• Nenhum resultado encontrado

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA FISCAL ELETRÔNICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

1- CRIAÇÃO DO AMBIENTE:

1-1 INSTALAÇÃO DO ASSINADOR.

PARA ASINAR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA É NECESSÁRIO FAZER A INSTALAÇÃO DO ASSINADOR DA NF. ESTE APLICATIVO PODE SE OBTIDO ATRAVÉS DE DOWNLOAD NO SITE DA SECRETARIA DA FAZENDA DO RIO GRANDE DO SUL. SITE PARA BAIXAR O ASSINADOR:

http://www.sefaz.rs.gov.br/Site/MontaMenu.aspx?MenuAlias=m_dwn_nfe_assDig 1-1-1 ATUALIZAÇÃO DA VERSÃO DO SCHEMA

PERIODICAMENTE OS DESENVOLVEDORES DA SOLUÇÃO NFE, DIVULGAM UMA NOVA VERSÃO DO SCHEMA A SER UTILIZADO NA VALIDAÇÃO DO ARQUIVO XML DA NFE. A VERSÃO ATUALIZADA DO SCHEMA PODE SER OBTIDA NO SITE ABAIXO E SALVO NO DIRETÓRIO DE SCHEMAS DO ASSINADORRS.

ENDEREÇO DE SITE PARA BAIXAR O SCHEMA ATUAL: http://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/downloads/arquivos_vigentes.asp http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/schemas.aspx

1-2 INSTALAÇÃO DO VALIDADOR DE NF SP.

PARA VALIDAR, ENVIAR, AUTENTICAR E EMITIR O DANFE DA NFE NO SITE DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SP, É NECESSÁRIO FAZER A INSTALAÇÃO DO EMISSOR DE NF-e . ESTE APLICATIVO PODE SER BAIXADO DO SITE DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SP, É NECESSÁRIO POSSUIR VERSÃO DO PROGRAMA “JAVA” COMPATÍVEL E SOLICITAR O CREDENCIAMENTO PRÉVIO JUNTO A SEFAZ.

SITE PARA BAIXAR O JAVA COMPATÍVEL: http://www.java.com/pt_BR/download/

SITE PARA BAIXAR O EMISSOR DE NF-e http://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/emissor.asp

(2)

2- CERTIFICADO DIGITAL.

2-1 OBTENÇÃO DO CERTIFICADO

PARA ASSINATURA DO ARQUIVO XML O EMITENTE DEVERÁ POSSUIR O CERTIFICADO DIGITAL TIPO A1 OU A3.

O CERTIFICADO DIGITAL DEVERÁ SER EMITIDO POR UMA ENTIDADE CERTIFICADORA CREDENCIADA PELA ICP-BRASIL. PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS ACESSAR O SITE ABAIXO:

http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp 2-2 INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO.

UMA VEZ OBTIDO O CERTIFICADO DIGITAL, ESTE DEVERÁ SER INSTALADO NA MÁQUINA QUE SERÁ UTILIZADA A VALIDAÇÃO E EMISSÃO DO DANFE DA NFE.

ESTE CERTIFICADO DEVE SER REFERENCIADO NO NAVEGADOR E NA CONFIGURAÇÃO DO ASSINADORRS.

PARA INSTALAR O CERTIFICADO EM UMA ESTAÇÃO IR NO INTERNET EXPLORER E CLICAR EM FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET, CONTEÚDO, CLICAR EM CERTIFICADOS E ESCOLHER O CERTIFICADO E CLICAR EM IMPORTAR E SEGUIR OS PASSOS DO ASSISTENTE DE IMPORTADOR DE CERTIFICADOS.

(3)

3- EMISSÃO DA NFE

3-1 CASO POSSUA O CERTIFICADO TIPO A-1 PODERÁ IMPORTA-LO PARA O SISTEMA E O ARQUIVO XML SERÁ ASSINADO AUTOMATICAMENTE E SE O CERTIFICADO FOR TIPO A-3 DEVERÁ UTILIZAR O ASSINADOR RS.

PARA IMPORTAR O CERTIFICADO TIPO A-1 DEVERÁ ACESSAR O MÔDULO FATURAMENTO, ACESSANDO O ARQUIVO EMPRESA E CLICAR NO BOTÃO PROCURAR E LOCALIZAR O ARQUIVO.

3-2 GERAÇÃO DO ARQUIVO XML DA NFE.

PARA GERAR O ARQUIVO XML DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA, O USUÁRIO DEVERÁ ACESSAR O MÓDULO FATURAMENTO, MENU ATUALIZAÇÃO, GERA XML E O SISTEMA JÁ VEM SELECIONADA A OPÇÃO NOTA FISCAL ELETRÔNICA, UTILIZA-SE O FILTRO DESEJADO. E AO CLICAR EM OK, O SISTEMA VISUALIZARÁ O ARQUIVO XML QUE DEVERÁ SER SALVO NO DIRETÓRIO DE

ENTRADA DO ASSINADOR CONFORME CONFIGURADO SE FOR CERTIFICADO TIPO

A-3, SE O CERTIFICADO FOR A-1 SALVAR EM UMA PASTA QUE PODERÁ SER CRIADA PARA ESTE FIM PARA A MELHOR VISULIZAÇÃO DOS ARQUIVOS XML GERADOS.

(4)

3-3 ASSINATURA E VALIDAÇÃO DIGITAL

AO UTILIZAR O CERTIFICADO A-1 E FOR IMPORTADO O CERTIFICADO NO ARQUIVO EMPRESA DO FATURAMENTO, O ARQUIVO XML SERÁ GERADO “ASSINADO”, NÃO SENDO NECESSÁRIO ASSINAR NO ASSINADORRS, ACESSANDO DIRETAMENTE O EMISSOR DE NF-E.

NO ASSINADORRS, CLICAR EM “ATUALIZAR” E SERÁ VISUALIZADA A RELAÇÃO DE ARQUIVOS ENCONTRADOS NO DIRETORIO DE ENTRADA SELECIONAR OS ARQUIVOS XML A SEREM ASSINADOS.

E SELECIONAR O ARQUIVO E IR EM TAREFAS E ESCOLHER A OPÇÃO DE “EFETUA ASSINATURA XML”.

(5)

AO ASSINÁ-LO O ARQUIVO IRÁ AUTOMATICAMENTE PARA O DIRETÓRIO DE SAÍDA.

UMA VEZ ASSINADO O ARQUIVO XML, É NECESSÁRIO ACESSAR O PROGRAMA EMISSOR DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

3-4 VALIDAÇÃO, REMESSA

PARA VALIDAR E ENVIAR O ARQUIVO XML DE NFE, ENTRAR NO APLICATIVO

EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

O USUÁRIO DEVERÁ ESCOLHER O EMITENTE E CLICAR EM INICIAR. ACESSAR EM SISTEMA, IMPORTAR, LOCALIZAR O ARQUIVO, SELECIONÁ-LO E CLICAR NO BOTÃO IMPORTAR.

(6)
(7)

FEITO ISTO, O USUÁRIO DEVERÁ ACESSAR O MENU NOTAS FISCAIS, OPÇÃO GERENCIAR NOTAS E CLICAR NO BOTÃO PESQUISAR. A NOTA ESTARÁ NA LISTA PARA QUE SEJA VALIDADA, PODENDO TAMBÉM SER DETALHADA ANTES DE SUA VALIDAÇÃO.QUALQUER ERRO PODERÁ SER EDITADA ANTES DE SUA VALIDAÇÃO.

O USUÁRIO ENTÃO CLICARÁ EM ASSINAR, DEPOIS TRANSMITIR O ARQUIVO A SECRETARIA DA FAZENDA E IMPRIMIR O DANFE.

ARQUIVAR O “ARQUIVO XML” E O “DANFE” PELO PERÍODO DETERMINADO PELA LEGISLAÇÃO. PARA SALVAR OS ARQUIVOS DEVERÁ CLICAR EM EXPORTAR E SELECIONAR A PASTA QUE SERÁ ARMAZENADO PELO PERÍODO NECESSÁRIO.

O EMITENTE DA NF-e É OBRIGADO PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE A ENCAMINHAR OU DISPONIBILIZAR O ARQUIVO XML GERADO A PARTIR DA NF-e AUTORIZADA E COMO AINDA NÃO ESTA REGULAMENTADO O ENVIO DEVERÁ SER FEITA DA FORMA MAIS SEGURA ENTRE O EMITENTE E O SEU CLIENTE.

Referências

Documentos relacionados

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

5) Admita que a direcção de determinada Universidade se dispõe a oferecer aos seus 3800 alunos a possibilidade de estes frequentarem aulas ao Sábado de manhã se a procura para

• Como a órbita de valência não pode conter mais de oito elétrons, o elétron que sobra precisa percorrer uma órbita da banda de condução.. Há também algumas lacunas criadas

Although the studies frequently used the Mini-Mental State Examination (MMSE) and the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) to seek evidence of validity and reliability, the use

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Independente da verificação de qualquer dos danos previstos no item 10 (sinistros), a prestadora compromete-se a enviar à residência do participante/ segurado pedreiros,