• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO DE SELEÇÃO DE INSTRUMENTISTAS PARA A ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO - ORTHESP nº 03/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO DE SELEÇÃO DE INSTRUMENTISTAS PARA A ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO - ORTHESP nº 03/2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROCESSO DE SELEÇÃO DE INSTRUMENTISTAS PARA A

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO - ORTHESP nº 03/2014

Estão abertas inscrições para audições de musicistas profissionais para integrar a Orquestra do Theatro São Pedro, equipamento cultural gerenciado pelo Instituto Pensarte – Organização Social de Cultura, em função do contrato de gestão nº 08/2011 e Termos de Aditamento n.001/2012, n.002/2013, n. 003/2013 e n. 004/2014 com o Governo do Estado de São Paulo, no regime de contratação celetista, nas seguintes categorias:

INSTRUMENTO

FUNÇÃO

Nº de VAGAS

Violino Músico Tutti 02 (duas)

3ª Flauta/Piccolo Solista 01 (uma)

1º Oboé Solista 01 (uma)

3ºClarinete/Requinta Solista 01 (uma)

1º Fagote Chefe de Naipe 01 (uma)

3ºFagote/Contrafagote Solista 01 (uma)

3º Trompa Solista 01 (uma)

2º Trombone Solista 01 (uma)

Percussão Solista 01 (uma)

Piano Instrumento único / pianista correpetidor

01 (uma)

1. INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições serão realizadas do dia 20 de dezembro de 2014 ao dia 20 de janeiro de 2015, por meio de preenchimento do Formulário de Inscrição que será disponibilizado para “download” no “site” do Instituto Pensarte – Organização Social de Cultura (http://www.pensarte.org.br/) a partir do dia 23 de dezembro de 2014.

1.2. No Formulário de Inscrição o(a) candidato(a) indicará, dentre outras informações, o instrumento para o qual pleiteia a vaga e a obra de livre escolha que interpretará na audição.

1.3. O Formulário de Inscrição juntamente com o arquivo de áudio em formato MP3 deverão ser enviados para o “e-mail” selecao@pensarte.org.br para efetivação de sua inscrição. O(A) candidato(a) receberá em até dois dias úteis um “e-mail” confirmando que a inscrição foi efetivamente realizada e indicando seu número de inscrição. Este “e-mail” deverá ser impresso, valendo como Protocolo de Inscrição. Este protocolo deverá ser apresentado no momento da audição, com os documentos descritos no item 2.4.

(2)

1.4. O arquivo MP3 deverá ser nomeado pelo(a) candidato(a) contendo exclusivamente os seguintes dados: nome do instrumento para o qual está se inscrevendo seguido dos quatro últimos dígitos do CPF sem o dígito verificador. Ex.: Candidato(a) à vaga de Trombone Tenor com CPF Nº 123.456.789-00 nomeará: Trombone6789.

1.5. A inscrição do(a) candidato(a) implicará no conhecimento e expressa aceitação das condições do Processo Seletivo estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento, bem como do Calendário de Atividades da Orquestra do Theatro São Pedro. O Calendário de Atividades de 2015, a título de ilustração, está disponível para “download” no “site” do Instituto Pensarte – Organização Social de Cultura (http://www.pensarte.org.br/).

1.6. Ao inscrever-se, o(a) candidato(a) deverá preencher declaração comprometendo-se a residir, no momento de sua eventual contratação, em local que lhe permita atender integralmente a todas as atividades da Orquestra do Theatro São Pedro. A Declaração está disponível para “download” no “site” do Instituto Pensarte – Organização Social de Cultura (http://www.pensarte.org.br/), devendo ser entregue no dia da audição juntamente com os demais documentos apontados no item 2.4.

1.7. Não serão aceitas inscrições por quaisquer outras formas que não as estabelecidas neste Edital.

1.8. O(A) candidato(a) deverá efetuar registro de áudio em formato MP3 da peça de confronto específica para seu instrumento descrito no item 2.6.1. Para efetivação de sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá enviar em um único “e-mail”, o arquivo em formato MP3 e o Formulário de Inscrição preenchido, sua inscrição será confirmada e o candidato receberá um número ao qual será identificado. Qualquer outra forma de identificação utilizada na prova invalidará a participação do candidato.

1.9. É de total responsabilidade do(a) candidato(a) o adequado funcionamento do arquivo MP3 enviado. Na impossibilidade de audição do material enviado, a inscrição será desconsiderada.

1.10. A lista completa com o número de inscrição dos(as) candidatos(as) selecionados(as) para as audições descritas no item 2.3 será divulgada no “site” do Instituto Pensarte – Organização Social de Cultura (http://www.pensarte.org.br/) a partir do dia 26 de janeiro de 2015.

1.11. É assegurada a participação no Processo Seletivo de candidatos(as) com deficiência, desde que a deficiência não interfira nas atribuições dos cargos pretendidos. Sendo selecionados(as), devem apresentar laudo médico atestando a espécie, o grau ou nível da deficiência. De acordo com a lei, os(as) candidatos(as) com deficiência serão submetidos(as) a exame admissional a fim de ser apurada a categoria de sua deficiência e a compatibilidade com o exercício das atribuições do cargo.

2. PROCESSO SELETIVO

2.1. O processo seletivo terá duas fases. A primeira fase será uma Avaliação de Gravação e a segunda de Audição Presencial. Em cada uma das fases, o

(3)

julgamento dos(as) candidatos(as) ficará a cargo de uma Banca Examinadora formada por, no mínimo, três integrantes.

2.2. PRIMEIRA FASE: Avaliação de Gravação

2.2.1. A Banca Examinadora avaliará cada candidato(a) quanto ao domínio técnico e expressividade, selecionando para a segunda fase um total de até 10 candidatos(as) para cada vaga oferecida. O arquivo de áudio em formato MP3 deve ser identificado conforme descrito no item 1.4., qualquer outra forma de identificação contida no material de invalidará a inscrição.

2.3. SEGUNDA FASE: Audição Presencial

2.3.1. Serão convocados(as) para a realização da audição os(as) candidatos(as) melhor classificados(as) na Avaliação de Gravação, até o limite de 10 candidatos(as) por vaga oferecida.

2.3.4.1. A análise de currículo observará os seguintes critérios: tempo de experiência profissional, nos termos do art. 442-A do Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943; formação profissional e atividades artísticas. 2.3.2. As audições serão realizadas no Theatro São Pedro, situado à Rua Barra

Funda, 139 – Barra Funda – São Paulo – SP, cujas datas estão indicadas no item 2.9.

2.4. O(A) candidato(a) deverá apresentar-se para a audição munido(a) de seu instrumento musical, bem como dos demais documentos abaixo, estando ciente de que o não atendimento integral a este item poderá inviabilizar sua participação no Processo Seletivo:

2.4.1. Protocolo de inscrição (“e-mail” de confirmação da sua inscrição); 2.4.2. Declaração de Compromisso preenchida e assinada (disponível para

“download”);

2.4.3. Documento de identidade (RG) e, se estrangeiro, cédula de identidade de estrangeiro (RNE) ou passaporte válido na data da audição.

2.5. O(A) candidato(a) deverá comparecer com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos da audição, podendo ser vetada a entrada do(a) candidato(a) após o início da audição.

2.6. As obras a serem executadas nas audições presenciais estão listadas abaixo : 2.6.1. Etapa única

2.6.1.1. Para Trombone Tenor (Solista):

F. David, Concertino para Trombone em Mib Maior Op. 4 – 1º Movimento com Cadência; Paul Hindemith – Sonata para trombone ; Excertos orquestrais: Rossini – Abertura Guilherme Tell (letra C até o 9º compasso de D); Mozart: Requiem – Tuba Mirum (completo); Korsakov: Scheherazade (2º Mov. 5º compasso da letra D; Korsakov: Abertura Páscoa Russa (B até 6º compasso; solo em M); Wagner: Die Walküre – Cavalgada – 1 compasso antes de 6 até 3 depois do número 7); Ravel: Bolero (3º compasso do número 60 até 1º compasso do número 11 – trecho do 1º trombone)

(4)

2.6.1.2. Para Violino (Músico Tutti):

W. A. Mozart – 1º movimento com cadência de um Concerto para Violino e Orquestra escolhido entre os concertos 3, 4 ou 5 / Concerto Romântico a escolher: 1º movimento com cadência / Excertos: G.Puccini: Madama Butterfly (prelúdio do 2º ato / Mozart: Le Nozze di Figaro – ato I Nº5 Violino II / R.Strauss: Don Juan op.20 / Schumann: Sinfonia 2 (scherzo) / Beethoven: Sinfonia nº9 (3º movimento) / Verdi: Falstaff – Atos 1 e 2

2.6.1.3. Para Flauta (3ª Flauta solista / piccolo:

W.A.Mozart: Concerto em Sol Maior K 313 (Flauta) / A. Vivaldi: Concerto para Piccolo em Dó Maior / Excertos Flauta: Beethoven: Abertura Leonore 3 / Mendelsshon: Solo scherzo do Sonho de uma noite de verão / Bizet: Entreact da ópera Carmen – solo; Excertos Piccolo: Shostakovich: Sinfonia 6 (todos os solos) / Tchaikovsky: Sinfonia 4 (3º Movimento – solos) / Korsakov: Scheherazad (solos 3º movimento) / Bellini: I Capuleti ed i Montecchi (overture) / Donizetti: Don Pasquale (overture) / Verdi: I Vespri Siciliani (overture)

2.6.1.4. Para 1º Oboé Solista:

Mozart: Concerto em Dó Maior (primeiro movimento com cadência / R. Strauss: Concerto para oboé e orquestra em Ré Maior / Excertos: Rossini: La scala di seta (Andantino e Allegro) / Rossini: L’Italiana in Algeri (solo andante / Allegro: compasso 82 ao 90 e compasso 192 a 196) / Verdi: Rigoletto (Ato II Nº 10 dueto Gilda e Rigoletto)

2.6.1.5. Para 3º clarinete solista / requinta:

Mozart: Concerto para Clarineta e Orquestra em Lá maior K.622 (primeiro movimento – Exposição – segundo movimento até o compasso 54) / Debussy: Premiére Rhapsody / Excertos para clarinete: Rossini: Il Barbiere di Siviglia (abertura) compasso 93 até 115 e depois compasso 178 até 189; Rossini: Semiramide – abertura (da letra G até H e da letra K até L); Donizetti: Lucia di Lammermoor – Regnava nel silenzio (5º compasso do largheto até 5 compassos antes do alegro); Verdi: La Forza del destino – abertura (da letra F até a letra H e Ato 3 ( andante mosso cena 1 – compasso 42 até 59); Puccini: Tosca – E lucevan le stelle (Nº 11 até nº12); Stravinsky: Suite do balé O Pássaro de Fogo (versão 1919) – do nº9 até 5 compassos depois do nº 18 e Ronde des Princesses – 5 compassos depois do nº 6 até 1 compasso antes do nº7 – 2 compassos depois do nº 9 até 3 compassos antes do nº 11; Excertos para Requinta: Stravinsky: A Sagração da Primavera (revisão de 1948) – primeira parte, 8 compassos antes do nº 11 até o nº 12 e nº 48 até nº 49; R.Strauss: Till Eulenspigel – nº 30 até nº 32 e nº 40 até 13 compassos depois; M.Ravel: Bolero – do nº3 até nº4.

(5)

Mozart: Concerto para fagote e orquestra (1º e 2º movimentos com cadência); Villa-Lobos: Ciranda das 7 notas; Excertos: Korsakov: Sheherazade (solo e cadência); Mozart: As Bodas de Figaro (abertura); Donizetti: L’Elisir d’amore (una furtiva lacrima); Ravel: Bolero (solo); Ravel: concerto para piano e orquestra em Sol maior (solo do 1º movimento, trecho 2 – fagotes do 3º movimento); Rossini: Il Barbiere di Siviglia (abertura – solo); Rossini: La Gazza Ladra (abertura – solo)

2.6.1.7. Para 3º Fagote / contrafagote:

Mozart: Concerto para fagote e orquestra (1º e 2º movimentos com cadência); Villa-Lobos: Ciranda das 7 notas; Excertos: Korsakov: Sheherazade (solo e cadência); Mozart: As Bodas de Figaro (abertura); Donizetti: L’Elisir d’amore (una furtiva lacrima); / Excertos contrafagote: Ravel: Ma mére L’oye (4º movimento Nº 2 até 9 compassos depois do nº5); Verdi: Dno Carlo – 3º ato (cena 2 compassos 104 até 140); Beethoven: Sinfonia nº9 (4º movimento compasso 663 até 700 e do compasso 709 a 717)

2.6.1.8. Para 3ª trompa solista:

Robert Schuman: Adagio e Allegro; Mozart: Concerto nº 4 (1º movimento com cadência) Excertos: Beethoven: Fidelio (ária) / Puccini: Tosca 3º ato / Rossini: Il Barbiere di Siviglia (abertura) – Verdi: Falstaff (1º ato – nº8) / Wagner: Götterdämmerung (29 compassos antes de 31 de ensaio) / Wagner: Idilio de Siegfried / Richard Strauss: Till Eulenspiegels Lustige Streiche (solo 3ª trompa)

2.6.1.9. Para Percussão: TÍMPANOS: Elliott Carter: Saeta / CAIXA: Jacques Delecluze: estudo nº1 dos 12 Estudos – Fred Albright: Rhythm for snare Drum (solo); Excertos: GLOCKENSPIEL: Mozart: A Flauta Mágica (nº8 Finale); PANDEIRO: Bizet: Carmen (2º ato, nº12); CASTANHOLAS: Saint Saens: Sansão e Dalila – Dansa Bacchanale de F de ensaio a 18 compassos antes de G; XILOFONE: Gershwin: Porgy and Bess – introdução; PRATO A DOIS: Donizetti: Don Pasquale – 5 primeiros compassos da sinfonia; TRIANGULO: Carlos Gomes: Il Guarany – sinfonia, compasso 62 a 78; TIMPANOS: Carlos Gomes: Il Guarany – sinfonia, compasso 67 a 78 e 217 ao fim; CAIXA: Franz Lehar: A Viuva Alegre – Nº12 compassos 85 a 95 e Nº14, compasso 154 até o fim.

2.6.1.10. Para Piano: uma sonata de Mozart, Beethoven ou Haydn; uma obra de Debussy, Bartok ou Scriabin; Excertos: Carl Orff: Carmina Burana (Tempus est Iocundum); Richard Strauss: Ariadne auf Naxos (vorspiel: do nº11 de ensaio até o final); Igor Stravinsky: Petruschka (dança russa – nº 33 até o 47 de ensaio); Benjamin Britten: The Turn of the Screw (4 compassos antes do nº84 de ensaio até o final da variaçãoo 13.

(6)

2.7. A Banca reserva-se o direito de ouvir as peças integral ou parcialmente.

2.8. As audições presenciais serão: dia 29 de janeiro de 2015 para Violinos Tutti, Trombone Tenor (Solista), 3ª trompa (solista); 1º Fagote (solista/chefe de naipe) e 3ºfagote/contrafagote, das 14h as 18h e das 19h as 22h e dia 30 de janeiro de 2015 para percussão, 3ª flauta/piccolo, 1º oboé (solista), 3º clarinete/ requinta e piano, das 13h as 18h e das 19h as 22h.

2.9. A orquestra disponibilizará um pianista para as audições, podendo o candidato trazer seu próprio pianista acompanhador.

2.10. O resultado do Processo Seletivo contendo a ordem de classificação dos(as) candidatos(as) será divulgado até o dia 06 de fevereiro de 2015 no “site” do Instituto Pensarte – Organização Social de Cultura (http://www.pensarte.org.br/).

3. FUNCIONAMENTO DA ORQUESTRA

3.1. As atividades regulares da Orquestra serão nas dependências do Theatro São Pedro, Rua Doutor Albuquerque Lins, 207 – Santa Cecília – São Paulo – SP, ou em outro local a ser definido pelo empregador.

3.2. O Calendário de Atividades de 2015, sujeito a alterações, encontra-se disponível no “site” do Instituto Pensarte – Organização Social de Cultura (http://www.pensarte.org.br/).

3.3. A remuneração bruta oferecida aos músicos será de acordo com as seguintes categorias:

3.3.1. Pianista - R$ 4.700,21 (quatro mil, setecentos reais e vinte e um centavos) mensais.

3.3.2. Chefe de Naipe - R$ 4.700,21 (quatro mil, setecentos reais e vinte e um centavos) mensais.

3.3.3. Solista - R$ 4.353,21 (quatro mil, trezentos e cinquenta e três reais e vinte e um centavos) mensais.

3.3.4. Músico Tutti - R$ 3.753,87 (três mil, setecentos e cinquenta e três reais e oitenta e sete centavos) mensais.

3.3.5. Todos os músicos receberão mensalmente o valor de R$ 724,36 (setecentos e vinte e quatro reais e trinta e seis centavos) pela cessão de Direitos Autorais Patrimoniais e Conexos.

3.4. As atividades do pianista diferencia-se das atividades dos demais músicos, tendo por função participar das demais programações do Theatro São Pedro, como pianista correpetidor e, na Orquestra, deverá tocar as partes de piano, celesta e órgão quando necessário, com jornada semanal de 30 (trinta) horas. 3.5. Os valores salariais mencionados nos itens 3.3.2 e 3.3.5 acima são referentes à

(7)

4. ADMISSÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS

4.1. As admissões serão feitas através de convocações, podendo ocorrer de forma imediata ou gradual, dentro do prazo estabelecido neste Edital, conforme as necessidades e possibilidades do Instituto Pensarte.

4.2. Os(As) convocados(as) deverão comparecer ao Instituto Pensarte e entregar os documentos pré-admissionais solicitados pelo RH, com cópia impressa e assinada de currículo, além dos comprovantes das informações prestadas no Formulário de Inscrição no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de configurar desistência.

4.3. A exceção dos(as)candidatos(as) as vagas de percussão e piano, todos os demais candidatos(as) devem possuir instrumento e disponibilizá-lo a suas expensas para as atividades da Orquestra.

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. As informações prestadas e documentos entregues pelo(a) candidato(a) são de sua inteira responsabilidade, sendo que a inexatidão ou irregularidade de qualquer destes, verificada a qualquer tempo, em especial após a assinatura do contrato de trabalho, implicará na desclassificação do(a) candidato(a) e respectiva rescisão contratual, sem prejuízo das demais sanções cabíveis. 5.2. A contratação de cada musicista selecionado(a) estará sujeita à regularidade

de sua documentação em todo e qualquer aspecto previsto na legislação trabalhista brasileira. Qualquer impedimento desta natureza, não sanado até a data da assinatura do contrato acarretará na desclassificação do(a) candidato(a) e convocação de eventual suplente.

5.3. A aprovação de um(a) candidato(a) neste Processo Seletivo não representa garantia de sua imediata contratação. O Instituto Pensarte efetuará as chamadas para contratação de acordo com suas necessidades, respeitada rigorosamente a ordem de classificação dos(as) aprovados(as).

5.4. Fica a cargo da Diretoria do Instituto Pensarte deliberar sobre quaisquer dúvidas e casos omissos.

5.5. Em caso de dúvidas entre em contato através do “e-mail”

selecao@pensarte.org.br.

5.7. O(A) candidato(a) poderá recorrer de eventual decisão que lhe for desfavorável, tomada nas etapas do presente processo seletivo, no prazo de 02 (dois) dias úteis, mediante protocolo por escrito junto ao Instituto Pensarte ou enviá-lo através do e-mail declarado na ficha de inscrição. A resposta ser-lhe-á encaminhada para seu endereço eletrônico e/ou físico.

5.8. O instrumento convocatório poderá ser impugnado, no todo ou em parte, em até 02 (dois) dias úteis à data da publicação. Não impugnado o ato convocatório, precluirá toda matéria nele contida, salvo na superveniência de evento ou conhecimento posterior de circunstância que recomende sua revisão.

5.9. O presente Processo Seletivo terá validade de 12 (doze) meses contados a partir da data de publicação da lista de classificação dos(as) aprovados(as).

(8)

São Paulo, 19 de dezembro de 2014.

_____________________________________________________________________

Erich Bernat Castilhos Clodoaldo Medina

Assessor Jurídico Diretor

Referências

Documentos relacionados

Na divisão do trabalho considerada como fundamental para o sucesso desse modelo de acumulação, a execução e a montagem dos produtos industriais consistia na atividade

Segundo Fonseca e Pacheco (2010), os comportamentos-problema apresentados pelo cliente não provêm somente de seus próprios, mas também do conjunto de interação

Todo mundo tem mais ou menos a peste, Somos todos pestíferos, Mas é necessário muito esforço para não transmiti-la; Nós nos cansamos, então chega a peste. Albert Camus em A

As lâminas de serra WINTERSTEIGER são otimizadas para a aplicação especí- fica e para o material a cortar, produzindo desse modo o melhor resultado com máxima qualidade e economia

6 ovos (claras em castelo só no fim) 250g de açúcar 1 dl de mel 1 dl de azeite 1 dl de óleo 1 colher de chá de canela 1 colher de chá de fermento 250 g de farinha MODO

Pavilhão Municipal – das 10h00 às 18h00 Org: Associação Desportiva Cultural e Recreativa Estrelas Brigantinas e Câmara Municipal de Bragança. 7 NOVEmbRO

Além disso, essa rede solidariedade era tão fundamental tanto para a conquista da liberdade quanto para construção de uma vida no mundo dos livres, especialmente levando

Pulmonary disease due to infection by Mycobacterium avium complex in patients with AIDS.. Clin Infect