) ... 6 mcg nicotinamida ... 20 mg ácido fólico ... 0,4 mg pantotenato de cálcio ... 10,0 mg flúor (na forma de fluoreto de sódio) ... 1,5 mg ferro (na forma de fumarato ferroso) ... 40 mg cálcio (na forma de carbonato de cálcio) ... 251,09 mg iodo (na forma de iodeto de potássio) ... 0,175 mg cobre (na forma de sulfato cúprico) ... 1,5 mg manganês (na forma de sulfato de manganês monoidratado) ... 2 mg Outros componentes: magnésio (na forma de sulfato de magnésio monoidratado)

Excipientes: dióxido de silício, estearato de magnésio, dióxido de titânio, macrogol, copolímeros do ácido metacrílico, talco, gelatina, amido, manitol, povidona, metilparabeno, propilparabeno, corante vermelho ponceau 4R.

% da IDR* por faixa etária / comprimido Adulto Gestante Lactante colecalciferol (vitamina D3) 200,00% 200,00% 200,00% ácido ascórbico (vitamina C) 155,55% 127,27% 100,00% acetato de retinol (vitamina A) 250,00% 187,50% 176,47% nitrato de tiamina (vitamina B1) 125,00% 107,14% 100,00% riboflavina (vitamina B2) 130,77% 121,43% 106,25% cloridrato de piridoxina (vitamina B6) 169,23% 115,79% 110,00% cianocobalamina (vitamina B12) 250,00% 230,77% 214,28% nicotinamida 125,00% 111,11% 117,65% ácido fólico 166,67% 112,68% 135,59% pantotenato de cálcio (equivalente a 9,16 mg de ácido

pantotênico) 183,20% 152,66% 130,85% flúor (na forma de fluoreto de sódio) 37,50% 50,00% 50,00% ferro (na forma de fumarato ferroso) 285,71% 148,15% 266,67% cálcio (250,25 mg na forma de carbonato de cálcio e 0,84 na

forma de pantotenato de cálcio) 25,10% - 25,10% iodo (na forma de iodeto de potássio) 134,61% 87,50% 87,50% cobre (na forma de sulfato cúprico) 166,67% 150,00% 115,38% manganês (na forma de sulfato de manganês monoidratado) 86,96% 100,00% 76,92% * IDR = Ingestão Diária Recomendada

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE 1. INDICAÇÕES

VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR é um suplemento vitamínico e mineral, indicado na gestação e aleitamento, em dietas restritivas e inadequadas, no pós-cirúrgico, como auxiliar do sistema imunológico.

2. CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS

VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR é uma composição de vitaminas e sais minerais indicada como regime suplementar na gravidez e lactação, uma vez que esses períodos caracterizam-se por grande atividade fisiológica com consequente aumento das necessidades nutricionais. VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR é indicado também para mulheres sob dieta de controle de peso onde a alimentação é pobre em vitaminas e minerais, ou ainda em mulheres com carência de ferro devido a sucessivas gestações. VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR é indicado nos casos de infecção agudas e crônicas e convalescenças pós-operatórias.

(3)

2

A vitamina C está envolvida em várias reações de oxirredução, sendo necessária para a formação do colágeno e reparação dos tecidos corporais. Também auxilia nos metabolismos da fenilalanina, tirosina, ácido fólico e ferro, na utilização dos carboidratos, na síntese de lipídios e proteínas e na conservação da integridade dos vasos sanguíneos.

O cobre serve como cofator na formação de carregadores proteicos de ferro, assim como de enzimas antioxidantes (citocromo oxidase e superóxido dismutase). Auxilia na manutenção e formação normal das células vermelhas e brancas do sangue. Uma das enzimas mais importantes dependentes de cobre é a dopamina β-hidroxilase que catalisa a transformação de dopamina em noradrenalina. Esta síntese sendo estabilizada por um aporte adequado de substrato, permite a otimização da resposta orgânica às situações de estresse adrenérgico, que ocorre tanto a nível mental como físico.

O iodeto de potássio na formulação tem a função restauradora do iodo.

As vitaminas B1 (nitrato de tiamina), B2, (riboflavina), B6 (cloridrato de piridoxina), B12 (cianocobalamina) e nicotinamida participam de sistemas enzimáticos, regulando várias fases do metabolismo dos glicídios, dos lipídeos e das proteínas. O flúor é um importante fator na formação dos ossos e da dentina.

3. CONTRAINDICAÇÕES

VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou em casos de hipercalcemia ou hipervitaminoses A e D.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

4. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES Gerais

A insuficiência renal crônica pode aumentar a concentração sérica de vitamina A.

A relação risco-benefício deve ser avaliada em casos de pacientes com doença renal que utilizam doses excessivas de vitamina C, pois podem apresentar aumento na concentração de oxalato na urina, podendo levar à formação se pedras de oxalato no trato urinário.

Formulações contendo nicotinamida devem ser prescritas com cautela a pacientes com sangramento arterial ou hemorragia. Por conter ferro, recomenda-se cautela no uso deste medicamento por pacientes que estejam recebendo transfusões sanguíneas repetidas devido à adição de alto conteúdo de ferro eritrocitário, podendo provocar superdosagem de ferro.

Deve-se avaliar a relação risco/benefício em casos de anemia perniciosa. O ácido fólico pode corrigir o quadro hematológico, enquanto os problemas neurológicos podem progredir irreversivelmente. Não se recomendam doses de ácido fólico superiores a 0,4 mg/dia até que tenha disso descartada a presença de anemia perniciosa, exceto durante a gravidez e lactação. Doses de ácido fólico acima de 100 µg/dia podem mascarar casos de anemia perniciosa (as características hematológicas normalizam, contudo, os danos neurológicos progridem).

A cianocobalamina não deve ser usada em pacientes com Atrofia Óptica Hereditária de Leber, uma vez que tem sido reportada uma atrofia rápida do nervo ótico na administração a estes pacientes.

O uso de ácido ascórbico pode provocar hemólise em pacientes com deficiência de glicose-6-fosfatodesidrogenase.

Gravidez e lactação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. A dosagem desse produto não é recomendada na gravidez de mulheres com história anterior de gestação com defeito fetal do tubo neural. Neste caso são exigidas doses maiores de ácido fólico. Não são conhecidas restrições específicas sobre o uso do produto durante a amamentação. Informe ao médico se está amamentando.

Uso pediátrico

Este medicamento não é recomendado para crianças.

Pacientes idosos

Não há restrições específicas para o uso em pacientes idosos.

5. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

- antiácidos, sucralfato, colestiramina e óleo mineral: podem diminuir a absorção das vitaminas A e E;

- contraceptivos orais (p. ex.: etinilestradiol): podem ter elevadas suas concentrações sanguíneas, ou aumentar os níveis

plasmáticos de vitamina A;

- derivados da cumarina: juntamente com grandes doses de vitamina A e E, podem dar resposta hipoprotrombínica.

- deferoxamina: junto com o ácido ascórbico pode aumentar a toxicidade tissular do ferro, especialmente no coração, causando

descompensação cardíaca;

- levodopa: o uso concomitante com a piridoxina não é recomendado uma vez que os efeitos antiparkinsonianos da levodopa são

revertidos por, pelo menos, 5 mg de piridoxina oral. Este problema não ocorre com a combinação levodopa/carbidopa;

- barbitúricos e derivados da hidantoína: o ácido fólico pode reduzir os efeitos dos barbitúricos e derivados da hidantoína, assim

como estes últimos podem reduzir o efeito da vitamina D3; - calcitonina: pode ser antagonizada pela vitamina D3;

- álcool: interfere na absorção das vitaminas presentes na fórmula. Ingestão concomitante com outras substâncias

Não há restrições específicas quanto à ingestão concomitante com alimentos e bebidas.

Interferência em exames laboratoriais

Pode alterar os resultados dos exames de glicose sanguínea, do nitrogênio ureico, do cálcio sérico, do colesterol e dos triglicérides no soro, contagem de eritrócitos e leucócitos e tempo de protrombina.

6. CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO DO MEDICAMENTO

Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC); proteger da luz e umidade. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).

(4)

3

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Aspecto físico: comprimido revestido elíptico, vermelho, contendo núcleo levemente amarelado. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. 7. POSOLOGIA E MODO DE USAR

Posologia

Tomar 1 comprimido ao dia, ou conforme orientação médica, durante ou após as refeições.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. 8. REAÇÕES ADVERSAS

Nas doses recomendadas, o uso de VITA PRÉ-NATAL COM FLÚOR raramente pode provocar náusea, vômitos, diarreias, dor de cabeça, visão turva, rash cutâneo, sede e perda de apetite. Nestes casos, deve-se interromper a medicação e informar o médico. Eventuais manchas no esmalte dentário e fluorose poderão aparecer no caso de ingestão de doses superiores à recomendada.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

9. SUPERDOSE

Na eventualidade da administração de doses muito acima das preconizadas ou de superdosagem crônica, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle dos sintomas e da manutenção das funções vitais.

Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Registro MS – 1.0497.1171

UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A

Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90 Embu-Guaçu – SP – CEP: 06900-000 CNPJ: 60.665.981/0001-18

Indústria Brasileira

Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas CRF-SP: 49136

(5)

4

Histórico de Alteração para Bula

Dados da submissão eletrônica Dados da petição/notificação que altera bula Dados das alterações de bulas

Data do expediente Nº do expediente Assunto Data do expediente Nº do expediente Assunto Data de

aprovação Itens de Bula

Versões (VP / VPS) Apresentações relacionadas 22/06/2015 Gerado no momento do peticionamento 10461 – ESPECÍFICO – Inclusão Inicial de Texto de Bula – RDC 60/12

N/A N/A N/A N/A Versão inicial VP

VPS

Comprimido revestido

Referências

Documentos relacionados

Em meio às ações de leitura propostas nos roteiros de práticas leitoras hipermidiais, constantes desta obra, pressupõe-se o desen- volvimento de diferentes tipos de leitor

Em caso de risco de derrame, use vestimenta de proteção à prova de líquidos contra riscos químicos (tipo 6) de acordo com a norma EN13034/A1 para evitar

Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um índice que reflita a atratividade de projetos sob a perspectiva do executor (do projeto

DIACIN Eletrotécnica 2º Subsequente Noturno 05 3º Subsequente Vespertino 05 DIACIN Mecânica 2º Subsequente Noturno 05 3º Subsequente Matutino 05 DIACIN Petróleo

No dia 05 de dezembro de 2014, os acionistas da Karsten, em Assembleia Geral Extraordinária homologaram um aumento de capital social no valor de R$ 40 mio, alterando

Os atuais debates acerca dos preços de transferência apresentam, dentre outros aspectos, o debate quanto à adoção do “arm’s length standard” ou sua substituição

MÓVEIS, OBJETOS DE DECORAÇÃO, EQUIPAMENTOS, LOUÇAS, METAIS, REVESTIMENTOS DE PAREDE E PISO SUJEITOS A ALTERAÇÃO.. PROJETO EXECUTIVO EM DESENVOLVIMENTO, PODENDO SOFRER

Concluímos que as crianças obesas do presente estudo não apresentam diferenças na maior parte dos parâmetros espaço temporais, apenas uma maior largura de passo